Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brasileirão e divisões inferiores


Bigode.

Posts Recomendados

1 minuto atrás, Bruna' disse:

Não consegui escapar da zona da degola na Série C e fui despedida. \=

Odeio ficar sem emprego então tô considerando iniciar outro save.

Porque não tenta pegar o mesmo time com outro técnico? Eu as vezes levo pro pessoal as coisas e simplesmente pego a equipe de novo no mesmo save HAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, marciof89 disse:

Porque não tenta pegar o mesmo time com outro técnico? Eu as vezes levo pro pessoal as coisas e simplesmente pego a equipe de novo no mesmo save HAHAHAHA

Gostei da ideia, mas acho que não, acho que vou pegar algum time do sul.

Acho que é natural que eu não comece bem, fazia meses que eu não jogava FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa vez comecei um save mais "light" com o São Paulo. Não tenho muito apego emocional ao clube, mas queria fazer um save com um ex-jogador ou ex-jogadora como eu costumava fazer no Brasfoot, é uma brincadeira interessante, escolhi a antiga camisa 10 da seleção brasileira feminina e estrela do time feminino do São Paulo campeão do Paulistão de 97, Sissi.

1339556_full-lnd.jpg

A ideia é favorecer esquemas e contratações de meias armadores e/ou de pontas que entrem por dentro, remetendo ao estilo da grande ex-jogadora. O grande objetivo é, claro, chegar a treinar a seleção brasileira e ganhar uma Copa do Mundo com a mesma. Mas, por enquanto, vamos ver como o time se saiu no início da primeira temporada.

---

Para os primeiros testes, nos amistosos, optei por usar inicialmente uma equipe totalmente reserva com jogadores do elenco sub-20 e equipe B, o resultado, de começo, foi ruim, porém aos poucos alguns titulares foram incluídos e deram espaço para alguns jovens jogadores brilharem. O São Paulo disponibilizou mais de 20 atletas jovens para empréstimo, alguns deles devem ser usados no plantel de 2018. Nos últimos dois jogos foi usado um time 100% titular.

AIic0iO.png

BOvNXV8.png

---

As competições do primeiro quadrimestre eram três: Paulistão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. No primeiro, foi bem. Apesar de uma campanha mediana na primeira fase, conseguiu superar Botafogo-SP e Santos no mata-mata, caindo para o Corinthians nos pênaltis, já na final e ficando com o vice-campeonato. Qualquer semelhança é mera coincidência.

h5rTv5L.png

---

3sjS7j6.png

---

Na Copa do Brasil, decepcionou. Apesar de ter vencido o Real Ariquemes por sonoros 7 á 0 na primeira fase, caiu para o Brasiliense também nos pênaltis, em que a equipe usou um time misto por causa da série de jogos.

mEcpxON.png

---

Na Copa Sul-Americana seguimos vivos, e o time vai tentar priorizar o torneio e buscar o bicampeonato. Também porque já que fomos eliminados da Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana seria um caminho relativamente mais fácil para a Libertadores.

Bom, abaixo segue as transferências efetuadas até agora:

HuD3yI8.png

 

Editado por Bruna'
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caiu pra Brasiliense logo na segunda fase, mesmo com time misto é bem triste, mas as contratações foram boas (principalmente a do Neilton). Como joga o menino Neilton ahahhaha

Tenho um Save longo em que ele evoluiu tanto, que eu tenho convocado ele pra seleção, isso em 2021

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
5 horas atrás, Bruna' disse:

[...]

Bom, abaixo segue as transferências efetuadas até agora:

HuD3yI8.png

 

Legal a ideia do save com a Sissi, Bruna. Boa sorte!

Agora me diz: esse Dagoberto e esse Carlinhos são aqueles? Aqueles mesmo que passaram pelo clube? Hahahah, eita nóis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Bruna' said:

Dessa vez comecei um save mais "light" com o São Paulo. Não tenho muito apego emocional ao clube, mas queria fazer um save com um ex-jogador ou ex-jogadora como eu costumava fazer no Brasfoot, é uma brincadeira interessante, escolhi a antiga camisa 10 da seleção brasileira feminina e estrela do time feminino do São Paulo campeão do Paulistão de 97, Sissi.

1339556_full-lnd.jpg

A ideia é favorecer esquemas e contratações de meias armadores e/ou de pontas que entrem por dentro, remetendo ao estilo da grande ex-jogadora. O grande objetivo é, claro, chegar a treinar a seleção brasileira e ganhar uma Copa do Mundo com a mesma. Mas, por enquanto, vamos ver como o time se saiu no início da primeira temporada.

---

Para os primeiros testes, nos amistosos, optei por usar inicialmente uma equipe totalmente reserva com jogadores do elenco sub-20 e equipe B, o resultado, de começo, foi ruim, porém aos poucos alguns titulares foram incluídos e deram espaço para alguns jovens jogadores brilharem. O São Paulo disponibilizou mais de 20 atletas jovens para empréstimo, alguns deles devem ser usados no plantel de 2018. Nos últimos dois jogos foi usado um time 100% titular.

AIic0iO.png

BOvNXV8.png

---

As competições do primeiro quadrimestre eram três: Paulistão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. No primeiro, foi bem. Apesar de uma campanha mediana na primeira fase, conseguiu superar Botafogo-SP e Santos no mata-mata, caindo para o Corinthians nos pênaltis, já na final e ficando com o vice-campeonato. Qualquer semelhança é mera coincidência.

h5rTv5L.png

---

3sjS7j6.png

---

Na Copa do Brasil, decepcionou. Apesar de ter vencido o Real Ariquemes por sonoros 7 á 0 na primeira fase, caiu para o Brasiliense também nos pênaltis, em que a equipe usou um time misto por causa da série de jogos.

mEcpxON.png

---

Na Copa Sul-Americana seguimos vivos, e o time vai tentar priorizar o torneio e buscar o bicampeonato. Também porque já que fomos eliminados da Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana seria um caminho relativamente mais fácil para a Libertadores.

Bom, abaixo segue as transferências efetuadas até agora:

HuD3yI8.png

 

Contratações excelentes. Não sei quem o São Paulo tinha no Plantel, mas Pottker pela ponta direita, Neilton pela ponta esquerda e Clayton no ataque podem facilmente ser titulares. Dava pra ter feito melhor na Copa do Brasil, principalmente pela premiação financeira, mas se conseguir ir longe na Copa Sulamericana creio que a torcida e a diretoria esquecem a eliminação precoce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leho. disse:

Legal a ideia do save com a Sissi, Bruna. Boa sorte!

Agora me diz: esse Dagoberto e esse Carlinhos são aqueles? Aqueles mesmo que passaram pelo clube? Hahahah, eita nóis.

São esses mesmo, Leho. Dagoberto veio pra ser reserva, mas o Carlinhos surpreendeu e conquistou a titularidade. Uso ele e o Bruno como laterais atacantes, com dois volantes fazendo a proteção, o resultado foi satisfatório o suficiente pra continuar nesse esquema o resto do ano.

4 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Contratações excelentes. Não sei quem o São Paulo tinha no Plantel, mas Pottker pela ponta direita, Neilton pela ponta esquerda e Clayton no ataque podem facilmente ser titulares. Dava pra ter feito melhor na Copa do Brasil, principalmente pela premiação financeira, mas se conseguir ir longe na Copa Sulamericana creio que a torcida e a diretoria esquecem a eliminação precoce.

