Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Tenho uma dúvida defensiva...

Jogando em modo completo vejo os times adversários marcando brilhantemente os meus jogadores, sempre dobrando a marcação e diminuindo os espaços, todo jogador meu que recebe a bola, recebe cercado de adversários (sem que abra buracos na defesa)

Porém meu time sempre marca displicentemente, sempre marcação individual, com muitos espaços para o adversário receber e pensar...não que isso me faça perder jogos, ou tomar muitos gols, mas é uma diferença absurda...

Ja tentei diversas formas de tentar reproduzir isso, pressão total, marcação apertada (sim e não) desarmes duros, tentei diversas conf. de marcações individuais... enfim, alguem conhece uma forma de reproduzir uma marcação defensiva satisfatória.

P.s.: consigo reproduzir de forma tosca colocando os pontas para marcarem os pontas adversários e o atacante marcando os meias, dessa forma o time volta porém fica muito desconfigurado e lento na transição, facilitando mais ainda o desarme do adversário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2018 at 10:38, Felipe Pessoa disse:

Porém meu time sempre marca displicentemente, sempre marcação individual, com muitos espaços para o adversário receber e pensar...não que isso me faça perder jogos, ou tomar muitos gols, mas é uma diferença absurda...

Ja tentei diversas formas de tentar reproduzir isso, pressão total, marcação apertada (sim e não) desarmes duros, tentei diversas conf. de marcações individuais... enfim, alguem conhece uma forma de reproduzir uma marcação defensiva satisfatória.

Quais as suas instruções? A instrução de marcação apertada habilitada configura uma marcação mais individualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão da marcação pra mim é bug, independente das instruções que eu coloque SEMPRE meus dois zagueiros irão dar combate no mesmo jogador e deixar espaços na defesa. O que me ajudou um pouco foi reduzir a pressão do time e individual em cada jogador, reduziu mas continua acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Perissé disse:

Quais as suas instruções? A instrução de marcação apertada habilitada configura uma marcação mais individualizada.

Eu já tentei de todas as formas.

Conseguimos no máximo algo parecido, mas as dobras de marcação é impossível simular... comecei a testar o grito "PEDIR MAIS' aos jogadores durante toda a partida, notei uma melhora na aplicação dos jogadores na marcação, pode ser impressão mas eles estão indo com mais garra para tentar retomar a bola, algo que a IA faz a todo momento

 

10 minutos atrás, Lucas.Duarte disse:

Essa questão da marcação pra mim é bug, independente das instruções que eu coloque SEMPRE meus dois zagueiros irão dar combate no mesmo jogador e deixar espaços na defesa. O que me ajudou um pouco foi reduzir a pressão do time e individual em cada jogador, reduziu mas continua acontecendo.

Eu não creio que seja BUG, mas eu cheguei a conclusão que é impossível simular a marcação da IA... pois jogando com a tática adversária do lado, é possível perceber que a IA troca diversas vezes durante a partida a funções dos seus jogadores... deve ser por isso que ela consegue uma marcação quase perfeita. 

vou começar a investir em um adjunto com melhor conhecimento tático possível para ajustar automaticamente as marcações individuais

 

8/10 dribles do seu melhor driblador vai ser barrado por qualquer marcador adversário, não importa a força 

e 4/10 dribles do adversário por mais ruim que seja, vai passar pelos seus jogadores

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Felipe Pessoa disse:

Eu já tentei de todas as formas.

Conseguimos no máximo algo parecido, mas as dobras de marcação é impossível simular... comecei a testar o grito "PEDIR MAIS' aos jogadores durante toda a partida, notei uma melhora na aplicação dos jogadores na marcação, pode ser impressão mas eles estão indo com mais garra para tentar retomar a bola, algo que a IA faz a todo momento

 

Eu não creio que seja BUG, mas eu cheguei a conclusão que é impossível simular a marcação da IA... pois jogando com a tática adversária do lado, é possível perceber que a IA troca diversas vezes durante a partida a funções dos seus jogadores... deve ser por isso que ela consegue uma marcação quase perfeita. 

