Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4-1-2-3 Gegenpressing


espk

Posts Recomendados

1 hora atrás, Masca disse:

A quantidade de cruzamentos não é nada absurda, mas como meus laterais não são tão bons, queria diminuir ainda mais isso. Por enquanto é ir acostumando até achar uma forma de melhorar isso ou trazer laterais melhores rs

O que estou testando pra melhorar isso é incentivar a equipe a criar pelo meio. Assim, os laterais ficam espetados nas pontas e atrapalharão a defesa de duas maneiras: abrindo o comprimento ou ficando sozinho pra cruzar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta
7 minutos atrás, Yan Perisse disse:

O que estou testando pra melhorar isso é incentivar a equipe a criar pelo meio. Assim, os laterais ficam espetados nas pontas e atrapalharão a defesa de duas maneiras: abrindo o comprimento ou ficando sozinho pra cruzar.

Também tenho feito isso. Instrui a jogar pelo meio e já testei levar a bola até a área. A noite vou olhar estatisticamente se o número de cruzamentos realmente é alto ou se é cisma minha.

Pelo menos o time tá jogando bem, fui campeão Baiano com um 2x2 fora de casa e enfiando 4x0 no Vitória, na Fonte Nova. Só preciso equilibrar a defesa nos jogos fora de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2016 at 15:54, jotaPeVaz disse:

Depois nos dê um Feed do que achou... Acho que nesse ponto mais importante do que dá tudo certo comigo é mais pessoas experimentarem e dá certo com elas também. Assim poderemos de fato cogitar uma afirmação nesse sentido.
Sobre os auxiliares, é importante ter uma equipe confiável, com os melhores possíveis dentro da realidade do clube e não só isso, analisar direitinho lá na hora de delegar as responsabilidades de cada um, sobretudo com relação a isso de conselhos. Por fim, como eu disse no primeiro post, cabe a nós lermos e decidirmos o que é válido escutar sem alterar nossa proposta de jogo e o que não é. Todo jogo o meu sugere uma formação diferente da minha. Eu ignoro isso pois na formação não quero mexer. Meu time foi montado com pouca margem tática. A questão de pressão e passes eu coloco nas instruções do jogador. Agora com relação a Instrução do Time, já sou mais flexível. Não aceito sugestão quanto a largura e não altero meu passe de misto, pois como eu falei, eu regulo meus passe nas instruções de cada jogador. Mas com relação a mentalidade por exemplo, não muda muita coisa se eu jogo no Ataque, Controlando, Normal ou no Contra-Ataque. Nem se eu tenho 1 ou 3 com funções tática definidas para ATACAR ou 4 ou 6 para APOIAR ou 3 ou 4 para DEFENDER. São sugestões que ele dá considerando o adversário que eu posso escutar e não altera muita coisa do meu estilo de jogo. 
Por hora isso tudo são apenas flexões e considerações.. Até o momento tem funcionado muito bem. A resposta do jogo de minha equipe a esse tipo de abordagem está sendo excelente, mas ainda está cedo também para afirmar qualquer coisa. Campeonato Carioca e Primeira Liga não são parâmetros de competições mega disputadas afinal hahaha Testem ai e vamos observar o feedback de todos para chegar a um comum denominador sobre o assunto. 

Não deu certo, fui ouvir as instruções do auxiliar e tomei goleada. huahauhaahuhauhua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Thiago disse:

Não deu certo, fui ouvir as instruções do auxiliar e tomei goleada. huahauhaahuhauhua

Você tem que ver os atributos do seu auxiliar também, se ele for muito bosta é melhor não dar bola pra opinião dele mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago disse:

Não deu certo, fui ouvir as instruções do auxiliar e tomei goleada. huahauhaahuhauhua

É o que o amigo falou e eu tinha dito também.. Tem que analisar o auxiliar que está dando a dica e saber o que pode escutar e o que não pode para não alterar seu estilo de jogo. kkk Sobre o auxiliar, é ideal que ele tenha principalmente bons valores em Conhecimento Tático e Capacidade dos Jogadores, além de bons valores de atributos psicológicos. Enfim, um jogo também não dá parâmetro. É achar o fino ajuste do que deve escutar e do que ignorar.. Ver como seu time responde a isso ou aquilo e por ai vai. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

