Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mochilão europeu


(SPFC)Coach

Posts Recomendados

Fala, rapaziada!

Tô planejando uma viagem pela Europa pra 2018 e bateu a curiosidade de conversar com alguém que já passou por isso (ou pretende ir e também já pesquisou bastante). 

Alguém ae fez o mesmo? Minha ideia é começar por Londres, passar por Liverpool e Manchester, seguir pra Paris e fechar com Barcelona. Obviamente, não vai poder faltar visitar os estádios principais de cada uma das cidades hahaha 

Quem já foi, poderia relatar gastos e tal? 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô indo agora em Fevereiro para Londres, Amsterdam e Paris. Os gastos com TUDO (passagens, hospedagens e gastos diários) gira em torno de R$ 6400~7000 (vai depender de como estiverem a libra e o euro em jan/17).

Ficarei em hostels e a viagem toda dura 12 dias (ainda tô pensando em aumentar um ou dois dias, decidirei quando for pegar as passagens no início do mês que vem).

Quanto vai gastar por dia, por tooooda a pesquisa que eu fiz (e não foi pouca), é muito pessoal. Você vai comer onde? Prefere restaurantes tops? Quer se hospedar onde? Quer um quarto privativo? Se importa de dividir um quarto com mais treze pessoas? O que você pretende fazer em cada cidade? Você bebe? Vai querer sair a noite? Tudo isso varia muito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Raimundos disse:

Eu tô indo agora em Fevereiro para Londres, Amsterdam e Paris. Os gastos com TUDO (passagens, hospedagens e gastos diários) gira em torno de R$ 6400~7000 (vai depender de como estiverem a libra e o euro em jan/17).

Ficarei em hostels e a viagem toda dura 12 dias (ainda tô pensando em aumentar um ou dois dias, decidirei quando for pegar as passagens no início do mês que vem).

Quanto vai gastar por dia, por tooooda a pesquisa que eu fiz (e não foi pouca), é muito pessoal. Você vai comer onde? Prefere restaurantes tops? Quer se hospedar onde? Quer um quarto privativo? Se importa de dividir um quarto com mais treze pessoas? O que você pretende fazer em cada cidade? Você bebe? Vai querer sair a noite? Tudo isso varia muito. 

bicho, eu toparia até comer em carrinho de rua e dormir em albergue toda a viagem hahahaha mas meu cálculo bateu mais ou menos por aí também, entre 6 a 8 mil temers. Deve dar uma encarecida por eu querer ir nos jogos, mas não deve fugir muito disso ficando em albergue e comendo comida barata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, hostel tu encontra entre 12~30 euros, dependendo do que tu procura. Eu quero um com uma galera mais jovem, que tenha um pub/barzinho pra poder socializar, então vou acabar pagando um pouquinho mais caro. Se você quiser só uma cama confortável pra dormir acha por uns 12 euros tranquilamente.

Comer é uma parada muito pessoal. Assim, ir pra outro país e comer só McDonalds/BK/Subway é foda, né? Uma ou outra refeição em um desses fast-foods tudo bem, mas você vai querer comer um Fish and Chips, um doce holandês, uma parada local, né. Mas é só garimpar bem que dá pra comer com um preço razoável.

Eu fiz uma planilha no Excel com todos os gastos, cotações de euro/libra que vou atualizando sempre que possível, valores de passagens e hospedagens, datas e horas de chekins e checkouts nos hostels, o nome dos mesmos, seguro viagem, etc. Recomendo fazer o mesmo, dá uma organizada legal na sua viagem e tu fica bem mais tranquilo para se preocupar com o restante da viagem, no caso a diversão mesmo, que é o que importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Raimundos disse:

Cara, hostel tu encontra entre 12~30 euros, dependendo do que tu procura. Eu quero um com uma galera mais jovem, que tenha um pub/barzinho pra poder socializar, então vou acabar pagando um pouquinho mais caro. Se você quiser só uma cama confortável pra dormir acha por uns 12 euros tranquilamente.

Comer é uma parada muito pessoal. Assim, ir pra outro país e comer só McDonalds/BK/Subway é foda, né? Uma ou outra refeição em um desses fast-foods tudo bem, mas você vai querer comer um Fish and Chips, um doce holandês, uma parada local, né. Mas é só garimpar bem que dá pra comer com um preço razoável.

Eu fiz uma planilha no Excel com todos os gastos, cotações de euro/libra que vou atualizando sempre que possível, valores de passagens e hospedagens, datas e horas de chekins e checkouts nos hostels, o nome dos mesmos, seguro viagem, etc. Recomendo fazer o mesmo, dá uma organizada legal na sua viagem e tu fica bem mais tranquilo para se preocupar com o restante da viagem, no caso a diversão mesmo, que é o que importa.

Tens razão. Mas e em relação a deslocamento interno, como tu vai fazer? trens ou passagem aérea mesmo? 

E dinheiro vivo, vai levar algum ou só cartão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando morei na Europa, conheci cidades como Bruxelas, Paris, Amsterdam, Roma, Pisa, Florença, cidades menores da Espanha, etc.

Nessas cidades, eu fiz mochilão sozinho ou acompanhado. Sempre procurei hostels baratos mas com um mínimo de decência. Me basta uma cama razoável, banho quente e um pouco de organização. Já consegui quarto barato com 2/3 pessoas  juntas em Roma e cheguei a ficar em um quarto com umas 25 camas em Firenze. Tens que ver se preferes hostels que possuem festa toda noite ou outros mais tranquilos, apenas para dormir. Cuidado com o local do hostel. Já me meti em furada em Bruxelas. Cheguei às 2 da manhã na cidade e meu hostel ficava numa boca fudida kkkkkk.

Se queres economizar em Paris, podes procurar hostels nas regiões ao redor da grande Paris. São mais baratos e o metrô funciona muito bem na cidade. 

Em relação a comida, sempre procurei comer coisas baratas/razoáveis e típicas do país. Por exemplo: em Roma e Florença fugi dos restaurantes centrais e que metem a faca nos turistas. Procurava os restaurantes/padarias nas ruas menores e um pouco mais afastadas. Comi muito bem e não paguei caro. Vale o mesmo para Paris.

Sobre transporte, isso depende dos locais. Eu sempre viajei pela RyanAir (low-cost) e com trem. Se comprares com antecedência, consegues bons preços pela TGV, empresa de trem na França. A RyanAir vale a pena, mas tens que cuidar o tamanho da tua mochila. As passagens são muito baratas. Quando viajei para a Itália, paguei 20 euros ida/volta saindo de Santander (Espanha).

Outras opções mais demoradas e menos confortáveis (mas baratas), são as empresas de ônibus. Procure pela Eurobus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, (SPFC)Coach disse:

Tens razão. Mas e em relação a deslocamento interno, como tu vai fazer? trens ou passagem aérea mesmo? 

E dinheiro vivo, vai levar algum ou só cartão?

Levarei dinheiro vivo e cartão pra emergência.

Londres para Amsterdam é avião e Amsterdam para Paris de trem.

Sobre as low-costs, deve-se tomar muito cuidado porque elas tem passagens muito baratas mas dependendo da tua bagagem você paga uma grana braba por exceder o limite de peso. E ônibus é meio complicado porque dependendo do trajeto você perde um dia de viagem com o tempo que leva pra fazer o checkout, ir pra rodoviária, o trajeto todo, chegar na outra cidade e ir até o hostel, se acomodar, etc. Se tiver tempo pra tudo isso, mete bala.

Isso que o Pedro falou vale para todos os lugares do mundo e é uma dica muito importante. Evite ao máximo comer perto de pontos turísticos, é certeza que você vai pagar MUITO mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal as contas. Não imaginei que estivesse tão barato, mas eu certamente iria tentar passar em mais países de trem.

 

O ideal para quem se planeja com antecedência é ir comprando moeda todos os meses para se precaver de oscilações bruscas no câmbio. Você não pegará nem a melhor cotação nem a mais catastrófica, mantém uma média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro C. disse:

Quando morei na Europa, conheci cidades como Bruxelas, Paris, Amsterdam, Roma, Pisa, Florença, cidades menores da Espanha, etc.

Nessas cidades, eu fiz mochilão sozinho ou acompanhado. Sempre procurei hostels baratos mas com um mínimo de decência. Me basta uma cama razoável, banho quente e um pouco de organização. Já consegui quarto barato com 2/3 pessoas  juntas em Roma e cheguei a ficar em um quarto com umas 25 camas em Firenze. Tens que ver se preferes hostels que possuem festa toda noite ou outros mais tranquilos, apenas para dormir. Cuidado com o local do hostel. Já me meti em furada em Bruxelas. Cheguei às 2 da manhã na cidade e meu hostel ficava numa boca fudida kkkkkk.

