Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Chegou à final e isso é uma boa notícia em uma temporada que a preocupação era não cair. O adversário é bastante indigesto, mas já provou que é capaz de vencer os grandes de Portugal, algo que dá um pouco de ânimo ao encarar partida tão dura.

Conseguiu fazer um caixa com a saída de um dispensável e a perda de um olheiro, cuja valor de rescisão foi bem interessante. A dúvida que fica é se ele era peça chave no staff ou se tem condições de trazer reposição a altura?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta

Essa regra de que a vaga para a Liga Europa vai para o time da liga é um saco. Na Alemanha passou a ser assim uma ou duas temporadas atrás. Acho tão legal quando uma equipe menor consegue chegar na final da copa e leva vaga continental. Acaba sendo um prêmio interessante mesmo que o último grande jogo não dê certo. Tipo "ok, vocês não vão pode dizer que venceram todo mundo e foram campeões, mas vão poder contar que jogaram competição internacional". Aí esse sistema de passar a vaga para a liga acaba com isso. 

Como infelizmente não podemos alterar as regras das competições, só resta torcer para que tua equipe consiga vencer o Porto. A julgar pelo desempenho atual na liga, vai ser uma tarefa bem difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu em um ótimo jogo chegar na final, parabéns! Porém, contra um gigante de Portugal! Vai ser bem complicado. Em um mês com resultados tão ruins, o Campeonato Nacional acabou ficando meio morno não é verdade? Pelo menos se mantém firme na liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou à decisão da Taça de Portugal e isso é excelente para o clube. Pena que pegará o Porto na decisão. Pior ainda essa notícia sobre a vaga para a Liga Europa. Acho sacanagem, no caso que você citou, tirar a uma vaga da Liga Europa que é da Taça e passá-la para a Primeira Liga. Acho mais justo, deixá-la com alguém da Taça, afinal a vaga é ou não da Taça? Além disso, não deixar a vaga com a Taça acaba por desprestigiar a competição, que geralmente, já é deixada em 2º plano pelas equipes mais fortes de um país. 

Na Primeira Liga, o desempenho caiu bastante. Não sei como isso está impactando o moral da equipe. Seria interessante voltar a vencer antes da decisão da Taça.

Seu olheiro durante um bom tempo vai ser uma das vendas mais caras do clube, ;)

Mais uma contusão grave. Vai ter que se virar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu reverter o resultado contra o Acadêmico de Viseu num jogo muito complicado e se garantiu na grande final da Taça, agora tem pela frente o gigante Porto, além de titulo pode conseguir uma surpreendente vaga na UEL, o que seria sensacional para o crescimento do clube. Boa sorte nessa decisão.

Pela Primeira Liga um mês desastroso onde nada pareceu dar certo, apesar de já ter alcançado o objetivo que era fugir do rebaixamento a equipe teve uma sequencia preocupante, agora é tentar melhorar nas últimas rodadas para não encarar o Porto na final da Taça com os jogadores com a moral baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Henrique M. disse:

Pena que o Setúbal não conseguiu fazer frente ao Porto, seria uma final mais interessante do ponto de vista do Nacional. Mas é continuar a boa campanha na competição e surpreender o Porto. Infelizmente, mais um mês complicado na Liga, mas o bom começo ainda mantém a equipe sossegada.

De fato, mesmo nosso histórico contra o Setúbal não sendo bom (2 jogos e 2 derrotas), teríamos mais chances do que contra o Porto, que hoje talvez seja o time mais forte de Portugal, foi semifinalista na Liga Europa e tem tudo para fazer uma boa UCL na próxima temporada. Eu espero que consigamos jogar tão bem como nas duas vezes que enfrentamos o Benfica.

Sobre a Liga, ainda bem que fizemos mesmo um excelente começo, senão estaríamos no sufoco, brigando para não entrar na zona da degola.

Obrigado Henrique!

16 horas atrás, vinny_dp disse:

Chegou à final e isso é uma boa notícia em uma temporada que a preocupação era não cair. O adversário é bastante indigesto, mas já provou que é capaz de vencer os grandes de Portugal, algo que dá um pouco de ânimo ao encarar partida tão dura.

Conseguiu fazer um caixa com a saída de um dispensável e a perda de um olheiro, cuja valor de rescisão foi bem interessante. A dúvida que fica é se ele era peça chave no staff ou se tem condições de trazer reposição a altura?

Boa sorte.

Pois é, alcançar a final foi um grande feito, e curiosamente o time sempre pareceu se esforçar mais pela Taça - venceu jogos muito difíceis mesmo nas fases mais complicadas, como naquela em que ficamos nove jogos sem vitórias. Como comentei com o Henrique, espero que isso se mantenha e consigamos derrotar o Porto como fizemos com o Benfica.

O olheiro só deve sair na próxima janela de transferências, mas fiz uma pesquisa de staff aqui e devo conseguir repor sem custo nenhum, só pagando os salários. Acabou sendo um ótimo negócio para a gente.

Obrigado Vinny!

10 horas atrás, Danut disse:

Essa regra de que a vaga para a Liga Europa vai para o time da liga é um saco. Na Alemanha passou a ser assim uma ou duas temporadas atrás. Acho tão legal quando uma equipe menor consegue chegar na final da copa e leva vaga continental. Acaba sendo um prêmio interessante mesmo que o último grande jogo não dê certo. Tipo "ok, vocês não vão pode dizer que venceram todo mundo e foram campeões, mas vão poder contar que jogaram competição internacional". Aí esse sistema de passar a vaga para a liga acaba com isso. 

Como infelizmente não podemos alterar as regras das competições, só resta torcer para que tua equipe consiga vencer o Porto. A julgar pelo desempenho atual na liga, vai ser uma tarefa bem difícil...

Nem fala...eu já estava aqui comemorando que íamos para a Europa quando decidi dar uma olhada nas regras de novo, e percebi que não iríamos. Acho que esse sistema de passar a vaga para a Liga acaba desvalorizando a Taça, dificultando o crescimento das equipes menores e premiando um 5º colocado que não necessariamente merece. Dada a realidade de Portugal, quem irá para a Europa normalmente serão sempre os 6 maiores do país (Porto, Benfica, Sporting, Braga, Rio Ave e Setúbal), a não ser que alguma equipe realmente consiga se organizar para fazer frente a elas.

