Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
(SPFC)Coach

Emulando a Seleção - 1982

Recommended Posts

(SPFC)Coach

Fala, galera! Seguindo a linha de tópicos de fóruns gringos, trago à tona a discussão sobre a melhor forma de emular a tática de Telê em 1982. Confesso que estou sentindo dificuldades pela falta de informações. Alguns dizem que Cerezo jogava de forma igual a Falcão, outros diziam que ele era muito mais defensor do que armador. Pela falta de estatísticas na internet daquelas partidas, não consigo saber de certeza a função de cada um, e nem o estilo de jogo que poderíamos adaptar pelo FM. Mas gostaria de discutir sugestões a partir do que é dito pela maioria:

copadomundo02.jpg

Alguém que já tenha assistido à íntegra dos jogos, pode me dizer como era o estilo de jogo? Faziam transições rápidas ou mantinham a posse de bola, a linha defensiva era alta, controlavam o jogo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Perissé

O site Imortais do Futebol geralmente faz umas matérias interessantes sobre equipes da história. Achei o link pra seleção de 82 nesse site. A maioria do texto deve ser sobre a história e o desenrolar da Copa, mas algumas partes, prestando atenção, falam da parte tática.

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Seguindo o quadro acima, emulei dessa forma:

yVSAMPX.jpg?1

Nas laterais, um ala que ataca e do outro um fullback que ataca poucas vezes - mas também ataca. Isso se deve ao fato de que sempre ouvi que o Junior funcionava por vezes quase como um meia esquerda, menos do que como lateral. Leandro também subia ao ataque como ala, mas não tanto quanto o Junior. 

No meio, Cerezo e Falcão jogavam como meias defensores que apoiavam Zico e Sócrates na criação das jogadas. Para isso, ambos como armadores recuados.

No meio do ataque, Zico e Sócrates alternavam de posições, ambos criando as principais jogadas. Então instruí para os dois trocarem de posições no decorrer do jogo. 

Na ponta, Éder flutuava como ponta pela esquerda chegando ao ataque para apoiar Serginho, que era um finalizador nato, mas se movimentava bastante para ocupar espaços, função melhor definida pelo atacante completo no FM.

Pensando em ter a posse e o jogo bonito, que todos nós conhecemos, instruí desse jeito:

ztr3jhi.png?1

Sinceramente, ainda não sei se está de acordo com a realidade apresentada por aquela seleção. Carece de estatísticas reais daquela equipe. Se alguém tiver em algum link ou ebook, favor recomendar.

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
2 minutos atrás, Yan Perisse disse:

O site Imortais do Futebol geralmente faz umas matérias interessantes sobre equipes da história. Achei o link pra seleção de 82 nesse site. A maioria do texto deve ser sobre a história e o desenrolar da Copa, mas algumas partes, prestando atenção, falam da parte tática.

Pois é, li também esse site. Li em vários lugares, mas pouco se tem de concreto do estilo de jogo do time. E é difícil ver por vídeos de melhores momentos. Pior do que ver lances chave do FM hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Perissé
2 minutos atrás, (SPFC)Coach disse:

Pois é, li também esse site. Li em vários lugares, mas pouco se tem de concreto do estilo de jogo do time. E é difícil ver por vídeos de melhores momentos. Pior do que ver lances chave do FM hahahaha

É difícil mesmo emular seleções do passado. Eu, por exemplo, tentei chegar perto do Barcelona de 94 e já foi difícil, imagina em 82. O que me salvou foi um jogo completo que vi até a metade do primeiro tempo e um site que falava um pouco sobre cada jogador.

