Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

País Basco: A história de um povo


LC

Posts Recomendados

ixKFGsc.png

 

PAÍS BASCO: A HISTÓRIA DE UM POVO.


8kDdmnc.jpg
Aeroporto de Bilbao – País Basco - Espanha


“ Começa a anoitecer em San Sebastian. A longa tarde de verão escurece rapidamente sob o véu do “sirimiri”, uma chuva fina e permanente que ensopa as roupas e, por fim, os ossos. Dois engarruçados sobem ao palco que preside ao comício da Henrri Batasuna – Unidade Popular, HB. Queimam duas bandeiras. Uma espanhola e outra francesa. O ritual, que antecede os discursos, surpreende os fotógrafos menos precavidos. Celebradas as palavras de ordem do último orador, a assistência ergue o punho direito e inicia um segundo momento ritualista, entoando o “Eusko Gudariak”, hino dos combatentes bascos. De repente, em uníssono, milhares de gargantas soltam um arrepiante grito contínuo e modulado, que acompanha a música e as palavras. O “irrintzi” é um grito trágico, remoto e perturbador que parece arrancado as entranhas de um antiquíssimo e inacessível mistério. De semelhante, talvez haja apenas para lhe comparar os gritos cerimoniais das mulheres árabes. Ou, mais sintonizados  com o conhecimento comum, os gritos característicos das tribos índias americanas. Quem algum dia o escutou percebe por razão a historiografia basca chama ao povo de Euskadi, “os índios da Europa”.
   Recuar no tempo através desse grito insólito, devolver-nós-á uma imagem de imemorial crueldade. Fosse em nome do bom Deus, em prol do “Estado uno e forte”, ou da Democracia Ocidental, a verdade é que aos “índios da Europa” raramente bastou calar o seu grito. Pela violência, a assimilação, ou de outra forma qualquer, com pretextos diversos e em graus diferentes, o lento passar dos séculos foi-lhes invariavelmente adverso, quanto á sua língua, território, cultura e, consequentemente, no que diz respeito, até, ás suas próprias opções de cidadânia.”
EUSKADI: A guerra desconhecida dos Bascos – RUI FERREIRA

Esse texto é parte do  livro que ganhei em 2009 de um amigo de Lisboa, Portugal. Joaquim Cycle é torcedor do Sporting e  tem o Athlétic como um 2º clube.  Algumas pessoas acham que o povo basco é composto por terroristas por causa da Euskadi Ta Askatasuna. Tinha um amigo que por pouco não deixou de ser meu amigo por causa de um comentário infeliz sobre o Athlétic. Ele recriminou  a forma de como o Athlétic só contrata jogadores de origem basca e que no mundo globalizado de hoje é um retrocesso. Ledo engano meus amigos. Isso é uma forma de mantermos nossa unidade, nossa nacionalidade, pois até mesmo nas escola é proibido ensinar Euskara, a língua basca. Não vou entrar na parte política da situação, apesar de que as vezes é deveras necessário para poder explicar o nosso povo, a nossa nação. Meu bisabuelo era basco e foi morar ainda jovem no Brasil. Se encantou por uma bela morena carioca e o restante é óbvio. Sou casado e tenho duas filhas, que procuro ensinar  as origens da nossa família. Sou Basco e me orgulho disso. Somos um povo alegre e amigável e que amamos o futebol. Em termos de clubes Bascos existem pelo menos mais de 20 clubes, sendo que os mais famosos são: Athlétic Club Bilbao, Real Sociedad, CA Osasuna, SD Eibar, Deportivo Alavés, Barakaldo CF, CD Baskônia e Club Portugalet. Já treinei alguns desses, menos Real Sociedad por que detesto. É questão de torcedor. Hoje estou em Bilbao para uma palestra sobre os times Bascos na Liga da Espanha. Algumas pessoas  falam sobre eu ser um Basco, pois muitos pensavam que eu era um espanhol que mora em Nottingham. Vou aproveitar o espaço e falar sobre a cultura, as comidas e principalmente do futebol basco. Farei o possível para não enveredar para o lado político.

• - Boa noite a todos e vamos começar a palestra com uma frase de Victor Hugo: " Um Basco não é Francês. Não é Espanhol. É simplesmente um Basco."

 

 

PS: Save a espera do FM 2017 e que aos poucos vou falar sobre os clubes Bascos e claro que vai ser FM+Texto. Aguardem e continuem acompanhando e sobretudo comentando o save.


iWLTJg8.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 448
  • Criado
  • Última resposta

Vou acompanhar o save, mas vou ser sincero, não tenho muita simpatia pelos times "bascos"(Athletic Bilbao, Real Sociedade), acho esses times meios retranqueiros e um pouco antigos. Deve ser porque no Pro Evolution Soccer eu era meio que um Freguês do Athletic Bilbao, e o Aduriz metia um gol de cabeça quase sempre e eu me tomava de raiva  kk.