Pottker voou no Paulistão, porém Neilton e Clayton foram contratados depois do início do Paulistão por isso se tornaram inelegíveis, mas usei eles na Sul-Americana e Copa do Brasil e jogaram bem, tirando a apática atuação contra o Brasiliense.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase no fim de julho, trago o relatório do segundo trimestre + Julho. Depois da decepcionante campanha na Copa do Brasil e vice no Paulistão, o São Paulo comandado por Sissi chegou no Brasileiro como incógnita, não investindo mais grandes montantes de dinheiro em reforços, apostando numa melhor gestão de salários. No meio do ano, perdeu Rodrigo Caio para o Tottenham, a transferência foi consumada por 8 milhões de Euros, o que garantiu um lucro extraordinário, que será reinvestido na temporada seguinte.

Com o fim do primeiro turno se aproximando, o São Paulo vem fazendo uma ótima campanha, tendo tropeçado contra dois dos três rivais paulistas e contra o Vitória, em um jogo onde usou um time reserva por causa da Sul Americana.

I4AOqXU.png

Na classificação, está no G-4, e mais recentemente cavou um empate com o líder Santos, num jogo onde dominou totalmente o adversário porém pecou nas finalizações.

NYBpty5.png

E por falar em Sul-Americana, o time goleou Palestino e San José, e aguarda o próximo sorteio com muito otimismo, foram 2 vitórias e 2 empates, com 10 gols marcados e 3 gols sofridos apenas.

Rq7xyqu.png

---

Enquanto isso, na Europa, o Hamburgo foi rebaixado pela primeira vez em sua história e para seu lugar, foi contratada outra jovem técnica e ex-jogadora: Birgit Prinz, que se destacou jogando pelo FFC Frankfurt e pela seleção alemã.

Birgit-Prinz.jpg

O time conseguiu manter a base do ano anterior e fazer um ótimo saldo com vendas e ainda adquiriu alguns jogadores por empréstimo.

PnESVL2.png

Após uma boa pré-temporada - o time jogou muito bem em todas as partidas, apesar das derrotas contra os grandes europeus - o time quase tropeçou na estreia na segunda divisão alemã, tomou 2 á 0 em menos de 15 minutos mas após alguns acertos táticos buscou heroicamente o empate. A torcida atribuiu o deslize á um simples erro tático que provavelmente será corrigido nas próximas rodadas.

qLGsq9Q.png

Editado por Bruna'
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Vai jogar com os dois ao mesmo tempo?

Já tô jogando, hskjasa. No início pensei que seria difícil gerir táticas em dois times diferentes mas tá indo de boa por enquanto, e sem repetições. Por exemplo, no São Paulo uso 4-2-3-1 com pontas e no Hamburgo tenho usado 3-4-1-2 e 4-5-1. Bom, minto, porque o 4-5-1 que uso com o Hamburgo é basicamente o 4-2-3-1, porém os pontos são recuados a nível do meio de campo, tô estudando usar um 5-3-2 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Bruna' disse:

Já tô jogando, hskjasa. No início pensei que seria difícil gerir táticas em dois times diferentes mas tá indo de boa por enquanto, e sem repetições. Por exemplo, no São Paulo uso 4-2-3-1 com pontas e no Hamburgo tenho usado 3-4-1-2 e 4-5-1. Bom, minto, porque o 4-5-1 que uso com o Hamburgo é basicamente o 4-2-3-1, porém os pontos são recuados a nível do meio de campo, tô estudando usar um 5-3-2 também.

Já tentei jogar em dois times ao mesmo tempo, e achei horrível. Me atrapalhei todo com o que estava acontecendo em cada um, que coisas tinha que melhorar num e que coisas eram no outro, tudo misturado. Nunca mais, não tenho capacidade mental pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Danut disse:

Já tentei jogar em dois times ao mesmo tempo, e achei horrível. Me atrapalhei todo com o que estava acontecendo em cada um, que coisas tinha que melhorar num e que coisas eram no outro, tudo misturado. Nunca mais, não tenho capacidade mental pra isso.

Eu vou mais longe, eu não consigo nem manter 2 saves paralelos que eu já me embolo todo, as vezes caço jogador num time que tá em outro save. Invejo quem consegue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, marciof89 disse:

Eu vou mais longe, eu não consigo nem manter 2 saves paralelos que eu já me embolo todo, as vezes caço jogador num time que tá em outro save. Invejo quem consegue.

Ahh, isso também. Já joguei dois sabes juntos, inclusive contando aqui no fórum, mas nunca deu muito certo. A única coisa que consegui fazer foi jogar saves mais curtos no FM Touch, para aqueles momentos que bate a vontade de jogar FM mas sem pensar tanto - daí não quero jogar com meu save principal, vai que aquele um jogo que joguei de qualquer jeito acaba decretando um rebaixamento...

Mas daí só funciona porque é outra versão do FM, menos detalhes, e times muito diferentes, de outra liga e tamanho. Daí não me confundo. Se não for assim dá ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei cedendo a pressão e comprei o 18, mesmo com todas as críticas.

Savezinho clássico inicial com o Cruzeiro, vamos ver se as formações que eu gostava ainda funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

A pedidos do @Leonardo Moreno, inspirador do meu save com o Ypiranga, meu 2° time do coração (sou natural de Getúlio Vargas, uma cidade que dista 25km de Erechim), vou contar um pouco da minha história com o Canarinho, desenvolvida no FM 17. Contarei um ano por postagem, para não ficar muito extenso. Atualmente estou no ano de 2019, então irei atualizando aos poucos sobre a situação do clube.

?️ RESUMO DAS TEMPORADAS:

Spoiler

 

2016:

Campeonato Gaúcho: 10° Lugar

Copa do Brasil: Eliminado nas quartas-de-final

Brasileiro Série C : Campeão

 

2017:

Campeonato Gaúcho: 3° Lugar (eliminado nas semi-finais)

Copa do Brasil: Não disputou (incrivelmente)

Brasileiro Série B : 6° Lugar

 

2018:

Campeonato Gaúcho: Vice-Campeão

Copa do Brasil: Eliminado na 1ª fase.

Brasileiro Série B : 5° Lugar

 

2019:

Campeonato Gaúcho:  3° Lugar (eliminado nas quartas-de-final)

Copa do Brasil: Eliminado na 1ª fase.

Brasileiro Série B : 4° Lugar (a disputar).

 

?️ UM POUCO DA HISTÓRIA DE CADA TEMPORADA: 

Temporada 2016:

Após um período de amistosos contra times do interior gaúcho ainda em 2015, o Ypiranga começa a se reestruturar, a partir do anúncio do novo treinador. Com o time ainda em formação, liberando alguns dos jogadores com contrato e buscando "free agents" e empréstimos gratuitos, o Canarinho vai moldando sua formação ideal. No entanto, isso ocorre em meio ao Campeonato Gaúcho, no qual o Canarinho tem a simplória missão de não ser rebaixado. Com um calendário descomunal (Grêmio, Inter e Juventude nas 4 primeiras rodadas), o Ypiranga enfrenta sérias dificuldades, permanecendo nas cercanias da zona da degola. Nem mesmo uma vitória contra o São Paulo-RG anima o clube, que mantém-se na briga para evitar o rebaixamento até a última rodada, quando garante a permanência com um chorado 0x0 contra o rebaixado São José.

