ggpofm

prata - save do mês
That's all about Soccer - Campeão novamente (Atualização em 22/06)

516 posts neste tópico

2027-1_zpschfphofw.png2026-1_zpseohmdvcv.png

Antes de começar a temporada 2026 com o Tulsa Roughnecks, eu tinha a intenção de deixar a equipe, independentemente do desempenho esportivo na temporada. Por isso mesmo, ainda no decorrer do ano, eu investiguei a possibilidade de migrar para a MLS sem passar pela NASL.

Em junho, tentei uma entrevista de emprego no Colorado Rapids e sequer fui entrevistado. Tentei outra vez em setembro com o Portland Timbers e novamente não fui nem entrevistado. Essas duas recusas de equipes da MLS me deixaram receoso e decidi tentar algo menor, uma franquia da NASL, até mesmo para ver o nível da minha reputação como técnico. Em dezembro, candidatei-me ao New York Cosmos e para minha surpresa fui recusado, também sem ser entrevistado.

Depois dessas recusas, cheguei a pensar em ficar no Tulsa Roughnecks, no entanto, para permanecer na franquia, eu teria que me desfazer de vários jogadores do elenco para conseguir manter a média de idade em níveis baixos. Aí, a coisa pegou para mim, pois uma coisa é dispensar jogadores veteranos e/ou com baixo rendimento, outra é dispensar jogadores, que eu contratei e que estão bem por conta de uma filosofia de trabalho. Preferi não fazer isso e deixei o Roughnecks.

Se eu estivesse fazendo um save ficcional, um bom roteiro para a demissão seria o fato da direção original do clube, os irmãos Jeff e Dale Hubbard, terem vendido a franquia e a nova direção ter modificado o contrato de Gus Gibson, no que diz respeito às filosofias de trabalho, de forma unilateral. Seria uma boa motivação.

Depois da demissão do Tulsa comecei a esperar o momento das demissões dos treinadores para procurar um novo emprego. Surgiram alguns clubes da USL, mas paralelamente surgiram equipes disponíveis na MLS. Optei por concorrer às franquias da MLS e tentei o Minnesota United, o Houston Dynamo e Atlanta United. Fui recusado em todas e novamente sem ao menos ser entrevistado. Assim como na temporada passada, as respostas das equipes seguiram o mesmo padrão.

recusa-treinador_zps8onli0ce.png

Com essa opção pelas equipes da MLS perdi a possibilidade de assumir várias equipes da USL. A temporada avançou mais do que eu desejava e eu continuava desempregado e foi aí, que novamente apareceu o New York Cosmos, em péssima campanha (último lugar da NASL) e com um balanço deficitário. Achei que valeria a pena tentar novamente e ao contrário da anterior fui chamado para a entrevista e ganhei uma oferta de trabalho, que foi aceita e assim, Gus Gibson trabalhará nessa histórica equipe do futebol nos Estados Unidos.

tabela-20_zpsvgiofpyt.png

Mesmo não sendo um save ficcional, fica uma ótima curiosidade. Quando assumi o Tulsa Roughnecks, a franquia pertencia aos irmãos Hubbard, mas o presidente era Richard Yazzie. Ele deixou o clube quando os novos donos chegaram. Alguns meses depois o New York Cosmos foi vendido pelo seu real dono, Rocco Commisso,  a um consórcio e quem passou a ser o novo presidente da franquia foi o mesmo Richard Yazzie. Ou seja, Yazzie e Gibson trabalharam juntos no Tulsa, se conhecem muito bem e vão trabalhar novamente no New York Cosmos.

:: O Clube

Assim como o Tulsa Roughnecks, o nome New York Cosmos é muito conhecido no futebol dos Estados Unidos. A franquia original e mais famosa existiu entre  1970 e 1985, na qual conquistou cinco títulos da NASL (1972, 1977, 1978, 1980, 1982). Sem entrar no debate se o atual New York Cosmos é uma nova franquia ou a antiga que foi reativada, a franquia voltou oficialmente às atividades em 2010. Na atual NASL, o Cosmos repetiu o sucesso e conquistou os títulos em 2013, 2015 e 2016.

info-do-clube_zpsxhxj5xoe.png

O New York Cosmos manda suas partidas no MCU Park, no Brooklyn, em Nova York, estádio de beisebol do Brooklyn Cyclones, uma equipe de um minor league de beisebol. O estádio tem capacidade para 7 mil pessoas. No save, o Cosmos tem uma média de público descendente e que não chega a 4 mil pessoas por partida.

infraestrutura_zpsk4dzsoql.png

No save, o New York Cosmos não vem bem. Na temporada regular, chamada de Supporters’ Cup, a equipe ganhou apenas um título em 2019 e dois vices em 2017 e 2024. Nos play-offs chamado de NASL Championship, a equipe não conquistou nenhum título, sendo vice em quatro oportunidades, 2018, 2019, 2020 e 2024.

:: Contrato

No que diz respeito aos treinadores, a franquia trocou sete vezes, com três deles durando menos de um ano no cargo, enquanto outros passaram de três anos. O treinador que mais tempo ficou na franquia foi Giovanni Savarese que depois do Cosmos passou pelo Chicago Fire, Orlando City, Real Salt Lake, Atlanta United e novamente está no Chicago Fire.

novo-contrato_zpsnj9ky96y.png

Meu contrato é de 5,75 mil dólares por mês até o fim da temporada 2028. A oferta inicial do Cosmos era um pouco menor (5 mil), mas isso foi negociado. O salário é o mais alto da Comissão Técnica e pretendo mantê-lo assim, pois essa posição e minha reputação garantirão maior autonomia para gerir os destinos da equipe, mesmo com a presença de um Diretor de Futebol.

:: Comissão Técnica

A Comissão Técnica que eu encontrei é bem limitada, mas estou procurando novos profissionais para fortalecê-la e assim como em outras temporadas, isso é feito por meio de anúncios e sem a utilização da tela de pesquisa, o que torna tudo mais lento. A preferência é por profissionais norte-americanos, sem excluir estrangeiros. Nesse segundo caso, continuo levando em conta se o profissional tem conhecimento da língua inglesa e também se já trabalhou no passado no EUA.

staff_zpsll3pwslk.png

:: Finanças

A situação financeira do Cosmos não é boa. A franquia começou o save valendo 9,75 milhões e hoje vale apenas 3,8 milhões. Isso derrubou a equipe da 2ª posição entre as equipes mais valiosas, excetuando as franquias da MLS, para a 10ª posição.

valor-estimado_zpsollaadj6.png

Na atual temporada, a franquia acumula um saldo negativo de mais de 446 mil dólares e o balanço geral também está no vermelho em mais de 324 mil.

financas-26.ago.2017_zpsmpeddzjb.png

Outro aspecto ruim das finanças é a questão da folha salarial, que é 86.425 a 3ª mais alta da NASL, mas está acima do limite estabelecido pela Direção.

