Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

País Basco: A história de um povo


LC

Posts Recomendados

35 minutos atrás, Bega Gomes disse:

emoji848.png Véi, Xabi Alonso tá na foto mesmo? kkk, to procurando mas n vejo ninguém parecido com ele, vejo apenas um cara parecido com Javí Martínez (terceiro jogador de linha do Bilbao, em pé, da esquerda pra direita).  To mal da vista.

Qué q tu acha da "abertura" do Real Sociedad? Fortalece, Enfraquece ou nada muda?

Abs.

Não mudou nada para eles, pois ainda estão atrás do meu Athlétic. Tiveram um lampejo aqui ou ali, mas no geral não tiveram muita evolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 448
  • Criado
  • Última resposta

kqE1G4i.png

 

 

AYBWP4w.jpg
Universidade de Bilbao, Bilbao - País Basco

 

Olá a todos os amigos aqui presente nesta palestra inaugural do 1º Simpósio de Educação Física no Futebol. Estamos até o momento falando sobre alguns clubes bascos, mas se quiserem saber mais um pouco eu passar um powerpoint sobre um pouco da nossa cultura:

Spoiler

 

" Coisas que você não sabia sobre o País Basco.

A gente não escuta falar muito sobre o País Basco. Essa região, dividida entre os territórios da França e da Espanha, não é exatamente o lugar mais popular da Europa. Quer uma prova? Qual a primeira coisa que te vem à cabeça quando eu digo País Basco? Aposto que a maioria das pessoas vai dizer uma coisa só: ETA, a sigla basca para Euskadi Ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade), ou, como todos conhecemos, o grupo terrorista que, durante anos, lutou pela independência da região. Desde 2010, o grupo não pratica mais ataques ou luta de forma armada e se uniu a grupos políticos a fim de lutar por seus objetivos no parlamento. No entanto, a história sangrenta de 800 mortos ainda ecoa nas memórias de todos nós.Mas o País Basco vai muito além de suas pretensões separatistas. Riquíssimo em cultura, história e gastronomia, a região tem o poder de encantar todo e qualquer viajante que coloca os pés por lá. Na minha última viagem à Europa, ficou no topo dos destinos que mais amei conhecer. E muitos, muitos outros amigos mochileiros compartilham da mesma opinião. Veja abaixo alguns motivos que tornam esse lugar tão fascinante:

A língua basca não tem nada a ver com o espanhol

O que você pode esperar de uma língua que está espremida entre dois países de fala derivada do latim? No mínimo ela vai apresentar alguma semelhança com o espanhol ou o francês, não é mesmo? Pois você imaginou errado. O euskera, idioma basco, não tem nada a ver com essas nem com nenhuma outra língua, sendo considerada por alguns estudiosos a mais antiga língua viva da europa. A origem do idioma, na verdade, intriga tanto os linguistas que eles foram buscar explicações em lugares distantes do mundinho indo-europeu, como nos povos nativos norte-americanos e até na Ásia. Outra corrente polêmica afirma que o povo basco é o único sobrevivente de uma família linguística que se espalhava pela Europa em tempos ancestrais.  O mais provável, no entanto, é que ele tenha se derivado do Ibero, uma língua falada na Península Ibérica antes do domínio Romano.

Durante a ditadura franquista, o euskera e outros idiomas e dialetos falados na Espanha foram proibidos, o que colocou essa língua em um grave risco de extinção. Hoje, no entanto, a existência de escolas bilíngues e ações que visam preservar a cultura local fazem do basco um idioma vivo, não apenas nas placas e museus, mas também na boca de crianças e adultos que vivem ali.

Cesta Punta, o esporte basco


uThE8vo.jpg

Um lugar entre a Espanha e a França tinha que gostar de futebol. Quem acompanha os campeonatos europeus certamente já ouviu falar do Atlético de Bilbao, clube que só aceita jogadores bascos em sua equipe. No entanto, o futebol passa longe de ser o único esporte que faz sucesso por ali. Com uma bola menor que a de tênis, e raquetes, cestas ou a própria mão dos jogadores, a Pelota  Basca mobiliza desde profissionais até atletas de final de semana. Esse esporte é, na verdade, um grupo de esportes com características semelhantes. Da mesma forma como há o futebol de campo, de quadra e areia, existem também vários tipos de Pelota.Um dos mais famosos deles é a Cesta Punta, ou Jai alai, promovido pelo Governo Basco como o esporte mais rápido do mundo. Quando estive em Biarritz, assisti a uma partida e garanto: o negócio é rápido mesmo. Tanto que demorei a entender as regras. Mas depois de quatro tempos, posso dizer que funciona mais ou menos assim: As equipes, formadas por dois atletas cada, jogam em quadra delimitada por linhas horizontais e três paredes (nas laterais e no fundo, deixando apenas o lado da plateia livre de paredes). O objetivo é atirar uma bolinha menor que a bola de tênis com toda a força na parede. Quando a bola quicar e voltar, os jogadores do time adversário devem pegá-la com a cesta e atirá-la de volta na parede. Quem deixar a bola cair dá um ponto para a outra equipe. Se você não entedeu nada, imagine uma espécie de tênis na qual, ao invés de passar a bola pro outro lado da rede, você precisa bater com ela na parede. Pronto, essa é a Cesta Punta, muito prazer.