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Continuando a análise, seguem estatísticas dos meus jogadores e do primeiro jogo com a formação acima postada:

QPAXZgN.png

Maior domínio na posse de bola, muito mais passes trocados (quase o dobro do adversário) e mais de 3x mais finalizações. Pecou pela falta de oportunidades claras e pelo excesso de cruzamentos, que não creio que acontecia tanto naquela equipe, apesar da grande quantidade de subidas dos alas.

xCg9iDo.png?1

Nas estatísticas dos jogadores, constato que os armadores recuados e meias-atacantes são os que mais participam do jogo. Tanto que ganharam as maiores notas. Nessa parte, creio que foi bem realizado. O lateral-esquerdo, que seria o papel do Junior, fez o que se esperava: por vezes virava um meia pela esquerda, chegando até o Eder ou até mesmo ultrapassando pra chegar à linha de fundo. Funcionou ok, tanto que foi o melhor do jogo. Enquanto isso, o LD, que seria o Leandro, ficava postado mais próximo aos defensores, estabilizando um pouco mais o sistema enquanto o LE desequilibrava no ataque. O atacante completo (Chulapa) funcionou como eu imaginava: pouco participava da criação do jogo, quase a mesma qtd de passes que o goleiro, mas se movimentava bastante para dar opção aos meias - todos armadores. Tanto que fez gol e participou de um dos gols (que foi um gol contra). Não gostei da pouca participação do ponta-esquerda. 

Falta agora corrigir a quantidade de cruzamentos

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Pelo replay dos gols (

) da seleção, percebi que na verdade eles não se preocupavam taaaanto assim em levar a bola até a área para finalizar. MUITOS gols foram de fora da área. Então não faz sentido eu setar isso na tática. Na verdade, a maioria dos gols foram de chutes de média distância dos meias. Removi. Aumentei também a movimentação dos homens de frente. 

Pelo Southampton, joguei mais 5 jogos. Perdi 2 para o United (2x4 e 2x0, ambos jogamos e igual para igual e com mais passes e mais posse), empatamos 1 (0x0 Tottenham) e ganhamos 2 (2x0Watford e 0x1 Hull). Todos os jogos da mesma forma de jogar: mais posse, mais passe, e domínio dos armadores no jogo. Testarei agora na seleção brasileira numa copa do mundo.

Editado por (SPFC)Coach

Compartilhar este post

Link para o post
LC

Estava relendo alguns tópicos e li esse. Vou testar com meu Nottingham. Uso a 4231 e sempre tenho maior número de passes e também mais posse que o adversário e por este motivo eu acredito que essa sua tática caia como uma luva no meu time.Vou testar. 

Compartilhar este post

Link para o post
CCSantos

Tem que ser lembrada uma coisa dessa equipe de 82, e que era uma caraterística do futebol na época: Haviam bons chutadores de média distância. Hoje, dificilmente você vê gols de chutes de média distância. De falta então, nem se fala.

Só nessa equipe do Telê, tínhamos Socrátes, Zico, Falcão, Leandro, Júnior, Éder... caras que sabiam chutar ao gol.

O cara que quiser emular esta tática precisa, acima de tudo, ter jogadores que chutem de média distância de 15 pra cima. Tiros livres,de preferência, de forma parecida.

Compartilhar este post

Link para o post
DiogoHernandes

Fala cara, não sei se ainda está tentando emular a seleção, se tiver achei os jogos completos da Copa de 82. Só assisti o primeiro tempo  contra União Soviética ainda, pois estou meio corrido.

Segue o link da playlist que criei com os jogos https://www.youtube.com/playlist?list=PLFq10Sjg3FrJ9BdXZAHk623xE-IAtfu4l

Compartilhar este post

Link para o post
olokoporfutebol

uma dúvida fora do tópico, mas alguém sabe se tem o TELE SANTANA em algum banco de dados do FM?

o-loKoOOoOoO

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Alguém ainda tenta? Sempre foi meu desejo criar um 4222 o mais próximo possível da seleção de 82

Compartilhar este post

Link para o post
SilveiraGOD.
4 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Alguém ainda tenta? Sempre foi meu desejo criar um 4222 o mais próximo possível da seleção de 82

Meu pai tinha me dado um DVD com quase todos os jogos da seleção de 82 na copa hahaha! Pena que eu perdi numa dessas limpas que a gente faz no quarto.

Eu assisti só os jogos das quartas pra frente.

