Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

13 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Posta a tática

xEES0vH.jpg

 

 

instruções:

 

Ritmo mais alto

Perder tempo as vezes

Defesa ligeiramente mais profunda

Pressão as vezes

Driblar menos

Passes mais diretos

Antecipar cruzamentos e aliviar pelos flancos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como saem os gols dos adversários, @Aleef? Eu imaginaria que de fora da área pela linha defensiva baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Yan Perisse disse:

E como saem os gols dos adversários, @Aleef? Eu imaginaria que de fora da área pela linha defensiva baixa.

trocação de passes dentro da pequena area

cruzamentos

muitos gols de cabeça, meus laterais ficam moscando

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aleef disse:

xEES0vH.jpg

 

 

instruções:

 

Ritmo mais alto

Perder tempo as vezes

Defesa ligeiramente mais profunda

Pressão as vezes

Driblar menos

Passes mais diretos

Antecipar cruzamentos e aliviar pelos flancos

O mais/menos/às vezes, não serve as palavras, pq dependendo da estratégia pode ser outra coisa, posta o print das instruções de equipe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

O mais/menos/às vezes, não serve as palavras, pq dependendo da estratégia pode ser outra coisa, posta o print das instruções de equipe 

Wm6O54f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Aleef disse:

Wm6O54f.jpg

Amigo, faltou a parte la de cima, qual a estratégia que você está usando? Controle, Ataque, Normal, Defesa, Contenção, Sobrecarga ou Contra-ataque ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Amigo, faltou a parte la de cima, qual a estratégia que você está usando? Controle, Ataque, Normal, Defesa, Contenção, Sobrecarga ou Contra-ataque ?

D: 

Os prints tão saindo cagados. O noot tem uma conf diferente. Foi mal mano, é normal e flexível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Aleef disse:

D: 

Os prints tão saindo cagados. O noot tem uma conf diferente. Foi mal mano, é normal e flexível. 

Bom vamos lá, eu não costumo usar a estratégia normal nem pra testes de início de temporada, há quem a use para sentir o jogo no início quando não se sabe o que esperar, e ao desenrolar dos primeiros minutos, ajustar para uma estratégia condizente com o que se quer da partida e como o adversário veio. Então eu não recomendo usá-la pra jogar seus jogos:

1- Tenha em mente como você quer que seu time jogue (como quer que se defenda, construa as jogadas e finalize);
2- Analise se você tem os jogadores para realizar as tarefas se o nível deles condiz com o que você quer realizar;
3- A cada jogo veja como o adversário vem e decida como quer enfrentá-lo, durante os primeiros minutos eu recomendo ver o jogo completo pra observar se tá tudo correndo bem como planejado ou se tem algo a fazer para melhorar/combater uma estratégia do adversário.

De acordo com o que você mostrou você escolheu: Um time que tenha uma mentalidade tranquila, porém que jogue com urgência, lançando bolas na área e lançamentos longos há todo momento, raramente você vai ter alguém na área já que não tem ninguém no seu ataque com a tarefa atacar, então seus jogadores vão pegar a bola e bicar pra frente pra ninguém, a todo instante. Sua linha tá em 40%, o que é baixo e somando a pressão a 25%, pede pra sua defesa recuar até a área e só dar o bote quando o adversário praticamente já entrou nela, vai ter perigo de gol o jogo inteiro.

Conforme os passes que te dei para criar uma tática, como você quer que seu time jogue (atacando, contra-atacando, controlando,...) ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Conforme os passes que te dei para criar uma tática, como você quer que seu time jogue (atacando, contra-atacando, controlando,...) ?  

contra atacando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Aleef disse:

contra atacando.

Vou colar aqui o que disse em outro tópico sobre contra-ataques, não são regras definitivas, são ideias para te inspirar.