As três coisas que não podem faltar em uma vila basca


Kqq1l5B.jpg

Uma igreja, o prédio do conselho municipal e uma quadra de Pelota Basca.Quem me contou isso foi o gerente do hostel onde fiquei hospedada em Biarritz, enquanto cruzava a fronteira da França com a Espanha em um tour por esses adoráveis lugarejos. Apesar das cidades mais conhecidas do País Basco serem Bilbao, San Sebastian e, do lado francês, Biarritz e Bayonne, essa região é formada também por diversas vilas pequenininhas e charmosas. Casinhas brancas com detalhes coloridos de verde, vermelho e marrom, ruas de pedra e jardins coloridos perdidos no meio dos Pirineus fazem do País Basco um lugar único."

 

Natália Becattini - 360 Meridianos.
Sou jornalista, mas o que eu sempre quis mesmo é contar histórias e colecionar aventuras. Na falta de um emprego desses, criei um para mim: desde 2011, viajo pelo mundo e escrevo sobre o que vi. Sou mineira de BH, mas já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, onde vivo no momento. Gosto de literatura, cervejas, artigos de papelaria e tenho um cachorro salsicha chamado Whisky. Também escrevo o blog Oxford Comma.

 


Essa é uma informação básica, ou resumida sobre o povo basco, mas que vale a pena ser lida e repassada. Voltando aos clubes bascos eu vou falar osbre os 3 que ainda faltavam.:

SOCIEDAD DEPORTIVA EIBAR

tnMEKE0.jpg


A Sociedad Deportiva Eibar é um clube de futebol da Espanha, da cidade de Eibar, na província de Guipúscoa. Foi fundada em 30 de novembro de 1940. Atualmente joga na Liga BBVA.Possui o recorde de ser a equipe que permaneceu mais temporadas seguidas na Segunda Divisão: 18 temporadas, até cair para a Segunda División B (terceira divisão, a qual participou de 7 edições) na temporada 2006/07. Jogou também a Tercera División (quarta divisão) por 28 oportunidades, além de ter jogado a Preferente Regional 4 vezes.Seu estádio é o Municipal de Ipurua, cuja capacidade atual é de 5.102 lugares. Atualmente joga a 1ª Divisão da Espanha. Joga  num 4-4-1-1 derivado do 4-5-1 clássico.

sNNHG9T.jpg


Os dois volantes centrais fecham com a defesa na hora que os dois jogadores de lado. ME e MD saem rápidos nos contra-ataques. Tornando a jogada quase letal para uma defesa desatenta.


CLUB ATLÉTICO OSASUNA


v48jf1r.jpg


O Club Atlético Osasuna, conhecido como Osasuna, é um clube de futebol espanhol da cidade de Pamplona, Navarra, fundado em 17 de novembro de 1920. Atualmente disputa a primeira divisão da Liga profissional espanhola.O nome do clube, Osasuna, proposto por Benjamín Andoain Martínez, significa saúde em basco.

Existe certa incerteza em quanto a data de constituição de Osasuna. Em 24 de outubro de 1920 apareceu uma notícia no jornal El Pueblo Navarro sobre a criação de Osasuna e a disputa de sua primeira partida contra o Regimento da Constituição, tendo como resultado o empate a 1. Oficialmente, a data de fundação reconhecida pelo clube é de 17 de novembro de 1920. O clube se formou ao fusionar os clubes pamploneses do Esportiva e o Novo Clube.Em sua primeira temporada de vida disputou um total de 22 partidas, com 11 vitórias, 6 empates e 5 derrotas,com um total de 42 gols a favor e 34 contra.Em 2 de setembro de 1967, foi inaugurado o estádio de El Sadar com uma partida que enfrentou ao Real Zaragoza com a Vitória de Setúbal de Portugal. A seguinte partida, entre rojillos e portugueses, se jogou um dia depois com vitória osasunista por 3 gols a um.Na temporada de 1985 e 1986, participou pela primeira vez em sua história na Copa da UEFA, depois de que na temporada anterior Osasuna teve se classificado na sexta posição.Em 11 de junho de 2005, jogou sua primeira final de Copa do Rei, sendo vice campeão.Em dezembro de 2005, o estádio passou a denominar-se Reyno de Navarra, devido ao acordo entre o clube e o governo de Navarra, para promocionar e potenciar turisticamente a Comunidade Foral de Navarra.Em 16 de maio de 2006 se classificou pela primeira vez em sua história para a Liga dos Campeões da UEFA, mas foi eliminado pelo Hamburger SV da Alemanha na fase de classificação.Em 25 de fevereiro de 2007 disputou sua partida número 1.000 na Primeira Divisão da Espanha contra o Espanyol de Barcelona no Estádio Reyno de Navarra. O resultado foi de 0-2 favorável à equipe catalã.Em 14 de março de 2007 conseguiu uma histórica classificação às quartas de final da Copa da UEFA, eliminando o poderoso Glasgow Rangers de Escócia. Em 12 de abril de 2007 volta a fazer história ao se classificar para as seminais da Copa da UEFA após vencer o Bayer Leverkusen. Nesta semifinal foi derrotado pelo Sevilla, posteriormente campeão do torneio.

