Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ligas menores da Europa e Ásia


Bigode.

Posts Recomendados

240px-Fenerbah%C3%A7e.svg.png

Fenerbahçe S.K.

Depois de criar trocentos saves vou começar um pra valer no Fenerbahçe e acabar com aquela bagunça nos salários. No elenco principal tem uns três jovens que recebem um valor adequado e a partir daí o menor salário da equipe é 137 mil euros.

Em breve edito aqui com algumas imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

sp-haduk-logo.jpg

Já a algum tempo buscava um clube em uma liga periférica para jogar o FM, de forma que caberia ao treinador somente o que acontece dentro das quatro linhas. Treinos, scouts, contratações, renovações e vendas, tudo isso efetuado por auxiliar, olheiros e pelo diretor de futebol.
 

Temporada 2016/2017

Transferências

MaxTV Liga

Hrvatski Kup

Europe League

Na temporada de estreia começamos bem, vencemos a MaxTV Liga na última rodada e fomos também campeões da Hrvatski Kup,  na Liga Europa chegamos até a fase de grupos.
 

Temporada 2017/2018

Transferências

MaxTV Liga

Hrvatski Kup

Champions League

Com um pouco mais de caixa, a escolha do DdF foi atacar o mercado nacional, isso foi o suficiente para fortalecer o elenco a nível nacional. A surpresa veio na UCL, onde passamos de fase num grupo com Real Madrid e Monaco, mas não fomos fortes o suficiente contra o Atlético de Madrid.
 

Temporada 2018/2019

Transferências

Elenco

Elenco II

Iniciando ela agora, o DdF contratou bem e eu pensei que o elenco estivesse fechado, até o fdp vir com mais 7 jogadores no dia 31. Com isso tenho um elenco muito inchado, nada mais do que 33 jogadores.

Nessa temporada houve um aumento no coeficiente da Croácia, eu espero que mantendo boas campanhas na Europa, bem como de outros clubes nacionais, possamos melhorar ainda mais o coeficiente. Falando na UCL, passei por Krasnodar e Dynamo Kiev para encarar um grupo nada fácil com Tottenham, Benfica e Ajax.

Tem sido uma experiência agradável, a Liga não está sendo fácil, sempre tem o Dinamo Zagreb e uma ou outra equipe que quer aprontar, mas participando da UCL sempre entra um bom dinheiro, importante para melhorar as estruturas existentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Boa @Johann Duwe! Você tem a intenção de nacionalizar um pouco esse elenco aí, valorizando a geração croata mais nova?!

E quais as táticas mais comuns que você se depara na Liga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Leho. disse:

Boa @Johann Duwe! Você tem a intenção de nacionalizar um pouco esse elenco aí, valorizando a geração croata mais nova?!

E quais as táticas mais comuns que você se depara na Liga?

Não tenho como nacionalizar o elenco, montei o save de forma que todas as negociações passassem pelo Diretor de Futebol, eu tenho influência somente no que ocorre durante os jogos. Sobre as táticas, duas equipes usam o 4-4-2 Britânico, uma usa o 4-4-2 Diamond, outras 5 usam o 4-2-3-1 com MC MC, MAE MAC MAD e uma usa uma variação de dois volantes,

Já eu uso uma tática que gosto muito, linha de quatro atrás, MC MC, MAD MAE e PL PL.

Sobre a geração croata, tenho vários jovens com alto potencial que surgiram nessas duas fornadas, eu gostaria de ver o desenvolvimento deles, até, um goleiro de ponta que surgiu já foi vendido ao Málaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
17 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Já eu uso uma tática que gosto muito, linha de quatro atrás, MC MC, MAD MAE e PL PL.

Creio que seja bem ofensiva... rs, rs. Como seu time se defende? Costuma tomar gols no costado da zaga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Creio que seja bem ofensiva... rs, rs. Como seu time se defende? Costuma tomar gols no costado da zaga?

Com dois zagueiros e o goleiro, rsrssr. Brincadeiras a parte, os laterais não sobem tanto e os dois jogadores como meia central, um deles costuma ser mais defensivo e outro ofensivo, isso equilibra um pouco.

E convenhamos, dentro da Croácia consigo jogar assim, sofro um ou outro resultado inesperado, o problema é na UCL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 horas atrás, Johann Duwe disse:

(...) o problema é na UCL.

Mas foi exatamente por isso que perguntei né, seu esperto hahahaha... ir nesse 4-2-4 aí na UCL é pedir pra ser estuprado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Mas foi exatamente por isso que perguntei né, seu esperto hahahaha... ir nesse 4-2-4 aí na UCL é pedir pra ser estuprado.

Hahah, vencendo em casa tudo certo. Por enquanto perdi em White Hart Lane por 2x0 para os Spurs e venci o Ajax em casa por 2x1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/12/2017 at 13:20, Johann Duwe disse:

Não tenho como nacionalizar o elenco, montei o save de forma que todas as negociações passassem pelo Diretor de Futebol, eu tenho influência somente no que ocorre durante os jogos.

