Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

47 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

Bah, amigos. Comecei um save em off pra tentar pôr em prática umas ideias de uns guias aí (tks, @Tsuru) e tô tentando assistir o jogo em modo completo. DEZ MINUTOS SE PASSARAM no relógio e recém o jogo tá nos 15 minutos do 1T. Meu chapéu, não vai dar pra jogar todas as partidas assim. Imagina quanto tempo demoraria pra jogar uma temporada inteira? 2 meses? Alguém aí joga assistindo o jogo completo mesmo? Tem algum macete pro cara poder estudar o jogo sem perder tanto tempo? Eu tentei acelerar a velocidade do jogo, mas aí fica difícil de analisar direitinho, as coisas acontecem muito rápido.

O certo seria assim mesmo. Que nem jogar Total War, Civilization entre outros excelentes jogos de estratégia.

Apesar que achei mais divertida a versão móvel que é mais compacta e uma temporada demoro menos de uma semana para terminar. Fazendo o esquema de a cada mês do jogo ir salvando, e ir analisando mentalmente os detalhes. Forma essa parecida com ler uma obra pequena; lendo-a aos poucos e estudando os trechos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, felipevalle said:

O certo seria assim mesmo. Que nem jogar Total War, Civilization entre outros excelentes jogos de estratégia.

Apesar que achei mais divertida a versão móvel que é mais compacta e uma temporada demoro menos de uma semana para terminar. Fazendo o esquema de a cada mês do jogo ir salvando, e ir analisando mentalmente os detalhes. Forma essa parecida com ler uma obra pequena; lendo-a aos poucos e estudando os trechos.

Resultado de imagem para marinho sabia não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Moreno disse:

Bah, amigos. Comecei um save em off pra tentar pôr em prática umas ideias de uns guias aí (tks, @Tsuru) e tô tentando assistir o jogo em modo completo. DEZ MINUTOS SE PASSARAM no relógio e recém o jogo tá nos 15 minutos do 1T. Meu chapéu, não vai dar pra jogar todas as partidas assim. Imagina quanto tempo demoraria pra jogar uma temporada inteira? 2 meses? Alguém aí joga assistindo o jogo completo mesmo? Tem algum macete pro cara poder estudar o jogo sem perder tanto tempo? Eu tentei acelerar a velocidade do jogo, mas aí fica difícil de analisar direitinho, as coisas acontecem muito rápido.

Acho que quase ninguém aqui joga assistindo jogo completo sempre. Tinha um cara que fez um save na Profissão: Manager tempos atrás que jogava assim, mas não acho que seja o normal não. Mas umas duas ou três partidas em completo já ajudam muito a ver os problemas e buscar soluções. Daí depois que o time estiver mais ajeitado tu volta pro modo mais rápido.

 

Pessoalmente, eu jogo em velocidade alta. Geralmente um clique antes do máximo. Mas acho que perco muito por fazer isso. Faço por não ter saco mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Bah, amigos. Comecei um save em off pra tentar pôr em prática umas ideias de uns guias aí (tks, @Tsuru) e tô tentando assistir o jogo em modo completo. DEZ MINUTOS SE PASSARAM no relógio e recém o jogo tá nos 15 minutos do 1T. Meu chapéu, não vai dar pra jogar todas as partidas assim. Imagina quanto tempo demoraria pra jogar uma temporada inteira? 2 meses? Alguém aí joga assistindo o jogo completo mesmo? Tem algum macete pro cara poder estudar o jogo sem perder tanto tempo? Eu tentei acelerar a velocidade do jogo, mas aí fica difícil de analisar direitinho, as coisas acontecem muito rápido.

Cara, normalmente eu uso o jogo completo pra observar algo que tá acontecendo, tentar corrigir e depois volto pros modos mais rápidos, senão demora demais mesmo.

Uma boa forma de você estudar o jogo é analisar as partidas anteriores em 2D. Como não tem mais a adrenalina do resultado, as análises ficam melhores (mais frias) e você consegue observar bastante coisa no alargado e no prolongado. Tenta ver como os adversários estão fazendo gols e como eles se defendem de você, normalmente isso segue um padrão e já é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Danut said:

Acho que quase ninguém aqui joga assistindo jogo completo sempre. Tinha um cara que fez um save na Profissão: Manager tempos atrás que jogava assim, mas não acho que seja o normal não. Mas umas duas ou três partidas em completo já ajudam muito a ver os problemas e buscar soluções. Daí depois que o time estiver mais ajeitado tu volta pro modo mais rápido.