A seleção de 82 era a seleção do jogue e deixe jogar, a marcação só acontecia atrás do meio campo (mas isso era meio que normal pras outras seleções, também). Aproximação, passe curto, sem pressa de avançar e com constância de troca de posição do Zico com o Sócrates, principalmente. Os dois volantes apoiavam igualmente (embora o Falcão seja mais técnico e de melhor passe que o Cerezo) e os dois laterais também. Falcão era mais no toque de bola, Cerezo carregando mais. O Zico era um cara meio que sem muita função, deixavam ele no campo pra fazer o que quisesse. Chulapa era SÓ pra botar pra dentro, mais nada.

O time só não tinha marcação nenhuma suiahIFUSAHfiuAHFusiaHfuAI! Os laterais não tinham boa recomposição, os volantes não eram grandes marcadores e o trio de meias também não se doava muito. Eu iria assim:

5a29ef2404311_ScreenShot12-07-17at11_46PM.thumb.PNG.9a6d74d93ce8285a66d3822c4d888e00.PNG

Algumas considerações:

- Ao contrário do que se fala, a posição inicial do Zico era na ponta direita, mas é que ele e o Sócrates jogavam tão pra dentro que acaba tendo uma certa confusão no posicionamento dos dois. O fato é que eles eram dois armadores com funções diferentes. O Zico na real não tinha função, por isso camisa 10.  Esse foi um dos problemas da seleção porque faltou profundidade ali e o jogo ficou embolado pelo meio porque os volantes apoiavam muito. O Leandro tentava compensar a ausência de profundidade.

- O Júnior era praticamente um meia por dentro. Ele não era o lateral da linha de fundo, era o lateral que afunilava jogo. Até por isso não seria estranho adiantar ele ali na posição de wing back e colocar como ala invertido. Quem dava a profundidade eventualmente era o Éder, que por vezes invertia com o Sócrates/Zico e aparecia lá do lado direito (foi assim que saiu aquele gol famoso do Brasil). Mas acho que se colocar ele como ponta, ele não configura aquele 4-4-2, fica mais um 4-2-3-1 e o Eder era o jogador mais avançado do trio.

- O Chulapa tinha só uma função: botar a bola pra dentro. Ele dificilmente participava da criação do jogo, por isso um poacher. Era um cara que não combinava muito com essa seleção.

Acho que é isso. O que chamou atenção da seleção de 82 eram os 4 meias e os dois alas. Era nesses 6 jogadores que a magia acontecia e o domínio técnico de posse e de movimentação deles era muito bom. Fora isso, era uma seleção desequilibrada, meio torta e sem marcação. Por isso acho difícil conseguir replicar ela no FM.

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

Meu pai tinha me dado um DVD com quase todos os jogos da seleção de 82 na copa hahaha! Pena que eu perdi numa dessas limpas que a gente faz no quarto.

A seleção de 82 era a seleção do jogue e deixe jogar, a marcação só acontecia atrás do meio campo (mas isso era meio que normal pras outras seleções, também). Aproximação, passe curto, sem pressa de avançar e com constância de troca de posição do Zico com o Sócrates, principalmente. Os dois volantes apoiavam igualmente (embora o Falcão seja mais técnico e de melhor passe que o Cerezo) e os dois laterais também. Falcão era mais no toque de bola, Cerezo carregando mais. O Zico era um cara meio que sem muita função, deixavam ele no campo pra fazer o que quisesse. Chulapa era SÓ pra botar pra dentro, mais nada.

O time só não tinha marcação nenhuma suiahIFUSAHfiuAHFusiaHfuAI! Os laterais não tinham boa recomposição, os volantes não eram grandes marcadores e o trio de meias também não se doava muito. Eu iria assim:

5a29ef2404311_ScreenShot12-07-17at11_46PM.thumb.PNG.9a6d74d93ce8285a66d3822c4d888e00.PNG

Algumas considerações:

- Ao contrário do que se fala, a posição inicial do Zico era na ponta direita, mas é que ele e o Sócrates jogavam tão pra dentro que acaba tendo uma certa confusão no posicionamento dos dois. O fato é que eles eram dois armadores com funções diferentes. O Zico na real não tinha função, por isso camisa 10.  Esse foi um dos problemas da seleção porque faltou profundidade ali e o jogo ficou embolado pelo meio porque os volantes apoiavam muito. O Leandro tentava compensar a ausência de profundidade.