Tu deixou tudo puramente na mão do diretor? Ou tu precisa aprovar as contratações e tal? E como tá funcionando as contratações no geral? Tão saindo ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Danut disse:

Tu deixou tudo puramente na mão do diretor? Ou tu precisa aprovar as contratações e tal? E como tá funcionando as contratações no geral? Tão saindo ok?

Tudo na mão do diretor. Estava indo tudo bem sim, só nessa temporada que havia mais verba, ele deu uma enlouquecida e contratou alguns sulamericanos jovens por um preço um pouco maior, e como havia dito, o elenco estava já fechado ai no último dia da janela, ele vem um pacote de 6 ou 7 reforços, inchando o elenco e me complicando para dar tempo a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leho. segue o fim da 4º temporada com o Hajduk.

 

GRvkB0s.png

E agora, com 8 títulos em três temporadas eu deixo a Croácia e farei o mesmo sistema na equipe que irei assumir na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hora atrás, Johann Duwe disse:

@Leho. segue o fim da 4º temporada com o Hajduk.

 

GRvkB0s.png

E agora, com 8 títulos em três temporadas eu deixo a Croácia e farei o mesmo sistema na equipe que irei assumir na sequência.

Achei que fosse ficar no time por mais tempo, talvez até conseguir uma Europa League e tals... mas bacana!

Qual foi sua maior dificuldade jogando na Croácia? Conta pra gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Achei que fosse ficar no time por mais tempo, talvez até conseguir uma Europa League e tals... mas bacana!

Qual foi sua maior dificuldade jogando na Croácia? Conta pra gente.

A maior dificuldade foi conciliar os jogos de campeonatos nacionais com os continentais, isso sem desgastar fisicamente o elenco, ou sem deixar cair a qualidade dos resultados com rodízio. Além disso o campeonato para em Janeiro, então chegar em Fevereiro nos playoffs da UCL ou UEL é um pesadelo.

Encontrar jogadores nem foi tão difícil, e felizmente a equipe já conta desde o inicio com uma infraestrutura de topo, então newgens com qualidade para a equipe principal sempre havia uns dois por fornada.

Passei algumas semanas desempregado, até o Atlético de Madrid veio me oferecer emprego, mas eles acabaram com o Klopp, mas aguardei alguma equipe de uma das grandes ligas e vou para a Itália, com a mesma forma, renovações, contratações, tudo nas mãos do staff.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comecei um save com o Ajax, realmente é como falam: tem uma base excelente pros padrões holandeses e um elenco principal muito jovem. Por enquanto estou em segundo no holandês, atrás do Feyenoord, que enfrento na próxima rodada; 4 pontos nos separam e faltam 15 rodadas. 

Kasper Dolberg é o atual craque do time; David Neres é banco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Depois de deixar o Sunderland em setembro de 2023, assumi o Fenerbahçe em dezembro. Assumi o time em 14º e nas oitavas da Copa da Turquia, mas o grande desafio era baixar os salários, que estavam £1.2m acima do teto! Foquei em cortar salários e em manter o time. Terminamos a temporada em 11º, vice campeão da Copa e com o salário dentro do teto.

Na temporada 2024/25 começamos com um bom dinheiro para um clube que não disputaria competições europeias. Ganhamos a supercopa sem ter vencido a liga ou a copa, muito medíocre. Na liga tivemos um ótimo primeiro turno, mas o time caiu muito no segundo e terminamos em 4º, classificando para a Liga Europa. Fomos o time que menos perdeu em toda a liga! Porém empatamos DEMAIS. Empatamos SETE dos últimos doze jogos. Vencendo os outros cinco. Terminamos apenas quatro pontos atrás do campeão Galatasaray. Um pouco mais de competência, e sorte com esse jogo maldito, teríamos conquistado a taça. Como eu adicionei a liga só pro começo da temporada 2023/24 eu não tenho o histórico completo, mas contando a realidade essa é a menor pontuação de um campeão desde que a liga mudou para 18 times no meio dos anos 90.

MRApzth.png

Nossos principais jogadores são Fiete Arp, Diego Álvarez e Hüseyin Türkmen. Outros nomes conhecidos são Henry Onyekuru, Joel Asoro e Amin Younes. 

Também cheguei aos 300 jogos na carreira! Feito raro para mim que geralmente joga um ou dois anos e começa um save novo.

Editado por SERGI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SERGI, talvez você tenha sido chamado pra Supercopa porque o campeão da Liga é o mesmo da Copa, não?

Em tempo, interessante desafio com o Fenerbahçe. Geriu bem os salários e aos poucos começa a voltar ao patamar que o clube se encontrava. Acredito que na próxima temporada já deve conquistar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Infelizmente acabei desanimando de meu save no Fenerbahçe, e com o patch 18.3 comecei um save no União de Leiria. Curiosamente o time tem um sugar daddy para facilitar as coisas, mas enfim, ainda assim consegui ser demitido. Estava jogando num 4-4-2 simples. O time começou muito bem e então tive essa sequência:

OZ50VM2.png

O ataque decidiu parar de funcionar e a defesa entregou em todas as chances possíveis. Como queria um save com o time e não estava afim de recomeçar, adicionei o querido Sérgio Jr II como técnico. Decidi manter o mesmo time e tática. E...