Os jogos e a tabela do Campeonato Gaúcho de 2016 podem ser vistos abaixo:

Spoiler

Nova_Imagem_1.pngNova_Imagem_9.png

Em contrapartida, o Canarinho vai de vento em popa na Copa do Brasil, conseguindo eliminar times da 2ª divisão (Oeste e Brasil de Pelotas) com vitórias fora de casa. Na 3ª fase, o adversário é o Boa Esporte, também da Série C, o qual não temos muita dificuldade em despachar. Chegando na 4ª fase, o adversário é o gigante Atlético-MG, o qual levou uma sonora surra do Canarinho nos dois jogos, sendo eliminado com duas derrotas. No mini Campeonato Mineiro do Ypiranga, o adversário das quartas foi o Cruzeiro, que não deu chances para o sonho verde-amarelo prosseguir. O Ypiranga foi honrosamente eliminado, em uma campanha surpreendente até mesmo para seu treinador (e que recheou os combalidos cofres do clube).

Os jogos da Copa do Brasil 2016 podem ser vistos abaixo:

Spoiler

Nova_Imagem_2.png

 

Na Série C, o Canarinho surfa no bom momento da Copa do Brasil e mantém uma certa regularidade, mantendo-se sempre entre as 3 primeiras colocações do grupo, ao lado do Juventude (nossa touca particular) e do Macaé (que conseguiu nos derrubar em nossos próprios domínios). Sem sustos, o Canarinho consegue garantir a classificação para a fase de quartas-de-final, na qual pega o temido Fortaleza, com o 1º jogo a ser disputado em Erechim.

Após um período confabulando sobre qual seria a melhor abordagem para essa decisiva partida, decido apostar em Lucas Paquetá, o menino prodígio emprestado pelo Flamengo, e que vinha com desempenhos fracos, o que lhe custou a titularidade. O guri não decepciona, marca 3 gols e ajuda a equipe a construir um mágico 5x1 dentro do Colosso, que praticamente garante o Canarinho na Série B. Na volta, até levamos um susto, com o adversário fazendo 2x0 no primeiro tempo, mas a situação é controlada e o jogo acaba 3x1. O CANARINHO ESTÁ NA SÉRIE B!

Na semi-final, um velho conhecido: nossa TOUCA Juventude. Em um jogo louco no Colosso, no qual tivemos 2 expulsos e uma quantidade incrível de 3 PÊNALTIS PERDIDOS (2 nossos e 1 do Ju), conseguimos levar um 1x0 para a decisão no Jaconi. Após marcarmos 1x0 logo no começo do jogo de volta, imaginávamos que seria tranquilo. No entanto, o Ju conseguiu a virada faltando 15 min para o fim e nos pressionou com todas as forças, mas seguramos as pontas. ESTÁVAMOS NA FINAL DA SÉRIE B.

A final foi contra o Tombense, contra o qual não tivemos maiores dificuldades na 1ª fase. No entanto, em uma partida irreconhecível de Gabriel Araújo (mais um pênalti perdido), acabamos levando um sonoro 3x1, com 2 gols sofridos nos minutos finais. Achei que o sonho de ser campeão havia acabado, mas ainda havia uma réstia de esperança no Colosso. No jogo da volta, em um momento mágico de Brenner, centroavante emprestado pelo Inter, conseguimos vencer o jogo por 2x0 (2 gols em apenas 5 min, ao final do primeiro tempo), garantindo assim o primeiro TÍTULO NACIONAL DO CANARINHO!

Os jogos e a tabela da Série C 2016 podem ser vistos abaixo:
 

Spoiler

Nova_Imagem_1.png

Nova_Imagem_1_1.png

Nova_Imagem_3.png

JOGOS MARCANTES:

 

JOGADORES DE DESTAQUE:

Jair (LD): Emprestado pelo Inter, posteriormente foi adquirido em definitivo pelo Canarinho, estando no clube até hoje (setembro de 2019).

Gabriel Araújo (LE): Melhor assistente do time na temporada e um dos principais jogadores. Ao término da temporada, deu indícios de que gostaria de buscar voos maiores em sequência.

Jackson (VOL): Queridinho da torcida, o volante se notabiliza pelas roubadas de bolas, construção de jogo e pelo alto índice de cartões amarelos. Assim como Gabriel Araújo, foi alvo de propostas, e manifestou seu desejo em sair.

Misael (VOL): Assim como Jair, permanece no clube até hoje. Volante complementar a Jackson, demonstra muita qualidade na marcação e desarme, também fazendo gols esporadicamente. Uma das contratações da temporada (veio do Fortaleza).

Lucas Paquetá (MEIA): Emprestado pelo Flamengo, começou muito bem, mas teve uma surpreendente queda de desempenho no início da Série B. Contou com o apoio do técnico para retornar ao time no mata-mata da Série C e não decepcionou, sendo fundamental para o acesso.

Gabriel Biteco (ATA): Atacante emprestado pelo Grêmio, assumiu um certo protagonismo, apesar da pouca idade. Sua juventude, no entanto, transpareceu em jogos decisivos, no qual esteve um pouco apagado e bastante nervoso. Continua emprestado ao clube até hoje, graças à parceria com o Grêmio (detalharei nas próximas atualizações).

Brenner (ATA): Atacante emprestado pelo Inter, decisivo nas fases finais da Série C, fazendo os gols que deram o primeiro título nacional da história do Canarinho. Certamente um nome guardado em muitos corações erechinenses.

Vinícius Tanque (ATA): Jogador usualmente reserva, foi um dos artilheiros da Copa do Brasil, e responsável direto pela surpreendente campanha do Canarinho nessa competição.

Ronaldinho Gaúcho (MEIA): Não teve participação decisiva, convivendo muito com lesões. No entanto, vale uma menção honrosa ao bruxo hahahaha.

 

PANORAMA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA:

O Ypiranga conseguiu ter um ano com resultados desportivos muito importantes, com o clube subindo de patamar nacionalmente. A campanha na Copa do Brasil e o título da Série C deixaram uma pequena fortuna nos cofres do clube, com a temporada terminando com um superávit de cerca de R$ 1 milhão. No entanto, para ser competitivo na Série B, o clube deve gastar boa parte desse dinheiro em reforços, o que deve gerar uma boa rotatividade no elenco. Esse superávit também garantiu a possibilidade de aumentar o investimento nas categorias de base, um dos desejos do técnico. Algo me diz que vem coisa boa para o futuro.

Editado por Vinicius B
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraio, excelente campanha na primeira temporada. Começou MUITO mal no gauchão, inacreditável ter conseguido só duas vitórias, talvez por ter terminado em 10º não conseguiu vaga na Copa do Brasil (as vagas vão pelo desempenho no estadual parece). Já na Copa do Brasil foi espetacular, a eliminação contra o Galo certamente seria o ponto alto da temporada se não fosse o título da Série C. Conseguiu montar um elenco muito bom e bateu "potências" da Série C como Fortaleza e Tombense.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Caraio, excelente campanha na primeira temporada. Começou MUITO mal no gauchão, inacreditável ter conseguido só duas vitórias, talvez por ter terminado em 10º não conseguiu vaga na Copa do Brasil (as vagas vão pelo desempenho no estadual parece). Já na Copa do Brasil foi espetacular, a eliminação contra o Galo certamente seria o ponto alto da temporada se não fosse o título da Série C. Conseguiu montar um elenco muito bom e bateu "potências" da Série C como Fortaleza e Tombense.

