Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

13 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Você tinha dito que não gostava do B2B por ele não funcionar contigo. Ofereci o meia-central com a tarefa de atacar que pode infiltrar da mesma forma. Na segunda linha coloquei a minha recomendação de construtor de jogo e o meu exemplo de uso dele.

Sim, mas antes tu havia dito de jogar com um B2B e um meia atacar. Minha dúvida é se então tu acha que podem ser dois meias atacar... Porque me parece que aí ficaria excessivamente ofensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danut disse:

Sim, mas antes tu havia dito de jogar com um B2B e um meia atacar. Minha dúvida é se então tu acha que podem ser dois meias atacar... Porque me parece que aí ficaria excessivamente ofensivo.

Fica ofensivo? Sim, mas o B2B não é um meia que sobe tanto quanto o MC, ele acaba ficando entre ele e o CJR. O @SilveiraGOD. também jogava assim, com funções parecidas. Se você não quer algo tão ofensivo, pode trocar a tarefa do MC pra apoiar, mas vai perder a infiltração pelo meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho visto as táticas que vocês têm postado e percebi uma coisa:

Vocês escalam os jogadores mesmo que eles não sejam naturais da posição? Digo, com a bolinha mais verde possível.

Ou é só para mostrar a tática mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Pessoal, tenho visto as táticas que vocês têm postado e percebi uma coisa:

Vocês escalam os jogadores mesmo que eles não sejam naturais da posição? Digo, com a bolinha mais verde possível.

Ou é só para mostrar a tática mesmo?

Uso com a bolinha preenchendo a metade no FM 2017. Se for o caso da bolinha estar na metade, eu uso, mas peço pra treinar a função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Pessoal, tenho visto as táticas que vocês têm postado e percebi uma coisa:

Vocês escalam os jogadores mesmo que eles não sejam naturais da posição? Digo, com a bolinha mais verde possível.

Ou é só para mostrar a tática mesmo?

A bolinha que tu te refere é qual dessas?

1 - a7.thumb.png.ea8b9d4b3e670f4e4aac49c73119d1db.png

 

2 - a8.thumb.png.4055743653395a97ee11853ef478536f.png

 

Porque embora elas estejam relacionadas, elas não querem dizer a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Danut disse:

Não. Usei pontas por poucos jogos ali antes, porque foi como ponta que o Coman conseguiu suas melhores notas. Mas abandonei antes desse período de jogos que postei, tava usando Raumdeuter e Segundo Atacante.

Se não me engano, a tática era mais ou menos assim:

20171219193932_1.thumb.jpg.3290557cbd831d4a3653902c4410bd96.jpg

20171219193915_1.thumb.jpg.6e9d780bf608680aa440056a9b897a5c.jpg

 

Não entendi a primeira linha. Tu sugere dois meias com tarefa atacar, daí?

Vc acompanhava pra ver como se dava a movimentação do raumdeter? Vou tentar criar aqui um 4231, mas pode ser que não fique igual pq jogo o 18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Vc acompanhava pra ver como se dava a movimentação do raumdeter? Vou tentar criar aqui um 4231, mas pode ser que não fique igual pq jogo o 18

Cara, não precisa não. Já abandonei o 4-2-3-1, troquei para um 4-1-2-3 e fui muito mais feliz. FM16 sem volantes não dá mesmo, pelo visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Danut disse:

A bolinha que tu te refere é qual dessas?

1 - a7.thumb.png.ea8b9d4b3e670f4e4aac49c73119d1db.png

 

2 - a8.thumb.png.4055743653395a97ee11853ef478536f.png

 

Porque embora elas estejam relacionadas, elas não querem dizer a mesma coisa.

Na verdade, me referia as de quando os jogadores estão no campo (sua segunda imagem), mas, agora que você falou, qual a diferença entre as duas imagens?

Se ele é natural no meio ofensivo, quer dizer que ele joga melhor lá "e pronto", não? As outras funções e regiões do campo ele até pode jogar, mas a chance de ir mal é maior? Estou me referindo à primeira imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Na verdade, me referia as de quando os jogadores estão no campo (sua segunda imagem), mas, agora que você falou, qual a diferença entre as duas imagens?

Se ele é natural no meio ofensivo, quer dizer que ele joga melhor lá "e pronto", não? As outras funções e regiões do campo ele até pode jogar, mas a chance de ir mal é maior? Estou me referindo à primeira imagem.

