Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O esporte brasileiro tem que acabar


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

O esporte brasileiro tem que acabar

POR LÚCIO DE CASTRO · PUBLICADO 29/12/2016

maxresdefault-720x340.jpg
 

“Meu nome é Roberto Nascimento, sou tenente-coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro e dediquei 21 anos da minha vida para a polícia, de modo que não é fácil o que vou dizer aqui agora mas a verdade é que a PM do Rio tem que acabar”.

Sonhei muitas vezes em poder repetir a cena em Wagner Moura dá vida ao maior ferrabrás da história do cinema nacional, o Capitão Nascimento, em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio, na histórica cena de Tropa de Elite 2. Palavra por palavra. Com uma pequena mudança. No meu sonho, eu dizia:

“Meu nome é Lúcio de Castro, sou repórter, dediquei anos da minha vida ao jornalismo e muitos deles cobrindo esporte, de modo que não é fácil o que eu vou dizer aqui agora, mas a verdade é que o esporte brasileiro tem que acabar”.

Parece um pouco a ideia de jogar criança e água juntas para fora da bacia. Não é o caso. Assim é a polícia do Rio e pode-se ampliar o campo de observação por outros estados se quiser. Não há remendo possível para botar de pé um corpo putrefato. Não há emenda possível, conciliação ou a velha promessa do “vamos apurar e punir” de praxe a cada genocídio nosso de cada dia, a cada suspeito de sempre que morre, quase todos sempre pobres, negros, negros, pobres, como no verso do bardo. Como desde sempre, a essência preservada desde a criação da Guarda Real de Polícia (1809). A essência de servir ao Império sem qualquer instrumento de controle, reprimir os escravos, controlar o embrião de homens livres que começava a surgir.

Ou seja, criada para ser inimiga do povo, para reprimir tudo o que não fosse corte. E assim desembocaram no que vemos hoje. Independentemente de obviamente termos gente de bem na polícia. É que ela foi feita para isso. A polícia do Rio tem que acabar. Para começar outra coisa, ser refundada com outros alicerces. O que está hoje, como disse o sempre aqui citado historiador maior Luiz Antônio Simas, é um projeto que deu certo. Porque foi feito pra reprimir pobre e preto. E que cumpre exemplarmente tal papel.

Assim é o esporte brasileiro. Com sua estrutura de financiamento, tal qual a polícia do Império, criada, de maneira geral, contra a população, criada para benefício de uma corte, uma casta. Benefício e locupletamento. Nos bilhões que jorram do Ministério do Esporte e das estatais com frouxos mecanismos de controle

Assim é o esporte brasileiro. Com sua estrutura de financiamento, tal qual a polícia do Império, criada, de maneira geral, contra a população, criada para benefício de uma corte, uma casta. Benefício e locupletamento. Nos bilhões que jorram do Ministério do Esporte e das estatais com frouxos mecanismos de controle, não muito bem definidos nas partilhas de competência da Constituição de 1988, nas brechas que permitem o passeio de, salvo eventuais exceções, malfeitores que posam como benfeitores da sociedade levando saúde e exemplos de formação para os cidadãos, com o beneplácito de uma imprensa que, em sua maior parte, prefere acobertar as mazelas de olho em bons negócios advindos do direito de imagem, conquistados em conluio com alguns desses meliantes de colarinho branco. E ainda se arvoram a pregar que isso é fator de desenvolvimento da sociedade, que tal incentivo ao esporte resulta em boas práticas.

Em um óbvio esquema de corrupção que se retroalimenta e se esvai em vasos intercomunicantes de algumas dessas confederações e órgãos estatais. No mais perfeito “Princípio do Sargento Rocha”, aquele da já citada fita que apregoava o “quer rir tem que fazer rir”, a peça mais didática, verdadeiro power point que como jamais nenhum outro antes explicou com tanta nitidez o mecanismo de funcionamento disso tudo. Assim, o ministério, as estatais e as leis de incentivo liberam, as confederações recebem, as “agências de marketing”, consultorias, projetos e convênios levam para o Triângulo das Bermudas e lá é feito o butim. Fraternamente, com uma parte voltando para quem fez rir, outra para o topo da pirâmide das eventuais confederações corruptas, outra molhando a mão das “agências de marketing”, convênios e consultorias que elaboram os projetos e promovem o milagre da nota fiscal.