Mas, como não tem jeito, só nos resta tentar "escalar essa montanha", que como você bem observou vai ser bem difícil.

Obrigado Danut!

2 horas atrás, Ademar Tavares disse:

Conseguiu em um ótimo jogo chegar na final, parabéns! Porém, contra um gigante de Portugal! Vai ser bem complicado. Em um mês com resultados tão ruins, o Campeonato Nacional acabou ficando meio morno não é verdade? Pelo menos se mantém firme na liga.

O Porto vai ser dureza, considero o time deles o melhor de Portugal, capaz de disputar competições europeias em alto nível.

De fato ficamos meio na "zona da marola" na Primeira Liga, nos mantendo no meio da tabela independente dos resultados. Confesso que, mesmo superando as expectativas da diretoria, me decepciona um pouco como treinador, afinal não consegui fazer o time funcionar direito durante seis meses seguidos, mesmo com todas as modificações que fiz. Porém, agora não tem mais jeito, tenho que tentar melhorar na próxima temporada.

Obrigado Ademar!

2 horas atrás, ggpofm disse:

Chegou à decisão da Taça de Portugal e isso é excelente para o clube. Pena que pegará o Porto na decisão. Pior ainda essa notícia sobre a vaga para a Liga Europa. Acho sacanagem, no caso que você citou, tirar a uma vaga da Liga Europa que é da Taça e passá-la para a Primeira Liga. Acho mais justo, deixá-la com alguém da Taça, afinal a vaga é ou não da Taça? Além disso, não deixar a vaga com a Taça acaba por desprestigiar a competição, que geralmente, já é deixada em 2º plano pelas equipes mais fortes de um país. 

Na Primeira Liga, o desempenho caiu bastante. Não sei como isso está impactando o moral da equipe. Seria interessante voltar a vencer antes da decisão da Taça.

Seu olheiro durante um bom tempo vai ser uma das vendas mais caras do clube, ;)

Mais uma contusão grave. Vai ter que se virar.

De fato é excelente, em termos de visibilidade, e mostra que o time está crescendo também. Mas como você bem pontuou, tudo conspira contra nós: o adversário muito forte, o favoritismo do outro lado, o moral muito baixo devido aos resultados ruins, o fato de não jogarmos uma das partidas em casa. E todo nosso esforço só valerá se levantarmos a Taça, afinal a regra é ingrata e acaba mesmo desvalorizando a competição e dificultando o crescimento de equipes menores do país. Teremos que "escalar uma montanha", como eu disse pro Danut.

Espero pelo menos vencer o Marítimo para chegar com o moral um pouco melhor na decisão.

E o olheiro acabou mesmo sendo uma ótima venda hehe, devo conseguir repor sem custo nenhum e vai ajudar nossos combalidos cofres.

Sobre a onda de contusões, me surpreendeu o fato de acontecerem todas no final de temporada. Tivemos uma temporada muito boa, sem tantas lesões graves ao longo do percurso, o que mostra que o departamento médico não é de todo ruim. Tenho a impressão que houve um grande desgaste físico devido ao fato de eu não utilizar a rotação de jogadores (e nem teria como, visto que o elenco está cheio de reservas inúteis). Farei o possível para construir um elenco mais robusto na próxima temporada, a fim de conseguir adotar a rotação e evitar que aconteça de novo.

Obrigado gg!

1 hora atrás, Lucas Matías disse:

Conseguiu reverter o resultado contra o Acadêmico de Viseu num jogo muito complicado e se garantiu na grande final da Taça, agora tem pela frente o gigante Porto, além de titulo pode conseguir uma surpreendente vaga na UEL, o que seria sensacional para o crescimento do clube. Boa sorte nessa decisão.

Pela Primeira Liga um mês desastroso onde nada pareceu dar certo, apesar de já ter alcançado o objetivo que era fugir do rebaixamento a equipe teve uma sequencia preocupante, agora é tentar melhorar nas últimas rodadas para não encarar o Porto na final da Taça com os jogadores com a moral baixa.

Foi um jogo muito tenso, eu esperava mais dificuldades na partida de volta e até me surpreendeu, o time teve bastante calma para conseguir a vaga.

Ir para a Europa agora seria mesmo excelente, daria visibilidade e os jogadores poderiam se acostumar a disputar competições europeias em alto nível, ou seja, muito positivo para o crescimento do clube. O problema é que ainda não combinamos isso com o Porto ;)

Sobre a Liga, a equipe não se encontrou mesmo em campo, não conseguiu reagir completamente depois daquela sequência horrível de nove jogos sem vitória e ao fato dos adversários terem decorado nossa forma de jogar. Os últimos jogos não valem nada e espero que os jogadores entendam que precisamos vencer para não chegarmos ainda mais desanimados na final da Taça.

Obrigado Lucas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim, vi agora que esqueci de comentar do olheiro. Um fucking milhão por um membro do staff? Nada mal. Eu sempre ganho no máximo uns 100 mil de indenização. Por esse valor aí foi um negócio maravilhoso vender o olheiro, mesmo se o reforço não tiver sido à altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Danut disse:

Ah, sim, vi agora que esqueci de comentar do olheiro. Um fucking milhão por um membro do staff? Nada mal. Eu sempre ganho no máximo uns 100 mil de indenização. Por esse valor aí foi um negócio maravilhoso vender o olheiro, mesmo se o reforço não tiver sido à altura.

Também achei, devemos conseguir repor sem dificuldades e o cara nem era tão bom assim. Me surpreendeu, nunca tinha visto nada parecido no FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
A hora da verdade
Temporada 1  - Maio 2017
 
O mês de maio chegou e, com ele, a hora da verdade para o Nacional da Madeira. Conseguiria a equipe vencer os três últimos jogos da Primeira Liga ou simplesmente não perder, de forma a chegar com moral na decisão da Taça de Portugal? E time seria capaz de se superar e superar o Porto na grande decisão, conquistando um título inédito?
 
