Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

1 hora atrás, Danut disse:

Vai além. Se estiver sendo muito pressionado/quiser segurar resultado, uso defender. Nos últimos minutos, especialmente se for jogo fundamental/eliminatório, uso contenção.

Se estiver precisando do resultado, troco para atacar. Claro, depende do time que tenho, tem táticas que não funcionam bem com mentalidade atacar, aí prefiro ficar em outras. Mas se der, uso ela. E agora que estou nas divisões inferiores, tenho feito bastante uso de sobrecarregar. Colocar um homem poste lá no ataque e jogar balão pra ele é uma tática eficiente para os minutos finais quando tu vê que teu time não conseguiu criar nada o jogo todo. Mas não uso sobrecarregar se meu time já tá criando chances em mentalidades mais baixas, aí ela acaba sendo ruim (porque foca muito nesse balão pra frente, acaba que o time pode perder o controle que tinha).

bacana esse pensamento, porém, é difícil fazer toda essas alterações sem fazer com que a ''barra'' de familiaridade tática não seja afetada, pois toda vez que mudamos algo cai algum tipo de atributo ex: formação, mentalidade, passe etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Leoc disse:

bacana esse pensamento, porém, é difícil fazer toda essas alterações sem fazer com que a ''barra'' de familiaridade tática não seja afetada, pois toda vez que mudamos algo cai algum tipo de atributo ex: formação, mentalidade, passe etc.

Para evitar que isso aconteça, eu treino uma versão completamente ofensiva e outra versão completamente defensiva das instruções (não precisa ser com a mesma tática, pode ser com táticas totalmente diferentes). Aí quando tu trocar, não vai sofrer tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou tendo problemas ao enfrentar a tática 4-2-1-3 com triângulo de base baixa (dois MDs, um meia central e dois extremos). Na verdade, a AI colocou todos os times do jogo para usarem essa mesma formação. Levo praticamente todos os gols de cabeça/cruzamentos e já tentei diversas formações e táticas diferentes, mas nenhuma foi realmente efetiva. Sejam quais forem as mudanças, meus jogadores ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha.

Alguém tem alguma ideia que possa me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Tsuru disse:

Pessoal, estou tendo problemas ao enfrentar a tática 4-2-1-3 com triângulo de base baixa (dois MDs, um meia central e dois extremos). Na verdade, a AI colocou todos os times do jogo para usarem essa mesma formação. Levo praticamente todos os gols de cabeça/cruzamentos e já tentei diversas formações e táticas diferentes, mas nenhuma foi realmente efetiva. Sejam quais forem as mudanças, meus jogadores ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha.

Alguém tem alguma ideia que possa me ajudar?

Não sei se já enfrentei essa formação no FM, e falar assim fica meio difícil. Mas já jogou no 4-1-4-1? Em tese, me parece uma boa opção:

- tu bate de frente com o meio campo adversário (eles tem um jogador mais avançado e dois recuados, tu tem dois avançados e um recuado);

- teus jogadores de lado podem dar suporte na marcação dos pontas/laterais adversários. Eu procuraria fazer marcação individual no lateral ou ponta do lado mais perigoso se ficar claro que o adversário ataca muito mais por um lado - só tem que cuidar daí se não mata tua saída de jogo essa opção.

- ao mesmo tempo, os jogadores de lado exploram o espaço que essa tática deixa, que é nas costas do ponta/antes do lateral, essa intermediária pelos lados. Não é o espaço mais efetivo do mundo para se ter a bola, mas deve dar para explorar cruzamentos antecipados se tu tiver quem conclua eles, ou então segurar a bola até a chegada do pessoal pelo meio, quem sabe puxando um volante um pouco para abrir o meio. 

 

Não sei se tu já jogou assim, e o que to falando aqui é um pensamento bem teórico. Mas no teu save (que é pra onde imagino que tu tá pedindo ajuda) tu fala que alternou pro 4-1-3(MC)-2 e o 4-4-2(diamante). Não gosto muito de nenhuma dessas opções, o 4-1-3-2 deixa muito espaço para os pontas/laterais adversários, e o 4-4-2 diamante deixa teu meia avançado preso no meio de dois volantes.