 

Pessoalmente, eu jogo em velocidade alta. Geralmente um clique antes do máximo. Mas acho que perco muito por fazer isso. Faço por não ter saco mesmo.

Se joga no modo mais rápido em velocidade quase máxima, porque não deixa o auxiliar jogar logo? HUEAHUEAH eu também não tenho muito saco pra ver as partidas. É engraçado. Eu gosto de montar o time, passar bastante tempo na preparação, mas de ver o jogo eu não gosto. Acredito piamente que a vitória é construída na preparação, não no jogo. Claro que ocasionalmente é possível mudar a história do jogo com alguma mudança no decorrer dele, mas poucas vezes isso aconteceu comigo. Então muitas vezes eu só boto o time que treinei e não altero nada, nem quando tô perdendo. Ultimamente tenho posto até o auxiliar comandando alguns jogos, obviamente mandando ele seguir minha escalação e tática.

8 hours ago, Tsuru said:

Cara, normalmente eu uso o jogo completo pra observar algo que tá acontecendo, tentar corrigir e depois volto pros modos mais rápidos, senão demora demais mesmo.

Uma boa forma de você estudar o jogo é analisar as partidas anteriores em 2D. Como não tem mais a adrenalina do resultado, as análises ficam melhores (mais frias) e você consegue observar bastante coisa no alargado e no prolongado. Tenta ver como os adversários estão fazendo gols e como eles se defendem de você, normalmente isso segue um padrão e já é suficiente.

Acho que isso e o que o Danut falou é válido; ver algumas partidas pra fazer ajustes e depois voltar pro mais rápido. Achei uma boa ideia também analisar os jogos anteriores. Porém não sou muito fã da ideia de ver em 2D. Eu mesmo nunca vi e não gosto da ideia de tentar, porque é meio irreal (na vida real um treinador não pode rever seu jogo em 2D e a ideia do jogo é tentar simular o máximo a realidade), além do fato de que eu deveria treinar o olho pra enxergar o posicionamento dos jogadores "como pontos no campo" mesmo no 3D, mesmo que seja usando uma câmera de ângulo superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabarito é assistir as partidas de pré-temporada completa mas numa velocidade maior, que não passe de 5-10 minutos por tempo, assim já da pra acertar os jogadores e ter noção de quem faz merda e quem acerta... mas isso é pra quem é a moda antiga, ultimamente só pelas estatisticas de posse de bola, arremates, cruzamentos e desarmes, já da pra acertar as taticas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

Se joga no modo mais rápido em velocidade quase máxima, porque não deixa o auxiliar jogar logo? HUEAHUEAH eu também não tenho muito saco pra ver as partidas. É engraçado. Eu gosto de montar o time, passar bastante tempo na preparação, mas de ver o jogo eu não gosto. Acredito piamente que a vitória é construída na preparação, não no jogo. Claro que ocasionalmente é possível mudar a história do jogo com alguma mudança no decorrer dele, mas poucas vezes isso aconteceu comigo. Então muitas vezes eu só boto o time que treinei e não altero nada, nem quando tô perdendo. Ultimamente tenho posto até o auxiliar comandando alguns jogos, obviamente mandando ele seguir minha escalação e tática.

Então, eu discordo de que a vitória é construída na preparação, porque ela depende e muito em parte de como joga seu adversário, e depende ainda do quanto seus jogadores fazem em campo. Da mesma maneira que você prepara seu time, o adversário também faz o mesmo. Tem uma outra equipe ali tentando explorar os pontos fracos da sua, e muitas vezes você só consegue ver isso durante o jogo. 