A campanha no Gauchão foi HORRÍVEL. O time inicial tinha poucos jogadores de destaque (Jackson (volante) e Gabriel Araújo (LE) eram os únicos "extraclasse"), o que me obrigou a reformular todo o elenco (que na real foi rebaixado para a Divisão de Acesso), liberando jogadores de graça e ainda com uma parcela do salário sendo paga por mim. Acho que a sequência terrível no início, ainda mais com as goleadas sofridas para a Dupla, contribuiu para que obtivesse somente 2 vitórias. Por vários momentos achei que o rebaixamento seria inevitável, mas a vitória contra o Caxias acalmou as coisas. No entanto, um gol sofrido contra o Zequinha abreviaria minha passagem pela elite. Aos poucos, os garotos emprestados foram encaixando, e com algumas contatações em meio a Série C, as coisas foram alinhando. 

Quanto a vaga na CdB, acredito que seja por conta da vexatória campanha no Gaúcho mesmo. Nem preciso comentar o quanto isso impactou nas minhas finanças (que estão ruins até hoje, muito por conta disso). E não tira meus méritos, eu ELIMINEI o Galo! hahahaha Cai para o Cruzeiro (maldito Ábila)!

O título da C veio aos trancos e barrancos, com vitórias no gol qualificado nas semis e na final. Os jogadores se superaram e foi muito gratificante poder encerrar o ano com um título.

Na sequência da semana devo atualizar o ano de 2017, que foi o mais complicado na questão financeira. Assim que chegar ao ano de 2019 (que estou jogando no momento), postarei com mais detalhes os perfis dos jogadores e tal.

Valeu por acompanhar, espero ter satisfeito ao menos um pouco tua curiosidade! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a atualização do save com o Ypiranga, comentarei sobre a temporada de 2017, a segunda do save. Com um início turbulento em 2016, tivemos uma campanha abaixo do esperado no Gaúcho, o que acabou nos retirando da Copa do Brasil 2017 (o que certamente vai estrangular ainda mais os cofres do clube). Sendo assim, o Ypiranga tem apenas duas competições no calendário: Gauchão e Brasileiro Série B.

 ?️RESUMO DAS TEMPORADAS:

Spoiler

2016:

Campeonato Gaúcho: 10° Lugar

Copa do Brasil: Eliminado nas quartas-de-final

Brasileiro Série C : Campeão

 

2017:

Campeonato Gaúcho: 3° Lugar (eliminado nas semi-finais)

Copa do Brasil: Não disputou (incrivelmente)

Brasileiro Série B : 6° Lugar

 

2018:

Campeonato Gaúcho: Vice-Campeão

Copa do Brasil: Eliminado na 1ª fase.

Brasileiro Série B : 5° Lugar

 

2019:

Campeonato Gaúcho:  3° Lugar (eliminado nas quartas-de-final)

Copa do Brasil: Eliminado na 1ª fase.

Brasileiro Série B : Promovido, 3° Lugar (a disputar).

 

?️ UM POUCO DA HISTÓRIA DE CADA TEMPORADA: 

Temporada 2017:

Após o acesso e a bela campanha na temporada anterior, o Ypiranga iniciou o ano com superávit de cerca de R$ 1 milhão, o que se mostraria muito importante, já que a equipe não disputará a Copa do Brasil na temporada. Com o Gauchão iniciando cedo, o clube não realiza nenhum amistoso antes do início da temporada. No entanto, os resultados mostram que isso realmente não foi um prejuízo: o Canarinho perde apenas 1 jogo em toda a primeira fase (para a nossa touca particular, o Juventude), conseguindo empates com a dupla Gre-Nal. O resultado da campanha é animador: classificamos em 1° LUGAR! No entanto, o Grêmio deixou a desejar e ficou em 5°, o que os colocava em nosso caminho numa eventual semifinal. O Ypiranga passa pelo Novo Hamburgo nas quartas, enquanto que o Grêmio quase é eliminado pelo Juventude (jogo foi para a prorrogação). Com o tricolor no caminho nas semifinais, utilizamos a mesma proposta que resultou em um empate na 1ª fase. Aguentamos bem, mas acabamos sofrendo um gol no finzinho, que determinou o fim do sonho do Canarinho.

Os jogos e a tabela do Campeonato Gaúcho de 2017 podem ser vistos abaixo:

Spoiler

Campanha_Gauch_o.pngTabela_Gauch_o.png

A campanha no Gaúcho foi considerada positiva, já que o clube encarou de igual para igual as duas potências do estado. Além disso, algumas contratações, como Gabriel Leite (goleiro, vindo do Luverdense) e Wagner Fogolari (zagueiro, vindo do São José-POA) mostraram-se ótimas, promovendo uma bem-vinda solidez defensiva. Por outro lado, Adriano Imperador, a contratação midiática do clube nessa temporada, decepcionou muito, marcando apenas 1 gol em 10 jogos (o que ocasionou seu afastamento do elenco principal). Além disso, a recém firmada parceria com o Grêmio garantiria reforços de qualidade para o Canarinho, sem a necessidade de pagamento de salários. Nessa leva de contratações, vieram nomes como Bressan (zagueiro) e Lucas Coelho (atacante), que seriam úteis para o decorrer da temporada. Também vale ressaltar a contratação do meia central argentino de 20 anos, Nicolás Paterno, com bom potencial futuro (está no clube até hoje, após alguns empréstimos). Como ponto negativo, Gabriel Araújo, nosso lateral-esquerdo de destaque no ano anterior, acaba decidindo alçar voos maiores, me obrigando a vendê-lo para o futebol norte-americano (e deixando uma baita lacuna na nossa lateral).

Antes do início do Brasileiro, as finanças começam a apertar, com a diretoria pedindo ao técnico que reduza os gastos com o elenco principal. Sendo assim, jogadores caros, como Adriano Imperador e Ronaldinho Gaúcho, são alocados em outras equipes (obrigadão, Santos), em trocas por jovens de futuro (Gabriel Gasparotto (Goleiro) e Matheus Augusto (meia/atacante)). Seguindo essa mesma linha de raciocínio, o Canarinho passa a vasculhar em times menores jogadores com potencial futuro, contratando vários garotos por empréstimo de 2 anos com passe fixado, pagando metade de seus salários. Muitos desses jovens estão no clube até hoje, alguns até com papel relevante no grupo principal (casos de Kevin, lateral-esquerdo titular, vindo do Audax-SP e Pavanelli, lateral-direito reserva, vindo do Desportivo Brasil). Destacam-se também os zagueiros George (já adquirido pelo Ypiranga do Flu de Feira-BA) e Igor Alves Luís (vindo do Audax-SP, aparece constantemente como reserva do time principal), o volante Alex Cristian (vindo do Gama), o meia Tércio (adquirido do Horizonte-CE) e os atacantes Rafael Pires (adquirido do Desportivo Brasil) e Peruíbe (emprestado pelo Juventus-SP). Além disso, o clube contrata o jovem volante colombiano Juan Portilla, "free agent" apontado pelos olheiros como futuro "5 estrelas". IMPORTANTE: As imagens mostram os perfis dos jogadores na temporada atual do save (2019).

