Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Perissé

Clube Tático

Recommended Posts

Lincoln Tibério

Pessoal, FM 17 - Alguem pode me ajudar? Eu estou com essa formação que costumo jogar em casa e em jogos fora que são mais faceis, porem eu faço muitos gols e tomo muitos gols de cruzamento, ou tomo gol nas costas da defesa, com o Londrina acabei de ser campeao da copa do Brasil, fui até as quartas da libertadores, e estou em decimo no brasileirão que ainda nao acabou, será que é a pressao que ta alta? a defesa em linha? 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-png-bb3bfd72-0ee8-4a94-bebb-64c38b629cd0

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-png-e247bdb1-9be6-4349-81e9-04dca6cff6b6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tsuru
4 horas atrás, Lincoln Tibério disse:

Pessoal, FM 17 - Alguem pode me ajudar? Eu estou com essa formação que costumo jogar em casa e em jogos fora que são mais faceis, porem eu faço muitos gols e tomo muitos gols de cruzamento, ou tomo gol nas costas da defesa, com o Londrina acabei de ser campeao da copa do Brasil, fui até as quartas da libertadores, e estou em decimo no brasileirão que ainda nao acabou, será que é a pressao que ta alta? a defesa em linha? 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-png-bb3bfd72-0ee8-4a94-bebb-64c38b629cd0

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-png-e247bdb1-9be6-4349-81e9-04dca6cff6b6

A filosofia "Fluida" já bota a pressão um pouco mais alta, aumentando mais, seus jogadores tendem a sair mais para marcar e deixam espaço às costas, naturalmente. Tenta trocar pra filosofia Flexível e diminui a pressão pra ver se melhora.

Outra coisa que você pode experimentar é deixar os laterais em Defesa Lateral - Apoiar e colocar os pontas pra atacarem, dessa forma sua defesa fica mais protegida.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lincoln Tibério
1 hora atrás, Tsuru disse:

A filosofia "Fluida" já bota a pressão um pouco mais alta, aumentando mais, seus jogadores tendem a sair mais para marcar e deixam espaço às costas, naturalmente. Tenta trocar pra filosofia Flexível e diminui a pressão pra ver se melhora.

Outra coisa que você pode experimentar é deixar os laterais em Defesa Lateral - Apoiar e colocar os pontas pra atacarem, dessa forma sua defesa fica mais protegida.

 

Deu uma melhorada, mas parece que meu time não cria agora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tsuru
23 minutos atrás, Lincoln Tibério disse:

Deu uma melhorada, mas parece que meu time não cria agora

Por acaso seu atacante está ficando muito isolado e os meias são desarmados rapidamente quando a bola chega?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lincoln Tibério
33 minutos atrás, Tsuru disse:

Por acaso seu atacante está ficando muito isolado e os meias são desarmados rapidamente quando a bola chega?

sim!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tsuru
16 horas atrás, Lincoln Tibério disse:

sim!!

Troca a tarefa do atacante único pra apoiar e vê se melhora. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lincoln Tibério
45 minutos atrás, Tsuru disse:

Troca a tarefa do atacante único pra apoiar e vê se melhora. 

Beleza, acabou a temporada, fiquei em 10 no brasileiro e ganhei a copa do brasil, vou testar na proxima temporada, mas acho que só vou ter certeza da melhora no brasileiro e na libertadores, pq o paranaense é mt fraco, vou colocar a mulecada pra jogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Joao Guilhermeqp

Galera, voltei pro FM 16 (o fm que mais odiei). Ja fiz diversos saves com diversas taticas e novamente nada da certo. Eu queria saber a opinião/ajuda de vocês em relação às taticas. Vi muita gente usando taticas com poucas instruções à equipe, talvez a maioria. Quando usam tatica assim, é melhor compensar dando muitas instruções individuais ou nao? Ta difícil aqui. To jogando com o Ingolstadt. 
O time é candidato ao rebaixamento, então não sei se o melhor seria propor um jogo reativo por conta das características e tal, ou propor um jogo ofensivo mesmo que é o estilo que eu gosto de jogar, com muita posse de bola, etc.

Editado por Joao Guilhermeqp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Henrique M.

Qual a razão para você voltar para uma edição que você não curte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Danut
6 horas atrás, Joao Guilhermeqp disse:

Galera, voltei pro FM 16 (o fm que mais odiei). Ja fiz diversos saves com diversas taticas e novamente nada da certo. Eu queria saber a opinião/ajuda de vocês em relação às taticas. Vi muita gente usando taticas com poucas instruções à equipe, talvez a maioria. Quando usam tatica assim, é melhor compensar dando muitas instruções individuais ou nao? Ta difícil aqui. To jogando com o Ingolstadt. 

