Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

8 minutos atrás, ggpofm disse:

Só para registrar que citei o reduzir o ritmo de construção com uma das variáveis que poderá ajudá-lo. Muitas coisas entram em jogo como você bem, seja o número de jogadores atacando o espaço vazio, seja passes em profundidade, movimentação de jogadores para confundir a defesa, a superioridade númerica na hora de efrentar as defesas fechadas e outras coisas mais.?

Sim, eu entendi sim, e faz sentido. Eu preciso dar uma estudada aqui para ver os fatores que de fato estão fazendo diferença.

Outra suspeita que eu tenho é que a inferioridade numérica atrapalha, porque atuamos em um 4-4-2 em losango e a maioria dos rivais joga em um 4-5-1 (e variações). Nesse caso, o fato de jogarmos com dois atacantes acaba sendo anulado pelo meio campista extra que os rivais têm.

4 minutos atrás, Danut disse:

Sempre esqueço que tu joga em reais. Quando li que vendeu o cara por 7,5 milhões, pensei que eram euros, e achei que tava com os cofres do clube resolvidos pela próxima década. Infelizmente em reais o valor é um bom tanto menor - mas para a realidade financeira dos times portugueses, ainda é muito bom.

Bom também é o garoto que tu contratou. Acho que esse é exatamente o tipo de negócio que vai levar teu clube adiante - vender o cara no auge por uma grana, e trazer gente mais nova e barata, que no futuro dá pra vender por uma grana também.

Menos bom foi o resultado contra o Estoril. Uma pena perder assim depois da excelente vitória sobre o Benfica. Mas de qualquer maneira os resultados no geral foram bons nesse começo de campeonato.

Rapaz, eu já tô pra mudar pra euros faz um tempinho e sempre esqueço. De qualquer forma, foi uma excelente venda para os padrões do clube, a maior na minha gestão.

Sobre a garotada, é de fato esse negócio que vai nos impulsionar. Eu fiquei animadíssimo com o Lima, o garoto já é uma realidade com a pouca idade que tem! E ele ainda é natural como Atacante Sombra, que é uma função raríssima. Tem horas que tenho vontade de mandar tudo às favas e parar de treinar ele como Área a Área, colocando na função original só pra ver como ele se sairia.

Sobre o Estoril, foi bem frustrante mesmo, mas acho que essas oscilações são normais no nível em que estamos. E ficou bem claro pra mim que ainda precisamos fazer ajustes, ainda que pontuais, o que é sempre positivo. 

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

Acorda, Nacional!
Temporada 6 - parte 3

Depois de uma boa sequência inicial, o Nacional parecia estar se encontrando aos poucos. A temporada prometia ser muito boa para o alvinegro da Ilha da Madeira, mas para que a promessa se tornasse realidade, era necessário manter o bom trabalho - algo que é sempre mais difícil do que iniciar bem.

j_jxChQODlqolJkWlSRQ9QMvnu1h_51NG17FputT

Iniciamos a segunda sequência recebendo a notícia de que estamos entre os seis clubes que mais formam jogadores na Primeira Liga. Isso significa um grande salto de qualidade para uma equipe que, há algumas temporadas, era cotada apenas para o rebaixamento e não tinha nenhuma pretensão além disso.

gI4REg_Tj5qd6pgFUF8HbsXcNDYHaKpKk2ka9Duc

O primeiro adversário da série foi o Braga. Tentamos atuar no contra-ataque, jogando de forma mais cautelosa para compensar a diferença de qualidade para eles, mas o Nacional estava pouco inspirado; melhor para os bracarenses, que calaram a Choupana e levaram os três pontos para casa.

o1I5geTRMaCCXuGiZTuDOl1KVE8MbHaZlo9v7PoD

Em seguida recebemos o Desportivo das Aves num jogo eletrizante. Jokanovic abriu o placar em jogada de escanteio e passamos a jogar de forma mais cautelosa; o adversário cresceu na partida e ao fim do primeiro tempo já vencia por 2 a 1, gols do “famoso” Sandows. Sem alternativa, fomos para cima e Saponjic empatou de pênalti; passamos o segundo tempo inteiro pressionando e, quando já estava conformado com o empate, Suagher desviou cobrança de escanteio no último minuto para fazer o gol da vitória. Ganhamos o jogo na bola parada.

J9I0NUvmxSpSRgDvxPhwfDo1raNdQiGQ5H0Fvtiw

A essa altura do campeonato eu estava incomodado com duas coisas: os inúmeros gols de cruzamento, que simplesmente parece que não há como evitar se você não joga com pontas abertos, e o ataque, que vinha em uma dificuldade cada vez maior de fazer gols.

Aproveitando alguns amistosos ensaiei um retorno ao 4-1-2-3, deslocando um atacante e o meia ofensivo para os lados. A defesa melhorou consideravelmente (eu diria, muito), mas os Atacantes Interiores continuam não funcionando de jeito nenhum.

E acho que enfim eu entendi o porquê: 97% dos times de Portugal jogam com pressão muito baixa, o que faz com que os AIs com tarefa Atacar não consigam fazer o famoso “facão” em direção ao gol. Ao cortarem para dentro eles esbarram na marcação, perdem a bola e se tornam inúteis, ou no máximo conseguem chutar de longe.

E descobri isso da pior forma: usando esse esquema em um jogo oficial, contra o Vitória de Guimarães. O 4-1-2-3 não estava dando certo, eles entraram melhor e abriram o placar logo aos 8 minutos. Já sem paciência e tentando fazer o time obedecer mais às minhas ordens, voltei ao 4-4-2 losango, aumentei o número de funções específicas e troquei a filosofia para Estruturado. Também saquei Hugo Borges e coloquei La Gumina (que não começou jogando devido ao rodízio de elenco).