Sobre o contra-ataque, é a estratégia mais completa que menos precisa de recursos e instruções mais complexas. Você vai precisar essencialmente de:
- Atacantes/Pontas velozes: serão sua forma de ataque. Como suas bolas serão lançadas em profundidade, eles precisam dessa velocidade para bater os marcadores na corrida.
- Uma linha defensiva recuada o suficiente para trazer o adversário para seu campo, mas cuidado para não recuar muito a ponto de deixar que o chute de longe seja um perigo.
- Ritmo mais alto, que combinado com o passe mais direto, vai ajudar a pegar os adversários desorganizados.
- Mirar os passes em profundidade (passar à frente) 

O contra-ataque veloz contra equipes fechadas é praticamente inútil, pois a bola estará a maior parte do tempo com você e o adversário sempre vai estar organizado, impedindo o elemento surpresa. 

Primeiro passo, eu sugiro que você observe qual o lado que o adversário mais te ataca, veja o lateral que mais sobe, posicione um ponta nas costas dele, atacando. Assim que seu time recuperar a bola tem que ser lançada para as pontas para o ponta aproveitar o espaço nas costas do lateral.

Contra times que tocam bema  bola e te agridem pelo meio, sugiro usar um estilo mais estreito, impedido as penetrações pelo meio. Se o adversário usa muito o lado do campo então pode alargar um pouco.

Os cruzamentos antecipados são uma boa pedida, seguindo o raciocínio de pegar a defesa de surpresa, pra isso é bom ter um atacante central com mobilidade suficiente para antecipar a zaga, e se puder com um bom cabeceio também (mas dê preferência a velocidade).

Pelo menos 2 jogadores tem que ficar mais adiantados, eu recomendo um atacante e um ponta. Assim que o seu time recuperar a bola, eles têm que ser lançados rapidamente. 

Um exemplo pra te inspirar:
 

Spoiler

e7KV49L.jpg

nFtOgkc.jpg



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Se o adversário usa muito o lado do campo então pode alargar um pouco.

Mas é exatamente isso que o adversário que usa o lado do campo quer. Se você alarga a equipe, vão ter mais espaços no meio e em cruzamentos.

Nesse tipo de adversário, acho interessante, caso o adversário esteja conseguindo êxitos nessa parte do campo, somente encaixotá-lo com dois jogadores mais recuados nas laterais, já que as laterais não dão a variedade de jogadas que o meio dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Thiago Anjo disse:

O estilo direto não faz vc fazer ou tomar mais gols. O estilo de passes diretos faz você usar passes mais longos. A sua formação completa com todos os outros aspectos é que vai fazer tomar/levar mais/menos gols. 

O motivo de vc fazer mais gols não tem que estar necessariamente ligado ao motivo de vc tomar mais gols. O melhor a fazer é analisar o jogo todo (em completo) e ver os porquês de casa um. 

Ah sim, não é só pelo estilo do passe. 

Dos testes que fiz, queria descobrir uma média geral de rendimento para essa tática. Como em outras que tenho feito. Assim saberia qual faz mais gols, que toma menos, apesar do adversário fazer modificações para contê-la.

Por exemplo, apesar de ocorrer mudanças táticas no decorrer da partida, por parte do rival, a 4-1-2-2-1 tem sido a mais regular em inúmeros aspectos, seja por uma defesa sólida e menos vazada, tanto quanto em seu sexteto ofensivo que marca bastante gols. Quando refiro-me a ela, é na mentalidade ofensiva, passes curtos. Pode até haver uma ou outra instrução que mude de jogador para outro, mas na maior parte das vezes há um padrão bem semelhante que faz com que ela seja a mais usada.

Enfim, retornando as possíveis causas da defesa ruim da 4-2-4, havia posto no meio-campo um MRB e um MAA. Para que mantivessem a pressão, roubando a bola e passando rápido para o quarteto decidir. Só que pensando bem, não acho que no quesito passada de bola essa dupla seja a melhor indicada. Até pensei na dupla CJR e CJA, mas acho que ficaria descompensado na recuperação de bolas. Também nas laterais ter dois alas, pode ser outra das possíveis causas das brechas exploradas pelo oponente. Coloquei dois, para equilibrar o fato de um meio-campo pouco passador em bolas esticadas. Posso estar equivocado, mas o forte do MRB são passes curtos e simples e não passes em profundidade ou boas esticadas.

