Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nous sommes corses


#Vini

Posts Recomendados

2KDQU.png&key=2189ceeb07d994dbec5900893e

TEMPORADA 2030-31 - O fim de uma era

Finanças e Mercado de Transferências

Antes de entrar no relato sobre a primeira parte da temporada 2030-31, gostaria de falar sobre nosso momento financeiro e nosso mercado de transferências, que foi bastante impactante.

O Sumário Comercial do final da temporada 2029-30 mostrou uma evolução interessante, que foi em relação aos patrocínios. Sempre bati na tecla de que o clube precisava de mais fontes de receita para não depender apenas de premiações ou cotas de TV. E a evolução no montante recebido dos patrocinadores é bem interessante, ficando na casa dos €70mi e esperamos que esse valor continue aumentando para que o clube seja bastante sustentável sem depender unicamente do desempenho nas competições que disputa. Um fator que ajuda na entrada de mais valores nessa linha é a evolução da Ligue 1 como um todo, sendo a terceira melhor competição do continente.

Sumario-Comlbd3d1ebac3389d47.png

Apesar de tudo isso, houve perdas financeiras. A intensa movimentação de jogadores, aliada ao pagamento de salários e outras bonificações trouxeram perdas no fechamento do balanço do clube. Mas é algo que não me preocupa no momento, porque é fruto de uma mudança em nossa política que lá na frente pode fazer com que o clube gaste menos com salários.

Mesmo com as perdas, somos o 13º clube mais rico do mundo, estando a pouca distância do Borussia Dortmund. Já bati na tecla que quero o estádio para alavancar ainda mais nossas fontes de receita e para isso resolvi prescindir de alguns jogadores para ir fazendo caixa e garantir que no futuro nosso pedido não seja bloqueado por falta de verbas.

Para isso, fizemos vendas que são bastante relevantes para o clube, tanto para o bem quanto para o mal. O primeiro a sair foi Jarry, que no tempo que esteve lesionado foi bem substituído pelos outros centroavantes, o que me fez aceitar uma boa proposta do Tottenham por ele.

A outra saída grande foi de Richard-Guitton, que há algum tempo passava por muitos questionamentos e acertou sua ida ao Borussia Dortmund, que em contrapartida nos cedeu Etou, meia francês que estava muito em baixa e foi meu comandado quando treinei a seleção olímpica.

Outras saídas foram de jovens jogadores que não se desenvolveram tão bem ou não estavam conseguindo muitos minutos de jogo. Dessa forma, conseguimos arrecadar quase €13 mi com essas vendas.

No entanto, o impacto veio mesmo ao final da janela, quando o Real Madrid chegou e fez uma oferta por Vaugeois. Jogamos duro e conseguimos 60 mi a curto prazo e, somando os variáveis, a negociação pode chegar a €83mi, o que é muito bom se considerarmos que paguei €35 mi por ele.

Nas entradas, como já citei, Etou chegou para recuperar sua carreira e terá a companhia de diversos jovens dos mais variados países. Danilo e Marcus Vinícius vem do Brasil, enquanto que Fraas e Olszewksi, vem da Áustria e Polônia, respectivamente. Temos aqui três meias que podem fazer funções defensivas e ofensivas, além de jogar na zaga.

Outro meia ofensivo é Martínez, vindo do Toulouse. O espanhol estava disponível por um valor baixo e resolvi apostar nele, até porque os outros jogadores mencionados acima vem para serem desenvolvidos e jogarem na equipe principal aos poucos.

E por fim, Royer. O arqueiro francês estava insatisfeito no Real e quando fizemos uma investida ele não pensou duas vezes e, após algumas negociações arrastadas, juntou-se a nós para ser o titular da meta corsa.

Transferenciased6a02f2a97cd7d3.png

E assim ficou o elenco para a temporada. Não é mais totalmente francês, mas uma boa parte dos jogadores é de lá, com muitos jovens valores prontos para mostrar seu potencial. Pode ser um problema ter uma média tão baixa de idade no elenco, mas é preciso quebrar essa barreira para desenvolver esses garotos para nosso próprio bem.

Elenco7e1575a6f6ebc63e.png

 

 

Os jogos

Iniciamos a temporada com a disputa do Trophée des Champions contra o PSG em uma partida onde iniciamos em um 4-1-4-1, mantendo a mesma forma no meio-campo (dois extremos apoiando, um CJA atacando e um MRB apoiando). Tudo isso apoiando por dois alas atacando e Saidi como AC apoiando.

No entanto, a mudança foi muito brusca e o time sentiu e, apesar de travar bem o time parisiense, não conseguiu criar muito e o empate foi o resultado da partida. Nos pênaltis, perdemos a taça por 4 a 1.

x-PSG-TdCb2d7b1a84892ddf7.png

Mantivemos o esquema para a disputa da Supercopa da UEFA contra o Leipzig e nesse jogo contamos com a boa pontaria de Vaugeois, que marcou duas vezes e fez a diferença em uma partida ruim de nossa parte. Novamente fomos aos pênaltis e desta vez vencemos, por 3 a 2.

Após o título da Supercopa estreamos na Ligue 1 com o 4-1-4-1 e novamente fazíamos uma partida sofrível, até que recorri ao 3-4-3 no segundo tempo e resolvemos a parada com dois chutes de fora da área. Repetimos o expediente de jogar com um esquema em cada tempo contra o Toulouse e fomos um pouco melhores com o esquema novo, e vencemos por 2 a 1.

x-RBL.png

Na sequência, baldes de água fria contra Nice e Metz, especialmente contra este último, que controlou as ações e não permitiu que fizéssemos muito na partida. A derrota ligou muitos sinais de alerta, mas resolvi bancar o esquema.x-Metz.png

Nesse período saiu o nosso grupo na Champions League e ele é bem interessante, com o poderoso United e os emergentes Shakhtar e Leverkusen. Devemos passar com tranquilidade, restando a briga pelo primeiro lugar. Com o 4-1-4-1 estreiamos pela UCL e vencemos em nossa o Shakthar por 3 a 1 em uma ótima atuação coletiva, com várias oportunidades criadas que poderiam ter se transformado em outros gols. No fim o resultado ficou de bom tamanho pela atuação da equipe.

Quem pensou que esse seria o ponto de virada do time enganou-se. Depois dessa vitória ficamos 4 jogos sem vencer contra equipes totalmente acessíveis, com o Leverkusen incluso.

Com essa etapa e várias ajustes na tática resolvi dar um passo atrás. Estava querendo mudar bruscamente o esquema de uma equipe que havia perdido duas referências técnicas em uma janela só e que conta com vários jovens no elenco, o que pesa bastante na adaptação a um novo esquema. Dessa forma voltei ao 3-4-3, agora um pouco modificado com a saída de um atacante para entrar um MAC na função de meia ofensivo, prezando pela pressão em busca da posse da bola, rápidas tramas ofensivas e o apoio dos extremos.

Mudei apenas a configuração do ataque, que agora conta com um Ponta de Lança atacando e um atacante completo apoiando, saindo de cena o Jogador Alvo. No meio campo seguimos com extremos apoiando, um construtor de jogo e um recuperador de bolas, todos apoiando.

A zaga continua com dois defensores centrais defendendo e um limitado que tem a função de cobertura. Nas instruções mexo pouco, geralmente tirando ou acrescendo o “manter a posse de bola” ou o “desarme agressivo”. Com isso espero adaptar mais jovens à equipe principal, para aí sim fazer uma transição de esquema.