Então por exemplo, se o adversário está "sentado" na própria defesa e você percebe isso, dá pra mudar as tarefas dos seus jogadores e tornar seu time mais atacante, por exemplo. Se tem um ponta atacando nas costas do seu lateral, recuar o lateral ou mexer nas instruções dele poderá fazer com que ele consiga dar o bote a tempo e corte exatamente a jogada que o adversário usaria para fazer o gol. Eu também não pensava assim e ainda tô tentando me acostumar a essa forma "dinâmica" de jogo, mas é fato que antes de mudar para ela eu tinha muito mais dificuldades do que tenho hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é pelo fato de jogar desde os primórdios do CM ou pelo fato de um pouco mais inserido na parte relativa ao futebol em si (sou de uma família que, por vezes, tinha o futebol como principal fonte de renda - no caso, a várzea) e por ter e ver um pai que é treinador, sempre ouvi que você começa a pensar no próximo adversário, quando termina o jogo contra seu atual.

A preparação, escolha de elenco, jogadores, como se jogar... tudo isso acaba evoluindo com o passar dos dias. Não consigo jogar em uma velocidade lenta, mas também não passo voando pelos jogos - outra coisa que modifico é deixar o relógio não no modelo europeu (0-90'), mas no modelo que temos atualmente (0-45).

Por mais que goste do modelo 'Moneyball', que é você analisar bem mais os números e deixar o jogo mais acelerado, sem se preocupar muito, entendo que é necessário gastar um pouco mais de tempo vendo os jogos, pois ali você vê quem pode ser mais importante para uma montagem de elenco, por exemplo, ou aquele jogador que, não adianta você forçar, mas não consegue encaixar no time de jeito nenhum.

Indo por esse modelo, talvez você ainda ache ele, mas vai demorar um tempo maior. Assisto focado em 'Prolongado', pois me dá um panorama melhor de onde estão vindo os erros. As vezes, o erro não aparece nos números, mas nas nuances destas oportunidades desperdiçadas.

Outra coisa que deixo acelerado é o tempo sem chances de gol, isso eu jogo no máximo mesmo.

Mas acho que, vale a pena gastar um tempo menor na formulação da equipe e mais na adequação de sua equipe ao modelo que você propõe. Traduzindo em míudos : Assistir mais o jogo do que ficar no plano tático em si.

Lembremos: O jogo foi criado em cima do futebol, esporte que é o mais imprevisível de todos (pegando dados do livro 'Os Números do Jogo'), e que a diferença entre um título e um rebaixamento está na sua forma de pensar o que acontece no seu jogo e o que você pode fazer para modificar um jogo, seja uma orientação mais ofensiva, um jogador em mau dia, entre outras coisas, pois a preparação é importante sim, mas devemos nos atentar a eventualidades, e são essas eventualidades que fazem o futebol ser o que é.

Parafraseando a galera do Footure (alô, @Maiiron_!): Deve-se pensar mais sobre o jogo.

Editado por CCSantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando a discussão pelo rabo aqui e digo um negócio: número é a superfície. "Jogador deu 20 assistências" mas em qual contexto de jogo? Qual a plataforma do time? FM é igual futebol de verdade, tem que assistir, ver erro, corrigir, potencializar valências. No Palermo é correção atrás de correção. Acho que todos deveriam fazer isso nos seus saves. Pensar o jogo, até no virtual, é essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
7 horas atrás, Banton disse:

Como faz Marcação a zona nesse FM?

Pular do 2012 pro 18 é complicado. kkkk

É a marcação padrão do jogo. A única que dá para adicionar é a marcação individual, instruindo um jogador para marcar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique M. disse:

É a marcação padrão do jogo. A única que dá para adicionar é a marcação individual, instruindo um jogador para marcar outro.

Então só pode ter marcação mano-a-mano? No futebol atual é tão comum você ver uns 3-4 jogadores fechando o espaço do adversário que está com a bola. Fiquei decepcionado com o FM agora, regrediram nesse ponto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
4 minutos atrás, Banton disse:

Então só pode ter marcação mano-a-mano? No futebol atual é tão comum você ver uns 3-4 jogadores fechando o espaço do adversário que está com a bola. Fiquei decepcionado com o FM agora, regrediram nesse ponto. 

Não, cara. A marcação de zona é a padrão. A mano-a-mano é que você instrui individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique M. disse:

Não, cara. A marcação de zona é a padrão. A mano-a-mano é que você instrui individualmente.

Mas meu time sai todo desmiolado pra cima do adversário, cada um por si e sem organização nenhuma. Quais instruções eu tenho que colocar neles, para roubar a bola em "grupo"?