Se queres economizar em Paris, podes procurar hostels nas regiões ao redor da grande Paris. São mais baratos e o metrô funciona muito bem na cidade. 

Em relação a comida, sempre procurei comer coisas baratas/razoáveis e típicas do país. Por exemplo: em Roma e Florença fugi dos restaurantes centrais e que metem a faca nos turistas. Procurava os restaurantes/padarias nas ruas menores e um pouco mais afastadas. Comi muito bem e não paguei caro. Vale o mesmo para Paris.

Sobre transporte, isso depende dos locais. Eu sempre viajei pela RyanAir (low-cost) e com trem. Se comprares com antecedência, consegues bons preços pela TGV, empresa de trem na França. A RyanAir vale a pena, mas tens que cuidar o tamanho da tua mochila. As passagens são muito baratas. Quando viajei para a Itália, paguei 20 euros ida/volta saindo de Santander (Espanha).

Outras opções mais demoradas e menos confortáveis (mas baratas), são as empresas de ônibus. Procure pela Eurobus.

Em Bruxelas eu fiquei em um Ibis na frente da Gare Du Midi. Era gente mijando na escada do metrô, gente vendendo droga na rua, crackeiro enchendo o saco... Cidade é cheia de lugar ruim. Atravessei ela a pé da Gare Du Midi até além da Gare Du Nord e é zuado aquele negócio. Isso que não cheguei a ir em Anderlecht.

Sobre a Itália, morei em Pisa um período e em geral (principalmente na região da Toscana) é difícil achar um restaurante não turítico que não seja caro. Sobre a cozinha deles no final vai acabar comendo pizza, kebab e em Florença dá para encarar "La Fiorentina", principalmente se gosta de carne mal passada. Dentro da Itália dá para fazer tudo de trem.

Uma sugestão: dá para voar de Londres (Stansted) para Athenas pela RyanAir a preço bem convidativos. E tem muita coisa legal para ver na Grécia (morei um período lá e achei bem mais agradável que a Itália).

Londres é uma das cidades mais legais do mundo. Fui uma 4 vezes (duas delas fiquei períodos longos) e ainda tenho coisa para ver por lá hahaha. A comida britânica não tem muita graça. Mas é legal pegar um Fish&Chips. Mesmo perto do Big Bang tem um Pub bem turístico mas que não era absurdo o preço. Fora isso, dá para experimentar comida indiana (é boa) e tem várias opçõe de hamburger (GBK, por exemplo haha). Tem um restaurante de Londres que eu achava sensacional, o Jimmy's (tem na O2 Arena), principalmente em final de semana. Ele custa 9 libra e é um buffet enorme que você come a vontade (tem durante a semana, mas custa 8 libras e tem menos coisa). Tem de tudo: comida chinesa, pizzas, massas, frango frito, comida indiana, sorvetes... haha.

Paris é tudo caro. Nos poucos dias que fiquei lá eu ia no McDonalds ou comprava pães e queijos em marcadinhos e fazia (bons) sanduíches.

Barcelona é uma cidade cheia de golpistas. Desde o taxista até os restaurantes. Não coma em Las Ramblas (a não ser fast food), cuidado com as entradas e cuidado com a bebida (paguei 7 euros num copo de Pepsi lá hahaha). Vale a pena ir ao Mont Juic (onde foi as Olimpíadas de 92).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Salvador. disse:

Em Bruxelas eu fiquei em um Ibis na frente da Gare Du Midi. Era gente mijando na escada do metrô, gente vendendo droga na rua, crackeiro enchendo o saco... Cidade é cheia de lugar ruim. Atravessei ela a pé da Gare Du Midi até além da Gare Du Nord e é zuado aquele negócio. Isso que não cheguei a ir em Anderlecht.

Sobre a Itália, morei em Pisa um período e em geral (principalmente na região da Toscana) é difícil achar um restaurante não turítico que não seja caro. Sobre a cozinha deles no final vai acabar comendo pizza, kebab e em Florença dá para encarar "La Fiorentina", principalmente se gosta de carne mal passada. Dentro da Itália dá para fazer tudo de trem.

Uma sugestão: dá para voar de Londres (Stansted) para Athenas pela RyanAir a preço bem convidativos. E tem muita coisa legal para ver na Grécia (morei um período lá e achei bem mais agradável que a Itália).

Londres é uma das cidades mais legais do mundo. Fui uma 4 vezes (duas delas fiquei períodos longos) e ainda tenho coisa para ver por lá hahaha. A comida britânica não tem muita graça. Mas é legal pegar um Fish&Chips. Mesmo perto do Big Bang tem um Pub bem turístico mas que não era absurdo o preço. Fora isso, dá para experimentar comida indiana (é boa) e tem várias opçõe de hamburger (GBK, por exemplo haha). Tem um restaurante de Londres que eu achava sensacional, o Jimmy's (tem na O2 Arena), principalmente em final de semana. Ele custa 9 libra e é um buffet enorme que você come a vontade (tem durante a semana, mas custa 8 libras e tem menos coisa). Tem de tudo: comida chinesa, pizzas, massas, frango frito, comida indiana, sorvetes... haha.

Paris é tudo caro. Nos poucos dias que fiquei lá eu ia no McDonalds ou comprava pães e queijos em marcadinhos e fazia (bons) sanduíches.

Barcelona é uma cidade cheia de golpistas. Desde o taxista até os restaurantes. Não coma em Las Ramblas (a não ser fast food), cuidado com as entradas e cuidado com a bebida (paguei 7 euros num copo de Pepsi lá hahaha). Vale a pena ir ao Mont Juic (onde foi as Olimpíadas de 92).

Bruxelas foi a cidade que menos gostei É uma cidade com poucos atrativos e achei um pouco suja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Pedro C. disse:

Bruxelas foi a cidade que menos gostei É uma cidade com poucos atrativos e achei um pouco suja.

Não sei se a que menos gostei, mas digamos que não tem taaantos atrativos assim. A melhor lembrança é do waffle com sorvete no Haagen Dazs da Gare Du Midi hahaha.

As cidades que mais gostei na Europa foram Londres, Lisboa e Atenas.

Madrid é interessante também. E acho que vale a visita a Luxemburgo e Liechtenstein, mas só vale para quem está de passagem viajando de carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já falaram, depende muito do seu estilo "viajante".

Eu quando viajo procuro conhecer a cidade turisticamente mas também me divertir em bares/pubs.

Então aqui vão algumas dicas das eurotrips que fiz:

 

Transporte

Quando se fala em se mover na Europa é sempre aquele sonho lindo, de que é muito barato e que as distancias curtas facilitam em tempo e dinheiro na viagem. E é verdade.

Viajar por lá é barato pra quem se organiza com antecedência e pode ser muito prazeroso também. Os sites de busca podem organizar sua viagem de acordo com viagens baratas. Então por exemplo, digamos que você esteja em Lisboa e não sabe pra onde ir, mas sabe que quer pagar barato. Os sites de busca hoje em dia apresentam as tarifas mais baratas partindo de Lisboa na data que você quer sair de lá, ampliando seu leque de opções pra montar seu itinerário. Já montei uma trip inteira assim, indo de Roma -> Barcelona -> Londres -> Edimburgo por £150. 

Também vale MUITO a pena olhar companhias como megabus ou as fatidicas companhias leste-europeias de onibus, que oferecem passagens MUITO baratas para viagens entre países. Para dar exemplo, paguei 5 EUROS para ir de Amsterdam a Paris de onibus. Paguei 12 Euros para ir de Budapeste à Viena também. 

Então a dica é: olhe todos os tipos de modais. Eu diria que um dos mais caros é o TREM, mas também é um dos mais luxuosos e que talvez o percurso compense também

 

Acomodação

Aí realmente é um quesito muito pessoal e também do quanto você está disposto a pagar. Eu sempre optei pelo lowcost em hostels com quartos compartilhados. A possibilidade de conhecer gente de tudo que é canto do mundo com as mesmas intenções que você sempre foram um chamativo pra mim. Como já foi comentado aí em cima, também já fiquei em quartos com mais de 16 pessoas, mas nunca tive problema. Novamente, pesquisando bem e com antecedência você consegue achar preços bem bacanas em hostels muito bem avaliados.