3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2025/26: infelizmente já acreditava na eliminação dos Roughnecks, e ela se concretizou, batendo de frente com um dos favoritos nas quartas. Na Concachampions, passou tranquilamente e com uma rodada de antecedência, como eu até imaginava, e bateu no Cruz Azul, mas com partidas de equilíbrio contra um adversário com o calendário a seu favor e com um puta elenco também.

2026: diferentemente da USL passada, a equipe já disparava na liderança e tava mais confiante numa campanha melhor nos playoffs, mas aí me surpreendi com a mudança de clube, e de divisão, na metade da temporada. Não entendi muito bem a troca no meio da temporada.

1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida: dá pra ver no FM o valor dos clubes ao longo dos anos ou tu tirou print no começo do save de toda a lista para comparações futuras?

No mais, acho que gostaria de te ver continuando no clube anterior, especialmente considerando que os resultados da última temporada não corresponderam ao esperado, acho que seria interessante te ver mexendo no elenco que tu mesmo montou - já que priorizar jovens quando estamos apenas tirando os jogadores já além do auge ou de baixa qualidade é bem diferente de fazer isso na situação que teria agora.

Mas enfim, o save é teu, e não foi essa a decisão que tu tomou. Vou então ver o que tu faz na nova equipe. Imaginei que teria mais facilidade em assumir alguma equipe da MLS, mas isso não aconteceu. Em vez disso, foi parar em uma equipe que não vem nada bem. Vai ser um trabalho interessante.

1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Yan Perisse disse:

2025/26: infelizmente já acreditava na eliminação dos Roughnecks, e ela se concretizou, batendo de frente com um dos favoritos nas quartas. Na Concachampions, passou tranquilamente e com uma rodada de antecedência, como eu até imaginava, e bateu no Cruz Azul, mas com partidas de equilíbrio contra um adversário com o calendário a seu favor e com um puta elenco também.

2026: diferentemente da USL passada, a equipe já disparava na liderança e tava mais confiante numa campanha melhor nos playoffs, mas aí me surpreendi com a mudança de clube, e de divisão, na metade da temporada. Não entendi muito bem a troca no meio da temporada.

Na temporada 2025, o Tulsa não foi bem mesmo e ser eliminado diante do Galaxy II, como você disse, era até esperado.

Na Concachampions fizemos uma boa fase de grupos e no mata-mata fizemos o que deu. Vencemos o Cruz Azul em casa e dificultamos as coisas no México, mas a eliminação também era esperada diante de uma equipe mexicana.

Não mudei em meio a uma temporada em 2026. Lembre-se que nos EUA a temporada corresponde ao ano solar. Joguei a temporada completa, inclusive joguei os play-offs. Acho que você teve ter pulado alguma atualização. ;)

1 hora atrás, Danut disse:

Uma dúvida: dá pra ver no FM o valor dos clubes ao longo dos anos ou tu tirou print no começo do save de toda a lista para comparações futuras?

No mais, acho que gostaria de te ver continuando no clube anterior, especialmente considerando que os resultados da última temporada não corresponderam ao esperado, acho que seria interessante te ver mexendo no elenco que tu mesmo montou - já que priorizar jovens quando estamos apenas tirando os jogadores já além do auge ou de baixa qualidade é bem diferente de fazer isso na situação que teria agora.

Mas enfim, o save é teu, e não foi essa a decisão que tu tomou. Vou então ver o que tu faz na nova equipe. Imaginei que teria mais facilidade em assumir alguma equipe da MLS, mas isso não aconteceu. Em vez disso, foi parar em uma equipe que não vem nada bem. Vai ser um trabalho interessante.

Eu salvo o save em vários arquivos, então tenho todos desde o início do save. Aí, faço essa pequisa neles, justamente para essa comparações futuras.

Pensei muito se deveria seguir no Tulsa, justamente pelo que você disse, desmontar a equipe que havia montado e remontá-la, algo que geralmente não vemos nos saves. Geralmente se atinge o ápice e se encerra o save, no caso de saves de clube, ou se muda de clube, no caso de saves de carreira. Então, por que não fez? Porque isso acontecerá quando estiver na MLS, não só por conta da idade, mas também por conta do teto salarial que obriga a se desfazer de jogadores à medida que eles pedem um salário maior e o teto se aproxima. Além disso, achei interessante sair do Tulsa em um momento onde não fui tão bem, diferentemente das outras três equipes que passei onde saí após ter conquistado o título mais importante da divisão. Não são todos os treinadores que conseguem sair por cima, mesmo quando tiveram uma carreira vitoriosa em uma determinada equipe.

Eu também pensei que teria mais facilidade pelo que já conquistei, mas não foi bem assim e queria não ter passado pela NASL e pulado direto para a MLS, seria mais interessante não ter esse crescimento na carreira com um salto da 3ª para a 1ª divisão, mas não deu. Então, nada melhor do que pegar o histórico Cosmos, clube que tenho carinho quando lembro do futebol nos EUA.

1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, ggpofm disse:

Eu salvo o save em vários arquivos, então tenho todos desde o início do save. Aí, faço essa pequisa neles, justamente para essa comparações futuras.

Pensei muito se deveria seguir no Tulsa, justamente pelo que você disse, desmontar a equipe que havia montado e remontá-la, algo que geralmente não vemos nos saves. Geralmente se atinge o ápice e se encerra o save, no caso de saves de clube, ou se muda de clube, no caso de saves de carreira. Então, por que não fez? Porque isso acontecerá quando estiver na MLS, não só por conta da idade, mas também por conta do teto salarial que obriga a se desfazer de jogadores à medida que eles pedem um salário maior e o teto se aproxima. Além disso, achei interessante sair do Tulsa em um momento onde não fui tão bem, diferentemente das outras três equipes que passei onde saí após ter conquistado o título mais importante da divisão. Não são todos os treinadores que conseguem sair por cima, mesmo quando tiveram uma carreira vitoriosa em uma determinada equipe.

Eu também pensei que teria mais facilidade pelo que já conquistei, mas não foi bem assim e queria não ter passado pela NASL e pulado direto para a MLS, seria mais interessante não ter esse crescimento na carreira com um salto da 3ª para a 1ª divisão, mas não deu. Então, nada melhor do que pegar o histórico Cosmos, clube que tenho carinho quando lembro do futebol nos EUA.

Tão histórico que já tá no seu sétimo ano de vida!

Por favor, nem responde isso. Absolutamente não é sério, eu só não consegui resistir.