Com esse parêntese para explicar a alteração tática, voltamos aos jogos e em outubro vencemos o Troyes por 2 a 1 e o Bordeaux por 3 a 2, em partidas muito mais sólidas e confiáveis de nossa equipe.

Depois desses dois jogos, encaramos o Manchester United e os amassamos. Tivemos um caminhão de chances e marcamos apenas no início da segunda etapa. O cenário era ainda mais favorável e tentamos capitalizar em cima desse momento, porém os gols não vieram e sofremos o castigo: aos 88’ Mbappé foi lançado e com inteligência bateu rápido na saída do goleiro para empatar.

Quis o destino que tivéssemos mais uma chance, em uma penalidade cometida pelos ingleses já no apagar das luzes. Coly foi para a bola e perdeu, jogando mais dois pontos no lixo. Final 1 a 1.

Concluímos outubro vencendo nosso rival local, o Bastia - recém-promovido da Ligue 2, por 3 a 0 e contando com ótima atuação de Renoux, que marcou um de falta e outro em um chutaço de fora da área.

x-United-1e016e225efad1ce6.png

 

Jogos

Jogos04f87c38b4938e28.png

 

Ligue 1 e Champions League

Na Ligue 1 estamos em uma situação bem diferente, em quarto lugar e oito pontos distante do líder PSG, desta vez sem jogos por fazer nem nada. Os parisienses estão determinados a recuperar o título e estão simplesmente arrasadores, com 35 gols marcados e 4 sofridos em apenas DEZ jogos. Impressionante.

O Mônaco é vice-líder com a mesma consistência defensiva, mas sem o poder de fogo apresentado pelo time de Paris. Depois da dura perda do título no ano anterior, não sei se o time do Principado terá bala para seguir na briga contra a máquina do PSG.

Apresentamos números ofensivos bem modestos e uma média de quase um gol sofrido por jogo, além de sermos seguidos de perto por Auxerre e Troyes. Esta claro que este ano será muito difícil ficar na briga pelo título.

Ligue-15b364ed9a3cb373e.png

Estatísticas gerais e individuais

Na Champions League estamos em segundo com cinco pontos em três jogos, atrás do Manchester United, que possui sete pontos e um saldo de cinco gols, bem melhor que o nosso de dois. Os ucranianos do Shakthar estão em terceiro com três pontos, enquanto o Leverkusen segura a lanterna com apenas um ponto.

Será fundamental vencer o duelo em Old Trafford para ultrapassar o United e se desgarrar do Shakhtar rumo à segunda fase.

 

Equipe

Se os novos contratados ainda não estão plenamente adaptados é bom ver que os jogadores antigos estão tomando as rédeas, ainda que nosso desempenho seja errático. Barbato tem sido uma ótima fonte criativa na meia-direita, enquanto Dieudonne faz o mesmo no outro lado, sendo municiados por Renoux, que tem dado ritmo às partidas, além de se apresentar muito bem no ataque. 

Na defesa o destaque fica para Fall, que na ausência de Kamara - que lesionou-se gravemente e perderá metade desta temporada, vem dominando o setor com ótimas atuações, além de tranquilizar Adelaid e Hidalgo, seus parceiros mais recorrentes na zaga.

Desempenho36f9d1de8ca35d00.png

 

CURTINHAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Nous sommes corses - O fim de uma era (atualizado em 01/09)
  • Vice-Presidente

Os efeitos da nova política parecem estar sendo sentido na equipe nesse momento, mas se a temporada passada nos ensinou alguma coisa, o Ajaccio não deve ser dado como morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontramos uma situação diferente aqui, com o Ajaccio sofrendo um bocado na Ligue 1. Com o futebol apresentado, deve passar na UCL, mas acho que em segundo lugar. De qualquer forma, as mudanças foram muito interessantes. Vamos ver ai como a equipe se comporta durante a temporada. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2018 at 04:22, Henrique M. disse:

Os efeitos da nova política parecem estar sendo sentido na equipe nesse momento, mas se a temporada passada nos ensinou alguma coisa, o Ajaccio não deve ser dado como morto.

Sim, era o choque que desejava dar na equipe. Vamos ver como os jogadores irão se sair no decorrer da temporada, mas já trabalho com a possibilidade de uma irregularidade maior.

Valeu, Henrique.

Em 02/09/2018 at 12:13, marciof89 disse:

Encontramos uma situação diferente aqui, com o Ajaccio sofrendo um bocado na Ligue 1. Com o futebol apresentado, deve passar na UCL, mas acho que em segundo lugar. De qualquer forma, as mudanças foram muito interessantes. Vamos ver ai como a equipe se comporta durante a temporada. Boa sorte!

Sim, o que é excelente para que eu possa testar outras possibilidades. Talvez algumas coisas precisem ser analisadas com mais calma, até por causa do elenco que ficou um pouco mais jovem.

Espero que as mudanças surtam efeito no médio prazo.

Valeu, Marcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei um bom tempo sem acompanhar o seu save que já foi um dos meus preferidos. Bom que ele continua vivo.

A temporada que se encerrou foi excelente, principalmente após a derrota no Mundial de Clubes. A tríplice coroa foi conquistada muito mérito, principalmente porque sua equipe mostrou muita fibra nos momentos complicados, quando as coisas pareciam complicadas ou até perdidas e seus jogadores davam a volta por cima. Excelente.

Não gostei da "internacionalização" do elenco, mas entendo que depois de trabalhar tanto em um caminho se queira partir para outro para manter o fogo do save acesso. Mas o que me deixou triste mesmo foi a saído do Vagueois para o Real. Ele esteve impossível na temporada passada ou lado do Saidi.

Força na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, ggpofm disse:

Fiquei um bom tempo sem acompanhar o seu save que já foi um dos meus preferidos. Bom que ele continua vivo.

A temporada que se encerrou foi excelente, principalmente após a derrota no Mundial de Clubes. A tríplice coroa foi conquistada muito mérito, principalmente porque sua equipe mostrou muita fibra nos momentos complicados, quando as coisas pareciam complicadas ou até perdidas e seus jogadores davam a volta por cima. Excelente.

Não gostei da "internacionalização" do elenco, mas entendo que depois de trabalhar tanto em um caminho se queira partir para outro para manter o fogo do save acesso. Mas o que me deixou triste mesmo foi a saído do Vagueois para o Real. Ele esteve impossível na temporada passada ou lado do Saidi.

Força na continuação.

Oi Gilson, que bom que voltou. Ainda pretendo manter esse save por um bom tempo aqui, ainda mais agora que já estamos as portas do lançamento do FM 19.

O time assimilou muito bem a derrota no Mundial, entendeu que era o momento de dar a volta por cima e o fez de forma sensacional, ao meu ver. Digo isso porque nos meus saves essa foi uma das melhores temporadas que tive, sem dúvidas. E considero isso porque consegui bater os grandes da Europa com um desempenho bem consistente, algo que lembro que você comentava bastante. 

Eu confesso que queria manter por mais tempo a internacionalização. Mas esbarrei em um dilema: parar de contratar e deixar tudo para a base era um caminho muito abrupto, o que poderia levar a um encerramento precoce; contratar só jovens franceses seria uma tática um tanto predatória ao meu ver. Assim restou o meio termo: manter o elenco majoritariamente francês, mas acrescer jovens valores de outros países.

Essas estratégias estão sendo postas à prova um pouco na base de tentativa e erro, então pode ser que lá na frente eu entenda que valha a pena retornar com nacionalização ou algo mais suave, como um elenco francês com o acréscimo de jogadores africanos. 