Outra coisa, pus dois AI nas pontas, pois os EXT marcam menos comparados aos AI. Mas no quesito ofensivo não tenho do que reclamar com as funções atuais. Como ressalva, um HR funciona muito bem com um Op ou mesmo um PL. Até cheguei a testar um Op mais PL, mas o ponta de lança marca poucos gols. A ideia é como disse mesmo, ter um jogador para fazer vários gols pelo alto. Inclusive, acho que é a tática que o HR mais rendeu comigo.

E ainda preciso testar a dupla para o jogo controlado que falou. Depois digo no que deu.  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Yan Perisse disse:

Mas é exatamente isso que o adversário que usa o lado do campo quer. Se você alarga a equipe, vão ter mais espaços no meio e em cruzamentos.

Nesse tipo de adversário, acho interessante, caso o adversário esteja conseguindo êxitos nessa parte do campo, somente encaixotá-lo com dois jogadores mais recuados nas laterais, já que as laterais não dão a variedade de jogadas que o meio dá.

Acho que você confundiu.

Alargar a equipe pede para que seus jogadores cheguem mais no lado do campo, joguem mais abertos, isso significa mais proximidade dos seus jogadores de lado aos jogadores de lado do adversário, isso facilita muito sua marcação, sempre estando próximo para roubar a bola e impedir cruzamentos.

No caso de o adversário explorar cruzamentos, e você querer impedi-lo de cruzar, alargar o jogo é muito eficiente, combinado claro com outras instruções, como marcar apertado os pontas/laterais, pressionar, levar para outro pé, etc...

Isso seria ruim no caso de o adversário explorar os lados porém usar infiltrações pelo meio, ai você alargaria sua equipe e deixaria espaços maiores no meio (entre um lateral e um zagueiro, por exemplo, para serem explorados mais facilmente. Aí eu recuaria minha linha, tiraria a pressão do meu volante, colocaria em pressionar Nunca os pontas adversários, se fossem laterais colaria meus pontas neles pressionando e levando para os pés do lado do campo (se fosse lateral esquerda, levaria para esquerda), forçando eles a cruzar, e com a defesa bem postada sairia no contra-ataque rápido, isso se eles tivessem mais posse que eu.
Do contrário eu controlaria o jogo, convertendo meu volante num meio defensivo/def, avançaria meus laterais e obrigaria os pontas adversários a descerem até a defesa, colaria meus laterais na linha e encurtaria a linha dos meus pontas, rodaria a bola até achar um espaço pelo meio, as bolas cortadas pela zaga pro meio parariam no meu meio defensivo postado para isso, e com minha linha defensiva mais recuada, sempre que a zaga adversária cortasse a bola pras laterais e chegasse no(s) atacante(s), meus zagueiros nunca pressionariam, apenas cercariam o que daria tempo para meus pontas/laterais/volante e Mcs, voltarem e se recomporem, frustrando o contra-ataque rápido...    

Mas é claro, existe mais de uma solução para cada problema, cada um tem uma preferência, tudo que eu falo é apenas para inspirar, dar ideias, não são regras ou uma receita de bolo para cumprir a risca, é apenas para ajudar a entender o contexto, as intenções, e a partir daí cada um analisa e dá a solução que achar melhor, o que importa é no final todo mundo se divertir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

Ah sim, não é só pelo estilo do passe. 

Dos testes que fiz, queria descobrir uma média geral de rendimento para essa tática. Como em outras que tenho feito. Assim saberia qual faz mais gols, que toma menos, apesar do adversário fazer modificações para contê-la.