Foi como girar a chave do carro e sentir o motor pegar: o Nacional acordou e aos 9 do segundo tempo já vencia por 3 a 1, com um show de La Gumina e Saponjic (a famosa dupla SaGu). Jorge Silva diminuiu dois minutos depois, aproveitando que nossa zaga é uma mãe; mas temos SaGu, que com mais dois gols, um cada um, fecharam uma goleada impressionante.

w_I5FnVqrPog5qxOLvd2ldBIVm4WT8CBUFuSOzu8

Ao visitarmos o Paços de Ferreira, de volta definitivamente ao 4-4-2 losango, o filme se repetiu: o Nacional começou dormindo em campo, levou o primeiro gol, mandei o time atacar e empatamos com Saponjic; já no final da partida, Luís Vasconcelos e Tomás Silva marcaram mais dois, viraram o jogo e garantiram mais uma ótima vitória.

cXNSpdsaxKzmvLsrokdGLaJWOVbYvV205IygfVzh

Achei que o time havia engrenado, mas voltamos a ter dificuldades contra o Setúbal em casa, em um jogo que era para ser mais fácil. Outra vez o Nacional massacrou o adversário, criou mais chances, mas não foi eficiente na frente da baliza; o clube alviverde, que não tem nada com isso, marcou seu golzinho e levou os três pontos para casa.

GNpewUCVvywjO3jEM6iuV8qiqwsLJAiw-m5w4aEX

Ao todo foram cinco jogos com três vitórias e duas derrotas. Saldo positivo, embora tenha ficado a nítida sensação de que a equipe está oscilando.

7ggmOBqpr_EtlxcjM1RdjVudJ3JUBOeRetFz20-x

E o que mais me incomoda é que basicamente nenhum ajuste feito para corrigir a defesa ou o ataque funcionaram - ajustes de treino coletivo, treinos mais específicos (tipo atacantes treinando finalização), pequenas alterações na filosofia, na mentalidade, na linha defensiva, enfim, nem mesmo uma possível mudança de formação.

Diante disso entendo que não há muito mais que eu possa fazer, a não ser aceitar que vamos levar dezenas de gols de cruzamentos, por ser a principal fraqueza do 4-4-2 losango, e que precisaremos torcer para os atacantes acertarem a pontaria.

y6cXMDM1uNTgpwTbGO3b8AIUuXypeSfPWEbrMMP-

Estamos em um excelente terceiro lugar, mas dificilmente nos manteremos aí. Além da oscilação, ainda não enfrentamos Porto, Sporting, Benfica e Braga fora de casa, jogos que dificilmente venceremos. Tem ainda o fato de que o Benfica tende a crescer e dificilmente ficará onde está.

Não sendo pessimista, acredito eu que brigaremos por um quinto, talvez quarto lugar. Mais do que isso - leia-se, Liga dos Campeões - parece estar além das nossas capacidades nesse momento.

kqI6lrk6pzcGW-4DPw3mt4R-2iHWKZFwuImEmSii

E por falar em Porto e Sporting, eles estão entre os adversários que enfrentaremos na próxima sequência. Diria eu, complicada, fora o jogo contra o Acadêmica Coimbra. Mas, depois de nos enrolarmos contra o Estoril e o Setúbal, todo cuidado é pouco.

MRpKEWId5nL-TqkW7SyamIVuqEn3LrD6Nf04Z1Xj

Um massacre: assim pode ser definido o “Clássico das Ilhas” contra o Santa Clara. Mas de novo nosso ataque não foi eficiente, apesar do enorme volume de jogo, e só vencemos graças a um chute de longe de Éber Bessa em jogada de escanteio. Diria eu inclusive que tivemos sorte, porque em alguns momentos o adversário assustou e achei que fossem empatar.

4GDn10sOKJT90uAitIyhNv21DxDAefTCodXJGGjn

Bom, o importante é que vencemos.

Na próxima fase enfrentaremos mais um rival insular, o União da Madeira.

VaelNcw5CZxy1JIZENAlX-LndA3L9JmfB0054sCl

Viajamos até Olhão, no Algarve, para enfrentar o rubro-negro local. Abrimos 2 a 0 com Lucas Paquetá e Rafael Barbosa e o resultado parecia garantido. Mas nossa defesa voltou a entregar a rapadura e o que parecia impossível aconteceu, com o adversário empatando a partida.

Sem remédio, voltamos a ir para cima e de novo Paquetá e Barbosa colocaram o Nacional na frente. Já nos acréscimos, o “miúdo” André Roxo marcou o quinto e fechou a goleada. Foi ótimo vencer, mas...que susto!

Para complicar mais um pouco, perdemos Éber Bessa machucado, e ele deve ficar uns três meses de molho. Espero que os "miúdos" David Garcês, Ricardo Lima e Tomás Silva deem conta do recado.

QZFjH8IJDuf1zURFZSQ65603Ec9rl_v9KkJTgpHc

Classificados para a próxima fase, caímos em uma chave bastante traiçoeira. Será que teremos mais uma eliminação na fase de grupos, ou conseguiremos enfim quebrar esse tabu?

KhxorWMK05eKNMrI5WhXW3YV4F9nJPVxXdFKHkmm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A campanha segue sendo boa, mas como você disse, ainda não enfrentou alguns determinados adversários. Vamos ver se nas próximas rodadas consegue ganhar pontos importantes, já que enfrentará Sporting e o Porto.

Já que você tocou nesse negócio de base... Desses 14 quantos são nascidos no Nacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mudanças táticas e as instruções específicas parecem ter dado certo até certo ponto e a equipe passou a render mais. O incrível é que depois disso, na derrota para o V. Setúbal, houve um massacre de finalizações, mas a vitória não veio, nem mesmo um empate. Que diferença pode ser notada entre o jogo contra o Santa Clara do jogo contra o Olhanense? Essa pergunta tem apenas a intenção de tentar entender o porque em uma partida o time massacra o outro com tantas finalizações, mas só faz um gol e no outro consegue fazer 5. Seria certo dizer que falta atacante do estilo matador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que você está fazendo muito escândalo para pouca coisa, a não ser que tivesse a expectativa de conquistar 15 pontos, a reclamação não faz sentido. Acho que o único erro foi ter entrado no contra-ataque jogando em casa, principalmente num esquema sem pontas, que não tem velocidade nem largura suficiente para se comportar dessa maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ggpofm disse:

A campanha segue sendo boa, mas como você disse, ainda não enfrentou alguns determinados adversários. Vamos ver se nas próximas rodadas consegue ganhar pontos importantes, já que enfrentará Sporting e o Porto.