Mas quanto ao povo, não acompanho muito não, mas a minha opinião é que junto com os Catalães, os movimentos separatistas deêm certo(mas como acontece com o Monaco, que joga a liga francesa, sendo de outro país, ou com o Swansea, que é de galês, o Barcelona, o próprio Bilbao joguem a La Liga mesmo sendo de outros países).

Mas como é um save do @LC, sei que vai vir coisa boa.

Sei como é ter orgulho de ser de um povo, uma raça, Venho de Alemães e Portugueses, esses últimos creio eu que sejam da Região da Madeira.

Boa Sorte aí, meu amigo. Acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ari Cesar disse:

Bela introdução! 

Aguardando o desenrolar do save e curioso para saber sobre os clubes bascos.

Boa sorte.

 

Obrigado por acompanhar e sempre comentar os meus  saves. Aos poucos vou falando sobre alguns clubes e misturando com informações sobre o Povo Basco e também vai ter aquele suspense sobre o clube ou clubes que devo treinar.

 

1 hora atrás, MitoMitológico disse:

Vou acompanhar o save, mas vou ser sincero, não tenho muita simpatia pelos times "bascos"(Athletic Bilbao, Real Sociedade), acho esses times meios retranqueiros e um pouco antigos. Deve ser porque no Pro Evolution Soccer eu era meio que um Freguês do Athletic Bilbao, e o Aduriz metia um gol de cabeça quase sempre e eu me tomava de raiva  kk.

Mas quanto ao povo, não acompanho muito não, mas a minha opinião é que junto com os Catalães, os movimentos separatistas deêm certo(mas como acontece com o Monaco, que joga a liga francesa, sendo de outro país, ou com o Swansea, que é de galês, o Barcelona, o próprio Bilbao joguem a La Liga mesmo sendo de outros países).

Mas como é um save do @LC, sei que vai vir coisa boa.

Sei como é ter orgulho de ser de um povo, uma raça, Venho de Alemães e Portugueses, esses últimos creio eu que sejam da Região da Madeira.

Boa Sorte aí, meu amigo. Acompanhando.

Tá explicado porque tu não gosta dos times bascos. Culpa do Aduriz.kkkk. Já era para eu ter feito esse tipo de save no FM2014, mas sempre existe tempo para que possamos realizar algo.Gostaria sim que tanto a Catalunha, quanto o País Basco fossem reconhecidos e até mesmo que continuassem  na Federação Espanhola, mas acho difícil de acontecer.Valeu por acompanhar e comentar meus saves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to País Basco: A história de um povo.

Caro @LC, será um enorme prazer acompanhar mais esse save seu, ainda mais por colocar em questão as particularidades bascas que reconheço que desconheço bastante.

Em relação ao caso do Athletic Bilbao, até acho válido querer apenas bascos em seus elencos, pois consegue mostrar duas situações: a primeira, por servir como agente de preservação da cultura basca; já a segunda, por provar que é possível manter um elenco competitivo apenas com jogadores de uma nacionalidade, bastando, para isso, um ótimo trabalho de formação. Os clubes ingleses deveriam aprender não somente com o Athletic, mas também com o Chivas de Guadalajara, que mantém também a tradição de manter apenas jogadores mexicanos em seu elenco (pelo menos, acredito que ainda se mantém assim, corrijam-me se eu estiver enganado).

Já em relação a situação separatista, confesso que não sou totalmente a favor da situação separatista, até porque creio que tanto a França, quanto a Espanha, mantém certa autonomia para os bascos. Corrijam-me caso eu esteja errado em relação a isso também. Mas, de maneira nenhuma, ficaria triste pela hipotética criação de uma Nação Basca Livre.

Enfim, ficarei aguardando por mais atualizações desta, e certamente será mais um aprendizado não só futebolístico, como também histórico e cultural de um povo que só quer manter suas tradições intactas e preservadas. Bom fim de semana e ótima estadia em Bilbao!

Nota: tenho uma prima que mora há quase 20 anos nas proximidades de San Sebastián. Por isso, mais um motivo para saber mais sobre os bascos, para saber se ela está bem situada e bem tratada! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Corto Maltese disse:

Caro @LC, será um enorme prazer acompanhar mais esse save seu, ainda mais por colocar em questão as particularidades bascas que reconheço que desconheço bastante.