Bom, pra começar: o Ingolstadt é ruim pra caralho. Tipo, muito mesmo. Tu tem que adequar tuas expectativas à realidade da equipe que pegou. Joguei com o Darmstadt no FM16 e fui rebaixado na primeira temporada. O Ingolstadt é um pouco melhor, mas não tanto.

Quanto à tua pergunta: não, não é melhor usar um monte de instrução individual pra compensar. A moral de usar poucas instruções à equipe é justamente evitar que tu tenha muita coisa sendo dita aos jogadores ao mesmo tempo, e depois não consiga identificar o que tá dando errado. E evitar que tenha instruções muito contraditórias quando ainda não tá claro como jogar. Dar muitas instruções aos jogadores vai piorar a situação dez vezes - é ainda mais difícil saber o que tá dando errado se cada jogador tiver sua própria instrução, e muito mais fácil dar instruções contraditórias. A moral é simplificar as coisas. Instruções individuais complicam elas ainda mais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
juliommc
On 6/15/2018 at 2:02 PM, Lincoln Tibério said:

Pessoal, FM 17 - Alguem pode me ajudar? Eu estou com essa formação que costumo jogar em casa e em jogos fora que são mais faceis, porem eu faço muitos gols e tomo muitos gols de cruzamento, ou tomo gol nas costas da defesa, com o Londrina acabei de ser campeao da copa do Brasil, fui até as quartas da libertadores, e estou em decimo no brasileirão que ainda nao acabou, será que é a pressao que ta alta? a defesa em linha? 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-png-bb3bfd72-0ee8-4a94-bebb-64c38b629cd0

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-png-e247bdb1-9be6-4349-81e9-04dca6cff6b6

Provavelmente os jogadores que você possui não lhe permitem jogar dessa forma.

Ao jogar com a defesa em linha (significa fazer a famosa linha de impedimento), o ideal é que todos os seus defensores (laterais e centrais) tenham bons índices de decisão, antecipação e, principalmente, posicionamento (para a armadilha do impedimento funcionar bem). Além disso, quando essa linha falha, eles precisam se recuperar (correr atrás) de forma satisfatória. Para tal, além dos atributos já citados, devem possuir bons índices de aceleração e velocidade.

Verifique se seus zagueiros e laterais possuem essas características. Você pode, inclusive, comparar (antes da partida) seus defensores com os meias ofensivos (centrais e pontas) e atacantes do adversário, para ver quem leva a melhor em aceleração e velocidade. Isso vai mostrar a tendência do seu time em vencer ou perder no quesito "corre carái" (rs), ao ser atacado em profundidade (após a falha da linha de impedimento, por exemplo).

Baixar a linha defensiva e/ou mudar a formação para flexível ou normal vai ajudar, mas pode não resolver a situação por completo, se seus defensores não preencherem os atributos citados. Isso porque o problema é muito mais a linha de impedimento em si, que a altura da linha defensiva.

Além do mais, ao mudar a formação (para flexível ou normal), você vai acabar por prejudicar "o todo" (coesão da equipe), para resolver um problema isolado. Assim, os defensores vão participar menos na criação, os apoiadores não participarão tão ativamente do ataque e os atacantes vão ajudar menos na recomposição defensiva. Quanto menos flexível ou fluída a formação, mais a equipe se isola em unidades defensivas, de criação e atacante. É como se você pedisse aos jogadores para os quais você atribuiu funções defensivas para focarem apenas na defesa, os apoiadores apenas na criação e os atacantes, no ataque. Esse tipo de abordagem, com raras exceções, não combina com mentalidade mais ofensiva.

Portanto, sugiro que, se você não tem defensores adequados (com bons índices de decisão, posicionamento e antecipação), remova esta instrução (da linha de impedimento).

Feito isso, olhe para os atributos de aceleração e velocidade de seus defensores. Quanto maiores estes atributos, menos arriscado usar uma defesa mais alta. Uma boa alternativa (se a sua defesa é lenta e você, ainda assim, quer usar uma linha mais alta) é achar pelo menos um zagueiro com boa antecipação, aceleração e velocidade, além dos outros atributos para um zagueiro qualquer. Dessa forma, você pode tentar subir um pouco a linha defensiva, sem usar a linha de impedimento e usando esse zagueiro com a função de cobrir a zaga. Ele vai se posicionar um pouco atrás da sua linha defensiva e tentar "limpar" as bolas que, porventura, passem.

A questão dos gols em cruzamento você tem que ver se não é apenas consequência dessas situações de bolas nas costas da defesa. Se for, resolvendo a primeira parte, deve melhorar. Mas se você está tomando gols com a zaga já recomposta, em bolas altas, veja se seus zagueiros são bons em impulsão e cabeceio. Além disso, a estatura ajuda também.