Já que você tocou nesse negócio de base... Desses 14 quantos são nascidos no Nacional?

Então, você sabe onde vejo essa informação? Se só tiver o link na notícia que postei, vou procurar um savegame próximo pra poder tirar o print.

No mais, é isso mesmo, vamos ver como o time se comporta contra os grandes.

Obrigado pelo comentário!

13 horas atrás, Vannces disse:

As mudanças táticas e as instruções específicas parecem ter dado certo até certo ponto e a equipe passou a render mais. O incrível é que depois disso, na derrota para o V. Setúbal, houve um massacre de finalizações, mas a vitória não veio, nem mesmo um empate. Que diferença pode ser notada entre o jogo contra o Santa Clara do jogo contra o Olhanense? Essa pergunta tem apenas a intenção de tentar entender o porque em uma partida o time massacra o outro com tantas finalizações, mas só faz um gol e no outro consegue fazer 5. Seria certo dizer que falta atacante do estilo matador? 

Então, essa é a mesma pergunta que eu tenho me feito. O mesmo time com a mesma formação e mesmas instruções faz cinco em um jogo e nenhum no outro.

Algo que comecei a perceber é que, quando Hugo Borges joga, não fazemos gols. Quando é o La Gu, normalmente é mais de um. Não gosto de culpar um único jogador, mas parece que tem a ver. O estranho é que o Hugo não tem atributos tão ruins assim pra perder um caminhão de gols. Talvez as reclamações dos jogadores sobre treino ofensivo tenham alguma relação com isso - o que é uma pena, pois não há o que fazer em relação a isso, não tenho grana pra dispensar um preparador e contratar outro.

Resumindo, não tem explicação clara pra isso, eu realmente não sei qual o problema.

Obrigado Vannces!

21 minutos atrás, Henrique M. disse:

Acho que você está fazendo muito escândalo para pouca coisa, a não ser que tivesse a expectativa de conquistar 15 pontos, a reclamação não faz sentido. Acho que o único erro foi ter entrado no contra-ataque jogando em casa, principalmente num esquema sem pontas, que não tem velocidade nem largura suficiente para se comportar dessa maneira.

Contra ataque na verdade é a mentalidade. A ideia era ser mais cauteloso mesmo, ter mais paciência na construção das jogadas, já que com mentalidade mais alta o time estava perdendo muitos gols. Mas não resolveu. Não era contra ataque clássico de atuar fechadinho e com bola longa.

E sem um pouco de drama a vida não tem graça. Hahahaha

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sido emocionante atuar nesse esquema seu. Durante muito tempo foi a minha tática principal. Porque gosto da verticalidade dela.

E é como disse, dependerá bastante da eficiéncia ofensiva dos atacantes para garantir as vitórias. Só precisa agora emplacar, pois é uma tática bacana para pontos corridos. E quem sabe, com sorte não arranque empates contra os líderes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Tsuru disse:

Então, você sabe onde vejo essa informação? Se só tiver o link na notícia que postei, vou procurar um savegame próximo pra poder tirar o print.

Naquela tela do elenco, há uma visualização que mostra quais jogadores são formados na base, mas ela mostra naquele conceito europeu dos 15 aos 21 e três anos no clube. Depois de localizá-los, você clica no histórico de cada jogador e vê quem surgiu no seu clube ou não.

O outro caminho é só clicar em cada jogador do seu elenco e ver pelo histórico dele em qual clube ele surgiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eis que você se encontrou na tática mais arroz com feijão que existe, o que não tá nem um pouco mal. Acho que todo mundo chega uma hora que simplesmente passa a jogar com ela. Acho que tem grandes chances de fazer um belo campeonato e, sendo otimista, acredito sim que o Nacional consiga pontuar contra os grandes. Não é nenhum exagero pensar nisso.

Agora, esse grupo ai pela Taça... encardido!

Mas boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar os atacantes para treinar finalização não ia te trazer nenhum benefício mesmo. Não é assim que o treino funciona. O efeito dele é a longo prazo no desenvolvimento do atributo do jogador só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2018 at 14:14, ggpofm disse:

Naquela tela do elenco, há uma visualização que mostra quais jogadores são formados na base, mas ela mostra naquele conceito europeu dos 15 aos 21 e três anos no clube. Depois de localizá-los, você clica no histórico de cada jogador e vê quem surgiu no seu clube ou não.

O outro caminho é só clicar em cada jogador do seu elenco e ver pelo histórico dele em qual clube ele surgiu.

Vou ver e posto aqui. Também estou te devendo a nacionalidade do elenco, não esqueci ?

Em 19/05/2018 at 19:29, marciof89 disse:

E eis que você se encontrou na tática mais arroz com feijão que existe, o que não tá nem um pouco mal. Acho que todo mundo chega uma hora que simplesmente passa a jogar com ela. Acho que tem grandes chances de fazer um belo campeonato e, sendo otimista, acredito sim que o Nacional consiga pontuar contra os grandes. Não é nenhum exagero pensar nisso.

Agora, esse grupo ai pela Taça... encardido!

Mas boa sorte!

Eu gosto muito do 4-4-2 losango, acho uma tática equilibrada na defesa e no ataque e usa meia ofensivo, que é uma das minhas posições favoritas. O maior desafio hoje é compensar a inferioridade numérica do meio campo, que acaba deixando o time muito vulnerável aos cruzamentos. De qualquer forma, até agora tem funcionado bem, é um dos nossos melhores começos em seis temporadas.

Vamos ver se conseguimos ao menos arrancar um empate do Sporting e do Porto e torcer contra o Dragão para avançarmos na taça.

Obrigado Marcio!

Em 19/05/2018 at 23:25, Danut disse:

Colocar os atacantes para treinar finalização não ia te trazer nenhum benefício mesmo. Não é assim que o treino funciona. O efeito dele é a longo prazo no desenvolvimento do atributo do jogador só.

É, então, já ouvi falar isso. Ao mesmo tempo, já notei que se você coloca pra treinar finalização a pontaria melhora. Pode ser coincidência, mas como o ataque não funcionava de jeito nenhum, achei que valia tentar.