Por exemplo, apesar de ocorrer mudanças táticas no decorrer da partida, por parte do rival, a 4-1-2-2-1 tem sido a mais regular em inúmeros aspectos, seja por uma defesa sólida e menos vazada, tanto quanto em seu sexteto ofensivo que marca bastante gols. Quando refiro-me a ela, é na mentalidade ofensiva, passes curtos. Pode até haver uma ou outra instrução que mude de jogador para outro, mas na maior parte das vezes há um padrão bem semelhante que faz com que ela seja a mais usada.

Enfim, retornando as possíveis causas da defesa ruim da 4-2-4, havia posto no meio-campo um MRB e um MAA. Para que mantivessem a pressão, roubando a bola e passando rápido para o quarteto decidir. Só que pensando bem, não acho que no quesito passada de bola essa dupla seja a melhor indicada. Até pensei na dupla CJR e CJA, mas acho que ficaria descompensado na recuperação de bolas. Também nas laterais ter dois alas, pode ser outra das possíveis causas das brechas exploradas pelo oponente. Coloquei dois, para equilibrar o fato de um meio-campo pouco passador em bolas esticadas. Posso estar equivocado, mas o forte do MRB são passes curtos e simples e não passes em profundidade ou boas esticadas.

Outra coisa, pus dois AI nas pontas, pois os EXT marcam menos comparados aos AI. Mas no quesito ofensivo não tenho do que reclamar com as funções atuais. Como ressalva, um HR funciona muito bem com um Op ou mesmo um PL. Até cheguei a testar um Op mais PL, mas o ponta de lança marca poucos gols. A ideia é como disse mesmo, ter um jogador para fazer vários gols pelo alto. Inclusive, acho que é a tática que o HR mais rendeu comigo.

E ainda preciso testar a dupla para o jogo controlado que falou. Depois digo no que deu.  ?

Entendo sua pesquisa, porém se você não levar em conta o que o adversário faz, vão ser dados falsos, por que 50% do seu jogo é o adversário. Você pode controlar o Central(PE) mas não vai conseguir controlar o Man City, entende? Não adianta você ter sucesso contra o Flamengo que vem no 4411 com avançados interiores de pés trocados, atacando rápido e com passes mistos, e usar a mesma fórmula contra um Corinthians no 4411 no contra-ataque com passes diretos usando pontas, são abordagens diferentes para a mesma tática. Você tem que levar em consideração o que está acontecendo em cada jogo.

Sua defesa ruim contra equipes que jogam explorando cruzamentos não significa que será ruim contra equipes que chegam tocando curto pelo meio. Não existe o porquê de uma defesa ruim, existe o porquê  de ela não ter ido bem em determinadas circunstâncias, por isso eu bato tanto na tecla de analisar o jogo em questão. É preciso entender por que um jogo seu não está dando certo e compreender o que fazer para ter uma solução. Não existe tática mágica, pelo menos não na vida real, cada jogo é uma história, que pode ter as mesmas soluções ou não. Sugiro ao invés de tentar criar uma espécie de Diablo (tática antiga que explorava algum bug no jogo) para FM, é melhor tentar entender cada aspecto do jogo no contexto, por exemplo: por que meu extremo nunca consegue um cruzamento limpo pra área ? Será que é por que o lateral adversário joga recuado na defesa? Será que se eu trocar a tarefa dele de ataque para apoio ele receberá a bola mais recuado, e ai mais distante do marcador, tendo mais tempo pra pensar e executar os movimentos ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Acho que você confundiu.

Alargar a equipe pede para que seus jogadores cheguem mais no lado do campo, joguem mais abertos, isso significa mais proximidade dos seus jogadores de lado aos jogadores de lado do adversário, isso facilita muito sua marcação, sempre estando próximo para roubar a bola e impedir cruzamentos.

No caso de o adversário explorar cruzamentos, e você querer impedi-lo de cruzar, alargar o jogo é muito eficiente, combinado claro com outras instruções, como marcar apertado os pontas/laterais, pressionar, levar para outro pé, etc...

