Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos estilo Mundo Aberto/Survival/Crafting


Douglas.

Posts Recomendados

Acho que desde que o Minecraft chegou ao mainstream aparecem cada vez mais jogos desse tipo. Mas só recentemente alguns me empolgaram o suficiente pra experimentar. Agora o problema é decidir o que vale mesmo à pena (até porque muitos chegam em Early Access).

Queria que o pessoal aí que tem conhecimento de algum que se encaixe nessas categorias discuta aqui os prós e contras pra que não tenhamos sempre que nos aventurar sozinhos e de repente perder horas com um jogo que não vale esse gasto.

 

 

 

O primeiro que eu peguei foi The Forest porque me atraiu a idéia do jogo incluir a tag Horror. Isso foi no ano passado, então já houveram vários updates desde então.

O jogo cumpre o que promete. Achei bem difícil porque a curva de aprendizado pode ser intuitiva pra quem está acostumado com o gênero mas fui obrigado a ver vídeos antes de conseguir fazer coisas básicas. Construir sua cabana (necessária pra salvar o jogo) é fácil mas se proteger e buscar recursos pode ficar complicado muito rápido. Tentei jogar por algum tempo mas sempre acabava morrendo de um jeito ou de outro.

Está em Early Access e parece que ainda estão adicionando componentes, então podem ter melhorado também o sistema de ajuda e mensagens.

 

Depois peguei Planet Explorers, tanto por causa do tema (Sci-Fi) quanto por ter um modo single player com uma história. Também foi no ano passado, acho que na época que entraram na Steam.

No começo o modo história ainda não estava completo, então foi um pouco frustrante chegar a 99% e não ter ainda o final. Mas logo depois completaram. O jogo usa Voxel, então tem um realismo diferente já que você pode alterar o ambiente e a alteração persiste. Torna a mineração complicada já que temos que planejar o caminho pra podermos sair do buraco mas é rápido pra se acostumar, apesar de chato no início quando suas ferramentas são muito lentas. O sistema de scannear a região procurando por minerais específicos também é interessante. E eu não usei muito mas ele dá a opção de criar os próprios objetos - e te obriga a usá-la em alguns momentos mas por outro lado também dá a opção de baixar os arquivos de objetos criados por outras pessoas.

Foi o que eu mais joguei até hoje e acho que o mais próximo de estar finalizado - já saiu do Early Access há tempos.

 

Comecei a procurar mais jogos do gênero porque o Planet Explorers estava caro na época e um bem recomendado era o Subnautica.

É bem distinto por se passar primariamente debaixo d'água. Muito bonito à primeira vista. Tem uma curva de aprendizado razoável (ou vai ver que eu já estava me acostumando com o gênero) mas um nível de dificuldade mais próximo do The Forest. Você começa com uma base segura mas tem que se virar rápido pra aprender a conseguir água e comida, e a busca diária por ambos te faz perder alguns dias pra conseguir um estoque seguro pra poder explorar outras coisas e começar a construir de verdade.

Ainda está em Early Access e parece já ter mudado bastante desde que eu joguei.

 

Atualmente achei e estou gostando do Osiris: New Dawn, que é parecido com Planet Explorers e No Man's Sky (que cheguei a instalar mas nem posso mencionar porque não devo ter gasto nem uma hora na época) por causa do gênero mas com o tempo vai se mostrando algo completamente distinto.

É quase tão bonito quanto Subnautica - apesar da paisagem do "planeta" ser propositalmente feia já que se trata de uma lua que é quase um deserto. Similarmente, você começa o jogo relativamente seguro quanto à base, alimentos e armas mas o consumo é mais lento, então você pode passar alguns dias até precisar de água. Em compensação, o processo é mais complicado já que você tem que literalmente fazer água misturando Hidrogênio e Oxigênio. Também usa Skill Tree pra habilitar construções mais avançadas.

Não sei quem começou mas o pessoal brinca que é uma mistura de The Martian, Dune (que eu nunca vi =/) e filmes de terror tipo Tremors. Só sei que parece ser recorrente no gênero que jogar à noite é pedir pra levar susto, e talvez morrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu joguei por um bom tempo o Ark Survival Evolved, que é sobrevivência com dinossauros. Teve um bom hype, mas era muito mal otimizado, e parecia que a cada nova atualização o jogo piorava. Focaram em acrescentar muitas coisas e esqueceram de aperfeiçoar as que já existiam.