15Cim61.png
 
Iniciamos o fim da temporada indo até Vila do Conde para enfrentar o Rio Ave. É sempre muito difícil enfrentar os vilacondenses em casa e dessa vez não foi diferente, 2 a 1 para eles.
 
Na sequência, voltamos para o Funchal onde recebemos o Porto. O Dragão também não teve dificuldades para nos derrotar por 2 a 0.
 
O moral da equipe estava tão baixo que os próprios jogadores pediram uma reunião. Conversamos e decidimos que iríamos nos esforçar de ambos os lados para dar a volta por cima.
 
Na última partida da temporada, o adversário foi o Marítimo, e no estádio deles. Seria muito ruim terminar perdendo para o maior rival, e encorajei os jogadores a buscar a vitória para os adeptos.

Vítor Gonçalves abriu o placar, Fábio Abreu empatou e, já no fim do jogo, Ahmed Sayed recebeu uma assistência primorosa de Jhonder Cádiz, puxou contra-ataque e tocou para as redes na saída do goleiro. Mesmo com toda a crise, mostramos quem manda na Ilha da Madeira.

 
LRSfvBT.png
 
UG0bMjR.png
 
Terminamos o campeonato na metade da tabela, portanto acima das expectativas iniciais, graças ao excelente começo.
 
Qf1JUVL.png
 
A Equipe do Ano teve três jogadores do Benfica, o mesmo número que o Nacional, contra um do Porto, um do Sporting e um do Marítimo. A maior surpresa, além das três posições que ocupamos, foi o atacante André Claro, do Estoril.
 
vTmhWsL.png
 
Findo o campeonato e distribuídos os prêmios, era chegada a hora da grande decisão da Taça de Portugal..
 
SusfRSX.png
 
O Estádio Nacional de Lisboa, com capacidade para pouco mais de 37 mil torcedores, recebeu 12 mil para a final, incluindo os cerca de 1.500 madeirenses que foram acompanhar a equipe.
 
Montei um esquema mais defensivo, destinado a manter a posse de bola, diminuir o ritmo e ganhar tempo, aumentando a pressão (mental) sobre o adversário.
 
Infelizmente não conseguimos repetir a façanha contra o Benfica: o Porto jogou como quis e como não quis, e o placar não poderia resumir melhor o que foi a partida.
 
NEDmepC.png
 
Saímos de cabeça erguida, conscientes de que enfrentamos um adversário muito mais forte, capaz de derrubar qualquer estratégia, e que fizemos uma campanha excelente quando muito pouco se esperava de nós.
 
Um dia ainda voltaremos e a terra tremerá, como bem diria brunotrink.
 
o9IPa7g.png
 
Eu cheguei a tirar um print sobre a satisfação da diretoria com o trabalho, mas não estou encontrando aqui. De toda forma, estou seguro no cargo e o desempenho em geral é considerado bom.

As estatísticas revelam alguns detalhes bastante interessantes sobre nosso elenco.

 
vPb3CEF.png

og0ax83.png
 
A equipe é extremamente dependente de Luís Peralta, que fez 13 gols, e de Tiago Rodrigues (9). Quando o primeiro se machucou e o segundo passou a não render tanto (provavelmente por atuar como MAC, fora de sua posição de origem), os gols rarearam.
 
Também somos muito dependentes das assistências de Vítor Garcia (8), Tiago Rodrigues (6), Witi (5) e Salvador Agra (5). Com Tiago caindo de produção e Witi e Agra fora do time (por opção tática, já que são extremos), Garcia passou a ser o principal garçom. Ele porém acabou sobrecarregado por enfrentar o esquema 4-2-1-3, no qual sofreu contra as tabelinhas do ponta e do lateral adversário.
 
As estatísticas mostram, portanto, que a queda de rendimento, a opção tática e a ausência de alguns jogadores obrigaram a equipe a atuar sem sua força máxima, contra um esquema que nos sobrecarrega, o que ajuda a explicar a segunda metade de temporada que fizemos.
 
O caminho para superarmos as dificuldades está em um elenco mais robusto, mais completo, e em encontrar um esquema tático que seja eficiente contra o 4-2-1-3.
 
Ao mesmo tempo, não sei ainda quanto dinheiro teremos para essa tarefa, ou seja, é bem provável que seja preciso fazer "muito com pouco". Acredito que esses serão os principais desafios da pré-temporada que começará em breve.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não teve um termino de Campeonato muito bom, a vitória contra o maior rival até deu um animo a mais para a partida contra o Porto, mas enfrentar o Dragão é muito complicado, infelizmente a formação mais defensiva não deu muito certo e foi facilmente dominado pelo adversário, uma pena, mas fica de experiência para os jogadores essa decisão, certamente o time virá mais forte nas próximas temporadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lucas Matías disse:

Não teve um termino de Campeonato muito bom, a vitória contra o maior rival até deu um animo a mais para a partida contra o Porto, mas enfrentar o Dragão é muito complicado, infelizmente a formação mais defensiva não deu muito certo e foi facilmente dominado pelo adversário, uma pena, mas fica de experiência para os jogadores essa decisão, certamente o time virá mais forte nas próximas temporadas.

De fato, a campanha e a grande decisão tornarão o time mais "cascudo" para os mata-matas internos nas próximas temporadas. Jogar contra o Porto é difícil mesmo, a diferença deles para os outros times é muito grande, e em campo não tivemos nem chance, foi um passeio.

Obrigado Lucas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando-se em conta que ficou acima das expectativas do início de temporada e de que alcançou a decisão da Taça de Portugal e ainda teve três jogadores na seleção da liga, eu diria que a temporada foi muito boa e que não há muito a reclamar. Claro que teve a queda de desempenho, muito provocada pelas lesões de jogadores importante, mas no final tudo correru bem e o Nacional poderá começar a próxima temporada de onde parou. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uma temporada digna, atendendo as expectativas da Diretoria e chegando a excedê-las na Taça de Portugal. Sofreu com a dependência de alguns jogadores, o que acho normal no início.