 

A campanha no Brasileiro Série B inicia muito bem, com várias vitórias em sequência (5 vitórias em 8 jogos). No entanto, uma derrota para o Paysandu (então lanterna da competição) diminui a moral do grupo, que fica 3 jogos sem vencer. O time se recupera, consegue 2 vitórias seguidas e chega a 6 jogos de invencibilidade (vitaminada pela contratação de alguns jogadores do futebol argentino, entre eles Walter Acuña, atacante do Rosário Central, que veio com status de estrela). Eis que aparece nossa touca Juventude, que nos toma mais 3 pontos, como sempre. Um jogo maluco contra o Naútico (empate em 3x3 - com os únicos gols de Walter Acuña com a camisa do Canarinho), um dos candidatos ao acesso, é seguido por uma vexatória derrota para o Paraná, que também estava no Z-4. O turno se encerra com uma vitória diante do Figueirense, com a equipe a 2 pontos do G-4, na sétima posição. O returno se inicia, e o time engata uma sequência de 4 vitórias em 5 jogos. No entanto, uma derrota por 4x2 para a Ponte Preta diminui a moral da equipe, que acaba se distanciando do bloco do G4. Após 2 empates em casa por 0x0, com Paysandu e Joinville, o time é novamente goleado fora de casa por um postulante ao G4, dessa vez o Atlético-GO. Esse derrota destrói o resquício de moral que a equipe tinha, e a próxima sequência de 5 jogos traz 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas, sendo a última um fiasco em casa (0x3 para o Criciúma). Após essa derrota, com o time quase sem chances de conseguir o acesso, decido mudar alguns atletas, já pensando na temporada posterior. Isso dá certo, e o time encerra o campeonato com 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, na 6ª colocação. De um modo geral, uma campanha dentro do esperado, com o time se solidificando no segundo escalão do Brasileiro. No entanto, as arrancadas no turno e returno deixaram aquele gostinho de que algo mais poderia ser alcançado. As derrotas para postulantes ao acesso se mostraram decisivas para a permanência na Série B.

Os jogos e a tabela da Série B 2017 podem ser vistos abaixo:

Spoiler

Turno_S_rie_B.png

Returno_S_rie_B.png

Tabela_S_rie_B.png


 

JOGOS MARCANTES:
Internacional 3x3 Ypiranga

Ypiranga 0x0 Grêmio

Ypiranga 0x1 Grêmio

Ypiranga 3x3 Náutico

Atlético-GO 4x1 Ypiranga

Ypiranga 0x3 Criciúma - O nascimento de uma nova touca

 

JOGADORES DE DESTAQUE:

Gabriel Biteco (ATA): Artilheiro da equipe na temporada, com 17 gols. Muito bem no Gauchão, mas sentiu a pressão de uma sequência ruim no Brasileiro. Devido à parceria com o Grêmio, teve seu empréstimo renovado por mais 2 temporadas.

Wagner Fogolari (ZAG): Conseguiu dar segurança defensiva, sobretudo na campanha do Gauchão. Uma das contratações da temporada, exercendo papel de liderança na equipe.

Jair (LD): Comprado em definitivo do Inter nessa temporada, o jogador se notabilizou por um grande número de assistências (10 em 39 jogos).

Jackson (VOL): Jogador de destaque, ídolo da torcida e rei dos desarmes. Uma constância incrível. Tudo muito bom, não fosse o desejo do atleta de sair ao final da temporada. Vendido ao futebol árabe por R$ 350 mil (o maior montante obtido pelo Ypiranga até então).

Misael (VOL): Contratado na última temporada, o volante já estava sendo preparado para substituir Jackson, cuja venda seria inevitável. Fez um bela dupla de volantes com ele.

Lucas Paquetá (MEIA): Mais uma bela temporada de Paquetop, dessa vez com uma regularidade maior que a primeira. No entanto, o empréstimo terminou e o Flamengo não quis renovar. Obrigado por tudo, Paquetá!

Pedro Botelho (LE/MEIA): Contatado ao término da Segundona de 2017, vem com alto salário, como provável jogador de referência para a temporada 2018.

Iuri (ATA): Um menino prodígio, de apenas 15 anos, nascido em Canoas, mas torcedor do Ypiranga desde o berço. A maior revelação da base do Ypiranga em toda sua história chegava ao Canarinho no final de 2017. Olha nesse guri, tem muita bola! OBS: Imagem de nov/2019, com o guri já desenvolvido em partes!

 

PANORAMA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA:

 Novamente, o Ypiranga conseguiu ter um ano com resultados desportivos muito importantes, com o clube consolidando-se no segundo patamar nacional. No entanto, a ausência na Copa do Brasil cobrou seu preço, com o clube não ganhando praticamente nada em premiações por competições, o que deixou as finanças do clube um verdadeiro caos (passando de R$ 1 milhão de superávit para cerca de R$ 2 milhões de défict). A nova diretoria do clube fez um empréstimo para contornar a situação e permitir algumas contratações para 2018. No entanto, no pensamento do treinador, a ideia é baixar os custos com o futebol. Os investimentos na base começam a mostrar resultados, o que deixa o treinador otimista quanto ao futuro. A ideia para o ano seguinte segue a mesma: se manter bem na Série B, desafiar a dupla no Gauchão e conseguir uma boa campanha na Copa do Brasil, para corrigir o défict da temporada.

Editado por Vinicius B
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas das imagens tu colocou o link "preview", que é uma versão menor da imagem. Tipo o Tércio e o Portilla. Daí não dá para ver muita coisa.

 

Foi muito bem no Gauchão, pena que o Grêmio cruzou teu caminho na semifinal. Quase deu pra passar deles ainda.

No Brasileirão a campanha foi bastante boa, mas realmente dava pra ter subido. Aquela série de jogos até o empate com o Sampaio Corrêa tinha que ter sido melhor. Uma pena que não deu.

E o Iuri é craque mesmo. Mas pelo que vi ali no print ele não tá indo tão bem no brasileirão de 2019... A nota média dele tá bem baixa. O que tu acha que explica isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Danut disse:

Algumas das imagens tu colocou o link "preview", que é uma versão menor da imagem. Tipo o Tércio e o Portilla. Daí não dá para ver muita coisa.

 

Valeu pelo alerta!! Já foram corrigidas! =D

28 minutos atrás, Danut disse:

Foi muito bem no Gauchão, pena que o Grêmio cruzou teu caminho na semifinal. Quase deu pra passar deles ainda.

 

Passar em primeiro, com Inter e Grêmio em 2° e 3°, me garantiria enfrentá-los somente na final. Infelizmente, o Grêmio poupou alguns titulares e ficou em 5°, cruzando meu caminho. Meu esquema mais fechado deu certo, o jogo estava de igual para igual, mas aí meu zagueiro tinha que deixar o PR livre logo aos 90 min =/ Mas já foi um aviso do que ocorreria na temporada posterior.

 

30 minutos atrás, Danut disse:

 No Brasileirão a campanha foi bastante boa, mas realmente dava pra ter subido. Aquela série de jogos até o empate com o Sampaio Corrêa tinha que ter sido melhor. Uma pena que não deu.

 

Essa era, até a temporada atual, uma marca do meu Ypiranga: fazer uma boa sequência de jogos, perder para um time qualquer e se borrar nas calças. Levava geralmente 5 jogos para eu arrumar as coisas. Essa sequência que tu te refere foi ainda mais complicada, porque alguns jogadores importantes começaram a manisfestar desejo de sair. Só com uma mudança relativamente grande nos 11 iniciais (após o jogo contra o Criciúma) que eu saí da sequência negativa, mas aí já era tarde. Quando contar a história de 2018, verás que algo parecido aconteceu. Em 2019, estanquei a sangria e deu certo.

 

32 minutos atrás, Danut disse:

 E o Iuri é craque mesmo. Mas pelo que vi ali no print ele não tá indo tão bem no brasileirão de 2019... A nota média dele tá bem baixa. O que tu acha que explica isso?