Isso seria ruim no caso de o adversário explorar os lados porém usar infiltrações pelo meio, ai você alargaria sua equipe e deixaria espaços maiores no meio (entre um lateral e um zagueiro, por exemplo, para serem explorados mais facilmente. Aí eu recuaria minha linha, tiraria a pressão do meu volante, colocaria em pressionar Nunca os pontas adversários, se fossem laterais colaria meus pontas neles pressionando e levando para os pés do lado do campo (se fosse lateral esquerda, levaria para esquerda), forçando eles a cruzar, e com a defesa bem postada sairia no contra-ataque rápido, isso se eles tivessem mais posse que eu.
Do contrário eu controlaria o jogo, convertendo meu volante num meio defensivo/def, avançaria meus laterais e obrigaria os pontas adversários a descerem até a defesa, colaria meus laterais na linha e encurtaria a linha dos meus pontas, rodaria a bola até achar um espaço pelo meio, as bolas cortadas pela zaga pro meio parariam no meu meio defensivo postado para isso, e com minha linha defensiva mais recuada, sempre que a zaga adversária cortasse a bola pras laterais e chegasse no(s) atacante(s), meus zagueiros nunca pressionariam, apenas cercariam o que daria tempo para meus pontas/laterais/volante e Mcs, voltarem e se recomporem, frustrando o contra-ataque rápido...    

Mas é claro, existe mais de uma solução para cada problema, cada um tem uma preferência, tudo que eu falo é apenas para inspirar, dar ideias, não são regras ou uma receita de bolo para cumprir a risca, é apenas para ajudar a entender o contexto, as intenções, e a partir daí cada um analisa e dá a solução que achar melhor, o que importa é no final todo mundo se divertir.

Alargar a equipe tem uma definição bem óbvia: aumentar os espaços horizontais entre os jogadores. Assim, o meio da equipe, que é um setor não só com mais variação de jogadas, como com mais periculosidade nas jogadas criadas por ali, vai ficar mais espaçado.

Diante disso, você pensou em duas soluções bem complexas pra essas infiltrações no meio, mas rendeu contigo. Só estranhei a segunda solução de controle do jogo, em que você avançaria os laterais. Mas quando o adversário estiver com a bola, vulgo ataque posicional, os laterais não estariam avançados demais e iriam facilitar a penetração dos pontas?

Lembrando que não estou cagando regra, só quero debater uma solução sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yan Perisse disse:

Alargar a equipe tem uma definição bem óbvia: aumentar os espaços horizontais entre os jogadores. Assim, o meio da equipe, que é um setor não só com mais variação de jogadas, como com mais periculosidade nas jogadas criadas por ali, vai ficar mais espaçado.

Diante disso, você pensou em duas soluções bem complexas pra essas infiltrações no meio, mas rendeu contigo. Só estranhei a segunda solução de controle do jogo, em que você avançaria os laterais. Mas quando o adversário estiver com a bola, vulgo ataque posicional, os laterais não estariam avançados demais e iriam facilitar a penetração dos pontas?

Lembrando que não estou cagando regra, só quero debater uma solução sua.

Sim, mais espaçados, e será um problema inicial se for contra equipes explorem esse espaço e será uma solução inicial para as equipes explorem o lado do campo com cruzamentos. Inicial, pq ainda tem muitas outras variáveis que você vai observar/mudar nas instruções, caso precise. 

Avançar laterais = converter em alas/apoio; se precisar avançar mais ainda = aumentar a pressão. 