Em relação ao caso do Athletic Bilbao, até acho válido querer apenas bascos em seus elencos, pois consegue mostrar duas situações: a primeira, por servir como agente de preservação da cultura basca; já a segunda, por provar que é possível manter um elenco competitivo apenas com jogadores de uma nacionalidade, bastando, para isso, um ótimo trabalho de formação. Os clubes ingleses deveriam aprender não somente com o Athletic, mas também com o Chivas de Guadalajara, que mantém também a tradição de manter apenas jogadores mexicanos em seu elenco (pelo menos, acredito que ainda se mantém assim, corrijam-me se eu estiver enganado).

Já em relação a situação separatista, confesso que não sou totalmente a favor da situação separatista, até porque creio que tanto a França, quanto a Espanha, mantém certa autonomia para os bascos. Corrijam-me caso eu esteja errado em relação a isso também. Mas, de maneira nenhuma, ficaria triste pela hipotética criação de uma Nação Basca Livre.

Enfim, ficarei aguardando por mais atualizações desta, e certamente será mais um aprendizado não só futebolístico, como também histórico e cultural de um povo que só quer manter suas tradições intactas e preservadas. Bom fim de semana e ótima estadia em Bilbao!

Nota: tenho uma prima que mora há quase 20 anos nas proximidades de San Sebastián. Por isso, mais um motivo para saber mais sobre os bascos, para saber se ela está bem situada e bem tratada! :-)

 

Valeu por sempre acompanhar meus saves e principalmente comenta-los. Continue acompanhando e saberá mais um pouco da cultura, comida e principalmente do Futebol Basco e seus representantes. Quanto ao movimento separatista,País Basco e Catalunha, continuam fortes,tarnto que foram multados, Barcelona e Athlétic, por vaias ao hino espanhol:

" A Comissão Antiviolência da Espanha decidiu pela aplicação de uma multa de 66 mil euros (cerca de R$ 246 mil) ao Barcelona devido às vaias feitas pela sua torcida ao hino espanhol durante a final da Copa do Rei, no dia 30 de maio, contra o Athletic Bilbao no Camp Nou.

O protesto foi impulsionado pela onda separatista da Catalunha e do País Basco, regiões da Espanha que historicamente buscam a independência da Coroa Espanhola. As duas equipes representam a luta política de ambos os estados no campo do futebol, especialmente o Bilbao, clube no qual somente atuam jogadores nascidos ou descendentes de bascos.

Pela contribuição de sua torcida com o protesto, o time basco também foi multado em 18 mil euros (R$ 67 mil) por ‘falta de ação e colaboração". A Federação Espanhola também não ficou de fora, e terá de desembolsar a bagatela de 123 mil euros (R$ 458 mil) como organizadora e responsável pela partida.

Além disso, as onze organizações separatistas do País Basco e da Catalunha que apoiaram o protesto também foram punidas com 70 mil euros (R$ 260 mil). A Catalunya Acció, idealizadora das vaias, pagará 100 mil euros (R$ 372 mil) "

Após o fim da violência separatista anunciada  pela Euskadi Ta Askatassuna, houve uma melhora nas relações institucionais, mas a vontade separatista do País basco continua forte, tanto que existe um movimento político muito forte entre deputados bascos para tentar buscar um referndo do povo basco, mas que é duramente combatido pela parlamento espanhol. Isso é só uma palhinha do que acontece Se  deixar eu escrevo 3 páginas sobre o que penso, mas aqui é mais um espaço para FM  e a parte política eu devo dar apenas uma pincelada.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LC primeira vez que "pego" um Save seu do começo.

Que banner legal. Vc que fez?

Minhas ideias loucas sobre um time com jogadores de uma só região

Spoiler

 

Rapaz, nesses últimos dias me peguei pensando sobre as ideias de alguns Saves daqui do fórum que tem como objetivo nacionalizar um clube. Pensei se isso não seria um tipo de nacionalismo exagerado (claro, que trazendo a ficção para o mundo real) e qt isso não podia pegar mal pro mundo se não tivesse razões realmente sinceras.

Daí, abri a discussão (comigo mesmo, kkk) pra questão do Athlétic. Não sei se eh assim ainda, mas, qd era moleque, 13-14 anos, fiquei sabendo que o Bilbao só possuía jogadores Bascos. Na época, isso me gerou um sentimento de estranheza pq pensei: "Como eles conseguem montar um time competitivo só com jogadores de lá (ou com alguma ligação, pq acho que a ligação de parentesco tb conta neh?!)?"

Enfim, acabei encerrando meus pensamentos com um pé atrás em relação a essa nacionalização, entendendo que este seria um critério muito excludente que privaria atletas que são realmente apaixonados por um clube de poder defender sua camisa por conta de uma não descendência sanguínea.