5MUu8fg.png

!!! Todo mundo magicamente reaprendeu a jogar futebol! A zaga não entregou mais, os atacantes voltaram a marcar e o que era uma temporada perdida terminou em acesso. Não entendo a melhora tão radical mudando tão pouco. A moral e a dinâmica estavam boas com o primeiro treinador, mas mesmo assim o time não produzia metade do que produziu com o segundo treinador. Parece que o jogo resetou a má vontade comigo. 

Destaque pro grande nome do time, Zé Paulo! Vice-campeão da Copinha com o Corinthians em 2014.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
31 minutos atrás, SERGI disse:

(...) Todo mundo magicamente reaprendeu a jogar futebol! A zaga não entregou mais, os atacantes voltaram a marcar e o que era uma temporada perdida terminou em acesso. Não entendo a melhora tão radical mudando tão pouco. (...)

O primeiro treinador claramente não deixava os caras quebrarem tudo na night, isso é bem óbvio. HAHAHAHAHAH!

Brincadeiras à parte, é essa aleatoriedade do FM que me irrita às vezes. Porra, nas mesmas condições, com os mesmos jogadores, e os resultados são completamente opostos. Não consigo te responder, na moral. É de foder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Decidi brincar e - pra não perder a vontade nos dois saves lá na PM - criei um save nos moldes do 'Desafio: Europa' - quem quiser conferir, está no Recanto das Histórias (não culpem a mim, culpem a Trivela, que me fez gostar de pesquisar sobre os times de todo o mundo. hahahahaha

Mas aí, ao contrário daquele save, decidi impôr algumas condições, como:

- Uma qualificação por uma certa quantidade de países, pra criar realismo - por exemplo, fazer a Licença Nacional C e só depois de seis ou sete países, fazer a Licença Nacional B e por aí vai.;
- Não precisar ganhar a Copa nacional, mas sim a Liga.
- Não precisar pegar uma equipe de baixo escalão.

E a mais importante:

- Utilizar o Coeficiente Europeu desta temporada como referência para definir destino - naquele, não usei critério nenhum, e acho que isso me desanimou mais.

Utilizando o coeficiente europeu, defini que o primeiro país seria San Marino, logo, esperei qualquer equipe demitir um treinador, e a primeira foi o tradicional LA FLORITA.

SP_La_Fiorita.png

Assumi a equipe após as derrotas nas semifinais da Liga de San Marino e na Coppa Titato, ambas nos pênaltis (se tivesse esperado a virada da temporada, assumiria o Florentino, mas tudo bem). Reforcei o time, e jogamos duas partidas pela Europa League (que segue aquele mesmo padrão das antigas Copas Europeias, que usava no save), e tive o azar de pegar a Roma.

Foi 3 a 0 no Olimpico e 6 a 1 em Serravalle. Agora, é conferir se o time vai jogar bem, ter resultados e conquistar a Liga Nacional. Caso tenha êxito, o próximo destino será Andorra, o segundo pior coeficiente e depois, Kosovo.

Só vou ficar atualizando aqui após cada temporada, e aqui será mais esporádico, pra diminuir a mente de jogar somente o do CCC e do NN, que voltam semana que vem, lá na PM.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

fjUBLU6.jpg

 

Fala galera, depois de muito tempo resolvi trazer esse Save que venho jogando a alguns dias.

Bom, o Save se passa na Finlândia e, embora o banner traga o Lahti como destaque, comecei a caminhada no PK-35, ainda na Ykkönen (segunda divisão). Assumi o PK com poucas rodadas para o fim do campeonato e a missão era tirar o time do rebaixamento. Infelizmente não consegui e fui demitido.

No início da nova temporada (2016) surgiu a vaga no recém-rebaixado FC Lahti. Fui contratado e dessa vez a missão era voltar a Veikkausliiga (primeira divisão).

 

EXPLICANDO AS COMPETIÇÕES

A segunda divisão classifica o campeão e leva o vice a disputar um jogo ida e volta com o penúltimo colocado da divisão de cima. Nesse caso, o vencedor, após os dois resultados, sobe ou permanece na primeira divisão. Na primeira divisão existem 12 equipes. Cada equipe enfrenta seus adversários 3 vezes. Ainda não parei pra ver o que define o que critério de quem joga duas partidas em casa ou fora. O pior colocado é rebaixado e o penúltimo disputa a permanência com o 2º colocado da Ykkönen.

Além das ligas (primeira e segunda) temos a Copa da Finlândia (Finnish Cup), disputada por todos os times vinculados a federação, e a Copa da Liga da Finlândia (Finnish League Cup), disputada pelos times da primeira divisão apenas. O sistema da Copa da Liga funciona como um torneio de pré-temporada e sua maior função é de nivelar as equipes participantes nas fases da Copa da Finlândia. Ela é composta por uma primeira fase de 02 grupos, com 6 equipes em cada. Os campeões de cada grupo se enfrentam na Final e ambos se classificam para a 6ª Fase de Qualificação da Copa da Finlândia. Os segundos colocados no grupo entram na 5ª Fase, os terceiros na 4ª e assim sucessivamente. A Copa da Finlândia é disputada em jogos a eliminar em partidas únicas. Essa competição classifica o vencedor para a 1ª Fase de Qualificação da Liga Europa.