Colocar "Menos" de Pressão - Selecionar "Marcação Apertada" e Ativar o "Desarme Agressivo"?

Eu gosto do sistema de marcação do Leipzig, é uns 500 malucos em cima do adversário e quando pega a bola já vai pro Kick n' Rush.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 minuto atrás, Banton disse:

Mas meu time sai todo desmiolado pra cima do adversário, cada um por si e sem organização nenhuma. Quais instruções eu tenho que colocar neles, para roubar a bola em "grupo"?

Colocar "Menos" de Pressão - Selecionar "Marcação Apertada" e Ativar o "Desarme Agressivo"?

Eu gosto do sistema de marcação do Leipzig, é uns 500 malucos em cima do adversário e quando pega a bola já vai pro Kick n' Rush.

Você tem que colocar mais Pressão e não menos. Contudo, o FM não está preparado para esse sistema de jogo do Leipzig, já tentei e foi um fracasso retumbante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique M. disse:

Você tem que colocar mais Pressão e não menos. Contudo, o FM não está preparado para esse sistema de jogo do Leipzig, já tentei e foi um fracasso retumbante.

Então, Henrique... Acho que eu não estou conseguindo expressar o que eu quero dizer. Vou tentar explicar mais detalhadamente.

Meu time, ele não marca por zona, ele marca individualmente os jogadores. Por exemplo, o lateral avança pra marcar o ponta e fica um buraco nas costas da defesa, porque os zagueiros e volante estão na grande área. Eu quero que pelo menos um dos zagueiros e um volante ajude o meu lateral e cubra sua possível falha, entendeu? 

Eu não quero apenas 1x1, eu quero dois ou três pra ser mais efetivo. Meu time não acompanha quando o adversário roda a bola, eles ficam parados nas suas posições e isso me deixa muito puto. Quais instruções eu utilizo nos jogadores e na equipe, pra ter uma marcação efetiva?

 

Sobre o Leipzig, eu vi o seu post sobre pressão e contra-ataque, eu tentei aqui também não funcionou também. Inclusive, seus tópicos são fodas, só tenho a agradecer pelo conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
24 minutos atrás, Banton disse:

Então, Henrique... Acho que eu não estou conseguindo expressar o que eu quero dizer. Vou tentar explicar mais detalhadamente.

Meu time, ele não marca por zona, ele marca individualmente os jogadores. Por exemplo, o lateral avança pra marcar o ponta e fica um buraco nas costas da defesa, porque os zagueiros e volante estão na grande área. Eu quero que pelo menos um dos zagueiros e um volante ajude o meu lateral e cubra sua possível falha, entendeu? 

Eu não quero apenas 1x1, eu quero dois ou três pra ser mais efetivo. Meu time não acompanha quando o adversário roda a bola, eles ficam parados nas suas posições e isso me deixa muito puto. Quais instruções eu utilizo nos jogadores e na equipe, pra ter uma marcação efetiva?

 

Sobre o Leipzig, eu vi o seu post sobre pressão e contra-ataque, eu tentei aqui também não funcionou também. Inclusive, seus tópicos são fodas, só tenho a agradecer pelo conteúdo.

Você instrui seu time a marcar individualmente? Se não, ele marca por zona. A diferença é que você enxerga essa marcação diferente. Com uma marcação apertada e maior pressão, você verá mais dessa situação que você quer.

Infelizmente, o FM é meio limitado nessa questão tática pela instruções padrão de cada função, portanto, raramente o jogador vai fazer algo diferente do que é marcado como obrigatório para aquela função. Por exemplo, não tem como você pedir para um Construtor de Jogo Recuado - Defender ter liberdades de movimentos ou rematar mais ao gol ou então chegar ainda mais longe quando a equipe tem a bola, assim como não tem como você pedir para ele fazer outras coisas como tentar menos passes de riscos.

Dentro de campo existe uma hierarquia que comanda o comportamento do jogador: MPJ > Função e instruções individuais > Instruções à Equipe. Por isso existe um grande número de pessoas que defende que você deve focar mais nas funções e tarefas do que nas instruções individuais. Obviamente que as questões de mentalidade, fluidez e estrutua do time mexeram com certas posicionamentos padrões de cada função, mas a forma como cada um vai atuar dentro de campo, dentro do papel que você escolheu vai divergir muito pouco.