vou começar a investir em um adjunto com melhor conhecimento tático possível para ajustar automaticamente as marcações individuais

 

8/10 dribles do seu melhor driblador vai ser barrado por qualquer marcador adversário, não importa a força 

e 4/10 dribles do adversário por mais ruim que seja, vai passar pelos seus jogadores

 

 

 

Sim, é um bug e no próprio fórum da SI o staff do jogo já está ciente. Não acho que a marcação da IA da cpu seja perfeita, acho que os erros de pressão acontecem só com os treinadores humanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Essa questão da marcação pra mim é bug, independente das instruções que eu coloque SEMPRE meus dois zagueiros irão dar combate no mesmo jogador e deixar espaços na defesa. O que me ajudou um pouco foi reduzir a pressão do time e individual em cada jogador, reduziu mas continua acontecendo.

Nossa isso acontece TODA HORA comigo, especialmente nas laterais, sai o zagueiro e o lateral pra marcar o cruzamento, fica um vacuo no meio e tomo gol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Vulkan disse:

Nossa isso acontece TODA HORA comigo, especialmente nas laterais, sai o zagueiro e o lateral pra marcar o cruzamento, fica um vacuo no meio e tomo gol

Pra isso eu tiro toda a pressão dos dois zagueiros, tento deixar eles o máximo possível na posição deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Vulkan disse:

Nossa isso acontece TODA HORA comigo, especialmente nas laterais, sai o zagueiro e o lateral pra marcar o cruzamento, fica um vacuo no meio e tomo gol

Sim, se a pressão for maior vai acontecer com muita frequência mesmo.

 

2 horas atrás, Felipe Pessoa disse:

Pra isso eu tiro toda a pressão dos dois zagueiros, tento deixar eles o máximo possível na posição deles

Eu fiz isso, reduzi a pressão do time e continua acontecendo, não é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2018 at 11:44, Felipe Pessoa disse:

Eu já tentei de todas as formas.

Conseguimos no máximo algo parecido, mas as dobras de marcação é impossível simular... comecei a testar o grito "PEDIR MAIS' aos jogadores durante toda a partida, notei uma melhora na aplicação dos jogadores na marcação, pode ser impressão mas eles estão indo com mais garra para tentar retomar a bola, algo que a IA faz a todo momento.

Mas qual é a sua formação? Dependendo da formação (e das funções) o seu campo defensivo pode ficar mal povoado. E outra: já tentou usar uma pressão maior? Isso aumenta as dobras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual layout vocês estão usando nas bolas paradas? Estou achando meio apelão o cruzamento no segundo pau, tomo gol da CPU toda hora dessa maneira, sem contar as bolas que o goleiro defende e o atacante faz no rebote.

Uns 30% dos gols que tomei devem ter sido de bola parada, tá me irritando essa merda já. Deixei o treino por conta do adjunto, talvez tenha que começar a treinar mais bolas paradas, reparei que ele só coloca treinos voltados para o ataque ou treinos globais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, bstrelow disse:

Qual layout vocês estão usando nas bolas paradas? Estou achando meio apelão o cruzamento no segundo pau, tomo gol da CPU toda hora dessa maneira, sem contar as bolas que o goleiro defende e o atacante faz no rebote.

Uns 30% dos gols que tomei devem ter sido de bola parada, tá me irritando essa merda já. Deixei o treino por conta do adjunto, talvez tenha que começar a treinar mais bolas paradas, reparei que ele só coloca treinos voltados para o ataque ou treinos globais. 

Aqui tava com algum bug nas bolas paradas a meu favor, ganhei 5 jogos seguidos fazendo 7 gols, todos de bola parada, e nem usei nenhuma tática especifica e nem joguei pra as bolas paradas.

Detalhe que é com o Flamengo que nem é tão bom assim nas bolas pardas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

Em 20/11/2018 at 10:38, Felipe Pessoa disse:

Tenho uma dúvida defensiva...

Jogando em modo completo vejo os times adversários marcando brilhantemente os meus jogadores, sempre dobrando a marcação e diminuindo os espaços, todo jogador meu que recebe a bola, recebe cercado de adversários (sem que abra buracos na defesa)

Porém meu time sempre marca displicentemente, sempre marcação individual, com muitos espaços para o adversário receber e pensar...não que isso me faça perder jogos, ou tomar muitos gols, mas é uma diferença absurda...