Interessante isso de manter todos os arquivos. Eu tenho um MONTE de backups, mas eles não são nada organizados. De tempos em tempos vou salvando por cima de um ou outro. Aí quando vejo que esqueci alguma informação para atualização (nos momentos em que estou mais longe no save já do que postei) eu tenho que ficar procurando se tenho um backup daquele momento. E nunca pensei em manter um do início do save. Talvez comece a utilizar isso nos próximos saves.

0

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Danut disse:

Interessante isso de manter todos os arquivos. Eu tenho um MONTE de backups, mas eles não são nada organizados. De tempos em tempos vou salvando por cima de um ou outro. Aí quando vejo que esqueci alguma informação para atualização (nos momentos em que estou mais longe no save já do que postei) eu tenho que ficar procurando se tenho um backup daquele momento. E nunca pensei em manter um do início do save. Talvez comece a utilizar isso nos próximos saves.

Meus arquivos tem nome e data. Por  exemplo, EUA.10.jan.2017, EUA.30.jun.2018 e assim por diante. Se tiver espaço no HD, acho uma boa, pode salvá-lo em caso de um dano irreparável em algum momento do save, além é claro de poder recurperar  informações históricas do save.

2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ggpofm disse:

Não mudei em meio a uma temporada em 2026. Lembre-se que nos EUA a temporada corresponde ao ano solar. Joguei a temporada completa, inclusive joguei os play-offs. Acho que você teve ter pulado alguma atualização. ;)

Perdão, pulei sim a página 20 e acabei achando que saiu um pouco antes de terminar a fase de grupos.

Mas sobre a USL: foda ter ficado com o vice num ano que tinha tudo pra ganhar, ganhou o grupo sem dificuldades e com uma puta campanha, talvez era o destino não levar a USL com o Tulsa. Eu teria feito o mesmo também, não ganhar a USL depois de três (?) tentativas é meio deprimente mesmo. Boa sorte no Cosmos!

1

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Yan Perisse disse:

Perdão, pulei sim a página 20 e acabei achando que saiu um pouco antes de terminar a fase de grupos.

Mas sobre a USL: foda ter ficado com o vice num ano que tinha tudo pra ganhar, ganhou o grupo sem dificuldades e com uma puta campanha, talvez era o destino não levar a USL com o Tulsa. Eu teria feito o mesmo também, não ganhar a USL depois de três (?) tentativas é meio deprimente mesmo. Boa sorte no Cosmos!

Bem que eu achei que algo estranho tinha acontecido.

Foi uma temporada bem frustrante. Achei que não valia a pena ficar insistindo com o Tulsa. Fiz o que eu podia para conquistar a USL, tentei, mas não deu. Vida que segue, afinal ganhei duas US Open Cup com eles. ;)

1

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante ver que o Cosmos precisou ficar na pindaíba para querer contratar o Gus, talvez se tivessem aceitado a entrevista antes, a situação teria sido diferente. Além disso, pelo treinador que ficou mais tempo no Cosmos, pode ser que o caminho na MLS se abra após alcançar um sucesso interessante com a equipe nova-iorquina.

1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Henrique M. disse:

Interessante ver que o Cosmos precisou ficar na pindaíba para querer contratar o Gus, talvez se tivessem aceitado a entrevista antes, a situação teria sido diferente. Além disso, pelo treinador que ficou mais tempo no Cosmos, pode ser que o caminho na MLS se abra após alcançar um sucesso interessante com a equipe nova-iorquina.

Em outra oportunidade, eu não teria tentado o Cosmos. Só tentei porque estava sem opções de trabalho e acabaria passando a temporada inteira sem emprego, algo que eu não queria. A situação do Cosmos vem decaindo faz tempo e agora pretendo reerguê-lo. Conto para isso com o tempo longo  de trabalho que metade dos treinadores dele tiveram. Se eu tiver esse tempo, tenho certeza que entregarei o clube em melhores situações que as atuais e aí, espero, sinceramente ir para a MLS.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Se a liga americana tivesse rebaixamento/promoção, seria muito interessante acompanhar a trajetória do Cosmos tentando ser campeão nacional da 1ª divisão. Tradição e camisa a equipe tem, seria um clássico objetivo "reerguer um gigante".

Como isso não acontece, fico na torcida para que Gus Gibson torne o clube o maior da NASL, quem sabe com excelentes campanhas na Concacaf CL, e aí possa seguir para a MLS cheio de moral.

1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Tsuru disse:

Se a liga americana tivesse rebaixamento/promoção, seria muito interessante acompanhar a trajetória do Cosmos tentando ser campeão nacional da 1ª divisão. Tradição e camisa a equipe tem, seria um clássico objetivo "reerguer um gigante".

Como isso não acontece, fico na torcida para que Gus Gibson torne o clube o maior da NASL, quem sabe com excelentes campanhas na Concacaf CL, e aí possa seguir para a MLS cheio de moral.

Pensei que conseguiria passar para a MLS sem passar pela NASL, mas pelo jeito não. Mesmo assim fiquei de olho no Cosmos e alguns treinadores ficaram muito tempo. Ia ser legal se houves pro/rel ou se pudesse aumentar o númerode franquias na MLS e o Cosmos fosse um dos selecionados, mas isso não vai rolar.

Minha ideia é reestruturar o clube e conquistar títulos. Vamos ver como me saio. 

1

Compartilhar este post

Link para o post

2027-2_zpsilbwsh38.png2026-2_zpsh0uih6we.png

:: North American Soccer League (NASL)

A North American Soccer League (NASL) ocupa, desde 2011, a 2ª Divisão do futebol nos EUA. O nascimento dela está relacionado com as atividades da Traffic Sports na América do Norte e foram abordados anteriormente em dois posts (parte 1 e parte 2).

A liga já chegou a ter 12 franquias em 2016, mas na atual temporada ela possui apenas oito. O campeonato da NASL também possui uma temporada regular, disputada em pontos corridos, e os play-offs, que decidem o campeão. A NASL tem equipes participantes dos EUA, Canadá e Porto Rico, como é possível ver no mapa abaixo. Na costa oeste dos Estados Unidos está o San Francisco Deltas, a franquia mais nova. Na costa leste temos o Indy Eleven, North Carolina, New York Cosmos, Jacksonville Armada e o Miami. No Canadá, o Edmonton e em Porto Rico, o Puerto Rico.

mapa-nasl_zpsgmaxt2tb.png

Neste ano de 2017, a temporada regular, chamada de Supporters’ Cup, está dividida em dois turnos, a Spring Season e a Fall Season. Em cada um desses turnos as equipes se enfrentam duas vezes, ou seja, cada equipe joga 14 partidas em cada um dos turnos. O campeão da Spring Season e o campeão da Fall Season e mais as duas equipes que somarem mais pontos no total dos dois turnos (Spring Season e Fall Season) disputam os play-offs, chamado de NASL Championship.