Um problema que tu pode enfrentar com um 4-1-4-1 é que teu atacante acabe muito preso junto aos volantes adversários. Aí a solução me parece só investir bastante na chegada de apoio para ele, especialmente dos dois meias centrais. Se for jogar com isso, coloca os meias centrais com funções mais ofensivas.

 

E independentemente da tática utilizada, acho que tu precisa tentar dar um jeito na defesa. Se tu tiver jogadores rápidos, acho que vale a pena testar como fica se jogar com linha bem mais alta e linha de impedimento. Tentando diminuir o espaço para que o cruzamento saia. Só não sei se isso não vai acabar tendo o efeito negativo de deixar o atacante chegar em velocidade para o cabeceio, mas talvez valha a pena testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Danut disse:

Não sei se já enfrentei essa formação no FM, e falar assim fica meio difícil. Mas já jogou no 4-1-4-1? Em tese, me parece uma boa opção:

- tu bate de frente com o meio campo adversário (eles tem um jogador mais avançado e dois recuados, tu tem dois avançados e um recuado);

- teus jogadores de lado podem dar suporte na marcação dos pontas/laterais adversários. Eu procuraria fazer marcação individual no lateral ou ponta do lado mais perigoso se ficar claro que o adversário ataca muito mais por um lado - só tem que cuidar daí se não mata tua saída de jogo essa opção.

- ao mesmo tempo, os jogadores de lado exploram o espaço que essa tática deixa, que é nas costas do ponta/antes do lateral, essa intermediária pelos lados. Não é o espaço mais efetivo do mundo para se ter a bola, mas deve dar para explorar cruzamentos antecipados se tu tiver quem conclua eles, ou então segurar a bola até a chegada do pessoal pelo meio, quem sabe puxando um volante um pouco para abrir o meio. 

 

Não sei se tu já jogou assim, e o que to falando aqui é um pensamento bem teórico. Mas no teu save (que é pra onde imagino que tu tá pedindo ajuda) tu fala que alternou pro 4-1-3(MC)-2 e o 4-4-2(diamante). Não gosto muito de nenhuma dessas opções, o 4-1-3-2 deixa muito espaço para os pontas/laterais adversários, e o 4-4-2 diamante deixa teu meia avançado preso no meio de dois volantes.

Um problema que tu pode enfrentar com um 4-1-4-1 é que teu atacante acabe muito preso junto aos volantes adversários. Aí a solução me parece só investir bastante na chegada de apoio para ele, especialmente dos dois meias centrais. Se for jogar com isso, coloca os meias centrais com funções mais ofensivas.

 

E independentemente da tática utilizada, acho que tu precisa tentar dar um jeito na defesa. Se tu tiver jogadores rápidos, acho que vale a pena testar como fica se jogar com linha bem mais alta e linha de impedimento. Tentando diminuir o espaço para que o cruzamento saia. Só não sei se isso não vai acabar tendo o efeito negativo de deixar o atacante chegar em velocidade para o cabeceio, mas talvez valha a pena testar.

Na verdade não tentei o 4-1-4-1, apenas o 4-5-1 com cinco meias centrais. O problema continuava e o atacante ficou bastante isolado. Mas talvez utilizando um MD e deixando os MCs mais ofensivos melhore sim.

Sobre a defesa, de fato não sei o que fazer. Meus zagueiros não são muito rápidos (velocidades e aceleração em média 12 e 13), então receio que utilizar linha defensiva muito alta e linha de impedimento acabe gerando muitas bolas nas costas. Ao mesmo tempo, eles não são baixos (1.86 m e 1.90 m), então esse também não é o problema. Desconfio que os gols de cabeça/cruzamentos tenham como origem o posicionamento dos laterais. Em vários esquemas eu orientava os dois a subirem ao mesmo tempo.