- O Júnior era praticamente um meia por dentro. Ele não era o lateral da linha de fundo, era o lateral que afunilava jogo. Até por isso não seria estranho adiantar ele ali na posição de wing back e colocar como ala invertido. Quem dava a profundidade eventualmente era o Éder, que por vezes invertia com o Sócrates/Zico e aparecia lá do lado direito (foi assim que saiu aquele gol famoso do Brasil). Mas acho que se colocar ele como ponta, ele não configura aquele 4-4-2, fica mais um 4-2-3-1 e o Eder era o jogador mais avançado do trio.

- O Chulapa tinha só uma função: botar a bola pra dentro. Ele dificilmente participava da criação do jogo, por isso um poacher. Era um cara que não combinava muito com essa seleção.

Acho que é isso. O que chamou atenção da seleção de 82 eram os 4 meias e os dois alas. Era nesses 6 jogadores que a magia acontecia e o domínio técnico de posse e de movimentação deles era muito bom. Fora isso, era uma seleção desequilibrada, meio torta e sem marcação. Por isso acho difícil conseguir replicar ela no FM.

Boa! Bem parecido com o que eu imaginava. Realmente é complicado replicar com sucesso no FM (em relação a resultado). Mas tuas ideias foram boas.

Compartilhar este post

Link para o post
Tsuru

Tenho vontade de armar um bom 4-2-2-2, mas inspirado apenas no princípio básico que essa seleção tinha: dois armadores recuados e dois avançados. Não sei se dá pra ir muito mais além, o futebol era muito diferente nos anos 80 e ainda é bem diferente no FM. Fora que pra emular corretamente seria preciso jogadores com características parecidas com a dos atletas daquela época, o que também não é muito fácil de conseguir.

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
26 minutos atrás, Tsuru disse:

Tenho vontade de armar um bom 4-2-2-2, mas inspirado apenas no princípio básico que essa seleção tinha: dois armadores recuados e dois avançados. Não sei se dá pra ir muito mais além, o futebol era muito diferente nos anos 80 e ainda é bem diferente no FM. Fora que pra emular corretamente seria preciso jogadores com características parecidas com a dos atletas daquela época, o que também não é muito fácil de conseguir.

Tenta aí. Acho interessante a discussão.

Compartilhar este post

Link para o post
Leho.
13 horas atrás, Tsuru disse:

(...), mas inspirado apenas no princípio básico que essa seleção tinha: dois armadores recuados e dois avançados. [...]

Eu já acho complicado encaixar um armador recuado e um avançado numa tática, que dirá QUATRO armadores num mesmo meio-de-campo oaiuheuioaheoiuhoae! Complicado, e acho que você vai penar pra chegar num resultado legal.

Acho a concepção da Seleção de 82 mt bacana também, mas pra emular no FM são outros quinhentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Tsuru
1 hora atrás, Leho. disse:

Eu já acho complicado encaixar um armador recuado e um avançado numa tática, que dirá QUATRO armadores num mesmo meio-de-campo oaiuheuioaheoiuhoae! Complicado, e acho que você vai penar pra chegar num resultado legal.

Acho a concepção da Seleção de 82 mt bacana também, mas pra emular no FM são outros quinhentos.

Sim, esse é um ponto importante. Talvez eu use apenas a formação e adapte as posições às opções que o FM oferece.

Compartilhar este post

Link para o post
Leho.
6 horas atrás, Tsuru disse:

Sim, esse é um ponto importante. Talvez eu use apenas a formação e adapte as posições às opções que o FM oferece.

Acho mais fácil, até pra "fazer funcionar" corretamente dentro da ME do jogo. Setar vários "armadores" na tua tática vai dar um conflito pior que o da faixa de Gaza.