A ideia de não tomar nas costas do laterais é justamente fazer o ponta adversário descer para se defender, o q significa q o ponta vai estar mais próximo da linha de fundo do q meu ala, se a bola for lançada não tem chance de o ponta pegar antes q meu ala. Mas isso só vai funcionar perfeito se o ponta em questão estiver no apoio, pq se tiver no ataque ele não vai descer até o fim, me dando 2 opções: ou eu aproveito esse 2x1 pra atacar e corro o risco da bola nas costas ou recuo meu ala até uma posição em que não corra mais esse risco. No cenário em q não quero correr riscos eu recuo o ala em q o ponta não desce, se os 2 pontas não descerem eu recuo os alas e libero meio campistas (até msm o volante, se for vantagem, dependendo do contexto) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Tem razão @Thiago Anjo

Agora, fiquei com algumas dúvidas.

Modifica apenas as instruções no decorrer da partida, ou também a função de um jogador seu?

E para ilustrar mudanças táticas em uma partida minha, gostaria de uma análise sua e de outros também, caso queiram.

Nessa partida estava à frente do Corinthians e enfrentava o São Paulo.

Atuei no 4-1-2-2-1 e eles no 5-3-2.

Estavam setados com mentalidade ofensiva, passe curto, marcação pesada e pressionando.

Devido a isso, passei para o contra-ataque, passe direto, marcação pesada mantendo a pressão, e modifiquei algumas funções: um zag virou ZCB pra esticar bolas à partir da defesa, os pontas viraram EXT, o atacante HR e no meio testei a sua opção de um MAA e um MC.

Dúvida 1

Sabia que era arriscado ter um ZCB, pois um passe errado que desse eles teriam dois Op para fazerem o gol, além disso os meias deles eram um MRB mais um MAA, ou seja, dispostos a pressionarem bastante para os atacantes concluirem. Então, acha que há outra alternativa nas funções dos defensores? 

E tive que mesclar o ZCB e o ZC mantendo a pressão e contra-atacando para não deixar os oportunistas deles ficarem tão próximos da minha área.

Dúvida 2

Pressionar na mentalidade contra-ataque é uma boa? Pensei em usá-la por imaginar que as minhas linhas não ficassem recuadas e mantivessem a recuperação de bolas para puxar o contra-golpe.

Dúvida 3

Percebi que o adv. modifica uma ou duas vezes a tática em cada etapa. Nesse caso, em outras partidas testes que fiz, eles variavam entre a 5-3-2 ofensiva e outra defensiva. 

Por acaso, quando assiste no modo estendido, muda de quanto em quanto tempo as instruções em média?

No meu caso, observo se eles fizeram alguma mudança tática, para daí mudar do contra-ataque para o balanceado ou controlar.

Dúvida 4

Como mencionou, não é uma boa deixar no contra-ataque quando o adv. está com mentalidade balanceada ou de controle. E caso eles estejam assim, manter a mesma deles é a mais indicada?

Dúvida 5

AvR funciona bem, a seu ver jogando diretamente e contra-atacando? Percebi que gosta dessa função, por conta dele não ficar tão impedido quanto outros tipos de atacantes.

E por fim, dúvida 6.

Um HR é interessante para enfrentar um trio defensivo, composto por centrais? Ou deveria apostar em dois AI que se aproveitassem dos espaços que os alas deles dão e deixar o meu CA como um pivô, podendo ser AvR ou HR com tarefa de apoio?

Alguns dados dessa partida teste:

Ganhei por um à zero. Tive 48% de posse contra 52% e tive onze contra oito deles de finalizações no alvo.

E ainda deixei salvo o save antes do jogo para realizar mais testes.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/1/2018 at 13:30, felipevalle disse:

Sim. No direto tem feito mais gol. 

Em compensação leva bastante ???

Olha como são os erros de passe e como saem os gols adversários. Se os erros de passe estão concentrados em algum jogador ou posição, coloque instruções individuais pra posição pra ele ser mais cuidadoso ou tente outro jogador que tenha mais qualidade no passe. E se os gols saem em erros de passe, veja se não pode melhorar o posicionamento defensivo pra que os erros não virem contra-ataques mortais, tente um posicionamento mais conservador apesar da mentalidade ofensiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Modifica apenas as instruções no decorrer da partida, ou também a função de um jogador seu?