O fato, pra concluir, é que, depois de tanto falar (rs) e considerando que você disse lá em cima que chegou às quartas da libertadores e foi campeão da copa do Brasil  com o Londrina, a situação não parece tão ruim.

Mas talvez possa melhorar... É questão de achar um equilíbrio mais favorável. Reduzir mais os gols sofridos que os marcados.

Depois posta aí a foto do perfil de seus zagueiros e laterais. Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lincoln Tibério
Em 21/06/2018 at 00:51, juliommc disse:

Provavelmente os jogadores que você possui não lhe permitem jogar dessa forma.

Ao jogar com a defesa em linha (significa fazer a famosa linha de impedimento), o ideal é que todos os seus defensores (laterais e centrais) tenham bons índices de decisão, antecipação e, principalmente, posicionamento (para a armadilha do impedimento funcionar bem). Além disso, quando essa linha falha, eles precisam se recuperar (correr atrás) de forma satisfatória. Para tal, além dos atributos já citados, devem possuir bons índices de aceleração e velocidade.

Verifique se seus zagueiros e laterais possuem essas características. Você pode, inclusive, comparar (antes da partida) seus defensores com os meias ofensivos (centrais e pontas) e atacantes do adversário, para ver quem leva a melhor em aceleração e velocidade. Isso vai mostrar a tendência do seu time em vencer ou perder no quesito "corre carái" (rs), ao ser atacado em profundidade (após a falha da linha de impedimento, por exemplo).

Baixar a linha defensiva e/ou mudar a formação para flexível ou normal vai ajudar, mas pode não resolver a situação por completo, se seus defensores não preencherem os atributos citados. Isso porque o problema é muito mais a linha de impedimento em si, que a altura da linha defensiva.

Além do mais, ao mudar a formação (para flexível ou normal), você vai acabar por prejudicar "o todo" (coesão da equipe), para resolver um problema isolado. Assim, os defensores vão participar menos na criação, os apoiadores não participarão tão ativamente do ataque e os atacantes vão ajudar menos na recomposição defensiva. Quanto menos flexível ou fluída a formação, mais a equipe se isola em unidades defensivas, de criação e atacante. É como se você pedisse aos jogadores para os quais você atribuiu funções defensivas para focarem apenas na defesa, os apoiadores apenas na criação e os atacantes, no ataque. Esse tipo de abordagem, com raras exceções, não combina com mentalidade mais ofensiva.

Portanto, sugiro que, se você não tem defensores adequados (com bons índices de decisão, posicionamento e antecipação), remova esta instrução (da linha de impedimento).

Feito isso, olhe para os atributos de aceleração e velocidade de seus defensores. Quanto maiores estes atributos, menos arriscado usar uma defesa mais alta. Uma boa alternativa (se a sua defesa é lenta e você, ainda assim, quer usar uma linha mais alta) é achar pelo menos um zagueiro com boa antecipação, aceleração e velocidade, além dos outros atributos para um zagueiro qualquer. Dessa forma, você pode tentar subir um pouco a linha defensiva, sem usar a linha de impedimento e usando esse zagueiro com a função de cobrir a zaga. Ele vai se posicionar um pouco atrás da sua linha defensiva e tentar "limpar" as bolas que, porventura, passem.

 A questão dos gols em cruzamento você tem que ver se não é apenas consequência dessas situações de bolas nas costas da defesa. Se for, resolvendo a primeira parte, deve melhorar. Mas se você está tomando gols com a zaga já recomposta, em bolas altas, veja se seus zagueiros são bons em impulsão e cabeceio. Além disso, a estatura ajuda também.

O fato, pra concluir, é que, depois de tanto falar (rs) e considerando que você disse lá em cima que chegou às quartas da libertadores e foi campeão da copa do Brasil  com o Londrina, a situação não parece tão ruim.

Mas talvez possa melhorar... É questão de achar um equilíbrio mais favorável. Reduzir mais os gols sofridos que os marcados.

 Depois posta aí a foto do perfil de seus zagueiros e laterais. Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

Acho que vai me ajudar bastante, estou no estadual, fazendo alguns testes, mas não ajuda, Libertadores vem ai, contratei 3 novos zagueiros, estou incluindo a orientação no adversário, pior pé etc, quando eu estiver em casa eu posto aqui, são Marcondes, Lucas Verissimo, Rafael Thyere e Nogueira (Fluminense)

 

Eu acredito muito nisso tudo que vc me disse, pois sempre nos meus saves, meu time começa ficar realmente do meu jeito quando tem bons zagueiros e um goleiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • just12
      Por just12
      Olá
      Treino um time médio em Portugal, o Braga. Só que tenho muita dificuldade contra os pequenos. Em geral começo com minha tradicional no 4231 com extremos mas se em 30 minutos não vejo o time criando, já meti o Sobrecarga com linha alta e pressão máxima, aí a equipe realmente busca mas fica muito exposta em contra ataques.
       