Compartilhar este post

Link para o post
Goao
Em 08/12/2017 at 00:00, SilveiraGOD. disse:

Algumas considerações:

Off topic mas como tu tem usado o Arthur? ele não rende muito no meu time.

Compartilhar este post

Link para o post
SilveiraGOD.
11 minutos atrás, Goao disse:

Off topic mas como tu tem usado o Arthur? ele não rende muito no meu time.

Eu jogo num 4-3-3 com um DM (defender), um B2B e um CJA (ataque). O Arthur normalmente tem jogado como DM, mas até a temporada passada era B2B. 

Na primeira temporada do save eu jogava num 4-4-2 em linha que ele era o B2B e foi onde mais desandou a fazer gols e dar assistências. Depois, com a mudança tática pro 4-3-3 e com ele indo mais pra trás, obviamente diminuiu.

O Arthur é bom em praticamente todas as funções, cara. Só tem que ver como tu quer que ele jogue. Se for como um armador ou se como um homem de chegada. Ele consegue fazer os dois, mas tem que dar espaço.

Ele tá ficou bem monstrinho aqui:

Spoiler

5a2f5ed74a6a8_ScreenShot12-12-17at02_42AM.thumb.PNG.177d4bf73bbb4794b191211cbbe9bb8f.PNG5a2f5ec7cd5b2_ScreenShot12-12-17at02.42AM001.thumb.PNG.d079706f699346f16bda8c7deb375668.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Arthur tem sido um monstro pra mim também em todas as posições que o coloco do meio pra frente. Não vinga média perto de 8 como alguns meus (atacantes principalmente), mas fecha sempre uma média de 7> quase todo jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Leonardo Moreno
      Por Leonardo Moreno
      O Ypiranga Futebol Clube foi fundado em 1924 por um grupo de entusiastas do futebol após uma confusão num jogo entre o Ítalo-Brasileiro (até então único clube da cidade de Erechim) e o Douradense. As cores verde e amarelo foram escolhidas devido à natureza patriótica dos fundadores.
      Desde sua criação, o Ypiranga atingiu diversas glórias municipais e até estaduais, mas nunca o título da elite do futebol gaúcho ou outro título de maior expressão. Os maiores orgulhos do Canarinho são sua fanática torcida e seu estádio, o Colosso da Lagoa, que em sua inauguração teve suas redes pela primeira vez balançadas por nada mais nada menos que o rei Pelé.

O save
      Database original Início: dezembro de 2015 Ligas ativadas: todas da América do Sul + México/EUA, Espanha, Portugal, Ucrânia e China O treinador

Treinador com a menor licença visto que licença de treinador é um pré-requisito da CBF atualmente.

Objetivos
      Ganhar um título estadual; Ganhar um título da elite nacional (copa do Brasil/Brasileirão Série A); Deixar o clube numa posição sustentável na elite (financeiramente estável e no mesmo nível das outras equipes); Se tornar lenda do clube. Para atingir esses objetivos, há os objetivos suplementares:
      Desenvolver infraestrutura do clube (no mínimo até 3 estrelas em ambos os níveis); Ativar time sub-20; Ativar time reserva/sub-23.  
      Histórico
      Sumário
    • Johann Duwe
      Por Johann Duwe
      Meus amigos voltei, eu tava ficando louco.
      Então, no FM passado eu fiz esse save, comecei com a Libertadores e terminei com a UEFA Champions League. Irei fazer o mesmo agora, mas com algumas diferenças:
      - Como estamos na temporada 2017/2018, irei simular o jogo até 25/06/2017.
      - Não irei carregar a liga inglesa, na verdade será somente como "ver apenas", ficou claro que é a mais fácil para se vencer a UCL, mesmo pegando uma equipe mediana.
      - Começarei na África ou na Ásia.
      - Não irei carregar todas as ligas que quero agora, mas sim ao menos uma de cada continente, assim que vencer uma competição continental, adiciono outros países dos outros continentes.

