Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

8 minutos atrás, crizeKOS disse:

Só botar os pontas função suporte.

Jogando no 4-3-3? Não rola, ai fica 4-1-4-1 e no caso dele o volante continua com liberdade.

E se eu quiser defender no 3-5-2, ou no 3-6-1, ou no 4-4-2? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Jogando no 4-3-3? Não rola, ai fica 4-1-4-1 e no caso dele o volante continua com liberdade.

E se eu quiser defender no 3-5-2, ou no 3-6-1, ou no 4-4-2? 

 

Bom, marcar individual é interessante as vezes, faço muito essa dos pontas nos laterais e do atacante no meio com o volante armador. Mas o melhor é colocar os pontas suporte e o atacante como atacante defensivo na função defensiva, é mais efetivo. O que não pode acontecer é vc perder o escape pro contra ataque dos caras baixando demais pra ajudar na def... já viu né? Isso pra mim só rola naqueles minutos finais decisivos que eu já estou na contenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Em muitos casos, o volante adversário exerce mais uma função de destruidor do que construtor e se esse for caso, ele está mais preocupado em passar a bola adiante para um companheiro do que gerar uma jogada decisiva. Sendo assim, você poderia pensar em marcar o destino dos passes (no seu caso, os meias adversários, por exemplo) e não a origem dos passes (volante adversário), isso pouparia energia de seus jogadores, já que eles não teriam que deixar o seu posicionamento para tentar pressionar o volante adversário e geralmente sem sucesso como você disse; manteria a formação da sua equipe estabilizada, já que ninguém deixaria a posição para caçar o volante adversário; e ainda provocaria no volante adversário um desconforto que poderia resultar em passes errados curtos, lançamentos sem precisão e chutes de longa distância dele.

Essa é a a famigerada jogadinha do box-inverso kkk. Marca os bão e deixa os pereba armar e faia os passe kk funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Teu problema é pra defender ou atacar?

Se for pra defender, em jogos mais complicados, às vezes o que eu faço é botar o meu atacante pra marcar o primeiro volante, especialmente se esse cabeçudo for um armador ou construtor de jogo (vai dar pra perceber com facilidade porque ele recua muito pra pegar a bola). E pra não acontecer essa jogadinha de lateral recebendo livre e cruzando, os pontas como suporte e se necessário, bota pra marcar individualmente o lateral, mesmo. Mas isso eu me refiro pra jogos onde o ala adversário é muito ofensivo (formando aqueles 3 atacantes dentro da área + 2 alas na linha praticamente).

Eu também diminuiria a largura de jogo, pra dar menos espaço pros pontas. Isso funciona bem quando tu perde a bola e teu time já tá junto.

O problema de 4-3-3 x 4-3-3 é que o volante tem bastante liberdade se o atacante não pegar mesmo e ai rola aquela jogada rápida de ele pegar a bola e já dar um passe longo pro ponta, que possivelmente vai estar desmarcado se estiver como suporte. Se o ala for ofensivo, ferrou. Teu ponta precisa voltar pra marcar (suporte) ou tu faz como eu e vai no gamble do gegenklopp: alas atacando pra pegar o ponta lá em cima e não deixar acontecer o 1x2 pelo lado em cima de ti. Se quiser um gamble maior ainda, bota os pontas pra atacar que se teu time recuperar a bola, vão ter um espaço gigantesco pro contra-ataque e quase sempre sai gol. Do contrário, usa como suporte mesmo.

Acho que a solução mais simples é fazer o teu atacante marcar o volante. Ele vai perder um pouco de eficiência e tu vai facilitar a saída dos zagueiros e pelos lados, mas vai ser muito melhor. A outra solução pra não ter essa triangulação em cima do teu lateral é botar o ponta pra suporte e a última é fazer o ala atacar.

E claro, normalmente, times no FM que usam alas atacando ficam com a linha defensiva muito alta. É um prato cheio pra ti botar um ponta de lança e sair toda hora na cara do gol. Funciona que é uma beleza, por vezes eu uso aqui e pune muito os times com alas que sobem demais.

