Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Rodada: Liverpool 6 - 0 Preston

Rodada seguinte: Burnley 4 - 2 Liverpool, sendo que tava tomando 3 - 0 aos 15' 

Isso me irrita demais!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2018 at 14:38, xBode disse:

Não consigo também, outros toques que eu tenho:

-Não consigo jogar com Zagueiros fora da função defender;
-Não consigo jogar com pontas com funções/posições diferentes (ou os dois jogam com a perna boa pra fora, ou os dois jogam com a perna boa por dentro);
-Os dois laterais SEMPRE!!! com a mesma função/posição.

Esse lance dos zagueiros é foda, só consigo fazer render fora da função de defender quando tô jogando com 3. 

O lance dos pontas depende dos jogadores que tenho a disposição, e partindo daí escolho a função dos laterais, mas eu sou o contrário de ti, dificilmente uso laterais na mesma função/tarefa. No 4231 que tô usando agora um é lateral defensivos enquanto o outro tá de ala. Daí compenso o avanço do lateral mais avançado com um meio recuperador de bolas do lado dele, enquanto do lado do lateral defensivo eu deixo um meio campista com uma função mais livre pra atacar. 

O que mais apanho pra ajustar no 4231 são as funções do meia atacante e do atacante, parece que os dois tão sempre ocupando o espaço um do outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

eu não sabia em qual área botar ?

No tópico de saves no Brasil, dentro da área de saves e desafios. Lá seria ideal por ser um local que você conta sobre qualquer assunto do seu save. Aqui, basicamente você precisa ter um contexto tático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um 4-1-2-3 comecei a utilizar um Construtor de jogo avancado ao lado de um meio area a area, é a melhor opcao tendo um Trinco atrás dos dois?

Comecei ha pouco a estudar um pouco melhor as taticas...jogo com o Mirassol e o pensamento seria de contra-ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2018 at 02:50, bstrelow disse:

O que mais apanho pra ajustar no 4231 são as funções do meia atacante e do atacante, parece que os dois tão sempre ocupando o espaço um do outro. 

Eu acho que essas posições nessa formação são zoadas nessa versão, até ja desistir em parte de usar em clube, mas vi que se encaixou bem com Espanha (sou treinador tb) entao to observando. Mas nao curto jogar nesssa formação, se for pra jogar com (meia)atacante, vou de 4411, acho um pouco menos bagunçado no meio. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2018 at 12:00, luizzferreira91 disse:

Em um 4-1-2-3 comecei a utilizar um Construtor de jogo avancado ao lado de um meio area a area, é a melhor opcao tendo um Trinco atrás dos dois?

Comecei ha pouco a estudar um pouco melhor as taticas...jogo com o Mirassol e o pensamento seria de contra-ataque.

Pra jogar em contra-ataque acho melhor usar uma função de meia que ajude mais na defesa. O avançado só cerca, se muito. Eu tenho gostado bastante do Central Midfielder em função Suporte. Ele faz função parecida com o box-to-box mas chega um pouco mais à frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

É possível fazer isso no FM? https://youtu.be/rkzpfPBweW8

Tem um canal do YouTube que faz vídeo sobre táticas lendárias e fez um sobre essa Holanda, mas aí já não sei se na prática funciona. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei se devia perguntar isso na área de Jogadores ou criar um tópico aqui... vou perguntar aqui mesmo e espero que esteja no lugar certo.

Preciso descobrir algum truque tático pra compensar a falta de qualidade dos meus laterais. Devido à restrições financeiras e de nível do clube, não consigo contratar laterais decentes há algumas temporadas. Venho empurrando com a barriga do jeito que dá, mas nessa temporada cheguei no limite. Em todo jogo os dois laterais tem avaliação ruim, a média dos últimos 5 jogos está abaixo de 6.50. Mesmo em partidas que o time ganha e vai bem, eles destoam e tem avaliações negativas. Nos jogos que o time perde eles vão ainda pior, com avaliação abaixo de 6. E eles realmente são RUINS. São jogadores velhos, com baixos atributos físicos e atributos técnicos/psicológicos apenas aceitáveis. Bem abaixo do resto do nível do time e dos adversários.