Entendo a questão política que envolve o País Basco, mas, fico imaginando se a Audi, por exemplo, só passar a contratar alemães e começar a excluir pessoas apenas pq não são alemães ou que não tenham nenhum parente alemão? Isso não pegaria mal? Os caras querem ganhar dinheiro de todo mundo (no caso do futebol, querem ganhar títulos, serem vistos e adorados por torcedores de todo o mundo), mas, só aceitam gente de sua região.

Sei lá, é uma ideia bem conturbada minha, mas, acho que vale a pena amadurecer pra não fazer julgamentos infundados neh?!

 

Bom, no aguardo de novas atualizações.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Seo Beraldo disse:

Simpatizo com a regiao e com os times Bascos!

Boa sorte!

 

Obrigado Seo Beraldo. Continue acompanhando e logo eu devo informar o clube escolhido.

 

11 minutos atrás, Henrique M. disse:

Boa sorte.

Valeu Henrique.

44 minutos atrás, Bega Gomes disse:

@LC primeira vez que "pego" um Save seu do começo.

Que banner legal. Vc que fez?

Minhas ideias loucas sobre um time com jogadores de uma só região

  Ocultar conteúdo

 

Rapaz, nesses últimos dias me peguei pensando sobre as ideias de alguns Saves daqui do fórum que tem como objetivo nacionalizar um clube. Pensei se isso não seria um tipo de nacionalismo exagerado (claro, que trazendo a ficção para o mundo real) e qt isso não podia pegar mal pro mundo se não tivesse razões realmente sinceras.

Daí, abri a discussão (comigo mesmo, kkk) pra questão do Athlétic. Não sei se eh assim ainda, mas, qd era moleque, 13-14 anos, fiquei sabendo que o Bilbao só possuía jogadores Bascos. Na época, isso me gerou um sentimento de estranheza pq pensei: "Como eles conseguem montar um time competitivo só com jogadores de lá (ou com alguma ligação, pq acho que a ligação de parentesco tb conta neh?!)?"

Enfim, acabei encerrando meus pensamentos com um pé atrás em relação a essa nacionalização, entendendo que este seria um critério muito excludente que privaria atletas que são realmente apaixonados por um clube de poder defender sua camisa por conta de uma não descendência sanguínea.

Entendo a questão política que envolve o País Basco, mas, fico imaginando se a Audi, por exemplo, só passar a contratar alemães e começar a excluir pessoas apenas pq não são alemães ou que não tenham nenhum parente alemão? Isso não pegaria mal? Os caras querem ganhar dinheiro de todo mundo (no caso do futebol, querem ganhar títulos, serem vistos e adorados por torcedores de todo o mundo), mas, só aceitam gente de sua região.

Sei lá, é uma ideia bem conturbada minha, mas, acho que vale a pena amadurecer pra não fazer julgamentos infundados neh?!

 

Bom, no aguardo de novas atualizações.

Abs.

 

Que bom que apareceu e espero que continue acompanhando o save. O Banner eu que fiz no Photoshopp. Gosto de criar banners  e já até criei alguns para amigos aqui do fórum e de outros fóruns que posto minhas histórias. Quanto a discussão sobre o meu Athlétic contratar jogadores bascos ou de descendência bascas é uma questão cultural de se manter nossas raízes, já que em muitas outras áreas temos sofrido uma certa " espanholização " forçada. Vide este caso:

 

 

Citar

 

RVW5kHj.jpg

Técnico do Eibar abandona coletiva por falar em basco e ganha apoio do Barcelona

 

O técnico Gaizka Garitano, de apenas 39 anos, se tornou notícia na Espanha neste final de semana. À frente do pequeno Eibar, ele tenta manter a equipe do País Basco na primeira divisão nacional a duras penas. A situação, porém, se complicou com a derrota em confronto direto com o Almería, 2 a 0, no domingo passado.

Na entrevista coletiva, Garitano respondeu a uma pergunta feita por um jornalista na língua basca, o que deixou repórteres que cobrem o Almería indignados. O assessor de imprensa, então, explicou que já era tradição que o treinador, primeiramente, responderia em basco e depois iria para o espanhol.Ainda assim, na segunda questão em basco, os jornalistas voltaram a reclamar, e Gaizka Garitano não teve dúvida: se levantou e foi embora do local.O técnico está à frente do Eibar desde 2013 e conseguiu o inédito acesso à elite no ano passado. Nascido em Bilbao, ele atuou como jogador de Athletic e Real Sociedad, os dois expoentes do País Basco na primeira divisão espanhola.A atitude repercutiu por todo o país, e o Barcelona tomou parte do incidente.Segundo o diário Marca, o vice-presidente Carles Vilarrubí, que cuida das questões internacionais e institucionais do clube, enviou uma carta ao Eibar se solidarizando ao treinador, cobrou que a atitude dos jornalistas não se repita e deu apoio à permanência do clube basco na elite do Campeonato Espanhol.O técnico do Barcelona, Luis Enrique, foi questionado em entrevista nesta segunda-feira sobre a situação e também defendeu Gaizka Garitano: "Só faltava ele não poder se expressar na própria língua."Na luta contra a degola, faltando cinco rodadas, o Eibar tem 31 pontos, dois acima da zona do descenso que começa com o Deportivo la Coruña.