Naturalmente será um treinador desempregado, opto novamente por uma liga não existente como sendo seu país de origem no jogo para dificultar ainda mais. Agora porque o FM 2017? Eu acredito que o FM passa a valer a pena somente após Março, quando é lançado o tradicional patch que na teoria, serve para corrigir os bugs e deixar ele lisinho. Até lá eu espero ter terminado o save e quem sabe já comprado o FM 2018.

Ligas Carregadas para este começo:
      América do Sul: Brasil (Ver Apenas).
      América do Norte: México e USA.
      Europa: Inglaterra (Ver Apenas).
      África: África do Sul
      Ásia: Austrália, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia e Singapura.

A ordem será essa: Ásia ou África, América do Norte, América do Sul e Europa.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Quando retornei à área no início deste ano, pretendia fazer um save no CM 01/02, que descobri que ainda recebe updates. Mas a instalação de tudo que não era o jogo original causou tantos problemas no computador que perdi quase duas semanas tentando arrumar. Além disso, nenhuma ideia de save se encaixava com o jogo. Então desisti e voltei para o FM, decisão da qual não me arrependo.

Entre as muitas ideias e até possíveis usos de ligas alternativas - das quais desisti após um problema na passagem de tempo - decidi qual caminho iria seguir.
      O maior objetivo dessa aventura, contada no estilo JET (jogo e texto), será transformar um pequeno clube português em uma grande equipe nacional. Um daqueles times que forma grandes jogadores, que é uma pedra no sapato dos grandes campeões, invencível em casa e temido fora dela. E que não só conquista títulos, como cria condições para que eles se sustentem a longo prazo.
        Será um save de clube, portanto se eu for demitido o save acaba.
      Vou incluir também alguns postos relacionados à história do clube e de seus rivais, como gg e Danut fazem em alguns de seus saves. Não era minha ideia a princípio, mas a pesquisa revelou uma história muito rica e interessante que merece ser compartilhada.   Por fim, para tornar o save um pouco mais desafiador, haverá uma cota máxima de quatro jogadores brasileiros no elenco principal.   Curiosamente, essa ideia de save que estou começando funcionaria no CM 01/02.     Conquistar duas vezes o Campeonato Português (Liga NOS) em um período de três anos;
        Ao longo do save, conquistar o bicampeonato da Taça da Liga e da Taça de Portugal;
        Estabelecer um recorde de pelo menos cinco vitórias seguidas sobre cada um dos três maiores times portugueses (Porto, Benfica e Sporting) no Campeonato Português;
        Estabelecer um recorde de dez jogos sem perder para os maiores rivais, somando todas as competições oficiais disputadas;
        Estabelecer um recorde de dez jogos sem perder em casa em jogos oficiais, independente do adversário, sendo pelo menos seis vitórias;
        Ter pelo menos três jogadores formados na base convocados para a Seleção Portuguesa;
        Transformar pelo menos um jogador formado na base em lenda do clube;
        Ter instalações e categorias de base de primeiro mundo.   Outras sugestões de objetivos e de regras, ou mesmo alterações nos que estabeleci, são sempre muito bem-vindos.   Não coloquei objetivos específicos sobre competições europeias porque acredito que a distância dos portugueses para clubes de outros países é muito grande, e levaria muito tempo para chegar nesse patamar. Mas, dependendo do andamento do save, conquistas continentais podem sim fazer parte do projeto.   E que role a bola em terras lusitanas!  