A rede que eu mais gostei de ficar foi a https://www.st-christophers.co.uk/ , fiquei em Barcelona e em Paris e o pessoal é muito legal, fora que tem ambientes diversos pra galera se enturmar.

 

Turismo

Viajar e conhecer a história de onde você passa pra mim sempre foi essencial. Nunca fui muito de museus e igrejas (há milhões na Europa), mas há alguns "mustsees" que não podem passar batido. Uma dica é sempre buscar os FreeWalkingTours das cidades (só busca no google nome da cidade + free walk). Eles oferecem um tour de qualidade e o melhor, com um público muito jovem. No final, você decide se dá uns tipos ou não. Sempre dei uns trocados.

 

No mais é isso, qualquer dúvida estamos aí

 

EDIT: esse foi um dos sites que mais usei pra me planejar http://www.drungli.com/

como disse, coloque o local de partida e a data que quer sair. Ele vai mostrar os destinos mais baratos no mapa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já deram boa parte das dicas que eu poderia dar, mas vamos lá.

Transporte: Trem é mais prático para distâncias que não sejam muito grandes. O deslocamento até o aeroporto mais procedimento de check-in e tal (que não existe nos trens, exceto na linha Inglaterra-França, onde também existe check-in no trem, então tem que se ligar) acaba levando um bom tempo. O cara do viaje na viagem fala que o cálculo é que para viagens até seis horas o trem é mais prático do que o avião. Concordo com o cálculo.

Agora, falando do ponto de vista econômico, dá uma pesquisada nas opções, pois depende bastante. Se for pegar avião nas empresas low-cost, muitas vezes o voo em si é bem mais barato do que trem. Mas tu vai ter que te deslocar até o aeroporto, que geralmente é longe e tal. Isso significa que tem que incluir o valor do transporte até o aeroporto no preço da passagem de avião também (quando estava morando na Alemanha, paguei 15 euros pra voar até Londres e 45 no transporte cidade -> aeroporto - aeroporto -> cidade).

Além disso, tem a questão das bagagens, que já falaram. Tu pode comprar bagagem extra, mas isso já encarece bastante a passagem. Eu sempre viajei com bagagem dentro do tamanho, então nunca tive nenhum problema. Em várias empresas, amigos meus viajaram com malas um pouco acima (mas é "um pouco" mesmo) e não tiveram problemas também. Por outro lado, já vi pessoa sendo retirada da fila em algumas ocasiões. Pessoalmente, acho que não vale a pena viajar com essas empresas se tua mala passar do limite (a não ser que tu compre o negócio pra despachar bagagem, mas aí valer a pena ou não depende de quanto despachar a bagagem custa), o estresse de quem tá lá na tensão de saber se vai passar ou não a mala acaba tornando a viagem bem mais desgastante - sem falar que, se efetivamente for barrado, tu vai te estressar mais e ainda ter que desembolsar uma grana pesada.

Outro ponto a levar em consideração é o horário da viagem. Para dar o exemplo de quando estava na Alemanha novamente, peguei muito voo que era por volta de 7 da manhã. Parece ótimo, pois tu chega no destino durante a manhã e ainda pode aproveitar o dia. Mas significa também que eu teria que estar no aeroporto no mínimo uma hora antes disso - e com o aeroporto no fim do mundo, dependia de ônibus que não saiam com muita frequência. Resultado: tinha que sair de casa uma da manhã, pegar táxi (mais 10 euros pra conta) ou ficar esperando ônibus da madrugada (lá tinha, nem todo lugar tem) para ir até a estação do ônibus que ia até o aeroporto. Esse ônibus saía duas da manhã e chegava no aeroporto as quatro. Daí tinha que ficar no aeroporto esperando até abrir o check-in. Quando fui à Barcelona, tive que ir na noite anterior pro aeroporto e dormir por lá mesmo.

Não quero dizer que não vale a pena viajar com essas empresas. Eu acho que vale, e muito, se tu souber bem o que tá fazendo. Fiz muitas viagens assim e que me saíram muito mais barato do que as outras opções sairiam. Mas tem que se ligar nessas coisas todas, ver se tu tá disposto a passar perrengue ou, se não estiver, quanto vai encarecer a tal passagem mega-barata de avião tu não passar por isso. Também já peguei voo de low-cost que foi mais prático do que seria o voo de empresa normal (em Roma, o aeroporto low-cost é mais próximo da cidade do que o aeroporto normal). Mas em geral tem que cuidar bem os detalhes mesmo. O bom é que tudo que tu precisa saber tá na internet, é só se informar certinho.

Outro ponto fundamental dos voos com empresa low-cost: se tu não tem passaporte europeu, na maior parte dos casos tem que ir em outro lugar do aeroporto primeiro pra eles conferirem teu passaporte e carimbarem tua passagem. Não é nada demais, mas vai te fazer perder um tempo extra, especialmente se tu for parar na fila errada antes. Se for uma daquelas pessoas que sempre chega em cima da hora em tudo, pensa nisso - pode te custar uns 15 minutos a mais passar por isso, talvez até mais do que isso.

Pra encerrar a parte do transporte, não ignora a existência dos ônibus, especialmente se teu perfil for mais viajante econômico do que viajante que busca conforto. Tem alguns lugares onde eles são muito muito baratos. A megabus é uma low-cost versão ônibus. Passagens em preços ótimos, mas também tem que cuidar um pouco as "pegadinhas" - limitação de bagagem, cobrança extra por mala despachada e tal. E não espera nada comparado com os ônibus do Brasil. Nossos ônibus são muito, mas muito mais confortáveis do que os deles. Com meus 1,93 de altura e alguns problemas leves de coluna eu fiquei com dor forte nas costas em algumas das viagens que fiz de ônibus. Para mim, compensou, pois preferi apertar o orçamento e conhecer mais lugares do que ter o conforto extra, mas eu não aguentaria fazer três ou quatro viagens de ônibus seguidas, sem poder ter um bom descanso entre elas. Se tu for menor que eu, possivelmente terá menos problemas - meus amigos todos nunca reclamaram das viagens de ônibus.

Ah, e por último (dessa vez é último mesmo): dá uma pesquisada também na opção de voos multi-destinos. A ideia aqui é que, em vez de comprar teu voo São Paulo -> Londres / Barcelona -> São Paulo (assumo que tu faria isso, tem também a opção de comprar São Paulo -> Londres / Londres -> São Paulo, mas aí tu ainda tem que considerar que vai ter que voltar de Barcelona pra Londres, não recomendaria a não ser que seja muito mais barato), tu faça a compra do voo já incluindo os trechos internos. Por exemplo São Paulo -> Londres / Londres -> Paris / Paris -> Barcelona / Barcelona -> São Paulo. As vezes tu consegue incluir esses trechos internos na mesma passagem sem que aumente muito o custo da passagem - reza a lenda que por vezes tu pode conseguir incluir eles até de graça, mas eu nunca vi isso na prática.

Essa prática tem algumas vantagens óbvias: pode ser mais barata que as outras opções, tu viaja sem limitação de bagagem das low-costs e pelos melhores aeroportos (isso se for mesmo pelas empresas principais, com tudo em uma mesma passagem - fica atento nessa parte, tem sites, como o Kayak, que vão te dar opções que não são uma passagem só, e sim uma passagem Brasil / Europa e outra passagem para os destinos dentro da Europa). Tem tutoriais na internet de como fazer essa busca, aí é só cuidar essa coisa de "estou comprando tudo em uma passagem ou estão me empurrando um voo intercontinental com (por exemplo) a Latam e depois uns voos europeus com a ryan-air?".

De desvantagens, uma é que o preço pode acabar sendo maior do que outras opções (por isso tem que olhar bem para as datas que tu quer como ficaria) e a outra, fundamental, é que todos os voos da passagem estão interligados. O que isso significa? Significa que se tu não comparecer em um dos voos, tua passagem perde a validade para todos os demais. Se atrasar e perder o voo Londres -> Paris, por exemplo, tu não vai só arcar com o prejuízo de ter que dar um jeito de chegar em Paris, mas tu vai arcar também com o custo de ter que remarcar de alguma forma teu voo de Barcelona pra São Paulo. Note porém que isso vale só para os casos em que tu te atrasar. Se o voo atrasar e tu perder conexão, a responsabilidade é da companhia nesses casos onde tudo está na mesma passagem (diferentemente do que ocorre quando tu compra passagens separadas, que aí a companhia não se responsabiliza por perda de conexão - mais detalhes sobre isso nesse post do viaje na viagem).

