Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Pessoal, FM 17 - Alguem pode me ajudar? Eu estou com essa formação que costumo jogar em casa e em jogos fora que são mais faceis, porem eu faço muitos gols e tomo muitos gols de cruzamento, ou tomo gol nas costas da defesa, com o Londrina acabei de ser campeao da copa do Brasil, fui até as quartas da libertadores, e estou em decimo no brasileirão que ainda nao acabou, será que é a pressao que ta alta? a defesa em linha? 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-png-bb3bfd72-0ee8-4a94-bebb-64c38b629cd0

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-png-e247bdb1-9be6-4349-81e9-04dca6cff6b6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lincoln Tibério disse:

Pessoal, FM 17 - Alguem pode me ajudar? Eu estou com essa formação que costumo jogar em casa e em jogos fora que são mais faceis, porem eu faço muitos gols e tomo muitos gols de cruzamento, ou tomo gol nas costas da defesa, com o Londrina acabei de ser campeao da copa do Brasil, fui até as quartas da libertadores, e estou em decimo no brasileirão que ainda nao acabou, será que é a pressao que ta alta? a defesa em linha? 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-png-bb3bfd72-0ee8-4a94-bebb-64c38b629cd0

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-png-e247bdb1-9be6-4349-81e9-04dca6cff6b6

A filosofia "Fluida" já bota a pressão um pouco mais alta, aumentando mais, seus jogadores tendem a sair mais para marcar e deixam espaço às costas, naturalmente. Tenta trocar pra filosofia Flexível e diminui a pressão pra ver se melhora.

Outra coisa que você pode experimentar é deixar os laterais em Defesa Lateral - Apoiar e colocar os pontas pra atacarem, dessa forma sua defesa fica mais protegida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

A filosofia "Fluida" já bota a pressão um pouco mais alta, aumentando mais, seus jogadores tendem a sair mais para marcar e deixam espaço às costas, naturalmente. Tenta trocar pra filosofia Flexível e diminui a pressão pra ver se melhora.

Outra coisa que você pode experimentar é deixar os laterais em Defesa Lateral - Apoiar e colocar os pontas pra atacarem, dessa forma sua defesa fica mais protegida.

 

Deu uma melhorada, mas parece que meu time não cria agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Lincoln Tibério disse:

Deu uma melhorada, mas parece que meu time não cria agora

Por acaso seu atacante está ficando muito isolado e os meias são desarmados rapidamente quando a bola chega?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Tsuru disse:

Por acaso seu atacante está ficando muito isolado e os meias são desarmados rapidamente quando a bola chega?

sim!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Tsuru disse:

Troca a tarefa do atacante único pra apoiar e vê se melhora. 

Beleza, acabou a temporada, fiquei em 10 no brasileiro e ganhei a copa do brasil, vou testar na proxima temporada, mas acho que só vou ter certeza da melhora no brasileiro e na libertadores, pq o paranaense é mt fraco, vou colocar a mulecada pra jogar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, voltei pro FM 16 (o fm que mais odiei). Ja fiz diversos saves com diversas taticas e novamente nada da certo. Eu queria saber a opinião/ajuda de vocês em relação às taticas. Vi muita gente usando taticas com poucas instruções à equipe, talvez a maioria. Quando usam tatica assim, é melhor compensar dando muitas instruções individuais ou nao? Ta difícil aqui. To jogando com o Ingolstadt. 
O time é candidato ao rebaixamento, então não sei se o melhor seria propor um jogo reativo por conta das características e tal, ou propor um jogo ofensivo mesmo que é o estilo que eu gosto de jogar, com muita posse de bola, etc.

Editado por Joao Guilhermeqp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Joao Guilhermeqp disse:

Galera, voltei pro FM 16 (o fm que mais odiei). Ja fiz diversos saves com diversas taticas e novamente nada da certo. Eu queria saber a opinião/ajuda de vocês em relação às taticas. Vi muita gente usando taticas com poucas instruções à equipe, talvez a maioria. Quando usam tatica assim, é melhor compensar dando muitas instruções individuais ou nao? Ta difícil aqui. To jogando com o Ingolstadt. 