Temporada 1: 2016-2017
        A chegada ao Funchal Entre altos e baixos, o meio Não existe jogo fácil nas taças Brilha a estrela de Tiago Rodrigues A mosca na teia Podia ser melhor Um dia histórico A hora da verdade Temporada 2: 2017-2018
      A barca que vai, a barca que vem Uma pré-temporada bem movimentada O início da segunda temporada Goleada de um lado, Batistuta do outro Ajustando as engrenagens Altos, baixos, lesões e Bonilla Retrancas no caminho da Liga Europa A sorte virou? Sabor de derrota, sabor de vitória Em busca da vaga no continente Temporada 3: 2018-2019
      Mercado movimentado na Madeira Rola a bola na pré-temporada Um início surpreendente Nacional oscila, mas segue no G4 Aos trancos e barrancos A opção pelo 4-1-2-3 Invertendo o teorema de Billardo Trocando o pneu com o carro andando Mudando para melhor Cinco passos para a Europa Temporada 4: 2019-2020
      Mestres e Alunos O retorno à Liga Europa Pegando o elevador Dilemas de dezembro Um time que (quase) só empata O fim da empatite Quem não faz, leva Temporada 5: 2020-2021
      As três surpresas da pré-temporada Finanças, táticas e amistosos Dez dias que abalaram a Choupana Um mau começo E agora, José? Dança das cadeiras Tinha uma janela no meio do caminho Nada a perder Seis passos para a Europa Temporada 6: 2021-2022
      Os homens fazem planos, os deuses riem deles Com o pé direito Acorda, Nacional! Seis por meia dúzia A maldição do pé torto O tiquitaca madeirense Liga Europa ou Liga dos Campeões? Temporada 7: 2022-2023
      Chovendo na horta Posts históricos
      Viagem à Ilha da Madeira O nascimento do futebol português Uma ilha, três paixões Anos 20: O maior das ilhas As revoltas madeirenses Tempos sombrios: as primeiras taças As muitas glórias de Otto Um jovem chamado Eusébio O Benfica no topo da Europa A maldição do Feiticeiro Húngaro Rumo à Copa do Mundo Da euforia à decepção A maldição em ação O dia em que Eusébio quase foi parar no Vasco O futebol e a Revolução dos Cravos O fim de uma era O Dia da Madeira O Dragão se apresenta à Europa O estádio que virou a casa do maior rival O Esquadrão Imortal O Dragão no topo do mundo Bruxaria sem fim
    • Neynaocai
      Por Neynaocai
      Bom dia a todos!!!

Não sou novo por aqui, mas fiquei um tempo afastado e agora fiz meu cadastro novamente porque perdi login e senha anteriores. Meu filho nasceu ano passado e daí então a vida vira um loucura e só agora as coisas começaram a se acertar.
      E já começo um save na área com objetivos ambiciosos, na esperança de que ele realmente reflita a glória prometida no título, seja trazendo bons resultados e/ou divertindo a galera.
      Um save de FM 2017, por que ainda não tive tempo ($) de comprar o 18 (isso às vésperas do 19). Na sequência trarei mais informações técnicas sobre o save.
      Enfim, a escolha do clube se deu pela história, cores e pela figura que irá assumir o comando técnico. De antemão, já digo que é uma das melhores cabeças pensantes em campo, injustiçado, idolatrado, admirável.
      Será um save de clube e seleção, com o treinador assumindo o comando da equipe do Fenerbahçe e da Seleção Canadense (?!?), com as explicações fictícias que surgirão.

OBJETIVOS

Fenerbahçe Spor Kulübü
      Missão para o decênio 2017 - 2027:
      - Estabelecer hegemonia nos principais títulos nacionais. (Conquistar 5 títulos da Liga, pelo menos).
      - Contar com jogadores turcos representando 70% da equipe principal;
      - Contar com jogadores formados no clube representando 40% da equipe principal;
      - Ter pelo menos 5 jogadores turcos na equipe titular por jogo;

Objetivos secundários:
      - Ser o clube mais rico do país.
      - Ser um dos dez clubes mais ricos do mundo.
      - Se firmar entre os maiores clubes europeus.
      - Ter um jogador turco bola de ouro.

Canada Soccer
      Objetivo principal:
      - Participar da Copa do Mundo de 2022;
      Etapas intermediárias:
      - Chegar a semifinal da Copa Ouro em 2017;
      - Chegar a final da Copa Ouro em 2019;
      - Ultrapassar a melhor marca no ranking de seleções (40º lugar em 1996);
      - Alcançar 300 milhões de euros em valor de mercado da seleção (valor dos jogadores convocados).
      Diante dos objetivos, existe uma negociação sobre verba de patrocínio por parte da associação canadense.