Eu modifico qualquer coisa, desde mentalidade geral da estratégia até posições, funções e instruções, tudo vai depender do que está acontecendo no jogo.
 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Devido a isso, passei para o contra-ataque, passe direto, marcação pesada mantendo a pressão, e modifiquei algumas funções: um zag virou ZCB pra esticar bolas à partir da defesa, os pontas viraram EXT, o atacante HR e no meio testei a sua opção de um MAA e um MC.

Pra jogar no contra-ataque o ideal é você deixar pra fazer pressão no seu campo, mais próximo a sua intermediária, por que ai você vai ter espaço no campo do adversário para lançar bolas em profundidade além de campo pra correr. O é HR ? O MAA é interessante que não carregue a bola (fintar menos) para não atrasar o contra-ataque, a não ser que ele seja bom nisso.
 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Dúvida 1

Não creio que seja uma boa o contra-ataque partir de lançamentos de zagueiros, por que a função deles no contra-ataque é conseguir desarmar, e isso se dá em áreas baixas do campo, se eles fizerem quando você iniciar a jogada normalmente (sem ser bola roubada) vai ficar entregando a bola pro adversário. Além do mais geralmente os zagueiros não tem Passe+Técnica+Visão de Jogo bons para lançamentos precisos. Acho que o ideal é ele roubar a bola e já passar para um companheiro próximo iniciar essa puxada de contra-ataque.
 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Dúvida 2

Não acho que seja uma boa pressionar muito. Acho que sua linha defensiva e pressão devem que ficar em torno de 35% a 50% da barra, para você atrair o adversário e gerar campo pra trabalhar no contra-golpe.
 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Dúvida 3

As mudanças táticas do adversário não são influenciadas pelo modo de ver a partida. Porém se você não tá vendo completo, é bom deixar o gadget da formação adversária aberto para você saber quando mudaram.
 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Dúvida 4

Veja bem, eu não lembro de ter falado que não é uma boa o contra-ataque quando o adversário está equilibrado ou controlando. Pode funcionar sim, você vai ter que saber é se a espaço para explorar. Não adianta colocar extremos atacando contra laterais defensivos, os laterais nunca sobem e vc nunca vai pegar eles desprevenidos, sempre vai ser mais complicado. Você vai ter que ver o que vale mais apena. Se o adversário vem no controle mas seu time é melhor você pode jogar no controle e conseguir maior sucesso. Analise a formação, a mentalidade da equipe e dos jogadores (como estão posicionados no campo), se jogam estreito ou abertos, qual o estilo de passes, qual a profundidade da defesa, se jogam pelo meio ou pelos lados, passes curtos ou diretos, rápido ou devagar, e por ai vai...

 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

Dúvida 5

Depende de como está o adversário e qual a minha proposta. No contra-ataque, se o adversário faz uma linha de impedimento, e eu estiver ficando muito em impedimento com um PL, por exemplo, eu recuo ele para AvR-ataque, se continuar, mudo para apoio, e por ai vai, depende do adversário, no controle eu gosto de jogar com um F9.

 

25 minutos atrás, felipevalle disse:

dúvida 6

Contra um time com 3 zagueiros, eu gosto de usar um AI no apoio (pé trocado) com um ala passando em profundidade nas costas e outro AI-atacando aberto, uso o Ala aberto, um AI aberto e o F9 para fazer a defesa dele ir buscar esses jogadores abrindo espaço entre eles e peço para meus meias centrais infiltrarem nesses buracos, um exemplo:

O André perambula fazendo a defesa acompanhar, os AI e os Alas atraem a marcação e o Marlone penetra um buraco criado para finalizar (esse time que estou jogando contra está jogando com 3 zagueiros, 2 alas, 1 volante, 2 MC, 1 avr e 1 PL). Observa em 12 segundos o ala adversário indo pegar o marquinhos que permanece aberto e o Marlone entrando no espaço que ele deixou: 

 

Spoiler

 



  

Editado por Thiago Anjo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Sunday, April 01, 2018 at 19:11, Thiago Anjo disse:

O contra-ataque veloz contra equipes fechadas é praticamente inútil, pois a bola estará a maior parte do tempo com você e o adversário sempre vai estar organizado, impedindo o elemento surpresa. 