Bom, pra começar: o Ingolstadt é ruim pra caralho. Tipo, muito mesmo. Tu tem que adequar tuas expectativas à realidade da equipe que pegou. Joguei com o Darmstadt no FM16 e fui rebaixado na primeira temporada. O Ingolstadt é um pouco melhor, mas não tanto.

Quanto à tua pergunta: não, não é melhor usar um monte de instrução individual pra compensar. A moral de usar poucas instruções à equipe é justamente evitar que tu tenha muita coisa sendo dita aos jogadores ao mesmo tempo, e depois não consiga identificar o que tá dando errado. E evitar que tenha instruções muito contraditórias quando ainda não tá claro como jogar. Dar muitas instruções aos jogadores vai piorar a situação dez vezes - é ainda mais difícil saber o que tá dando errado se cada jogador tiver sua própria instrução, e muito mais fácil dar instruções contraditórias. A moral é simplificar as coisas. Instruções individuais complicam elas ainda mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/15/2018 at 2:02 PM, Lincoln Tibério said:

Pessoal, FM 17 - Alguem pode me ajudar? Eu estou com essa formação que costumo jogar em casa e em jogos fora que são mais faceis, porem eu faço muitos gols e tomo muitos gols de cruzamento, ou tomo gol nas costas da defesa, com o Londrina acabei de ser campeao da copa do Brasil, fui até as quartas da libertadores, e estou em decimo no brasileirão que ainda nao acabou, será que é a pressao que ta alta? a defesa em linha? 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-png-bb3bfd72-0ee8-4a94-bebb-64c38b629cd0

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-png-e247bdb1-9be6-4349-81e9-04dca6cff6b6

Provavelmente os jogadores que você possui não lhe permitem jogar dessa forma.

Ao jogar com a defesa em linha (significa fazer a famosa linha de impedimento), o ideal é que todos os seus defensores (laterais e centrais) tenham bons índices de decisão, antecipação e, principalmente, posicionamento (para a armadilha do impedimento funcionar bem). Além disso, quando essa linha falha, eles precisam se recuperar (correr atrás) de forma satisfatória. Para tal, além dos atributos já citados, devem possuir bons índices de aceleração e velocidade.

Verifique se seus zagueiros e laterais possuem essas características. Você pode, inclusive, comparar (antes da partida) seus defensores com os meias ofensivos (centrais e pontas) e atacantes do adversário, para ver quem leva a melhor em aceleração e velocidade. Isso vai mostrar a tendência do seu time em vencer ou perder no quesito "corre carái" (rs), ao ser atacado em profundidade (após a falha da linha de impedimento, por exemplo).

Baixar a linha defensiva e/ou mudar a formação para flexível ou normal vai ajudar, mas pode não resolver a situação por completo, se seus defensores não preencherem os atributos citados. Isso porque o problema é muito mais a linha de impedimento em si, que a altura da linha defensiva.

Além do mais, ao mudar a formação (para flexível ou normal), você vai acabar por prejudicar "o todo" (coesão da equipe), para resolver um problema isolado. Assim, os defensores vão participar menos na criação, os apoiadores não participarão tão ativamente do ataque e os atacantes vão ajudar menos na recomposição defensiva. Quanto menos flexível ou fluída a formação, mais a equipe se isola em unidades defensivas, de criação e atacante. É como se você pedisse aos jogadores para os quais você atribuiu funções defensivas para focarem apenas na defesa, os apoiadores apenas na criação e os atacantes, no ataque. Esse tipo de abordagem, com raras exceções, não combina com mentalidade mais ofensiva.

Portanto, sugiro que, se você não tem defensores adequados (com bons índices de decisão, posicionamento e antecipação), remova esta instrução (da linha de impedimento).

Feito isso, olhe para os atributos de aceleração e velocidade de seus defensores. Quanto maiores estes atributos, menos arriscado usar uma defesa mais alta. Uma boa alternativa (se a sua defesa é lenta e você, ainda assim, quer usar uma linha mais alta) é achar pelo menos um zagueiro com boa antecipação, aceleração e velocidade, além dos outros atributos para um zagueiro qualquer. Dessa forma, você pode tentar subir um pouco a linha defensiva, sem usar a linha de impedimento e usando esse zagueiro com a função de cobrir a zaga. Ele vai se posicionar um pouco atrás da sua linha defensiva e tentar "limpar" as bolas que, porventura, passem.