É por coisas assim que eu tenho essa crítica pelo FM. Tu poderia botar teu time pra atacar num 4-3-3 e defender num 4-4-1-1, que resolveria todos os teus problemas. Mas né, não dá...

Principalmente para defender. Atacar não funciona tão bem também, mas meu ataque já não é muito produtivo no geral mesmo. Se conseguir defender e jogar por uma bola, já tá bom. O problema é que não rola a parte de defender. 

Sobre a marcação do atacante no volante, achei uma boa sugestão. Vou tentar. 

Quanto aos pontas, acho que tu não compreendeu bem qual meu esquema. É o 4-3-3 com 3 atacantes de área mesmo. Tipo assim:

20171008141339_1.thumb.jpg.40cb15539334ec47983ccca3c4230775.jpg

Nesse caso, acho que é muito difícil de fazer os atacantes voltarem na marcação. Até porque é quarta divisão né, os caras não tem preparo físico nem disciplina tática pra ficar fazendo correria de uma área até a outra. Então eu precisaria de um esquema capaz de neutralizar o adversário, provavelmente não rola manter o 4-3-3. O problema de utilizar pontas é que eu não tenho jogadores naturais da posição. Na direita até tem quem saiba se virar mais ou menos, na esquerda teria que ser gambiarra total. Daí não sei se a melhor ideia é fazer isso mesmo sem os jogadores ideais, ou se teria alguma outra forma de reforçar a defesa utilizando jogadores nas posições que eles sabem jogar. 

Quanto aos laterais, eu já tentei colocar eles como ofensivos, e o resultado não foi bom. Eles acabavam saindo para marcar o meia ou lateral adversário e deixavam o ponta livre nas costas, dava um espaço enorme pro cara fazer a jogada. Mas com função defensiva eles ficaram mal também - o jogador não passa por eles, mas daí ele simplesmente cruza da intermediária (o que no FM16 é igual a gol). Na real nenhuma função funcionou bem, então acho que preciso mesmo dar um jeito de mudar algo nos jogadores à frente deles. 

 

5 horas atrás, ggpofm disse:

Em muitos casos, o volante adversário exerce mais uma função de destruidor do que construtor e se esse for caso, ele está mais preocupado em passar a bola adiante para um companheiro do que gerar uma jogada decisiva. Sendo assim, você poderia pensar em marcar o destino dos passes (no seu caso, os meias adversários, por exemplo) e não a origem dos passes (volante adversário), isso pouparia energia de seus jogadores, já que eles não teriam que deixar o seu posicionamento para tentar pressionar o volante adversário e geralmente sem sucesso como você disse; manteria a formação da sua equipe estabilizada, já que ninguém deixaria a posição para caçar o volante adversário; e ainda provocaria no volante adversário um desconforto que poderia resultar em passes errados curtos, lançamentos sem precisão e chutes de longa distância dele.

E como eu faço para marcar apenas o destino dos passes? Não me importo em deixar o volante com espaço, nesse nível eles geralmente não são grandes passadores mesmo. Mas com as funções atuais meus meias saem para dar combate. Se colocar eles em função mais defensiva, acho que perco qualquer chance de chegar no ataque. O que tu faria para que a equipe seguisse essa ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

E como eu faço para marcar apenas o destino dos passes? Não me importo em deixar o volante com espaço, nesse nível eles geralmente não são grandes passadores mesmo. Mas com as funções atuais meus meias saem para dar combate. Se colocar eles em função mais defensiva, acho que perco qualquer chance de chegar no ataque. O que tu faria para que a equipe seguisse essa ideia?

Aí, você tem as opções de sempre.

Manter a marcação por zona, já que nenhum meia deixará seu posicionamento para tentar pressionar o adversário e aí seus meias estarão próximos dos meias adversários para dar combate, ou marcar individualmente um ou os dois meias adversários, ou manter a marcação zona e instruir seus jogadores para pressionar apenas esses meias adversários com as instruções individuais. Você terá que ver o que melhor lhe agrada e funciona com sua equipe.

Sobre não marcar o volante não é uma ideia apenas, eu já usei a instrução individual para que ninguém pressionasse o volante e assim, eliminar o problema de um meia chegar atrasado para dar combate e abrir um buraco atrás de si para o meia receber um passe do volante.