O Vaugeois fez parte dessa ideia. Eu estava muito confortável com quatro jogadores de alto calibre no ataque e com idade para seguir por muitos anos. Então decidi mexer nos alicerces dessa construção de elenco para fazer surgir outros nomes. Considero essa temporada como uma reconstrução, talvez mudando bastante a percepção de Ajaccio que temos até então. 

Obrigado pelo comentário!

P.s.: Atualizei o histórico haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não estar comandando a Ligue 1 possa te dar gás a mais na continuação do save, até pelo problema de não fazer a equipe encaixar com as novas contratações.
É interessante ressaltar a mudança tática, onde o teu meio campo (do 3-4-3) está setado na função de apoio. O construtor de jogo da tua equipe é recuado ou avançado?

Você acaba criando carinho por alguns jogadores nesse tempo todo de save. Poderia falar sobre um/uns em especial, Vinny?

En avant, mon ami! ?

P.s.: O print de "Estatísticas gerais e individuais" é o da tabela da Ligue 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, P.S.Y. disse:

Acredito que não estar comandando a Ligue 1 possa te dar gás a mais na continuação do save, até pelo problema de não fazer a equipe encaixar com as novas contratações.
É interessante ressaltar a mudança tática, onde o teu meio campo (do 3-4-3) está setado na função de apoio. O construtor de jogo da tua equipe é recuado ou avançado?

Você acaba criando carinho por alguns jogadores nesse tempo todo de save. Poderia falar sobre um/uns em especial, Vinny?

En avant, mon ami! ?

P.s.: O print de "Estatísticas gerais e individuais" é o da tabela da Ligue 1

Sim, o encaixe da equipe será um desafio interessante para a sequência. Como temos jogadores muito jovens, acredito que os dois, três próximos anos serão um pouco mais difíceis.

Por outro lado, esse tempo fora da pressão pelo título francês pode ser útil para que eu teste mais opções para desenvolver essa molecada.

No esquema eu uso um construtor de jogo avançado, que funciona mantendo o padrão de jogo da equipe, controlando as ações e ajudando a distribuir o jogo. Ele é o cara que aciona bastante meus extremos ou os atacantes, que acabam aparecendo bem mais nas estatísticas ofensivas.

Sobre carinho com alguns jogadores, é fato. Ao longo do caminho eu tive vários jogadores assim, mas  acredito que aqueles que passaram mais tempo na nossa base são os que mais lembro: tais como Nguiamba, Oliseh e Cardi (que lamentei não ter tomado outra atitude).

Chaibi foi um nome interessante que jogou por aqui e em uma fase muito mais complicada. Mas acho que não tem como não citar Kamara e Vaugeois, que foram dois cara que, à sua maneira, mudaram o patamar do time. O primeiro jogou uma bola absurda desde que chegou e ajudou a melhorar o nível da defesa. Agora o segundo é daqueles que você tem no time e sabe que ele vai te garantir 20, 25 gols na temporada tranquilamente, sem contar que o cara joga bem de PL, AC e ainda quebra um galho como atacante sombra.

Allez, les corses!

P.s.: Valeu pelo aviso, vou trocar em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que temporsda avassaladora! Mais de 100 gols na temporada, recuperação e título da Ligue 1, além da copa e do Bi da Champions. Ajaccio o Rei da Europa!

Veremos como se sairá nessa reconstrução do grupo, saindo da sua zona de conforto. Será difícil, pois nesse início da nova temporada vimos um começo complicado na Ligue 1, com o PSG disparando na frente, e uma campanha mediana na primeira fase da Champions, correndo o risco de pegar uma equipe muito forte. Foi um início tão difícil que a tática nova não deu muito certo, e a equipe teve que voltar a tática antiga, mas com alguns ajustes.

Eu sonho com o Estádio novo do clube haha

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MitoMitológico disse:

Que temporsda avassaladora! Mais de 100 gols na temporada, recuperação e título da Ligue 1, além da copa e do Bi da Champions. Ajaccio o Rei da Europa!

Veremos como se sairá nessa reconstrução do grupo, saindo da sua zona de conforto. Será difícil, pois nesse início da nova temporada vimos um começo complicado na Ligue 1, com o PSG disparando na frente, e uma campanha mediana na primeira fase da Champions, correndo o risco de pegar uma equipe muito forte. Foi um início tão difícil que a tática nova não deu muito certo, e a equipe teve que voltar a tática antiga, mas com alguns ajustes.

Eu sonho com o Estádio novo do clube haha

Boa sorte!

Fala MM! Realmente tivemos uma temporada acima das expectativas e, o mais importante, conquistamos títulos ao final dela. 

Agora é outra etapa, sem dúvida. Vender os principais jogadores, apostar em jovens e tentar mudar o esquema tem seu preço e seremos cobrados no curto/médio prazo. Espero passar por esse momento para conseguir produzir jovens jogadores de topo. 

Eu também, mas pelo visto vai ser difícil de sair. 

Valeu cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2KDQU.png&key=2189ceeb07d994dbec5900893e

TEMPORADA 2030-31 - Em modo "Jekyll and Hyde"

Novembro-dezembro

Vimos que nosso início de temporada foi um tanto turbulento e agora seria fundamental encontrar o ritmo rapidamente para não perder o ano todo. Iniciamos o mês de novembro jogando contra o Angers, nosso antigo pesadelo, e vencemos por 2 a 0 em uma partida tranquila.

Na sequência encaramos o United no Teatro dos Sonhos em jogo que valia a liderança do grupo, algo fundamental para nossas pretensões na competição. E fomos avassaladores, com uma atuação para lavar a alma, principalmente porque as estatísticas não representaram o que foi o jogo, uma vez que fomos seguros e controlamos bem a partida. Aos 15’ Etou tirou três da jogada e deu um passe com açúcar e afeto para Saidi estufar o barbante, tirando o zero do marcador. Aos 29’ Barbato puxou o contra-ataque com uma arrancada de 30 metros, deu o passe para Saidi que devolveu a pelota para o nosso insinuante pontinha, que tirou os adversários para dançar e deu o passe na medida para Etou conferir. 2 a 0 Ajaccio.

Continuamos em bom ritmo e, na segunda etapa, consolidamos o placar. Zakuani roubou uma bola e meteu aquele passe que rasga a zaga, deixando Saidi sair nas costas de Vanvan para marcar o 3 a 0. Um minuto depois Barbato foi a linha de fundo e cruzou na medida para Gierke dar aquela triscada que tira o goleiro da jogada e fazer o 4 a 0. Os ingleses estavam atordoados, mas mesmo assim foram para cima e conseguiram o gol de honra aos 80’.

x-United.png

Depois da vitória maiúscula contra os Red Devils, empatamos com o Lille por 1 a 1 e vencemos o Nantes pela contagem mínima. Voltamos as atenções para a pré-temporada de luxo, batendo o Shakhtar por 3 a 1, em grande jogo de Saidi.

Pela Ligue 1 tivemos dois jogos, um empate contra o Saint-Etienne (1 a 1) em que pesou a falta de eficácia para matar a partida e outro empate contra o Mônaco no qual mostramos mais poder de reação para sair de um início tenebroso, com dois gols logo de cara, para um empate que poderia ter se tornado uma grande virada.

x-Monaco-L1b04bcbf31318389c.png

No meio desses jogos, fechamos nossa participação na UCL contra o Leverkusen e mostramos novamente nossa boa faceta na temporada, em uma goleada construída parcialmente nos primeiros minutos de jogo. Logo aos 5’ Barbato mostrou seu lado menos famoso - o de finalizador - e bateu firme para fazer 1 a 0. Nove minutos depois, o ponta marcou novamente, subindo mais que todo mundo no escanteio para marcar seu segundo gol, que foi seguido por uma tentativa de reação dos alemães dois minutos depois com Cássio. Quando as cortinas da primeira etapa iam baixando, Sané pegou uma bola na veia para acertar um balaço e fazer nosso terceiro gol.