A questão dos gols em cruzamento você tem que ver se não é apenas consequência dessas situações de bolas nas costas da defesa. Se for, resolvendo a primeira parte, deve melhorar. Mas se você está tomando gols com a zaga já recomposta, em bolas altas, veja se seus zagueiros são bons em impulsão e cabeceio. Além disso, a estatura ajuda também.

O fato, pra concluir, é que, depois de tanto falar (rs) e considerando que você disse lá em cima que chegou às quartas da libertadores e foi campeão da copa do Brasil  com o Londrina, a situação não parece tão ruim.

Mas talvez possa melhorar... É questão de achar um equilíbrio mais favorável. Reduzir mais os gols sofridos que os marcados.

Depois posta aí a foto do perfil de seus zagueiros e laterais. Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2018 at 00:51, juliommc disse:

Provavelmente os jogadores que você possui não lhe permitem jogar dessa forma.

Ao jogar com a defesa em linha (significa fazer a famosa linha de impedimento), o ideal é que todos os seus defensores (laterais e centrais) tenham bons índices de decisão, antecipação e, principalmente, posicionamento (para a armadilha do impedimento funcionar bem). Além disso, quando essa linha falha, eles precisam se recuperar (correr atrás) de forma satisfatória. Para tal, além dos atributos já citados, devem possuir bons índices de aceleração e velocidade.

Verifique se seus zagueiros e laterais possuem essas características. Você pode, inclusive, comparar (antes da partida) seus defensores com os meias ofensivos (centrais e pontas) e atacantes do adversário, para ver quem leva a melhor em aceleração e velocidade. Isso vai mostrar a tendência do seu time em vencer ou perder no quesito "corre carái" (rs), ao ser atacado em profundidade (após a falha da linha de impedimento, por exemplo).

Baixar a linha defensiva e/ou mudar a formação para flexível ou normal vai ajudar, mas pode não resolver a situação por completo, se seus defensores não preencherem os atributos citados. Isso porque o problema é muito mais a linha de impedimento em si, que a altura da linha defensiva.

Além do mais, ao mudar a formação (para flexível ou normal), você vai acabar por prejudicar "o todo" (coesão da equipe), para resolver um problema isolado. Assim, os defensores vão participar menos na criação, os apoiadores não participarão tão ativamente do ataque e os atacantes vão ajudar menos na recomposição defensiva. Quanto menos flexível ou fluída a formação, mais a equipe se isola em unidades defensivas, de criação e atacante. É como se você pedisse aos jogadores para os quais você atribuiu funções defensivas para focarem apenas na defesa, os apoiadores apenas na criação e os atacantes, no ataque. Esse tipo de abordagem, com raras exceções, não combina com mentalidade mais ofensiva.

Portanto, sugiro que, se você não tem defensores adequados (com bons índices de decisão, posicionamento e antecipação), remova esta instrução (da linha de impedimento).

Feito isso, olhe para os atributos de aceleração e velocidade de seus defensores. Quanto maiores estes atributos, menos arriscado usar uma defesa mais alta. Uma boa alternativa (se a sua defesa é lenta e você, ainda assim, quer usar uma linha mais alta) é achar pelo menos um zagueiro com boa antecipação, aceleração e velocidade, além dos outros atributos para um zagueiro qualquer. Dessa forma, você pode tentar subir um pouco a linha defensiva, sem usar a linha de impedimento e usando esse zagueiro com a função de cobrir a zaga. Ele vai se posicionar um pouco atrás da sua linha defensiva e tentar "limpar" as bolas que, porventura, passem.

 A questão dos gols em cruzamento você tem que ver se não é apenas consequência dessas situações de bolas nas costas da defesa. Se for, resolvendo a primeira parte, deve melhorar. Mas se você está tomando gols com a zaga já recomposta, em bolas altas, veja se seus zagueiros são bons em impulsão e cabeceio. Além disso, a estatura ajuda também.

O fato, pra concluir, é que, depois de tanto falar (rs) e considerando que você disse lá em cima que chegou às quartas da libertadores e foi campeão da copa do Brasil  com o Londrina, a situação não parece tão ruim.