 

Acomodação: Como já falaram, depende muito do teu perfil. Eu tenho aversão a "Party-Hostel", aqueles lugares enormes com bar grande e espaço para festa no próprio hostel. É quase certeza de que tu vai encontrar gente bêbada entrando no teu quarto de madrugada, galera gritando por aí, música alta. Por outro lado, se tua vibe for de festa, eles podem ser uma opção boa. Se tiver em grupo, vale a pena dar uma olhada no Air-Bnb também, que tem umas opções legais de alugar um apartamentozinho e tal. Se for só uma pessoa, acho que hostel é melhor mesmo, pois é onde tu tem mais chance de fazer amigos - seja em hostel de festa ou em outros.

 

Turismo: Os free walking tours que recomendaram aqui são ótimos. Minha programação em todas as cidades incluía fazer eles no primeiro dia ou, no máximo, no segundo. Eles te dão uma boa visão geral das coisas, e daí tu decide melhor o que quer visitar e tal. Eles são gratuitos, mas funcionam na base de "dê o quanto quiser", e obviamente depois do cara passar uma hora e meia te explicando coisas, ele espera que tu dê algo né. Já vi gente reclamando que se sentiu constrangida a dar algum dinheiro. Particularmente, não acho isso um problema - acho que é mais do que razoável pagar alguma coisa pelos tours, e mesmo que tu seja generoso o valor não é comparável ao de um tour mais elaborado (por isso também o público jovem nesses que são "grátis", pois são tours mais gerais e de baixo preço, diferentemente daqueles que são voltados pra quem quer saber muito sobre um tema, mas que já exigem uma grana maior).

Por outro lado, um negócio que recomendo manter distância são os cartões turísticos estilo "passagens de transporte público + desconto em atrações". Quase toda cidade tem um cartão assim, que supostamente é voltado pra facilitar a vida do turista, te dando direito a usar todo transporte público por x dias e mais desconto em várias entradas de lugares. Parece uma ótima ideia, só que em geral o valor é bem maior do que o de cartões semelhantes para uso do transporte público só (muitas cidades tem cartões do tipo "pague x e use quanto quiser o transporte público por y dias" que saem bem mais barato em suas versões não turísticas), e os descontos costumam ser em coisas que tu não quer ir mesmo - as principais atrações raramente estão inclusas. Tem exceções, se não em engano em Paris ou Barcelona tinha um que valia bastante a pena se tu usar ele da forma certa. Não lembro exatamente agora, então recomendo pesquisar. Também tem que ver como fica se não for estudante, pois sendo estudante eles valem ainda menos a pena - a maior parte dos lugares eu já tinha desconto por ser estudante, logo o desconto do cartão não podia ser utilizado. Acho que não valem a pena mesmo não sendo estudante, mas dá uma conferida.

 

Gastos: Não sei dar estimativa de gastos, pois realmente não lembro quanto gastei quando viajei. Mas assim, dá para economizar muito fugindo dos restaurantes turísticos. Caminhar um pouco mais para longe das ruas principais é sempre uma boa opção, independentemente de onde tu estiver no mundo. Como regra geral, comida de imigrantes de países em piores situações é mais barata (comida asiática é mais barata que central-europeia, comida italiana é mais barata que asiática, comida turca é mais barata que italiana, e assim vai). Não deixa de experimentar as coisas locais ao menos uma vez, senão tu vai te arrepender depois, mas eu economizei bastante comendo mais coisas de imigrantes. Outra dica de viagem barata é abusar do supermercado: se não tiver café da manhã no hostel, passa num mercado. Se tiver com fome de tarde, passa no mercado. Precisa de água? Passa no mercado. Tá afim de só comer uma coisa qualquer antes da balada? Passa no posto ipiranga no mercado.

Falando em balada, esse é um ponto que encarece bastante a viagem. Sair é caro, seja aqui no Brasil ou em outro lugar do mundo, pois tu acaba gastando com bebida e tal. Mas claro, se é algo que tu quer fazer na viagem, vai lá e faz. Só leva isso em consideração.

 

Tempo em cada lugar: Outro ponto que eu considero importante é pensar bem quanto tempo tu vai ficar em cada lugar. Sei que indo do Brasil é complicado ficar muito tempo na Europa, já que custa bastante e tal, e que todo mundo quer conhecer muitos lugares. Mas assim, lembra que viagem é cansativo. Ir de um lugar a outro te faz perder não só uma boa parte do dia no deslocamento, como suga energias, de modo que tu acaba curtindo bem menos um lugar no dia que chega (e no que vai embora, porque tem sempre a preocupação com horário e tal) do que nos outros. Eu acho um desperdício de dinheiro fazer turismo onde tu só passa correndo pelos lugares, meio que só pra poder dizer que já foi. Pra mim, viagem inclui poder gastar algumas horas caminhando por bairros não turísticos, sem precisar pensar que tô deixando de ir ver algum outro lugar muito importante por conta disso. Prefiro tirar algum lugar da lista do que sentir que vou precisar voltar para todos lugares que passei, porque nem conheci nada deles.

Vindo do Brasil, eu não consideraria nem o dia da chegada nem o da saída na viagem. Tipo, de todo. Não são dias pela metade, são dias que tu não vai fazer nada mesmo (se tu for viajar de volta num horário muito muito tarde, tipo depois das 19 horas, aí talvez dê para incluir uma atividade nesse dia, mas mesmo assim acho bem ruim). Pegando o @Raimundos como exemplo: se os 12 dias incluírem o dia da chegada e da saída, eu acho que já dá pra considerar que são só 10 dias de turismo mesmo. Colocando ainda o deslocamento de Londres -> Amsterdam e Amsterdam -> Paris, fica 8 dias pra realmente curtir, mais uns dois dias mais ou menos. Acho pouco, eu aumentaria os dois dias que tu comentou ali de aumentar, pra poder ficar com 10 dias pra curtir mesmo.

 

Moral da história: escrevi pra caralho, espero que ajude :P Vou escrever um post bem menor ainda com umas dicas específicas dos lugares que mencionaram aqui que o pessoal vai e que eu já fui, mas aí é coisa rápida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma última dica geral. Acho que a galera mais jovem não corre tanto risco de cair nessa, mas mesmo assim vale avisar: não cai no conto dos ônibus turísticos dentro da cidade. São caros, tu perde metade da graça da viagem (que é conhecer o que tem em volta dos lugares turísticos - tu já viu a torre Eiffel mil vezes na vida, o que tu não viu é o que tem a três ou quatro quadras dali, como é chegar até ela e tal), e o transporte público nessas cidades todas é suficientemente eficiente pra não ter problema nenhum.

Sobre as cidades em si:

Paris: É uma cidade cara, não tem muito como fugir disso. Mesmo assim, dá pra comer uns lanches legais e tal sem quebrar a banca. Os lanches gregos/turcos são baratos. Os cafés de rua são muito legais, mas são caríssimos. Vale a pena sentar em algum pra curtir um descanso uma hora dessas talvez, mas os preços são salgados. Restaurantes mesmo costumam ser bem caros, como tinha cozinha no apartamento que fiquei só fui em um por lá no meu aniversário, que foi o dia de gastar. Ótima experiência, mas saiu um tanto do meu orçamento.

Tu encontra em vários lugares que a melhor vista da cidade não é da Torre Eiffel, e sim de um outro prédio lá, e é verdade. Mas quase todo turista quer poder dizer que subiu na torre, e na minha opinião vale pagar a mais por isso sim. Eu gosto de perder tempo nos lugares, então fui um tempo antes do pôr do sol e fiquei lá até anoitecer, foi lindo. Mas é um exercício de paciência para poucos, acho.

Se curtir museus, tem um de arte impressionista que é incrível - esqueci o nome agora. Particularmente, gostei mais do que do Louvre, que é grande demais e tem uns espaços que só parece um monte de coisa jogada junta, tu fica até sem saber o que olhar. Na parte de igrejas, recomendo ir até a do sagrado coração, pois ela é bastante bonita por fora (nada muito especial por dentro) e tem uma vista legal da cidade de suas escadarias.

Os aeroportos das low-costs são longe de tudo, mas tem ônibus a partir da cidade. A Eurobus tem umas linhas de ônibus legais operando a partir de Paris, mas atenção: eles exigem que tu chegue uma hora antes para fazer check-in, e em Paris essa uma hora é uma hora mesmo. No dia que viajei com eles vi muita gente perdendo ônibus por não estar lá uma hora antes. Foram pelo menos dez pessoas em uma hora e meia que fiquei ali. E eles só eram grossos com todo mundo e fechavam a porta na cara, mesmo que o ônibus estivesse lá e não levasse dois minutos pra fazer o tal check-in.