É o que o amigo falou e eu tinha dito também.. Tem que analisar o auxiliar que está dando a dica e saber o que pode escutar e o que não pode para não alterar seu estilo de jogo. kkk Sobre o auxiliar, é ideal que ele tenha principalmente bons valores em Conhecimento Tático e Capacidade dos Jogadores, além de bons valores de atributos psicológicos. Enfim, um jogo também não dá parâmetro. É achar o fino ajuste do que deve escutar e do que ignorar.. Ver como seu time responde a isso ou aquilo e por ai vai. 

Por gentileza, poderia disponibilizar tua tática? Queria ver se pego algo pra minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Por gentileza, poderia disponibilizar tua tática? Queria ver se pego algo pra minha.

@(SPFC)Coach Coloquei aqui no Steam, veja se consegue baixar... 

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=815423304

Se não conseguir é porque não estou conseguindo colocar como público. Nesse caso, me adicione como amigo lá que tu conseguir. Meu user é jotapevaz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

@(SPFC)Coach Coloquei aqui no Steam, veja se consegue baixar... 

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=815423304

Se não conseguir é porque não estou conseguindo colocar como público. Nesse caso, me adicione como amigo lá que tu conseguir. Meu user é jotapevaz. 

Não to conseguindo adicionar como amigo. Pode enviar o arquivo via email? se puder: poliedro.2012@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera... Eu trabalhei um pouco nas ultimas horas uma forma do meu time não debandar para cruzamentos como principal ferramenta de assistência. Confesso que tive um momento de uns 5 jogos que tive que apelar para eles, pois a diretoria me ameaçou se não tivesse uma boa sequencia hahaha mas normalizada a situação voltei para os testes XD A tática que estou utilizando é essa que creio que será familiar ao esquema de todos: 

 

Spoiler

R6vx53M.jpg

 

Algumas considerações... Estou usando a mentalidade "Controlar" ao invés de "Atacar", pois percebi que em modo de Ataque meu time se precipitava em muitas jogadas (resultando geralmente em muitos cruzamentos e chutes de fora da área, tudo que a gente não quer hahaha). No modo Controle meu time ainda joga em cima, ataca o tempo inteiro, porém trabalha mais a bola, circula ela, resultando em mais assistências de passes simples ou enfiados. Outra coisa vocês podem ver na imagem abaixo... 


 

Spoiler

3ZnRpA6.jpg

 

Meu ritmo de jogo está normal e não alto. Na verdade, eu comecei a usar essa tática com ritmo lento, linha defensiva normal e passes mistos... Preferi fazer assim para gradativamente ir chegando aonde desejo, sem dar tela azul na cabeça de meus jogadores com relação a familiaridade da tática hahahaha 


 

Spoiler

NZ56bX8.jpg

 