A primeira imagem fala da natureza do jogador quanto às posições, já a segunda quanto às funções. Logicamente, se ele é mais natural na posição X, as funções serão mais naturais pra ele nesta posição.

Acredito que ir mal ou não é algo subjetivo, vai depender do coletivo. Ele pode ser natural na posição X, mas se o coletivo não colaborar, ele pode ir mal. Enquanto isso, se ele é fraco na posição Y e o coletivo é bom, ele pode ir bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20.12.2017 at 20:38, DRMoreira04 disse:

Na verdade, me referia as de quando os jogadores estão no campo (sua segunda imagem), mas, agora que você falou, qual a diferença entre as duas imagens?

Se ele é natural no meio ofensivo, quer dizer que ele joga melhor lá "e pronto", não? As outras funções e regiões do campo ele até pode jogar, mas a chance de ir mal é maior? Estou me referindo à primeira imagem.

Como o Yan falou, a 1ª imagem se refere à adequabilidade do jogador à posição. O Canales (que é o jogador da primeira imagem) é "natural" na meia ofensiva, essa é a parte do campo que ele se sente melhor jogando.

A outra é a adequabilidade à função. No caso do Canales, por exemplo, ele vai ter a bolinha quase cheia na função de Armador Avançado - Apoiar, mas ela vai estar quase na metade em Atacante Sombra. Aí o que conta mais são os atributos do jogador. Se ele tem os atributos adequados para aquela função ou não.

Em relação à essa segunda parte, da função, tem ainda algumas coisas que é importante observar. A primeira é que a bolinha cheia ou vazia é em relação à capacidade total daquele jogador. Se tu pegar o Cristiano Ronaldo e colocar na posição natural dele, como meia ofensivo esquerdo, e daí selecionar a função de Extremo - Apoiar, ele não vai ter a bolinha toda cheia. Porque os atributos dele não são perfeitamente adequados a essa função - ele, em si, é melhor como Avançado Interior. Agora, se tu puder escolher entre o Cristiano Ronaldo como extremo na tua equipe ou, sei lá, o Fernandinho (do Grêmio), quem tu escolheria? O Fernandinho tem a bolinha completamente cheia se colocado na função de Extremo, mas é óbvio que é melhor ter o Cristiano Ronaldo do que ter ele. 

Isso porque a bolinha cheia ou vazia representa o quanto o jogador está perto de sua capacidade máxima. Se tu colocar o Cristiano Ronaldo como Avançado Interior, tu vai estar tirando o máximo do jogador (quer dizer, em um hipotético "vácuo", já que na prática tirar ou não o máximo do jogador depende do esquema tático, que vou abordar na sequência - mas por enquanto vamos considerar só o jogador isoladamente). Se tu colocar ele como Extremo, tu vai estar perdendo parte do potencial, já que isso não é o que o Cristiano Ronaldo faz melhor. Ainda assim, é mil vezes mais interessante ter o Cristiano Ronaldo fazendo algo que ele faz relativamente bem do que ter o Fernandinho fazendo aquilo que ele faz melhor.

 

Para além disso, tem mais um aspecto importante. A adequabilidade à função é apenas um indicativo do jogo para auxiliar o treinador humano, com base nos atributos do jogador. Voltando a falar do Fernandinho (puramente porque estou com o Grêmio aberto agora aqui), ele pode jogar como Extremo - Apoiar (função onde ele tem a bolinha cheia) ou como Construtor de Jogo Avançado - Apoiar (função onde ele tem a bolinha pela metade). Os atributos dele continuarão exatamente iguais, sua capacidade de fazer passes, de se posicionar, de driblar, todas continuam iguais. O que muda é que como Extremo ele vai precisar mais da velocidade e da capacidade de drible (que são pontos fortes dele), e como CJA ele vai precisar da visão de jogo, capacidade de passe e afins (que são pontos fracos). Por isso o jogo te diz "talvez colocar esse cara como CJA não seja uma ideia muito boa". Mas a capacidade de ter visão de jogo dele vai ser a mesma nas duas funções - só vai mudar quantas vezes é exigido dele ter essa visão de jogo, dependendo do que está executando.