As competições continentais entram no calendário do Campeão da Veikkausliiga (Liga dos Campeões) e do 2º ao 4º colocados (Liga Europa), um entrando na 2ª Fase de Qualificação e os outros na 1ª Fase de Qualificação, respectivamente.

 

EXPLICANDO O CALENDÁRIO

Por falar em calendário, o futebol finlandês não segue a agenda comum da Europa, ao invés disso há algo mais parecido com o nosso calendário onde as competições são disputadas entre Janeiro e Outubro com alguns intervalos que duram até 1 mês.

 

DESCREVENDO AS TEMPORADAS

Voltando ao Lahti, fomos campeões da segundona com 61 pontos em 27 jogos sendo 19 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Na Copa da Finlândia fomos eliminados na Semi-Final pelo FC Oulu, um resultado surpreendente na minha opinião.

Em 2017 voltamos a primeira divisão e alcançamos a 7ª colocação. Na Copa da Liga perdemos a final para o KuPs nos pênaltis e na Copa da Finlândia não chegamos a fase de mata-mata sendo eliminados ainda na 6ª Fase de Qualificação, uma antes das quartas.

Em 2018, melhoramos muito nossa posição na Veikkausliiga e chegamos ao vice-campeonato com 58 pontos em 33 jogos sendo 16 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, atrás apenas do VPS. Vencemos a Copa da Liga em cima do IFK Mariehamn, também nos pênaltis e a Copa da Finlândia sobre o MP.

Em 2019 fomos vice novamente com 18 vitórias, 8 empates e 5 derrotas. Perdemos a Final da Copa da Liga para o SJK (2-1) e fomos eliminados nas semi pelo KTP (2-1). Participamos pela primeira vez da Liga Europa e nosso primeiro confronto foi contra o Pyunik da Armênia. Vencemos a primeira partida (F 3-0) e perdemos a segunda (C 1-0). O segundo confronto foi contra o Slaven Belupo da Croácia e o número de gols fora nos classificou (3-3 no geral). Chegamos a 3ª Fase de Qualificação e fomos eliminados pelo Maribor perdendo as duas partidas (F 2-0 e C 2-1).

Em 2020 chegamos ao título da divisão com 21 vitórias, 10 empates e 2 derrotas, ambas para o KuPs. Não passamos da Fase de Grupos da Copa da Liga e fomos campeões da Copa da Finlândia (pênaltis) sobre o VPS. Na Liga Europa enfrentamos o Videoton da Hungria e passamos (C 4-2 e F 0-0). Na segunda fase veio o Trnava da Eslováquia e fomos eliminados (F 1-2 e C 2-2).

Em 2021 fomos bicampeões com 20 vitórias, 8 empates e 4 derrotas (duas para o KTP, uma para o Ilves e uma para o KuPs). Vencemos a Copa da Liga sobre o rival HJK (5-1) e caímos nas semi da Copa da Finlândia para o VPS (pênaltis). Jogamos a Liga dos Campeões pela primeira vez e caímos no primeiro confronto frente ao Celtic, porém, mesmo depois de perdemos fora por 2-0 conseguimos a vitória, de virada, jogando em casa (2-1).

Em 2022, levamos o Tri na Veikkausliiga com 23 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Perdemos a Copa da Liga na revanche do HJK (pênaltis) e caímos nas quartas da Copa da Finlândia para o SJK (0-2). Na Copa dos Campeões, com um time mais reforçado, pegamos o Lech da Polônia e passamos (F 1-0 e C 2-1). O segundo adversário foi o Molde FK da Noruega onde a vitória fora (2-1) superou o empate em casa (2-2) nos levando a fase de Playoffs contra o Basel, ou seja, quem ganhar vai pra Fase de Grupos. Contra os suíços perdemos em casa (0-2) e devolvemos a derrota fora (3-2), porém, os gols fora classificaram eles. Uma participação acima das minhas expectativas pra dizer a verdade.

Em 2023 fomos Tetra com 21 vitórias, 7 empates e 5 derrotas entrando de vez na perseguição ao recorde do HJK (2009-2014). Na Copa da Liga fomos campeões sobre o FC Inter (4-1) e campeões da Copa da Finlândia sobre o Jaro (2-1) selando a Tríplice Coroa. Na Liga dos Campeões o Zalgiris Vilnius da Lituânia foi o primeiro adversário e duas vitórias (C 5-0 e F 3-0) nos fizeram avançar. O Slovan Bratislava da Eslováquia foi o segundo. Goleamos em casa (4-0) e perdemos fora (1-3) passando assim a próxima fase. De novo tínhamos o Basel como último empecilho antes da Fase de Grupos. Dessa vez o primeiro jogo foi em casa, mas, frustamos nossa torcida com um empate (1-1). Na Basiléia fomos em busca da vitória e classificamos o Lahti para a Fase de Grupos após vencer por 3-2, um resultado que me deixou muito feliz.