Falando em ser grosso, vale para todos os lugares, mas para a França em especial: se souber arranhar duas ou três palavras no idioma, tu ganha pontos com as pessoas. Nem que seja só o "bom dia, senhor(a)" e o "obrigado" mesmo. Ajuda a receber atendimento melhor.

Eu fiquei uma semana em Paris (incluindo dia da chegada e da saída) e foi pouco. Mas passei bastante tempo dentro de museus e coisas assim, gastei um dia com Versailles também. Sem isso, dá pra fazer em menos. Mas acho cinco dias (contando chegada e saída) o mínimo.

 

Londres: Outra cidade bem cara, acho que em termos de comida é a mais cara de todas (não sei hospedagem, fiquei na casa de um amigo). Mesmo lanches, achei bem acima do preço de outros lugares. Comi muito subway por lá, acabava sendo a opção mais em conta mesmo. Outra opção em conta é comprar comida no supermercado. Tinha uma rede lá que vendia pizzas prontas e quentes já dentro do supermercado (acho que era a Tesco). É pizza de supermercado, nada maravilhoso, mas como já vem quente e tudo é uma opção barata e prática pra comer na rua mesmo.

Além dos walking tours normais, fiz um walking tour alternativo, que era voltado para grafites/arte de rua e tal. Foi muito muito legal, se curtir essas coisas recomendo muito. Não lembro agora se era no mesmo esquema de pagar só o quanto quiser ou se era pago mesmo (acho que era pago mesmo), mas se era pago não era caro, senão não teria feito. Jogando no google alternative walking tour deve achar.

No mais, se curtir programações culturais, vale a pena gastar um tempo pesquisando antes o que tem em Londres. De todas as cidades aqui, é a com maior programação cultural, e tem muita coisa gratuita. Em vários museus eles tem todos os dias um esquema que em determinado horário alguém do museu vai ir lá falar sobre um determinado quadro, cada dia um quadro diferente. Demora tipo 20-30 minutos, e tu aprende muita coisa, é bem legal e não custa nada (além da entrada pro museu, claro).

Se for pegar voo lá, cuida que tem um monte de aeroportos diferentes, então tem que ver certinho onde sai o ônibus pro aeroporto que tu vai. Além disso, cuida muito o horário. Viajei de low-cost, não lembro o aeroporto (não era o principal né), e as filas de segurança e tal no dia eram ABSURDAS, cheguei lá com muita antecedência e mesmo assim foi um estresse do caralho pra não perder o voo.

Na cidade, andar nos ônibus aqueles de dois andares é meio que programa turístico obrigatório, mas foge disso nos horários de pico, pois tu vai ficar horas preso no trânsito e isso não é divertido nem quando se está turistando em Londres. Metrô é sempre a melhor opção para ir de um ponto a outro, ônibus (em horários não de pico) é a opção mais bonita, que te deixa curtir a cidade e tal. Recomendo misturar os dois conforme teu tempo/distância/horário - aliás, isso vale para as outras cidades também.

Em Londres, fiquei quatro dias inteiros. Também foi muito pouco para alguém que curte programas culturais e museus e tal. Tive que deixar muita coisa de fora da lista, é uma cidade que sinto que faltou ver muita coisa. Deveria ter ficado no mínimo mais dois ou três, mas como tava de favor por lá não tive essa opção.

 

Barcelona: O preço das coisas é mais em conta do que Paris e Londres. Fiquei em hostel aqui, no Hostel One Paralelo, e curti muito. O clima das pessoas era muito legal, e eles tinham uma coisa que achei ótima: toda noite fazem uma janta baratinho pro pessoal que tá lá. Não é nenhuma maravilha da culinária espanhola (um dia era arroz com lentilha, outro arroz com frango, bem comida barata de panela gigante mesmo), mas com isso tu senta na mesa com os outros mochileiros e isso cria um ambiente onde todo mundo acaba sendo "forçado" a interagir. Não participei dos programas do pessoal porque tava com a namorada, em outra vibe, mas foi o lugar onde mais vi gente que não se conhecia combinando de fazer coisas junto e tal. O cara do hostel mesmo forçava demais no estilo "amigão da galera", era irritante pra caralho, mas as vantagens compensavam isso de longe.

Outra dica legal para Barcelona é conferir o site do Passaporte BCN. Eles tem roteiros para a cidade que são muito muito bons. Eu fiz turismo de imprimir o roteiro deles e seguir passo a passo e curti bastante.

Na parte de igrejas, independentemente da tua opinião sobre visitar igrejas e tal, visita a da sagrada família. Já visitei igreja em uns quinze países na vida, e nunca vi nada parecido com aquela. Só tem ali, não tem porque passar por Barcelona e não entrar. O único problema é a fila - eu comprei ingresso antes e foi um investimento que valeu muito a pena, mesmo sendo um pouco mais caro.

O Parc Guell, por outro lado, é um lugar que eu não curti muito. Acho que poderia tranquilamente ter passado por Barcelona sem ir lá. As opiniões das pessoas diferem quanto a isso, a maior parte gosta, mas eu achei que a mão para chegar lá não compensa o lugar não.

Se curtir paisagens naturais e tal, o mosteiro de Montserrat fica num lugar belíssimo. É um programa que vai te custar o dia todo, então tem que ver se tu tá disposto a sacrificar um dia de Barcelona, mas eu fui e curti muito. Se for, só uma coisa importante: não inventa, de jeito nenhum, de querer economizar e não comprar o direito de usar o transporte entre o setor principal do mosteiro e as partes superior e inferior. Não tem sentido nenhum ir até lá, gastar um dia de uma viagem que tá custando uma fortuna por dia, pra ter só 1/3 da experiência. Se quiser economizar, leva comida de casa (fiz isso e foi ótimo, tem lugar pra sentar e comer por lá, umas coisas prontas de supermercado e pão e tá feito um bom lanche).

Tem uma fonte com show de água e luz, não lembro se é todos os dias ou num determinado dia da semana, mas que era um negócio legal também. Como é grátis, super recomendo dar uma olhada exatamente quando é e ir lá.

Na parte de museus, eu curti muito o museu do Picasso, por ele ter uma estrutura diferente de muitos outros museus. Só tem obras de um artista, e estão colocadas em ordem cronológica. Pra alguém que é leigo em arte, isso te possibilita muito bem ver como o artista vai mudando no decorrer da vida, as influências e tal. Eu achei isso muito legal. Mas é um museu pequeno, relativamente caro e onde tu não vai encontrar variedade né. Tem que ir sabendo o que vai encontrar.

Quando eu fui não tava bom o suficiente pra ir pra praia, mas ouvindo de outras pessoas que foram, acho que não vale a pena igual. Tu mora no Brasil, porra, tem muita praia muito melhor por aqui. Gastar uma grana do caralho pra ir pra uma praia meia boca é furada, na minha opinião.

 

Amsterdam: Fui a mais tempo, então lembro menos coisas. A hospedagem é bem cara, e o nível dos hostels é bem pior que em outros lugares. Infelizmente, são todos meio assim, então não tem muito o que fazer. Quando fui, ainda fiquei num quarto com uma galera que fumava dentro do quarto (é proibido, tem lugar no próprio hostel pra fumar) e ficava das 3 até as 6 da manhã conversando em tom de festa dentro do quarto. Reclamar disso pra eles e pro hostel não resolveu em nada. Li que muito mais gente teve experiências parecidas na cidade. Se fosse de novo e com amigos (como foi quando fui), teria dado um jeito de arrumar um Air-Bnb pra não passar por esses perrengues.

É a cidade das bicicletas, mas não tenho muita certeza de que vale a pena alugar bicicleta por lá. O trânsito delas é caótico demais, eles passam por cima de ti mesmo - quando fui tivemos que devolver antes as nossas porque um amigo não se sentiu seguro em continuar andando naquilo e desistiu. E tem muito muito furto de bicicleta, tu basicamente não pode deixar ela em nenhum lugar, acho melhor fazer as coisas a pé ou de transporte público mesmo. Alugar uma bike pra um passeio pras regiões mais afastadas (no estilo alugar, pedalar e daí voltar pra devolver a bicicleta) pode ser melhor, porém.