A adequabilidade à posição, por outro lado, influencia a capacidade do jogador de tomar decisões. Se ele estiver em uma posição que não é natural, ele vai tomar uma penalidade no seu atributo de tomada de decisões. Toda vez que o jogo for definir o que o jogador vai fazer, ele vai rolar para ver se o jogador tomou a decisão correta. Esse processo vai considerar a penalidade. Na prática, isso significa que sempre que estiver fora de sua posição, o jogador vai agir como alguém com capacidade de tomar decisões pior do que ele realmente tem.

 

Por isso, a adequabilidade à posição influencia a adequabilidade à função. Pegando de novo o exemplo do Canales, ele vai ter a bolinha quase cheia jogando de Armador Avançado - Apoiar na posição de meia ofensivo. Mas a bolinha vai estar bem menos cheia se ele jogar com a mesma função, mas na posição de meia ofensivo direito. Isso porque ele não se sente tão confortável naquela posição, então mesmo que os atributos exigidos sejam exatamente os mesmos (já que a função é a mesma), colocar ele por ali não vai ser tão adequado quanto colocar no centro. Como ele vai ter essa penalidade na tomada de decisões por estar fora de sua posição natural, ele não vai conseguir atingir o máximo de sua capacidade jogando na posição pela direita.

 

 

Passando agora para a tua pergunta do post anterior: se é importante colocar o jogador só onde ele está bem adequado, ou se tanto faz onde colocamos ele. Eu costumo colocar jogadores apenas em posições onde ele seja "natural" ou, ao menos, "efetivo". Mas isso é mais um costume meu. Na verdade, se o jogador tem os atributos certos, pode fazer sentido colocar ele em uma posição que ele tenha apenas como "competente" ou menos - especialmente no médio e longo prazo, já que o jogador nesse caso provavelmente estará treinando a posição e logo vai se acostumar a ela, perdendo a penalidade.

Quanto à função, o que o jogo te dá é apenas um indicativo. Ele diz qual a função que os atributos do jogador são mais adequados, mas isso é a parte menos importante. Muito mais importante é ter funções que sejam adequadas, no conjunto. Voltando ao exemplo do Cristiano Ronaldo: não me adianta colocar ele na função que mais joga (avançado interior) se meu time já tiver três centroavantes lá na frente. Mais valeria então ter ele de construtor de jogo, que ele ajudaria a fazer a bola chegar para esses centroavantes. Então em relação às funções eu utilizo aquelas que fazem sentido na tática. Claro que para definir a tática eu levo em consideração as funções que meus jogadores exercem melhor (quando chego em uma equipe, geralmente coloco os quatro melhores jogadores dentro de sua melhor posição e função, e aí me pergunto "que tática posso montar que utilize o maior número possível desses jogadores em suas melhores funções?"). Mas jamais colocarei uma função apenas porque o jogador atua melhor nela. A função fazer sentido para a tática é muito mais importante que o jogador ter ela como melhor função. E se o jogador tiver atributos no geral melhores, ele vai ter prevalência sobre outro jogador que saiba executar melhor aquela função, mas seja pior no todo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem uma boa configuração defensiva, numa linha de 4.... meu ataque sempre funciona com qualquer equipe, mas estou cansado de xingar os laterais que saem da lateral e deixam buraco, dos zagueiros que com pressão saem toda hora e sem pressão não marcam nem cone....

enfim, alguem pode me ajudar a configurar um 4-2-3-1 apenas a parte defensiva?

Eu consegui apenas diminuir os danos com dois laterais defensivos, não me importo de manter os 4 como zagueiros, só quero melhorar o setor defensivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, fcpessoa07 disse:

Alguém tem uma boa configuração defensiva, numa linha de 4.... meu ataque sempre funciona com qualquer equipe, mas estou cansado de xingar os laterais que saem da lateral e deixam buraco, dos zagueiros que com pressão saem toda hora e sem pressão não marcam nem cone....

enfim, alguem pode me ajudar a configurar um 4-2-3-1 apenas a parte defensiva?

Eu consegui apenas diminuir os danos com dois laterais defensivos, não me importo de manter os 4 como zagueiros, só quero melhorar o setor defensivo

O jogo está com esse bug nos laterais. Não importa se você colocar pressionar o mínimo possível. Você pode fazer 2 gambiarras:

1 - Mudar a tarefa para defensiva ou apoio com instruções mais defensivas: Prejudica seu sistema de jogo, pois vai limitar o seu jogador no apoio/ataque, mas vai evitar que ele saia constantemente da posição para dar combate.