Caímos no grupo C com Sevilha, CSKA e Mônaco. Perdemos quase todos os jogos, mas, surpreendentemente, vencemos o CSKA na Rússia (3-1) e empatamos em casa (1-1) o que nos garantiu na fase de mata-mata da Liga Europa. Além disso, levamos uma bolada de R$50Mi (reais mesmo pois não converti a moeda, hehe). Na LE enfrentamos o Stuttgart que contava com jogadores como Timo Werner e Rüdiger no elenco. Perdemos as duas partidas (C 1-2 e F 0-3).

Bom pessoal, espero que mesmo longa a leitura seja agradável. Logo mais escrevo a continuação da saga até 2025, ano em que estou atualmente.

 

p.s.: alguns times finlandeses aparecem com nomes abreviados tipo SJK, VPS ou MP, porém, é assim que esses clubes são conhecidos, muito embora essas sejam mesmo abreviaturas para o nome original.

Editado por Bega Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fjUBLU6.jpg

Chegamos então a 2024.

Uma temporada histórica onde conquistamos o Pentacampeonato da Veikkausliiga chegando a 88 pontos com 28 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota (4-0 pro VPS). Isso nos levou a ultrapassar o recorde de pontos do HJK (81), assim como o número de gols marcados com 87. Na Copa da Liga fomos derrotados pelo VPS (1-0) na final, assim como na Copa da Finlândia onde perdemos nos pênaltis também para o VPS. Na Copa dos Campeões nosso primeiro adversário foi o Zalgiris Vilnius de novo e, de novo, ganhamos a primeira partida por 5-0, porém, não saímos do empate na segunda (2-2). O Djurgården da Suécia foi o próximo e depois do empate fora (0-0) conquistamos a vitória em casa (2-0). Fomos sorteados para enfrentar o Dinamo Zagreb e após derrota fora (2-1) depositamos as esperanças no jogo da volta para chegarmos a mais uma Fase de Grupos, porém, não saímos do 0-0 e depois "até logo" à Liga.

Era hora de voltar à Liga Europa como único representante da Finlândia. Ficamos no Grupo I (i) junto com Napoli, Olimpjia da Eslovênia e, com as bênçãos do destino, o Stuttgart, nosso carrasco na última edição. A competição começou de maneira surpreendente após nossa vitória por 4-1 frente o Napoli, na Itália. O próximo duelo era contra os alemães em casa e, com a faca nos dentes, vencemos com um gol contra de Stéphane Sparanga (zagueiro francês revelado pelo O. Marseille) nos acréscimos do segundo tempo, o que não reflete o jogo já que jogamos melhor, com mais oportunidades de gol, inclusive.

uFkA1AG.jpg

Chegamos com moral para o terceiro jogo, mas, fomos goleados pelo atual lanterna. O Olimpija enfiou 4-1. Na volta devolvemos o placar.

A competição continua e recebemos o Napoli. A essa altura estávamos empatados em pontos (9) e um empate classificaria as duas equipes já que Olimpija e Stuttgart tinham apenas 3 pontos, contudo, vencemos e garantimos a vaga para mais uma fase a eliminar. No último confronto fomos goleados pelo Stuttgart (4-1), mas, já não fazia diferença, pois garantimos o primeiro lugar com o empate do Napoli.

Na fase seguinte fomos chaveados com o Milan. Montados num esquema de contra-ataque saímos com uma derrota satisfatória (2-0) frente ao volume de jogo dos italianos. Em casa, fomos para cima sem nada a perder e essa loucura deu resultado, vencemos por 3-2 o que não foi suficiente para nos levar a uma inédita próxima fase, mas, nos deixou felizes da vida.

Em 2025, estamos liderando a Liga Nacional com 21 pontos conquistados em 8 jogos. Temos atualmente 24 gols marcados (melhor ataque) e 9 sofridos (terceira melhor defesa). O VPS vem em segundo com 14 pontos, o SJK em terceiro (14) e o HJK em quarto (13). Na zona de rebaixamento estão FC YPA (5) e KTP (5). Na Copa da Liga repetimos a final de 2024 e fomos campeões nos pênaltis. Na Copa da FInlândia passamos do HIFK (2-0) no único jogo da competição até agora.

Esse ano trouxemos uma novidade aos campos finlandeses, a Göran Enckelman Cup, um torneio amistoso disputado entre os dias 2 e 3 de Janeiro. Para a primeira edição foram convidados o Levadia da Estônia, HJK e Pumas do México. Vencemos a partida inaugural contra o Levadia (5-1) e fomos à final com o Pumas. Os mexicanos não nos deram muitas chances e perdemos por 4-2. Göran Enckelman era goleiro e foi o primeiro jogador da cidade de Lahti a conquistar o prêmio de melhor jogador da Finlândia, isso em 1975. Iniciou sua carreira no Reipas de Lahti, grande rival do Kuusysi, antecessor do FC Lahti, e clube pentacampeão não consecutivo do Finnish Champinoship. Nosso auxiliar técnico, Ismo Lius, foi o maior artilheiro desse time (Kuusysi) com 116 gols em 8 anos.

Estamos em Maio e a Liga dos Campeões só terá início em Julho.