NUQL0k5.jpg

Joga num 4-2-3-1. Uma das características principais do 4-2-3-1 é a presença de jogadores de flanco no setor de meio-campo. A linha com três articuladores, posicionada logo atrás do centroavante, é composta geralmente por dois homens abertos e um meia centralizado.Nem sempre estes jogadores permanecem rentes à linha lateral, mas quando a equipe perde a posse da bola, eles tem a obrigação de retomar o posicionamento para fechar o setor e marcar o lateral adversário, tarefa que exige uma grande disciplina tática.


zoloaUa.png


O Athletic Club, mais conhecido na mídia lusófona como Athletic de Bilbao ou Athletic Bilbao, é um clube de futebol espanhol da cidade de Bilbau, e é um símbolo emblemático da identidade basca, por não permitir que atletas não nascidos, não desenvolvidos ou não descendentes no País Basco, Navarra ou Iparralde possam vestir sua camisa.Nem sempre o Athletic admitiu somente jogadores bascos, uma vez que foi fundado por britânicos - daí o seu nome em inglês. Durante a ditadura de Francisco Franco, que proibia o uso oficial de outra língua que não a castelhana na Espanha, o clube foi obrigado a mudar de nome para "Club Atlético de Bilbao". Como reação à opressão franquista, desenvolveu-se como representante do nacionalismo basco. O nome original, em inglês, voltou a ser utilizado imediatamente após o fim da proibição, depois da morte de Franco.A mascote do clube é um leão. O clube também originou o Atlético de Madrid, que surgiu como uma filial da equipe basca na capital espanhola - daí também a similaridade nos nomes, escudos e camisas (com listras verticais alvirrubras).A equipe foi fundada por britânicos estabelecidos em Bilbao em virtude da industrialização da cidade - daí o nome em inglês do time - e por jovens da elite bilbaína que haviam voltado dos estudos na Grã-Bretanha. Alguns jogadores dos primeiros elencos do Athletic tinham os sobrenomes MacLenan, Evans, Langford, Davies, Mills, Cockram e Dyer.A regra para apenas bascos surgiu como resposta às reclamações dos rivais Unión Ciclista de San Sebastián (atual Real Sociedad), Basconia e Racing de Irún (atual Real Irun), que só utilizavam jogadores da região e queixavam-se da presença britânica nas escalações do Athletic.O Athletic é famoso por seu estatuto a restringir jogadores. O embrião da regra surgiu em 1911 e era bem mais rígido: por um tempo, foram aceitos apenas atletas da província de Biscaia, posteriormente passando a aceitar jogadores de províncias bascas vizinhas. Um novo abrandamento veio mais tarde, com o clube admitindo estrangeiros, desde que possuíssem origens bascas. Atualmente, o clube aceita estrangeiros sem raízes bascas, só que eles precisam ter sido educados na cultura basca ou formados em clubes do futebol do País Basco ou de Navarra.[2]

A concessão a estrangeiros permitiu que alguns forasteiros de sangue basco defendessem o time: o chileno Higinio Ortúzar (1939-1943), o filipino Ignacio Larrauri (1941-42), o brasileiro Vicente Biurrun (1986-1990), o venezuelano Fernando Amorebieta (2005-2013) e o mexicano Javier Iturriaga (2006-07). Há ainda os casos de Santiago Ezquerro e David López, que nasceram na província de La Rioja, por vezes considerada como basca, embora não por muitos; e também o de jogadores de origens bascas vindos de outras províncias espanholas, como Mario Bermejo (da Cantábria), presente na temporada 1997/98, e Loren (Castela e Leão), que passou pelo clube entre 1989 e 1991.Mesmo com a região histórica do País Basco abrangendo também território da França, só dois bascos franceses jogaram no Athletic: Bixente Lizarazu, que esteve apenas em parte da temporada 1996/97, e Aymeric Laporte, que estreou em 2012.[7] Em 2009, foi integrado o primeiro negro do time principal: Jonás Ramalho, filho de um angolano com uma basca. Em 2015, Iñaki Williams, filho de pai ganês, mãe liberiana e crescido no País Basco, tornou-se o primeiro negro a marcar um gol pelo Athletic.Antes de 1911, quando a regra para a exclusividade basca passou a existir, o Athletic chegou a jogar com atletas vindos do Reino Unido. Alguns, inclusive, foram fundadores do time. A restrição não é estendida a técnicos. Esse é meu clube. Clube da paixão do meu bisavô e que aprendi a amar também. Poderia ficar horas aqui falando a respeito, mas a hora passa rápido quando estamos nos divertindo.