Obrigado Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

Seis por meia dúzia
Temporada 6 - parte 4

O Nacional faz uma excelente temporada, acima das expectativas da diretoria e das minhas. Mas havia uma questão me incomodando bastante: a falta de pontaria dos homens de frente, que impediu que vencêssemos algumas partidas em que jogamos melhor. Falemos um pouco sobre isso antes de seguirmos para as competições oficiais.

 

2WCJBlgNP_HN2CheZwoImD0iNOmL9phMeUa0rVx7

 

Depois do excelente jogo contra o Arouca, em que marcou três gols, Hugo Borges simplesmente parou de render. O brasileiro cansou de receber passes em posições perigosas, mas só chutava para fora - por coincidência, foram os jogos que o time teve dificuldades para balançar a rede. Já sem paciência, mandei Hugo embora, aproveitando a janela de inverno. Depois de muito insistir, consegui vendê-lo para o Panathinaikos por 800 mil.

O centroavante deixou o clube chateado comigo e reclamando que havia sido colocado para escanteio, mesmo eu dizendo que ele não conseguiu aproveitar nenhuma chance.

Para o lugar dele fui buscar o mexicano Angel Zaldivar no Chaves. Foi um negócio surpreendente: Angel valia 1,8 milhão e o clube o liberou por 1,2; achei seus atributos bastante bons e não entendi porque ele estava na reserva da equipe trasmontana; e ele aceitou uma redução salarial de quase 50 mil por mês para fechar com a gente. Parecia um excelente negócio.

 

cfhaqtD3zhiSlA2QMaRjlP2OoRQvxPbupBUrcL3k

 

Para minha surpresa, porém, foi como trocar seis por meia dúzia, já que o mexicano consegue perder mais gols do que o Hugo. É impressionante como Zaldivar se posiciona bem, dribla bem, mas só chuta para fora. E fico em dúvida se ele conseguiria ser um bom atacante de suporte porque seu passe é bem ruim. 

Seja como for, Zaldivar tem até o fim da temporada para mostrar que merece uma vaga no time; se continuar sem balançar a rede, vai ter o mesmo destino do Hugo.

Além do mexicano, trouxemos também duas jovens promessas das bases alheias, seguindo nossa linha de investir em jovens. 

Contratado por 50 mil junto ao Boavista, Thomas Tobler, o “Diabo Loiro”, tem como destaques a finalização, a compostura, determinação e imprevisibilidade.

 

PSNBkj7tAnFUu_2nBIKnxrsbyhp02GHIjab4d9as

 

A escola de volantes do Nacional, que já conta com os ótimos Jokanovic, Wellington Luis e André Roxo, ganhou mais um bom nome, Gonçalo Ferreira, com destaque para seus ótimos atributos físicos. A princípio, quero treiná-lo para jogar como meia central. Foi uma negociação mais chata do que eu imaginava e acabou saindo por 180 mil.

 

U0dd5i5aYsD26_SjhU4Th6H5pZAiMSf_UqimxYj0

 

Outra boa notícia: renovei por dois anos (o máximo permitido) os contratos de praticamente todos os jogadores do atual elenco (incluindo La Gumina). Há alguns ainda em negociação, mas nada que preocupe.

A meta para a próxima temporada é realmente fazer contratações bem pontuais e aproveitar mais os “miúdos”. Dessa forma, construímos uma base sólida para a equipe principal - sem precisar trocar o elenco inteiro - e abrimos mais espaço para o desenvolvimento dos garotos.

 

s_vj3mGjhb8f704IL17Y2HW1pE5G_CHYMJP2WMWC

 

Abrimos a sequência com uma ótima vitória sobre o Acadêmica Coimbra, com direito a um golaço de Lucas Paquetá por cobertura. O adversário diminuiu quando estava 3 a 0, mas “Super Noblejas” fechou a conta com um belo gol de falta e acabou com qualquer chance de reação.

 

l69qNO1JCr6ylCh0b7JyFTYsby6Uq9bGlU84zHnq

 

Entramos mais cautelosos contra o Rio Ave, já que eles eram favoritos. Foi um jogo bastante equilibrado, em que nenhum dos dois times soube aproveitar as chances que teve. Já nos acréscimos tivemos um pênalti a nosso favor, mas Saponjic mandou a chance da vitória nas mãos do goleiro.

 

BmPEA1M0Pep7n6q9yprjysGlTn7PAouIZ1XJ799Z

 

Na rodada seguinte, o Chaves entrou todo encolhido, preferindo empatar do que levar uma pancada. Abrimos o placar em um gol contra; na volta do intervalo eles empataram, André Franco novamente nos colocou em vantagem, e achei que as coisas ficariam mais fáceis com a expulsão de Vitor Massala. Para minha surpresa, porém, nosso carrasco Dominik Wydra - que adora fazer gols no Nacional - empatou logo depois e o Chaves se enfiou todo em seu barril, conseguindo segurar o resultado até o apito final.

Foi um empate para se lamentar, já que uma vitória aqui poderia ter nos colocado na zona de classificação para a Liga dos Campeões.

 

Rpi3TUxyPxtCo0k87ju4ZbSuyuMPJgkX8X47rQPT

 

O próximo adversário era o Sporting em Lisboa. Seguramos bem os Leões até o final do jogo, mas eles marcaram duas vezes em três minutos e garantiram a vitória.

 

L4kDpxVBT2hWVw1sxuUEse8ctzB19IvvsYSiEtGp

 

Jogar contra o Belenenses no Estádio do Restelo sempre foi difícil, mas aos poucos estamos começando a não temê-los em casa. Fizemos uma partida bastante equilibrada, inclusive chutando mais a gol; e se a pontaria não estava das melhores, ganhamos na bola parada, com o menino Marco Dantas tocando para as redes após cobrança de escanteio.

Porém, perdemos Lucas Paquetá, que deve ficar cerca de 3-4 semanas machucado.