Ja tentei diversas formas de tentar reproduzir isso, pressão total, marcação apertada (sim e não) desarmes duros, tentei diversas conf. de marcações individuais... enfim, alguem conhece uma forma de reproduzir uma marcação defensiva satisfatória.

P.s.: consigo reproduzir de forma tosca colocando os pontas para marcarem os pontas adversários e o atacante marcando os meias, dessa forma o time volta porém fica muito desconfigurado e lento na transição, facilitando mais ainda o desarme do adversário

           

       Essa marcação já é programada pela I.A do FM, qualquer time que vc joga contra faz a mesma coisa, não faz diferença se é time da 3° divisão ou um da 1° divisão sempre executa a mesma programação.  O 3D não simular  os atributo do times e jogadores um jogador para pressionar para roubar a bola precisa de certos atributos  como desarme, agressividade, determinação quando vc olha a defesa adversário ou time adversário encontra os atributos com 5. 

      O FM não esta simulando um jogo 3D, esta executando um programação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rudsonnunes disse:

 Essa marcação já é programada pela I.A do FM, qualquer time que vc joga contra faz a mesma coisa, não faz diferença se é time da 3° divisão ou um da 1° divisão sempre executa a mesma programação.  O 3D não simular  os atributo do times e jogadores um jogador para pressionar para roubar a bola precisa de certos atributos  como desarme, agressividade, determinação quando vc olha a defesa adversário ou time adversário encontra os atributos com 5. 

      O FM não esta simulando um jogo 3D, esta executando um programação!

Então realmente faz diferença ver o jogo em 2D e olhar os replays dos gols em 3D?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2018 at 08:14, Felipe Pessoa disse:

Então realmente faz diferença ver o jogo em 2D e olhar os replays dos gols em 3D?

      No 3D da para acompanhar o jogo inteiro,  o jogador correndo, o zagueiro recuando errado e fazendo gol contra, o atacante de baixo da trave chutando pra fora gol com aberto sem goleiro.  Como seu time se posiciona para marcação, para atacar, é nessa simulação de um jogo completo que vemos como realmente a I.A  funciona.  

Editado por Rudsonnunes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém também anda tendo problema em fazer o centroavante render? Jogo no 4-2-3-1, o time tá com um desempenho avassalador, porém os centroavantes não rendem, não importando quem seja.

Até troquei a função de centroavante pra avançado completo. Deu uma leve melhorada nas notas médias, só que os caras ainda fazem poucos gols.

Só pra constar, jogo o FM 19.

Editado por hcosimo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu devo usar o jogador na sua melhor função ou o que deva ser melhor para minha tatica.

Por exemplo: Um ponta, eu gosto de usar o avançado interior mas ele é melhor em extremo. 

Um volante eu gosto de usar meia recuperador de bola e prefere jogar mais recuado no campo.

Devo botar os jogadores no que são melhores ou no que eu achar melhor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rodrigoak disse:

Galera eu devo usar o jogador na sua melhor função ou o que deva ser melhor para minha tatica.

Por exemplo: Um ponta, eu gosto de usar o avançado interior mas ele é melhor em extremo. 

Um volante eu gosto de usar meia recuperador de bola e prefere jogar mais recuado no campo.

Devo botar os jogadores no que são melhores ou no que eu achar melhor? 

A sugestão de função é o jogo que faz com base nos atributos do jogador, se ele ta dizendo que ele rende mais como extremo do que avançado interior é porque ele usa o mesmo pé do lado do campo... Um ponta esquerdo que usa o pé esquerdo, tende a ser utilizado como extremo pois sua função será levar até a linha de fundo e cruzar com a perna esquerda que é seu forte... um ponta esquerdo com pé esquerdo como forte na função de avançado interior, vai sempre puxar a bola pro seu pé que não é o preferido ou até mesmo em alguns casos, não tem condição de jogar com outro pé

agora para funções centrais, eu uso posições que eu acho melhor para a tática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Rodrigoak disse:

Galera eu devo usar o jogador na sua melhor função ou o que deva ser melhor para minha tatica.