 

Não poder se expressar na sua própria língua é inadmissível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

490YV1o.png

 

 

 

iV9v7mY.jpg
Universidade de Bilbao, Bilbao - País Basco

 


Continuando com nossa palestra sobre clubes bascos eu vou falar de 4 nesta primeira parte. Na segunda parte eu começo a falar sobre os 4 melhores clubes bascos na minha visão, sendo que 3 destes clubes eu já treinei.

3hk5Znl.jpg

Club Portugalete: O Club Portugalete é um clube de futebol espanhol,3ª Divisão, situado na cidade de Portugalete, na província de Bizkaia (região do País Basco) fundado em 1909.

Seu estádio é o La Florida, com capacidade para três mil espectadores, inaugurado em 25 de dezembro de 1951.O uniforme principal é formado por camisas ouro com listras pretas, calções pretos e meiões pretos. No momento ocupa a 4ª posição na tabela.


t3TuKR2.jpg

CD Baskonia: Club Deportivo Baskonia, conhecido como Baskonia, é um clube de futebol espanhol, 3ª Divisão, da cidade de Basauri, Biscaia, fundado em 1913. Atualmente disputa a quarta divisão espanhola.Seu nome deriva de uma empresa de siderurgia já extinta da cidade de Basauri. Em 1997 converteu-se em uma segunda filial do Athletic Bilbao, sendo importante na estrutura das divisões de base deste clube.Encontra-se na 13ª colocação na tabela.


ujtJWXT.jpg

Barakaldo CF: Barakaldo Club de Fútbol é um clube de futebol espanhol, 2ª Divisão - Grupo B, fundado em 1917. Sua sede fica em Baracaldo, no País Basco.O estádio do clube se chama Estadio de Lasesarre (também é chamado, por vezes, de Nuevo Lasesarre[, mesmo sendo dito pelo clube que este não é o nome correto). Possui capacidade para 7960 pessoas sentadas. O estádio ocupa uma área de 9.260 m², se incluir as dependências do estádio. O campo possui medidas de 105x68 metros. O estádio foi construído pela empresa espanhola No.mad, sendo Eduardo Arroyo Muñoz o arquiteto principal no processo de formação dele. O projeto começou em setembro de 1999 (as construções começaram em 2001) e o estádio ficou pronto em julho de 2003. O custo total da obra foi de €10.000.000. O estádio foi inaugurado em 30 de setembro de 2003, num amistoso contra o Athletic de Bilbao, que terminou com vitória de 3 a 2. Possue em seu elenco dois bons jogadores,Aitor Ortega Asenjo( Meio campo) e Iker Hernández( Atacante). O primeiro está  emprestado pelo Eibar e o segndo pela Real Sociedad. Ocupa hoje a 4ª colocação na tabela e com chances de jogar os playoffs para a Liga Adelante.


XGjReyH.jpg

Deportivo Alavés: O Deportivo Alavés é um clube de futebol da Espanha, 1ª Divisão. situado na cidade de Vitória, na região do País Basco. Nunca foi campeão da La Liga, tendo como sua melhor classificação um 6º lugar na temporada 1999/2000. Seu estádio é o Estádio Mendizorrotza, construiído em 1924 e que possui capacidade para receber 19.840 torcedores.O Deportivo Alavés nasceu pela afeição ao futebol nas províncias limítrofes, o nome adotado no começo foi Sport Friends até que em 21 de janeiro de 1921 o nome mudou para o que conhecemos atualmente. Desde o dia de sua criação até hoje não são poucas as datas inesquecíveis para este time.Deste modo, o Alavés começou na temporada 1920/21 em que jogou na série B. Seu primeiro presidente foi Hilario Dorado. Na Temporada de 1929/30 conseguiu o esperado acesso à Divisão de Ouro, esta ilusão só durou três temporadas e anos mais tarde se afundou na Terceira Divisão estando a ponto de desaparecer em várias ocasiões.Anos mais tarde a equipe em fim se consolidou na Divisão de Prata do futebol espanhol como um dos clubes mais poderosos da categoria. E pelo time passaram jogadores de grande prestígio como Ortigosa, Valdano, Pavón, Urquía, Uriona e Sánchez Martín, que defenderam na década de 70 a camiseta azul e branca.Seu maior sucesso desportivo aconteceu em 2001, quando no ano de sua estreia na competição europeia, foi finalista da Taça da UEFA contra o Liverpool, sendo derrotado por 5 a 4 com um gol de ouro na prorrogação. Encontra-se em 14º Lugar na Liga, com 10 pontos em 10 jogos.