Mas talvez possa melhorar... É questão de achar um equilíbrio mais favorável. Reduzir mais os gols sofridos que os marcados.

 Depois posta aí a foto do perfil de seus zagueiros e laterais. Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

Acho que vai me ajudar bastante, estou no estadual, fazendo alguns testes, mas não ajuda, Libertadores vem ai, contratei 3 novos zagueiros, estou incluindo a orientação no adversário, pior pé etc, quando eu estiver em casa eu posto aqui, são Marcondes, Lucas Verissimo, Rafael Thyere e Nogueira (Fluminense)

 

Eu acredito muito nisso tudo que vc me disse, pois sempre nos meus saves, meu time começa ficar realmente do meu jeito quando tem bons zagueiros e um goleiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai pessoal, boa noite.
Eu queria fazer um desabafo aqui na página, de repente alguém consegue me ajudar.
Assim como todo mundo aqui, sou um apaixonado por futebol e por FM. Porém confesso que sou bem ruim no jogo, único que consegui jogar com sucesso foi o CM 2004, pois ele vinha com uma tática chamada Diablo e ela era bugada. Sempre tento jogar os FM's que saem, porém depois de um tempo cheio de desilusões por ser ruim acabo desistindo do jogo e parto para o Fifa. É bem triste e chato essa situação, pois eu realmente gostaria de saber jogar o FM, entende-lo e conseguir ser um bom técnico no jogo, é muito legal você conseguir obter sucesso nele e observar o crescimento do seu time. É um sentimento diferente do Fifa. Infelizmente eu não consigo entender a mecânica do jogo, já li tópicos e mais tópicos, diversas informações, horas e horas de estudo tentando entender o jogo e nada. Ou eu sou muito burro ou realmente não é um jogo para mim. Sempre que faço uma tática, acho que ela vai ficar boa e depois de três ou quatro jogos indo bem, o time cai de rendimento e pronto, começo a ficar chateado com a sequência de resultados ruins. Vou em fóruns gringos pesquisar sobre as táticas e vejo as pessoas postando as suas e mostrando o quão bem elas encaixaram nos seus times ocasionando poucas derrotas e muitas vitórias, coisa de 80% na temporada. Com isso meu ânimo acaba caindo e eu vou lá e excluo o FM. Se alguém tiver uma informação construtiva sobre as minhas dúvidas então por favor me ajude, para não dropar novamente do FM que eu tanto amo. Jogo o FM 2017 a princípio.

Vamos lá, primeira coisa, o meu time pode render tanto com uma tática onde o meu foco seja a posse de bola e a troca de passes curtos, ou o contra-ataque e lançamentos longos? Eu fico tentando organizar isso perante as ações que os meus jogadores mais gostam de fazer, mas nunca dá certo, ou as coisas que eu estou mandando eles fazerem estão erradas ou as posições.
Segundo, os atributos podem influenciar em algo do seguinte modo, "meu time tem uma qualidade inferior de passes então colocarei passes mais curtos que assim será difícil eles errarem, se o time tem uma qualidade boa em passes, colocarei passes de risco que será mais fácil acertar."?

Terceiro, como vocês fazem para combinar uma posição e função com as instruções? (darei um exemplo que de repente está até errado, mas é só para vocês entenderem o meu ponto.) Como vocês sabem que um construtor de jogo avançado funciona mais com um atacante completo na frente do que com um oportunista?

Quarto, o quanto os gritos a beira do campo podem influenciar seus jogadores?

Quinto, o que define o resultado de uma partida? A capacidade da inteligência artificial do jogo ler a sua tática? A moral do seu time estar elevada ou baixa? A coesão tática referente a equipe escalada? Por que um time ganha 10 partidas seguidas e pega o lanterna do campeonato em casa e perde? Sei que isso também pode acontecer na vida real, mas o que define esse resultado?