Se eu peço para o meu time pressionar mais, o que acontece? A engine do jogo primeiro vai processar minha mentalidade, estrutura e fluidez. Isso vai gerar um posicionamento padrão e de movimentação. Contudo, se algum jogador tiver instruções que vão contra aquela mentalidade que eu escolhi, ele ainda assim vai se comportar mais próximo da mentalidade, fluidez e padrão, pois aquilo tem prioridade.

Contudo, no caso das instruções individuais versus instruções à equipe. O jogo processa primeiro as instruções individuais e vê dentro das suas instruções à equipe o que aquele jogador está livre ou não para fazer. Eu normalmente peço para meu time jogar a partir da defesa, eu nunca posso jogar com Defesa Central Limitado, pois não tem a opção na função deles de eles tocarem mais curto. Portanto, usar Jogar A partir da Defesa e com Defesa Central Limitado é contra-produtivo, pois você está pedindo seu time para fazer uma coisa que aquela função não permite ser feito. E mesmo se você jogar com Jogar A partir da defesa e um Defesa Central por exemplo, você ainda tem que colocar a instrução para eles darem menos passes de risco para que eles efetivamente saiam jogando com a bola no chão. 

Por isso, recomendo que você verifique as funções que casam com o estilo de jogo que você deseja e se não achar, personalize as que são possível para fazer o que você quer antes de pedir para seu time fazer alguma coisa em campo. Pois provavelmente, alguma função que você está usando, não está desempenhando o papel de exercer pressão conforme você solicitou nas instruções à equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaaaaaaaaaaaaaaaaaa é muito afudê quando o cara vê com os próprios olhos uma tática dando certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

vai ser spoiler do meu tópico, mas azar

> decidi me preparar bem pra uma partida, analisando os pontos fortes e fracos do adversário pra tentar explorar e me resguardar
> percebi que: time joga no 4-2-2-2, meio campistas são mt pouco criativos e mt defensivos, lateral direito mt ofensivo, lateral esquerdo mt defensivo, zaga muito fraca e sem impulsao, um atacante de referência muito bom
> decido: não avançar pelo meio, estimular jogo pelas pontas, botar meu ponta a marcar individualmente o lateral ofensivo, fazer cruzamentos altos, botar meu zagueiro forte e alto como bloquear do lado do atacante forte e alto deles
> já no começo do jogo meto 1 x 0 com gol de cruzamento pro meu atacante!!
> numa bola parada acabo tomando empate do centroavante forte deles

> numa outra bola parada acabo tomando a virada de novo do centroavante forte deles!!! (o cara é realmente mt bom)
> meu time tá criando pouco. decido estimular mais o ataque pelo lado do lateral defensivo, botando ala, ponta e meiocampista do lado DIREITO pra atacar, e todos meus jogadores do lado oposto pra apoiar/defender
> num espaço de nove minutos, viro o jogo pra 4 x 2 em 3 jogadas pelo lado ESQUERDO (o oposto do que eu queria), em bolas invertidas que encontraram meu ala ou ponta sozinho ou em 1 x 1 contra o lateral dos caras. todos gols em CRUZAMENTOS (um gol foi contra, outro gol foi de cabeça e outro de chute mesmo)

isso deve parecer pouco pra maioria mas pra mim - que sempre só tentou as mudanças no "chute", sem ver o jogo, só na tentativa e erro - é massa d++!! çkfjldasfklçdasjlk

all thanks to you guys que estimularam essa mudança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Masca disse:

Eu sou uma negação na montagem defensiva e nas palestras em clássicos.