No momento estou em transição do ritmo e do estilo de passe. Assim que fechar as barrinhas ali, eu aumentarei para mais alto o ritmo. Atualmente eu só uso mais alto em alguns momentos do jogo. Voltando na imagem de "Instruções à Equipe", como já citei aqui estou usando "Cruzamentos Baixos", já que não pode vence-lo pelo menos transforme alguns dele em passe. "Usar marcação apertada" está desmarcada pois isso eu só faço nas instruções dos meus jogadores. Estou colocando meus jogadores de frente para marcar apertado e meus zagueiros. Meus Alas pressionam, mas não marcam em cima. Fica como se meus pontas pressionassem apertado e os alas pressionassem mas ficando na cobertura caso o ponta for driblado. Pressão deixo em apenas "Mais", pois o "Muito mais" afeta a estrutura do meu jogo, além de que me deixa sem opção caso algum jogo eu precise apertar mais meus jogadores. "Drible menos" + "Manter a posse de bola" resulta em circulação e enviadas. Os jogadores tocam de lado até encontrar um espaço para fazer a infiltração. Os jogadores que eu quero driblem, que são meus 2 pontas, eles fazem isso naturalmente na função que eu os uso, então essa regra fica só aplicada para os demais, que é o que quero (driblar só no ultimo terço do campo em direção do gol). Também coloquei a instrução "Procurar sobreposição" justamente para ganhar mais enfiada de bola para jogadores que infiltram, como meu B2B, meu Ponta e meus Alas e para garantir a qualidade no passe, uso 2 Armador Avançado, um no meio e um como ponta esquerda (Na ponta esquerda com "Drible mais" marcado, do meio com "Drible menos"). O que eu ganhei com essa tática assim? Muita movimentação dos jogadores (Pois demorou mas eles se familiarizaram com a instrução "Move-se de posição"), infiltrações, pressão alta, posse de bola e muito passe. Mas ainda tinha um problema... Era meus Alas pegarem na bola que já iam para linha de fundo e cruza na área. Mesmo com opção de "Cruzar menos" ativado, "Menos passe de risco"... Eles teimavam em fazer isso. Aliás, eu usava eles como "Ala - Ataque", com meu ponta jogando como apoio e meu homem da frente ora como Falso 9, ora como Atacante Recuado, ou ainda ora como Atacante Defensivo. Porém o segredo da minha tática morava ai. Ao colocar os alas pro ataque, eles naturalmente tinha a instrução de ir até a linha de fundo e cruzar. Ele em ataque, automaticamente fica marcado a instrução "Ir para Zonas Abertas" quando tem a bola e por isso só restava para ele a opção de cruzar já que é o que sabe fazer de melhor. Porém ao colocar ele como "Ala - Apoiar" me permitiu a seguinte instrução: 
 

Spoiler

y1x0QP1.jpg

 

Quando minha equipe tem a bola, ele "Mantem-se Aberto" pra dá a largura que queremos, porém quando a bola cai no pé dele, o que ele faz? "Corta para dentro com bola"! E como é o pé ruim dele o que ele faz? Toca a bola. Assim eu diminui os índices de cruzamentos do meus alas e agora eles participam da roda de posse de bola. Até infiltram-se as vezes e fazem seus gols. (No print está praticamente o time meio reserva, os laterais pelo menos são. Os titulares tenho o Jonathan com 1 gol e o Reinado com 2) Agora vamos aos números. Minhas assistências de cruzamentos ainda estão muito altas, mas a razão de assistências por passe/cruzamentos está em 14 por 12. Foram 14 assistências de passe (seja simples ou enfiado) e 12 de cruzamentos. Se considerarem que parte desses cruzamentos foram rasteiros, estamos chegando lá. Ainda faltam coisas para ajustar nessa tática. Quero colocar o ritmo em pelo menos "Alto" e ali no passe em "Explorar pelo meio", mas vamos por parte para não ferrar minha familiaridade com a tática. Atualizarei se conseguir chegar nesse objetivo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

Bom dia galera... Eu trabalhei um pouco nas ultimas horas uma forma do meu time não debandar para cruzamentos como principal ferramenta de assistência. Confesso que tive um momento de uns 5 jogos que tive que apelar para eles, pois a diretoria me ameaçou se não tivesse uma boa sequencia hahaha mas normalizada a situação voltei para os testes XD A tática que estou utilizando é essa que creio que será familiar ao esquema de todos: 

 

  Mostrar conteúdo oculto

R6vx53M.jpg

 

Algumas considerações... Estou usando a mentalidade "Controlar" ao invés de "Atacar", pois percebi que em modo de Ataque meu time se precipitava em muitas jogadas (resultando geralmente em muitos cruzamentos e chutes de fora da área, tudo que a gente não quer hahaha). No modo Controle meu time ainda joga em cima, ataca o tempo inteiro, porém trabalha mais a bola, circula ela, resultando em mais assistências de passes simples ou enfiados. Outra coisa vocês podem ver na imagem abaixo... 