Já que eu não tenho como contratar alguém melhor, estava pensando se tem como eu desenvolver uma tática que acabe diminuindo o impacto disso no time. O que eu já tentei:

- Usar os pontas pra auxiliar na marcação pelos lados. Isso ajuda, mas ocasionalmente o adversário acaba conseguindo ficar no 1 x 1 contra o lateral e sempre perde esse duelo, resultando em cruzamento perigoso ou até mesmo finalização com o ponta adversário desmarcado;

- Alterar a função do jogador. Eu uso como Ala/Apoiar na maioria do tempo. Como já li em diversos lugares que não é recomendável ter os laterais com funções defensivas apenas, não tentei usar a função Lateral Defensivo, ou as funções Ala/Lateral com a tarefa de Defender. Já tentei, porém, usar a função Lateral com a tarefa de 'Apoiar', mas não mudou muito. 

Confesso que não pesquisei muito, a primeira coisa que fiz é vir aqui perguntar se alguém tem alguma dica. Então qualquer dica mesmo é bem-vinda.

Além da pontuação negativa, o que tenho visto na prática é isso que falei acima: muita perda de duelos individuais por parte do lateral. Além disso, eles não cumprem as tarefas ofensivas da maneira que eu espero. Por exemplo: quando boto a tarefa 'Atacar', espero que eles façam a ultrapassagem da linha da bola pela ponta, a fim de dar uma opção pra receber passe e avançar com a bola até a linha de fundo. Isso acontece mais vezes em outros casos.

O que será que dá pra fazer nesse caso? Talvez jogar com três volantes a fim de ter uma melhor cobertura dos lados? Atualmente jogo num 4-1-4-1 e também no 4-2-2-2. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

O que será que dá pra fazer nesse caso?

Bom, se os laterais estão indo mal até com pontas na frente deles, a coisa tá feia mesmo.

Algo que você pode tentar é usar instruções individuais de jogador nos seus laterais - colocar pra fazerem passes mais curtos, driblarem menos e tentarem menos passes de risco. Isso vai fazer com que eles sejam mais cautelosos e ajam de forma mais segura independente da forma de jogo. 

Outra coisa que você pode fazer é tentar ajustar a cobertura a eles, especialmente se um dos seus laterais usar tarefa Atacar (algo que deve ocorrer no 4-2-2-2, eu imagino), colocando por exemplo um zagueiro com tarefa "Cobrir" do mesmo lado do lateral que ataca. Mas tem que observar se tá ajudando defensivamente e se não tá deixando muito espaço pros atacantes rivais.

A outra saída seria o que o Henrique sugeriu, atuar sem laterais, num esquema com três zagueiros. Mas aí precisa ajustar as tarefas dos três defensores e o meio campo pra que os pontas adversários não façam a festa na sua linha de fundo. Tem que ver se sua equipe e você conseguiriam se adaptar bem a um esquema assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu time tem uma puta dificuldade pra enfrentar times que jogam com dois atacantes centrais. O que vocês fazem nessa situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutes ago, Lucas.Duarte said:

Meu time tem uma puta dificuldade pra enfrentar times que jogam com dois atacantes centrais. O que vocês fazem nessa situação?

Depende da característica deles e da formatação do adversário. O segredo sempre é criar superioridade numérica, então dependendo do adversário é melhor diminuir a largura do time (jogar em razoavelmente estreito ou até sem pontas) pros laterais ficarem mais centralizados, ou até mesmo usar um volante como Primeiro Volante ou Terceiro Zagueiro. Também vale a pena ver se não é uma boa mudar um dos zagueiros pra Cobrir ou Bloquear, dependendo se algum atacante adversário é muito rápido ou muito forte e de boa impulsão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Lucas.Duarte disse:

Meu time tem uma puta dificuldade pra enfrentar times que jogam com dois atacantes centrais. O que vocês fazem nessa situação?

Eu geralmente não mexo, mas se o cara começa a encher o saco antes de marcar um gol, boto marcação individual. Outra ideia é recuar um volante e colocar ele com tarefa defensiva para equilibrar a vantagem numérica por ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Meu time tem uma puta dificuldade pra enfrentar times que jogam com dois atacantes centrais. O que vocês fazem nessa situação?

Olha as situações mais comuns. Se são lançamentos/cruzamentos, tenta recuar um pouco a linha pra diminuir espaços. Se são contra-ataques e/ou jogadas a partir de erros seus, prefira jogadores rápidos e ágeis, que vão se recuperar mais rápido pra cobrir espaços, ou tente uma formação menos flexível pra não ter muita gente fora de posição o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Depende da característica deles e da formatação do adversário. O segredo sempre é criar superioridade numérica, então dependendo do adversário é melhor diminuir a largura do time (jogar em razoavelmente estreito ou até sem pontas) pros laterais ficarem mais centralizados, ou até mesmo usar um volante como Primeiro Volante ou Terceiro Zagueiro. Também vale a pena ver se não é uma boa mudar um dos zagueiros pra Cobrir ou Bloquear, dependendo se algum atacante adversário é muito rápido ou muito forte e de boa impulsão.