Por exemplo: Um ponta, eu gosto de usar o avançado interior mas ele é melhor em extremo. 

Um volante eu gosto de usar meia recuperador de bola e prefere jogar mais recuado no campo.

Devo botar os jogadores no que são melhores ou no que eu achar melhor? 

Esse é um grande dilema pra qualquer treinador kkkkkkkk. Eu acho que primeiro você deve buscar a forma que você quer jogar taticamente, depois se perguntar "Esse jogador consegue desempenhar essa função mesmo não sendo sua melhor?" Pra isso você tem que entender como cada função atua.

Por exemplo, Extremo e Avançado Interior são funções bem diferentes. O extremo é um jogador agudo, que usa o pé do lado do campo que ele atua, sempre partindo pra cima em velocidade, driblando próximo da lateral e cruzando da linha de fundo, o avançado interior dribla pra dentro, usando o pé contrário ao lado do campo que ele atua, é um jogador mais de infiltração pelo meio e finalização. Então eu acho que um ponta esquerda que só usa o pé esquerdo não vai render o mesmo cortando pra dentro, passando e chutando com o pé ruim.

Na posição de volante eu acho mais fácil de adaptar, se o seu jogador tiver bons atributos físicos, de agressividade e índice de trabalho dá pra jogar de boa, facilita muito mais se vc colocar o cara pra treinar nessa função pra ele se adaptar melhor.

Caso você perceba que o jogador não consegue jogar na função que você quer, a última pegunta que vc deve fazer é "vale a pena mudar a tática por ele?". Eu por exemplo, gostava de usar um avançado interior pela esquerda na minha tática, mas peguei um time com um extremo 4 estrelas que era o melhor jogador do time, mudei fácil a tática por ele e valeu a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera na verdade eu tenho a impressão que não importa a tática que eu usar, vou ganhar ou perder quando a IA quiser.

Estou jogando com a Lusa e no estadual derroto e dou bastante trabalho p/ os grandes (ganhei de Palmeiras e Corinthians fora), fico vários jogos invictos, mas basta um momento decisivo (como por exemplo: ganhar p/ subir de divisão) pra que eu perca.

Isso tem me desanimado um pouco.

Editado por Medo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
On 1/7/2019 at 4:47 PM, Medo said:

Galera na verdade eu tenho a impressão que não importa a tática que eu usar, vou ganhar ou perder quando a IA quiser.

Estou jogando com a Lusa e no estadual derroto e dou bastante trabalho p/ os grandes (ganhei de Palmeiras e Corinthians fora), fico vários jogos invictos, mas basta um momento decisivo (como por exemplo: ganhar p/ subir de divisão) pra que eu perca.

Isso tem me desanimado um pouco.

Muitas vezes o jogo passa essa impressão mesmo, mas temos que ser um pouco céticos nessa hora. Até mesmo porque é mais provável que o jogo tenha tendência ao jogador humano vencer do que perder, afinal ninguém gosta de perder e jogar um jogo tendencioso ao fracasso o tornaria impopular, impactando negativamente a venda e por tabela o desenvolvedor do jogo, né?

O que pode acontecer na tua situação é que muitas vezes nessa situação de time pequeno prestes a atingir algo grande os jogadores deem a famosa pipocada. Já vi acontecer bastante. Um time que a imprensa previa terminar em 17º, a diretoria esperava que apenas escapassem do rebaixamento, chega na última rodada com chances de título... como será o mental dos jogadores nessa hora? Tanto é que muitas vezes a diretoria sugere que o treinador dê uma palestra antes do jogo, e tu tem a opção de falar "Já foram muito bem em chegar até aqui, se perdermos, tudo bem!", ou "Vão lá e ganhem o título!" e os jogadores podem reagir mal se tu estimular eles a ganharem o título, afinal eles já estão acima da expectativa. Além disso tem outros fatores né, como o jogo "manjar" tua tática em algumas rodadas. Prestar atenção nesses detalhes pode fazer o resultado ser diferente no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2019 at 16:47, Medo disse:

Galera na verdade eu tenho a impressão que não importa a tática que eu usar, vou ganhar ou perder quando a IA quiser.