2 - Colocar nas instruções individuais a opção Pressionar "nunca" no jogador que está fazendo seu lateral constantemente sair para dar combate (funciona melhor em pontas rápidos essa instrução. 

Obs.: Também é bom presta atenção nas instruções de equipe, para ver como está a pressão e  sua linha defensiva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

O jogo está com esse bug nos laterais. Não importa se você colocar pressionar o mínimo possível. Você pode fazer 2 gambiarras:

1 - Mudar a tarefa para defensiva ou apoio com instruções mais defensivas: Prejudica seu sistema de jogo, pois vai limitar o seu jogador no apoio/ataque, mas vai evitar que ele saia constantemente da posição para dar combate.

2 - Colocar nas instruções individuais a opção Pressionar "nunca" no jogador que está fazendo seu lateral constantemente sair para dar combate (funciona melhor em pontas rápidos essa instrução. 

Obs.: Também é bom presta atenção nas instruções de equipe, para ver como está a pressão e  sua linha defensiva

Nesse caso é melhor deixar uma linha defensiva mais proxima ao gol? se deixar sem pressão ele só vai cercar os jogadores ofensivos... ai com uma linha alta ele só vai esperar tomar o drible do atacante ou numa linha baixa só vai ficar olhando o cara entrar na área

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fcpessoa07 disse:

Nesse caso é melhor deixar uma linha defensiva mais proxima ao gol? se deixar sem pressão ele só vai cercar os jogadores ofensivos... ai com uma linha alta ele só vai esperar tomar o drible do atacante ou numa linha baixa só vai ficar olhando o cara entrar na área

A proximidade da sua linha e o seu gol vai depender de uma série de fatores:

1 - Os atacantes adversários são rápidos? Se sim, é bom não ir de vez e se proteger, se não é bom marcar em cima pra disputar as bolas com os atacantes fortes
2 - Sua zaga é tão rápida quanto o adversário? Se sim, eles podem conseguir se recuperar caso tomem alguma bola nas costas, se não é bom se prevenir e não tomar as bolas
3 - Você precisa aproximar sua zaga do meio campo? Estilos de jogo com mais posse, geralmente precisam que o time avance um pouco mais no campo, pois levam mais tempo para chegar a área adversária, quanto mais longe, mais demora.

4 - Marcar pontas que buscam o fundo é diferente de marcar o atacante que vai receber o passe dos pontas ou dos meio-campistas. Você pode ter fazer linha de impedimento contra o atacante mais contra pontas rápidos pode não funcionar, pois eles geralmente voltam acompanhando o lateral e quando recebem a bola estão com frequência antes da linha do meio campo (se jogarem mais defensivamente)

Esses são alguns exemplos, mas existem mais detalhes pra observar, cada jogo você vai ter que analisar qual postura que encaixa melhor.

Exemplo: Contra um time que te ataca mais, tem pontas e atacante rápido. Se minha defesa é rápida,  eu subo toda a linha defensiva, pressiono mais e uso linha de impedimento. Se minha defesa é lenta, eu pressiono menos, desço a linha, pressiono menos, marcando apertado o atacante, porém com a opção pressionar NUNCA os pontas que forem rápidos e deixando na minha área sempre 1 na sobra (caso jogue com 2 zagueiros e o adversário suba com 2 atacantes ou 1 atacante + 1 meia, eu coloco meu zagueiro como Pivô defensivo para fazer uma linha com 3 quando sou atacado).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, André Fernandes disse:

durante os jogos costumam fazer alterações? mentalidade, formação da equipa,  instruções à equipa/individuais?

Sim, eu só não faço mudança na fluidez da equipe, mas sempre que levo gol mando o time ACALMAR e quando estou sendo pressionado peço CONCENTRAÇÃO... quando faço substituições, coloco os jogadores nas posições preferidas... estou em 4º lugar com o STOKE CITY

 

Alterno tambem entre contra ataque, normal, controlar e atacar... único que eu não uso é defender e sobrecarregar

 

quando estou ganhando por uma boa margem, boto contra atacar... contra grandes fora de casa começo com contra atacar e vou alterando no meio do jogo conforme a necessidade...