 

19bzLTorBf_YJC_RT2tbBmXv6eN32O2sEOjicQUF

 

Fechando essa sequência, pegamos um trem de Lisboa para o Porto e fomos enfrentar os Dragões. Ao contrário do que costuma acontecer, nós jogamos melhor do que eles, mas não conseguimos concretizar as oportunidades que tivemos. Já no final do primeiro tempo, a sorte sorriu para o time da casa com um pênalti que Romero não desperdiçou.

Continuamos jogando bem e André Franco empatou em uma cobrança de falta; já comemorava o empate quando, nos acréscimos, Afonso Sousa cobrou falta e Varela aceitou, decretando a vitória dos portuenses. Injusta, eu diria, mas nem sempre o futebol é justo. E a atuação do time me deixou orgulhoso.

 

LwqXwIKcxEtwO9NxV9Tlh5KP3aTA3yhhO1uifSIG

vyUNo-7ue83ihtjtplsIJI5Eok6fe_UFwrwp1pbt

 

Para variar um pouco, uma tabela de classificação um pouco mais detalhada. Conforme eu já previa, caímos duas posições e a briga pela última vaga na Liga Europa está bastante acirrada.

 

SFICk7knC6PL2nyr3svTQe7_rUsQwDWAqrY8VU0q

 

Como grande destaque, temos o segundo melhor ataque da competição; por outro lado, nossa defesa é de meio de tabela. É impressionante, parece que basta nos atacar para fazer gols. Se for cruzando a bola para área, então, é quase garantido. Já estou pensando em alguns caminhos para tentar melhorar/minimizar as dificuldades.

A próxima sequência já inicia o returno do campeonato, com direito ao clássico contra nosso arquirrival, e jogos contra Braga e Benfica fora de casa.

 

QNtdXJr4Ax9tgMP6jFPGLWo0FTdxH55aMIdLxfeZ

 

Diria eu que essa série de jogos vai definir nosso futuro na competição - se formos bem, temos tudo para chegar à Liga Europa. Se tropeçarmos demais, a vaga pode ficar seriamente ameaçada.

 

DFEoKCwkyI5Zf6ztM8LV6Q8omED0DMtMC25kd18e

 

Após passarmos pelo Santa Clara, enfrentamos nosso rival União da Madeira e vencemos sem grande dificuldade. Destaque para o gol marcado por eles - não fez a menor diferença, mas ajuda a entender porque parece tão fácil fazer gol na gente.

 

jp7jtbSbUedKRuS6WNt8sfkQZL2jbmgskEDUxWZr

 

O sorteio, porém, nos colocou diante do Sporting, com requintes de crueldade por enfrentá-los em Lisboa. Aí ficou difícil e, como previsto, demos adeus à competição.

 

TAndixD_BOnQb7RKUyYbOxe1jUt5249oSgTC8eFj

 

JSt62EJttKnkj7HmX_OTN2vMuPnkkeI5V_HEDB51

 

O primeiro jogo do grupo foi contra o Setúbal. Em um massacre comandado por La Gumina, vencemos sem dificuldade e assumimos a liderança do grupo logo de cara, porque o Porto empatou em 0 a 0 com o Tondela.

 

zno8hevOGXRETIurVzt950G3ScGDfpO0kcISwKt8

 

Agora bastava vencer o Tondela fora de casa e chegaríamos aos seis pontos, garantindo a classificação. Porém, eles são para o Nacional o que o São Bento é para o Tupi, (alô @marciof89!) e sempre complicam a nossa vida. Abrimos o placar com Jokanovic e seguimos comandando as ações, mas a “maldição do pé torto” atacou novamente e não conseguimos concretizar as oportunidades que criamos. Melhor para o adversário, que fez dois gols, virou o jogo e decretou uma derrota bastante dolorida.

Como eu odeio o Tondela.

 

0Oag4m3sh3WlqF24QcGjSeLUZxZ5frbVw3nYcJbC

 

O Porto e o Setúbal empataram em 0 a 0, e o grupo ficou embolado - Nacional e Tondela com 3 pontos, Porto com 2 e o Setúbal com 1. Para nos classificarmos, precisávamos derrotar os Dragões e torcer contra o "São Bento português". Achei bastante improvável, até porque jogariamos contra os portuenses na casa deles. E fiquei pensando: “Se ao menos fosse na Ilha da Madeira…”

E assim entramos em campo na última rodada. Eu estava tão sem esperança que decidi não esquentar muito a cabeça - mandei o time a campo com mentalidade mais baixa e pronto, tentando não ser goleado e me despedir de forma honrosa da competição. Achei que nem isso ia conseguir quando Armando Carra abriu o placar para o Porto antes dos 20 do primeiro tempo.

Seguindo o protocolo, aumentei um pouco a mentalidade mas não adiantou, o time da casa continuava pressionando e jogando melhor. Já em cima do intervalo, porém, André Franco cobrou falta e empatou o jogo.

No intervalo tratei de elogiar a equipe e incentivá-los, afinal estavam jogando bem. Saiu melhor que a encomenda: aos 7 minutos, La Gumina marcou o gol da virada.

Baixei novamente a mentalidade para Defensiva, para segurar o jogo, e coloquei a instrução “Manter a Posse de Bola”, tentando fazer com que o Nacional controlasse a partida.

A partir daí o que vimos foi uma espécie de “tiquitaca madeirense”, com nossa equipe tocando a bola devagar, de pé em pé. O movimento pareceu surpreender o Porto, cujos jogadores corriam igual barata tonta atrás da bola; fomos assim envolvendo lentamente os Dragões. De toque em toque, o “miúdo” Ricardo Lima e Saponjic (devidamente apelidado de “Sapomito”) marcaram mais dois gols para fechar uma goleada absolutamente fantástica.

 

_qVSahUnOh-Rihp-2krlhnWXvjFSnnm2cFU1BBn_

 

Como o Tondela perdeu para o Setúbal, nos classificamos para as semifinais pela primeira vez em seis temporadas.

 

ho9-cvlRvmdJGnrxdvxwqDDbIYZncktk4-qERahO

 

O sorteio não foi o mais favorável, mas também não foi o pior, porque entendo que o Sporting hoje é mais forte que os Encarnados. E se enfrentássemos o Aves pegaríamos um dos grandes na final; da forma como foi, há chance de que isso não aconteça.