É um craque mesmo, deve terminar a temporada como artilheiro do ano. Comecei a utilizá-lo no fim de 2018, em alguns jogos da Série B (ele marcou um gol na estreia, com 16 anos). Para 2019, pensei em utilizá-lo como reserva imediato do ataque, mas meu atacante titular (Gabriel Biteco) resolveu entrar em um jejum sem fim (a la Dione Penchel, alô @Leonardo Moreno), o que fez eu escalá-lo mais seguido na Série B. Como ele ainda tem 17 anos, acho relativamente normal ele oscilar, ainda mais com a característica de "inconstância" que meu staff alertou que ele possui. A maior parte dos gols dele (alguns decisivos) ocorreu a partir do início do returno da Série B 2019, na qual o time verdadeiramente encaixou (o 1° turno foi horrível). Meu ataque, apesar da bela campanha no geral, deixou a desejar em muitos jogos, motivo que me fez mudar constantemente o camisa 9. Além disso, muitas vezes, principalmente nos últimos jogos do ano, entrei mais fechado, com o objetivo de conseguir pontos importantes para garantir o acesso (tática que deu certo). Acho que isso pode ter prejudicado um pouco o futebol dele. Renovei o contrato dele no meio do ano, porque a diretoria estava em vias de vendê-lo para o Corinthians por uma "proposta irrecusável" de R$ 1 milhão. Acho que ele vale mais que isso.

 

Valeu por acompanhar! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha espetacular no gauchão. Que absurdo o Cruzeirinho terminar na frente do Grêmio. Que loucura deu no tricolor? Será que usaram o sub-20 no Gauchão? Pena que mesmo terminando em 1º na primeira fase não conseguiu chegar à final.

E na Série B também fez uma campanha excelente, ficando três pontos longe do G4 já na primeira temporada na liga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a participação do Ypiranga nos campeonatos! Conseguiu um honroso sexto lugar em sua temporada de estreia. Uma pena que o Paquetá não pode ficar +1 temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2018 at 15:28, Leonardo Moreno disse:

Campanha espetacular no gauchão. Que absurdo o Cruzeirinho terminar na frente do Grêmio. Que loucura deu no tricolor? Será que usaram o sub-20 no Gauchão? Pena que mesmo terminando em 1º na primeira fase não conseguiu chegar à final.

E na Série B também fez uma campanha excelente, ficando três pontos longe do G4 já na primeira temporada na liga. 

Incrivelmente, assim como na realidade (infelizmente), o Grêmio ganhou a Libertadores 2017 no meu save. Acredito que, por estarem na disputa, pouparam alguns atletas em jogos chave, o que resultou em vários empates. Fiquei muito chateado com a vaga na final não ter chego, ainda mais pela campanha na 1ª fase. Mas serviu de aprendizado.

Na Série B a campanha foi boa, mas acho que, pelo fato do time ter vários garotos em campo, sentiu um pouco a primeira grande sequência negativa e demorou para recuperar (e quando aconteceu já era tarde demais). Para o ano de 2018, procurei contratar alguns jogadores mais cascudos, para evitar que isso acontecesse. Consegui ficar próximo da colocação que a imprensa apontava, e consegui algo acima do que a diretoria esperava (meio de tabela).

Em 08/06/2018 at 16:00, marciof89 disse:

Muito boa a participação do Ypiranga nos campeonatos! Conseguiu um honroso sexto lugar em sua temporada de estreia. Uma pena que o Paquetá não pode ficar +1 temporada.

A contratação do Pedro Botelho serviu para substituir a lacuna deixada pelo Paquetá. Infelizmente, o Fla pediu uma quantia absurda pelo re-empréstimo, não deu para pagar. Vai fazer muita falta mesmo, até porque estava se consolidando nessa temporada. Valeu por acompanhar! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a atualização do save com o Ypiranga, comentarei sobre a temporada de 2018, a terceira do save. A campanha acima das expectativas no Gauchão na temporada anterior nos deu direito a disputar a Copa do Brasil novamente, na qual esperamos fazer uma boa campanha, para reforçar nosso caixa deficitário. Além disso, a boa campanha logo na 1ª temporada na Série B deixa o torcedor (e o técnico também) com a sensação de que o acesso para a elite é possível. Apesar de todo esse otimismo, as contas no ano anterior terminaram no vermelho, o que diminuiu levemente a capacidade de investimento do clube. Portanto, a ordem é contratar de maneira cirúrgica.

?️ RESUMO DAS TEMPORADAS:

Spoiler

2016:

Campeonato Gaúcho: 10° Lugar

Copa do Brasil: Eliminado nas quartas-de-final

Brasileiro Série C : Campeão

 

2017:

Campeonato Gaúcho: 3° Lugar (eliminado nas semi-finais)

Copa do Brasil: Não disputou (incrivelmente)

Brasileiro Série B : 6° Lugar

 

2018:

Campeonato Gaúcho: Vice-Campeão

Copa do Brasil: Eliminado na 1ª fase.

Brasileiro Série B : 5° Lugar

 

2019:

Campeonato Gaúcho:  3° Lugar (eliminado nas quartas-de-final)

Copa do Brasil: Eliminado na 1ª fase.

Brasileiro Série B : 3° Lugar.

 

2020:

Campeonato Gaúcho:  A disputar, atualmente em 1° Lugar.

Copa do Brasil: A disputar, atualmente na 2ª fase.

Brasileiro Série A : Competição ainda não foi iniciada.

 

?️ UM POUCO DA HISTÓRIA DE CADA TEMPORADA: 

Temporada 2018:

A ordem para a temporada 2018 era a seguinte: contratar pouco, mas acrescentando qualidade e experiência ao plantel. Nessa linha de reforços, foram anunciados: Pedro Botelho (LE/MEIA, ex-jogador dos Atléticos MG e PR), Éverton Heleno (Meia central, ex-CSA e exímio batedor de faltas/pênaltis), Bileu (LD/VOL, ex-Tombense), Guilhermo Hauche (Ponta esquerda, ex Racing-ARG), Serginho (Ponta direita, com carreira no futebol português) e Arthur Caike (Ponta/atacante, ex Chapecoense). Como pode-se perceber a partir dos reforços, um novo esquema parece estar pintando como alternativa: o 4-1-2-2-1, com dois pontas abertos. O esquema habitual nas temporadas anteriores era o 4-2-2-2, popular também nas primeiras temporadas do Ypiranga do @Leonardo Moreno(olha a inspiração aí hahaha). Além dessas contratações experientes, o clube procurou garimpar jovens talentos sul-americanos, dando continuidade ao projeto iniciado na temporada passada. Sendo assim, os jogadores Victor Cantero (Ponta direita, ex-Independiente-PAR), Federico Martínez (Ponta direita, ex-Liverpool-URU), Gulfrán Támara (zagueiro, ex-Junior Barranquilla-COL), Rafael Dumas (zagueiro, ex-Flamengo), Leonan (LE, ex-Atlético-MG) e Lucas Farias (LD, ex-São Paulo) chegaram, todos eles sem custos e com salários abaixo da média do clube. No imaginário do torcedor e do treinador, esses jogadores poderiam se desenvolver e ficar por alguns bons anos no clube (o que se confirmou na maior parte dos casos, já que estou no início da temporada de 2020 atualmente e apenas Federico Martínez e Lucas Farias foram vendidos). As duas grandes perdas em relação a temporada anterior foram o volante Jackson (ídolo da torcida, negociado a seu pedido com o futebol árabe) e o meia Lucas Paquetá, cujo empréstimo não foi renovado com o Flamengo. IMPORTANTE: OS PRINTS DOS PERFIS DOS ATLETAS CORRESPONDEM AO INÍCIO DA TEMPORADA 2020!