Estou jogando com a Lusa e no estadual derroto e dou bastante trabalho p/ os grandes (ganhei de Palmeiras e Corinthians fora), fico vários jogos invictos, mas basta um momento decisivo (como por exemplo: ganhar p/ subir de divisão) pra que eu perca.

Isso tem me desanimado um pouco.

Não porque se fosse assim não haveria a possibilidade de save-scrumming - recarregar e jogar de novo até obter um resultado considerado bom. Claro que quanto maior a disparidade, maior a dificuldade...

Na situação descrita, vale à pena dar uma olhada nos relatórios individuais de cada jogador pra ver se algo salta aos olhos quando a jogadores que não gostam de grandes jogos. Jogadores com Concentração e outros atributos mentais baixos também é algo a ser observado pra ter ideia de quem está mais propenso a cometer erros, se sentir pressionado ou ansioso durante o jogo, etc.

Tem observado a linguagem corporal dos jogadores durante os jogos? Também é uma boa forma de julgar quem tem bons atributos escondidos como é a habilidade de suportar a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,
Por muito tempo acompanhei o fórum e sempre me mantive nas sombras kkk. Porém, hoje resolvi aparecer aqui e explanar um pouco a cerca de alguns aspectos do jogo sobre os quais eu percebo que muita gente tem dificuldade e outros não têm nenhuma pista sequer de como funciona.
Quero deixar bem claro que o conteúdo abaixo é baseado na MINHA experiência com o jogo e que todos se sintam à vontade para criticá-lo. =)

1- Funções e tarefas: O treinador não se deve prender cegamente à melhor função ou tarefa que um jogador pode executar!
Por exemplo, no meu Flamengo aqui o Arrascaeta, nome em evidência rs, joga melhor de avançado interior pela esquerda PORÉM eu o utilizo com frequência como Extremo Direito também. O que vai determinar se ele vai participar da CRIAÇÃO DAS MINHAS JOGADAS OFENSIVAS como av. interior esquerdo ou extremo direito no meu time é o FOCO DO MEU ATAQUE: pelo CENTRO ou pela(s) PONTA(S).
O mesmo raciocínio vai para o Cuellar jogando na posição de volante no meu 4-1-4-1 com pontas (antigo 4-1-2-3 com pontas): pode ser que ele jogue de armador recuado ou de meia defensivo. Neste caso, para a escolha da função o que pra mim é se o time adversário possui MAC ou não em sua formação.
Ou seja, é essencial adaptar as funções dos jogadores para a forma como você quer que o seu time DEFENDA e ATAQUE. Para tanto, se faz necessário conhecer o que cada função é capaz de fazer e onde o jogador irá se posicionar no campo no momento de defender e de atacar. Ler a discrição das funções no jogo e entendê-las é vital.
Quanto às tarefas de DEFENDER, APOIAR E ATACAR, o meu entendimento se assemelha bastante ao princípio 3-2-3 presente em outro tópico deste fórum. Tente otimizar a escolha das tarefas para ter mais eficiência DEFENSIVA E OFENSIVA com base nos atributos dos jogadores escolhidos;

2- Táticas: Busque interpretar como o adversário irá buscar o ataque e onde ele defende pior!
Por exemplo, se o adversário joga com DOIS EXTREMOS buscando a linha de fundo para cruzar, você então deverá se dar conta de que essa provavelmente é a forma que ele irá buscar para a criação de suas jogadas ofensivas. Neste caso eu colo a LARGURA SEM BOLA do meu time no máximo para que os meus jogadores levem MAIS vantagem que o normal pelos lados do campo, aumentando a eficiência da minha defesa.
Raciocínio parecido para o ATAQUE: como jogo com extremos, busco sempre jogar com muita LARGURA COM BOLA para que os mesmos levem MAIS vantagem que o normal e troco as suas funções para extremos, ao invés de av. interiores, se percebo que não há espaço disponível para os mesmos atacarem pelo meio.