No FM eu não consegui fazer a NASL funcionar em dois turnos. Então, a Supporters’ Cup será em quatro turnos, ou seja, as equipes jogam entre si e se enfrentam quatros vezes, duas em casa e duas fora de casa, em um total de 28 partidas por equipe. Os quatro primeiros colocados disputam os play-offs em partida única, o NASL Championship.

:: NASL Supporters’ Cup

Nas seis temporadas disputadas pela NASL, o Cosmos é o maior vencedor com três títulos (2013, 2015 e 2016), os outros três títulos ficaram com NSC MInnesota Stars (2011), Tampa Bay Rowdies (2012) e San Antonio Scorpions (2014).

No save, a questão é bem diferente. A grande equipe da NASL é o FC Edmonton, do Canadá, que conquistou seis vezes a Supporters' Cup em 11 temporadas, inclusive é o atual tetracampeão da temporada regular. Nos play-offs, que decide o campeão da NASL, o Edmonton repete o domínio e conquistou cinco títulos no NASL Championship, como pode ser visto abaixo.

soccer-bowl_zpsdovctqz1.png

Como eu disse anteriormente, assumi o comando do Cosmos faltando oito rodadas para o término da temporada regular. O clube vinha em último lugar, tendo vencido apenas quatro partidas em 20 rodadas. O objetivo colocado pela Direção era escapar da última colocação.

Nas duas primeiras partidas comecei no 5-4-1 e durante elas passei para o 4-1-4-1, mas na 3ª partida já estava usando um 4-3-3 com um volante e dois meias. Foi com essa formação que quase conseguimos a primeira vitória, diante do Miami, mas acabamos derrotados por 3 a 2.

miami-04_zpscfjwe6ee.png

Contudo, nas últimas cinco rodadas da competição só utilizamos o 4-3-3 e foi com ele que conseguimos uma boa sequência de resultados, com vitórias sobre o Indy Eleven e o San Francisco Deltas e roubando pontos do campeão da Supporters’s Cup, o Edmonton.

edmonton-04_zpslllsqx0x.png

Depois, empatamos com o North Carolina e vencemos o Puerto Rico, mas não conseguimos deixar a última colocação, a pior colocação do Cosmos em todas as temporadas do save. Mesmo assim, isso não afetou a satisfação geral da Direção. Nos play-offs deu o Edmonton novamente que conquistou seus 6º título em 12.

28-partidas_zpscemlkbve.png

tabela-28_zpsiotvbkon.png

:: Elenco

Cheguei ao New York Cosmos com a temporada perto do fim, faltando apenas oito rodadas das 28 que são disputadas. A janela já estava fechada e não havia muito o que fazer. Tive que usar os jogadores disponíveis e tentei tirá-los de uma sequência de resultados negativos para tentar escapar da última posição.

elenco-inicial_zpsk4dwjkd1.png

Para a próxima temporada, o elenco sofrerá muitas modificações, pois ele tem a 2ª maior média de idade (25,74) das oito equipes da NASL e pretendo baixá-la, uma característica do trabalho de Gus Gibson.

estatisticas-final_zpsnlmizydg.png

Não vou fazer nenhum comentário sobre os jogadores, pois trabalhei pouco com eles, mas pretendo modificar bastante o elenco, principalmente por contra da questão salarial, um das variáveis que posso mexer para tentar fechar o rombo financeiro da franquia.

melhor%20do%20ano_zpsd2gue4zy.gif

3

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente consegui me atualizar aqui. 

Bom, o desempenho no Roughnecks foi bastante satisfatório, com a melhora no setor financeiro e esportivo.

Mas terminou sua passagem de forma amarga, com três eliminações cruéis, sendo a da Concachampions a pior pra mim. Não há cenário mais chato do que ver um time forte ser surpreendido por outro e você não conseguir aproveitar.

Enfim, acho que já tinha passado tempo suficiente em Tulsa e era hora de procurar novos ares. Confesso que fiquei surpreso com a dificuldade para conseguir entrevistas.

Menos mal que a péssima campanha do NY Cosmos acabou te trazendo uma oportunidade, juntando o útil ao agradável. Sem poder trabalhar em outros aspectos do clube, a não ser no campo, foi bem.

Agora fica a expectativa para a próxima temporada, onde poderá moldar o clube de acordo com suas filosofias.

Espero que o Cosmos seja o trampolim ideal para chegar a MLS.

1

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar dos tropeços da última temporada, a passagem pelo Tulsa foi muito boa. Quanto ao novo clube, eu gostei bastante do que o FM te reservou. Além de ser um clube histórico, você passará por todas as ligas norte-americanas. Fiquei surpreso com a dificuldade em conseguir uma entrevista na MLS, mas fiquei feliz com isso. Espero que essa situação se modifique mais para a frente, para não atrapalhar os seus planos com o save.

Por curiosidade, caso as ligas norte-americanas tivessem rebaixamento, você teria aceito o trabalho no New York Cosmos?

1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, vinny_dp disse:

Finalmente consegui me atualizar aqui. 

Bom, o desempenho no Roughnecks foi bastante satisfatório, com a melhora no setor financeiro e esportivo.

Mas terminou sua passagem de forma amarga, com três eliminações cruéis, sendo a da Concachampions a pior pra mim. Não há cenário mais chato do que ver um time forte ser surpreendido por outro e você não conseguir aproveitar.

Enfim, acho que já tinha passado tempo suficiente em Tulsa e era hora de procurar novos ares. Confesso que fiquei surpreso com a dificuldade para conseguir entrevistas.

Menos mal que a péssima campanha do NY Cosmos acabou te trazendo uma oportunidade, juntando o útil ao agradável. Sem poder trabalhar em outros aspectos do clube, a não ser no campo, foi bem.

Agora fica a expectativa para a próxima temporada, onde poderá moldar o clube de acordo com suas filosofias.

Espero que o Cosmos seja o trampolim ideal para chegar a MLS.

Valeu. Estou ando muito rápido?

Sem contar a questão financeira, o lado esportivo foi muito bom, mesmo sem ter conquistado o título da USL (dois vices e um título da temporada regular), pois a equipe se tornou frequente nos playoffs (cinco vezes seguidas) e alcançou algo pouco provável, a conquista do bicampeonato da US Open Cup, títulos que ficarão para a história do clube como os maiores dele.

Foi amarga mesmo essa última temporada. Eliminações duras que nem o título da Western Conference ameniza. Eu não sei o que foi mais difícil de engolir. Em matéria de surpresa foi a eliminação na Conchampions, pois estava indo tudo tão bem e de repente acabou.