      Qual seria a sugestão de vocês? Meu time ta com uma coesão baixa ainda mas o ambiente e o apoio dos jogadores está de bom a muito bom
       
    • Banton
      Por Banton
      Estou com o Willem II da Eredivisie, cotados para 16° (evitar o rebaixamento) e gostaria de saber como eu posso fazer um contra-ataque efetivo? Visto que a minha equipe é ruim diante das demais. Peço desculpas por não colocar imagens, mas não estou conseguindo por aqui no tópico. Não aceita o link do imgur e nem tem a opção de upload aqui (diz que não tenho nenhum anexo)
       
      Quais são as melhores "instruções individuais" para os jogadores? Qual é a melhor "instrução à equipa" para fazer um contra-ataque? Quais treinos poderiam me ajudar? (Sexta no Globo Reportér)
       
    • Gustavo Passos
      Por Gustavo Passos
      Pessoal, peço a ajuda dos "craques" nas taticas aqui.
      Sempre joguei com toques mais diretos, e até vinha dando certo. Mas tinha pouca posse de bola, poucos toques entre os jogadores e tal.
      Agora, montei uma tatica, que está boa demais na posse de bola (no minimo 60% por jogo, e já tive jogos com 75 a 80%), e cerca de 650 a 900 passes. O problema é que estou achando ela com uma eficiencia muito ruim no ataque. Ganho de 1 a 0, 2 a 1, empato de 0 a 0, e as vezes perco. Na formação, parece uma formação defensiva mesmo, mas como disse, é pra privilegiar a posse de bola.
      Ela tá assim:
                     GK 
                      L
              BPD    BPD
      WBS   VOL    DMD  WBA
               SS      APS
                     CF

      Jogo em ingles, então as posições são:
      L = Libero
      BPD = Zagueiro 
      VOL = Segundo volante
      SS = Shadow Striker
      Depois mando uma foto da tatica, mas jogo no Control.
      Alguma dica de mudar alguma dessas posições pra ficar mais ofensiva?
    • Bruna'
      Por Bruna'
      Tô com o hábito de jogar no contra-ataque com meu time porém ás vezes acontece do time ter mais posse de bola, nesse caso será que seria ideal mudar para uma formação mais ofensiva ou continuar na que tá, já que o time joga bem?
    • Tavares o mito
      Por Tavares o mito
      Boa tarde à todos!
       
      Depois de muito tempo resolvi criar um tópico para discussão aqui no Fórum.
      Estive ausente por conta dos muitos compromissos, mas nunca deixei de jogar o FM e a cada dia que passa fico mais decepcionado com a "dificuldade" do game.
      Coloco "dificuldade" entre aspas pq realmente não sei se é a palavra correta. Acredito que não é só isso...
       
      Por isso a minha pergunta no título do post (Só táticas?).
      Será mesmo que tudo no final se resume nas táticas? Tenho tentado jogar com o Milan e já fiz de tudo. Já nos amistosos de pré-temporada, ganho do Bayern e na partida seguinte não consigo fazer absolutamente nada contra o Napoli e a partir desse amistoso a coisa desanda e não consigo mais ter o desempenho que tive contra o Bayern (com a mesma tática, mesmos jogadores, tudo igual). Sabendo que o Bayern é um dos melhores times do jogo, pra mim isso não faz o menor sentido.
       
      Eu jogo games Manager desde o CM 97/98 e sempre gostei deles. Eu procuro comprar o FM anualmente, mas realmente o jogo tem mais me irritado do que me divertido.
      Tenho muitas saudades de quando a gente montava um time e ia pro campeonato e o melhor elenco na maioria das vezes ganhava e tínhamos que nos desdobrar para contratar jogadores free para melhorar o plantel e aos poucos ganhávamos reputação e atraíamos melhores jogadores a ponto de conseguirmos ir evoluindo na tabela até ganharmos os campeonatos.
       
      Na vida real é assim que acontece. Barcelona e Real sempre na frente. Juventus campeã várias vezes seguidas na Itália. Man City com o melhor conjunto na Inglaterra vai ser o campeão. PSG idem, entre outros. Poderia citar um caminhão de exemplos, mas o FM insiste em colocar pedras no nosso sapato sem que pudéssemos tirá-las. Nem ao menos as consigo vê-las!
       
      Quero com este texto, compartilhar a minha frustração com o game que gosto há tanto tempo. Queria ainda saber de vcs se estou viajando e onde estou errando. Ou talvez o que eu não estou conseguindo enxergar. Me dêem um retorno e dicas por favor. Não quero abandonar o FM ainda...
       
      Abraço.
×