Detalhe: na Taça da Liga, a semifinal e a final são disputadas em campo neutro. Nessa temporada, o local escolhido foi o Estádio do Algarve, no sul de Portugal (alô, @Bigode.!)

 

5j1wrScudC_fADryDf1yMbeD4qKrgBbsywHCcHT2

 

Ou seja, jogando o melhor que jogamos nessa temporada, temos totais condições de avançar e chegar à grande decisão. Então, que venha o Benfica!

 

EXtGbPXfe9di8KLN_fkk7oK95sT5XcHS8R-4d2uq

Spoiler

@ggpofm e @André Honorato, não esqueci dos prints de vocês. Eu tirei as screens e subi para a nuvem, mas não apareceram aqui, não sei o que houve. Vou tirar novamente e posto assim que possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dor ver um jogador perder pênalti aos 90+2 de jogo empatado. É pra matar.

Apesar dos pontos perdidos ali, a campanha está dentro do normal. Teve jogos difíceis, então era de se esperar que não somasse tantos pontos assim. Como tu mesmo disse, o próximo período vai ser importante para ficar nessa briga.

Achei bem interessante que o time venceu o Porto usando uma tática defensiva na segunda parte. Já chegou a utilizar essa mesma mentalidade em outros momentos? Se sim, acha que foi uma questão mais desse jogo ou o time realmente consegue dominar bem a situação com ela?

Boa sorte para o jogo com o Benfica. Que venha a final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que jogaço esse contra o Porto na Taça. Sensacional, goleada pra relembrar por um bom tempo. Inclusive, vejo chances reais do Nacional faturar essa taça.

No campeonato, essa atualização foi meio meh. 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas... a queda era natural, acredito que o Nacional hoje pode render mais, e o esperado é que esse mexicano contratado consiga corresponder em breve. Aliás, uma pena que Hugo Borges não tenha rendido o que ele poderia, mas ainda bem que foi rigoroso e mandou o garoto pastar.

Agora é ver como vai ser o desenrolar disso tudo ai. Os próximos jogos pela liga serão cruciais para ver pelo que o Nacional luta esta temporada. Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você fez as contratações no início da temporada, eu lhe perguntei se estava confiante para um desempenho melhor, mas agora no início do topo, você disse que a equipe está jogando acima de suas expectativas. O que mudou na sua percepção da equipe?

Como andam o Paquetá e o Adrian? Que avaliação você faz deles até aqui? Tá aí outra imagem que você poderia colocar pelo menos no meio da temporada: uma com as estatísticas do jogadores do elenco. Fica a sugestão.?

Grande classificação na Taça da Liga. O Porto jogou com os titulares? Vai ser dureza a semi, mas quem sabe o Nacional não surpreende e conquista o título sob seu comando. Seria ótimo para dar moral à equipe e aumentar alguns pontos na reputação do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes resultados e essa goleada em cima do Porto o qualifica para passar fácil pelos encarnados. Que venha o Benfica.

 

 

QB7eCTW.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Danut disse:

Que dor ver um jogador perder pênalti aos 90+2 de jogo empatado. É pra matar.

Apesar dos pontos perdidos ali, a campanha está dentro do normal. Teve jogos difíceis, então era de se esperar que não somasse tantos pontos assim. Como tu mesmo disse, o próximo período vai ser importante para ficar nessa briga.

Achei bem interessante que o time venceu o Porto usando uma tática defensiva na segunda parte. Já chegou a utilizar essa mesma mentalidade em outros momentos? Se sim, acha que foi uma questão mais desse jogo ou o time realmente consegue dominar bem a situação com ela?

Boa sorte para o jogo com o Benfica. Que venha a final!

Rapaz, eu só não fiquei mais puto com o Sapomito porque ele tem crédito e porque era um jogo difícil fora, o empate não foi um resultado ruim. Não dá pra perder um pênalti assim, estamos brigando na parte alta e isso pode significar uma vaga na Europa, podia ser uma gordura para jogos mais difíceis, etc. Vamos ver se a equipe consegue se concentrar um pouco mais na próxima sequência para arrancarmos de vez rumo à competição continental.

Então, assim como você, eu também fiquei muito impressionado com o tiquitaca contra o Porto. Já usei mentalidade Defensiva antes (naquela temporada que fomos à Liga Europa), mas nunca tinha funcionado tão bem assim. Eu suspeito que seja porque, da outra vez, eu enchi o time de instruções de equipe e acabou virando um jogo de "posse pela posse", ou seja,  girando a bola de forma tão lenta que é fácil o adversário se recompor. Eu achava que isso era o ritmo dessa mentalidade, mas agora fiquei em dúvida. E aí o dedo coça pra testar o time assim, porque eu adoro futebol de posse de bola. Sendo bem sincero, estou bem inclinado a experimentar pra valer e ver se a equipe se adapta a jogar sempre dessa maneira.

E que venha a final da Taça da Liga. Vamos com tudo para cima do Benfica! Obrigado!

13 horas atrás, marciof89 disse:

Que jogaço esse contra o Porto na Taça. Sensacional, goleada pra relembrar por um bom tempo. Inclusive, vejo chances reais do Nacional faturar essa taça.

No campeonato, essa atualização foi meio meh. 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas... a queda era natural, acredito que o Nacional hoje pode render mais, e o esperado é que esse mexicano contratado consiga corresponder em breve. Aliás, uma pena que Hugo Borges não tenha rendido o que ele poderia, mas ainda bem que foi rigoroso e mandou o garoto pastar.

Agora é ver como vai ser o desenrolar disso tudo ai. Os próximos jogos pela liga serão cruciais para ver pelo que o Nacional luta esta temporada. Boa sorte na sequência!

Foi inesquecível mesmo, principalmente pela maneira como o time reagiu no segundo tempo. O poder das palestras no intervalo é mesmo fantástico, animou a equipe e as escolhas táticas foram certinhas. Agora é seguir brigando pelo nosso primeiro troféu.