 

MOSTRANDO A EQUIPE

8g7b7IW.jpg

 

MOSTRANDO AS FINANÇAS

OQL2uJe.jpg

Editado por Bega Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Nunca me esqueço do Lahti, por conta do "D:E". Acho que estava no Celik, e me chavearam contra o Lahti (devia ser oitavas ou quartas de final da Recopa, enfim...) e o motivo pra não esquecer era bem simples: A partida entre Lahti x Celik era o JOGO INAUGURAL do Estádio Jari Litmanen, que era um CUBO de estádio.

Campo pequenininho, nem sei como consegui jogar. No fim, acho que foi 4x3 ou 3x2 pro Celik, mas foi aquele SENHOR JOGO, que você fica com medo de tomar a virada a todo instante. Era um time fortíssimo o Lahti.

Você não tá muito longe de fazer isso não, @Bega Gomes. hahahahaha

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou indo para a terceira temporada em meu primeiro save no FM19, jogando com o Sporting.

1ª Temporada 

Liga NOS - 3º Lugar // Taça de Portugal - Campeão // Allianz Cup - Campeão // Liga Europa - 16 avos de final

Perdemos apenas dois jogos durante toda a temporada, um na liga para o Porto e um na Liga Europa para o Sevilla. Mas empatamos muito e nem chegamos a brigar pelo título.

Transferências - Lucas Robertone foi o reforço mais caro da temporada mas só pegou um papel mais importante no time na segunda temporada. Josef Martínez chegou após Dost e Fredy  Montero não convencerem muito, mas ele se manteve no nível dos dois. A única grande perda foi o Coates que queria ir para o time maior.

2ª Temporada

Liga NOS - 3º Lugar // Taça de Portugal - Campeão // Allianz Cup - Campeão // Liga Europa - 16 avos de final

EXATAMENTE a mesma coisa. Fizemos um pouco mais de pontos na liga, mas o Porto ganhou 29 e empatou 5. O time mostrou progresso até a parte final da temporada onde perdemos 3 dos últimos 5 jogos. Pelo menos Bas Dost teve uma temporada bem melhor com 28 gols em 36(10) jogos. Foi artilheiro das duas Copas e foi vice-artilheiro da liga com o mesmo número do artilheiro. 

Transferências - Não queria perder Bruno Fernandes, mas achei 60m um valor justo por ele, com Robertone assumindo sua função na equipe. Com o bom dinheiro arrecadado trouxe o segundo melhor Hazard, que infelizmente não correspondeu muito. Vallejo e Cuesta vieram para formar uma defesa bem sólida. Caio Secco foi uma contratação interessante, veio de graça do Feirense que foi 4º na liga na temporada passada e foi tão bem que garantiu vaga na equipe da Itália na Euro 2020. Em Janeiro trouxe João Mário de volta emprestado com compra em definitiva em julho. Surpreendentemente Junio Rocha foi a contratação da temporada e o melhor jovem jogador da liga.

3ª Temporada

Como Portugal subiu nos coeficientes, essa temporada o 3º lugar nos deu uma vaga na "Pré-Champions" e espero conseguir chegar na fase de grupos. Caso não consiga a vaga, talvez ficarei de olho no mercado em busca de um desafio diferente.

Transferências - Ainda não terminei minhas transferências, mas no geral apenas para reforçar a qualidade do elenco em geral. Joveljic parece ser bem bom, com certeza deve estar nas listas de wonderkids por aí. Gostaria de mais um ou dois jogadores de um nível acima, mas no geral estou satisfeito com o time...só falta eu mesmo melhorar como técnico, rs.

XolWY7L.png

Essa temporada quero encaixar um 4-4-2 junto com o meu tradicional 4-2-3-1. Nos poucos jogos que joguei com 4-4-2 na última temporada  os dois atacantes foram bem eficientes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante como a campanha nas duas primeiras temporadas foi EXATAMENTE a mesma. HAHAHA

Boa sorte nessa 3ª temporada. Uma classificação pra fase de grupos da Champions seria ótima.

No mais, agora é tarde pro recado, mas: poderia ter contratado o Robertone de graça, já que o contrato dele acaba ao início da 1ª temporada (sei porque iniciei um save com o Palmeiras e logo de cara já acertei com ele pro meio do ano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Ligas menores da Europa e Ásia

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • victor095
      Por victor095
      Salve galera. Todos bem? Voltando aqui pra área com o FM 22. Depois de sentir um pouco o jogo e testar algumas ligas adicionais, decidi seguir em frente com uma desejo pessoal que desenvolvi recentemente, depois do anúncio da criação da Conference League.
      Objetivos e Informações da carreira:
      O objetivo aqui é ignorar as 5 principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália) e treinar apenas nas outras ligas. Quero explorar outros países pela europa, e participar das competições continentais, digamos, por um outro ângulo. Para isso, adicionei um grande número de ligas do continente europeu que já vem na db oficial e mais algumas (devidamente testadas e sem premiações fora da realidade).
      As ligas selecionadas estão aqui, para quem se interessar.
      Será um save carreira, sempre visando o crescimento do treinador. Treinador aliás que começa da seguinte forma:

      Eventualmente, talvez assuma uma seleção seguindo o mesmo critério, restringindo as grandes seleções.
      Para quem não me conhece muito bem ainda por aqui e gosta de saves com regras e restrições, você não verá isso por aqui😆, tenho total certeza que fazer isso no meu caso vai colocar prazo de validade no save (porém, admiro muito quem o faz hehehe). Logo, a ideia é sempre me divertir pra tentar trazer uma boa história por aqui também.
      O treinador vai começar desempregado e disputar as vagas que estiverem disponíveis. Em breve, voltaremos com a nossa primeira parada no velho continente!
    • tricolor de coraçao
      Por tricolor de coraçao
      *Créditos ao @Guilherermepor essa bela arte
      Considerações iniciais
      Antes de entrarmos a fundo na história umas breves considerações para situar o leitor
      Primeiramente, digo que dei uma pausa na saga do "SER Caxias" e retomei uma antiga série. Talvez você não lembre ou não saiba, mas no passado fiz uma saga pela América do Sul onde passei os 10 países da América do Sul + México e USA na saga chamada O Desbravador da América. A ideia agora era continuar o mesmo estilo pela Ásia passando os 12 países do continente, porém no passado já tentei por 3 vezes fazer a saga e sempre deu bugs. O @Cadete213 deve se lembrar, pois lembro que ele acompanhava.
      Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca!
      Recentemente (nem tão recentemente) conheci o @Orieomil666num grupo de wattsap (descobri ele lá meio ao acaso enfim) e testando o save acabei pegando os arquivos dele que são mais atualizados, fizemos uns testes e não mais deu bugs.
      Isso me animou a refazer a saga. Não pretendo passar os 12 países. Em vez de todo ano passar um país pretendo passar menos países, entre 6 a 10 países dos 12 selecionados na data base e talvez ficar mais tempo em algum deles se a coisa ficar boa. Tanto faz a divisão
      E assim estipulei algumas regras. Li várias sagas aqui e mesclei várias ideias para escrever esta que irei contar.
      A saga será contada sobre um irmão meu (imaginário é claro, não tenho irmão). Por que? Ocorre que o save anterior que deu bug teve meus dados arquivados, então para resolver esse problema vou dizer que sofri um acidente de trabalho algo assim e meu irmão agora está indo lá seguir meus passos enfim vou contornar essas questõezinhas e deixar a coisa bacana. Mas em forma de diário na terceira pessoa com termos como "o treinador...", "o manager Carlos Magno Bonfante"...assim por diante. 
      Tentarei dar um ar fictício a história. 
       
      REGRAS
      Não pretendo me complicar, apenas me divertir, não priorizarei os clubes mas sim minha evolução pessoa, mas quero aplicar umas regras para a coisa ficar mais interessantes.

      (mais o Brasil por recomendação do pessoal do Mundiup. Vinte e oito ligas de 13 países e quase 50 mil jogadores)
       
      São 12 países e assim eu dividi estes em 3 grupos conforme o ranking da reputação da divisão principal. 
      Grupo 1: Singapura (38º) , Honk Kong (29º), Malásia (28º) e Indonésia (25º)(indonesia serie b = 44º)
      Grupo 2: Japão (5º), Arábia Saudita (7º), Austrália (8) e India (23º)
      Grupo 3: China (1º), Catar (2º), Emirados Arabes Unidos (3º) e Coreia do sul (4º)
       
      A regra que pensei é a seguinte eu começo no grupo na Singapura, pior primeira divisão entre os rankeados da database mas num dos melhores times de lá, o Tampines. Mas só posso ir para o grupo acima se passar antes por mais um país do mesmo grupo. Ou seja preciso passar no mínimo 2 países de cada grupo.
      Por que isso? Seria muito fácil eu no segundo ano ir para uma terceira divisão chinesa que deve estar mal rankeada e de repente logo estar na segunda e na primeira chinesa. Ou então estar no Japão e depois ir para uma Austrália seria estranho.
      Ou seja, eu quero subir sem ser tão forçado, sem parecer ser tão irreal. Meu medo é ir para uma divisao inferior depois e desequilibrar mas tentarei subir com certa gradação.
      Claro, não estou muito a fim de passar por Índia e Hong Kong, mas tudo pode acontecer. Uma coisa é certa, pelo ranking já se vê que a partir da Austrália os times são muito bons, mas que o terceiro grupo é terrível.
      Não que eu tenha que seguir a ordem acima, é apenas um roteiro pré-definido para dar um norte.
      Mesmo assim #Partiu Cingapura.
       
      P.S.: Abaixo meu passado no save anterior
      Vamos começar a aventura?
       