Boa, tentarei isso das próximas vezes, nesse último jogo eu coloquei meu volante pra marcar especificamente um dos atacantes, um dos meus zagueiros o outro e deixei o outro na sobra, até que funcionou.

 

6 horas atrás, Henrique M. disse:

Eu geralmente não mexo, mas se o cara começa a encher o saco antes de marcar um gol, boto marcação individual. Outra ideia é recuar um volante e colocar ele com tarefa defensiva para equilibrar a vantagem numérica por ali.

Foi o que eu fiz, coloquei marcação individual nos atacantes e no meia mais perigoso deles, só não mexi na instrução do volante mas é uma boa pras próximas vezes.

 

4 horas atrás, Douglas. disse:

Olha as situações mais comuns. Se são lançamentos/cruzamentos, tenta recuar um pouco a linha pra diminuir espaços. Se são contra-ataques e/ou jogadas a partir de erros seus, prefira jogadores rápidos e ágeis, que vão se recuperar mais rápido pra cobrir espaços, ou tente uma formação menos flexível pra não ter muita gente fora de posição o tempo todo.

Sim, eu tento me ligar muito nisso e nos toques que o adjunto da, apesar da maioria eu descartar hehehe. Eu tava com mais dificuldades pois minha zaga era a reserva, os titulares estavam poupados/machudados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho que esse é o pior FM que eu já joguei. Acho não, estou tendo a certeza. Não consigo me animar com essa injustiça.

Jogar contra equipes com 2 ou 3 centroavantes é certo perder. Jogar contra equipes que tem alas/pontas rápidos é certo perder

TODO SANTO JOGO EU LEVO GOL E MEU TIME NEM É TÃO RUIM ASSIM.

Cara, se o adversário tem um ponta rápido, é certeza que ele vai marcar um gol ou vai fazer 500 assistências no meu time. É foda, não aguento mais. Não sei como anular isso. Já tentei de tudo. Ou então, quando eu jogo contra 2 centroavantes é gol certo.

Já tentei botar na tarefa (Atacar), já tentei aumentar e diminuir a pressão, já tentei usar marcação apertada, desarme agressivo, abrandar carrinhos, já tentei usar marcação individual - e o adjunto fica falando que o jogador está sendo puxado para fora da posição, já tentei usar dois volantes pra ajudar na marcação, já tentei de tudo. Mas meu sistema de marcação continua ruim. Queria um sistema efetivo de marcação. Vocês que tem boas equipes defensivamente. Quais configurações vocês usam? E quais instruções para a equipe, para os jogadores e para os adversários?

Por favor, me ajudem. Não paguei 135 reais no FM pra não conseguir me divertir. Só tô passando estresse.

 

 

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

Acho que esse é o pior FM que eu já joguei. Acho não, estou tendo a certeza. Não consigo me animar com essa injustiça.

Jogar contra equipes com 2 ou 3 centroavantes é certo perder. Jogar contra equipes que tem alas/pontas rápidos é certo perder

TODO SANTO JOGO EU LEVO GOL E MEU TIME NEM É TÃO RUIM ASSIM.

Cara, se o adversário tem um ponta rápido, é certeza que ele vai marcar um gol ou vai fazer 500 assistências no meu time. É foda, não aguento mais. Não sei como anular isso. Já tentei de tudo. Ou então, quando eu jogo contra 2 centroavantes é gol certo.

Já tentei botar na tarefa (Atacar), já tentei aumentar e diminuir a pressão, já tentei usar marcação apertada, desarme agressivo, abrandar carrinhos, já tentei usar marcação individual - e o adjunto fica falando que o jogador está sendo puxado para fora da posição, já tentei usar dois volantes pra ajudar na marcação, já tentei de tudo. Mas meu sistema de marcação continua ruim. Queria um sistema efetivo de marcação. Vocês que tem boas equipes defensivamente. Quais configurações vocês usam? E quais instruções para a equipe, para os jogadores e para os adversários?

Por favor, me ajudem. Não paguei 135 reais no FM pra não conseguir me divertir. Só tô passando estresse.

 

 

Teus jogadores devem ser piores do que os adversários. Simples assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/05/2018 at 00:34, Samuelima23 disse:

Tem um canal do YouTube que faz vídeo sobre táticas lendárias e fez um sobre essa Holanda, mas aí já não sei se na prática funciona. 