3- Gritos (ordens) à beira do gramado: nunca negligencie esse aspecto do jogo!
Tais ordens são capazes de dar BOOSTS de ataque e defesa, assim como outros tipos de benefícios (atenção, mais dedicação física, calma, etc.);

4- Instruções aos adversários: nunca negligencie esse aspecto também ou, se for deixar para o adjunto, arque com as consequências!
Sempre busco marcar de forma apertada os atacantes adversários: PONTAS DE LANÇA, EXTREMOS E MAC mas, para isso, eu busco utilizar jogadores que buscam mais a marcação em suas funções como, por exemplo, o Cuellar como meia defensivo ao invés de armador recuado quando o outro time vier com MAC.
Laterais, Zagueiros e Volantes em funções que possuem marcação como atributo determinante, eu procuro colocá-los para fazer marcação apertada independentemente se esses atributos são altos ou baixos. Pelo que eu entendo, o quão esses atributos são elevados vai contar muito MAS tais jogadores perigosos do outro time não podem ficar sem marcação apertada!
Quanto à pressão, sempre busco pressionar os jogares do outro time responsáveis pela CRIAÇÃO DAS JOGADAS, com extremos, MAC ou até mesmo laterais ou volantes, caso o adversário jogue sem extremos ou os únicos meias sejam os volantes!
Levar para o pé mais esquerdo ou direito vai depender da minha LARGURA SEM BOLA. Se colocar meu time pra defender largo, procuro colocar o av. interior adversário para buscar a linha de fundo, por exemplo!

Enfim, espero que essas poucas dicas abram a mente manager de vocês e espero que diminua a frustração de muitos com o jogo.
Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2019 at 16:39, gueguel disse:

Senhores,
Por muito tempo acompanhei o fórum e sempre me mantive nas sombras kkk. Porém, hoje resolvi aparecer aqui e explanar um pouco a cerca de alguns aspectos do jogo sobre os quais eu percebo que muita gente tem dificuldade e outros não têm nenhuma pista sequer de como funciona.
Quero deixar bem claro que o conteúdo abaixo é baseado na MINHA experiência com o jogo e que todos se sintam à vontade para criticá-lo. ?

1- Funções e tarefas: O treinador não se deve prender cegamente à melhor função ou tarefa que um jogador pode executar!
Por exemplo, no meu Flamengo aqui o Arrascaeta, nome em evidência rs, joga melhor de avançado interior pela esquerda PORÉM eu o utilizo com frequência como Extremo Direito também. O que vai determinar se ele vai participar da CRIAÇÃO DAS MINHAS JOGADAS OFENSIVAS como av. interior esquerdo ou extremo direito no meu time é o FOCO DO MEU ATAQUE: pelo CENTRO ou pela(s) PONTA(S).
O mesmo raciocínio vai para o Cuellar jogando na posição de volante no meu 4-1-4-1 com pontas (antigo 4-1-2-3 com pontas): pode ser que ele jogue de armador recuado ou de meia defensivo. Neste caso, para a escolha da função o que pra mim é se o time adversário possui MAC ou não em sua formação.
Ou seja, é essencial adaptar as funções dos jogadores para a forma como você quer que o seu time DEFENDA e ATAQUE. Para tanto, se faz necessário conhecer o que cada função é capaz de fazer e onde o jogador irá se posicionar no campo no momento de defender e de atacar. Ler a discrição das funções no jogo e entendê-las é vital.
Quanto às tarefas de DEFENDER, APOIAR E ATACAR, o meu entendimento se assemelha bastante ao princípio 3-2-3 presente em outro tópico deste fórum. Tente otimizar a escolha das tarefas para ter mais eficiência DEFENSIVA E OFENSIVA com base nos atributos dos jogadores escolhidos;

2- Táticas: Busque interpretar como o adversário irá buscar o ataque e onde ele defende pior!
Por exemplo, se o adversário joga com DOIS EXTREMOS buscando a linha de fundo para cruzar, você então deverá se dar conta de que essa provavelmente é a forma que ele irá buscar para a criação de suas jogadas ofensivas. Neste caso eu colo a LARGURA SEM BOLA do meu time no máximo para que os meus jogadores levem MAIS vantagem que o normal pelos lados do campo, aumentando a eficiência da minha defesa.
Raciocínio parecido para o ATAQUE: como jogo com extremos, busco sempre jogar com muita LARGURA COM BOLA para que os mesmos levem MAIS vantagem que o normal e troco as suas funções para extremos, ao invés de av. interiores, se percebo que não há espaço disponível para os mesmos atacarem pelo meio.