Sobre o ataque, precisei ser rigoroso mesmo, não dá pro cara ficar perdendo gols a esmo. É um campeonato difícil, cheio de rivais retrancados, então não é sempre que uma chance aparece. Aí o cara vai e chuta pra fora? Não dá. E se fizer isso numa semifinal ou final de campeonato, como fica? O mexicano que se enquadre, senão ele vai ser o próximo.

Vamos com tudo em busca da vaga na Europa e do título. Obrigado Marcio!

3 horas atrás, ggpofm disse:

Quando você fez as contratações no início da temporada, eu lhe perguntei se estava confiante para um desempenho melhor, mas agora no início do topo, você disse que a equipe está jogando acima de suas expectativas. O que mudou na sua percepção da equipe?

Como andam o Paquetá e o Adrian? Que avaliação você faz deles até aqui? Tá aí outra imagem que você poderia colocar pelo menos no meio da temporada: uma com as estatísticas do jogadores do elenco. Fica a sugestão.?

Grande classificação na Taça da Liga. O Porto jogou com os titulares? Vai ser dureza a semi, mas quem sabe o Nacional não surpreende e conquista o título sob seu comando. Seria ótimo para dar moral à equipe e aumentar alguns pontos na reputação do clube.

Então, minha expectativa era ficar ali pelo sexto, quinto lugar, e quem sabe beliscar um quarto. Mas o que aconteceu foi melhor que isso - passamos metade do campeonato em terceiro e demos uma caída em uma sequência um pouco mais difícil, tendo todas as condições de subir novamente. Olhando a tabela de classificação, hoje fazemos uma campanha similar às do Braga e do Rio Ave, e eu esperava algo mais entre o Desportivo Aves e o Moreirense. E essa expectativa vinha muito em função do encaixe do elenco: achei que fosse demorar mais pra acontecer, mas basicamente nas duas primeiras rodadas já vi a equipe bem entrosada. 

Não sei se o fato do time jogar a pré-temporada inteira praticamente junto influenciou nisso - suspeito que sim, porque por exemplo o La Gumina demorou um pouco mais pra render, e ele foi o único que não disputou os amistosos. Acho também que o fato de insistir na mesma formação, usar poucas instruções e treinar mentalidades diferentes (usando os três slots de tática) também ajudou. Ao contrário de temporadas anteriores, hoje se precisar mudar ou usar uma alternativa eu consigo fazer isso de forma menos brusca, exigindo menos adaptação dos jogadores, e isso certamente influencia no desempenho final. Era algo que eu já vinha com vontade de testar e deu muito certo.

Obrigado pela sugestão, eu sempre esqueço da tela de estatísticas, vou procurar trazer na próxima atualização. ?

Também preciso checar se o Porto usou os titulares, eu tava tão desanimado com essa partida que nem reparei. Eu quero muito esse título, seria muito importante no processo de crescimento do clube e do técnico.

Obrigado Gilson!

51 minutos atrás, LC disse:

Excelentes resultados e essa goleada em cima do Porto o qualifica para passar fácil pelos encarnados. Que venha o Benfica.

QB7eCTW.gif

Vamos com tudo para cima dos Encarnados, já vencemos eles uma vez essa temporada e temos totais condições de fazer de novo. Que venha o Benfica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Nathy Bastos disse:

Boa Tsuru!

Valeu Nathy!

Gostaria de agradecer ao @ggpofm, @Henrique M., @marciof89, @Leonardo Moreno e @Danut pelas sugestões recebidas no Oficina Profissão Manager. É sempre muito legal receber o feedback de como anda o save e saber como podemos melhorar. Valeu gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta indo bem na Liga, apesar de dar uma certa oscilada. Creio que o ataque vem sendo o ponte forte, já a defesa... Mesmo com o ataque sendo bom, é curioso essa sina dos atacantes, você vendeu o Borges, contratou um mexicano e ambos não corresponderam. No Fm 17 os atacantes perdem muito gol, mesmo sendo muito bons. Mas essa quinta posição é boa, só está atrás do quarteto de ferro(não sei você, mas acho o Braga um grande de Portugal). Uma vaga na Europa League é possível e deve ser possível, mesmo sendo numa fase preliminar. Vamos ver o que acontecerá com a equipe nos próximos jogos, eles podem definir o futuro da time na competição. Será que o clube vai continuar bem e conseguir um vaga numa competição continental ou vai pipocar e chupar dedo no meio de tabela?

E esse jogo contra o Porto pela taça é pra entrar pra história e pra colocar na galeria de honra do save. Creio que é um dos melhores momentos do mesmo. Ganhar de goleada um dos maiores clubes portugueses do mundo, que já foi campeão europeu, só por essa façanha acho que você pode acreditar em algo parecido contra o Benfica, mas claro, ficando de olho nos jogadores principais deles.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema de ataque parece uma sina que você enfrenta, por outro lado vejo que a defesa parece estar te dando mais dor de cabeça do que o ataque. Usar jogadores da base parece ser uma boa, pois há muito potencial nos jogadores que você apresentou. Que grande campanha na Taça da Liga, esse jogo contra o Porto por exemplo foi uma amostra de um trabalho que tá no caminho certo. Você parece estar a poucos ajustes ou contratações que faça a equipe se firmar no nível dos grandes do futebol Português. E como disse, a base pode te ajudar bastante nesse crescimento. Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É para se observar a postura da equipe atuando com a mentalidade Defender, mais outros ajustes finos, já que muitas vezes são essas correções fortuitas que acabam mudando a história do time na temporada. Estava achando você muito pessimista na penúltima atualização, mesmo com o clube entre os 5 melhores, isso após uma enorme reformulação de elenco e porque não de mentalidade, já que ao longo dessas seis temporadas você testou diversas alternativas. 

Foi excelente contra o Porto e agora chega perto da chance de conquistar uma taça. Ainda é muito difícil porque tem o Benfica pela frente, mas se conseguir acredito que possa ser um divisor de águas para o save.