Porém, devido à falta de alternativas, devo testar mesmo a linha defensiva mais alta com linha de impedimento e ver se essa velocidade/aceleração é suficiente pra fazer funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Na verdade não tentei o 4-1-4-1, apenas o 4-5-1 com cinco meias centrais. O problema continuava e o atacante ficou bastante isolado. Mas talvez utilizando um MD e deixando os MCs mais ofensivos melhore sim.

Sobre a defesa, de fato não sei o que fazer. Meus zagueiros não são muito rápidos (velocidades e aceleração em média 12 e 13), então receio que utilizar linha defensiva muito alta e linha de impedimento acabe gerando muitas bolas nas costas. Ao mesmo tempo, eles não são baixos (1.86 m e 1.90 m), então esse também não é o problema. Desconfio que os gols de cabeça tenham como origem o posicionamento dos laterais. Em vários esquemas eu orientava os dois a subirem ao mesmo tempo.

Porém, devido à falta de alternativas, devo testar mesmo a linha defensiva mais alta com linha de impedimento e ver se essa velocidade/aceleração é suficiente pra fazer funcionar.

Eu tentaria isso. Acho que não ser em linha é importante nesse caso. Eu sinto que jogar em linha é bem complicado quando o time adversário tem um triangulo. E ter meias que sejam ofensivos. No mínimo um meia central - atacar acho que precisa ter. O outro é mais variável, depende o que tu tem no time.

Não sei se tu já viu a última tática que postei no meu save. Eu tô jogando no FM16 e com um time da sexta divisão inglesa, completamente outra situação né, mas acho que as funções podem te dar uma pequena ideia de como montar uma equipe nesse esquema.

NafMZ.png

Agora tenho usado o MRB mais como MC - apoio, mas acho que isso depende muito do jogador. Em relação aos lados do campo, procurei deixar um lateral bem mais defensivo e o outro atacando. Se tivesse mais qualidade usaria atacar e apoio em vez de apoio e defesa, mas é o que temos na sexta divisão.

EDIT: Ah, e a altura dos zagueiros não importa no FM... Só a impulsão mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Leoc disse:

É errado usar a opção ''marcação apertada'' quando meu time possui baixos índices de desarme,marcação,antecipação etc?!

Em princípio, sim. Teu time vai jogar mais em cima do adversário, só que ele não vai estar corretamente em cima do adversário (porque marca mal), o adversário vai conseguir passar rápido pelos jogadores (que não desarmam bem, logo são driblados facilmente) e pegar o resto da defesa fora de posição (porque eles vão estar marcando cada um o seu homem, em vez de se ocupar com o espaço).

Isso os jogadores mais defensivos né. Para os mais avançados não importa tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema parecido com o que o @Tsuru tinha esses tempos. Quase todas as equipes da AI estão alinhando em um 4-1-2-3 com pontas contra minha equipe. Eu jogo com um 4-4-2 e um 4-1-4-1 (ele é basicamente o que eu coloquei uns três posts atrás nesse tópico, dá pra ver ali a imagem), mas as duas táticas sofrem muito contra esse esquema.

No 4-4-2, sinto que o adversário domina o meio de campo, já que eles possuem um volante além dos dois meias, enquanto nós só temos dois meias. No 4-1-4-1 as coisas se equilibram um pouco mais, mas nosso atacante isolado acaba ainda mais perdido com o volante ajudando os zagueiros na proteção. E se jogo com os pontas adiantados, eles acabam isolados. Se recuo eles eles participam mais do jogo, mas acabam não auxiliando o atacante. 

Alguém tem uma sugestão do que fazer contra isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Danut disse:

No 4-4-2, sinto que o adversário domina o meio de campo, já que eles possuem um volante além dos dois meias, enquanto nós só temos dois meias. No 4-1-4-1 as coisas se equilibram um pouco mais, mas nosso atacante isolado acaba ainda mais perdido com o volante ajudando os zagueiros na proteção. E se jogo com os pontas adiantados, eles acabam isolados. Se recuo eles eles participam mais do jogo, mas acabam não auxiliando o atacante. 