 

  Ocultar conteúdo

3ZnRpA6.jpg

 

Meu ritmo de jogo está normal e não alto. Na verdade, eu comecei a usar essa tática com ritmo lento, linha defensiva normal e passes mistos... Preferi fazer assim para gradativamente ir chegando aonde desejo, sem dar tela azul na cabeça de meus jogadores com relação a familiaridade da tática hahahaha 


 

  Ocultar conteúdo

NZ56bX8.jpg

 

No momento estou em transição do ritmo e do estilo de passe. Assim que fechar as barrinhas ali, eu aumentarei para mais alto o ritmo. Atualmente eu só uso mais alto em alguns momentos do jogo. Voltando na imagem de "Instruções à Equipe", como já citei aqui estou usando "Cruzamentos Baixos", já que não pode vence-lo pelo menos transforme alguns dele em passe. "Usar marcação apertada" está desmarcada pois isso eu só faço nas instruções dos meus jogadores. Estou colocando meus jogadores de frente para marcar apertado e meus zagueiros. Meus Alas pressionam, mas não marcam em cima. Fica como se meus pontas pressionassem apertado e os alas pressionassem mas ficando na cobertura caso o ponta for driblado. Pressão deixo em apenas "Mais", pois o "Muito mais" afeta a estrutura do meu jogo, além de que me deixa sem opção caso algum jogo eu precise apertar mais meus jogadores. "Drible menos" + "Manter a posse de bola" resulta em circulação e enviadas. Os jogadores tocam de lado até encontrar um espaço para fazer a infiltração. Os jogadores que eu quero driblem, que são meus 2 pontas, eles fazem isso naturalmente na função que eu os uso, então essa regra fica só aplicada para os demais, que é o que quero (driblar só no ultimo terço do campo em direção do gol). Também coloquei a instrução "Procurar sobreposição" justamente para ganhar mais enfiada de bola para jogadores que infiltram, como meu B2B, meu Ponta e meus Alas e para garantir a qualidade no passe, uso 2 Armador Avançado, um no meio e um como ponta esquerda (Na ponta esquerda com "Drible mais" marcado, do meio com "Drible menos"). O que eu ganhei com essa tática assim? Muita movimentação dos jogadores (Pois demorou mas eles se familiarizaram com a instrução "Move-se de posição"), infiltrações, pressão alta, posse de bola e muito passe. Mas ainda tinha um problema... Era meus Alas pegarem na bola que já iam para linha de fundo e cruza na área. Mesmo com opção de "Cruzar menos" ativado, "Menos passe de risco"... Eles teimavam em fazer isso. Aliás, eu usava eles como "Ala - Ataque", com meu ponta jogando como apoio e meu homem da frente ora como Falso 9, ora como Atacante Recuado, ou ainda ora como Atacante Defensivo. Porém o segredo da minha tática morava ai. Ao colocar os alas pro ataque, eles naturalmente tinha a instrução de ir até a linha de fundo e cruzar. Ele em ataque, automaticamente fica marcado a instrução "Ir para Zonas Abertas" quando tem a bola e por isso só restava para ele a opção de cruzar já que é o que sabe fazer de melhor. Porém ao colocar ele como "Ala - Apoiar" me permitiu a seguinte instrução: 
 

  Mostrar conteúdo oculto

y1x0QP1.jpg

 

Quando minha equipe tem a bola, ele "Mantem-se Aberto" pra dá a largura que queremos, porém quando a bola cai no pé dele, o que ele faz? "Corta para dentro com bola"! E como é o pé ruim dele o que ele faz? Toca a bola. Assim eu diminui os índices de cruzamentos do meus alas e agora eles participam da roda de posse de bola. Até infiltram-se as vezes e fazem seus gols. (No print está praticamente o time meio reserva, os laterais pelo menos são. Os titulares tenho o Jonathan com 1 gol e o Reinado com 2) Agora vamos aos números. Minhas assistências de cruzamentos ainda estão muito altas, mas a razão de assistências por passe/cruzamentos está em 14 por 12. Foram 14 assistências de passe (seja simples ou enfiado) e 12 de cruzamentos. Se considerarem que parte desses cruzamentos foram rasteiros, estamos chegando lá. Ainda faltam coisas para ajustar nessa tática. Quero colocar o ritmo em pelo menos "Alto" e ali no passe em "Explorar pelo meio", mas vamos por parte para não ferrar minha familiaridade com a tática. Atualizarei se conseguir chegar nesse objetivo hahaha

Po, coloquei pra analisar tua tática aqui e o time deu 1012 passes, com 95% de passes certos, monstruoso

realmente tem muitos cruzamentos, mas deu pra pegar muita coisa. Nunca havia conseguido um 'tiki-taka' tão bem feito como o que tu montou. 