Agora é pensar em subir alguns degraus, encontrando outros jogadores que tirem o peso desses destaques. Vamos ver se conseguirá fazer isso com o pouco dinheiro que gira no clube. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena essa queda de desempenho no final, e que não deu para levar o título. Mas o adversário era muito complicado mesmo, não era de se esperar nada mais. 

No geral, a temporada foi boa. O que preocupa é a forma como terminou, para o próximo ano vai precisar mudar algo para que isso não se repita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Levando-se em conta que ficou acima das expectativas do início de temporada e de que alcançou a decisão da Taça de Portugal e ainda teve três jogadores na seleção da liga, eu diria que a temporada foi muito boa e que não há muito a reclamar. Claro que teve a queda de desempenho, muito provocada pelas lesões de jogadores importante, mas no final tudo correru bem e o Nacional poderá começar a próxima temporada de onde parou. Boa sorte.

De fato, o resultado final foi bom, mas o desempenho da equipe me preocupa. Mesmo para quem briga contra o rebaixamento, vencer apenas sete jogos em todo o returno foi muito pouco. Se o desempenho ainda tivesse sido bom, ok, mas é frustrante não conseguir resolver os problemas do time. Se isso acontecer de novo na temporada que vem, principalmente desde o começo, corremos um risco sério.

Agora terei tempo na pré-temporada para fazer esses ajustes e como você bem disse, continuar de onde paramos, buscar subir esse degrau.

Obrigado gg!

2 horas atrás, vinny_dp disse:

Teve uma temporada digna, atendendo as expectativas da Diretoria e chegando a excedê-las na Taça de Portugal. Sofreu com a dependência de alguns jogadores, o que acho normal no início.

Agora é pensar em subir alguns degraus, encontrando outros jogadores que tirem o peso desses destaques. Vamos ver se conseguirá fazer isso com o pouco dinheiro que gira no clube. 

Boa sorte.

O time estava mal estruturado, tinha atletas-chave em algumas posições e pouco elenco, tanto em termos de opções quanto de qualidade mesmo. Nosso excelente primeiro turno garantiu uma posição tranquila, e agora é trabalhar para resolver essas questões que surgiram. Vamos subir mais esse degrau, driblando a falta de dinheiro e outros problemas que aparecerem.

Obrigado Vinny!

24 minutos atrás, Danut disse:

Que pena essa queda de desempenho no final, e que não deu para levar o título. Mas o adversário era muito complicado mesmo, não era de se esperar nada mais. 

No geral, a temporada foi boa. O que preocupa é a forma como terminou, para o próximo ano vai precisar mudar algo para que isso não se repita.

O Porto é complicado mesmo, tem uma equipe muito forte mesmo em nível europeu e não tivemos nem chance. Mas valeu a campanha, foram jogos emocionantes.

E de fato, como comentei aí em cima, o desempenho foi muito ruim em campo, mesmo com o bom resultado final. Vou precisar trabalhar bastante para mudar isso e levar o time a um novo patamar.

Obrigado Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma grande temporada no final das contas. Ficou bem acima das expectativas previstas e foi finalista de uma competição Nacional. A disparidade dos demais clubes de Portugal aos 3 grandes e Braga é um desafio a paciência de quem joga na terrinha. Cada pequena conquista é importante!

Na seleção do ano sua equipe liderou com o Benfica as indicações, mais um ponto que demonstra que o trabalho foi bom e vai no caminho certo.

Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Cumpriu o que se esperava, mesmo que você tenha ficado decepcionado após se iludir com o bom começo. O que importava era a sobrevivência da equipe e fez isso com maestria e tranquilidade, agora é hora de trabalhar para melhorar a equipe e ser capaz de transformar o sprint inicial dessa temporada em uma campanha sólida e regular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/16/2017 at 10:40, Ademar Tavares disse:

Foi uma grande temporada no final das contas. Ficou bem acima das expectativas previstas e foi finalista de uma competição Nacional. A disparidade dos demais clubes de Portugal aos 3 grandes e Braga é um desafio a paciência de quem joga na terrinha. Cada pequena conquista é importante!

Na seleção do ano sua equipe liderou com o Benfica as indicações, mais um ponto que demonstra que o trabalho foi bom e vai no caminho certo.

Boa sorte na continuação.

Nem fala...é um abismo. Porto, Braga, Sporting e Benfica disputam um campeonato à parte. Brigar de igual para igual com eles é sempre muito difícil, por isso nem fiquei chateado com o vice da Taça - me doeu mais a forma como o time vinha jogando, mesmo.

Agora é melhorar o que foi bom para continuar crescendo na próxima temporada.

Obrigado Ademar!

Em 06/16/2017 at 12:08, Henrique M. disse:

Cumpriu o que se esperava, mesmo que você tenha ficado decepcionado após se iludir com o bom começo. O que importava era a sobrevivência da equipe e fez isso com maestria e tranquilidade, agora é hora de trabalhar para melhorar a equipe e ser capaz de transformar o sprint inicial dessa temporada em uma campanha sólida e regular.

Talvez você tenha razão e tenha sido mesmo uma ilusão. Ou talvez eu tenha conseguido tirar o máximo do time, e tenha que descobrir como fazer isso de novo para continuar crescendo.

Uma vez que sobrevivemos, agora vou trabalhar bastante para corrigir os erros e fazer uma temporada ainda melhor.

Obrigado Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
As revoltas madeirenses
Histórias da terrinha
 
No ano de 1926, o Marítimo conquistou o Campeonato Português, à época dividido em fases eliminatórias como na Copa do Brasil. Era a primeira vez que uma equipe fora do continente português vencia o título nacional.

Ironicamente, a conquista do Marítimo só havia sido possível porque uma dissidência do clube havia fundado um de seus maiores rivais, o União da Madeira, grande responsável pela formação da Associação de Futebol do Funchal. Era a Associação quem enviava um representante para participar do Campeonato Português - em circunstâncias normais, o vencedor do Campeonato da Madeira.