Poderia colocar um 4-4-1-1, se forte do adv está na trinca do meio coloca o atk na cola do 1º volante. Vai povoar bem esse setor e não perde a força ofensiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, hiroshitk disse:

Poderia colocar um 4-4-1-1, se forte do adv está na trinca do meio coloca o atk na cola do 1º volante. Vai povoar bem esse setor e não perde a força ofensiva.

Tenho nenhum jogador no elenco que saiba atuar de meia ofensivo :(

(mentira, tem um, mas ele é o pior do time, só tá no elenco porque não quis demitir)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Estou com um problema parecido com o que o @Tsuru tinha esses tempos. Quase todas as equipes da AI estão alinhando em um 4-1-2-3 com pontas contra minha equipe. Eu jogo com um 4-4-2 e um 4-1-4-1 (ele é basicamente o que eu coloquei uns três posts atrás nesse tópico, dá pra ver ali a imagem), mas as duas táticas sofrem muito contra esse esquema.

No 4-4-2, sinto que o adversário domina o meio de campo, já que eles possuem um volante além dos dois meias, enquanto nós só temos dois meias. No 4-1-4-1 as coisas se equilibram um pouco mais, mas nosso atacante isolado acaba ainda mais perdido com o volante ajudando os zagueiros na proteção. E se jogo com os pontas adiantados, eles acabam isolados. Se recuo eles eles participam mais do jogo, mas acabam não auxiliando o atacante. 

Alguém tem uma sugestão do que fazer contra isso?

Eu ia citar o 4-2-3-1, já que o adversário não usa um MAC e sim um volante, mas parece que seu time carece de um MAC. Nesse caso, poderia fazer um 4-3-3 com um meia mais ofensivo que o restante, fazendo um papel parecido que um MAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Eu ia citar o 4-2-3-1, já que o adversário não usa um MAC e sim um volante, mas parece que seu time carece de um MAC. Nesse caso, poderia fazer um 4-3-3 com um meia mais ofensivo que o restante, fazendo um papel parecido que um MAC.

Então, o problema é que se você usa o 4-3-3 contra o 4-1-2-3, seus meias, extremos e atacante ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha, cercados por 2, 3 e até 4 jogadores de cada vez, por causa da movimentação dos volantes e do meia central adversário.

Eu vou tentar o 4-1-4-1, o 4-4-1-1 e o 4-2-2-2 para ver se resolve o problema. Talvez o 4-3-2-1 ou o 4-2-3-1 também possam ser efetivos, o problema é ter toda essa quantidade de MACs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tsuru disse:

Então, o problema é que se você usa o 4-3-3 contra o 4-1-2-3, seus meias, extremos e atacante ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha, cercados por 2, 3 e até 4 jogadores de cada vez, por causa da movimentação dos volantes e do meia central adversário.

Eu vou tentar o 4-1-4-1, o 4-4-1-1 e o 4-2-2-2 para ver se resolve o problema. Talvez o 4-3-2-1 ou o 4-2-3-1 também possam ser efetivos, o problema é ter toda essa quantidade de MACs.

Então, o ideal mesmo é usar o 4-2-3-1, na minha concepção. Assim, você iguala a mesma quantidade de jogadores tanto na defesa quanto no ataque, mas como o Danut disse que não há um bom MAC, achei melhor recuar o MAC e dar lugar a um meia ofensivo que penetre e seja marcado pelo volante e não pelos meias.

Olha, o 4-1-4-1 é praticamente um espelho do 4-1-2-3, ou seja, no ataque será dois meias contra dois meias e um volante, logicamente seu ataque pouco penetrará no adversário e vice-versa. O 4-4-1-1 é muito semelhante ao 4-2-3-1, que citei ali em cima e no 4-2-2-2 você sofreria nas pontas, com seu lateral tendo que aguentar o ponta e o lateral adversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Então, o ideal mesmo é usar o 4-2-3-1, na minha concepção. Assim, você iguala a mesma quantidade de jogadores tanto na defesa quanto no ataque, mas como o Danut disse que não há um bom MAC, achei melhor recuar o MAC e dar lugar a um meia ofensivo que penetre e seja marcado pelo volante e não pelos meias.