Eu também acho. Não vejo sentido ficar insistindo com o Tulsa apenas para ganhar o que falta. Fui lá, fiz um trabalho, melhorei a equipe financeiramente, conquistei títulos e ponto final. Nem sempre se ganha tudo e todos os lugares, não é mesmo?

Eu estava com bastante expectativa de chegar à MLS, mas também fui supreendido com as negativas.

Agora no Cosmos, é zerar o clube e começar quase do zero. Tenho muitas coisas para realizar no clube, só precisarei de algum tempo.

Só falta depois do Cosmos eu ainda não conseguir chegar à MLS.

5 horas atrás, guigasparotto disse:

Apesar dos tropeços da última temporada, a passagem pelo Tulsa foi muito boa. Quanto ao novo clube, eu gostei bastante do que o FM te reservou. Além de ser um clube histórico, você passará por todas as ligas norte-americanas. Fiquei surpreso com a dificuldade em conseguir uma entrevista na MLS, mas fiquei feliz com isso. Espero que essa situação se modifique mais para a frente, para não atrapalhar os seus planos com o save.

Por curiosidade, caso as ligas norte-americanas tivessem rebaixamento, você teria aceito o trabalho no New York Cosmos?

Também acho que foi. Fica aquela sensação ruim na USL, mas é importante lembrar que conquistamos o bi da US Open Cup e na Concachapions fizemos uma edição muito boa e outra bem ruim.

Eu pensava fazer o salto da 3ª para a 1ª. Pensei até continuar na 3ª, depois dos problemas das entrevistas na MLS, mas pegar o Cosmos é algo que traz uma toque especial a um save nos EUA por tudo o que ele representou e representa como marca ainda nos dias de hoje.

Não quero nem ficar pensando nessa questão da subida para a MLS. 

Algo que eu não pensei... se tivesse rebaixamento teria promoção também, né? Se tivesse seria legal levar o Cosmos até a MLS.  

Em um passado aqui na área eu fiz um save no FM, seu eu não me engano foi o FM06 ou 07. Eu peguei o New York Red Bulls e o transformei no New York Cosmos. Era o Cosmos com patrocínio da Red Bull. 

Spoiler

xboP06M.jpg

1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Jirimias
      Por Jirimias

Boa noite a todos!   Depois de um tempo afastado da área, juntando as ideias, cuidando de outras partes da vida que precisavam de minha atenção, estou de volta para compartilhar um save aqui na área.   A escolha da temática "Os doze trabalhos de Hércules" creio que já tenha visitado a cabeça de muitos, mas sem sair do campo das ideias, então vi que era hora de colocar em prática. Aí entrava o desafio de alinhar os desafios do clube aos trabalhos do herói, para tanto, fiz interpretação bem pessoal dos objetivos para que ficassem adequado aos pilares que considero fundamentam um save de clube: alto rendimento em campo, crescimento do clube e desenvolvimento de jovens. Aí bastava dividir os trabalhos dentro destes critérios e algumas vezes apelar para a criatividade, como verão mais a frente.

O clube escolhido é o Hercules, atualmente na terceira divisão da Espanha.
      Sem ficção?   Para quem está acostumado as minhas ficções, poderá estranhar um pouco, porque o save, apesar de ser uma ficção, não possui uma trama secundária, não que não faltasse ideias e vontade, mas falta tempo para isso. Por isso o save seguirá a um estilo que fiz no passado: o documentário. Cada postagem será um episódio, e contará com um narrador que dará a palavra aos outros entes envolvidos. Tentarei ser mais sucinto nas postagens e assim chegar a um save dinâmico, onde jogo e tópico andem de mãos dadas: um sonho de consumo meu. Por ser um save de clube, ele não terminará na demissão do treinador: demitiu um, eu crio outro.    Bom, chega de papo. Vamos ao trabalho! Ops, vamos à diversão! Abaixo um vídeo para "dar um esquenta".       

• Lohan
      Por Lohan

BRASIL MUNDI UP  (25\06\2017)   
      ✔️Séries A, B, C e D (formato original) 
      ✔️Serie Regional, equivalente a uma 5 divisão fictícia, nas qual faz com que os estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)
      ✔️Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais
       ✔️Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17
       ✔️Copas Estaduais (quando os times sobem pra Seria A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)
      ✔️ Novidade Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20

Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: documentos / Sports Interactive / Football Manager 2017 / editor data,
      e depois selecioná-lo antes de criar o Save.
      Testado 3 vezes até 2030 sem bugs! (protegido contra cópia)
      DOWNLOAD:  
                        Brasil Mundi Up (25-06) + Pr0 Update gringo incluso
                      4Shared: https://www.4shared.com/file/l7Hf1Sxcca/Brasil_Mundi_Up__25-06__FM_17_.html
      ❌  (NÃO FUNCIONA NO FM PIRATA)
      ❌  (Só funciona no patch 17.3 em diante)

Ligas fundamentais que não vem no FM17 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar em "Ver apenas"):
      Libertadores mais difícil e realista
      Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas + México ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil
      Mercado de transferências bastante ativo
      Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial

DOWNLOAD:  http://www.fmscout.com/a-fm17-leagues-megapack-by-claassen.html

Apos fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, a mesma pasta em que fica o Brasil Mundi UP