Mas a ascensão maritimista acabaria freada por questões políticas. No mesmo ano de 1926, um golpe militar derrubou a frágil república portuguesa, que passava por sucessivas crises políticas e econômicas, e instaurou uma Ditadura Nacional. Sem projeto político, porém, os militares decidiram organizar uma eleição direta em 1928, na qual Óscar Carmona foi eleito. E, para ministro das finanças, foi escolhido Antônio de Oliveira Salazar (na foto abaixo).

zDGdcxQ.png

A fim de conter a crise econômica, Salazar escolheu o caminho do "arrocho", reduzindo despesas através do corte de gastos do estado. As medidas causaram uma crise nas principais exportações tradicionais madeirenses: o turismo, a indústria dos bordados e a indústria dos lacticínios. A nível financeiro o impacto foi devastador, com a falência das principais casas bancárias da ilha. A crise fez explodir o sentimento de marginalização madeirense, cuja sociedade se considerava abandonada e esquecida pelo restante do país. 

Em 1931, o governo português publicou um decreto conhecido como "Decreto da Fome", que monopolizava a importação de trigo e farinhas por um grupo de proprietários. O efeito prático foi praticamente o fim da importação de farinha e o aumento do preço do pão. Revoltados, os habitantes da Madeira organizaram uma série de protestos que incluiram ataques a moinhos e uma greve de estivadores. Nas fotos abaixo é possível ver alguns registros desse movimento, que ficou conhecido como "Revolta da Farinha".

733NGCo.png

n0kEHNY.png

O governo central enviou tropas militares para a ilha, que quando desembarcaram já encontraram a situação de volta à normalidade. 

Ironicamente, esse mesmo grupo de militares decidiu organizar, alguns meses depois, o que ficou conhecido como Revolta da Madeira. Após prender autoridades locais e ocupar prédios públicos, o grupo conseguiu a simpatia de militares e políticos opositores ao regime e que estavam exilados na Madeira; e a população também realizou manifestações de apoio aos revolucionários (foto abaixo), diante da situação econômica e do sentimento de abandono da ilha. 

7g97DKX.png

O sucesso da insurreição madeirense animou militares exilados nos Açores e na colônia da Guiné Portuguesa, que organizaram levantes semelhantes. Houve ainda tentativas nas colônias de Moçambique e São Tome e Príncipe, sem sucesso.

Como não houve levantes militares contra o regime no continente português, começou-se a cogitar um processo de independência insular, em uma suposta "República da Atlântida", ideia que teria nascido de opositores do regime luso exilados em Paris. 

O governo português, porém, recebeu apoio do Reino Unido e reagiu às tentativas de independência com envio de tropas militares. No caso dos Açores foi mais simples, pois os militares não conquistaram apoio popular e se renderam sem luta. Na Madeira, foram alguns dias de combate até que o controle da ilha fosse retomado, e os revoltados exilados para Cabo Verde. 

Enquanto os madeirenses se revoltavam, Salazar - prestigiado pelos militares devido ao "sucesso" do arrocho econômico - começava a articular uma nova constituição e a planejar um novo regime, que não seria nada republicano. Foi assim que conseguiu aprovar, por referendo popular, a Constituição de 1932, dizem que contando as abstenções como votos favoráveis. Em 1933 ele se tornaria o Chefe do estado português, instaurando um governo de ditadura fascista.

Segundo dizem, uma das primeiras medidas de Salazar em relação ao futebol, tomada ainda em 1933, foi cortar o financiamento das viagens dos clubes insulares para participar do Campeonato Português. 

Isso significava que as equipes dos Açores e da Madeira deveriam bancar todos os seus custos de viagens - na época, feitas de barco - durante todo o ano, ou simplesmente não disputariam mais a competição nacional. 

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
A barca que vai, a barca que vem
Temporada 2 - Junho 2017
 
Após o vice da Taça de Portugal e o encerramento da participação na Primeira Liga, os jogadores do Nacional foram liberados para as férias e eu comecei a trabalhar pensando na temporada seguinte.
 
Logo no primeiro dia de férias, recebi ótimas notícias da direção. Devido à boa temporada anterior, foram assinados três novos (e ótimos) contratos de patrocínio, o que animou os dirigentes a investirem na equipe. O orçamento de transferências subiu para cerca de R$ 6,87 milhões, e o de salários, para pouco mais de R$ 1,6 milhões.
 
nX2p3YM.png
 
Com esse dinheiro em mãos, a primeira coisa que fiz foi buscar a renovação de Tiago Rodrigues e Vítor Garcia com o Porto, oferecendo pagamento integral dos salários por mais um ano do empréstimo. O clube aceitou mas nenhum dos dois jogadores quis permanecer e, assim, tive que planejar o elenco sem eles.
 
Para começar, uma grande "barca" zarpou da Ilha da Madeira:
 
A4d1tjq.png
qMYmteu.png
 
Os jovens sem potencial foram mandados embora, e os com potencial, emprestados para ganhar experiência. Houve atletas dispensados, outros que preferiram sair, alguns devolvidos e outros que eu até pretendia manter, mas que aceitei propostas por não serem essenciais.
 
Todos os emprestados vão receber 100% dos salários dos clubes pelos quais vão atuar, ou seja, não haverá sobrecarga da nossa folha. 
 
Como resultado dessas saídas, ficaram no clube poucos jogadores que considero dispensáveis.
 
E ao mesmo tempo, chegou na Madeira uma outra "barca" carregadinha de reforços.
 
iiXyF8j.png
 
Começamos a carimbar os passaportes para a "barca dos reforços" no início da temporada anterior, por mapeamento de atletas em fim de contrato e observação dos olheiros. Ao todo, oito jogadores assinaram sem nos custar um centavo (fora os dois empréstimos 0800).
 
Para completar o elenco, procurei jogadores que custassem no máximo R$ 2 milhões, de até 29 anos (cujas chances de darem lucro no futuro são maiores), que fossem portugueses e tivessem bons atributos-chave para as respectivas posições, sempre tendo em mente com quais formações desejo trabalhar em 17-18 (falarei mais sobre isso em breve).
 
Quando não encontrava nenhum jogador dentro desses critérios, passava a buscar atletas "não brasileiros", já que nossa cota de 4 deles no elenco está preenchida.
 