A campanha no Gauchão ocorreu conforme o esperado: o Canarinho passou por cima da maior parte dos adversários sem maiores problemas, apenas empatando com o Juventude (nossa insistente touca) e perdendo para a Dupla Gre-Nal (em dois jogos que eu não vi a cor da bola), conseguindo a 3ª colocação geral. Nosso outro tropeço, uma surpreendente derrota para o São José-POA, aconteceu por estarmos com um time misto, devido ao confronto na Copa do Brasil. Por falar nela, nem podemos comemorar muito o retorno à competição: diferentemente do Gauchão, o Canarinho apresentou um futebol pobre, sendo totalmente envolvido pelo Fortaleza, o adversário na primeira fase. Com dois gols em 2 min do adversário, o clube não teve forças para reagir e acabou eliminado, perdendo por 2x1. Esse resultado foi uma desilusão, pois contava com a classificação para a próxima fase, para reforçar um caixa que insistia em ficar no vermelho. Mas bola pra frente, ainda havia o restante do Gauchão para salvar o 1° semestre.

E não é que esse otimismo foi justificado? Após fechar a 1ª fase com a derrota para o Inter, enfrentamos a touca Juventude nas quartas. O pavor bateu: em todos os confrontos com o clube da Serra, havíamos vencido apenas 1, em um jogo totalmente atípico pela Série C de 2016. Achei que a eliminação seria consumada, mas o clube mostrou um futebol consistente, que garantiu a vitória por 2x1 (o gol deles foi apenas aos 90 min). Nas semis, o adversário seria o Inter, que nos colocou 3x0 na cola no confronto anterior. Procurei manter o time mais fechado (com 3 volantes e 2 meias centrais, apenas 1 atacante ilhado lá na frente), apostando em um empate que poderia garantir uma disputa de pênaltis. Tudo ia muito bem, até que Nico López marcou para o Inter, já no fim do 1º tempo. Soltei a mijada na galera no vestiário, e o time veio com outro ânimo para a 2ª etapa. Heracles (LE), o grande destaque da partida, marcou um gol de centroavante logo no início do segundo tempo, o que me encheu de esperanças. Quando parecia que o gol do Inter era só questão de tempo, eis que surge Támara, nosso jovem zagueiro colombiano, que testa firme para as redes de Danilo Fernandes. A virada estava consolidada, mas faltavam 20 min para o fim do jogo. Em uma retranca monstra, consegui fechar a casinha e garantir a vitória. Eliminávamos o Inter em pleno Beira-Rio. DISPUTARÍAMOS A FINAL PELA 1ª VEZ EM NOSSA HISTÓRIA!

O adversário na final era o temido Grêmio, time que até então não havíamos vencido. Procurei manter a ideia de time no 1º jogo da final, já que ela havia funcionado contra o Inter. A torcida LOTOU o Colosso da Lagoa, atingindo o incrível recorde de 30.000 pessoas presentes. O jogo estava bem encardido, mas conseguíamos segurar o ímpeto do tricolor. Aos 68, decidi colocar Wangler no jogo, um meia rápido e que não tinha medo de arriscar de fora da área. 9 minutos depois, minha decisão se mostrou acertada: o guri mandou um petardo de fora da área e venceu Marcelo Grohe: 1x0 para o Canarinho! Porém, a alegria durou pouco: o Grêmio empatou no ataque seguinte, com Maxi Rodríguez. Já estava me contentando com um empate, que ao menos me dava esperanças de lutar no jogo de volta, quando uma falta no meio da rua é marcada para o Canarinho. O relógio já marcava 94 min, era certamente o último lance da partida. Wangler na bola, uma verdadeira bomba. A bola desvia na barreira, e também desvia do rumo planejado por Marcelo Grohe. GOL! O COLOSSO EXPLODE DE ALEGRIA (e eu também, sozinho no meu quarto hahahaha)! O YPIRANGA ESTÁ A 1 EMPATE DO TÍTULO ESTADUAL!

No jogo da volta, tinha o desfalque de Bileu (lesionado no fim do 1° jogo da final), um volante que era peça chave no esquema que tinha derrubado os dois maiores clubes gaúchos. Pensei em substitui-lo pelo garoto Victor Bobsin, emprestado pelo Grêmio. Mas havia testado pouco o guri, e achei que seria uma pedreira para ele. Então, no alto da minha pardalice, decidi colocar o zagueiro Rafael Dumas, com força física e velocidade, improvisado de volante. Essa pardalice custou MUITO CARO: 9 min da 1ª etapa na Arena, bola na área e Teo Gutiérrez é derrubado por......? Rafael Dumas =/ Pênalti convertido, e o Grêmio estava levando a taça pelo gol qualificado. Procurei manter a calma, até porque um gol meu garantiria o título igualmente. No entanto, o Grêmio conseguiu o 2º aos 30 min, numa jogada do habilidoso ponta Jefferson Lerma. Precisando desesperadamente do gol para levar para os pênaltis, acionei Wangler novamente e joguei o time para cima. No entanto, pouco criamos, o Grêmio levou o jogo em banho-maria e levou mais uma taça do Gauchão. No entanto, o Canarinho conseguiu dificultar a vida do então Campeão da América, um feito que deve ser muito comemorado! O semestre não só estava salvo, como abria uma perspectiva de acesso na Série B.

Os jogos e a tabela do Campeonato Gaúcho de 2018 podem ser vistos abaixo:

Spoiler

Tabela_Gauch_o.png

Campanha_Gauch_o.png

 

Para a Série B, mais alguns jogadores experientes chegaram, como os meias colombianos Yulián Meijía e Daniel Cataño (ex- Atlético Nacional e Rionegro, respectivamente), o atacante Taiberson (ex-Inter e Juventude) e o zagueiro Bruno Costa (ex-Monte Azul). Além deles, o clube anunciou dois jogadores jovens com bom potencial: o atacante Laércio (16 anos, ex-Baré, com qualidades para ser um potencial atacante de Série A, assim como Iuri, nosso menino da base) e o ponta colombiano Lucumí (achei interessante o fato de ele jogar nas duas pontas praticamente com a mesma familiaridade). Para aliviar as finanças, alguns jogadores caros e que não renderam o esperado foram negociados, como Pedro Botelho (vendido ao futebol turco por R$ 1,2 milhões mais cláusulas), Arthur Caike (vendido ao futebol árabe por R$ 475 mil) e Serginho (vendido ao América-MG por R$ 850 mil). A fornada da base vem mais fraca nessa temporada, se notabilizando apenas os zagueiros Israel e Jonatas e o atacante Fernando, o qual vem se destacando com vários gols nos torneios de base.

Com a moral em alta pela campanha no Gauchão, esperava-se que o Canarinho começasse bem a temporada na Segunda Divisão. No entanto, os primeiros 5 jogos antes da parada para a Copa foram decepcionantes: 3 jogos em casa, com apenas 1 vitória e 2 empates e 2 SAPATADAS fora de casa, pra Luverdense e Chapecoense. O clube ficou em uma posição de meio de tabela, e havia muito trabalho para ser feito nessa pausa de 1 mês. Procurei realizar 2 amistosos por semana, para testar variações táticas e também para entrosar os novos contratados. Fiz vários amistosos contra times de Série A, e, surpreendentemente, conseguimos ótimos resultados, ganhando de Grêmio (3x2), Corinthians (3x0) e Flamengo (2x1), além de empatar com Atlético-PR (3x3, com 1 gol para cada time nos acréscimos) e Santos (3x3, após abrir 3x0 no 1° tempo).