Amsterdam é a cidade das festas e drogas e sexo (não sei como tá a parte das drogas agora, andaram mudando as regras), mas é também um lugar lindo e com museus e coisas mais "culturais" incríveis. Tem coisa para todos os gostos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Londres: Outra cidade bem cara, acho que em termos de comida é a mais cara de todas (não sei hospedagem, fiquei na casa de um amigo). Mesmo lanches, achei bem acima do preço de outros lugares. Comi muito subway por lá, acabava sendo a opção mais em conta mesmo. Outra opção em conta é comprar comida no supermercado. Tinha uma rede lá que vendia pizzas prontas e quentes já dentro do supermercado (acho que era a Tesco). É pizza de supermercado, nada maravilhoso, mas como já vem quente e tudo é uma opção barata e prática pra comer na rua mesmo.

 

Além dos walking tours normais, fiz um walking tour alternativo, que era voltado para grafites/arte de rua e tal. Foi muito muito legal, se curtir essas coisas recomendo muito. Não lembro agora se era no mesmo esquema de pagar só o quanto quiser ou se era pago mesmo (acho que era pago mesmo), mas se era pago não era caro, senão não teria feito. Jogando no google alternative walking tour deve achar.

No mais, se curtir programações culturais, vale a pena gastar um tempo pesquisando antes o que tem em Londres. De todas as cidades aqui, é a com maior programação cultural, e tem muita coisa gratuita. Em vários museus eles tem todos os dias um esquema que em determinado horário alguém do museu vai ir lá falar sobre um determinado quadro, cada dia um quadro diferente. Demora tipo 20-30 minutos, e tu aprende muita coisa, é bem legal e não custa nada (além da entrada pro museu, claro).

Se for pegar voo lá, cuida que tem um monte de aeroportos diferentes, então tem que ver certinho onde sai o ônibus pro aeroporto que tu vai. Além disso, cuida muito o horário. Viajei de low-cost, não lembro o aeroporto (não era o principal né), e as filas de segurança e tal no dia eram ABSURDAS, cheguei lá com muita antecedência e mesmo assim foi um estresse do caralho pra não perder o voo.

Na cidade, andar nos ônibus aqueles de dois andares é meio que programa turístico obrigatório, mas foge disso nos horários de pico, pois tu vai ficar horas preso no trânsito e isso não é divertido nem quando se está turistando em Londres. Metrô é sempre a melhor opção para ir de um ponto a outro, ônibus (em horários não de pico) é a opção mais bonita, que te deixa curtir a cidade e tal. Recomendo misturar os dois conforme teu tempo/distância/horário - aliás, isso vale para as outras cidades também.

Em Londres, fiquei quatro dias inteiros. Também foi muito pouco para alguém que curte programas culturais e museus e tal. Tive que deixar muita coisa de fora da lista, é uma cidade que sinto que faltou ver muita coisa. Deveria ter ficado no mínimo mais dois ou três, mas como tava de favor por lá não tive essa opção.

Guia de Londres:

Museus: Natural History e Science são obrigatórios (fui 4x em cada haha), o Victoria & Alberts acho pouco interessante, o British Museum é bom também mas gosto mais dos dois primeiros (a parte de moedas/cédulas nesse é muito boa) e a National Art Gallery (não sou grande apreciador de arte, mas é de graça e tem uns quadros famosos como o Van Gogh, tinha uma tela do Da Vinci...). O museu de cera (Madame Tussaud) é um negócio diferente, eu fui uma vez, mas não voltaria.

Passeios em cidades próximas: fiz o de Stonehenge, é um negócio diferente, mas saiu meio caro (acho que umas 80 libras).

Pontos turísticos: os clássico em Wetminster (Big Bang, Parlamento, London Eye...), Tower Bridge, Greenpark, Palácio de Buckingham, Hyde Park (se for no final do ano tem um parque muito legal, que imita as Christmas Fair da Alemanha).

Outra coisa que dá para fazer é quando for na O2 Arena para almoçar no Jimmy's no final de semana, depois dá para pegar o bondinho da Emirates (acho que eles se foderam nessa haha).

Transporte: em Londres é excelente, e chega a ser divertido andar nos metrôs, trens de superfície/DLR (não tem motorista e dá para sentar no primeiro vagão haha), mesmo os ônibus...

Compras:

1) Na Picadilly Circus tem uma loja de artigos esportivos enorme chamada Lillywhites, vai ter muita coisa barata das marcas de lá (Lonsdale e Everlast) e com sorte acha algumas camisas de time ou outras coisas (lembro de ter comprado um moletom da Nike por 19 libras, numa época que a libra era menos que 3 haha).
2) Procure a TK Maxx (tem uma na Tottenham Court Road, mas jogando no Google acha outras), consegue achar muita coisa legal por preços excelentes, mas tem que ter paciência para achar nas araras infinitas haha.
3) Tem uma loja chamada "Poundland" que é tudo por 1 libra, só que ao contrário do nosso R$1.99 de antigamente tem muita coisa boa e legal (vale nem que seja pra comprar uns chocolates haha), eu costumava ir em uma perto da estação de Hammersmith.
4) Só lembro de ter ido em um outlet que fica ao lado do estádio de Wembley se não me engano, maaaas, achei pouca coisa barata lá. Pelo que me lembro só mala e chocolate da Lindt. Ma fiquei pouco tempo.

Pizza: Gosto muito da Papa John's, principalmente a Double Pepperoni (mas acho que só por entrega ou indo até o local pegar).
Hamburger: Gourmet Burger Kitchen (GBK) é clássico. E agora tem o Five Guys (que é provavelmente a melhor rede dos EUA).
Comida Indiana: Khan's tem um Butter Chicken sensacional. O Butter Chicken e o Chicken Tikka Masala que tem no buffet do Jimmy's são excelentes também.
Guloseimas: gosto do cookie da Millie's (mas p/ quem mora em SP não é melhor que o Mr Cheney haha) e os donuts da Krispy Kreme são excelentes.
Sorvete: se for passear pela região da estação de Liverpool tem uma loja do Haagen Dazs que dá para almoçar um dia (nada como um Brownie Explosion no almoço), tem sorveterias do Ben&Jerrys também.
Shopping: o Westfield anexo ao Pq. Olímpico (feito para as Olimpíadas) é bizarramente lotado e o outro Westfield tem muita loja cara (a única coisa divertida é ir na loja do lego comprar um balde que você pode botar tudo que conseguir enfiar dentro por 5 libras hahaha).

Fora isso tem muitos pubs, mas não lembro de nenhum exatamente hahaha.
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só sei que lendo os depoimentos de vocês (de quem foi e de quem vai), me deu muita inveja! hahaha.

A minha condição financeira é inversamente proporcional à minha vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2016 at 18:10, (SPFC)Coach disse:

Fala, rapaziada!

Tô planejando uma viagem pela Europa pra 2018 e bateu a curiosidade de conversar com alguém que já passou por isso (ou pretende ir e também já pesquisou bastante). 

Alguém ae fez o mesmo? Minha ideia é começar por Londres, passar por Liverpool e Manchester, seguir pra Paris e fechar com Barcelona. Obviamente, não vai poder faltar visitar os estádios principais de cada uma das cidades hahaha 

Quem já foi, poderia relatar gastos e tal? 

Abração

Cara, quanto ao roteiro que você planejou, tenho algumas observações pra te fazer.

Liverpool e Manchester não tem muuuuita coisa pra fazer. Diria que você ficando 3 dias NAS DUAS é mais que suficiente.

Já as outras três tem MUITA coisa pra fazer. Então é realmente indicado você já ter bastante ideia do que você quer fazer por lá.

Fiquei em Paris por 4 dias e sinto que não conheci nada da cidade pois, infelizmente, choveu durante os 4 dias (isso modifica muito os planos).

Já Londres eu tive mais tempo pra conhecer, então já peguei inverno e verão lá. É uma cidade que não para, então a chance de você ficar em dúvida do que fazer por lá é alta haha

Barcelona mesma ideia, fiquei 4 dias mas felizmente peguei sol em todos. Foi uma das viagens mais divertidas que fiz.

 

Já que você vai estar em Barcelona, poderia visitar algumas outras cidades a oeste que também sigam pela costa, como Malaga, Granada (sensacional) e Sevilla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pra ver como as opiniões mudam: tenho concepções um pouco diferentes da galera hahahah

Visitei Madri, Toledo (cidade espanhola de castelos), Bilbao, Barcelona, Paris e Amsterdam. Sem dúvida NENHUMA, a que mais gostei foi Barcelona, e a que mais me depecionei, Amsterdam.