Obrigado a todos e vamos para uma pausa para o almoço e na parte da tarde nós continuamos.

• - Luiz César?
• - Olá José Gómez. A quanto tempo meu amigo. O que o trás aqui na minha humilde palestra?
• - Vim assistir sua palestra e pelo visto ainda não falou do meu clube.
• - Ainda não. Vou falar a respeito dele na segunda parte da palestra.
• - Fez bem em aceitar ser o palestrante deste Simpósio de Educação Física no Futebol. Quem sabe não sai um novo Guardiola ou um novo  Gaizka Garitano. Por falar no Garitano você viu o que ele fez na coletiva de imprensa? Na entrevista coletiva, Garitano respondeu a uma pergunta feita por um jornalista na língua basca, o que deixou repórteres que cobrem o Almería indignados. O assessor de imprensa, então, explicou que já era tradição que o treinador, primeiramente, responderia em basco e depois iria para o espanhol.Ainda assim, na segunda questão em basco, os jornalistas voltaram a reclamar, e Gaizka Garitano não teve dúvida: se levantou e foi embora do local. Ele está à frente do Eibar desde 2013 e conseguiu o inédito acesso à elite no ano passado. Nascido em Bilbao, ele atuou como jogador de Athletic e Real Sociedad, os dois expoentes do País Basco na primeira divisão espanhola.
• - Eu vi  pelo visto até o Barcelona emitiu um comunicado a respeito do assunto. A atitude dele repercutiu por todo o país, e o Barcelona tomou parte do incidente.O vice-presidente Carles Vilarrubí, que cuida das questões internacionais e institucionais do clube, enviou uma carta ao Eibar se solidarizando ao treinador, cobrou que a atitude dos jornalistas não se repita e deu apoio à permanência do clube basco na elite do Campeonato Espanhol.O técnico do Barcelona, Luis Enrique, foi questionado em entrevista nesta segunda-feira sobre a situação e também defendeu Gaizka Garitano: "Só faltava ele não poder se expressar na própria língua."
• - Ele fez super certo, mas não foi para isso que eu vim conversar com você. Sabe que o clube que represento precisa fazer uma boa campanha na Liga, até mesmo para conseguirmos bons patrocínios,etc. Eu vim te propor um contrato para treinar o clube por 2 anos e podendo ser prorrogado por mais 2. Não precisa responder agora, pois sei que está empenhado em repassar seus conhecimentos a esses jovens. Mas depois eu gostaria de jantar com você para que eu possa detalhar melhor a proposta que tenho em mente.
• - Rapaz eu não sei. Vim a Bilbao apenas para essa palestra e como sabe minha vida esta toda em Nottingham e terei de conversar primeiro com a Lete. Não sei se ela vai gostar muito, mas prometo ouvir sua proposta.Ok?
• - Ok meu amigo. Vou aproveitar e assistir a segunda parte da palestra e ver o que você fala sobre o meu clube.

 


HPOO8Wh.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Henrique M. disse:

Já tentei um save com o Barakaldo por aqui.

 

Sim, eu me lembro deste save. Mas infelizmente não foi muito adiante né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qt a postagem anterior, acho que o grande problema foi que os jornalistas não respeitaram o acordo. Poxa, o certo seria o cara falar primeiro em basco depois em espanhol e vc do nada querer impor uma mudança a isso, pra mim eh uma falta de respeito e educação tremendas. Mas a questão de não "poder" se expressar em sua própria língua não eh algo que me assombra. Já vi em algum lugar que jogadores brasileiros só poderiam responder às perguntas da imprensa na língua do clube, ou seja, tb não podiam se expressar em sua língua materna, porém, o contrato previa isso o que não me fez/faz ver a situação como uma exigência autoritária e desrespeitosa.

Mas digo e repito que compreendo  a situação política e social que envolve o país basco e essa exigência dos jornalistas tem um caráter bem mais pesado, neh?!

Sobre a postagem atual, três times com as mesmas cores? O ouro e preto tem alguma referência histórica com a região? Curti esse mascote do Barakaldo, kkk.

Abs e acompanhando.

edit: Espero que não leve a mal, mas, enqt não temos dados sobre o Save eu vou só divagando sobre questões sócio políticas, kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei das equipes.

O FM possui alguma dessas equipes da 3º divisão? Pergunto porque certamente iria querer uma dessas da 3º divisão para tentar torna-las em potências mundiais.

Acho que tenho toque por equipes pequenas. :1f600:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.