Consegui me divertir por um bom tempo, mas no final acabei desistindo pelos motivos citados acima, e também por causa dos jogadores online, que eram chatos demais, dominavam uma parte do mapa e destruíam até um player que estava construindo sozinho, o que significava quase um dia perdido jogando. E se fosse entrar em uma tribo, os caras queriam que tu jogasse todos dias e fizesse uns farms insanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, bstrelow disse:

Eu joguei por um bom tempo o Ark Survival Evolved, que é sobrevivência com dinossauros. Teve um bom hype, mas era muito mal otimizado, e parecia que a cada nova atualização o jogo piorava. Focaram em acrescentar muitas coisas e esqueceram de aperfeiçoar as que já existiam.

Consegui me divertir por um bom tempo, mas no final acabei desistindo pelos motivos citados acima, e também por causa dos jogadores online, que eram chatos demais, dominavam uma parte do mapa e destruíam até um player que estava construindo sozinho, o que significava quase um dia perdido jogando. E se fosse entrar em uma tribo, os caras queriam que tu jogasse todos dias e fizesse uns farms insanos.

Esse eu só cheguei a ler sobre. Lembro das reclamações sobre o jogo mas ter uma comunidade assim realmente prejudica ainda mais.

Isso da otimização, fala de queda de desempenho? Lembro que o Planet Explorers tinha muito no começo, coisa de dar uma "congeladinha" a cada 30s. Depois corrigiram.

Eu tenho certo receio é justamente de pagar 30 e poucos num jogo que depois não vai ser desenvolvido num ritmo aceitável.

 

Uma coisa diferente que vi nesse Osiris é que têm tanto servidores PvP quanto PvE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas. não sei explicar muito bem, mas era quase impossível jogar com os gráficos no máximo, mesmo tendo um PC ultra foda. E não eram travadas esporádicas, o negócio era punk, de travar sempre. Eu por exemplo, sempre joguei com os gráficos no baixo, e bem no finalzinho, joguei com algumas coisas no médio, mas travando bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Subnautica eu curti bastante, é realmente muito bonito e dá um sentimento de imersão muito grande. The Forest está na minha lista há tempos e provavelmente ficará lá eternamente, junto com The Long Dark. 

Aparentemente esses três são bem parecidos, só muda a ambientação/tema de cada um. 

Na pegada syfy tem Astroneer, outro que vale muito a pena. Virou senso comum que ele é tudo que No Man Sky não foi (e que deveria ter sido) então daí já tem uma ideia. 

Agora o mais divertido e famosinho é o Don't Starve Together. Embora tenha uma versão single player, mim ele foi feito para juntar a galera e se divertir horas a fio. Os primeiros invernos e verões são inesquecíveis hahahaha.

Os outros que você citou não conheço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Temujin disse:

Subnautica eu curti bastante, é realmente muito bonito e dá um sentimento de imersão muito grande. The Forest está na minha lista há tempos e provavelmente ficará lá eternamente, junto com The Long Dark. 

Aparentemente esses três são bem parecidos, só muda a ambientação/tema de cada um. 

Na pegada syfy tem Astroneer, outro que vale muito a pena. Virou senso comum que ele é tudo que No Man Sky não foi (e que deveria ter sido) então daí já tem uma ideia. 

Agora o mais divertido e famosinho é o Don't Starve Together. Embora tenha uma versão single player, mim ele foi feito para juntar a galera e se divertir horas a fio. Os primeiros invernos e verões são inesquecíveis hahahaha.

Os outros que você citou não conheço. 

Meu único problema com Subnautica é o que me faz ter certo receio da maioria dos jogos do gênero: é muito fácil ficar sem um propósito depois que você garante o básico. Talvez seja por isso que é mais divertido jogar multiplayer, porque aí vocês traçam objetivos maiores e não ficam frustrados pra alcançá-los porque geralmente vai ser possível.

The Forest parece estar bem mais completo mas acho que também esbarro mais no problema dos objetivos, apesar que se manter vivo ali é um objetivo sempre pertinente. hahaha

Os outros eu não conheço mas é bom já ter uma lista de indicações caso queira tentar outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confiram NeoScavenger e Survivalist (graficamente pobres e difíceis) e The Long Dark, mais a ver com o post inicial do tópico e muito, mas muito difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...