Contudo, acho que ainda existem outros problemas no seu 4-3-3 para ele vir a funcionar bem.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, ggpofm disse:

Aí, você tem as opções de sempre.

Manter a marcação por zona, já que nenhum meia deixará seu posicionamento para tentar pressionar o adversário e aí seus meias estarão próximos dos meias adversários para dar combate, ou marcar individualmente um ou os dois meias adversários, ou manter a marcação zona e instruir seus jogadores para pressionar apenas esses meias adversários com as instruções individuais. Você terá que ver o que melhor lhe agrada e funciona com sua equipe.

Sobre não marcar o volante não é uma ideia apenas, eu já usei a instrução individual para que ninguém pressionasse o volante e assim, eliminar o problema de um meia chegar atrasado para dar combate e abrir um buraco atrás de si para o meia receber um passe do volante.

Contudo, acho que ainda existem outros problemas no seu 4-3-3 para ele vir a funcionar bem.

 

 

 

Posso saber que problemas seriam esses?

Quer dizer, eu sei que não é o esquema mais equilibrado do mundo. Mas eu tenho uma equipe com 563 atacantes e 875 meias centrais/volantes, sem ninguém para as laterais. Foi o que eu consegui fazer funcionar na sexta e quinta divisões. Sei que existem esquemas melhores, mas dentro da realidade da minha equipe, não sei o que mais poderia ser feito. Adoraria ouvir.

 

Ah, e não entendi o começo do teu parágrafo de cima lá. Como assim "manter a marcação por zona já que assim os meias não irão dar combate"? Eu não tenho nenhuma instrução especial para que eles deem combate no volante, e mesmo assim eles dão.

 

Até agora a tática que melhor funcionou contra o 4-1-2-3 foi alinhar um 4-1-3-2, com volante mrb, dois meias mrb e um meia atacar, tentando pressionar o adversário o tempo todo e destruir o jogo deles correndo atrás da bola mesmo. Mas só funcionou pq o adversário não soube aproveitar os óbvios espaços que uma tática assim deixa. Não acho que seja solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danut, acho que não muito jeito nessa questão dos laterais adversário fazendo 2x1 com os pontas. Você pode contratar um ou treinar um na posição (e no começo vai ser gambiarra total) ou pedir pra dois atacantes marcarem os laterais adversários. Eu tentaria uma das duas primeiras opções, mas a primeira vai depender do seu suporte financeiro e do mercado na sua divisão. A terceira opção eu acho difícil pelo desgaste físico, como você chegou a mencionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Danut disse:

Posso saber que problemas seriam esses?

Quer dizer, eu sei que não é o esquema mais equilibrado do mundo. Mas eu tenho uma equipe com 563 atacantes e 875 meias centrais/volantes, sem ninguém para as laterais. Foi o que eu consegui fazer funcionar na sexta e quinta divisões. Sei que existem esquemas melhores, mas dentro da realidade da minha equipe, não sei o que mais poderia ser feito. Adoraria ouvir.

 

Ah, e não entendi o começo do teu parágrafo de cima lá. Como assim "manter a marcação por zona já que assim os meias não irão dar combate"? Eu não tenho nenhuma instrução especial para que eles deem combate no volante, e mesmo assim eles dão.

 

Até agora a tática que melhor funcionou contra o 4-1-2-3 foi alinhar um 4-1-3-2, com volante mrb, dois meias mrb e um meia atacar, tentando pressionar o adversário o tempo todo e destruir o jogo deles correndo atrás da bola mesmo. Mas só funcionou pq o adversário não soube aproveitar os óbvios espaços que uma tática assim deixa. Não acho que seja solução.

A coisa tá feia para o seu lado né?

Compreendo perfeitamente o que você diz sobre o desequilíbrio no número de jogadores por posição. Mas, mesmo com muitos jogadores para determinadas posições, você não tentou treinar nenhum desses milhares de jogadores para jogar em outra posição? Todos os seus CA (C) só jogam como centroavante? Eles não poderiam ter sido treinados em outra posição?

Tem razão, esqueci de escrever que você precisa colocar a instrução individual para não pressionarem o jogador adversário que está jogando como volante. Aí, eles não darão combate a ele e manterão a linha do meio-campo.