• - Mister. Podemos ver num futuro próximo o senhor treinando um desses clubes?
• - Quem sabe meu jovem, quem sabe...


e9ssryK.jpg
Restaurante Mina - Bilbao - País Basco


• - Olá José. Gostou da palestra meu amigo?
• - Claro que sim César. Foi bem interessante e informativa, mas vai querer jantar agora ou prefere falar de negócios?
• - Negócios primeiro meu amigo. No intervalo da palestra eu conversei por telefone com a Lete sobre sua proposta. Ela me surpreendeu e até gostou, pois estava querendo voltar a morar na Espanha e como as crianças ainda estão de férias ela disse que seria bom. Não vou ficar de mimimi. Amanhã mesmo quero estar em Pamplona para assinar o contrato.
• - Rapaz vou ligar agora para o Luis Sabalza Iriarte. O presidente vai ficar eufórico em saber que você vai para Pamplona.

 

 

 

PS:  Gostaria de agradecer aos amigos: @Ari Cesar, @MitoMitológico, @Corto Maltese, @Seo Beraldo, @Bega Gomes, @Henrique M., @El Piratz@JCaio Lima e @BigNando que estiveram aqui acompanhando todo o save até a escolha do clube. Obrigado e continuem acompanhando esta saga.

 

9griPSN.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Quase achei que ia ser o Bilbao de novo e não sabia que o Osasuna era basco, ou sabia e esqueci.

Você podia ter ousado mais, tá cheio de clube basco na Série B2 nesse FM 17.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Henrique M. disse:

Quase achei que ia ser o Bilbao de novo e não sabia que o Osasuna era basco, ou sabia e esqueci.

Você podia ter ousado mais, tá cheio de clube basco na Série B2 nesse FM 17.

Até concordo que poderia ter escolhido o Alavés. Barakaldo, Real Unión, mas preferi o Osasuna porque eles possuem uma das melhores canteras da Espanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osasuña (aprendi a chamar assim, pq? Eh uma espanholização?). Time com uma reputação mediana, estádio médio e já com algumas conquistas internacionais. Não sei se no spoiler vc fala sobre, mas, na postagem não há informações sobre quais os critérios de admissão do Osasuna.

Abs.

p.s.: 

3 minutos atrás, LC disse:

Até concordo que poderia ter escolhido o Alavés. Barakaldo, Real Unión, mas preferi o Osasuna porque eles possuem uma das melhores canteras da Espanha.

Se eles tem uma das melhores canteras e vc deu a entender que isso pesou na sua escolha então acredito que a admissão tb esteja ligada às ligações do jogador com a região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, muito bem, clube escolhido! Sem muitas delongas, que consiga fazer frente aos todos-poderosos Barcelona e Real Madrid. Imaginei também que iria começar de divisões inferiores, mas creio que acrescentará à sua saga o desafio de contatar apenas bascos, ou estou muitíssimo errado? E fico agradecido pela lembrança para ser o "Leitor do Mês! ;-) Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, time escolhido. Achei uma escolha justa. Tem um futuro promissor.

Falando em futuro promissor... Quais serão os objetivos de longo prazo do save?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Bega Gomes disse:

Osasuña (aprendi a chamar assim, pq? Eh uma espanholização?). Time com uma reputação mediana, estádio médio e já com algumas conquistas internacionais. Não sei se no spoiler vc fala sobre, mas, na postagem não há informações sobre quais os critérios de admissão do Osasuna.

Abs.

p.s.: 

Se eles tem uma das melhores canteras e vc deu a entender que isso pesou na sua escolha então acredito que a admissão tb esteja ligada às ligações do jogador com a região.

 

Vamos lá. Sou torcedor do Athlétic, mas tenho uma dívida com um amigo torcedor do Osasuna, Se alguém lembrar do meu save com o Gabriel Navarra ele era torcedor do CA Osasuna. e finalizei o save, mas ele acabou por não treinar o time de coração. Neste caso além de treinar o clube eu quero desenvolver o máximo de jovens jogadores e nos meus objetivos eu vi o Athlétic e o Osasuna. Athlétic a maioria aqui já viu um save meu, então escolhi o menos óbvio.

 

27 minutos atrás, Corto Maltese disse:

Ah, muito bem, clube escolhido! Sem muitas delongas, que consiga fazer frente aos todos-poderosos Barcelona e Real Madrid. Imaginei também que iria começar de divisões inferiores, mas creio que acrescentará à sua saga o desafio de contatar apenas bascos, ou estou muitíssimo errado? E fico agradecido pela lembrança para ser o "Leitor do Mês! ;-) Forte abraço!

 

Sim @Corto Maltese. Um dos objetivos é desenvolver jogadores bascos e procurar alinhar no time titular entre 7 a 8 jogadores bascos. Mas dessa forma eu estou dando spoiller antes de postar os objetivos.

 

15 minutos atrás, El Piratz disse:

Enfim, time escolhido. Achei uma escolha justa. Tem um futuro promissor.

Falando em futuro promissor... Quais serão os objetivos de longo prazo do save?

Abraço.

 Por enquanto falarei apenas um que é desenvolver os jovens da cantera. Na próxima atualização eu vou falar mais a respeito do clube, ligas selecionadas e objetivos propostos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o post. Eu não tinha a mínima ideia sobre o país Basco e muito pouco dos clubes que você mencionou. 