Acho que eu tenho mais dúvidas, mas no momento as uma da manhã e com sono, só farei essas pois são as que eu lembro. Desculpa a chatice da mensagem, mas é que eu realmente queria ter prazer em jogar FM e conseguir os feitos que diversos jogadores conseguem.
Boa noite a todos e valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, EmbarrasseD said:

Fala ai pessoal, boa noite.
Eu queria fazer um desabafo aqui na página, de repente alguém consegue me ajudar.
Assim como todo mundo aqui, sou um apaixonado por futebol e por FM. Porém confesso que sou bem ruim no jogo, único que consegui jogar com sucesso foi o CM 2004, pois ele vinha com uma tática chamada Diablo e ela era bugada. Sempre tento jogar os FM's que saem, porém depois de um tempo cheio de desilusões por ser ruim acabo desistindo do jogo e parto para o Fifa. É bem triste e chato essa situação, pois eu realmente gostaria de saber jogar o FM, entende-lo e conseguir ser um bom técnico no jogo, é muito legal você conseguir obter sucesso nele e observar o crescimento do seu time. É um sentimento diferente do Fifa. Infelizmente eu não consigo entender a mecânica do jogo, já li tópicos e mais tópicos, diversas informações, horas e horas de estudo tentando entender o jogo e nada. Ou eu sou muito burro ou realmente não é um jogo para mim. Sempre que faço uma tática, acho que ela vai ficar boa e depois de três ou quatro jogos indo bem, o time cai de rendimento e pronto, começo a ficar chateado com a sequência de resultados ruins. Vou em fóruns gringos pesquisar sobre as táticas e vejo as pessoas postando as suas e mostrando o quão bem elas encaixaram nos seus times ocasionando poucas derrotas e muitas vitórias, coisa de 80% na temporada. Com isso meu ânimo acaba caindo e eu vou lá e excluo o FM. Se alguém tiver uma informação construtiva sobre as minhas dúvidas então por favor me ajude, para não dropar novamente do FM que eu tanto amo. Jogo o FM 2017 a princípio.

Vamos lá, primeira coisa, o meu time pode render tanto com uma tática onde o meu foco seja a posse de bola e a troca de passes curtos, ou o contra-ataque e lançamentos longos? Eu fico tentando organizar isso perante as ações que os meus jogadores mais gostam de fazer, mas nunca dá certo, ou as coisas que eu estou mandando eles fazerem estão erradas ou as posições.
Segundo, os atributos podem influenciar em algo do seguinte modo, "meu time tem uma qualidade inferior de passes então colocarei passes mais curtos que assim será difícil eles errarem, se o time tem uma qualidade boa em passes, colocarei passes de risco que será mais fácil acertar."?

Terceiro, como vocês fazem para combinar uma posição e função com as instruções? (darei um exemplo que de repente está até errado, mas é só para vocês entenderem o meu ponto.) Como vocês sabem que um construtor de jogo avançado funciona mais com um atacante completo na frente do que com um oportunista?

Quarto, o quanto os gritos a beira do campo podem influenciar seus jogadores?

Quinto, o que define o resultado de uma partida? A capacidade da inteligência artificial do jogo ler a sua tática? A moral do seu time estar elevada ou baixa? A coesão tática referente a equipe escalada? Por que um time ganha 10 partidas seguidas e pega o lanterna do campeonato em casa e perde? Sei que isso também pode acontecer na vida real, mas o que define esse resultado?

Acho que eu tenho mais dúvidas, mas no momento as uma da manhã e com sono, só farei essas pois são as que eu lembro. Desculpa a chatice da mensagem, mas é que eu realmente queria ter prazer em jogar FM e conseguir os feitos que diversos jogadores conseguem.
Boa noite a todos e valeu.

 

Cara...

Primeira coisa : não lute contra o jogo. Quando estiver cansado, vá dormir e descansar. Faça outras coisas, vá se distrair.

Segunda coisa : mostre exemplos mais claros.

Tipo : no jogo tal, usei essa tática, com tais jogadores e deu certo. Já nesse outro, fiz a mesma coisa e deu errado.

Na minha opinião o melhor a se fazer nesse jogo é estudar o adversário... Principalmente se você não é o treinador da seleção alemã (rs). E eu vejo pouca gente fazendo isso. Por exemplo : jogar com a defesa alta, quando você tem jogadores com boa capacidade ofensiva pode funcionar bem (na maioria dos jogos). Mas você pode enfrentar um time pequeno em uma retranca daquelas... E, eventualmente, esse adversário "pequeno" possui um jogador de velocidade e aceleração, com boa finta e finalização. Nesse caso, você pode tentar e tentar, durante todo o jogo, furar a defesa adversária, sem sucesso. Mas, em um lance de contra-ataque, acabar por tomar o gol.