@LC, a história vai ter como base "somente" a abordagem cultural do país basco ou pretende-se trazer aspectos táticos e, ao decorrer do save, irá ser aprofundado o conhecimento sobre os mesmos?

Pergunto isto, pois são poucos os saves aqui da área que trazem uma abordagem tática profunda através da análise. Digamos que sou meio órfão deste tipo de história (hehe), mas se não for este o caso, acompanharei ainda de bom grado tua campanha.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2016 at 21:44, Bega Gomes disse:

Qt a postagem anterior, acho que o grande problema foi que os jornalistas não respeitaram o acordo. Poxa, o certo seria o cara falar primeiro em basco depois em espanhol e vc do nada querer impor uma mudança a isso, pra mim eh uma falta de respeito e educação tremendas. Mas a questão de não "poder" se expressar em sua própria língua não eh algo que me assombra. Já vi em algum lugar que jogadores brasileiros só poderiam responder às perguntas da imprensa na língua do clube, ou seja, tb não podiam se expressar em sua língua materna, porém, o contrato previa isso o que não me fez/faz ver a situação como uma exigência autoritária e desrespeitosa.

Mas digo e repito que compreendo  a situação política e social que envolve o país basco e essa exigência dos jornalistas tem um caráter bem mais pesado, neh?!

Sobre a postagem atual, três times com as mesmas cores? O ouro e preto tem alguma referência histórica com a região? Curti esse mascote do Barakaldo, kkk.

Abs e acompanhando.

edit: Espero que não leve a mal, mas, enqt não temos dados sobre o Save eu vou só divagando sobre questões sócio políticas, kkkk.

No caso da Euskara é questão política de não aceitar que alguém possa dar uma entrevista primeiro em basco e depois em espanhol. Muitos ali até poderiam aceitar se fosse o contrário. Primeiro respondendo em espanhol e depois em Basco. Mas vida que segue e eu achei muito corajosa a atitude do Gaizka Garitano. Em relação aos uniformes tem haver com as cores dos Escudos dos times, todos possuem o ouro e o negro, mas tentei pesquisar mais sobre o porque dos escudos terem essas cores e não achei.O salve é para isso mesmo, propor um pequeno debate sobre o povo basco e inserir dentro do FM.

 

Em 01/11/2016 at 10:14, Ari Cesar disse:

Gostei das equipes.

O FM possui alguma dessas equipes da 3º divisão? Pergunto porque certamente iria querer uma dessas da 3º divisão para tentar torna-las em potências mundiais.

Acho que tenho toque por equipes pequenas. :1f600:

 

 Tem que escolher a Espanha e 3ª Divisão que você encontra o Portugalete e o Baskônia. Barakaldo está na 2ª B e o Alavés na primeira divisão.

 

Em 01/11/2016 at 11:27, El Piratz disse:

Acompanhando.

@LC, a história vai ter como base "somente" a abordagem cultural do país basco ou pretende-se trazer aspectos táticos e, ao decorrer do save, irá ser aprofundado o conhecimento sobre os mesmos?

Pergunto isto, pois são poucos os saves aqui da área que trazem uma abordagem tática profunda através da análise. Digamos que sou meio órfão deste tipo de história (hehe), mas se não for este o caso, acompanharei ainda de bom grado tua campanha.

Abraço.

 

A princípio a abordagem cultural e na parte tática apenas um esboço de como jogam as equipes( o que pode ser breve, pois a maioria joga no 4-4-2 clássico ou o 4-4-1-1, com exceção  do Osasuna - 4-2-3-1, Real Sociedad-4-1-4-1 e o Athlétic-4-1-2-3 com pontas). No clube que vou treinar a parte tática deverá ter uma análise melhor. Continue acompanhando e vamos tentar analisar bem as táticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Henrique M. disse:

Baskonia é uma equipe jogável no FM 17, @LC.

 Sim Henrique. No caso acima eu troquei as palavras e em vez de ativar seria escolher a Espanha e depois a terceira divisão.

 

55 minutos atrás, bruno introvertido disse:

Boa Sorte, já tem em mente os objetivos?

tanto os objetivos quanto ao clube. Continue acompanhando que falta pouco tempo para o término da palestra e claro de todos conhecerem o Clube, a cidade e principalmente se o time só possuiu jogadores bascos ou se terei que reformular uma parte do elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fhFZfNX.png

 

 

 

3zVLXNp.jpg
Universidade de Bilbao, Bilbao - País Basco.