Essa formação tática do Osasuna é muito interessante, bem como as instruções de jogo que podem ser usadas com ela.  Coincidentemente no meu save tenho usado essa mesma formação e tem dado bastante  resultado.

Vamos ver o que vc consegue tirar dessa equipe.

Boa sorte no save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osasuna, eu esperava um save com uma equipe de uma divisão inferior, mas levando em conta que é a liga BBVA, onde tem 3 gigantes e uns Sevillas, Valências, Villareais e Athletics da vida. Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Ari Cesar disse:

Muito bom o post. Eu não tinha a mínima ideia sobre o país Basco e muito pouco dos clubes que você mencionou. 

Essa formação tática do Osasuna é muito interessante, bem como as instruções de jogo que podem ser usadas com ela.  Coincidentemente no meu save tenho usado essa mesma formação e tem dado bastante  resultado.

Vamos ver o que vc consegue tirar dessa equipe.

Boa sorte no save.

Valeu Xará pelo apoio. A tática é uma das mais usadas pelas grandes equipe e por várias seleções, mas no FM a equipe tem se dado melhor com a 4-1-2-3 com pontas. Estou treinando 3 táticas diferentes, 4-1-2-3 com pontas, 4-2-3-1 e a 4-3-1-2. Na próxima atualização eu coloca as screens.

 

10 horas atrás, JCaio Lima disse:

Osasuna, eu esperava um save com uma equipe de uma divisão inferior, mas levando em conta que é a liga BBVA, onde tem 3 gigantes e uns Sevillas, Valências, Villareais e Athletics da vida. Boa sorte

 Valeu JC, pois vou precisar. A previsão da imprensa é para sermos rebaixados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da escolha! Tb estou com alguns aí que ficaram surpresos com a revelação de que alguns clubes são bascos. Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jirimias disse:

Gostei da escolha! Tb estou com alguns aí que ficaram surpresos com a revelação de que alguns clubes são bascos. Boa sorte!!

Valeu Jiri. Acho que a maioria desconhecia alguns clubes bascos que estou apresentando no save, mas se não me engano aqui ou em algum outro fórum alguém fez uma database só de clubes bascos e criou uma Liga Basca. Vou procurar com calma e depois insiro na história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jsrUtQC.png

 

 


3Gn7atl.png


***Data Base do FM 2017
Ligas Selecionadas: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França,Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Russia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

 

bLd9uuQ.png


** Melhorar as estruturas do clube com melhora nos departamentos e campo de treinos.

   - Melhoras nos clubes: Osasuna e Athlétic Club.Em andamento no SD Eibar.


* * Ao longo dos anos contratar profissionais de nível 15 em diante para os diversos departamentos do clube.

    - Melhoras nos clubes: Osasuna e Athlétic Club e SD Eibar. Em andamento.


**  Conseguir a Classificação para as Copas Europeias( Europa League e Champions League )

 - Classificados para a Europa League: Athlétic, Osasuna e SD Eibar. Concluido.

** Conseguir ganhar do Barcelona, Real Madrid. Se possível dentro da casa do Adversário.

- Vitórias do Osasuna, Athlétic e SD Eibar - Concluído.


** Ser o melhor clube Basco da Espanha.

  - Em andamento.

** Se for demitido treinar apenas clubes Bascos.

  - Concluído


 O Osasuna já foi 3 vezes campeão da Liga Adelante  e 2 vezes campeão da 3ª Divisão. Atualmente joga a 1ª Divisão da Espanha.É um dos quatro únicos clubes na Espanha que se puderam manter em seus status de clube desportivo sem necessidade de se converter em sociedade anônima, além do FC Barcelona, Real Madrid e Athletic Club de Bilbao.O Osasuna conta com uma das maiores canteiras futebolísticas da Espanha, com quinze times em categorias inferiores (incluídos dos times femininos) e de acordos de colaboração com quase uma centena de clubes de Navarra. Organiza anualmente uma escola de futebol, consistente no ensino de classes a jovens futebolistas em diferentes localidades da província.Estas atividades estão coordenadas pela Fundação Osasuna, cujos objetivos passam pela criação de atividades sociais, culturais e desportivas, além de promover o futebol baseado no território. Aceitei treinar o Osasuna, mesmo sabendo das dificuldades que vou enfrentar, basta analisar o relatório do clube. A direção do clube me disponibilizou €2 Milões de Euros para tranferências e €1.624.869 mil euros para evitar a descida da 1ª Divisão e classificar o clube para a 5ª eliminatória da Copa do Rei. Objetivos até que realista para as condições do clube. Numa breve análise que eu fiz das Canteras do Osasuna eu subi para o time principal 2 jovens promessas: Antônio Otegui e Julen Orellano. Sendo Otegui titular absoluto do meio de campo. Consegui contratar dois jovens promissores, um do Real Sociedad,Jon Bautista e outro do Athlétic Club Bilbao, Aitor Seguín. Os dois jogadores possuem nacionalidade Basca. Pedi ao meu auxiliar um Relatório de Staff. Fui informado que iríamos precisar de preparadores, olheiros e alguns profissionais de medicina para compor o quadro de funcionários do clube. Todas as indicações feitas pelo auxiliar foram contratados e com destaque para Carles Puyol como olheiro.Após as contratações dos jogadores eu montei a equipe na tática 4-2-3-1. Iniciamos uma concentração em Estrasburgo, na França por um período de 10 dias para que todo o plantel se familiariza-se com as táticas propostas. Jogamos 6 amistosos com 3 vitórias e 3 empates.