Não vejo problema em jogar no 4-3-3 em linha como você faz, afinal qualquer formação tática tem vantagem e desvantagens. Não tenho ideia de como você trabalha com as tarefas de seus jogadores durante os 90 minutos, mas escolher as tarefas corretas durante os 90 minutos é parte do sucesso de sua equipe. Más escolhas levam a derrotas.

Se você não tem pontas, meias externos ou alas pelo lado do campo, então a responsabilidade de dar amplitude é dos laterais, mesmo que eles sejam péssimos, pois serão eles que vão dar oportunidade ao seu time abrir o jogo e evitar ficar sem saída pelo meio. Mesmo que não saibam cruzar, isso não significa que não possam ajudar a equipe com superioridade numérica no ataque e com passes no ataque. E se não sabem cruzar peça para passar a bola. 

Um meio-campo com três jogadores precisa de pelo menos um deles chegando ao ataque (tarefa atacar) para surpreender a defesa adversária e criar jogadas com os três atacantes.  Um meio-campo com jogadores com tarefa defesa e apoio e que tem "medo" de chegar à frente só facilita o adversário que sabe que só precisa se preocupar com os três atacantes e esporadicamente com os meias (apoiar).

Como não tem pontas, não tem nem como mandá-los marcar individualmente os laterais adversários, apesar que você pode fazer isso, por um tempo, com os dois atacantes (esquerda e direita), mesmo sendo muito estranho. Na hora de atacar, eu prefiriria que os dois atacantes tivessem tarefas de apoio e recuassem um pouco para ajudar o meio-campo e em certa medida pelos lados, deixando o atacante central como o único com tarefa atacar. Mas se você que manter dois atacantes (atacar), talvez seja melhor escolher uma função mais adequada para o atacante central e encontrar parceiros para ele no meio-campo, como um meia (atacar).

Tudo isso como você bem sabe, depende ainda de outros decisões em campo e outras escolhas nas instruções coletivas da equipe e na filosofia que ela adota em campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Yan Perisse disse:

@Danut, acho que não muito jeito nessa questão dos laterais adversário fazendo 2x1 com os pontas. Você pode contratar um ou treinar um na posição (e no começo vai ser gambiarra total) ou pedir pra dois atacantes marcarem os laterais adversários. Eu tentaria uma das duas primeiras opções, mas a primeira vai depender do seu suporte financeiro e do mercado na sua divisão. A terceira opção eu acho difícil pelo desgaste físico, como você chegou a mencionar.

O save é só com a base. Contratações estão excluídas. 

Quanto a treinar jogadores, eu cheguei a treinar dois jogadores por um bom tempo na ponta sim. Um passou do pior nível (não ter a posição marcada nas posições que sabe jogar) para a segunda pior. O outro foi um pouquinho melhor, mas não muito. E isso em tipo uma meia temporada, pouco mais, treinando a posição.

E não sou muito fã de ficar treinando jogadores para posições diferentes quando em um nível tão baixo quanto estou, pois é um "gasto" da PA do jogador. Mas talvez tenha que voltar a recorrer a isso, se os adversário utilizarem muito esse esquema (enfrentei três equipes seguidas com ele, mas depois os outros adversários estão alinhando outros esquemas, então acho que foi um pouco coincidência). 

 

24 minutos atrás, ggpofm disse:

A coisa tá feia para o seu lado né?

Compreendo perfeitamente o que você diz sobre o desequilíbrio no número de jogadores por posição. Mas, mesmo com muitos jogadores para determinadas posições, você não tentou treinar nenhum desses milhares de jogadores para jogar em outra posição? Todos os seus CA (C) só jogam como centroavante? Eles não poderiam ter sido treinados em outra posição?

Tem razão, esqueci de escrever que você precisa colocar a instrução individual para não pressionarem o jogador adversário que está jogando como volante. Aí, eles não darão combate a ele e manterão a linha do meio-campo.