Por curiosidade, fiz alguns testes para saber se a cota de brasileiros de fato está tornando o save um pouco mais desafiador. E a resposta é sim: o número de jogadores tupiniquins baratos e considerados "ótimos" é muito grande em todas as posições. Como sem a trava não haveria restrição ao número deles, seria fácil demais montar um bom time recheado de brasileiros.
 
Sempre que via um jogador dentro dos critérios e com potencial, pedia ajuda dos olheiros. Só contratei aqueles que foram aprovados pela equipe técnica, ou seja, considerados "bom para a equipa senior" ou melhor.
 
Financeiramente, a meta era deixar dinheiro em caixa e não estourar a margem de salários. Isso foi cumprido e também trarei mais detalhes na próxima atualização.
 
o9IPa7g.png
 
::: Goleiros
 
r1T431S.png
 
Única posição que considero haver excesso de jogadores. O argentino Sánchez, contratado de graça junto ao Nueva Chicago, da Argentina, vai ser o titular, e as opções para reserva dele serão Adriano e Framelin. 
 
Não consegui vender nem emprestar Duarte Jesus e Vítor São Bento, o que espero fazer até o fim da janela de transferências.
 
::: Zagueiros
 
D7r19ef.png
 
Titular na temporada passada, César voltou para o Benfica, e assim ficamos com Jadson, Rui Correia e Diogo Coelho (que voltava de empréstimo). 
 
Para dar mais opções ao setor, contratei por R$ 825 mil o francês naturalizado português Yohan Tavares, que estava no futebol da Tailândia. Seus pontos fortes são os ótimos atributos físicos e mentais.
 
Os olheiros também insistiram muito com a jovem promessa André Silva, de 17 anos, que estava sem contrato, e assim ele se tornou mais um reforço. O "miúdo" tem como destaques a condição física, o trabalho de equipe e o poder de decisão.
 
Como Yohan se apresentou machucado (2 meses fora) e Diogo acabou sendo vendido, fui buscar mais um reforço: o italiano Emanuele Suagher, ex-Bari, também em transferência livre. Assim como Yohan, Suagher é forte fisicamente e tem bons atributos mentais, mas com um diferencial a mais: é ótimo no jogo aéreo.
 
::: Laterais
 
jaFv8jU.png
 
A busca por jogadores sem contrato nos revelou duas boas opções para a lateral direita: o francês Alvin Arrondel, de 23 anos, ex-Vitória de Guimarães, e o argentino Iván Varga, de 22, que estava sem clube. Ambos são laterais fortes fisicamente, sem grande técnica. Considero essa lateral o ponto fraco do time, mas sinceramente não sei se a hora de reforçar o setor é agora, ou se podemos ir com calma e pensar nisso nas próximas janelas.
 
Para se revezar com Mauro Cerqueira na lateral esquerda contratei por R$ 240 mil o espanhol Javi Noblejas, ex-Vitória de Setúbal. Ao contrário dos colegas que atuam pela direita, Noblejas é um jogador muito técnico, cruza muito bem e é um excelente batedor de faltas - o que é ótimo, pois quero investir bastante na bola parada a partir desta temporada.
 
::: Meias centrais
 
64esGie.png
 
O português Tengarrinha foi o primeiro reforço para a posição, preferindo assinar conosco a renovar contrato com o Boavista. Ele tem boa condição física, é agressivo e determinado - um autêntico "cão de guarda".
 
No fim da janela de transferências pagamos R$ 65 mil ao Fafe, da segunda divisão lusa, pelo também português Landinho. Com bons atributos de Passe, Compostura, Concentração, Decisões e Visão de Jogo, ele faz mais o estilo "volante técnico", do tipo que ajuda a equipe a construir as jogadas.
 
Já a posição de meia central/construtor foi a mais difícil de todas. Contratei Tiago Silva, do Belenenses, para substituir Tiago Rodrigues, mas não reparei que Silva estava emprestado e só chega em 2018. 
 
Fiz o máximo possível para encontrar um outro MC criativo. Entre as sondagens, conversei com o brasileiro Ewerthon, do Paços de Ferreira, aquele mesmo que marcou 4 gols no Nacional na temporada passada. O Paços aceitou a proposta, mas o agente de Ewerthon encerrou as conversas porque ele tinha acabado de renovar contrato. 
 
Por pura falta de opções trouxemos João Graça, emprestado de graça (sem trocadilho) pelo Porto. Bom no passe e no drible, a princípio ele deve se revezar com Vítor Gonçalves e Emanuel Silva na posição. Mas continuo observando o mercado e pode ser que mais algum MC construtor pinte em breve.
 
::: Meias ofensivos
 
0dYZl9V.png
 
Na função de MAC teremos um revezamento de argentinos. Enquanto Facundo Silva é mais forte e rápido, Iván Perez é mais técnico, cadencia mais o jogo e também bate faltas muito bem. Se for necessário, João Graça, Willyan, Witi e Salvador Agra também podem atuar nessa função.
 
::: Extremos
 
9XltBb7.png
 
Witi, que foi um dos grandes garçons da temporada passada, foi contratado em definitivo por nós. Tanto ele quanto a jovem promessa Jaime Pinto - que é extremamente veloz - podem jogar nas funções de médio-ala ou de extremo.
 
Na direita, Salvador Agra (que também pode ser ala ou extremo) ainda se recupera de lesão, e quando voltar vai se revezar com o nigeriano Etebo. Originalmente um extremo (MAD), o nigeriano vem treinando para poder atuar também como médio-ala. Além de ser bastante rápido e ter boa condição física, Etebo tem ainda ótimos atributos mentais.
 
E ainda temos Willyan (que volta de empréstimo) podendo jogar como ponta tanto na direita quanto na esquerda. Na verdade ele é o grande curinga da equipe, tendo capacidade de atuar em todas as funções ofensivas do meio campo. 
 
Era para Nelson Bonilla ter feito parte da "barca" que deixou o clube, mas não houve interesse nele até agora. Já que está por aqui, pode ser que ganhe chances em algumas partidas. O mesmo aconteceu com Zequinha, que esteve para ir para o Tondela mas rejeitou a oferta salarial.
 