i8JpcDE.png


Nossa estreia no campeonato será contra outro clube basco, o Deportivo Alavés que joga num 4-4-2 tradicional, sendo Daniel Torres seu principal jogador e possue um matador experiente dentro da grande área: Gaizka Toquero. Um velho conhecido dos tempos de Athlétic e que joga como centroavante e também como jogador alvo. Não é um jogador estático, pois gosta de flutuar pelo campo de ataque. Se nossa defesa não estiver atenta a vitória será do Alavés.



Análise do Osasuna:

Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nas últimas 30 partidas registra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante, com 23 gols marcados e 21 sofridos, contra 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas em casa, com 16 gols marcados e 23 sofridos. Pelo  que apresentou nos amistosos a equipe obteve grande solidez defensiva e  seu ataque foi espetacular, principalmente nas vitórias contra Multivera e Azcoyen. Tem em seu treinador experiente, Luiz César, como grande trunfo para se manter na divisão. O Osasuna volta a atuar em casa pela 1ª Divisão após um bom período em baixa e em busca de sua primeira vitória justamente para começar com o pé direto na competição e aos poucos afastar o fantasma do rebaixamento já que nas casas de apostas e pela previsão da imprensa a equipe deve amargar outro rebaixamento. Na sequência o Osasuna irá jogar fora contra a Real Sociedad, em casa contra o Athlétic Bilbao e em casa contra o poderoso Real Madrid. O calendário foi deverás madrasta com a equipe.

Análise do Alavés

 Esta é uma equipe que mantém o rendimento quando joga fora de seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 5 vitórias, 7 empates e 3 derrotas como visitante; contra 7 vitórias e 8 empates em seu estádio. O Alavés entra em campo pela primeira rodada do Campeonato Espanhol  e deve iniciar num 4-4-2 tradicional. É importante lembrar que o Alavés acaba de retornar à primeira divisão, depois de ficar dez anos longe da elite do futebol espanhol. Na temporada passada, o clube foi campeão da segunda divisão e garantiu o acesso. Os dos destaques do time tem sido o colombiano Torres, o  brasileiro Deyverson e o matador  Gaizka Toquero . O treinador vem alternando o time entre o 4-4-2 e o 5-4-1, caso esteja ganhando.Maurício Pellegrino é o treinador

 

 

BcBiui3.png

 

 

 


lOkt0I2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperando o Otegui começar a mitar nas partidas (espero não queimar minha língua), calendário ingrato o seu mais podia ser pior, pense por esse lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bruno introvertido disse:

Esperando o Otegui começar a mitar nas partidas (espero não queimar minha língua), calendário ingrato o seu mais podia ser pior, pense por esse lado.

 

Valeu Bruno por sempre acompanhar e principalmente comentar o save. O garoto Otegui em futuro, tanto que já é tular da equipe principal. Agora falando sobre o calendário foi dose, Logo de cara ter que enfrentar logo a  Real Sociedad, o Athlétic e o Real Madrid vai ser complicado nesse inicio de  campeonato, mas como a diretoria só tá se preocupando em não cair...já alivia um pouco.  Vamos tentar ficar entre o décimo sexto e o décimo terceiro e  já tá bom demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, conseguiu subir dois bons jogadores com destaque para o que joga no meio. O ala esquerdo parece ser bom marcador porém tenho minhas dúvidas se conseguirá apoiar bem nas jogadas mais ofensivas.

As contratações foram muito boas tb com destaque para Bautista. Com 14 de finalização e bons atributos de impulsão e cabeceio vai preocupar algumas zagas menos atentas.

Ansioso pelos primeiros resultados. Sorte e acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LC disse:

Logo de cara ter que enfrentar logo a  Real Sociedad, o Athlétic e o Real Madrid vai ser complicado nesse inicio de  campeonato

Meu caro, encare da seguinte forma: melhor começar logo a encarar os bichos-papões do que ter que, ocasionalmente, depender de resultados positivos contra os mesmo no final do calendário. Tudo bem, ainda tem Barcelona, Atlético de Madrid, Sevilha, Villarreal e Valência, porém acho bom logo encarar adversários mais difíceis logo no início para saber a real competitividade do elenco, para saber separar os homens dos meninos, como costumam dizer por aí. Que seja uma bom começo de jornada. Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Corto Maltese disse:

Meu caro, encare da seguinte forma: melhor começar logo a encarar os bichos-papões do que ter que, ocasionalmente, depender de resultados positivos contra os mesmo no final do calendário. Tudo bem, ainda tem Barcelona, Atlético de Madrid, Sevilha, Villarreal e Valência, porém acho bom logo encarar adversários mais difíceis logo no início para saber a real competitividade do elenco, para saber separar os homens dos meninos, como costumam dizer por aí. Que seja uma bom começo de jornada. Forte abraço!