Siga em frente com essa excelente história. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2018 at 12:02, MitoMitológico disse:

Esta indo bem na Liga, apesar de dar uma certa oscilada. Creio que o ataque vem sendo o ponte forte, já a defesa... Mesmo com o ataque sendo bom, é curioso essa sina dos atacantes, você vendeu o Borges, contratou um mexicano e ambos não corresponderam. No Fm 17 os atacantes perdem muito gol, mesmo sendo muito bons. Mas essa quinta posição é boa, só está atrás do quarteto de ferro(não sei você, mas acho o Braga um grande de Portugal). Uma vaga na Europa League é possível e deve ser possível, mesmo sendo numa fase preliminar. Vamos ver o que acontecerá com a equipe nos próximos jogos, eles podem definir o futuro da time na competição. Será que o clube vai continuar bem e conseguir um vaga numa competição continental ou vai pipocar e chupar dedo no meio de tabela?

E esse jogo contra o Porto pela taça é pra entrar pra história e pra colocar na galeria de honra do save. Creio que é um dos melhores momentos do mesmo. Ganhar de goleada um dos maiores clubes portugueses do mundo, que já foi campeão europeu, só por essa façanha acho que você pode acreditar em algo parecido contra o Benfica, mas claro, ficando de olho nos jogadores principais deles.

Boa sorte!

E como perdem gol! Parece que não adianta nada a gente buscar pelos atributos, tem horas que me arrependo de ter mandado embora o Luis Peralta. O sujeito era fraco de atributo mas fazia muito gol.

Eu espero que a gente consiga manter a pegada, talvez até subindo um pouco. Terminar no meio da tabela de novo seria muito desanimador, teria gosto de temporada perdida. 

Sobre a goleada contra o Porto, você tem toda razão, tem horas que a gente até esquece quem é o adversário. E o mais legal é que não foi a primeira vez, há duas temporadas atrás despachamos eles pela Taça de Portugal e pelo mesmo placar. Eu espero que daqui por diante seja sempre assim ?

E o Benfica não está tão forte quanto o Sporting e o Porto, a gente tem todas as condições de passar por eles.

Obrigado Mito!

Em 27/05/2018 at 14:49, Vannces disse:

Esse problema de ataque parece uma sina que você enfrenta, por outro lado vejo que a defesa parece estar te dando mais dor de cabeça do que o ataque. Usar jogadores da base parece ser uma boa, pois há muito potencial nos jogadores que você apresentou. Que grande campanha na Taça da Liga, esse jogo contra o Porto por exemplo foi uma amostra de um trabalho que tá no caminho certo. Você parece estar a poucos ajustes ou contratações que faça a equipe se firmar no nível dos grandes do futebol Português. E como disse, a base pode te ajudar bastante nesse crescimento. Bom trabalho na sequência.

Incrível né cara? Por mais que eu me esforce pra contratar, pra formar atacantes, eles cismam de perder gols. Tem horas que é como o Mito comentou, acho que é coisa do jogo mesmo. Menos quando La Gumina resolve aprontar hehe

Assim como você, tenho a sensação que estamos no caminho certo, pelo encaixe do time, pela base e por todo o trabalho, e sei que os resultados virão. A principal meta agora é ultrapassar o Braga como o quarto time português, algo que nem vejo como tão distante assim.

Obrigado Vannces!

23 horas atrás, vinny_dp disse:

É para se observar a postura da equipe atuando com a mentalidade Defender, mais outros ajustes finos, já que muitas vezes são essas correções fortuitas que acabam mudando a história do time na temporada. Estava achando você muito pessimista na penúltima atualização, mesmo com o clube entre os 5 melhores, isso após uma enorme reformulação de elenco e porque não de mentalidade, já que ao longo dessas seis temporadas você testou diversas alternativas. 

Foi excelente contra o Porto e agora chega perto da chance de conquistar uma taça. Ainda é muito difícil porque tem o Benfica pela frente, mas se conseguir acredito que possa ser um divisor de águas para o save.

Siga em frente com essa excelente história. 

Boa sorte.

É complicado cara...quando a gente ganha mas sente o time oscilar, e ao mesmo tempo acha que ajustou tudo o que podia, fica difícil. Dá a sensação que a qualquer momento vamos começar a perder e aí não vai ter como corrigir mais, como aliás já aconteceu nesse save mesmo.

Vamos em busca do nosso primeiro título para coroar todo o trabalho que tem sido feito.

Obrigado Vinny!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Honorato, conforme pedido, segue a imagem do status atual do Nacional:

IFJmarjw0Do1Ay67P6gVoYUTFSDUktJWbkr6AkZz

E essa era a imagem no início do save:

vPni8an.png&key=58d8af6bca8a0362ce5ea2e6

A reputação cresceu cerca de meia estrela, assim como o preço médio do bilhete e os detentores de bilhete de época também aumentaram. Infelizmente, devido ao deficitário futebol português, o Nacional continua sem receita suficiente para cobrir as despesas, o que fez com que o valor do clube diminuísse cerca de 20 milhões em seis anos.

Esse aumento de reputação nos tornou o "quinto clube português", empatados com o Braga em termos de reputação mas ainda abaixo deles, até pelos títulos já conquistados e pela participação em competições europeias.

o901zeQTOLABtAoftJ1mw7OLbKGsFYwzznm06C49

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ggpofm, segue abaixo a imagem do nosso elenco - o print é de antes da saída do Hugo Borges e da chegada do Zaldivar, que é mexicano:

C1mGXs2gI308BM4yVbWYM40bZ7pQm2dsqIhVE8Tn

Dos jogadores que estão hoje no clube, cinco são cria da nossa base - Marco Silveira, Luka Jokanovic, André Roxo, David Garcês e Marco Dantas. 

Até era para serem mais, mas ao longo dos anos alguns "miúdos" foram pedindo para sair, por preferirem jogar em ligas maiores - de cabeça posso citar David Gonçalo, negociado com o Liverpool. E houve outros que eu até queria emplacar no time principal, mas se mostraram muito "verdes" ao serem testados em amistosos, e por isso emprestei para que pudessem ganhar experiência.

Nossa base em si não é a mais espetacular na produção de talentos, e por isso tenho usado com sucesso a estratégia de contratar meninos de equipes menores. O Nacional funciona como um entreposto, preparando esses garotos antes de irem atuar em equipes que disputam competições continentais. Nessa peneira, um ou outro acaba ficando conosco, e o saldo final é positivo para todos os envolvidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...