EXTRA! EXTRA!
      Notícias do jornal Fanatik Spor dão conta do seguinte: ""Güvenilir kaynaklar bize dört bölümlü bir görüşmenin kapatılmaya yakın olduğunu ve bombalı olacağını söyledi! Bazıları Türk futbol tarihinin benzersiz bir anı olduğunu söylüyor."
      Tradução: "Fontes confiáveis nos dizem que uma opinião de quatro partes está perto de ser fechada e que será bombardeada! Alguns dizem que é um momento único da história do futebol turco." (google tradutor).

• AlexVivas
      Por AlexVivas
      APRESENTAÇÃO
      Em primeiro lugar, quero pedir perdão a todos os amigos que leram, acompanharam, comentaram e me incentivaram em minhas sagas anteriores, que infelizmente não consegui êxito. Isso se deu devido a alguns fatores como: depressão devido a estresse (Transtorno de Ansiedade Generalizada), que sem tratamento evolui para a Síndrome de Burnout, discussões com a esposa que quase resultaram em divórcio, mudança de endereço e enrolação da operadora de internet e telefone, isso tudo resultando em um enorme desânimo para fazer qualquer coisa - até trabalhar - quanto mais jogar e postar.
      Ontem, dia em que a internet finalmente voltou, verifiquei que os "Meninos de Milão" e os "Atletas de Cristo" não estão mais disponíveis. Respirei fundo e me animei para compartilhar com vocês minha nova odisséia, que será maior e não menos emocionante que as outras. Estou me divertindo à beça, e espero transmitir a vocês isso.
      Minha inspiração para essa empreitada são 2 sagas daqui do nosso fórum que em minha opinião estão entre as mais espetaculares:
      O Mochileiro , do usuário Borel Gonçalves; Desafio Europa, do usuário @CCSantos; E a verdadeira saga do Alfabeto que se encontra no nosso "irmão" lusitano, o fórum FM Portugal: Alfabeto FC
      Li as 3 sagas - e recomendo - e então abri o Football Manager e voltei com força total !!
       DADOS DO SAVE
      Football Manager - Edição 2017, versão 17.3.1
      Base de Dados  - Megapack de ligas do Classen
      REGRAS DO SAVE
      Começar desempregado, e no nível mais baixo de treinador (sem licença, passado como jogador amador). Não há ordem de país, somente da letra inicial do nome; mudar de letra após ser campeão de TODOS os países da mesma. Ao finalizar a letra, reiniciar o Football Manager (recriar o técnico, com última licença e atributos, e se possível, com conquistas adquiridas), retornando à primeira temporada do jogo - exemplo: 2016 no FM 2017, 2017 no FM 2018. Ser campeão da 1ª Divisão do país selecionado; após o fim do campeonato, demitir-se caso não disputar copas. Se escolhido por um clube das Divisões abaixo da elite, seguir nesse clube até o topo e ser campeão; demissão como acima. Se disputar copas - por exemplo: Taça da Itália, Champions - seguir até ser eliminado/campeão. Se a mesma ocorrer após ser campeão da divisão principal, demitir-se somente depois de disputar a copa. Ao mudar de clube, contratar no máximo 3 jogadores do clube anterior. Se possível, melhorar o elenco e estruturas do clube no decorrer do tempo que ficar. OBJETIVO - Ser campeão da primeira divisão de TODOS os países do mundo.  NAVEGUE POR AQUI
      1º Post = Introdução da Saga (chegada ao 1º país)
      Preparação = Config da Database, Treinador  
       Jennings Grenades United (Antígua e Barbuda)
      Temporada 2016/17
      Primeira Liga de Antígua e Barbuda = 4º Lugar - qualificado para a ABFA Champions League ABFA Champions League                    = CAMPEÃO Temporada 2017/18
      Primeira Liga de Antígua e Barbuda = vice-campeão - qualificado para a ABFA Champions League ABFA Champions League                    = BI-CAMPEÃO  
      Desde já agradeço a todos que lerão, comentarão e principalmente se divertirão junto comigo !!
      Próximo post: Missão 1 - A de Amor
       Abraço !!