Valeu, qualquer novidade que tu encontrar nos avise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
10 horas atrás, rsorin disse:

Pra mim, não tem como reproduzir o gegenpressing no FM.

 

O que dá pra fazer é pressão alta (que é outra coisa) e tiki-taka, mas gegenpressing não.

 

Concordo plenamente. Aliás, fazendo propaganda: se tu procurar no centro tático do FM16 tem um guia "como montar um esquema de Gegenpressing no FM", que eu traduzi, e onde tem uma discussão sobre essa questão - eu também acho que na real só se tem pressão alta, não Gegenpressing no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não testei muito as táticas, mas a filosofia de jogo to aplicando e com muito êxito.

 

Ajustei um pouco as instruções táticas pro meu gosto, to usando o 41221 (c pontas) e um 4231 que vem dando muito certo.

 

Nunca uma filosofia me deu tanto gosto de ver o time jogar, fiz uma tática com o Milan, e só não ganhei porque a Juventus fez quase 100pontos na temporada, mesmo levando duas lapadas da rossonera! 

 

São penetrações pelo meio, enfiadas, tabelas... 

Até os cruzamentos eu mitiguei, tá ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, antoniodanth disse:

Não testei muito as táticas, mas a filosofia de jogo to aplicando e com muito êxito.

 

Ajustei um pouco as instruções táticas pro meu gosto, to usando o 41221 (c pontas) e um 4231 que vem dando muito certo.

 

Nunca uma filosofia me deu tanto gosto de ver o time jogar, fiz uma tática com o Milan, e só não ganhei porque a Juventus fez quase 100pontos na temporada, mesmo levando duas lapadas da rossonera! 

 

São penetrações pelo meio, enfiadas, tabelas... 

Até os cruzamentos eu mitiguei, tá ótimo.

Depois posta as táticas e detalhes ai bro... Pra darmos uma analisada e reciclarmos nossas ideias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Aqui em 100% das vezes o jogador chega na entrada da área e chuta a bola pra fora do estádio.

Jogo numa tática semelhante a que foi descrita no tópico, se alguem tiver alguma solução pra isso pelo amor de Klopp me ajude, não to aguentando mais

 

EDIT: Philippe Coutinho então nem se fala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, MTs disse:

Aqui em 100% das vezes o jogador chega na entrada da área e chuta a bola pra fora do estádio.

Jogo numa tática semelhante a que foi descrita no tópico, se alguem tiver alguma solução pra isso pelo amor de Klopp me ajude, não to aguentando mais

 

EDIT: Philippe Coutinho então nem se fala...

Não consigo fazê-lo render. Tá foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hiroshitk disse:

Não consigo fazê-lo render. Tá foda.

Reduzi a linha defensiva e desmarquei o campo "ser mais expressivo" e resolveu o problema!

J1lsjn3.jpg

 

Escalação do time:

zYteKQK.jpg

 

O melhor pro final:

ZQNLkwj.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2017 at 15:34, MTs disse:

Aqui em 100% das vezes o jogador chega na entrada da área e chuta a bola pra fora do estádio.

Jogo numa tática semelhante a que foi descrita no tópico, se alguem tiver alguma solução pra isso pelo amor de Klopp me ajude, não to aguentando mais

 

EDIT: Philippe Coutinho então nem se fala...

Tem só como amenizar e seria aumentar a largura de jogo (pode não fazer sentido, mas o time muito junto por dentro ajuda a marcação do adversário e o jogador fica sem opção de passe e chuta a bola e isso acontece NESTE FM 2017, não no 2016, que isso funcionava), diminuir a temporização e colocar o time pra manter a posse da bola, além de recuar a mentalidade. Ou seja, tu basicamente destrói o que é o estilo de jogo do Klopp. Nesse FM tu tem resquícios do que se consegue fazer, mas é no máximo isso. Todo jogo eu terminava com NO MÍNIMO a metade das finalizações como fora da área.