 

Tem que se adaptar a cada adversário... Mudar a forma com a qual você se defende, constrói e ataca, de acordo com as deficiências e qualidades de cada adversário isoladamente.

 

Pode e deve ter um plano de jogo geral. Mas adaptação é tudo nesse game (no meu modo de ver as coisas)... E não adianta escolher os titulares, uma tática e um modelo de jogo e sair apertando continuar indefinidamente. É um desafio à paciência e, se você não mudar, não vai conseguir resultados diferentes.

 

Não há verdade absoluta no FM.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2018 at 00:51, juliommc disse:

Provavelmente os jogadores que você possui não lhe permitem jogar dessa forma.

Ao jogar com a defesa em linha (significa fazer a famosa linha de impedimento), o ideal é que todos os seus defensores (laterais e centrais) tenham bons índices de decisão, antecipação e, principalmente, posicionamento (para a armadilha do impedimento funcionar bem). Além disso, quando essa linha falha, eles precisam se recuperar (correr atrás) de forma satisfatória. Para tal, além dos atributos já citados, devem possuir bons índices de aceleração e velocidade.

Verifique se seus zagueiros e laterais possuem essas características. Você pode, inclusive, comparar (antes da partida) seus defensores com os meias ofensivos (centrais e pontas) e atacantes do adversário, para ver quem leva a melhor em aceleração e velocidade. Isso vai mostrar a tendência do seu time em vencer ou perder no quesito "corre carái" (rs), ao ser atacado em profundidade (após a falha da linha de impedimento, por exemplo).

Baixar a linha defensiva e/ou mudar a formação para flexível ou normal vai ajudar, mas pode não resolver a situação por completo, se seus defensores não preencherem os atributos citados. Isso porque o problema é muito mais a linha de impedimento em si, que a altura da linha defensiva.

Além do mais, ao mudar a formação (para flexível ou normal), você vai acabar por prejudicar "o todo" (coesão da equipe), para resolver um problema isolado. Assim, os defensores vão participar menos na criação, os apoiadores não participarão tão ativamente do ataque e os atacantes vão ajudar menos na recomposição defensiva. Quanto menos flexível ou fluída a formação, mais a equipe se isola em unidades defensivas, de criação e atacante. É como se você pedisse aos jogadores para os quais você atribuiu funções defensivas para focarem apenas na defesa, os apoiadores apenas na criação e os atacantes, no ataque. Esse tipo de abordagem, com raras exceções, não combina com mentalidade mais ofensiva.

Portanto, sugiro que, se você não tem defensores adequados (com bons índices de decisão, posicionamento e antecipação), remova esta instrução (da linha de impedimento).

Feito isso, olhe para os atributos de aceleração e velocidade de seus defensores. Quanto maiores estes atributos, menos arriscado usar uma defesa mais alta. Uma boa alternativa (se a sua defesa é lenta e você, ainda assim, quer usar uma linha mais alta) é achar pelo menos um zagueiro com boa antecipação, aceleração e velocidade, além dos outros atributos para um zagueiro qualquer. Dessa forma, você pode tentar subir um pouco a linha defensiva, sem usar a linha de impedimento e usando esse zagueiro com a função de cobrir a zaga. Ele vai se posicionar um pouco atrás da sua linha defensiva e tentar "limpar" as bolas que, porventura, passem.

A questão dos gols em cruzamento você tem que ver se não é apenas consequência dessas situações de bolas nas costas da defesa. Se for, resolvendo a primeira parte, deve melhorar. Mas se você está tomando gols com a zaga já recomposta, em bolas altas, veja se seus zagueiros são bons em impulsão e cabeceio. Além disso, a estatura ajuda também.

O fato, pra concluir, é que, depois de tanto falar (rs) e considerando que você disse lá em cima que chegou às quartas da libertadores e foi campeão da copa do Brasil  com o Londrina, a situação não parece tão ruim.

Mas talvez possa melhorar... É questão de achar um equilíbrio mais favorável. Reduzir mais os gols sofridos que os marcados.