Amigos, a pouco estava tirando as dúvidas de uma pessoa sobre se fazer a série D real ou não, com os times participando dela baseado em suas classificações via estaduais, e tive a ideia de escrever esse texto, para ajudar a esclarecer algumas coisas, dando minha opinião pessoal sobre o jogo, e sobre o motivo de não fazer nesse formato mesmo sendo realista.
      Como todos sabem, o FM é um jogo Inglês, feito de acordo em teoria, baseado na realidade do futebol inglês e europeu, então infelizmente algumas coisas que estão programadas pra funcionar lá, não são bem geridas pela inteligência artificial do jogo no Brasil, e até por esse motivo, muita gente não gosta de jogar aqui, preferindo até ir pra China rsrs.
      Ao longo dos anos, venho estudando e analisando os mecanismos de muitas dessas configurações no editor, tem algumas pessoas que tem essa mesma visão e linha de raciocínio, como o amigo Leon Coutinho, então começamos a implementar isso aos poucos, sempre testando massivamente.
      Eu me senti satisfeito, por achar que consegui atingir no FM14, um nível de realismo absurdo (dentro das limitações do jogo), seja no mercado de transferências, nas finanças, cotas dos clubes e etc, lembrando que nossos pesquisadores nacionais fazem um excelente trabalho, até porque não é nada fácil ter que estar atento a cada mínimo detalhe de uma Database tão grande e complexa.
      É difícil saber o valor correto exato da parte financeira dos clubes, mas o pessoal faz isso bem, o problema é como o jogo gere as finanças no nosso país, fazendo os grandes clubes ficarem ricos em 2 ou 3 anos, tirando assim grande parte da graça de jogar por ficar muito fácil.
      A partir do momento em que vc cria o save e clica em continuar, vc esta entrando em um mundo de simulação futebolística virtual, onde tudo pode acontecer, (vírgula), muitas coisas precisam de coerência, o Brasil tomar 7 da Alemanha não parece ser nada coerente né? Então, isso pode acontecer no jogo tb, só não pode acontecer o tempo todo.
      O que eu quero dizer, é que o FM tem simulado muito melhor e com mais realismo e dinamismo muitas coisas do mundo do futebol nas ultimas versões, as opções de configuração são bastante complexas, mas se tivermos atenção a isso o jogo fica muito melhor, basta analisarmos e testarmos com parcimônia.
      Sempre fui muito perfeccionista e detalhista, o jogo perde a graça quando vejo em 2015, Tite treinando o Goiás ou Renato Gaúcho sendo contratado para treinar o Inter (what? Só acho que a Sigames deveria me adicionar a folha salarial deles rsrs.
      Quanto a Série D real, com os times provindo de suas classificações nos estaduais, deixando o jogo supostamente mais realista (porém sem graça), é aí que entra o que falei (pra se ter mais realismo no Brasil, é preciso configurar algumas coisas diferentes, para num todo, termos um jogo bem melhor, e sim, mais realista e divertido!
      Então ter uma Série D com 128 clubes, nos moldes da Série C dos antigos CM´s e FM´s (oh nostalgia que me faz envelhecer rs) e ter uma série Regional, onde muito mais clubes pequenos participam, privilegia justamente os estaduais, faz com que os times menores busquem reforços no mercado, por terem uma divisão ativa, ao invés de ficar com jogadores cinzas, levando goleadas e mais goleadas dos grandes todos os anos, sem contar que fica mais fácil ainda vc vender ou emprestar aquela naba que fica escanteada, sugando toda sua folha salarial.
      Sou da opinião que é muito mais divertido pegar um time da Série A3 do Paulistão ou da Segundona Gaúcha e tentar levar pra Série D ou C, de maneira suada, do que pegar o Paysandu no estadual do Pará (com a Série D real), enfiar goleadas nos minúsculos do estado (por não terem divisão) e ir simplesmente participar da Série C na cara de pau (essa é minha opinião) acho totalmente sem graça isso!
      *Campeonatos estaduais precisam ser mais difíceis e realistas! (o Ituano Campeão Paulista de 2014 manda abraços!)
      *Libertadores não pode ter todos os anos uma semi-final com 3 ou 4 brasileiros! (O papa torcedor do San Lorenzo que o diga) 
      Mas quem disse que isso não foi a primeira coisa que eu tentei melhorar? =P
      Abraços e bom final de semana cambada!
    • LC
      Por LC

The Buffalo Trippone - Via dell'Anguillara, 48R, 50122 Firenze, Itália

Quem diria que este dia iria mudar a minha vida. Estava no Trippone com amigos da Universidade comemorando nossa recente graduação. Doutores da Lei ou piadistas numa noite de bebedeira. Era a minha vez de contar uma piada e o fiz.:
      Em uma noite chuvosa, dois carros se chocam em uma estrada. Um
      pertencia a um advogado, o outro a um médico. Ao sair de seu automóvel, o
      médico, preocupado, se dirige ao carro do advogado e pergunta se ele está ferido,
      examina-o brevemente e constata não haver nada de grave.
      Só então os dois passam a verificar o estado dos carros e como se deu a
      batida. Chegam a conclusão de que não havia como escapar do acidente na situação
       em que tinha acontecido: a estrada estava molhada, escura e mal
      sinalizada. Como, todavia, o advogado já tinha ligado
      para a policia rodoviária, resolveram ficar esperando enquanto a viatura não
      chegava, para avisar aos policiais que cada um ia assumir seus prejuízos.
      Conversa vai, conversa vem, o advogado vai ficando íntimo do médico e
      até lhe oferece uísque. O médico aceita, bebe três goles longos e pergunta:
      - "E você, amigo, não vai beber?"
      O advogado responde:
      - "Só depois que a policia chegar".
      Todos riram e falaram que éramos filhos de uma boa mãe e possivelmente seria isso que a maioria iria fazer. Todos riram e Luigi, meu grande amigo pediu mais uma porção de salaminho e mais vinho. Foi uma bela bebedeira. No dia seguinte meu pai me cumprimenta e avisa que assim que a carteira da ordem chegar eu iria trabalhar no seu escritório e que eu parasse com a esbórnia. Caraca eu acabo de me formar e já tem cobrança. Só me formei mesmo por causa da minha mãe, mas não quero trabalhar com meu arrogante pai. Eu o amo, mas sei de sua arrogância, principalmente com os menos abastado. Me levanto e bebo meu café e o celular toca.
      • - Fala Luigi.
      • - Enzo eu preciso de um favor seu. Estou na quadra de futebol. Pode vir aqui meu amigo?
      • - Porca miséria Luigi. Sabe que horas são? Acabei de beber meu café.
      • - Poxa cara, é importante.
      • - Ok amico. Já vou.
      • -O que será que esse maluco quer? Só pode ser zuação e se for eu mato esse carcamano.
      Uma hora depois eu estava na quadra de futebol e lá estava o Luigi me esperando.
      • - Fala Luigi. Porque me chamou aqui.
      • - Simples. Você  fala português né?
      • - Sim, falo. Mas é pouca coisa.Porque?
      • - Mas tu não é brasiliano?
      • - Caraca quantas vezes vou te explicar que minha falecida avó era brasileira. Ela casou com meu avô italiano e nasceu minha mãe. Mas sou italiano com sangue brasiliano por parte de avó.
      • - Não importa. Acontece que minha prima tem uma amiga brasiliana  que conheceu quando esteve de férias no Rio de Janeiro. Ela me disse que a menina é linda e chega hoje, mas fala pouco  a nossa língua.
      • - E eu com isso?
      • - Ora seu tapado. É simples isso. Você me acompanha até o aeroporto para recebê-la  e como você fala um pouco de português...Entendeu agora?
      • - Ok. Eu vou mas você me deve um favor.
      No caminho para o aeroporto nós passamos perto do Estádio Artemio Franchi e o Luigi fala sobre um dia treinar a Fiorentina. Eu lembro  que ele é um advogado e não treinador, mas ele me diz que pode fazer o curso da UEFA ou então se não conseguir irá trabalhar no corpo jurídico do clube. Eu começo a rir e lembro a ele que se isso acontecer eu paro de torcer para o Torino e visto a camisa da Viola. Ele fala que promessa é divida. E  essa promessa eu iria pagar com juros e correção monetária, pois numa curva antes de chegar ao aeroporto o carro que eu dirigia dá uma derrapada e eu tento controlar, mas eu só consigo parar o automóvel no lado contrário da via e só dá tempo de pedir a Deus por minha vida:

• DiogoHernandes
      Por DiogoHernandes

Fundado como Venezia Foot Ball Club em 14 de dezembro de 1907, este foi o primeiro dos nove nomes oficiais adotados pelo clube. As última mudanças foram devido a falências seguidas. Hoje o clube se chama Venezia Football Club Società Sportiva Dilettantistica, nome atribuído em 2015 após um grupo norte americano comprar o clube.
      O clube manda seus jogos no Estádio Pier Luigi Penzo com capacidade para 7.450 pessoas. O estádio veneziano é o segundo mais antigo da Itália para a prática do futebol e que ainda está em uso, atrás apenas do Estádio Luigi Ferraris de Gênova. Uma curiosidade sobre estádio é que o principal acesso se dá por barcos.
      A maior glória do clube ocorreu na temporada 1940/1941 quando ganharam a Coppa Italia, além desse título o clube conta com alguns títulos de divisões inferiores. E passagens de grandes jogadores pelo clube como Recoba, Delvecchio, Petkovic, Vieri entre outros.
      Sob o comando de Filippo Inzaghi o clube conquistou o seus grupo da Lega Pro 2016/2017 e garantiu o acesso a Serie B, e nesta mesma temporada o clube se sagrou campeão da Coppa Italia Lega Pro.

Fala galera, não aguentei e já deu vontade de voltar com um save para a área, espero muito poder terminar ele dessa vez. Antes de começar o save com o Rocha eu já tinha a vontade de começar este save com o Venezia pelo fato do Recoba ter passado uma temporada no clube e o uniforme ser bem bonito com um jogo de cores bem incomuns.
      Para o save escolhi carregar apenas as principais ligas da europa e carregar todos os jogadores de divisões de elite da europa central com mascarar atributos e impedir uso de editor do jogo. O treinador escolhido foi Vincenzo Valentini de 35 anos.

Não usarei a barra de pesquisa para contratar jogadores, só irei atrás de jogadores encontrados pelos meus olheiros ou oferecidos por empresários e as contratações de staff só serão feitas com anúncios ou indicação de algum membro da comissão técnico.
      Apesar do Venezia estar na vida real na Serie B, o save começará no terceiro escalão italiano na temporada 2016/2017. Com podem ter visto não trouxe muita informação histórica do clube, vou trazer algumas coisas conforme o andamento do save mas não esperem um save como o That's all about Soccer ou o Eisern Union só para ficar nos mais recentes, serão textos bem menores e menos criativos já que não falo nada de italiano e fazer pesquisas sem conhecer o idioma é algo complicado.

Gostaria de agradecer ao @ggpofm pelo banner disponibilizado na Galeria dos Gráficos e pela conversa por MP que me deu um baita incentivo para começar o save. Obrigado!
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

Apresentação
      Ano passado eu participei aqui na PM com um SAVE com o Boavista - Portugal. O save foi um dos mais bacanas que já joguei nesses tempos de FM, durante a jogatina surgiram algumas curiosidades que pretendo desvendar nesta nova história. E espero que uma nova boa história possa servir como pedido de desculpas a quem acompanhava a história do Boavista, pois acabei não me planejando e o lançamento do FM17 e a falta de tempo me desanimaram para dar um final descente a história. 

Ritmo de Postagem
      Me esforçarei ao máximo para manter uma média entre 15 e 20 postagens ao mês, onde cada postagem equivaleria ao resumo de 1 mês do jogo.

Padrão de Postagem
      1º Postagem sobre o SAVE
      2º Comentários dos leitores
      3º Único Post respondendo a todos os comentários (acredito que respondendo a todos em um único post manterá o tópico mais limpo e levará as respostas para um clima de entrevista coletiva).

Enquete
      Sobre os vídeos com gols das partidas:
      (  ) Prefiro os vídeos com a visão 3D. Citar ângulo preferido.
      (  ) Prefiro os vídeos com a visão 2D.

Liga
      - Protagonista no trabalho de evolução da Liga.
      - Liga alcançar o status de Soberba.
      - 5 clubes nas quartas-de-finais (Champions + Europa League)
      - Aumentar o nº de vagas em competições Europeias.

Finanças
      - Valor do clube superar 1 bilhão de Euros.
      - Prata da casa vendido por mais de 70 milhões de Euros. CONCLUÍDO NA 3ª TEMPORADA

Seleção principal
      - 6 jogadores convocados na seleção principal. CONCLUÍDO NA 2ª TEMPORADA E SUPERADO NA 4ª TEMPORADA
      - Técnico da seleção principal. (Somente após desafio dos 6 concluído).
      - Vencer a Copa do Mundo.
      - Vencer as Olimpíadas.
      - Seleção nº1 no Ranking da FIFA.

Competições
      - Quebrar o recorde de títulos seguidos da Liga NOS. (6)
      - Quebrar o recorde de jogos invictos.
      - Quebrar o recorde de pontos na liga. CONCLUÍDO NA 3ª TEMPORADA E SUPERADO NA 4ª TEMPORADA
      - Vencer com 70% do elenco principal formados por jogadores sub23:
      Champions League. CONCLUÍDO NA 4ª TEMPORADA ::: ELENCO 73% sub23 Liga NOS. CONCLUÍDO NA 4ª TEMPORADA ::: ELENCO 73% sub23 Alguma Taça Nacional - Time B ser pentacampeão da 2ª divisão.
      - Vencer a Champions sub-19.

Jogadores
      - Prata da casa adquirir status de Lenda no clube.
      - Prata da casa ser o maior artilheiro de todos os tempos no clube.
      - Prata da casa ter o maior nº de jogos pelo clube.
      - Prata da casa maior revelação da Europa na temporada.
      - Prata da casa construir uma carreira vencedora por todas as etapas no clube. (Juniores, Time B e Principal)
      - Estrangeiro desenvolvido pelo clube se naturalizar e ser convocado para a seleção principal.

Estrutura do clube
      - Conhecimento dos olheiros mundial Excelente.
      - Aumentar capacidade do estádio.
      - Nova rivalidade competitiva

Pessoal
      - Alcançar status de Intocável no clube.
      - Se tornar uma Lenda no clube.
      - Ser o maior treinador de todos os tempos.