Barcelona é um lugar mágico. Não tenho palavras pra descrever Monteijuc e o Camp Nou. Tive uma extrema sensação de segurança ao andar pelas ruas e pegar o metrô de madrugada  - fiz isso em três dos quatro dias que passei de lá. Transporte público barato e completo, me contemplou bastante (só o Camp Nou que é meio afastado).

Já em Amsterdam foi o contrário: achei o transporte público ridículo e caro. Se baseia naqueles trams (bondes), que simplesmente param de passar a partir de (se nao me engano) 00h e não contemplam toda a cidade. Muito difícil visitar diferentes regiões.... taxis sao inexistentes. Aluguel de bikes é caríssimo, apesar de, pelo menos pra mim, ter sido uma opçao descartada logo de cara devido ao que o amigo acima mencionou. Aqueles caras sao loucos, LOUCOS. 

Não sei se eu que sou burro ou mal informado, mas fui obrigado a fazer 80% do deslocamento em Amsterdam a pé. Além disso, me senti  bastante inseguro pra andar por ali a noite, apesar de um brasileiro que mora lá que conheci na viagem ter dito que a polícia tem pleno controle de todas as regiões da cidade. Achei o Red Light District, um dos lugares que mais me empolgava conhecer, uma bela de uma bosta. A comida era cara - mesmo garimpando. Por outro lado, gostei bastante da Heinekenn Experience e as pessoas são extremamente gentis, educadas e simpáticas (apesar de - vale frisar novamente - loucas). Infelizmente, não tive tempo de visitar a Casa da Anne Frank, mas parece ser um museu sensacional, também.

Paris é uma puta cidade massa. Lugar enorme e com MUITA coisa pra fazer e visitar, coisa de 1 semana. Fiquei hospedado em uma kitnet próximo à torre Eiffel, alugada à preço de banana, e fiz 100% do deslocamento na cidade de bicicleta. Vale MUITO a pena fazer isso! Paris é uma cidade muito fácil de se localizar e bem plana. JAo contrário da galera, foi o lugar em toda a Europa que mais comi barato; uma bandeja grande lotada de batata e frango (que eram a cara do agrotóxico, mas tudo bem), que servia bem duas pessoas famintas, custava TRÊS euros. Tive uma boa sensaçao de segurança, rodando por lá de madrugada sem passar perto de nenhum incidente, mas talvez seja porque eu estava na região central: uma brasileira que conheci por lá, que se hospedou em um hotel no subúrbio, teve uma opinião totalmente contrária.

Não entre no Louvre se não for pra passar o dia lá e não caia nos golpes toscos que tentam dar na rua, pelo amor de Deus. Sobre o metrô, quase não usei pq fiz tudo de bike, mas nas duas vezes que precisei me deixou na mão: tanto pra ir pro aeroporto, como pra ir pra estaçao de onibus.

A proposito, até hoje fiz todos os deslocamentos na Europa de onibus e não foram baratos. Paris-Amsterdam, por exemplo, foi 30 euros ida e volta - pela Megabus, o mais barato que encontrei após longa pesquisa (comprei no brasil com 1 mes de antecedencia - o que eh pouco, talvez seja isso). Trem eu nunca cogito; sempre muito caro. Avião, fiz pesquisas minuciosas também, os preços das passagens eram até baratos mas chegava as taxas e pulava pra coisa de 500 reais. Passem o gabarito aê!

No mais, também gostei de Madri, apesar de ter considerado Barcelona superior em todos os aspectos. Bilbao eh uma cidade show tbm - pra quem gosta de artes, um prato cheio.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2016 at 09:10, Darknite disse:

Só sei que lendo os depoimentos de vocês (de quem foi e de quem vai), me deu muita inveja! hahaha.

A minha condição financeira é inversamente proporcional à minha vontade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Bernardo13 disse:

pra ver como as opiniões mudam: tenho concepções um pouco diferentes da galera hahahah

Visitei Madri, Toledo (cidade espanhola de castelos), Bilbao, Barcelona, Paris e Amsterdam. Sem dúvida NENHUMA, a que mais gostei foi Barcelona, e a que mais me depecionei, Amsterdam.

Barcelona é um lugar mágico. Não tenho palavras pra descrever Monteijuc e o Camp Nou. Tive uma extrema sensação de segurança ao andar pelas ruas e pegar o metrô de madrugada  - fiz isso em três dos quatro dias que passei de lá. Transporte público barato e completo, me contemplou bastante (só o Camp Nou que é meio afastado).

Já em Amsterdam foi o contrário: achei o transporte público ridículo e caro. Se baseia naqueles trams (bondes), que simplesmente param de passar a partir de (se nao me engano) 00h e não contemplam toda a cidade. Muito difícil visitar diferentes regiões.... taxis sao inexistentes. Aluguel de bikes é caríssimo, apesar de, pelo menos pra mim, ter sido uma opçao descartada logo de cara devido ao que o amigo acima mencionou. Aqueles caras sao loucos, LOUCOS. 

Não sei se eu que sou burro ou mal informado, mas fui obrigado a fazer 80% do deslocamento em Amsterdam a pé. Além disso, me senti  bastante inseguro pra andar por ali a noite, apesar de um brasileiro que mora lá que conheci na viagem ter dito que a polícia tem pleno controle de todas as regiões da cidade. Achei o Red Light District, um dos lugares que mais me empolgava conhecer, uma bela de uma bosta. A comida era cara - mesmo garimpando. Por outro lado, gostei bastante da Heinekenn Experience e as pessoas são extremamente gentis, educadas e simpáticas (apesar de - vale frisar novamente - loucas). Infelizmente, não tive tempo de visitar a Casa da Anne Frank, mas parece ser um museu sensacional, também.

Paris é uma puta cidade massa. Lugar enorme e com MUITA coisa pra fazer e visitar, coisa de 1 semana. Fiquei hospedado em uma kitnet próximo à torre Eiffel, alugada à preço de banana, e fiz 100% do deslocamento na cidade de bicicleta. Vale MUITO a pena fazer isso! Paris é uma cidade muito fácil de se localizar e bem plana. JAo contrário da galera, foi o lugar em toda a Europa que mais comi barato; uma bandeja grande lotada de batata e frango (que eram a cara do agrotóxico, mas tudo bem), que servia bem duas pessoas famintas, custava TRÊS euros. Tive uma boa sensaçao de segurança, rodando por lá de madrugada sem passar perto de nenhum incidente, mas talvez seja porque eu estava na região central: uma brasileira que conheci por lá, que se hospedou em um hotel no subúrbio, teve uma opinião totalmente contrária.

Não entre no Louvre se não for pra passar o dia lá e não caia nos golpes toscos que tentam dar na rua, pelo amor de Deus. Sobre o metrô, quase não usei pq fiz tudo de bike, mas nas duas vezes que precisei me deixou na mão: tanto pra ir pro aeroporto, como pra ir pra estaçao de onibus.

A proposito, até hoje fiz todos os deslocamentos na Europa de onibus e não foram baratos. Paris-Amsterdam, por exemplo, foi 30 euros ida e volta - pela Megabus, o mais barato que encontrei após longa pesquisa (comprei no brasil com 1 mes de antecedencia - o que eh pouco, talvez seja isso). Trem eu nunca cogito; sempre muito caro. Avião, fiz pesquisas minuciosas também, os preços das passagens eram até baratos mas chegava as taxas e pulava pra coisa de 500 reais. Passem o gabarito aê!

No mais, também gostei de Madri, apesar de ter considerado Barcelona superior em todos os aspectos. Bilbao eh uma cidade show tbm - pra quem gosta de artes, um prato cheio.

 

 

 

 

Quanto tu pagou pelo aluguel da bike?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2016 at 13:30, (SPFC)Coach disse:

Quanto tu pagou pelo aluguel da bike?

Peguei de graça.. o dono do ap que fiquei em paris mora lá e tem daqueles cartões anuais, e aí me emprestou pq não ia usar no tempo que eu ficaria por lá (ia viajar pra outro país). Mas lembro que é muito, muito barato, acho q menos de 2 euros por dia (em Amsterdam era, se não me engano, 25). São daquelas bikes rotativas, tipo itaú... O problema é que vc pode ficar com ela no máximo 30min, tendo que devolve-la à uma das muitas estações espalhadas pela cidade antes desse tempo ou pagar multa. Pode pega-la logo em seguida e repetir isso infinitamente, mas tem que fazer esse procedimento se quiser ficar com ela por mto tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Mas @Bernardo13, se for ver pela distância Paris-Amsterdam ida e volta por 30 euros fica até barato, não?