Depois posta aí a foto do perfil de seus zagueiros e laterais. Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

Da uma olhada

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1-png-f3ddba1f-d536-4e8a-a4bc-a72d2b0af23c

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/2-png-ae77c75d-eed1-4a98-9503-c1033e64bfd7

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/3-png-ece53f48-435d-4596-9b08-d442196f2cb4

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/4-png-5cf7618f-2f3b-4ef5-9b24-24e25eaeb17e

 

Os dois primeiros são meus titulares esse ano que até aqui vem mt bem por sinal 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Lincoln Tibério said:

Tendo em vista os jogadores que você contratou (zagueiros e laterais), acredito que dá pra jogar com a linha defensiva mais alta e fazendo a linha de impedimento sim. Pelo menos, na maior parte dos jogos. Mas é como eu falei : sempre bom dar aquela conferida no ataque adversário.

Quando enfrentar equipes com jogadores mais "rápidos" no campo de ataque, vale a pena pesar os riscos e, eventualmente, mudar o esquema conforme achar necessário. 

Outro detalhe do qual me esqueci (e que é muito importante) é a questão da pressão individual sobre os adversários. É sempre bom "bloquear" as opções adversárias para passes em profundidade.

Quando eu jogo com a defesa mais alta ou, pelo menos, ligeiramente alta, gosto de pressionar os laterais e meias mais criativos do adversário, usando a instrução "pressionar sempre". Dando uma olhada no seguinte vídeo, você vai entender o porquê.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutes ago, Lincoln Tibério said:

Pra render o assunto (que eu acho bacana... hehe), grave os gols que você tomou e poste os vídeos aí. Do momento em que você atacava e perdeu a posse, até o gol.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, me surgiu uma dúvida.

 

Estou percebendo que o time adversário duplica a marcação dos meus jogadores laterais (laterais, alas ou pontas). Exemplo, supondo que eu jogue com um 4 2 3 1 com extremos e o adversário em um 433 sem pontas. Quando meu lateral está com a bola o meio campo pressiona este, e o lateral adversário marca o meu extremo. 

 

Qual instrução devo passar para que esta combinação ocorra. Vejo que isto acaba se tornando muito mais eficiente do que a marcação habitual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Henrique Friedrich said:

Galera, me surgiu uma dúvida.

 

Estou percebendo que o time adversário duplica a marcação dos meus jogadores laterais (laterais, alas ou pontas). Exemplo, supondo que eu jogue com um 4 2 3 1 com extremos e o adversário em um 433 sem pontas. Quando meu lateral está com a bola o meio campo pressiona este, e o lateral adversário marca o meu extremo. 

 

Qual instrução devo passar para que esta combinação ocorra. Vejo que isto acaba se tornando muito mais eficiente do que a marcação habitual.

A tendencia do 4-3-3 contra 4-2-3-1 é essa mesmo. Os laterais vão bater com os meias atacantes abertos. Só que isso pode não acontecer no campo mais adiantado do seu ataque, se a mentalidade do seu time for mais defensiva, porque os meias vão recuar ao perder a posse.  Ainda assim, em algum momento, vai haver o confronto.  Pra manter esse formato durante toda a partida, você pode simplesmente pedir a seus meias para marcar homem-a-homem os laterais adversários, mas eu não recomendaria isso. Se você deseja algo nesse sentido, adicione a instrução "pressionar sempre" para os laterais adversarios. Assim, a pressão vai acontecer de uma maneira mais segura. Não haverá um jogador apenas  responsável pela tarefa. A tendencia vai ser a pressão somente quando houver cobertura, sem comprometer a sua formacao defensiva. Isso nem sempre acontece na marcacao homem-a-homem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente da formação que eu uso ou enfrento estou percebendo uma mudança na marcação ao jogadores das laterais. Os adversários pressionam meus jogadores das pontas fechando os espaços deles. Exemplo: meu ponta pega a bola na lateral de campo, vem um meio campo pressionando e fechando a opção de tocar pro meio e o lateral fecha a opção de corrida pra linha de fundo.

 

Este comportamento não consigo emular, já testei várias formações e acabo levando diversos gols de cruzamento.