Depois do intervalo baixamos o ritmo para poupar nossos jogadores, mas ainda assim criávamos chances e, aos 63’, Hidalgo subiu bem no segundo pau para fazer o 4 a 1. Fechamos a primeira fase com um ótimo resultado e a liderança consolidada.

x-Leverkusen.png

Na iminência de mais um natal em terras francesas, viajamos as conhecidas terras marroquinas para disputar o Mundial de Clubes, que no ano passado não nos reservou boas memórias. Estreamos na semi contra o Mamelodi Sundows, time sul-africano que conquistou a CAF Champions League pela quarta vez no save (2018,2025,2027 e 2030) e tomamos um susto logo de cara, quando a defesa falhou e permitiu que Mmema arrancasse livre para fazer 1 a 0. Esse gol acordou o time, que provavelmente estava pensando na lista de compras para a ceia, e iniciamos a reação rapidamente, com um gol de Etou quatro minutos depois. O meia francês fez o segundo dele na partida já no final do primeiro tempo.

O 2 a 1 deu-nos segurança para baixar o ritmo e buscar o controle do jogo, tirando a intensidade do duelo. Isso foi importante para segurar o time africano e ainda conseguimos o terceiro gol com Gace no final dos 90 minutos. Iríamos a final contra o Palmeiras.

x-Mamelodi.png

A final marcava um reencontro com a equipe palestrina, que vencemos em nossa primeira e única conquista mundial. O jogo foi bastante franco, embora as melhores chances fossem para o lado brasileiro, que não se furtava de testar nossa defesa de várias maneiras. No decorrer do jogo acertamos o ritmo e criamos nossas chances também, sem sucesso. 

O tempo regulamentar terminou sem vencedores e fomos para a prorrogação. Nela o ritmo alviverde aumentou ainda mais, nosso time cansou demais para acompanhar e o gol se tornou questão de tempo, até que aos 114’ Elias marcou o gol e selou a revanche brasileira. Palmeiras – pasmem – penta-campeão mundial.

Assim terminou 2030 para o Ajaccio, marcando a primeira etapa de uma temporada de reconstrução.

x-Parmera.png

 

 

JOGOS

Calendario98d8a605f4268516.png

 

Ligue 1

Os muitos empates conquistados na competição nos deixaram fora do grupo que vai as competições europeias no próximo ano. Insisti demais em um esquema que não encaixou muito bem e agora pago o preço com a distância do líder PSG, que faz uma campanha avassaladora e deve levar o título para casa depois de seis temporadas. Agora nos resta corrigir o curso, pensando em alternativas táticas para desenvolver a equipe na competição.

Fica o destaque positivo para Auxerre que está no grupo que vai a Champions League e o Lyon, que consegue se recuperar de temporadas ruins com um bom terceiro lugar.

Ligue-145c02fcbca7083b7.png

Estatísticas gerais | individuais

 

UEFA Champions League

Na UCL mostramos muito mais futebol e terminamos na liderança do grupo com duas sapatadas no United e no Leverkusen. Agora o desafio é manter o bom futebol, evitando ser contaminado pelo espírito da Ligue 1.

No quesito surpresas, tivemos pouco a destacar na temporada. Apenas os belgas do Anderlecht foram capazes de surpreender o Liverpool para terminar no primeiro lugar do grupo B.                                                                           

Nosso adversário da próxima fase será a filial de Leipzig da empresa de energéticos, que deixou a Internazionale de fora da segunda fase da competição. Devemos tomar cuidado com eles, mas acredito no meu time e creio na classificação.

Grupos-E---H.png

Grupos A-D | Oitavas 

 

P.s.: Peço desculpas pela ausência de informações extra-campo no período. Ativei o modo empolgou e avancei bastante no jogo, esquecendo de alguns prints.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Nous sommes corses - Em modo "Jekyll and Hyde" (atualizado em 07/09)

É, a campanha no nacional está bem ruinzinha, vai ficando fora até da UEL e dessa forma, teria que vencer a Champions pra poder se garantir na fase de grupos, o que não é legal para o clube mas é muito legal para o save XD (inclusive, que belas sapatadas distribuiu no certame ein?)

Em compensação, perdeu para o Parmera num jogo onde foi extremamente pressionado e de fato, olhando as estatísticas, não dá nem pra dizer que o Ajaccio mereceria vencer. Moral da história: Vai ter que encontrar um padrão para a equipe, senão vai desandar o bolo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torcedores do Man Utd ouvem "Saidi" e já ficam com frio na espinha. rs

Acho que dá pra beliscar vaga europeia na Ligue 1, mas as novas contratações e a variação no esquema tático foram o preço a ser pago no decorrer dessa temporada. Na UCL vem voando baixo, desconhecendo rivais e impondo-se independente de mando de jogo. E o Palmares penta mundial só no Football Manager mesmo ?

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2018 at 14:34, marciof89 disse:

É, a campanha no nacional está bem ruinzinha, vai ficando fora até da UEL e dessa forma, teria que vencer a Champions pra poder se garantir na fase de grupos, o que não é legal para o clube mas é muito legal para o save XD (inclusive, que belas sapatadas distribuiu no certame ein?)

Em compensação, perdeu para o Parmera num jogo onde foi extremamente pressionado e de fato, olhando as estatísticas, não dá nem pra dizer que o Ajaccio mereceria vencer. Moral da história: Vai ter que encontrar um padrão para a equipe, senão vai desandar o bolo.

Boa sorte!

Estamos com um belo desafio pela frente, considerando a classificação atual. Mas acredito que, conseguindo ajustar alguns pontos no ataque, devo voltar a zona de classificação para as competições europeias. Realmente na Champions estamos em outro modo e a goleada contra o Manchester foi bem legal de se ver haha

O jogo contra o Palmeiras foi o último alerta para mudanças. Daqui para frente teremos que mudar se não quisermos passar vergonha. 

Valeu, Marcio!

Em 08/09/2018 at 17:41, P.S.Y. disse:

Torcedores do Man Utd ouvem "Saidi" e já ficam com frio na espinha. rs

Acho que dá pra beliscar vaga europeia na Ligue 1, mas as novas contratações e a variação no esquema tático foram o preço a ser pago no decorrer dessa temporada. Na UCL vem voando baixo, desconhecendo rivais e impondo-se independente de mando de jogo. E o Palmares penta mundial só no Football Manager mesmo ?

Boa sorte!

Sim, o cara destruiu os ingleses. Pep Guardiola ainda deve estar puto com ele rs

Também acredito nisso, mas a sua análise é acertada: estamos pagando o preço de muitas mudanças a curto prazo. Na UCL estamos no modo da temporada anterior, o que eu quero replicar na L1 na sequência. Hahaha, aqui eles são uma máquina, campeões de tudo. 

Valeu, P.S.Y.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o tipo de atualização que está no jeito para eu cornetar o treinador. Posso responsabilizá-lo por tudo, mas para ser sincero é bem legal ver isso acontecer em um save. Queria que o FM aprontasse mais vezes isso.

Será que dá para tirar o título das mãos do PSG? Se fosse o contrário eu diria que eles não conseguiram, mas no FM...Espero que perca o título.