Minha alusão ao Sargento Rocha ao tratar do tema esporte e verbas não é original. Usei a mesma analogia ao falar no Congresso Nacional, em 21 de julho de 2015, para tratar da série de reportagens “Dossiê Vôlei” em debate com representantes do Ministério do Esporte, Banco do Brasil e Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Trecho: “Pergunto aos senhores deputados, ao representante da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), ao representante do patrocinador, o Banco do Brasil (BB), ao Ministério do Esporte: Em que momento erramos tanto, e o plural tem razão, já que aqui incluo imprensa. Que por ação ou omissão em não cumprir seu papel de fiscalizadora do poder também é cúmplice. E se falo por ação e não só por omissão, falo naqueles eventuais (ainda que em menor número) profissionais e também em jornais sempre simpáticos e chapa branca, simpatia à soldo, de quem não tem bem claro que jornalismo não é sorveteria ou balcão de negócios. Em que momento erramos tanto? Em que momento o Ministério do Esporte assinou convênios com mecanismos tão frágeis e débeis de controle, incapazes de verificar a correção das mais elementares licitações? Incapaz de verificar os vícios de origem que permitem a constrangedora repetição dos mesmos vencedores nos mais diversos itens sempre, há décadas? Que não verificou quem eram as empresas prestadoras de serviço beneficiadas com o dinheiro dos convênios? Ou em que momento não foi capaz do mais elementar cruzamentos de dados para ver que os mesmos ‘amigos do rei’ são os mesmos beneficiários de sempre ? Ou era capaz e assinou?
Em que momento o Banco do Brasil não foi capaz de ver que um elefante se escondia num fusquinha, quando contratos entre ele a CBV eram “intermediados” a posteriori?! Não foi capaz de identificar que comissões milionárias seriam retiradas do dinheiro de uma instituição estatal, à revelia? Ou não eram à revelia? Quero crer que não. Mas essa ausência de controle e a negligência das instituições do estado terminou por gerar a suspeita de que estamos em um país de Sargentos Rochas, aquele da afirmação ‘quer rir tem que fazer rir”. (Brasília, 21/5/2015)

Relembrado esse questionamento no Congresso Nacional a alguns dos envolvidos, seguimos por aqui. Estamos falando de mais de R$ 3,5 bilhões do estado, divididos entre Ministério do Esporte, estatais patrocinadoras e leis de incentivo (por onde andam vocês, panelas? Aqui o escândalo é muito maior do que na lei irmã, Rouanet) consumidos no último ciclo olímpico para resultados pífios, muito abaixo de Reino Unido ou Alemanha, estes com resultados esportivos muito maiores e investimentos muito menores. Provavelmente porque em seus territórios não tem encravados um Triângulo das Bermudas como nós, que temos dentro dos limites do nosso mapa esse verdadeiro triângulo, onde, tal qual aquele das Bermudas, as coisas somem.

Isso sem falar em Cuba para que não gritem na caixa de comentários um “Vai pra Cuba”, o que, aliás, no esporte, os números mostram, seria muito bem vindo. No último Pan, no Canadá, brigamos com Cuba no quadro de medalhas até o último dia. Nas Olimpíadas a briga também foi acirrada, mesmo depois da enxurrada de dinheiro. Sim, Cuba, uma ilha minúscula, asfixiada financeiramente, que gasta menos de US$ 4 milhões no ciclo olímpico inteiro. Pois muito bem: isso não dá a verba que os gloriosos esportes de neve brasileiros gastam no mesmo ciclo. Sim, podem rir. Resumo da ópera: o esporte brasileiro tem que acabar. Ao menos desta maneira como conhecemos hoje.

