Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

2 horas atrás, jotaPeVaz disse:

Pense como se fosse um time de verdade, se o treinador chega inventando vários esquemas, um pra cada jogo, o time ficará perdido e não conseguirá se adequar a esquema nenhum (e seria certamente apelidado de professor pardal kkkk). Então geralmente primeiro se pensa um esquema e trabalha ele. Com o tempo, os jogadores assimilando, vai fazendo variações pra que o time tenha opções táticas. O mesmo é válido pro FM. Escolha uma tática e trabalhe só ela, se colocar a mesma tática nos 3 slots, o desenvolvimento se dá mais rápido, as vezes em um mês só, dependendo do mental da equipe. Quando todas as barrinhas de familiaridade tiver cheia, ai começa a trabalhar variações de outras táticas.
Sobre os cruzamentos.. A dica que eu dei de laterais e pontas em apoio pode funcionar tbm pro FM16, o problema é que se os caras chegarem vão cruzar e se cruzar geralmente será gol. Isso era um bug. Mas com um balanceamento tático, que lhe dê mais proteção nas laterais, vai pelo menos diminuir o numero de vezes que os caras chegarão em condições de cruzamento. Já ajudará.

Ps: Eu perguntei se era FM16 ou 17 só pq o problema nos cruzamentos no 16 era a maior reclamação, mas esse tópico aqui é exclusivo pro FM17. No Fórum tem o espaço do FM16 e tem o tópico tático lá também. Tem muitas pessoas jogando o 16 ainda então o tópico lá deve ter boa movimentação. Qualquer dúvida do jogo ai, poste lá pois a chance de ter uma resposta que lhe será mais útil e condizente com seu jogo é maior do que aqui no espaço do FM17.

Blz, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar controlar, com um ritimo mais baixo, passes curtos e manter a posse de bola é bom? Gostaria de um time que toca bem a bola e chega com perigo na area adversaria

Editado por Pancaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Pancaldi disse:

Usar controlar, com um ritimo mais baixo, passes curtos e manter a posse de bola é bom? Gostaria de um time que toca bem a bola e chega com perigo na area adversaria

Tudo é possível, vai muito do gosto de cada um, mas vou falar minha opinião... Se vc usar passes curtos, já terá boa posse de bola, então marcaria a opção de posse só em fins de partida que quisse enrolar o jogo... Já controle, vai depender do jogo... Se usar controlar contra um time muito mais forte que o seu vai tomar goleada. Eu ultimamente tenho jogado só em Normal. Só uso pra Controlar se tomar gol antes de fazer contra time mais fraco que o meu e contra ataque em fins de partidas que estiver tomando pressão e ganhando de 1 gol só de diferença. 

Editado por jotaPeVaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, jotaPeVaz disse:

Tudo é possível, vai muito do gosto de cada um, mas vou falar minha opinião... Se vc usar passes curtos, já terá boa posse de bola, então marcaria a opção de posse só em fins de partida que quisse enrolar o jogo... Já controle, vai depender do jogo... Se usar controlar contra um time muito mais forte que o seu vai tomar goleada. Eu ultimamente tenho jogado só em Normal. Só uso pra Controlar se tomar gol antes de fazer contra time mais fraco que o meu e contra ataque em fins de partidas que estiver tomando pressão e ganhando de 1 gol só de diferença. 

Eu ainda sou novo, mesmo tendo quase 300h no fm16, eu n sei a consequencia de cada escolha, tipo contra um time mais forte, um contra ataque chuveirinho é uma boa escolha, ou eu deveria tentar manter a posse de bola?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Pancaldi disse:

Eu ainda sou novo, mesmo tendo quase 300h no fm16, eu n sei a consequencia de cada escolha, tipo contra um time mais forte, um contra ataque chuveirinho é uma boa escolha, ou eu deveria tentar manter a posse de bola?

a dica que eu lhe dou é experimentar umas táticas prontas e colocar pra assistir as partidas em prolongado ou jogo completo.. assim você consegue assimilar melhor a movimentação do time de acordo com cada opção do jogo. eu particularmente nunca jogo com chuverinho. prefiro um futebol mais compacto, de boa nos pés. como eu disse, tenho dado preferencia por jogar em NORMAL. Dependendo da situação do jogo, eu uso as outras funções. Por exemplo, time pequeno, entro com NORMAL e tomo um a zero. Troco pra CONTROLAR pra jogar o time mais a frente. Se está faltando 20 minutos pra acabar uma partida e estou perdendo por um ou dois gols de diferença, mando o time totalmente pra cima, troco pra SOBRECARREGAR. Se for um jogo importante, estou ganhando e percebo que o time adversário se atirou muito a frente e está me dando pressão, troco pra CONTRATAQUE ou DEFENDER ou CONTENÇÃO dependendo da força do time adversário. Times do mesmo quilate que o meu, CONTRATAQUE. Times um pouco melhor ou com melhor fase que a minha, DEFENDER, e time mais forte CONTENÇÃO, mas isso só faltando uns 20 minutos pra terminar a partida, senão recuo cedo demais.
Os funções como estilo de passe e ritmo não costumo alterar pois isso vai influenciar muito no coletivo do time. Mas há situações e situações. Por isso o melhor você assistir os jogos e vê o como funciona o ENGINE do jogo de acordo com cada comando que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