Não vejo problema em jogar no 4-3-3 em linha como você faz, afinal qualquer formação tática tem vantagem e desvantagens. Não tenho ideia de como você trabalha com as tarefas de seus jogadores durante os 90 minutos, mas escolher as tarefas corretas durante os 90 minutos é parte do sucesso de sua equipe. Más escolhas levam a derrotas.

Se você não tem pontas, meias externos ou alas pelo lado do campo, então a responsabilidade de dar amplitude é dos laterais, mesmo que eles sejam péssimos, pois serão eles que vão dar oportunidade ao seu time abrir o jogo e evitar ficar sem saída pelo meio. Mesmo que não saibam cruzar, isso não significa que não possam ajudar a equipe com superioridade numérica no ataque e com passes no ataque. E se não sabem cruzar peça para passar a bola. 

Um meio-campo com três jogadores precisa de pelo menos um deles chegando ao ataque (tarefa atacar) para surpreender a defesa adversária e criar jogadas com os três atacantes.  Um meio-campo com jogadores com tarefa defesa e apoio e que tem "medo" de chegar à frente só facilita o adversário que sabe que só precisa se preocupar com os três atacantes e esporadicamente com os meias (apoiar).

Como não tem pontas, não tem nem como mandá-los marcar individualmente os laterais adversários, apesar que você pode fazer isso, por um tempo, com os dois atacantes (esquerda e direita), mesmo sendo muito estranho. Na hora de atacar, eu prefiriria que os dois atacantes tivessem tarefas de apoio e recuassem um pouco para ajudar o meio-campo e em certa medida pelos lados, deixando o atacante central como o único com tarefa atacar. Mas se você que manter dois atacantes (atacar), talvez seja melhor escolher uma função mais adequada para o atacante central e encontrar parceiros para ele no meio-campo, como um meia (atacar).

Tudo isso como você bem sabe, depende ainda de outros decisões em campo e outras escolhas nas instruções coletivas da equipe e na filosofia que ela adota em campo.

Tentei com dois, como falei na resposta acima. Não tive resultados muito satisfatórios. 

Entendi a questão do volante. Esqueci dessa possibilidade de instrução mesmo. Acho que pode ajudar. Obrigado :)

Quanto ao restante do que tu falou, vamos lá.

Sim, a responsabilidade de dar amplitude é dos laterais. Tanto é que jogo com eles com instrução de manter-se abertos e ir para zonas abertas. Agora, pelo que entendi do que tu falou, tu acha que eu deveria jogar com eles mais ofensivos. Já tentei isso, e o resultado defensivo não foi legal. Isso que acontecia ao enfrentar o 4-1-2-3 - do lateral sair para marcar um jogador e abrir espaço para outro nas costas - acontecia em qualquer esquema tático do adversário, porque os laterais deixavam tudo livre atrás de si para o atacante adversário, e meus zagueiros também não faziam bem a cobertura. Como apoiar eles chegam bastante para fazer cruzamentos da intermediária, e muitos gols saem assim. Ao mesmo tempo, a defesa não fica totalmente descoberta. 

Sobre o meio de campo, já testei bastante isso, e nunca funcionou. Minha equipe joga com passe longo e buscando os lados do campo. A parte ofensiva do meio de campo não é uma área que o time procure passar a bola por. Ocupar ela com um jogador mais técnico resulta nele não participar do jogo quase. Essa mesma questão de jogar com foco nas laterais é o que me faz ter dois atacantes ofensivos pelos lados. Assim eles ocupam o espaço nas costas do lateral adversário, tanto para cruzar a bola para a ponta contrária quanto para empurrar ela para dentro. 

Claro, eu poderia trocar todo o estilo de jogo da equipe para tirar esse foco do jogo direto para os lados. Mas, sinceramente, acho que tu tá olhando para o problema errado. Não acho que é na parte ofensiva do meio de campo/no ataque que eu tenho problemas. Nos três anos que jogou dessa forma minha equipe sempre teve um ataque muito produtivo. O problema foi na defesa. Não vejo como colocar um meia com função mais ofensiva ou alterar a função dos atacantes vá resolver muito isso (exceto talvez o atacante apoiar ajudando pelos lados). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Danut disse:

20171008141339_1.thumb.jpg.40cb15539334ec47983ccca3c4230775.jpg

 

O 1-4-3-3 formatado dessa maneira é bom pra pressionar em bloco alto (em profundidade), de preferência de forma zonal! O único problema que você teria é relativo a inversão de jogo e a exploração desse "lado fraco". Recomendo estreitar o espaço, aumentar os níveis de pressão, pressionar o goleiro, evitar as marcações individuais, deixar a equipe com a mentalidade no mínimo fluída e subir o bloco do time.