E o Mundial, hein? A bola está quicando para eu chutar, afinal perdeu mais uma vez, mas com o pentacampeão mundial ?  Palmeiras (e quem precisa da Copa Rio de 1951?) não dá para cobrar muito do Ajaccio. A Dona Leila deve estar gastando os tubos no alviverde. Quais foram os outros derrotados pelo Palmeiras no Mundial. Na Libertadores o Palmeiras ganhou cinco ou ganhou outras mais?

Na UCL vem muito bem. O Red Bull vem forte pela Alemanha, ou ele não conseguiu se tornar um grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ggpofm disse:

Esse é o tipo de atualização que está no jeito para eu cornetar o treinador. Posso responsabilizá-lo por tudo, mas para ser sincero é bem legal ver isso acontecer em um save. Queria que o FM aprontasse mais vezes isso.

Será que dá para tirar o título das mãos do PSG? Se fosse o contrário eu diria que eles não conseguiram, mas no FM...Espero que perca o título.

E o Mundial, hein? A bola está quicando para eu chutar, afinal perdeu mais uma vez, mas com o pentacampeão mundial ?  Palmeiras (e quem precisa da Copa Rio de 1951?) não dá para cobrar muito do Ajaccio. A Dona Leila deve estar gastando os tubos no alviverde. Quais foram os outros derrotados pelo Palmeiras no Mundial. Na Libertadores o Palmeiras ganhou cinco ou ganhou outras mais?

Na UCL vem muito bem. O Red Bull vem forte pela Alemanha, ou ele não conseguiu se tornar um grande?

Ô se está haha. Acredito que quis acelerar demais as mudanças no elenco, com a venda de jogadores e mudanças de esquema tático, e isso pesou nessa irregularidade. Eu concordo, principalmente no que diz respeito a continuidade de trabalhos vitoriosos, que deveria ser mais dificultada.

Particularmente, acho díficil. A campanha do PSG é muito boa, daquelas que mesmo se chegarmos perto, teremos em mente o que o Galvão diz: chegar é uma coisa, passar é outra. Mas, seguimos brigando. 

Apesar de tudo, merecemos a crítica, afinal de contas já venci o Palmeiras uma vez no Mundial e a forma como vencemos o United, que também é um grande time, indica que a derrota para o Palestra é bem indigesta. No entanto, eles tem muitos méritos, pois já conquistaram seis libertadores, uma sul-americana, além dos cinco mundiais, nos quais eles venceram: Ajaccio (2030), Chivas (2029), Tigres (2027), Arsenal (2026) e PSG (2021).

O RB Leipzig na Alemanha vence pouco, tem apenas uma DFB Pokal em 2024, além de outros três vices (2020, 2021, 2025). Foi campeão da UEFA Europa League na temporada anterior e perdeu a UEFA SuperCup para nós no início desta temporada. Fora isso o domínio segue sendo do Bayern, multi-campeão no save. 

Valeu, Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2KDQU.png&key=2189ceeb07d994dbec5900893e

TEMPORADA 2030-31 - Um time em construção

Nas atualizações anteriores vimos o Ajaccio sofrendo para criar uma nova identidade sem Jarry e Vaugeois, inclusive deixando a briga pelo título em um primeiro momento. Vamos ver o que mudou nesta atualização.

Janeiro - Março

Começamos 2031 com jogo no primeiro dia do ano. Isso mesmo, você não leu errado, encaramos o PSG pela Coupe de la Ligue com o cansaço de uma maratona de jogos e não tivemos nem os primeiros dias de janeiro para descansar. O resultado foi uma partida bem apática e o resultado não poderia ser outro. Vitória do PSG por 3 a 0, que nada tinha a ver com a nossa situação, com grandes atuações de Cifré e Serra para o time parisiense.

Dez dias depois era a hora de jogar pela Coupe de France, contra o A.S. Béziers. E não tomamos conhecimento do frágil rival, aproveitando a partida para dar oportunidade a jovens jogadores; Gierke foi um dos que mais abraçaram a chance, marcando três gols e fazendo um jogo bastante sólido. Garantimos com essa goleada a ida à 10ª eliminatória da competição, contra o Troyes.

x-Beziers.png

Depois disso, mais uma semana de folga e voltamos as atenções para a Ligue 1, iniciando uma pequena sequência invicta de jogos. Vencemos o Toulouse por 2 a 0 em mais uma boa partida de Gierke, empatamos com o Nice (2 a 2) e Metz (3 a 3), além de entrar em fevereiro batendo o Sochaux por 2 a 1.

Três dias após vencermos o lanterna da Ligue 1, fizemos nosso jogo contra o Troyes pela copa nacional e em um ótimo dia do ponta-esquerda Bernardino Rocha, vencemos a partida por 4 a 1, selando a ida à 11ª eliminatória, para encarar o Lyon.

Após a vitória na Copa, mais uma sequência pela liga e nada de revivermos o sabor da derrota. Sofrendo apenas dois gols nessa série de jogos, vencemos Auxerre (2 a 1), Troyes (1 a 0, com outra boa atuação de Bernardino Rocha), Valenciennes (2 a 0), Bordeaux (2 a 0), e Bastia (2 a 1) - partida esta que ficou marcada com a de número 800 de Giroud à frente do clube, além do empate sem gols contra o Caen.

Nesta sequência consolidamos uma mudança tática importante para a melhora da equipe. Armei a equipe em um 4-3-3 de base alta, com forte apoio dos laterais, os pontas caindo por dentro e o atacante abrindo espaço para a chegada do meia central. Tudo isso com uma linha alta, buscando jogar a partir da defesa e com passes mistos, deixando o próprio time definir na fase ofensiva. Na defesa, pressão sempre para roubar a bola e evitar surpresas, tudo isso com a mentalidade normal e atuando de forma fluída, ou seja, sem muitas invenções.

Tatica9132f4d0af0453bb.png

No meio dessa maratona de jogos, disputamos a ida das oitavas de final da Champions League. O time do RB Leipzig mostrou-se bem armado e abriu o placar aos 12’ quando Poli derrubou Brüggemann dentro da área e o alemão bateu com categoria para fazer 1 a 0. Começamos a entrar no jogo depois do gol sofrido, mas o empate veio apenas no final do primeiro tempo. Após uma falta lançada na área, muita confusão e Robert caído. O juiz não teve dúvidas e marcou a penalidade, que Zakuani cobrou com categoria para empatar.

Com o empate fomos mais leves para a segunda etapa e isso refletiu-se dentro de campo, a partir de mais jogadas trabalhadas próximo a área rival. E aos 72’, em uma roubada de bola, construímos o contra-ataque que terminou com Dieudonne cruzando na medida para Renoux apenas completar, decretando o placar final.

x-RBL-1.png

Março começou com um jogo difícil pela frente, o PSG pela Ligue 1. E dessa vez, com mais tempo para descanso, fizemos uma partida melhor. O adversário era dono das melhores chances, mas também criávamos nossas oportunidades e conseguimos deixar o jogo bem igual.

O gol de Juárez no início era o que diferenciava as duas equipes na partida e isso durou até os 56’, quando Saidi cobrou falta com categoria para fazer o 1 a 1. E isso deu o ânimo que precisávamos para aumentar o ritmo no jogo, culminando com a virada aos 79’. Bernardino Rocha leu bem a jogada, fez uma diagonal para aparecer livre na direita para concluir entre os zagueiros. Depois disso baixamos um pouco o ritmo e seguramos o PSG, garantindo os três pontos.

x-PSG-L1253c3f9f4e2ba37b.png

Àquela altura nossa distância para o líder PSG tinha caído para 10 pontos e sonhávamos em encostar um pouco neles. Algo que foi bem palpável com as vitórias contra Angers (2 a 0) e Olympique de Marseille (4 a 0), partida esta que contou com uma excelente atuação de Sané, que andava em baixa.

x-OM8949a44257d31d7e.png

No entanto, depois dessas boas partidas, empatamos com o Lille por 1 a 1 e perdemos para o Nantes por 2 a 0, em péssima atuação de Hidalgo, que foi substituído no intervalo. Esses dois jogos enterraram nossas chances de ficar próximos da liderança.