 

Já usei essa tática, fica muito vulnerável às bolas longas pelas laterais.
No mais a tática é muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2018 at 18:38, Banton disse:

Acho que esse é o pior FM que eu já joguei. Acho não, estou tendo a certeza. Não consigo me animar com essa injustiça.

Jogar contra equipes com 2 ou 3 centroavantes é certo perder. Jogar contra equipes que tem alas/pontas rápidos é certo perder

TODO SANTO JOGO EU LEVO GOL E MEU TIME NEM É TÃO RUIM ASSIM.

Cara, se o adversário tem um ponta rápido, é certeza que ele vai marcar um gol ou vai fazer 500 assistências no meu time. É foda, não aguento mais. Não sei como anular isso. Já tentei de tudo. Ou então, quando eu jogo contra 2 centroavantes é gol certo.

Já tentei botar na tarefa (Atacar), já tentei aumentar e diminuir a pressão, já tentei usar marcação apertada, desarme agressivo, abrandar carrinhos, já tentei usar marcação individual - e o adjunto fica falando que o jogador está sendo puxado para fora da posição, já tentei usar dois volantes pra ajudar na marcação, já tentei de tudo. Mas meu sistema de marcação continua ruim. Queria um sistema efetivo de marcação. Vocês que tem boas equipes defensivamente. Quais configurações vocês usam? E quais instruções para a equipe, para os jogadores e para os adversários?

Por favor, me ajudem. Não paguei 135 reais no FM pra não conseguir me divertir. Só tô passando estresse.

Tive os mesmos problemas e consegui solucionar. Antes de tudo, coloque as suas instruções e a sua formação.

Sobre os pontas rápidos, que eu considero apenas os com finta, aceleração e velocidade de 12 ou 13 pra cima, eu coloco pra desarmar duro, sempre separando duas (ou uma dependendo da quantidade de pontas rápidos) substituições de emergência para caso os laterais fiquem amarelados e com muitas faltas, e pressionar para o pé que o leve para o centro do campo. Exemplo: um ponta rápido na esquerda, se for canhoto, vou pressionar para ele levar a bola para o pé direito e corte para o meio, onde terá mais marcação e, consequentemente, superioridades. E, logicamente, se ele estiver na esquerda e for destro, eu não faço nada.

Sobre os dois ou três centroavantes, qual é especificamente o problema? Em cruzamentos, em situações que eles recebem entre as linhas de marcação, especialmente em contra-ataques, e gera um 2x2 ou 3x3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2018 at 18:38, Banton disse:

Acho que esse é o pior FM que eu já joguei. Acho não, estou tendo a certeza. Não consigo me animar com essa injustiça.

Jogar contra equipes com 2 ou 3 centroavantes é certo perder. Jogar contra equipes que tem alas/pontas rápidos é certo perder

TODO SANTO JOGO EU LEVO GOL E MEU TIME NEM É TÃO RUIM ASSIM.

Cara, se o adversário tem um ponta rápido, é certeza que ele vai marcar um gol ou vai fazer 500 assistências no meu time. É foda, não aguento mais. Não sei como anular isso. Já tentei de tudo. Ou então, quando eu jogo contra 2 centroavantes é gol certo.

Já tentei botar na tarefa (Atacar), já tentei aumentar e diminuir a pressão, já tentei usar marcação apertada, desarme agressivo, abrandar carrinhos, já tentei usar marcação individual - e o adjunto fica falando que o jogador está sendo puxado para fora da posição, já tentei usar dois volantes pra ajudar na marcação, já tentei de tudo. Mas meu sistema de marcação continua ruim. Queria um sistema efetivo de marcação. Vocês que tem boas equipes defensivamente. Quais configurações vocês usam? E quais instruções para a equipe, para os jogadores e para os adversários?

Por favor, me ajudem. Não paguei 135 reais no FM pra não conseguir me divertir. Só tô passando estresse.

Cara, então...eu sugiro uma outra abordagem. Tenta procurar pensar menos no adversário e mais na sua equipe.

Não sou nenhum expert no FM, mas comecei a obter resultados melhores no jogo quando comecei a me focar mais em mentalidade, filosofia, funções e tarefas, usando menos instruções de equipe e nenhuma instrução ao adversário.

Pra você ter ideia, estou jogando em uma formação sem pontas e mesmo assim os adversários pararam de fazer gols de cruzamento - a tal ponto que começaram a experimentar outras formações pra tentar ganhar.

Antes de saber qual sua formação e sua estratégia, como é a sua equipe comparada a outras da mesma divisão e qual a expectativa da diretoria/imprensa para a temporada? Eu acho que isso pode ajudar muito na hora de decidir como sua equipe vai jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...