Editado por crizeKOS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2017 at 13:24, (SPFC)Coach disse:

To com dúvidas quanto a instruções gerais do time. Quais instruções vocês setam normalmente pra um time de posse e também pra times de ataques rápidos? Em 4231 e 433

Pra posse de bola, as instruções centrais, na minha visão, são a linha defensiva alta (compactando a equipe verticalmente e espremendo o adversário no campo dele), mais pressão (se o objetivo é a posse de bola, a pressão tem como o objetivo obtê-la o mais rápido possível), largura equilibrada ou menos (vai depender do quão compactado o seu time fica com cada opção) e passes mistos ou curtos.

O resto você pode mexer do seu jeito, dependendo de como quer que a equipe atue, mas as instruções centrais de um time que quer a posse de bola são essas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês costumam escolher a função pela descrição, posição no gramado ou pelas instruções que podem/ficam habilitadas? Queria um ala que atacasse os espaços vazios mas que não saísse correndo com a bola tentando driblar 2, 3 adversários 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Vocês costumam escolher a função pela descrição, posição no gramado ou pelas instruções que podem/ficam habilitadas? Queria um ala que atacasse os espaços vazios mas que não saísse correndo com a bola tentando driblar 2, 3 adversários 

Leio a descrição de cada uma e separo as funções que mais se enquadram no perfil que busco pra testá-las na próxima partida.

Tive esse mesmo problema com os alas. No fim, achei melhor o ala com a tarefa de apoiar, já que com a tarefa de atacar ou com a função de ala completo ele corre em direção à linha de fundo com a bola sem querer saber quantos adversários tão na sua frente. Com a tarefa de apoiar, ele vai se posicionar na altura da linha de meias e quando tiver oportunidade vai aparecer na linha de fundo, além disso ele corta pro meio em poucas ocasiões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Yan Perisse disse:

Leio a descrição de cada uma e separo as funções que mais se enquadram no perfil que busco pra testá-las na próxima partida.

Tive esse mesmo problema com os alas. No fim, achei melhor o ala com a tarefa de apoiar, já que com a tarefa de atacar ou com a função de ala completo ele corre em direção à linha de fundo com a bola sem querer saber quantos adversários tão na sua frente. Com a tarefa de apoiar, ele vai se posicionar na altura da linha de meias e quando tiver oportunidade vai aparecer na linha de fundo, além disso ele corta pro meio em poucas ocasiões.

Pois é, tentei ala-apoiar, porém ele demora muito pra subir. Coloquei Lateral-ataque mesmo, tá servindo melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Pois é, tentei ala-apoiar, porém ele demora muito pra subir. Coloquei Lateral-ataque mesmo, tá servindo melhor

Mas aí você tá falando na posição de lateral, ala ou qualquer uma das duas? Se for a primeira ou a última opção, eu iria de lateral com a tarefa de atacar mesmo, é a que melhor se encaixa no perfil que queria. Pensei que falava das funções apenas na posição de ala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2017 at 12:45, Thiago Anjo disse:

eu queria um lateral-ataque que se posicionasse como um ala. Pra usar Lateral-ataque ele tem que tá na linha de 4 com os zagueiros

E se usasss ele com a instrução "manter-se aberto" quando ta com a posse ? É o que faço aqui 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2017 at 12:45, Thiago Anjo disse:

eu queria um lateral-ataque que se posicionasse como um ala. Pra usar Lateral-ataque ele tem que tá na linha de 4 com os zagueiros

É, o único jeito é o ala com a tarefa de apoiar mesmo, é o que mais chega perto do que quer. Isso é um problema que eu concordo muito com o que disseram lá no tópico do FM 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível montar uma tática de contra-ataque num 4-2-3-1 com dois MC's e MA E/D com instrução pra marcar individualmente os laterais ou alas adversários?