No meio desses jogos, fizemos a volta das oitavas da UCL e, dessa vez, atuamos bem melhor. Tomamos o primeiro gol aos 51’, mas estávamos tão no controle do jogo que o empate era questão de tempo. E foi: oito minutos depois, Coly marcou o pênalti e esfriou a reação alemã. Continuamos melhor no jogo, porém pecávamos um pouco na finalização, o que acabou trazendo contornos de drama ao jogo. Até que Etou acertou um belo chute da entrada na área e selou nossa classificação, para encarar a surpresa Anderlecht, que bateu o Manchester United de forma espetacular, conseguindo reverter um 3 a 0 fora de casa, goleando os ingleses no Teatro dos Sonhos por 4 a 0. Loucura.

x-RBL746360341ea33f7b.png

Fechamos o período contra o Lyon pela Coupe de France, em ótimo jogo do Ajaccio. Não deixamos os lioneses criar chances e, embora, o gol cedo tenha condicionado o placar, jogamos muito bem. Etou foi o grande nome do jogo, com dois chutaços na primeira etapa para dilatar o placar. Vamos às quartas contra o PSG.

x-Lyon06698e859a4faf00.png

 

JOGOS

Periodo45fe26abf7d3e1b3.png

 

Ligue 1

O PSG segue trucidando seus adversários e, com uma campanha irrepreensível, está a 11 pontos do Mônaco e dificilmente perde esse título. Pudera, com 81 gols marcados e 16 sofridos, perder a briga pela Ligue 1 soa como loucura nesse momento. 

Nós, por outro lado, pecamos pelo excesso de empates no começo da temporada e agora ocupamos o quarto lugar, com um jogo a menos. Melhoramos nossos números defensivos nessa série de jogos, mas perdemos um pouco do pique no ataque e isso foi fatal para deixar alguns pontos pelo caminho, o que nos reduz a uma briga pela vaga direta na Champions League - que é reservada para os três primeiros colocados na competição. 

Destaque para o Auxerre que segue firme na briga pela vaga na UEL e extraoficialmente para consolidar-se como o "melhor do resto".

L12067ef676f6689b8.png

Estatísticas gerais | individuais

 

Destaques

Saidi consolidou-se como o "homem-gol" do Ajaccio e ostenta uma excelente média até aqui, além de contribuir com passes para gol. Resta saber se ele aguentará a pressão de ser o cara do time e ainda ser uma espécie de mentor para os mais novos, aqui com destaque para Gierke, que estreou no time principal nesta temporada e já tem bons números ofensivos. 

Etou é outro que faz boa temporada de estreia e parece adaptado a função de meia central que ataca os espaços. Já são 9 gols e 8 assistências, além de ser um elemento muito participativo no jogo como um todo. 

Destaques.png

 

CURTINHAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Nous sommes corses - Um time em construção (atualizado em 10/09)

Atualizei a leitura, que havia parado antes do post do mundial. E que mundial foi esse hein? Derrota vergonhosa na semifinal. É verdade que a expulsão complicou muito as coisas, mas foi feio mesmo assim. Aliás, algum time europeu já havia sido eliminado na semifinal no save?

Vi também que tu resolveu deixar a nacionalização do elenco de lado. Confesso que fiquei um tanto decepcionado com essa decisão. Tu tem em mãos um time capaz de vencer quase tudo que disputa - como mostrou na atualização seguinte, renovando o título da UCL, ganhando a taça e mais um título em sequência do campeonato nacional (é verdade que no sufoco, mas ganhou). E montou essa máquina utilizando apenas jogadores franceses nos últimos anos (aliás, quantos anos exatamente o time ficou todo nacionalizado?), o que torna o feito mais impressionante. Daí achei meio estranho a mudança agora (apesar de que lendo tua resposta pro Gilson vi algo que não tinha pensado, que é a questão de evitar uma política muito predatória). Mas enfim, não sou eu que jogo o save, então se tu sente que isso vai te manter animado por mais tempo, siga em frente.

Passando agora aos posts mais recentes, fiquei surpreso com a queda de desempenho. É verdade que tu vendeu alguns nomes importantes para fazer caixa, mas o time caiu mais do que eu esperava. Campanha muito ruim no campeonato francês, já dando adeus ao título. No mundial conseguiu evitar o vexame (apesar de um susto inicial), mas não fez frente à máquina palmeirense (aliás, que aleatório o Palmeiras com trocentos mundiais). Agora vi que no final o time deu uma melhorada de novo, parece que encontrou a forma de jogar. Já não dá mais para o título francês desse ano, mas isso é importante para a sequencia da UCL e para a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MON DIEU!!!!11 Aziz Saidi continua sendo uma máquina de fazer gols ?
Fiquei impressionado com o placar imponente que tua equipe pôs no OM. Por falar em OM, que fase horrível vive a equipe marselhesa.

Não sei você, mas tenho gostado de ver tua equipe se reinventando. Muitos desanimariam numa situação em que você conquistou todos os títulos até aqui, mas mesmo assim, admiro a tua perseverança de continuar. Ainda dá pra beliscar posições na Ligue 1 e UCL, mais uma vez, é realidade.

Força no teu save! ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como empilha gols esse Saidi não é mesmo? ?

E tá lá, apesar dos pesares engatou uma boa sequência de vitórias e segue firme para estar na UCL na próxima temporada, já que vencer esse campeonato com um PSG sobrenatural parece impossível. E por falar em UCL, passou de fase e pega um surpreendente Anderlecht, mas que não deve fazer frente ao grande Ajaccio. Mesmo com os percalços, se reencontrou como pode e vai fazendo uma temporada muito interessante. Agora é ver como vai ser esse fim de temporada.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que está embalando de novo,ficou difícil ganhar a ligue 1,mas na champions dá pra sonhar!!Pena o Bastia caindo de novo.E nenhuma notícia do "parc vinny dp"?Vamos aguardar,allez corses!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Bom ver que a equipe se recuperou e vai terminar nas primeiras posições do Francês. E é incrível a dificuldade que o Ajaccio tem no mundial de clubes. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time teve uma queda de rendimento em relação aos últimos anos, mas é normal tendo em vista a reformulação que você está fazendo no time. 

Na UCL apesar dos belgas terem eliminado o United, acredito que você tem forte chances de passar de fase.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com o Anderlecht se destacando, não creio que ele conseguirá fazer frente ao Ajaccio na UCL. Não me decepcione, pois a UCL pode ser o que irá salvar a temporada.

Na Liga, já deu adeus ao título, mas é bom garantir uma vaga na UCL, no mínimo na fase de grupos. Na Copa tem a chance de dar uma porrada no PSG para compensar a temporada na LIgue 1, sem contar que pode ser "o título" da temporada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro meus parabéns pelos títulos da última temporada, aquele time era uma máquina de fazer gols em, que isso.

Agora achei bem legal essa reformulada, pois dá pra conseguir levar o save adiante com mais motivação, já que o time agora está sofrendo com a falta de familiaridade do elenco anterior, e com isso vc não teve aquele desempenho espetacular de outrora.