Na realidade falou isso. Acabei confundindo.

Ah, o HR é o homem de referência. O PL fixo, Target Man, Hombre Alvo e por aí vai ???

Certo. Muito obrigado pelas dicas. Irei estudá-las todas com calma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, felipevalle disse:

Na realidade falou isso. Acabei confundindo.

Ah, o HR é o homem de referência. O PL fixo, Target Man, Hombre Alvo e por aí vai ???

Certo. Muito obrigado pelas dicas. Irei estudá-las todas com calma.

Veja, o PL fixo é uma coisa o Atacante Alvo é outra. O PL fixo é um cara finalizador que fica no limite da linha de impedimento esperando um vacilo da zaga, quem fazia muito bem a função era o Barcos (pirata), o Atacante Alvo, é tipo o Jô no Atlético/MG, é um cara que recebe a bola pra fazer o pivô, seja um passe com os pés ou de cabeça, o seu time vai tender a lançar bolas para ele constantemente.

Ah, e nosso conhecimento está em constante evolução, sempre aprendemos algo novo, fazendo testes, estudando outros treinadores/times, nada é absoluto. Sinta-se a vontade de compartilhar algo que dá certo pra você, que você acha uma boa ideia, a gente vai debatendo e aprendendo uns com os outros.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, felipevalle disse:

Dúvida 2

Pressionar na mentalidade contra-ataque é uma boa? Pensei em usá-la por imaginar que as minhas linhas não ficassem recuadas e mantivessem a recuperação de bolas para puxar o contra-golpe.

Pode dar certo tanto quanto a pressão mais baixa. Lembre-se: o êxito do contra-ataque é a equipe conseguir realizar uma transição para a fase ofensiva mais rápida que a transição do adversário para a fase defensiva. E isso pode acontecer com uma pressão mais baixa ou uma pressão mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu montei uma tática muito boa. Um 4-2-3-1 com passe curto e pressão alta. Mas EU TO TOMANDO GOL TODA HORA DE BOLA ENFIADA!!! JÁ NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. Eu li relatos de que é a engine do jogo que está permitindo aqueles zagueiros igual o Odvan dar lançamento digno de Beckham ou Totti.

Já tentei usar os dois zagueiros cobrindo junto com um pivo defensivo (terceiro zagueiro)... JÁ TENTEI DE TUDO MAS NÃO CONSIGO. Usei também aquela função que o lateral fica igual um zagueiro e soltei o outro... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

Cara, eu montei uma tática muito boa. Um 4-2-3-1 com passe curto e pressão alta. Mas EU TO TOMANDO GOL TODA HORA DE BOLA ENFIADA!!! JÁ NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. Eu li relatos de que é a engine do jogo que está permitindo aqueles zagueiros igual o Odvan dar lançamento digno de Beckham ou Totti.

Já tentei usar os dois zagueiros cobrindo junto com um pivo defensivo (terceiro zagueiro)... JÁ TENTEI DE TUDO MAS NÃO CONSIGO. Usei também aquela função que o lateral fica igual um zagueiro e soltei o outro...

A sua linha defensiva está alta? Se sim, é bom verificar os atributos de Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento dos zagueiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Perissé disse:

A sua linha defensiva está alta? Se sim, é bom verificar os atributos de Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento dos zagueiros.

Sim. Eu jogo na linha defensiva mais alta possível. Vou passar a me atentar nesses atributos. O complicado é achar um zagueiro bom e rápido para um time pequeno... Valeu, Yan! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...