Ou é necessário recuar um dos volantes pra MD e os pontas pra M ED?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hcosimo disse:

É possível montar uma tática de contra-ataque num 4-2-3-1 com dois MC's e MA E/D com instrução pra marcar individualmente os laterais ou alas adversários?

Ou é necessário recuar um dos volantes pra MD e os pontas pra M ED?

Dá pra fazer, porém você tem que ter em mente na hora de determinar a função de cada um, que seu time vai jogar atrás da linha da bola, fazendo transições rápidas.

Eu particularmente não curto muito a opção de marcar individualmente (agora no fm18 pode-se marcar a posição, porém aqui ainda não funcionou quando testei), a não ser que a posição do seu time com a bola não encaixe no adversário ai você precise deslocar jogadores para defenderem em posições distantes das suas originais (por exemplo, pedir ao Atacante central que acompanhe o volante adversário).

Vai testando e vendo no jogo se os MCs e os Pontas estão acompanhando os adversários, se tiverem demorando ou ficando muito a frente, muda pra apoio/defender, ou mexe nas instruções individuais para algo mais defensivo    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Dá pra fazer, porém você tem que ter em mente na hora de determinar a função de cada um, que seu time vai jogar atrás da linha da bola, fazendo transições rápidas.

Eu particularmente não curto muito a opção de marcar individualmente (agora no fm18 pode-se marcar a posição, porém aqui ainda não funcionou quando testei), a não ser que a posição do seu time com a bola não encaixe no adversário ai você precise deslocar jogadores para defenderem em posições distantes das suas originais (por exemplo, pedir ao Atacante central que acompanhe o volante adversário).

Vai testando e vendo no jogo se os MCs e os Pontas estão acompanhando os adversários, se tiverem demorando ou ficando muito a frente, muda pra apoio/defender, ou mexe nas instruções individuais para algo mais defensivo    

Botei um dos meus pontas, que tava com a função de segundo atacante atacar pra apoiar e ele acompanhou bem melhor o ala adversário.

O adversário realmente não criou tanto perigo pelos lados, mas meu time também mal criou jogadas e deixou o centroavante muito isolado.

Tentei estreitar o comprimento, já que meus jogadores tavam perdendo a bola de maneira muito boba e também deu uma melhorada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, hcosimo disse:

Botei um dos meus pontas, que tava com a função de segundo atacante atacar pra apoiar e ele acompanhou bem melhor o ala adversário.

O adversário realmente não criou tanto perigo pelos lados, mas meu time também mal criou jogadas e deixou o centroavante muito isolado.

Tentei estreitar o comprimento, já que meus jogadores tavam perdendo a bola de maneira muito boba e também deu uma melhorada.

Veja bem, alguns jogos fica difícil implementar o contra-ataque. Veja o Vitória, no brasileiro deste ano mal conseguiu ganhar em casa, por que o jogo deles era de contra-ataque, sendo que o adversário lá não tomava a inciativa o suficiente para deixar a defesa vulnerável. Não adianta ir rápido para cima de uma defesa montada e sem jogadores suficientes. Quando seus pontas acompanham os laterais, significam que eles não estão lá para contra-atacar. Seu atacante central tem que segurar a bola pra chegada rápida de seus jogadores, mas se o outro time se recompõe na mesma velocidade que você, talvez não valha a pena este tipo de jogo. Ou você arrisca deixar mais jogadores a frente para não precisar esperar tanto a subida dos que estavam ajudando na sua defesa ou então talvez seja melhor, ao recuperar a bola, trabalhar ela de pé em pé com mais calma.

O contra-ataque  é baseado na velocidade e no fato de pegar o adversário desprevenido, se você não fica em maior número ou em posições vantajosas, muda a estratégia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, hcosimo disse:

É possível montar uma tática de contra-ataque num 4-2-3-1 com dois MC's e MA E/D com instrução pra marcar individualmente os laterais ou alas adversários?

Ou é necessário recuar um dos volantes pra MD e os pontas pra M ED?

É possível, sim. Inclusive é uma das formações mais adequadas para puxar contra-ataques, na minha opinião, só perdendo para um 4-3-2-1 (4-1-2-2-1).