Os bons resultados nos amistosos animaram o Ypiranga no retorno à Série B, com o clube ganhando 5 jogos em 6 disputados, levando a equipe ao topo da tabela. Após um bom empate para o Bahia, jogamos 3 pontos pelo ralo, ao perdermos EM CASA para o LANTERNA DO CAMPEONATO. 3 pontos valiosos que ficaram pelo caminho. A equipe não se abalou e recuperou-se em seguida, chegando no jogo contra o Bragantino (antepenúltimo do turno) com chances vivas de abrir uma boa vantagem no G4. No entanto, o Canarinho fraquejou para a melhor defesa do campeonato, e acabou derrotado por 0x1. Na reta final do turno, o clube conquista mais 2 vitórias (sendo uma delas uma impiedosa goleada), terminando o turno em 2º lugar, com 34 pontos, 1 atrás do líder Sport.

Se a primeira metade do campeonato animou, o início da 2ª ainda mais: 2 vitórias e 1 empate, contra equipes que tivemos dificuldades no 1° turno. Antes do jogo chave contra o Sport, preferi poupar titulares contra o Vila Nova, já que havia uma diferença de apenas 2 dias entre os jogos. Resultado: perdi para o Vila, perdi para o Sport (em um jogo totalmente injusto, no qual eles fizeram 3 gols em 3 chutes a gol). O time acusou MUITO as duas derrotas seguidas, e acabou perdendo para Avaí e Figueirense na sequência, completando 5 jogos com apenas UM PONTO e vendo o G4 escapar. Chamei os líderes do grupo, dei uma mijada das grandes no vestiário e as coisas mudaram: nos 5 jogos seguintes, 4 vitórias e 1 empate (maldito Criciúma) e G4 no horizonte novamente. Mas aí o lanterna deu as caras novamente: em um jogo que não fizemos ABSOLUTAMENTE NADA, o time da Arena das Dunas nos venceu NOVAMENTE (das 6 vitórias deles no campeonato, 2 foram contra nós....totalmente inadmissível). Pontos preciosos deixados para trás novamente, com poucos jogos em disputa. Até conseguimos reagir um pouco, fazendo 5 pontos em 9, mas o jogo contra o Bragantino tornou-se o divisor de águas: se vencêssemos, entravamos fortes na briga pelo acesso. Uma derrota significaria o fim do sonho. O Bragantino tinha uma das melhores defesas do campeonato, enquanto nós tínhamos um grande ataque. Num jogo no qual finalizamos o dobro do adversário, fomos envolvidos pela posse de bola deles e perdemos. A distância agora era de 6 pontos, e haviam 6 em disputa. Precisávamos de 2 derrotas deles e 2 vitórias nossas, o que parecia muito difícil de acontecer. 

Sendo assim, procurei escalar a equipe contra o Coritiba e contra o América-MG com alguns garotos da base, os quais eu gostaria de aproveitar na temporada posterior. Conseguimos vencer o Coxa por 3x2 (jogo de estreia de Iuri no profissional), mas o Bragantino empatou seu jogo no final, o que eliminou totalmente nossas chances de G4. O acesso ficaria para o ano seguinte. Na última rodada, um time todo descaracterizado perdeu para o América, encerrando a campanha em 5° lugar, com 62 pontos (pontuação que daria o acesso na temporada passada, por exemplo). Depois de um 6° lugar em 2017, um 5°em 2018. Faltava pouco para colocarmos o Ypiranga entre os 20 principais clubes do Brasil.

Os jogos e a tabela da Série B 2018 podem ser vistos abaixo:

Spoiler

1_turno_Brasileiro.png2_turno_Brasileiro.pngClassifica_o_S_rie_B.png

 

JOGADORES DE DESTAQUE:

Lucas Farias (LD): Lateral, contratado a custo zero após o término do vínculo com o São Paulo, logo tomou conta da posição, sendo constantemente eleito o melhor jogador em campo. A torcida o elegeu o melhor jogador da temporada, mas nem isso o impediu de pleitear uma transferência para o exterior. Deve ser vendido em breve para o futebol espanhol.

Heracles (LE): Lateral-esquerdo, contratado para o lugar vago deixado em 2017 por Gabriel Araújo, fez jogos notáveis durante a temporada, sendo um dos expoentes técnicos do time. Assim como Lucas Farias, pediu para ser vendido para o futebol português ao término da Série B.

Bileu (VOL): Polivalente, começou a temporada na LD, voltando a posição de origem após a contratação de Lucas Farias. Como ganha salário altíssimo (na casa de R$ 45 mil/mês), deve ter sua permanência reavaliada para a próxima temporada.

Misael (VOL): Pode chamar de senhor regularidade: dificilmente tem um jogo ruim. Não se intimidou com a responsabilidade de substituir Jackson, o queridinho da torcida.

João Denoni (MC): Meia central, contratado inicialmente por empréstimo do Palmeiras, teve transferência definitiva firmada ao final do vínculo com o Porco. Legítimo 2° homem do meio, consegue recompor e chegar de surpresa no ataque, marcando alguns gols de fora da área. Terminou o ano como uma das lideranças técnicas do time.

Éverton Heleno (MC): Chegou como um reserva experiente, mas logo foi deixando seus gols e tomou a titularidade. Ótimo cobrador de bolas paradas, tem o chute de fora da área e o cabeceio como outras armas. Como tem salário baixo (R$ 10 mil/mês), deve permanecer.

Wangler (MEIA): Grande destaque na final do Gauchão, o jogador não manteve o ritmo na Série B, sendo um tanto quanto irregular. Ainda assim, é uma boa alternativa para mudar o sistema de jogo com o qual o Canarinho atuou a maior parte do campeonato (4-1-2-2-1 com pontas).

Gabriel Biteco (ATA): Artilheiro da temporada, novamente com 17 gols, foi importante para a campanha no Gauchão e no 1° turno da Série B. Com o início ruim do 2° turno, sucumbiu. Renovou empréstimo por 2 anos no início da temporada. Deve permanecer para 2019.

 

PANORAMA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA:

Mesmo com os resultados satisfatórios no campo, o panorama para 2019 não é nada animador: Heracles e Lucas Farias já pediram para sair, e podem incentivar mais companheiros a fazer o mesmo. Além disso, Iuri, o principal ativo da base, começa a ser assediado por clubes brasileiros e portugueses. Alguns jogadores com salários mais altos devem ser negociados, já que a diretoria decidiu diminuir o teto salarial em torno de R$ 200 mil, após o clube não conseguir o acesso. As vendas na metade da temporada, combinadas com a saída de Taiberson para o futebol japonês (por R$ 775 mil), deram uma aliviada nas finanças, que seguem instáveis. Provavelmente ocorrerá um desmanche no elenco, cujas carências terão que ser supridas com jogadores da base/emprestados para outros clubes para adquirir experiência. É hora do manager mostrar sua capacidade, tendo que conseguir mais com menos recursos. Como alento ao panorama ruim, a diretoria anunciou que irá construir um novo estádio, com previsão de entrega em 2021. O horizonte imediato é um tanto sombrio, mas o futuro parece ser um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...