Plano de Evolução da LIGA
      - Proibida a contratação de estrangeiros que já atuaram por sua seleção principal.
      - Prioridade para venda e empréstimos a clubes nacionais mesmo que o clube leve prejuízo. Em caso de jogadores com até 27 anos, tentar incluir alguma % da próxima transferência na negociação.
      - Em cada janela de transferência, 10% do Orçamento Original para Transferências devem ser rateado para os clubes que subiram de divisão através da contratação de jovens (1 de cada clube).

Formação do Elenco
      - Principal: 23 Jogadores (NAC - Jogadores Nacionais, EST - Estrangeiros)
      1ª Janela: 15 NAC (9 Sub23), 8 EST (3 Sub23) 2ª Janela: 16 NAC (9 Sub23), 7 EST (3 Sub23) 3ª Janela: 17 NAC (9 Sub23), 6 EST (3 Sub23) 4ª Janela: 18 NAC (9 Sub23), 5 EST (3 Sub23) 5ª Janela: 19 NAC (9 Sub23), 4 EST (3 Sub23) 6ª Janela: 20 NAC (12 Sub23), 3 EST Sub23 7ª Janela: 20 NAC (14 Sub23), 3 EST Sub23 (1º aumento de jogadores NAC sub23 para dificultar o save) 8ª Janela: 20 NAC (14 Sub23), 3 EST Sub23 9ª Janela: 20 NAC (16 Sub23), 3 EST Sub23 (2º aumento de jogadores NAC sub23 para dificultar o save) - Time B: Embora o elenco base possuirá 22 jogadores, sempre haverão mais por conta dos jogadores que estarão listados para transferência que ficarão treinando no time B até serem negociados. Mas a 2ª divisão permite que apenas 1 jogador acima de 23 anos seja relacionado para a partida. Isso evitará que o time fique muito forte com os jogadores extras.
      No máximo 5 jogadores sub23 não formados no País. - Juniores: 22 Jogadores
      No máximo 5 estrangeiros  
      Carreira no clube*
      - Juniores: Idade (16, 17 e 18 anos) Treinar no clube para ser tutoreado. Jogadores além dos 22 do elenco base devem ser emprestados.
      - Time B: Idade (19, 20 e 21 anos) Jogadores além dos 22 do elenco base devem ser emprestados.
      - Principal: Idade (22 anos em diante) Com 22 anos o jogador ainda pode fazer parte do time B caso ainda não seja tão bom para ser aproveitado no elenco principal, mas se o mesmo não conseguir a vaga nem no elenco base do time B, deve ser listado para transferência e oferecido a clubes quando faltar 1 ano para o término de seu contrato.
      *Este modelo é apenas uma referência, nada impede de um jogador de 16 anos com grande potencial, pular as etapas e ser incorporado diretamente ao elenco principal.

Plano de Evolução dos Jovens Nacionais
      - Fases da Champions League em que será permitido jogar com força máxima, caso passe terá que prosseguir escalando prioritariamente os jovens nacionais.
      1ª Temporada: Oitavas
      2ª Temporada: Quartas
      3ª Temporada: Semi-final
      4ª Temporada em diante: Final
      - Em jogos da LIGA, o jogador nacional sub23 de linha que menos atuou na temporada deve ser escalado no time titular (exceto em jogos contra os maiores rivais).
      - O time escalado em Jogos da Taça Nacional ou Continentais em que o clube já esteja classificado no grupo deve ter como prioridade os mais jovens do elenco.
      - Goleiros reservas devem ser disponibilizados para jogos do Time B e Juniores.
      - Nas janelas de transferências, analisar jogadores emprestados, se não estiverem jogado 50% das partidas do clube devem ser chamados de volta. Para ser negociado com outro clube em que será titular.
      - Os tutores devem priorizar o acompanhamento dos jogadores nacionais.

Dados do SAVE
      FM 2017 – 17.3.1
      DB Original
      Ligas Carregadas:

Brasil e Portugal com todas as Ligas disponíveis carregadas.
      Todos os outros somente a 1ª divisão.
      Bélgica, Holanda, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Chile, Colômbia e Uruguai com status "apenas ver".

Fundado em 28 de setembro de 1893, o FC Porto é um dos "três grandes" clubes de Portugal participantes da primeira divisão, também conhecida como Liga NOS. Os seus maiores rivais são o Sporting e o Benfica. O clube também é conhecido como "dragões", nome da criatura mitológica que se pode ver no topo do escudo do clube ou "azuis e brancos", que está baseada na associação às cores do uniforme. Os seus torcedores são chamados de "portistas".

Ao comando de José Mourinho, o FC Porto conseguiu muita visibilidade na década passada, através de épicas conquistas como a Europa League, Champions e Taça Intercontinental. Os torcedores aguardam ansiosamente por novas temporadas tão produtivas quanto aquelas no passado recente.

Estádio do Dragão
      Em 16 de novembro de 2003, com capacidade para cerca de 50 mil torcedores, foi inaugurado substituindo o antigo Estádio das Antas, mas só começou a ser utilizado para jogos oficiais mais tarde devido a problemas relacionados com o gramado. A inauguração ficou marcada pela estreia de Lionel Messi no Barcelona, clube convidado para a inauguração e derrotado por 2x0. Posteriormente, o Estádio do Dragão acolheu o jogo de abertura da Euro 2004, e foi palco da deslumbrante caminhada portista rumo à conquista da Europa, na temporada 03/04.

Estrutura

FC Porto B
      É o segundo time do FC Porto, que carinhosamente é chamado de “Bês”. O FC Porto B funciona como clube parceiro na formação e desenvolvimento dos jovens. Atualmente os “Bês” disputam a 2ª Divisão Portuguesa também conhecida como Ledman LigaPro e são os atuais campeões.

O FC Porto B comanda seus jogos no Estádio Dr. Jorge Sampaio em Vila Nova de Gaia, o mesmo possui capacidade para 8500 torcedores.
      Existem as seguintes restrições pré-estabelecidas para o FC Porto B:
      Não disputam as Taças Nacionais Não podem ser promovidos a Liga NOS. Obrigados a escalar no mínimo 10 jogadores sub23 formados em Portugal em suas partidas oficiais.  
      Divisões de Base

CTFD PORTOGAIA - O Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, marcou o início de uma nova realidade para o FC Porto. Situado em Vila Nova de Gaia, esta infra-estrutura, inaugurada em 2002, é sinônimo de funcionalidade e modernidade.

A primeira liga também conhecida como Liga NOS por causa do patrocinador é composta por 18 clubes que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 2 piores colocados na classificação final são rebaixados e os 5 melhores ingressam nas competições europeias. Curiosamente desde seu início em 1934. Somente 2 clubes além do "três grandes" conseguiram o título. São eles Belenenses e Boavista. O domínio é absoluto. Já fazem 3 temporadas que o FC Porto não conquista a Liga.