Para a formação que você quer, o ideal são os MAE/MAD serem pontas ou segundo-atacantes, com a tarefa de apoiar, devendo ser, principalmente, velozes e, se forem habilidosos, ainda melhor. O MAC seria interessante usar como construtor de jogo avançado, com a tarefa de apoio, já que ele não ficará tão enfiado lá na frente e recuará bastante para ajudar na criação das oportunidades (de preferência, na instrução individual, deixe-o como passes mistos).

Os meias centrais devem ser divididos entre defesa/apoio, já que, por não ter um volante propriamente dito, o time pode ficar desprevenido se o contra-ataque der errado, e os laterais servirão, também, como suporte.

Acima deixei uma explicação bem simples sobre os fundamentos, mas você pode fazer como achar mais adequado - e, principalmente, conforme seus jogadores à disposição podem realizar as tarefas.

O ponto principal de um esquema que busca o contra-ataque é justamente o atacante, pois apesar dele ser a principal referência do time lá na frente, deverá também contribuir taticamente no jogo, sem ficar isolado dos jogadores de meio. Então, ele se restringe, geralmente, a três funções:

  • Jogador Alvo > Apoiar - assim ele seguirá sendo referência no ataque, mas não permanecerá tão enfiado lá na frente, além de poder contribuir bastante com a construção das jogadas.
  • Atacante Recuado > Apoiar/Atacar - com essa função, ele ficará bastante fora da área para ajudar a construção das jogadas, mas ainda assim será um jogador importante para concluir as jogadas. Deixei a tarefa de atacar sublinhada, para explicar que, com ela, o jogador tenderá a entrar mais na área e é importante quando você enfrenta uma equipe mais ou menos parelha com a sua, sem muita diferença técnica e/ou uma defesa mais frágil.
  • Atacante Defensivo > Apoiar/Defender - aqui é algo mais especializado, já que o jogador buscará sempre pressionar a linha defensiva (ou de meio, a depender da tarefa) tentando recuperar a bola. Então ele definitivamente não fica muito dentro da área quando comparado com as demais alternativas, porém ainda assim é válido utilizar essa função quando seu time é inferior, e a defesa adversária não tem muita facilidade para sair jogando a bola. Também deixei grifado aqui a tarefa de defender para que fosse possível explicar que, assim, o principal objetivo do atacante é dar combate à defesa e ao meio adversário, sendo, também, integrado à marcação de sua equipe. Neste caso, é interessante usar quando seu time é francamente favorito a tomar uma senhora goleada, já que o atacante seguirá marcando bastante, tentando evitar que o adversário seja capaz de armar as jogadas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Veja bem, alguns jogos fica difícil implementar o contra-ataque. Veja o Vitória, no brasileiro deste ano mal conseguiu ganhar em casa, por que o jogo deles era de contra-ataque, sendo que o adversário lá não tomava a inciativa o suficiente para deixar a defesa vulnerável. Não adianta ir rápido para cima de uma defesa montada e sem jogadores suficientes. Quando seus pontas acompanham os laterais, significam que eles não estão lá para contra-atacar. Seu atacante central tem que segurar a bola pra chegada rápida de seus jogadores, mas se o outro time se recompõe na mesma velocidade que você, talvez não valha a pena este tipo de jogo. Ou você arrisca deixar mais jogadores a frente para não precisar esperar tanto a subida dos que estavam ajudando na sua defesa ou então talvez seja melhor, ao recuperar a bola, trabalhar ela de pé em pé com mais calma.

O contra-ataque  é baseado na velocidade e no fato de pegar o adversário desprevenido, se você não fica em maior número ou em posições vantajosas, muda a estratégia. 

Valeu pela explicação.

Eu tenho outra tática que uso pra propor o jogo e funciona contra médios/pequenos e até grandes em casa. Coloco mentalidade normal, passes curtos, bloco defensivo normal e pressão no "às vezes". Meus zagueiros são lentos, então nem compensa jogar com linha alta ou pressionando demais.

Meu problema é enfrentar times melhores ou do mesmo nível que o meu fora de casa, quase sempre perco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...