Olha, o 4-1-4-1 é praticamente um espelho do 4-1-2-3, ou seja, no ataque será dois meias contra dois meias e um volante, logicamente seu ataque pouco penetrará no adversário e vice-versa. O 4-4-1-1 é muito semelhante ao 4-2-3-1, que citei ali em cima e no 4-2-2-2 você sofreria nas pontas, com seu lateral tendo que aguentar o ponta e o lateral adversário.

Entendi.

Sendo o 4231 com um MAC e dois pontas abertos, como você sugere que o MAC jogue pro caso de não determinar função especifica? Médio Ofensivo apoiar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Tsuru disse:

Entendi.

Sendo o 4231 com um MAC e dois pontas abertos, como você sugere que o MAC jogue pro caso de não determinar função especifica? Médio Ofensivo apoiar?

Não entendi bem esse "não determinar função específica". O MO (apoiar), pelos meus poucos usos, ocupa pouco o espaço do volante adversário, ele acaba voltando um pouco pra ajudar os meias na criação. É um pouco parecido com o AA (apoiar), que não ocupa o espaço do volante adversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Não entendi bem esse "não determinar função específica". O MO (apoiar), pelos meus poucos usos, ocupa pouco o espaço do volante adversário, ele acaba voltando um pouco pra ajudar os meias na criação. É um pouco parecido com o AA (apoiar), que não ocupa o espaço do volante adversário.

É que eu uso as funções básicas dos jogadores, tipo, "médio ofensivo" em vez de "camisa 10". Não gosto de funções especializadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Leoc disse:

Existem tecnicas para furar linhas defensivas baixas,altas? ex: linha baixo é bom usar um f9 para tirar os zagueiros de posição etc... existem outras tecnicas?

Pra furar uma linha defensiva alta, precisa-se aproveitar do longo espaço entre a linha e o goleiro com bolas longas pro centroavantes ou até pontas. Já pra furar uma linha defensiva baixa, pode-se aproveitar o curto espaço da linha e o goleiro com chutes de longe e cruzamentos.

Lembrando que isso é na teoria, não quer dizer que sempre funcionará, mas são as principais armas pra esses tipos de linhas defensivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de tentar criar varias táticas e nenhuma dar certo, tentei usar de algumas pessoas e também não funcionara, gostaria de saber se alguém tem alguma tática plug and play?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Arthur Leite Barrps disse:

Depois de tentar criar varias táticas e nenhuma dar certo, tentei usar de algumas pessoas e também não funcionara, gostaria de saber se alguém tem alguma tática plug and play?

Acho que aqui nesse Fórum vai ser meio difícil tu encontrar alguém que te dê uma tática plug and play. Não faz muito parte da "cultura" daqui esse tipo de coisa.

Mas se tu quiser ajuda com alguma tática que esteja usando, o pessoal ajuda bastante. De repente traz aí alguma tática que tu criou e a gente vai tentando te ajudar a adaptar ela, para ver se dá certo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leoc disse:

Existe algum guia que tenha eficiência no FM 17 sobre bolas paradas? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-10 at 14:44, Arthur Leite Barrps disse:

Depois de tentar criar varias táticas e nenhuma dar certo, tentei usar de algumas pessoas e também não funcionara, gostaria de saber se alguém tem alguma tática plug and play?

Tenta essa aqui, depois me fala os resultados:

http://www.fm-base.co.uk/forum/attachments/share-download-fm-17-tactics/1118919d1497236860-tffs-tactic-testing-league-%404222-subversivo_3a73dfbe-8c13-4d1e-8b28-6a24e1a0b992.fmf

Treinos: auxiliares. Mas treino de jogo você comanda; jogos em casa: treino movimento de ataque. Jogos fora de casa: posicionamento defensivo. Deixa a barrinha do treino toda para esquerda durante a temporada. E antes de cada jogo, na hora da preleção, peça ao auxiliar para determinar as instruções ao oponente. 

Abraços ;D

Editado por (SPFC)Coach
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...