      __________
      CAPÍTULO 1
      ATO 1
      Planejando a Aventura
       
      01 de janeiro de 2021 - 12:00 h, horário de Brasília
      Carlos Magno Bonfante ou simplesmente Carlos Magno é o irmão mais novo de Ernani Bonfante, um ex-treinador que fora para a Ásia no passado, tentar a sorte por lá e que tem tido um passado interessante. Conta a lenda que no velho continente, seu irmão Bonfante começou num clube que trabalhava com sub-23, o Young Lions de Cingapura e depois para o Tampines e teria sido campeão em em ambos, campeão da segunda divisão malaia com o Kelantam, da segunda divisão arabe-saudita com o Al Batin, campeão indiano com o AL-Mohamed Sporting e campeão da liga e taça indonésia com o PSM Makasar. Além de ter passado sem muito sucesso pelo Lee-Man de Hong Kong. Tempos em que o futebol não era tão profissional. As autoridades negam esses fatos, mas o nome do irmão de Carlos Magno está no quadro da fama desses países.
      O mais estranho que seu irmão nunca mais foi visto. Como explicar tal mistério? Mundo paralelo tipo Dark? Problemas na matrix? Estariam as autoridades asiáticas escondendo algo? Mistééééério!
      Carlos Magno, formado em Educação Física e Administração sempre seguiu os passos do irmão, quer descobrir o que houve ou ao menos terminar o que seu irmão começou: seu irmão simpatizante do ganghzou como Carlos deseja um dia treinar esse grande clube asiatico.
      Sem perspectivas e sem dinheiro ligou para @Cadete213 um bancário, amigo de seu irmão Ernani,  que atualmente soube Carlos que ele resolveu ser treinador e estaria treinando o Napoli,  para ver se emprestava dinheiro e ajudasse com Cingapura. 
      Cadete disse as mesmas palavras que havia dito a seu irmão:
      Cadete: amigo, vá para a Cingapura e os países da Asia, é lindo lá, irá gostar
      (Carlos pensou: Será que o cadete sabe algo de lá que eu não sei? Devo estar delirando...) e respondeu
      Carlos: Obrigado amigo, se puder financiar esse meu projeto...estive falando com meu empresário o @Orieomil666, o mesmo que empresariava meu irmão, talvez conheça ele por Claudio Xing Ling, então eu agradeço muito.
      Cadete não respondeu, ficou de dar um retorno.
      Carlos Magno saiu e foi buscar alguns acessores.
       
      10 de Janeiro de 2021 - 12:00, horário de Brasília
       
      Carlos Magno pode não ter sido um atleta profissional mas fez alguns cursos da CBF e se preparou, teve algum preparo minimo e nesse mundo do futebol conheceu algumas pessoas do meio como o ex-tecnico do Young Lions @Bruno Alves Managerque disse já ter tido uma experiência na Cingapura no passado.
      Bruno: Rapaz. não vá para o Young Lions, eles são muito ruins cara, tudo sub23 e se você ficar no top 3 nao poderá disputar Champions, taça asiatica, taça de Singapura, nem contratar estrangeiros nesse clube. Sinceramente eu fui um tempo lá e di no pé.
      Carlos: É, estive pensando nisso, meu irmão já havia dito que apesar do titulo todo ano era só a S-League que tinha para disputar. To pensando em ir para o Tampines.
      Bruno: Isso, vá para o Tampines. O DPMM de Brunei, O Nigata Albirex do Japão e o Sailors também são bons.
      Carlos: Ué times estrangeiros em Cingapura....?
      Fora interrompido Carlos:
      Bruno: Seu irmão não explicou essa parte não? Esses clubes acham pouco interessante ou muito forte em seus países e preferem jogar em Cingapura
      Carlos: Hummm, vou ir para o Tampines mesmo então.
      Bruno: Boa sorte.
      Carlos: Só uma duvida, conte-me mais sobre sua experiência em Cinga...
      Bruno mudou a conversa, não contou nada. Estaria Bruno escondendo algo também. Estraaaanho!
       
      20 de Janeiro, 12:00 h,  horário de Brasília.
      Carlos conheceu mais pessoas que parecem dispostas a apoia-lo nessa empreitada: @Victor Duque, @schacoffee @alberto_ijui @Johann Duwe @Megalodonte @PedroJr14 @just12 mas não sabe ainda o que são eles, se são profissionais que poderiam ser seu staff na Asia ou o que, ao que tudo indica são conselheiros, algo como coachs esportivos e Carlos esta disposto a leva-los consigo para Cingapura. Conseguiu o patrocinio do @Cadete213. E fechou contato com seu empresário.
      Carlos: fala @Orieomil666 meu empresário Xing Ling, vamos para a Cingapura?
      Xingling: Faaaala "el mago de cedro segundo" hahahaha tu me lembras teu irmão. Boraaa, só não vai me dizer que vai para aquele yooo ...io...young o que mesmo?
      Carlos: Relaxa, tu me consegue colocar no Tampines?
      Xingling: Meu amigo, não me chamo Xingling a toa né? Sou mestre ali nessa área "xacomigo"!
      (Esse cara é estranho, asiático que parece carioca e usa camisa do Flamengo,estranho, devo estar delirando, tenho que superar o sumiço de meu irmão - pensou Carlos)
      Carlos: combinado meu guru!
       
      Carlos reuniu esse pessoal todo e partiu para Tampines, Cingapura onde treinará o TAMPINES ROVERS FOOTBALL CLUB.

       
      A gente se vê em um próximo capítulo. Gostaram da história pessoal? Algum problema que não gostara?
      A vontade para darem suas impressões.
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
×
×
  • Criar Novo...