 

Concordo com tudo que disse @Corto Maltese, mas que esses primeiros desafios foram madrastas ,isso foram.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Bega Gomes disse:

Na minha opinião, conseguiu subir dois bons jogadores com destaque para o que joga no meio. O ala esquerdo parece ser bom marcador porém tenho minhas dúvidas se conseguirá apoiar bem nas jogadas mais ofensivas.

As contratações foram muito boas tb com destaque para Bautista. Com 14 de finalização e bons atributos de impulsão e cabeceio vai preocupar algumas zagas menos atentas.

Ansioso pelos primeiros resultados. Sorte e acompanhando.

Dos juniores que subi da cantera o Otegui se destacou nos amistosos e já é titular absoluto, nas contratações o Bautista também. Como não devo mais contratar ninguém até o fim da temporada eu vou ter que garimpar no Osasuna B ou nos juniores. E isso também é um dos desafios do save

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Pré-temporada invicta, com bons resultados e certos tropeços, algo normal para um começo de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Henrique M. disse:

Pré-temporada invicta, com bons resultados e certos tropeços, algo normal para um começo de trabalho.

O trabalho esta sendo feito seguindo as caracteristicas dos jogadores e com a troca de alguns funcionarios o time pode evoluir bem. Mas como eu já disse a primeira temporada será para ficarmos na La Liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EWB8JPj.png

 

 



 

Citar

 

eANqqcH.png

Luiz César ainda não renovou seu contrato com o Osasuna. Sim caros leitores. Após as eleições realizadas em outubro, esperava-se que o novo mandatário do El Sadar, Manuel Domingues Platas, renova-se o contrato de um ano com o novo treinador. Com a chegada de Manuel Domingues e sua equipe, Luiz César viu seu grande amigo,Luis Sabalza Iriarte perder a eleição e com sua saída toda sua equipe técnica e administrativa, incluindo José Gómez Castells, seu outro grande amigo e responsável direto pela sua contratação. Apesar do excelente trabalho que tem feito a frente do Osasuna a direção parece tentar cozinhar o treinador e alguns torcedores veem isso como algo desagradável e que caso o treinador saia a culpa será totalmente da nova diretoria.

 


RPmTVKq.jpg


Se não bastasse essa nota no " Diário de Navarra " sobre minha situação contratual, ainda vem o idiota do Paco Jémez falar que vai me humilhar dnetro d ecampo. Dá vontade de dar risadas sobre esse idiota. Vamos ver quem vai humilhar quem ao fim da partida. Estamos em 14º lugar na tabela com 23 pontos e com 1 a menos do que o LaCoruña. Precisamos da vitória para subir mais uma posição na liga. Engraçado que outro dia um torcedor disse que nosso time parece com o Dr. Jekyll and Mr. Hyde, da história do Médico e o Monstro. Na Liga estamos em 14º lugar e na Copa do Rey estamos nas semifinais contra o Real Madrid, depois de passarmos por 3 bons clubes, sendo os jogos mais difíceis contra o Las Palmas.

1U1f68z.png


Na Liga nossa pior derrota foi para o Atlético de Madrid por 6x1. Até que começamos bem com uma boa vitória inicial contra o Deportivo Alavés, mas depois disso a maionese desandou e hoje nós temos que ganhar de qualquer forma ou dependendo dos resultados poderemos terminar a 21ª rodada em 17º Lugar. O Estádio Reyno de Navarra está com quase sua totalidade completada. O Antigo El Sadar está hoje com mais de 16 mil lugares ocupados, pois nossa torcida vem apoiando o time de forma maravilhosa e nos vestiários eu incentivo os jogadores a dar o seu melhor para os nossos torcedores. Entramos em campo com a formação 4=2-3-1. O primeiro tempo foi pegado com marcação forte de ambos os lados, mas aos 43 minutos pênalti em Bautista. Sérgio León bate e o goleiro defende, mas no rebote o León marca e abrimos o placar. No segundo tempo logo aos 50 minutos Miguel de Las Cuevas manda um petardo no ângulo e sem chance para o goleiro adversário levando nossa torcida a loucura. Aos 61 minutos Asier Illaramendi diminui o placar e o jogo volta a ser pegado, lutado até o fim.  Ganhamos por 2x1 e com este resultado subimos uma posição na tabela e estamos em 13º lugar na tabela. Nas Redes Sociais os torcedores fivaram satisfeitos com a boa vitória sobre o Real Sociedad. A situação dos outros clubes Bascos são a seguinte: Real Sociedad em 5º lugar, Athlétic Club Bilbao em 7º, Deportivo Alavés em 12º e a situação mais preocupante que é a do SD Eibar em 17º lugar.


L0vLluC.png



A resposta para o Paco Jémez foi essa:


ngrJ7fN.png

 

 


O9ifBpd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar só porque sou apaixonado pelo Osasuna desde 2008. Lembro até hoje quando Plasil era o maestro daquele meio campo com Nekounam, Masoud, e o MITO Pandiani. Contava com o Juanfran (Baita golaço naquela virada histórica contra o Real Madrid em 2009 se não me engano). Azpilicueta ainda era um moleque, o menino mais promissor do time.