 

Normalmente fora de casa quando tomo gol, altero a mentalidade para atacar e peço calma ao time, sempre empato quando faço isso.

 

Quando o time está arriscando muito de fora da área, peço para avançarem... mas tem que tomar cuidado com as instruçoes... se pedir calma quando está sendo pressionado vai tomar um gol

Editado por fcpessoa07
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2017 at 21:21, Danut disse:

Como o Yan falou, a 1ª imagem se refere à adequabilidade do jogador à posição. O Canales (que é o jogador da primeira imagem) é "natural" na meia ofensiva, essa é a parte do campo que ele se sente melhor jogando.

A outra é a adequabilidade à função. No caso do Canales, por exemplo, ele vai ter a bolinha quase cheia na função de Armador Avançado - Apoiar, mas ela vai estar quase na metade em Atacante Sombra. Aí o que conta mais são os atributos do jogador. Se ele tem os atributos adequados para aquela função ou não.

Em relação à essa segunda parte, da função, tem ainda algumas coisas que é importante observar. A primeira é que a bolinha cheia ou vazia é em relação à capacidade total daquele jogador. Se tu pegar o Cristiano Ronaldo e colocar na posição natural dele, como meia ofensivo esquerdo, e daí selecionar a função de Extremo - Apoiar, ele não vai ter a bolinha toda cheia. Porque os atributos dele não são perfeitamente adequados a essa função - ele, em si, é melhor como Avançado Interior. Agora, se tu puder escolher entre o Cristiano Ronaldo como extremo na tua equipe ou, sei lá, o Fernandinho (do Grêmio), quem tu escolheria? O Fernandinho tem a bolinha completamente cheia se colocado na função de Extremo, mas é óbvio que é melhor ter o Cristiano Ronaldo do que ter ele. 

Isso porque a bolinha cheia ou vazia representa o quanto o jogador está perto de sua capacidade máxima. Se tu colocar o Cristiano Ronaldo como Avançado Interior, tu vai estar tirando o máximo do jogador (quer dizer, em um hipotético "vácuo", já que na prática tirar ou não o máximo do jogador depende do esquema tático, que vou abordar na sequência - mas por enquanto vamos considerar só o jogador isoladamente). Se tu colocar ele como Extremo, tu vai estar perdendo parte do potencial, já que isso não é o que o Cristiano Ronaldo faz melhor. Ainda assim, é mil vezes mais interessante ter o Cristiano Ronaldo fazendo algo que ele faz relativamente bem do que ter o Fernandinho fazendo aquilo que ele faz melhor.

 

Para além disso, tem mais um aspecto importante. A adequabilidade à função é apenas um indicativo do jogo para auxiliar o treinador humano, com base nos atributos do jogador. Voltando a falar do Fernandinho (puramente porque estou com o Grêmio aberto agora aqui), ele pode jogar como Extremo - Apoiar (função onde ele tem a bolinha cheia) ou como Construtor de Jogo Avançado - Apoiar (função onde ele tem a bolinha pela metade). Os atributos dele continuarão exatamente iguais, sua capacidade de fazer passes, de se posicionar, de driblar, todas continuam iguais. O que muda é que como Extremo ele vai precisar mais da velocidade e da capacidade de drible (que são pontos fortes dele), e como CJA ele vai precisar da visão de jogo, capacidade de passe e afins (que são pontos fracos). Por isso o jogo te diz "talvez colocar esse cara como CJA não seja uma ideia muito boa". Mas a capacidade de ter visão de jogo dele vai ser a mesma nas duas funções - só vai mudar quantas vezes é exigido dele ter essa visão de jogo, dependendo do que está executando.

A adequabilidade à posição, por outro lado, influencia a capacidade do jogador de tomar decisões. Se ele estiver em uma posição que não é natural, ele vai tomar uma penalidade no seu atributo de tomada de decisões. Toda vez que o jogo for definir o que o jogador vai fazer, ele vai rolar para ver se o jogador tomou a decisão correta. Esse processo vai considerar a penalidade. Na prática, isso significa que sempre que estiver fora de sua posição, o jogador vai agir como alguém com capacidade de tomar decisões pior do que ele realmente tem.