As vísceras expostas de cada confederação que merece alguns dias de olhar mais atento, de cada cartola, de cada caixa-preta aberta com suas ridículas (e ofensivas à inteligência alheia) agências de marketing, consultorias e convênios por onde jorram milhões de dinheiros públicos, demonstram que com esses aí não tem jeito.

As vísceras expostas de cada confederação que merece alguns dias de olhar mais atento, de cada cartola, de cada caixa-preta aberta com suas ridículas (e ofensivas à inteligência alheia) agências de marketing, consultorias e convênios por onde jorram milhões de dinheiros públicos, demonstram que com a maior parte desses aí não tem jeito. Ou implodimos tudo e começamos de novo ou seremos cúmplices de um esquema monstruoso de corrupção, salvo aqui as eventuais exceções que provavelmente existem.

Seguimos ouvindo pateticamente o discurso pelos “homens bons” para restituir a glória e os bons modos. Ou da eventual ascensão de atletas a cargos dirigentes para mudar a ordem das coisas. Como se a maioria dos que estão hoje aí não tivessem sido atletas. O discurso de que a revolução que mudaria tudo seria pela entrada do nome A ou B. Muitas vezes cooptados pela máquina para dar legitimidade a tudo que tá debaixo do tapete. Fazendo, nesses casos, o papel de tristes bobos da corte, que na inocência dos anos passados no suor dos treinamentos não puderam desenvolver plenamente o discernimento para ver o papel que estão reservando a eles. Ou ainda como aquele que acaba a carreira esportiva e se vê sem qualquer perspectiva e se agarra ao braço que se estende, ainda que esse o faça na pior das intenções. E também aquele que também só quer pegar um pedacinho do “Princípio do Sargento Rocha”.

Curiosamente, vimos muitos desses atletas recentemente tocando suas panelas virtuais com força no âmbito nacional mas preferindo se omitir no seu universo (ou quando um dos mecenas, criador de patos, é pego em coisas escusas mas as panelas não batem). Mas ainda assim, há que se amenizar, (mas não isentar) o papel deles. Uma série de circunstâncias levaram os mesmos até esse ponto de serem heróis e mitos dentro de quadras, piscinas e campos e tão frágeis no resto da estrutura. Apontar o dedo para eles e não para o sistema, o andar de cima, é o mesmo pecado do provérbio chinês que fala do idiota que olha o dedo apontado para a lua e só vê o dedo.

A eles, só vale o pedido de que não falem mais ou se empolguem com o discurso do homem bom, ou dos homens virtuosos nos quais confiamos e que se entrarem resolverão. Quantas e quantas entidades temos visto que, ao serem colhidas em flagrante, após o furacão, promoveram a velha máxima do mineiro Antônio Carlos, “fazer a revolução antes que o povo a faça”, mudando nomes, encenando a revolução e com tudo seguindo na mesma, apenas trocando as agências e os cafetões? A eles, vale só lembrar e evocar Thomas Jefferson: “Quando se trata de poder, portanto, não vamos mais falar sobre a confiança nos homens, e sim impedir que eles se comportem mal pelas correntes da Constituição”. Para que não se repita um ritual com o qual já me acostumei: após cada reportagem, após cada escândalo relatado, a romaria em conversas privadas em que lamentam pelos ombros, joelhos e cotovelos despedaçados enquanto a pátria-mãe do esporte sem perceber que era subtraída. Daqueles que passaram a vida no suor dos treinamentos e no penar de muito mais sacrifícios do que glamour nessa rotina de sofrimentos e um dia descobriram que alguém usando o nome deles ria em uma sala refrigerada com o fruto desse suor.

Por isso tudo, o esporte brasileiro tem que acabar. Se quiser recomeçar de novo e ser alguma coisa um dia.

Fonte:http://agenciasportlight.com.br/index.php/2016/12/29/o-esporte-brasileiro-tem-que-acabar/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...