Postei isso, dois jogos depois meti 3x1 no United kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2018 at 00:05, Leonardo Moreno disse:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaa é muito afudê quando o cara vê com os próprios olhos uma tática dando certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

vai ser spoiler do meu tópico, mas azar

> decidi me preparar bem pra uma partida, analisando os pontos fortes e fracos do adversário pra tentar explorar e me resguardar
> percebi que: time joga no 4-2-2-2, meio campistas são mt pouco criativos e mt defensivos, lateral direito mt ofensivo, lateral esquerdo mt defensivo, zaga muito fraca e sem impulsao, um atacante de referência muito bom
> decido: não avançar pelo meio, estimular jogo pelas pontas, botar meu ponta a marcar individualmente o lateral ofensivo, fazer cruzamentos altos, botar meu zagueiro forte e alto como bloquear do lado do atacante forte e alto deles
> já no começo do jogo meto 1 x 0 com gol de cruzamento pro meu atacante!!
> numa bola parada acabo tomando empate do centroavante forte deles

> numa outra bola parada acabo tomando a virada de novo do centroavante forte deles!!! (o cara é realmente mt bom)
> meu time tá criando pouco. decido estimular mais o ataque pelo lado do lateral defensivo, botando ala, ponta e meiocampista do lado DIREITO pra atacar, e todos meus jogadores do lado oposto pra apoiar/defender
> num espaço de nove minutos, viro o jogo pra 4 x 2 em 3 jogadas pelo lado ESQUERDO (o oposto do que eu queria), em bolas invertidas que encontraram meu ala ou ponta sozinho ou em 1 x 1 contra o lateral dos caras. todos gols em CRUZAMENTOS (um gol foi contra, outro gol foi de cabeça e outro de chute mesmo)

isso deve parecer pouco pra maioria mas pra mim - que sempre só tentou as mudanças no "chute", sem ver o jogo, só na tentativa e erro - é massa d++!! çkfjldasfklçdasjlk

all thanks to you guys que estimularam essa mudança

Uns dias atrás eu vi se não me engano, o The Reckonist, ele sempre faz umas táticas boas... Ele tinha uma com dois atacantes e um MO E do lado esquerdo, no lado direito tinha um corredorzão pro ala direito (atacar) as jogadas dele na maioria esmagadora era produzida pelo ala direito, que ficava sozinho sem marcação... o jogo focava marcação no lado esquerdo dele o ala direito subia sozinho ahahaha...

mas eu não acho graça nessas táticas assimétricas, eu tenho toque, prefiro perder de goleada do que ver meus jogadores tudo jogado em campo kkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Masca disse:

Eu sou uma negação na montagem defensiva e nas palestras em clássicos.

Me definiu. Talvez eu tenha um perfeccionismo pra defesa embora não me considere um manager tão defensivo. Eu gosto de não levar gols. Eu sigo a filosofia de que "Defesas ganham campeonatos".

Eu sou péssimo pra montar meu sistema defensivo, fico perdidinho. Só melhora quando eu consigo bons jogadores e mais inteligentes. 

Eu também, tanto em clássico quanto em jogos importantes eu dô mole nas palestras. O jeito é correr pro "Pedir Mais" nos gritos durante o jogo. Mas eu to perdendo muito clássico nesse FM e geralmente de goleada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Banton disse:

Me definiu. Talvez eu tenha um perfeccionismo pra defesa embora não me considere um manager tão defensivo. Eu gosto de não levar gols. Eu sigo a filosofia de que "Defesas ganham campeonatos".

Eu sou péssimo pra montar meu sistema defensivo, fico perdidinho. Só melhora quando eu consigo bons jogadores e mais inteligentes. 

Eu sou assim também. Já fui muito bom, meus times normalmente faziam poucos gols, mas dificilmente tomavam. Nunca consegui um equilíbrio hahaha

Citar

Eu também, tanto em clássico quanto em jogos importantes eu dô mole nas palestras. O jeito é correr pro "Pedir Mais" nos gritos durante o jogo. Mas eu to perdendo muito clássico nesse FM e geralmente de goleada.

 Isso é onde sou mais fraco no FM, em relação aos clássicos e jogos difíceis. Levo algumas goleadas em clássicos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/25/2018 at 1:44 PM, Felipe Pessoa said:

mas eu não acho graça nessas táticas assimétricas, eu tenho toque, prefiro perder de goleada do que ver meus jogadores tudo jogado em campo kkkkkkkkkkkkk

Não consigo também, outros toques que eu tenho:

-Não consigo jogar com Zagueiros fora da função defender;
-Não consigo jogar com pontas com funções/posições diferentes (ou os dois jogam com a perna boa pra fora, ou os dois jogam com a perna boa por dentro);
-Os dois laterais SEMPRE!!! com a mesma função/posição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...