Tava pensando em fazer mochilão esse ano com a Worldpackers, alguém já fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma pesquisa no airbnb também. Você acha boas opções com bons preços.

Agora, se você quiser viajar pela Europa e não gastar muito, pense seriamente no Leste Europeu. Eu morei na Rússia. Viajei bastante pelo país, praticamente de ponta a ponta. Dificilmente você vai pagar caro por comida e hospedagem. Na Croácia há roteiros fantásticos que você faz alugando um carro. Sai muito barato, te dá comodidade e você aproveita melhor o tempo da viagem. Se gostar de balada, na Polônia, Hungria e Ucrânia você pega baladas a 2 euros.

Ah, e as mulheres do Leste Europeu são beeeeem mais fáceis. Sem brincadeira, muitas meninas de 18, 19 procuram o príncipe do ocidente que vai tirar elas de lá. Na Rússia e na Ucrânia a quantidade de mulheres lindas é absurdamente maior que nos outros lugares.

Tem os contras, tipo, nenhum Real Madrid, Barcelona, Liverpool pra você ver um jogo... Acho que deve ser a região com o maior número de golpistas no mundo... Você até acha coisas legais e diferentes pra comer, mas é muito longe da gastronomia italiana ou francesa. Na verdade, pra comer, eu não troco o Brasil por nenhum lugar do mundo.

Acho que se você for com grana contada, aproveitará muito mais no Leste Europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprei as passagens mês passado, vou em março. Vai ficar assim:

Dia 14: Guarulhos > Londres

Dia 15: Chego em Londres na parte da manhã

Dia 16: Londres

Dia 17: Londres

Dia 18: Londres

Dia 19: Londres

Dia 20: Londres

Dia 21: Londres > Amsterdam no final da tarde, chego em Amsterdam por volta das 20h (encontrei passagem por R$ 40 + taxa de embarque pela KLM)

Dia 22: Amsterdam

Dia 23: Amsterdam

Dia 24: Amsterdam

Dia 25: Amsterdam

Dia 26: Amsterdam > Paris de trem, chego em Paris a tarde, por volta das 16h

Dia 27: Paris

Dia 28: Paris

Dia 29: Paris > Guarulhos na parte da noite

 

Algumas dicas do que fazer? Principalmente a noite, já que de dia é tudo meio que manjado, tipo os principais pontos turísticos e tal. Tô vendo em Londres e Amsterdam de fazer os famosos Pub Crawls. Paris pelo que vi a noite é bem porcaria e caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bruno Nascimento
      Por Bruno Nascimento
      Boa noite! Começando um save que me promete muito trabalho e muitas horas.

      Pegando a moda de grupos empresariais que tem vários times, resolvi trazer uma ideia parecida pro FM. 

      1ª Temporada >  Adicionar Um treinador desempregado com moral global e licença Pró (o mais top) pra ser o Primo Rico da Família. O Time que assumir vai ser o time 01
      2ª Temporada > Adiciona OUTRO treinador desempregado com a moral mediana. assim que assumir um time teremos o time 02
      3ª Temporada> Adicionar OUTRO treinador com moral marginal e sem licença desempregado tbm. o time que assumir temo o primo pobre da Família.

      e por ai vai se der coragem de assumir mais times sempre adicionando 1 treinador a mais por temporada.

      Admito que alguns momentos com os times montados vai precisar por de férias cravando a tática e escalação pra conseguir dar tempo de arrumar todas as casa. MASS é assim tbm nos grupos de times, os donos não são 100% focados só em 1 time. Logo vou ter que ter uma comissão técnica a altura de umas férias de vez em quando.

      Quem Animar Acompanhar da um Sinal ai que dou continuidade.
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Os verdadeiros nerds do esporte bretão conhecem o nome de Eric Cantona. Talvez não sua história por completo, mas suas loucuras dentro de campo. Mais conhecido pela voadora no torcedor racista ou então pela língua afiada na Europa após sua aposentadoria, o ídolo do Manchester United teve seu início em um clube pequeno chamado Auxerre. E desde lá, já mostrava a rebeldia que tanto amamos e que falta no futebol moderno.
       

      A moda das "vintage shirt" ou "retro jersey" está na moda. Confesso que sou novo, mas essa do Auxerre, sempre me pegou muito. Lembra um pouco aquela mística da Fiorentina com a Nintendo. Ah, óbvio, se você é contra jogadores todos tatuados, usando luva, cabelo descolorido e etc etc... A culpa toda é de um dos pioneiros, senão o primeiro: Djibril Cissé. A grande promessa francesa que não conseguiu vingar nos grandes palcos, mas na "Ligue Ã" deitava e rolava.
       

      Auxerre ficou mais de 11 anos sem frequentar a primeira divisão até subir ano passado. Em 2022/2023, a torcida pode comemorar finalmente a subida mas durou pouco. Pois logo foram rebaixados. Porém, enquanto escrevo este texto, estão em 2º colocado e brigando para subir novamente. Imagina a paciência do torcedor do clube?
      Se você pensou que este senhor carismático da foto é apenas um torcedor, está enganado. Ele tem documentário e tudo. Chama-se Guy Roux e você terá de superá-lo nesse desafio, pois ele transformou o Auxerre de um time amador para um clube campeão na França, revelando inúmeros jogadores famosos. De Cantona à Cissé, de Sagna à Mexes. As categorias de base do clube são sensacionais.
       
      Vamos de leitura?
      - A cidadezinha, a lenda no banco, a reviravolta: 25 anos do fantástico título do Auxerre no Campeonato Francês;
      - Jogadores atuais e aposentados formados no clube, a quantidade de atletas de elite surpreende;
      - Os 80 anos de Guy Roux, a lenda que treinou o Auxerre por mais de quatro décadas;
      - Auxerre: Do nada ao topo, pelas mãos de um homem;
      - Craque Imortal - Cantona.
    • Banton
      Por Banton
      Brasil, Bola de Ouro, Exército e Elvis Presley, o que tudo isso tem haver?
       
      Brasil:
      Ao todo em sua história, 25 jogadores brasileiros vestiram a camisa do clube. O Brasil é o país com a maior quantidade de estrangeiros passadas no campeonato búlgaro quanto no time. Atualmente tem um único nome que é o Gustavo Busatto. O jogador tupiniquim com mais gols é Fernando Karanga (Naturalizou-se búlgaro) com 31 gols.
      Está liberado no save:
      Contratar muitos jogadores brasileiros para a equipe; Trazer "funções brasileiras" na tática como o Ala Completo [arquétipo "Brazilian Fullback"] e o Segundo Volante por exemplo; Ser uma porta de entrada para atletas brazucas na Europa como o Shakthar Donestk faz. Bola de Ouro:
      O CSKA-Sofia é clube formador de grandes talentos, dentre eles, está Hrsto Stoichkov - ganhador do prêmio "Bola de Ouro" em 1994, atuando pelo Barcelona. A conexão com o Brasil é tão grande, que posteriormente, Romário e Stoichkov dividem os grandes palcos na Catalunha.
      Além do maior jogador da história da Bulgária e detentor de uma estátua de bronze na instituição, o time também revelou ao mundo um dos grandes jogadores dos anos 2000, o atacante Dimitar Berbatov - Um dos jogadores mais subestimados do século.
      Tente no save:
      Revelar um ou vários miúdos maravilhas ao futebol e trazer de volta a Bulgária para o cenário esportivo; Utilizar a função Trequartista na tática em homenagem aos dois grandes talentos revelados no clube. Elvis Presley e Exército Búlgaro:
      A torcida entoa um trecho da música "It's Now or Never" da lenda americana do Rock quando os jogadores entram em campo - Isso aqui só foi para chamar atenção da leitura;
      Uma curiosidade que eu não sabia é que CSKA significa "Central Sports Klub Army" ou seja, as equipes que carregam este nome, são clubes do exército.
      Sugestão no save:
      Contratar apenas jogadores búlgaros; Utilizar apenas as categorias de base. A passagem de Hrsto Stoichkov no Barcelona certamente trouxe aprendizados. Assim como Johan Cruijff levou a cultura do Ajax para à Catalunha, será sua vez de fazer o mesmo, agora no esquecido país do leste europeu. UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
×
×
  • Criar Novo...