 

Por isso, a adequabilidade à posição influencia a adequabilidade à função. Pegando de novo o exemplo do Canales, ele vai ter a bolinha quase cheia jogando de Armador Avançado - Apoiar na posição de meia ofensivo. Mas a bolinha vai estar bem menos cheia se ele jogar com a mesma função, mas na posição de meia ofensivo direito. Isso porque ele não se sente tão confortável naquela posição, então mesmo que os atributos exigidos sejam exatamente os mesmos (já que a função é a mesma), colocar ele por ali não vai ser tão adequado quanto colocar no centro. Como ele vai ter essa penalidade na tomada de decisões por estar fora de sua posição natural, ele não vai conseguir atingir o máximo de sua capacidade jogando na posição pela direita.

 

 

Passando agora para a tua pergunta do post anterior: se é importante colocar o jogador só onde ele está bem adequado, ou se tanto faz onde colocamos ele. Eu costumo colocar jogadores apenas em posições onde ele seja "natural" ou, ao menos, "efetivo". Mas isso é mais um costume meu. Na verdade, se o jogador tem os atributos certos, pode fazer sentido colocar ele em uma posição que ele tenha apenas como "competente" ou menos - especialmente no médio e longo prazo, já que o jogador nesse caso provavelmente estará treinando a posição e logo vai se acostumar a ela, perdendo a penalidade.

Quanto à função, o que o jogo te dá é apenas um indicativo. Ele diz qual a função que os atributos do jogador são mais adequados, mas isso é a parte menos importante. Muito mais importante é ter funções que sejam adequadas, no conjunto. Voltando ao exemplo do Cristiano Ronaldo: não me adianta colocar ele na função que mais joga (avançado interior) se meu time já tiver três centroavantes lá na frente. Mais valeria então ter ele de construtor de jogo, que ele ajudaria a fazer a bola chegar para esses centroavantes. Então em relação às funções eu utilizo aquelas que fazem sentido na tática. Claro que para definir a tática eu levo em consideração as funções que meus jogadores exercem melhor (quando chego em uma equipe, geralmente coloco os quatro melhores jogadores dentro de sua melhor posição e função, e aí me pergunto "que tática posso montar que utilize o maior número possível desses jogadores em suas melhores funções?"). Mas jamais colocarei uma função apenas porque o jogador atua melhor nela. A função fazer sentido para a tática é muito mais importante que o jogador ter ela como melhor função. E se o jogador tiver atributos no geral melhores, ele vai ter prevalência sobre outro jogador que saiba executar melhor aquela função, mas seja pior no todo.

 

Sem comentários, Danut. Além de responder a minha questão, você abordou outros pontos que eu estive usando e pelo visto, de maneira errada. Não errado, mas prejudicial a minha tática e ao funcionamento do time como um todo.

Obrigado pela paciência e pela presteza de explicar o funcionamento desses dois processos, que parecem semelhantes mas nem sempre são.

Vocês aqui do fórum são f#das! Cada vez que levanto uma dúvida e ganho uma resposta assim, fico mais satisfeito ainda. :1f600:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, fcpessoa07 disse:

Sim, eu só não faço mudança na fluidez da equipe, mas sempre que levo gol mando o time ACALMAR e quando estou sendo pressionado peço CONCENTRAÇÃO... quando faço substituições, coloco os jogadores nas posições preferidas... estou em 4º lugar com o STOKE CITY

 

Alterno tambem entre contra ataque, normal, controlar e atacar... único que eu não uso é defender e sobrecarregar

 

quando estou ganhando por uma boa margem, boto contra atacar... contra grandes fora de casa começo com contra atacar e vou alterando no meio do jogo conforme a necessidade...

 

Normalmente fora de casa quando tomo gol, altero a mentalidade para atacar e peço calma ao time, sempre empato quando faço isso.

 

Quando o time está arriscando muito de fora da área, peço para avançarem... mas tem que tomar cuidado com as instruçoes... se pedir calma quando está sendo pressionado vai tomar um gol

Muito obrigado. Eu acho que este ano está mais complicado mesmo com equipas de topo. No PSG não consegui a Champions em 2 epocas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, André Fernandes disse:

Muito obrigado. Eu acho que este ano está mais complicado mesmo com equipas de topo. No PSG não consegui a Champions em 2 epocas

Ta com o PSG? To lutando pelo bi campeonato, mas ta dificil. Comecei bambeando na UCL mas agora me classifiquei lider em 4 jogos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, senna889091 disse:

Ta com o PSG? To lutando pelo bi campeonato, mas ta dificil. Comecei bambeando na UCL mas agora me classifiquei lider em 4 jogos. 

sim. acabei a 2ª época e ganhei os 2 campeonatos, mas não foi nada fácil comparado com o FM2017, que treinei também o PSG. no último save do FM17 foi no PSG e foi demolidor. ganhei a supertaça, taça da liga, taça de França e Champions. este ano a dificuldade tem sido nos jogos fora e nos últimos minutos. muitos empates e derrotas fora, muitos golos sofridos depois dos 90m numa equipa que tem Donnarumma; Dani Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Chiellini, Yuri, Rabiot, Verratti, Di Maria, Alexis Sanchez, Dybala, Pastore, Cavani, Neymar e comecei assim https://www.fmscout.com/a-quicksta-4231-possession-fm18-tactic.html mas depois fiz umas alteraçoes. posta a tua tática pf:1f600:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, André Fernandes disse:

sim. acabei a 2ª época e ganhei os 2 campeonatos, mas não foi nada fácil comparado com o FM2017, que treinei também o PSG. no último save do FM17 foi no PSG e foi demolidor. ganhei a supertaça, taça da liga, taça de França e Champions. este ano a dificuldade tem sido nos jogos fora e nos últimos minutos. muitos empates e derrotas fora, muitos golos sofridos depois dos 90m numa equipa que tem Donnarumma; Dani Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Chiellini, Yuri, Rabiot, Verratti, Di Maria, Alexis Sanchez, Dybala, Pastore, Cavani, Neymar e comecei assim https://www.fmscout.com/a-quicksta-4231-possession-fm18-tactic.html mas depois fiz umas alteraçoes. posta a tua tática pf:1f600:

Eu não vejo essas taticas prontas como útil, a menos que seja do mesmo time e com quase os mesmos jogadores... cada equipe tem uma filosofia diferente, fraquezas e posições que desequilibram diferente... nos antigos FM sempre foi comum terem taticas milagrosas e que funcionavam com qualquer time ou jogadas manjadas que funcionem com qualquer time tbm...

Teve época dos bugs dos escanteios, dos cruzamentos rasteiros, bolas nas costas da defesa... 

Mas agora com a IA mto avançada, os jogadores tem muitas interferências externas, errando mais passes, menos chaces de fazer a mesma jogada... por isso eu aconselho sempre a montar a tatica com base no seu time... contrate um ADJUNTO bom em tática para te ajudar, e ouça alguns conselhos dele antes de cada jogo... eu altero muita coisa com base na analise deles...

vc não precisa mudar tudo de um jogo pra outro, mas o tipo de marcação, altura da defesa, isso são importantes e a cada jogo terá um desafio diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, fcpessoa07 disse:

Eu não vejo essas taticas prontas como útil, a menos que seja do mesmo time e com quase os mesmos jogadores... cada equipe tem uma filosofia diferente, fraquezas e posições que desequilibram diferente... nos antigos FM sempre foi comum terem taticas milagrosas e que funcionavam com qualquer time ou jogadas manjadas que funcionem com qualquer time tbm...

Teve época dos bugs dos escanteios, dos cruzamentos rasteiros, bolas nas costas da defesa... 

Mas agora com a IA mto avançada, os jogadores tem muitas interferências externas, errando mais passes, menos chaces de fazer a mesma jogada... por isso eu aconselho sempre a montar a tatica com base no seu time... contrate um ADJUNTO bom em tática para te ajudar, e ouça alguns conselhos dele antes de cada jogo... eu altero muita coisa com base na analise deles...

vc não precisa mudar tudo de um jogo pra outro, mas o tipo de marcação, altura da defesa, isso são importantes e a cada jogo terá um desafio diferente

verdade, mas é mesmo por dificuldades. e neste último então ainda mais. tenho tentado seguir tutoriais aqui do fórum e não só, mas durante o jogo torna-se complicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, fcpessoa07 disse:

Seu problema é zaga ou ataque?

defesa/zaga. raro o jogo que não sofro golos. e naqueles jogos em que se torna mais complicado ganhar, por vezes 1 golo sofrido pode ditar perda de pontos. eu depois vou postar SS da tática e da classificação, mas tenho ideia que no PSG tenho média superior a 1 golo sofrido/jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...