::: Atacantes
 
1Na5BhW.png
 
Entre as contratações, o grande destaque é Gonçalo Paciência, vice-artilheiro da Primeira Liga da última temporada com 15 gols, e que estava emprestado ao Rio Ave. Os pontos fortes de Paciência são o drible, a condição física e os chutes de longe: é um atacante de classe e ao mesmo tempo, veloz e brigador.
 
Tentei contratá-lo algumas vezes na pré-temporada, mas o Porto pediu R$ 42 milhões para vendê-lo em definitivo. Qual não foi minha surpresa quando o Dragão o ofereceu por empréstimo, de graça e sem pagarmos nem os salários? Para nossa alegria, ele "super topou" vir para a Ilha da Madeira. 
 
Na linha "bom, bonito e barato" trouxemos o argentino naturalizado checo David Depetris, que estava jogando no Huracán, da Argentina. Ele é um "homem-gol": se movimenta muito bem, tem excelente primeiro toque, alto poder de decisão e de finalização.
 
E fechando o grupo temos o português Roberto, um atacante valente, brigador, raçudo, na mesma linha de Peralta, e que assinou conosco após deixar o rebaixado Moreirense.
 
No próximo post trarei mais informações da pré-temporada, incluindo táticas e finanças.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E assim apareceu o "grande" ditador Salazar. Legal essa parte histórica focada na Madeira.

Muitas mudanças, muitas saídas, muitas chegadas e uma equipe bastante internacional. A expectativa é que a equipe cresça nesta temporada.

Toda vez que leio o nome "Projeto Nacional" imagino um time formado por muitos portugueses. Você tem esse interesse ou ficará limitado ao que estabeleceu como objetivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por partes:

- Rui Encarnação e Duarte Encarnação (ótimos nomes) são irmãos? Gostei também do nome trazido ao clube, Gonçalo Paciência. Resta saber se a torcida vai ter paciência com as atuações dele, se elas não forem tão boas assim. 

- O Sánchez é um baita goleiro, pelo visto. Acho que vai te ajudar muito. Mas por que o contrato de apenas um ano? Tu provavelmente poderia contar com ele para pelo menos mais uma temporada, apesar da idade. Aliás, depois vi que tu fez contratos de um ano com quase todo mundo. Qual a razão para isso?

- Suagher, por sinal, já jogou comigo. Em meu save com o SV Darmstadt ele chegou ao clube quando a equipe estava na 2. Bundesliga. Atuou bastante bem ali, mas não conseguiu convencer muito na Bundesliga não. Espero que a tua versão do Suagher seja melhor, pois tuas pretensões são maiores do que as de uma equipe da segunda divisão alemã. Felizmente, ele parece ser (meu save era no FM16 né, então ele deve ter evoluído).

- O Andre Silva eu aposto que não vai chegar a ser importante para a equipe. Acho que até ele se desenvolver - se é que vai se desenvolver - tua equipe já vai estar em um nível mais alto. Vamos ver se acerto a previsão.

- Não gostei dos laterais direitos. Gostei bastante do esquerdo. Sobre a questão das bolas paradas, eu nunca presto muita atenção nisso. Tenho a impressão de que a quantidade de gols marcados assim não compensa para levar esse fator em conta na hora de escolher o contratado. Mas é claro que é útil se o jogador vier com isso. E estou curioso para ver se tua equipe vai marcar gols assim. Ah, e uma pergunta idiota: eu tô cego ou não tem o atributo "tiros livres" ali? É outro nome em PT-PT?

- No meio de campo os dois contratados em definitivo parecem interessantes. Já o João na minha opinião só vale a pena porque veio de Graça mesmo. Aliás, tu menciona que buscou ele para a posição de meia central/construtor. Mas o jogador possui atributo de trabalho em equipe baixo, além da MPJ "corre frequentemente com a bola". Não acha que isso é um problema?

- Boas contratações para a parte avançada do meio de campo.

- Gonçalo parece um ótimo atacante. Só fico um pouco preocupado com sua baixa compostura, que deve fazer com que perca alguns gols fáceis. Será um teste para a Paciência da torcida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, ggpofm disse:

E assim apareceu o "grande" ditador Salazar. Legal essa parte histórica focada na Madeira.

Muitas mudanças, muitas saídas, muitas chegadas e uma equipe bastante internacional. A expectativa é que a equipe cresça nesta temporada.

Toda vez que leio o nome "Projeto Nacional" imagino um time formado por muitos portugueses. Você tem esse interesse ou ficará limitado ao que estabeleceu como objetivos?

Também estou curtindo bastante a parte histórica. A ditadura salazarista é pouco conhecida no Brasil e tem impacto em diversos aspectos da vida portuguesa, inclusive no futebol. Os próximos posts irão um pouco mais fundo nessa questão, abordando exatamente os efeitos da influência dele no esporte (e que na minha opinião, são enfrentados por Portugal até hoje).

Também estou na expectativa de crescimento da equipe, mas vai depender do entrosamento e se eu vou conseguir encaixar a parte tática (meu ponto fraco no FM). Tenho trabalhado bastante nisso, vamos ver se traz os resultados desejados.

Na verdade o nome original do save seria "Paixão Nacional", porque o objetivo inicial era transformar o alvinegro no "segundo time" de todos os portugueses. Como achei esse objetivo muito intangível (como é que eu avaliaria se isso realmente aconteceu????), troquei para "Projeto Nacional", mais focado na ideia de transformar um clube pequeno, quase provinciano, em uma equipe competitiva em nível nacional.

Ao mesmo tempo tenho interesse sim em focar as contratações em portugueses, tanto que é um dos critérios na hora de contratar os jogadores. Quando o save estiver mais avançado e o time mais desenvolvido, só contratar lusos (ou ter um time 100% formado por eles) pode sim se transformar em um dos objetivos.

Obrigado pelo comentário!