Enfim, muito bacana continuar com o save, pois gosto muito de acompanhá-lo, como já falei anteriormente. Além disso, o Ajaccio merece um novo estádio para encerrar o save com chave de ouro.

Vamos ver o que acontece.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Nous sommes corses
  • Danut locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico
  • #Vini pinned this tópico
  • #Vini unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • #Vini
      Por #Vini
      INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES INICIAIS Olá, eu me chamo Thomas Lawrence. Se você conhece o Oriente Médio como ele é hoje, mais precisamente o que era território do antigo Império Otomano, isso tem a ver com meu homônimo.
      O meu nome veio por pura coincidência, mas o desejo de liberdade e o gosto pelo desconhecido pode-se dizer que é bem parecido com o dele. Já que falamos um pouco sobre o Lawrence da Arábia, agora falemos sobre o Lawrence de Alexandria, no caso eu. Meu bisavô, trabalhou em atividades no protetorado inglês no Egito e gostou tanto que acabou fixando residência, algo repetido pelo meu avô e pelo meu pai.
      Eu vim ao mundo em setembro de 1987, quando o mundo já era completamente diferente e a Inglaterra estava bem longe do que era no começo do século XX. Ainda assim, ouvi bastante histórias sobre os dias gloriosos do império onde o sol nunca se punha, ficando fascinado com tantos locais diferentes: Índia, Afeganistão, Chipre e Grécia, só para ficar em alguns exemplos.
      O que me chamava realmente a atenção eram as histórias sobre o Mar Mediterrâneo, com a quantidade de países que ele abrigava e a beleza de suas paisagens. Esse fascínio sempre me trouxe a vontade de ler mais sobre o assunto, sem contar que a minha viagem após terminar os estudos básicos começou em Malta, passando por outros países banhados pelo famoso Mar.
      O que tudo isso tem a ver comigo? Bem, além de ser uma paixão pessoal, começou a se ligar quando eu comecei a estudar Educação Física e o sonho de trabalhar com o futebol foi ficando cada vez mais forte. Desse modo, quando concluí os estudos, resolvi que iria me aventurar pelo mundo, trabalhando com a minha paixão.
      Primeiro comecei com alguns trabalhos como preparador e assistente no futebol local, inclusive participando da comissão técnica do meu time do coração, o Zamalek. Assim, quando cheguei próximo aos meus trinta anos, com alguma experiência acumulada, resolvi cair no mundo, agora buscando a vaga de técnico.
      Distribuí currículos entre vários lugares, até que fui chamado para trabalhar em um país próximo. Porém deixemos essa história para depois.
      O SAVE Bom, como alguns notaram, na entrevista do Cleyton falou-se de um membro que teve o notebook furtado no bar. Então, a história foi comigo.
      Para ajudar, o idiota aqui não salvou nada na nuvem e acabou sem o save do Ajaccio e o na América do Sul. Depois do coração partido e mais despesas para recuperar o que eu perdi naquele dia, faltava voltar ao FManager. Qual foi a minha surpresa ao perceber que eu não lembrava a senha?
      Bem, passado todo esse caminho, comecei a me decidir sobre o que faria na sequência. Indo na contramão de alguns amigos que não estão com pique para o FM, eu estou voltando com a certeza que quero ir longe. E nada melhor do que conquistar a revanche com uma história que não foi para frente no FM 16, sobre o Mar Mediterrâneo.
      Só que até aí faltava me decidir sobre os caminhos do save, ponto esse em que o homem das 1000 ideias, @Tsuru, me deu uma baita ajuda.
      Consultei quais eram os países banhados pelo Mediterrâneo e verifiquei que eram 22. Deles eu tirei de cara Malta, Mônaco, Gibraltar, Síria e Palestina; por motivos que variam de uma liga que eu não julgava ser interessante, até pelo momento dos países na vida real. Nas listas que verifiquei, inicialmente não localizei o Chipre, mas decidi coloca-los por conta própria e assim fiquei com 18 ligas jogáveis.
      Dividi essas 18 ligas em potes, a saber:
      Pote 3
      Argélia, Egito, Líbano, Líbia, Tunísia e Marrocos
      Pote 2
      Albânia, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Eslovênia, Montenegro e Israel
      Pote 1
      Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália e Turquia
      Com essa divisão estabeleci que só passaria para os países do próximo pote assim que vencesse um título nacional em cada um dos locais do pote. Assim, só irei ativar as ligas do pote 2 assim que estiver no último país do pote 3.
      Dito isso, meus objetivos são os seguintes:
      Vencer títulos nacionais em todos os países do desafio Conquistar três Liga dos Campeões com clubes de países de continentes diferentes (alterado pela conquista com um clube libanês, que abriu frentes para a conquista do continente africano e europeu) Mudar de time apenas via convite, nunca me candidatando a outros cargos   (retirado pela dificuldade em surgirem convites, treinador passou a se candidatar, escolhendo opções viáveis dentro do plano de carreira)  
      HISTÓRICO  
       
      SALA DE TROFÉUS  
       
      O CLUBE Como disse, comecei desempregado o save, com experiência local e licença nacional A. Recebi alguns convites e acabei aceitando a proposta do ES Hamman-Sousse da Tunísia, que calhou de ser uma cidade na costa do Mediterrâneo. O time, que nunca foi muito além de campanhas medianas na Tunisian Ligue 1, já vai para sua quinta temporada na Tunisian Ligue 2.
      Vale lembrar que estou com o FM 17, o que quer dizer que o jogo irá iniciar na temporada 2016/17.
      Basicamente estou indo treinar um asilo. Fiquei impressionado com a quantidade de jogadores já beirando os 40 anos e devo pensar em qual estilo adotar com tantos veteranos, uma vez que uma reformulação completa não deve acontecer agora.
      Mandamos nossos jogos no estádio municipal Bou Ali-Lahouar, com capacidade para 6500 pessoas. Já pensando em um estilo que não canse tanto a equipe, solicitei ao responsável pelo gramado que deixe o tapete com as menores condições possíveis, no caso 90x70m.
      O time é cotado para a promoção à Ligue 1 e só me resta cumprir esse objetivo ou se não deverei sofrer minha primeira demissão.

      INFRAESTRUTURAS | LIGAS CARREGADAS
      A LIGA A Ligue 2 é um campeonato dividido em dois grupos de 10 equipes, que jogam em turno e returno, totalizando 18 jogos na primeira fase. Após essa fase, os três primeiros de cada grupo jogam o playoff de promoção, que é disputado também em turno e returno.
      Depois dos 10 jogos, os dois primeiros garantem acesso direto à Ligue 1, enquanto o terceiro disputa um playoff contra o antepenúltimo da divisão principal. O penúltimo da L2 disputa um playoff contra o vice da terceira divisão e o último colocado é rebaixado automaticamente.
       

      TEMPORADA 2016-2017 - Ligue 2 - Um Asilo na Tunísia
      Mercado de Transferências
      Nossa janela buscou reduzir a alta média de idade do elenco. Arouri veio para a reserva na lateral-esquerda, Onana veio (e já foi, devido às regras de estrangeiros no país), Adjeman-Pamboe é um inglês e atua nas duas pontas; Khenissi, Chikoto e Barrani vieram no final da janela, mas já para entrar no time titular, no comando do ataque, zaga e meio-campo, respectivamente.
      Em janeiro perdemos Momble (PE) e Khemiri (LE). Trouxemos Bani (LE) e Kacem (PE) como reposição destes, além de Kchok para reforçar a zaga.