Uma coisa que nunca gostei do Osasuna é a péssima gestão. Tem jovens talentosos, bons jogadores e vendia tudo a preço de banana para trazer uns encostos tipo o Loé. Nada irrita mais que isso e a causa do desmanche e a queda do Osasuna a partir de 2012 foi exatamente por ações como essa. Foi triste? Foi!

Esse ano voltaram para La Liga mas o desempenho ta pifio e a direção ja ta fazendo merda de novo e de novo. Tem bons nomes no elenco. Tenta investir no Kenan, Fran Mérida, De Las Cuevas (Este é a estrutura do elenco, ele vai ajudar muito nessa etapa de reestruturação), Miguel Flaño (PQP capitão, merece se aposentar no elenco pelo que faz e fez pelo clube na vida real). Torres e Fausto são bons nomes para auxiliar o time. Oier é talvez um dos melhores defensores que o elenco possui, e joga bem quando o Fuentes ta auxiliando na esquerda. Fica atento na evolução do Causic. Na vida real ele é bem fraco, mas no FM ele joga bem constantemente e evolui muito bem.

Os maiores problemas do elenco você vai encontrar no gol. Nauzet é ridiculo de ruim e o Mario é bom (No FM), mas aconselho trazer o Fernandes de volta (sim, aquele que foi pro Porto e flopou). O time do Osasuna, atualmente, levando o FM em conta (apenas), o elenco tem força de ficar na metade inferior da tabela. Com algumas contratações pontuais tu consegue pegar o meio da tabela com facilidade. SEMPRE fique atento nas categorias de base, no FM já tem um bom nível, enquanto na vida real o Osasuna tem uma das melhores bases da Espanha. Sempre sai uns mitinhos a cada 2 temporadas em média. 

Boa sorte no Save. AUPA ROJILLOS

Deixo esse presente motivacional para este save com meu time favorito.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Valismaalane disse:

Vou acompanhar só porque sou apaixonado pelo Osasuna desde 2008. Lembro até hoje quando Plasil era o maestro daquele meio campo com Nekounam, Masoud, e o MITO Pandiani. Contava com o Juanfran (Baita golaço naquela virada histórica contra o Real Madrid em 2009 se não me engano). Azpilicueta ainda era um moleque, o menino mais promissor do time.

Uma coisa que nunca gostei do Osasuna é a péssima gestão. Tem jovens talentosos, bons jogadores e vendia tudo a preço de banana para trazer uns encostos tipo o Loé. Nada irrita mais que isso e a causa do desmanche e a queda do Osasuna a partir de 2012 foi exatamente por ações como essa. Foi triste? Foi!

Esse ano voltaram para La Liga mas o desempenho ta pifio e a direção ja ta fazendo merda de novo e de novo. Tem bons nomes no elenco. Tenta investir no Kenan, Fran Mérida, De Las Cuevas (Este é a estrutura do elenco, ele vai ajudar muito nessa etapa de reestruturação), Miguel Flaño (PQP capitão, merece se aposentar no elenco pelo que faz e fez pelo clube na vida real). Torres e Fausto são bons nomes para auxiliar o time. Oier é talvez um dos melhores defensores que o elenco possui, e joga bem quando o Fuentes ta auxiliando na esquerda. Fica atento na evolução do Causic. Na vida real ele é bem fraco, mas no FM ele joga bem constantemente e evolui muito bem.

Os maiores problemas do elenco você vai encontrar no gol. Nauzet é ridiculo de ruim e o Mario é bom (No FM), mas aconselho trazer o Fernandes de volta (sim, aquele que foi pro Porto e flopou). O time do Osasuna, atualmente, levando o FM em conta (apenas), o elenco tem força de ficar na metade inferior da tabela. Com algumas contratações pontuais tu consegue pegar o meio da tabela com facilidade. SEMPRE fique atento nas categorias de base, no FM já tem um bom nível, enquanto na vida real o Osasuna tem uma das melhores bases da Espanha. Sempre sai uns mitinhos a cada 2 temporadas em média. 

Boa sorte no Save. AUPA ROJILLOS

Deixo esse presente motivacional para este save com meu time favorito.
 

 

 

 

Fez uma excelente análise do clube e do atual elenco, mas minha maior dificuldade no momento é justamente segurar as peças principais. Para você ter uma ideia o Otegui já está sendo cobiçado por clubes da Inglaterra e da Alemanha.

ilkjWzH.png

Fica difícil concorrer com o poderio de um Liverpool ou de um Tottenham, mas já propus um novo contrato a ele e com cláusula de €30 M e no aguardo dele aceitar. Outra coisa que está me preocupando é a nova direção que ainda não renovou meu contrato, pois quando o novo presidente assumiu, disse que manteria tudo como antes e até fiz um pedido formal de renovação de contrato e até agora nada. Talvez o FM faça isso faltando 5 dias para vencer o contrato. Já passei por isso e caso não aconteça vida que segue e vou tentar a vida em outro clube basco.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to País Basco: A história de um povo
  • guigasparotto featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
  • guigasparotto unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...