50 minutos atrás, Danut disse:

Por partes:

- Rui Encarnação e Duarte Encarnação (ótimos nomes) são irmãos? Gostei também do nome trazido ao clube, Gonçalo Paciência. Resta saber se a torcida vai ter paciência com as atuações dele, se elas não forem tão boas assim. 

- O Sánchez é um baita goleiro, pelo visto. Acho que vai te ajudar muito. Mas por que o contrato de apenas um ano? Tu provavelmente poderia contar com ele para pelo menos mais uma temporada, apesar da idade. Aliás, depois vi que tu fez contratos de um ano com quase todo mundo. Qual a razão para isso?

- Suagher, por sinal, já jogou comigo. Em meu save com o SV Darmstadt ele chegou ao clube quando a equipe estava na 2. Bundesliga. Atuou bastante bem ali, mas não conseguiu convencer muito na Bundesliga não. Espero que a tua versão do Suagher seja melhor, pois tuas pretensões são maiores do que as de uma equipe da segunda divisão alemã. Felizmente, ele parece ser (meu save era no FM16 né, então ele deve ter evoluído).

- O Andre Silva eu aposto que não vai chegar a ser importante para a equipe. Acho que até ele se desenvolver - se é que vai se desenvolver - tua equipe já vai estar em um nível mais alto. Vamos ver se acerto a previsão.

- Não gostei dos laterais direitos. Gostei bastante do esquerdo. Sobre a questão das bolas paradas, eu nunca presto muita atenção nisso. Tenho a impressão de que a quantidade de gols marcados assim não compensa para levar esse fator em conta na hora de escolher o contratado. Mas é claro que é útil se o jogador vier com isso. E estou curioso para ver se tua equipe vai marcar gols assim. Ah, e uma pergunta idiota: eu tô cego ou não tem o atributo "tiros livres" ali? É outro nome em PT-PT?

- No meio de campo os dois contratados em definitivo parecem interessantes. Já o João na minha opinião só vale a pena porque veio de Graça mesmo. Aliás, tu menciona que buscou ele para a posição de meia central/construtor. Mas o jogador possui atributo de trabalho em equipe baixo, além da MPJ "corre frequentemente com a bola". Não acha que isso é um problema?

- Boas contratações para a parte avançada do meio de campo.

- Gonçalo parece um ótimo atacante. Só fico um pouco preocupado com sua baixa compostura, que deve fazer com que perca alguns gols fáceis. Será um teste para a Paciência da torcida.

Oi Danut. Vamos por partes:

- Não observei se Rui Encarnação e Duarte Encarnação são irmãos, vou ver e te falo. Os nomes são ótimos mesmo, bem sonoros e fáceis de lembrar.

- A maioria dos jogadores não tem aceitado contratos mais longos. Fiz algumas tentativas, mas normalmente eles renegociam e pedem apenas um ano. Não sei se é porque o Nacional é um time pequeno, visto como trampolim para outras equipes, ou por alguma característica do próprio FM 17. 

- Sobre o Suagher, espero que ele renda mesmo, porque é um dos salários mais altos do elenco. Como o nível da Primeira Liga é (muito) menor que o da Bundesliga, acredito que fará sucesso por aqui sim.

- Os olheiros insistiram bastante com o André Silva e resolvi apostar. Ele é tipo um "quinto zagueiro", a princípio deve servir de rotação caso algum dos outros se machuque, e entrar em partidas menos importantes. Se conseguir vendê-lo por qualquer valor já estaremos no lucro ;)

- A lateral direita é o ponto fraco do time, mas ainda não decidi se vou buscar mais reforços agora mesmo ou na próxima janela, ou ainda se vou monitorar atletas em fim de contrato, ou tudo isso. E o Noblejas tem tudo pra virar ídolo da galera.

- Sobre as bolas paradas, eu sinto falta. Lembro de um comentário do Júnior, do Flamengo, que disse certa vez: "Às vezes o jogo está complicado, difícil, a defesa adversária marcando bem, os jogadores em um dia pouco inspirado, aí pinta uma falta, um escanteio, gol, pronto, resolve o jogo". E fico pensando em quantos gols marcamos de escanteio na primeira temporada: quase nenhum. Será que isso não é desperdiçar oportunidades?
Minha ideia será criar estratégias específicas para os escanteios. Em relação a faltas, devo apenas colocar os melhores batedores.
No caso, o atributo em PT-PT é "Livres". Eu sei que não é a única coisa que influencia nas cobranças, mas fica bem mais fácil fazer a pesquisa por ele.

- Aposto bastante em Landinho e Tengarrinha. E o João acabou virando construtor por absoluta falta de opção - era ele ou ninguém. No entanto, ainda estou procurando para ver se pinta algum jogador capaz de atuar nessa função.

- Facundo Silva e Iván Perez são outras grandes apostas, acredito muito no futebol deles e acho que, devido às funções que executam, podem nos ajudar a quebrar aquele 4-2-1-3 que tanto me irritou na última temporada.

- Espero que o Gonçalo possa novamente ser artilheiro da Primeira Liga, sem que a Compostura o atrapalhe. Senão de fato vai faltar Paciência (e vão sobrar piadinhas ruins hehehe). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Ver saves na Europa usando o Real me dão uma agonia.

Devo confessar que não sei o que dizer sobre o elenco, acho importante a tela com a recomendação do adjunto, para termos uma ideia de como os jogadores se comportam com relação ao seu elenco e ver quem pode ser útil e quem não é. Espero que a grande quantidades de entradas e saídas não dificulte o processo de adaptação dos novos jogadores e prejudique o Nacional na temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Henrique M. disse:

Ver saves na Europa usando o Real me dão uma agonia.

Devo confessar que não sei o que dizer sobre o elenco, acho importante a tela com a recomendação do adjunto, para termos uma ideia de como os jogadores se comportam com relação ao seu elenco e ver quem pode ser útil e quem não é. Espero que a grande quantidades de entradas e saídas não dificulte o processo de adaptação dos novos jogadores e prejudique o Nacional na temporada.

Não sei calcular direito os valores em euro, real pra mim é mais fácil.

Também espero que não atrapalhe o entrosamento.

Pode deixar que na próxima atualização publico a tela com as recomendações do adjunto ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...