      ELENCO INICIAL | ELENCO PÓS-JANELA
       
      Ligue 2 e Copa da Tunísia
      Abrimos esta fase contra um dos piores times do campeonato, - o Stade Africain – e fizemos a nossa parte goleando, com uma baita partida de Khenissi, que marcou 4 dos 5 gols do ESHS. Nosso domínio foi tão evidente que até trouxe uma empolgação para as partidas seguintes, na qual vencemos o Korba (4-1) e Ben Arcus (1-0).

      Essa empolgação foi por terra quando encaramos os times mais fortes do nosso grupo. Contra o Monastir, abrimos o placar e até pensamos que poderíamos tirar algo de bom da partida mas o adversário virou em 7 minutos no segundo tempo e sacramentou nossa primeira derrota na competição. O Gafsa, outra equipe cotada para brigar pelo acesso à L1, foi o time que enfrentamos na rodada seguinte e também nos derrotou.

      Nos recuperamos vencendo o Hammamet com um gol já nos minutos finais da partida e fomos para o jogo contra o Gafsa, dessa vez pela Copa da Tunísia, e perdemos novamente, saindo precocemente da competição.
      Um empate contra o Siliana e uma vitória contra o Kef colocaram nosso time nos eixos, prontos para jogar contra o Kasserine, nosso principal adversário pelo acesso. E o duelo foi bastante disputado e nos detalhes a derrota foi selada, com um gol próximo do final do primeiro tempo.

       
      Ligue 2 – Returno
      Nesse segundo turno eu já sabia o que seria preciso para conquistar a promoção, então a meta era vencer todos os três primeiros jogos, roubar pontos contra Monastir e Gafsa, para depois perder o mínimo de pontos possíveis nos três jogos antes de decidir a vaga contra o Kasserine.
      Bem, parte desse roteiro aconteceu conforme eu esperava: vitórias contra Stade Africain (5-0), Korba (1-0) e Ben Arcus (2-1); a derrota para o Monastir (0-2) quebrou um pouco minha expectativa, mas o empate contra o Gafsa (2-2) recuperou meu ânimo.
      Contra o Hammamet só a vitória interessava para nos manter firmes na briga pelo acesso. Bem, aí é que vimos do que esse time é feito.
      Ben Frej abriu o placar aos 6’, mas sofremos a virada em cinco minutos. Aos 31’ pênalti para o Hammamet e o goleirão pegou. Essa defesa deu o gás necessário para buscarmos o resultado e logo aos 35’ empatamos com Barrani. Aos 57’ mais drama no jogo: Ben Abid comete falta estúpida e leva o segundo amarelo, comprometendo seriamente nossas chances no duelo. Fomos nos segurando como dava até os 10 minutos finais, quando fomos para o pau e aí Barrani, o nome do jogo, marcou o 3 a 2 aos 87’. Jogaço.

      Essa partida deu o ritmo para a equipe nos três últimos compromissos e vencemos Siliana (3-0), Kef (2-0) e Kasserine (3-1). Neste último duelo, tínhamos dois pontos de vantagem para o quarto colocado e precisávamos da vitória para garantir a vaga.
      O jogo foi bastante duro. Labroussi abriu o placar aos 28’ e nos colocou nas cordas, fazendo com o que o primeiro tempo fosse um suplício. No segundo tempo, eu coloquei a instrução sobrecarregar, mesma tática que usei nas últimas cinco partidas, e logo aos 57’ empatamos. Continuei com a instrução, ainda que o empate já nos garantisse na próxima fase. Aos 80’, a recompensa: gol de Aouichaoui e o desespero trocava de lado; no final, jogamos a última pá de cal nas esperanças do Kasserine com Bachouche.

       
      Calendário

       
      Classificação - Ligue 2 - Primeira Fase

       
      Ligue 2 – Grupo de Promoção
      Na segunda fase, os três primeiros dos dois grupos jogaram entre si em turno e returno, totalizando 10 jogos. E o meu cálculo foi que eu teria que ganhar seis pontos contra o terceiro da outra chave, no caso o Jendouba Sport e vencer os outros times em casa, para roubar pontos fora. Vamos aos jogos.
      A abertura foi justamente contra o Jendouba e terminamos com um empate frustrante por 1 a 1. Empates foram os resultados finais contra Djerba e Monastir (ambos por 0 a 0), este último uma evolução.
      O duelo pela quarta rodada marcou a virada na briga pelo acesso. Enfrentando o líder do outro grupo na primeira fase, o Stade Tunisien, fomos mais efetivos em um jogo muito complicado e saímos com a vitória por 2 a 0. Vale destacar que desde o final da primeira fase tenho entrado com a proposta de atacar desde o início, alterando para sobrecarregar se preciso do resultado e controlar para segurar vantagem.

      Mais um empate, desta vez contra o Gafsa e assim já somávamos quatro empates e uma vitória em cinco jogos, uma marca bem ruim. No returno, batemos o Jendouba Sport e ficamos firmes na briga pelo acesso.
      Estávamos invictos, apesar do maior número de empates e fomos encarar o Djerba, duelo em que flertamos bastante com o perigo e só conseguimos o empate (mais um!) no final dos 90 minutos. Outro empate foi o resultado contra o Monastir e assim o acesso era bastante incerto, considerando que todos os times eram de níveis equivalentes. Contra o Stade Tunisien fizemos outro jogaço e com três gols depois dos 30 minutos do segundo tempo, fizemos o 4 a 2 e ficamos muito próximos da Ligue 1. Sacramentamos o acesso justamente contra o time que mais nos deu dor de cabeça durante o ano, virando o duelo contra o Gafsa, fechando o placar em 3 a 1.

       
      Calendário

       
      Classificação
      No final das contas, terminamos na liderança da segunda fase, algo surpreendente pela primeira fase que fizemos. Valeu a pena colocar o time no ataque e invictos, fechamos esta fase com quatro vitórias e seis empates.
      No fim, fomos promovidos diretamente junto com o Stade Tunisien, deixando o Monastir para jogar o playoff de rebaixamento contra o Gabes, não conseguindo o resultado para chegar à Ligue 1. O quadro de honra da Tunísia tem tão poucos nomes que esse título foi suficiente para me colocar no top 10.

      LIGUE 1 PRIMEIRA FASE | LIGUE 1 GRUPO REBAIXAMENTO | LIGUE 1 GRUPO DO TÍTULO
       
      Elenco 
      No geral, o elenco foi bem para os desafios dessa temporada, apesar da alta média de idade, algo que é urgente corrigir para 2017/18. Na defesa, fica o destaque para Ben Frej, que conseguiu contribuir bastante ofensiva e defensivamente, do alto dos seus 38 anos.
      O meio-campo foi dominado por Barrani – eleito o jogador do ano pela torcida -, que ditava o ritmo das partidas, além de marcar ou dar passes em momentos importantes. Sua renovação é fundamental para a próxima temporada.
      No ataque, Khenissi fez o que se esperava dele e marcou 13 gols em 23 jogos, média razoável. Como perdeu algumas partidas por lesão, creio que seu desempenho ficou comprometido em alguns momentos.

      ESTATÍSTICAS
    • cheirador
      Por cheirador
      O mesmo megapack do FM2016, com algumas adições e updates. Mais de 1000 imagens. 

      Método de instalação:
      1. Extraia o arquivo
      2. Coloque em Meus Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2016 (ou 17)\graphics\pictures
      3. Abra o Football Manager 2017
      Download
      PRÉVIAS:

×
×
  • Criar Novo...