 

Continuando com nossa palestra sobre clubes bascos eu vou falar do único clube basco que não treinei e não tenho a mínima vontade. vamos falar sobre um rival histórico do meu Athlétic Clube Bilbao. O Real Sociedad.

wibScD9.png


A Real Sociedad de Fútbol, é um clube de futebol localizado em San Sebastián, Guipúzcoa, (País Basco, Espanha). Com quase 30.000 sócios, atualmente joga na Primeira Divisão Espanhola. A Real Sociedad tem uma rivalidade histórica com o Athlétic e o jogo é chamado de Derby Basco: Dérbi basco (em espanhol, derbi vasco e em basco, euskal derbia) é o nome pelo qual é conhecido o duelo entre os dois principais clubes bascos, a Real Sociedad, de San Sebastián, e o Athletic Club, de Bilbao.

 

Kz8WjFn.jpg

História do Confronto

 A rivalidade entre as equipes começou, como várias outras, com a disputa entre cidades. Se Bilbao é uma urbe industrial de forte economia, San Sebastián é conhecida por suas belas praias e belezas, que a tornam um ponto turístico importante. Daí vem aquela conhecida relação entre trabalhadores e aristocratas. Apesar disso, a rivalidade basca não adquiriu, como muitas outras, relações de ódio profundo. Nas partidas, dentro dos estádios a relação entre as torcidas é normalmente amistosa. Esse trato amigável se deve ao fato de as equipes terem algo próprio da região em comum, uma causa, que é o orgulho basco. Os dois clubes têm, arraigadas em si, as tradições bascas, e por defenderem algo que lhes é comum, unem forças em prol da região. Evidentemente há grande rivalidade e no campo os clubes querem vencer, mas, em jogo, há algo maior que as próprias equipes, capaz inclusive de uni-las. Um exemplo claro disso são oportunidades em que os clubes abertamente se deixaram derrotar para favorecer o rival, que tinha condições de ganhar algum título, beneficiando a região.O histórico de confrontos entre as equipes contabiliza 149 partidas. A vantagem é do Athletic que venceu  64 vezes contra 47 da Real Sociedad - aconteceram também 38 empates. A maior vitória do confronto aconteceu em 1930, quando o Athletic bateu seu rival por 7x1.Além de nunca ter sido rebaixado para a segunda divisão, ao contrário do rival, o Bilbao tem também um número de títulos maior. São oito conquistas do espanhol, contra duas do rival.Dois outros fatos que vale a pena ressaltar e são geradores de rivalidade são as canteras e os jogadores que podem atuar pelas equipes. Os dois clubes são muito conhecidos pela qualidade de suas categorias de base, tendo revelado para o futebol grandes jogadores como Xabi Alonso (foto), Joseba Exteberría, Aitor Karanka, Julio Salinas e José Mari Bakero. Recentemente, as equipes revelaram os rápidos meia-atacantes Iker Muniaín (Athletic) e Antoine Griezmann (Real Sociedad).Nesse contexto, há alguns casos muito controversos entre essas equipes no que diz respeito ao "roubo" de jogadores das categorias de base. O caso mais relevante foi o de Exteberría (foto), jogador símbolo do Athletic que aos 16 anos saiu da Real Sociedad para o rival.Além disso, outro fato importante de ser ressaltado é o de que o Athletic só aceita atletas inseridos na cultura basca - nascidos no País Basco, desenvolvidos em terras Bascas ou filhos de Bascos. Até 1989, foi assim também com Real Sociedad, entretanto, hoje a equipe é aberta a quaisquer jogadores.

 

 

8ifgOOZ.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito interessante a história da rivalidade entre Athletic e Real Sociedad, e conhecer um pouco sobre a cultura basca, fico imaginando se a liga basca iria ser polarizada entre Athletic e Real ou teria mais times brigando pelo título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, JCaio Lima disse:

Achei muito interessante a história da rivalidade entre Athletic e Real Sociedad, e conhecer um pouco sobre a cultura basca, fico imaginando se a liga basca iria ser polarizada entre Athletic e Real ou teria mais times brigando pelo título.

 

Acredito que os dois seriam meio Barça e Real. Osasuna, Alavés e Eibar tipo Atlético d eMadri, Sevilha e Valência. Continue acompanhando que vem mais informação no save.

 

 

12 minutos atrás, BigNando disse:

Estou achando que você vai de Real Sociedad hein, kk.

No aguardo do início do save, estarei acompanhando.

 

Grande BigNando. Rapaz a quanto tempo e que bom que apareceu. Sociedad? Jamais amigo.kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

emoji848.png Véi, Xabi Alonso tá na foto mesmo? kkk, to procurando mas n vejo ninguém parecido com ele, vejo apenas um cara parecido com Javí Martínez (terceiro jogador de linha do Bilbao, em pé, da esquerda pra direita).  To mal da vista.

Qué q tu acha da "abertura" do Real Sociedad? Fortalece, Enfraquece ou nada muda?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to País Basco: A história de um povo
  • guigasparotto featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
  • guigasparotto unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...