 

Curiosamente a formação que obtive melhores resultados foi jogando com um 433 muito fluido, contra atacar, mas como de praxe a tática acabou caindo de rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique Friedrich disse:

Independente da formação que eu uso ou enfrento estou percebendo uma mudança na marcação ao jogadores das laterais. Os adversários pressionam meus jogadores das pontas fechando os espaços deles. Exemplo: meu ponta pega a bola na lateral de campo, vem um meio campo pressionando e fechando a opção de tocar pro meio e o lateral fecha a opção de corrida pra linha de fundo.

 

Este comportamento não consigo emular, já testei várias formações e acabo levando diversos gols de cruzamento.

 

Curiosamente a formação que obtive melhores resultados foi jogando com um 433 muito fluido, contra atacar, mas como de praxe a tática acabou caindo de rendimento.

Eu também já percebi e tentei copiar isto, de certa forma consegui

Eu sempre coloco os laterais para pressionar bem menos, para apenas cercarem, nunca marcação apertada, e os meio campistas para pressionar sempre com desarmes duros... meus meio campistas sempre tomam alguns amarelos, porém como sempre jogo com 2 e sempre tem reservas para esta posição é até uma boa forma de fazer rodar os jogadores...

Eu cheguei a colocar os pontas para marcar as subidas dos laterais marcando individualmente, os ponta esquerda marcando os laterais direitos e os direitos marcando os laterias esquerdos... funciona bem, porém os jogadores ficam meio que fora de posição quando retomam a bola pois eles sempre estarão pressionando os laterias

Outra coisa que percebi nas táticas da IA é que um meio campo ou um volante as vezes marca H-H um atacante meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma forma bem eficaz de melhorar sua marcação é no final das partidas, olhar as estatísticas de desarmes dos seus jogadores. Se o seu meio campo, volantes e zagueiros desarmaram pouco, pode ter certeza que o time deles ta rodando a bola sem dificuldades... o que eu sempre faço é ver quem desarmou pouco ou até nada, e ir nas instruções individuais e aumentar um pouco a pressão dele e caso não resolva, colocar desarmes duros.

Uma regra que uso é, quanto mais os homens da frente desarmarem, menos os zagueiros precisam fazer isso. eles são a ultima opção para o desarme, apesar de terem especialidade nisso, se precisar que os homens de trás façam isso, é que a bola passou facilmente pelo seu meio campo.

Sempre considero um numero razoável os meias desarmarem entre 6 e 8 jogadas e os zagueiros 3 a 5 no máximo.

Na tática crua ou pré definida é comum ver os meias não desarmarem nenhuma jogada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Henrique Friedrich said:

Independente da formação que eu uso ou enfrento estou percebendo uma mudança na marcação ao jogadores das laterais. Os adversários pressionam meus jogadores das pontas fechando os espaços deles. Exemplo: meu ponta pega a bola na lateral de campo, vem um meio campo pressionando e fechando a opção de tocar pro meio e o lateral fecha a opção de corrida pra linha de fundo.

 

Este comportamento não consigo emular, já testei várias formações e acabo levando diversos gols de cruzamento.

 

Curiosamente a formação que obtive melhores resultados foi jogando com um 433 muito fluido, contra atacar, mas como de praxe a tática acabou caindo de rendimento.

No seu exemplo, a IA do jogo provavelmente instruiu seus jogadores a "pressionar sempre" os seus pontas. Assim, quando um jogador de meio pressiona, o lateral fica. Se for o lateral a pressionar (o que acontece bem menos), alguém fará a cobertura do mesmo (normalmente um meio-campista... Mas, no FM, acontece de ser o zagueiro também).  Este é um dos problemas de se jogar com pontas... No geral, quanto mais lateralizado fica um jogador, mais fácil é roubar-lhe a bola, já que a linha lateral do campo funciona como um "paredão" para estes atletas.

 

Por isso, os bons pontas precisam ser rápidos, técnicos e com boa qualidade no drible. É assim que eles tentam vencer esse duelo. Se os seus pontas perdem demais no confronto direto, talvez seja melhor mudar a função do jogador. Por exemplo, usar um "médio-ala". Com essa função, o jogador, ao ser confrontado, vai procurar opções mais ao centro ou atrás para passes e manutenção da posse, ao invés de tentar na base do drible e da correria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...