3- Gritos (ordens) à beira do gramado: nunca negligencie esse aspecto do jogo!
Tais ordens são capazes de dar BOOSTS de ataque e defesa, assim como outros tipos de benefícios (atenção, mais dedicação física, calma, etc.);

4- Instruções aos adversários: nunca negligencie esse aspecto também ou, se for deixar para o adjunto, arque com as consequências!
Sempre busco marcar de forma apertada os atacantes adversários: PONTAS DE LANÇA, EXTREMOS E MAC mas, para isso, eu busco utilizar jogadores que buscam mais a marcação em suas funções como, por exemplo, o Cuellar como meia defensivo ao invés de armador recuado quando o outro time vier com MAC.
Laterais, Zagueiros e Volantes em funções que possuem marcação como atributo determinante, eu procuro colocá-los para fazer marcação apertada independentemente se esses atributos são altos ou baixos. Pelo que eu entendo, o quão esses atributos são elevados vai contar muito MAS tais jogadores perigosos do outro time não podem ficar sem marcação apertada!
Quanto à pressão, sempre busco pressionar os jogares do outro time responsáveis pela CRIAÇÃO DAS JOGADAS, com extremos, MAC ou até mesmo laterais ou volantes, caso o adversário jogue sem extremos ou os únicos meias sejam os volantes!
Levar para o pé mais esquerdo ou direito vai depender da minha LARGURA SEM BOLA. Se colocar meu time pra defender largo, procuro colocar o av. interior adversário para buscar a linha de fundo, por exemplo!

Enfim, espero que essas poucas dicas abram a mente manager de vocês e espero que diminua a frustração de muitos com o jogo.
Abraço a todos

5- Sobre PASSES E RITMO:

O estilo de passe a ser escolhido vai depender do FOCO DE CRIAÇÃO DE JOGADAS (pelo meio ou pelas pontas) e da LARGURA da equipe.
Por exemplo, no estilo de passe CURTO, espera-se que os jogadores mais centralizados participem mais da CRIAÇÃO DE JOGADAS enquanto que os mais abertos PUXARÃO A MARCAÇÃO ou APROVEITARÃO OS ESPAÇOS DEIXADOS PELA FALTA DE MARCAÇÃO, ou seja, se você quer criar jogadas PELAS PONTAS com extremos ABERTOS e quer jogar com passes curtos, você terá dificuldades.
Quanto ao ritmo de jogo, no meu entendimento, se os seus jogadores que irão procurar criar as jogadas utilizam a VELOCIDADE (como extremos, por exemplo) em suas funções escolhidas na tática, faz mais sentido jogar com um ritmo mais alto. Não faz sentido você querer cadenciar o jogo tocando a bola pra um extremo criar jogadas..ele irá procurar sair em velocidade para o campo de ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Recentemente vi em algum tópico alguém falar que a adequação de um jogador a uma posição ou papel (de acordo com a cor) não pode ser seguida 100%, mas eu não lembro a explicação. Alguém pode ajudar aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2019 at 18:08, Lowko é Powko disse:

Recentemente vi em algum tópico alguém falar que a adequação de um jogador a uma posição ou papel (de acordo com a cor) não pode ser seguida 100%, mas eu não lembro a explicação. Alguém pode ajudar aí?

Eu escrevi um texto gigante sobre isso nesse tópico mesmo, pouco mais de um ano atrás:

Continua valendo tudo que tá ali. Eu só acrescentaria que na questão da função não só não há impacto nos atributos, como a opinião colocada ali é do teu adjunto. Se tu acha que os atributos chave para uma função são diferentes daqueles que a IA diz, há menos razão ainda para seguir a indicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...