O que reina no FM hoje é o cruzamento. Não tem como ganhar sem gol de cruzamento, o que é ridículo. Eu tentei de todas as formas e não funcionou, tanto que desisti do meu save na PM. A tática era ok mas inconstante, ai apenas setei os alas pra começarem a cruzar normalmente e ganhei duas PL, cheguei na semi da UCL num ano e venci no outro. Um lateral terminou com 17 assistências e outro com 13. Ridículo demais isso. 

Tô esperando a última atualização pra ver se isso se resolve, mas já bastante sem esperança.

Meu conselho é: desistam de replicar a tática do Klopp nesse FM que é muita dor de cabeça. Temporização rápida + mentalidade atacante + jogo muito fluído + defesa alta = chute de longe o tempo inteiro, falta de penetração e bola nas costas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Silveira. disse:

O que reina no FM hoje é o cruzamento. Não tem como ganhar sem gol de cruzamento, o que é ridículo.

Concordo, apesar de que no FM 17 diminuiu bastante em a incidência de gols de cruzamento em comparação com o 16, que era SOMENTE ISSO.

1 hora atrás, Silveira. disse:

Meu conselho é: desistam de replicar a tática do Klopp nesse FM que é muita dor de cabeça. Temporização rápida + mentalidade atacante + jogo muito fluído + defesa alta = chute de longe o tempo inteiro, falta de penetração e bola nas costas.

Também percebi a ineficácia dessa tática e baixei a temporização e aumentei o controle de bola, resultado: o time troca passes até na área adversária, procurando sempre a melhor opção para finalizar.

Agora outra coisa que eu percebi: pra haver penetração, e aquelas enfiadas de bola bonitas que todo mundo gosta (rs) o armador tem ser O CARA FODAO XAVINIESTA 20 EM TUDO. Comprovei isso num breve save com o Barcelona em que o Iniesta fazia isso direto, era lindo de se ver.

 

 

EDIT: pelo menos aqui agora lateral não é mais eleito melhor em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MTs disse:

Concordo, apesar de que no FM 17 diminuiu bastante em a incidência de gols de cruzamento em comparação com o 16, que era SOMENTE ISSO.

Também percebi a ineficácia dessa tática e baixei a temporização e aumentei o controle de bola, resultado: o time troca passes até na área adversária, procurando sempre a melhor opção para finalizar.

Agora outra coisa que eu percebi: pra haver penetração, e aquelas enfiadas de bola bonitas que todo mundo gosta (rs) o armador tem ser O CARA FODAO XAVINIESTA 20 EM TUDO. Comprovei isso num breve save com o Barcelona em que o Iniesta fazia isso direto, era lindo de se ver.

 

 

EDIT: pelo menos aqui agora lateral não é mais eleito melhor em tudo.

Coloco meu trio de ataque com a instrução de rematar menos + passes mais directos e fazem exatamente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2017 at 15:48, Silveira. disse:

Tem só como amenizar e seria aumentar a largura de jogo (pode não fazer sentido, mas o time muito junto por dentro ajuda a marcação do adversário e o jogador fica sem opção de passe e chuta a bola e isso acontece NESTE FM 2017, não no 2016, que isso funcionava), diminuir a temporização e colocar o time pra manter a posse da bola, além de recuar a mentalidade. Ou seja, tu basicamente destrói o que é o estilo de jogo do Klopp. Nesse FM tu tem resquícios do que se consegue fazer, mas é no máximo isso. Todo jogo eu terminava com NO MÍNIMO a metade das finalizações como fora da área.

O que reina no FM hoje é o cruzamento. Não tem como ganhar sem gol de cruzamento, o que é ridículo. Eu tentei de todas as formas e não funcionou, tanto que desisti do meu save na PM. A tática era ok mas inconstante, ai apenas setei os alas pra começarem a cruzar normalmente e ganhei duas PL, cheguei na semi da UCL num ano e venci no outro. Um lateral terminou com 17 assistências e outro com 13. Ridículo demais isso. 

Tô esperando a última atualização pra ver se isso se resolve, mas já bastante sem esperança.

Meu conselho é: desistam de replicar a tática do Klopp nesse FM que é muita dor de cabeça. Temporização rápida + mentalidade atacante + jogo muito fluído + defesa alta = chute de longe o tempo inteiro, falta de penetração e bola nas costas.

Eu sempre montei times extremamente ofensivos em outras versões, mas nesse FM eu estou com esses mesmo tipo de problema. A minha solução foi montar táticas mais equilibradas, nem muito ofensiva e nem muito defensiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/02/2017 at 14:48, Silveira. disse:

Tem só como amenizar e seria aumentar a largura de jogo (pode não fazer sentido, mas o time muito junto por dentro ajuda a marcação do adversário e o jogador fica sem opção de passe e chuta a bola e isso acontece NESTE FM 2017, não no 2016, que isso funcionava), diminuir a temporização e colocar o time pra manter a posse da bola, além de recuar a mentalidade. Ou seja, tu basicamente destrói o que é o estilo de jogo do Klopp. Nesse FM tu tem resquícios do que se consegue fazer, mas é no máximo isso. Todo jogo eu terminava com NO MÍNIMO a metade das finalizações como fora da área.

O que reina no FM hoje é o cruzamento. Não tem como ganhar sem gol de cruzamento, o que é ridículo. Eu tentei de todas as formas e não funcionou, tanto que desisti do meu save na PM. A tática era ok mas inconstante, ai apenas setei os alas pra começarem a cruzar normalmente e ganhei duas PL, cheguei na semi da UCL num ano e venci no outro. Um lateral terminou com 17 assistências e outro com 13. Ridículo demais isso. 

Tô esperando a última atualização pra ver se isso se resolve, mas já bastante sem esperança.

Meu conselho é: desistam de replicar a tática do Klopp nesse FM que é muita dor de cabeça. Temporização rápida + mentalidade atacante + jogo muito fluído + defesa alta = chute de longe o tempo inteiro, falta de penetração e bola nas costas.

Na realidade eu achei que no FM 2017 os gols se tornaram um pouco mais variados. Acontecem sim gols de cruzamentos, mas percebi também uma crescente de gols de fora da área. Eu fiz um save com o Athletic Bilbao, usando a filosofia do Klopp e comigo até agora tudo de boa. Apenas sofri nas primeiras partidas da liga, por uma questão de falta de adaptação da filosofia por parte dos jogadores, mas agora engrenei. Inclusive fiz uma campanha espetacular com meu Bournemouth. Quase venci a Premier League na primeira temporada. Fiquei atrás do City..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Já utilizava um 4-1-2-3 mais defensivo no Piacenza, fui campeão da Terceira Divisão com a tática e na Série B me encontrava em posição intermediária (8º lugar) sem mpreuito prospecto pra algo interessante, resolvi aplicar o Gegenpressing, já que não precisava alterar meu desenho tático e nem contratar mais jogadores, resultado? 17 jogos com 13 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, fui campeão da Série B com 15 pontos na frente, sendo que eu era cotado pra terminar em 21º e meu elenco era o segundo menor da divisão.

9TJK8Tn.jpg

 

 

Pontos negativos da tática:

90% dos gols que eu tomo são de cruzamento do adversário, só que atrelo isso mais a problema da ME do jogo do que da tática, já que em todo cruzamento na área meus zagueiros ficam fixos, deixando o atacante adversário se posicionar e empurrar pro gol, chega a irritar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol da temporada 2022–2023 será a 121ª edição da principal divisão do futebol inglês (31ª como Premier League).
      A partir da temporada 2022-23, os clubes poderão fazer cinco substituições em vez de três em três ocasiões durante o tempo de jogo e no intervalo, em linha com o restante das seis principais ligas europeias (Bundesliga, Ligue 1, Eredivisie, La Liga e Serie A). Também haverá uma pausa no meio da temporada para a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, com a última partida disputada no fim de semana de 12 a 13 de novembro de 2022 e a primeira partida após a Copa do Mundo disputada em 26 de dezembro de 2022, após o Mundial Final da Copa em 18 de dezembro.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos campeões:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol da temporada 2023–2024 será a 122ª edição da principal divisão do futebol inglês (32ª como Premier League). Abrirá o campeonato a partida disputada por Burnley e Manchester City, em Burnley, na sexta-feira (11 de agosto de 2023), equipes atuais campeãs da Championship e da Premier League, respectivamente. 
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos campeões:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...