a dica que eu lhe dou é experimentar umas táticas prontas e colocar pra assistir as partidas em prolongado ou jogo completo.. assim você consegue assimilar melhor a movimentação do time de acordo com cada opção do jogo. eu particularmente nunca jogo com chuverinho. prefiro um futebol mais compacto, de boa nos pés. como eu disse, tenho dado preferencia por jogar em NORMAL. Dependendo da situação do jogo, eu uso as outras funções. Por exemplo, time pequeno, entro com NORMAL e tomo um a zero. Troco pra CONTROLAR pra jogar o time mais a frente. Se está faltando 20 minutos pra acabar uma partida e estou perdendo por um ou dois gols de diferença, mando o time totalmente pra cima, troco pra SOBRECARREGAR. Se for um jogo importante, estou ganhando e percebo que o time adversário se atirou muito a frente e está me dando pressão, troco pra CONTRATAQUE ou DEFENDER ou CONTENÇÃO dependendo da força do time adversário. Times do mesmo quilate que o meu, CONTRATAQUE. Times um pouco melhor ou com melhor fase que a minha, DEFENDER, e time mais forte CONTENÇÃO, mas isso só faltando uns 20 minutos pra terminar a partida, senão recuo cedo demais.
Os funções como estilo de passe e ritmo não costumo alterar pois isso vai influenciar muito no coletivo do time. Mas há situações e situações. Por isso o melhor você assistir os jogos e vê o como funciona o ENGINE do jogo de acordo com cada comando que dá.

Okay, vou seguir essa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Com 3 MC e 3 CA.

Tenho percebido que diferente da variante 4-1-2-3, na qual um dos MC torna-se VOL, é possível na clássica 4-3-3 diminuir a marcação pra normal e ainda manter um bom desempenho. 

Ou na sua 4-1-2-3 a marcação é mediana (na maior parte dos jogos)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

Sim. Com 3 MC e 3 CA.

Tenho percebido que diferente da variante 4-1-2-3, na qual um dos MC torna-se VOL, é possível na clássica 4-3-3 diminuir a marcação pra normal e ainda manter um bom desempenho. 

Ou na sua 4-1-2-3 a marcação é mediana (na maior parte dos jogos)?

Comecei a desenvolver a minha no inicio do fm 2016, eu to sem tempo agora, mas a gente conversa bem sobre ela.

O segredo básico é saber se defender com 7, tem que ler bem antes o pré-jogo e o durante, pra saber qual tipo de defesa você vai usar.
Também saber se vai explorar o meio ou as laterais é bem importante. Além claro de saber a hora certa de controlar a partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49736111.jpg

Spoiler

Olá galera, voltei a jogar FM depois de um tempo, e estou sofrendo nas criações de oportunidades, cheguei a ser demitido no meu primeiro time kkk, e apesar de eu ter tentado mudar um póuco o esquema, o problema persistiu no meu segundo time. Tenho bastante dúvidas, mas não se importem de responderem só uma ou outra.

Primeiramente, os dois times que treinei jogavam no ritmo exato que eu queria, passes curtos, sem forçar as coisas, mas nada de Barcelona, não gosto de tentar manter a posse de bola em divisões inferiores, não me importo de recuar e até mesmo jogar contra-atacando, sempre gostei muito de contra ataques com passes curtos e rápidos, isso os jogadores nos dois times entenderam bem.

                                                                                                                                                            

O problema está nos atacantes e pontas, e apesar da ligação meio campo - defesa funcionar bem, a ligação do meio com o ataque é horrível. Os pontas e os atacantes passam 100% do tempo de costas para o gol e se recusam a voltar e buscar o jogo, ficam colados nos últimos defensores o tempo todo, e quando recebem a bola simplesmente passam pro lado, é extremamente raro um atacante ou ponta meu tentar driblar um único defensor. Os meias não carregam a bola nunca, se eu coloco alguém pra armar o jogo ele fica forçando lançamentos pros avançados, mas como eu disse antes, eles não se movimentam e estão sempre colados no último defensor, na verdade, em quase todos os lançamentos acabam sendo marcado impedimento ou o zagueiro tira fácil. Pra finalizar, como os pontas JAMAIS penetram, JAMAIS se movimentam,  JAMAIS cortam pra dentro, JAMAIS voltam pra buscar jogo e JAMAIS tentam ir pra cima da defesa, o meu time acaba o jogo com muitas finalizações, mas todas sem a mínima chance de entrar, eles simplesmente acabam chutando, pois quando algum meia coloca a bola nos atacantes, devido a alta deficiência mental deles, qualquer idiota nos marca e nos cerca totalmente, então só resta chutar mesmo. Se eu mandar os laterais atacarem basicamente meu time vai ficar forçando lançamentos pelo alto pra eles fazerem 10 cruzamentos por minuto.

Táticas e funções --> Eu odeio ficar mudando táticas e funções toda hora, mas pra ter certeza fui fazendo pequenas mudanças e nesse ponto eu já não sei mais qual é a tatica do meu time, mas sempre fiz questão de jogar numa tática Fluída, ritmo Normal ou Alto, Contra-Ataque, Normal ou Controlar, Passes curtos, Linha defensiva Normal ou um pouco mais recuada, a largura é sempre Estreita ou Normal, Jogo a partir da defesa e sempre mantive a opção Procurar sobreposições ou Levar a bola até a área. Faço questão que todos os meus jogadores titulares tenham um bom trabalho em equipe e indice de trabalho, e sempre tento me livrar daqueles inconsistentes ou que não gostam de grandes jogos.

 

Outras dúvidas:

Além da pressão, qual seria a vantagem, de jogar com a linha defensiva mais alta, e linha defensiva alta + pouca pressão poderia funcionar? 

Como posso fazer que meus laterais marquem em zona? pois eles sempre acabam indo pro meio ajudar os zagueiros ou fazem uma marcação individual com bastante pressão, só quero que eles permaneçam naquela zona, nada de pressão, só impedindo de infiltrarem por ali.

No campeonato que eu estou, praticamente todos os times jogam no 4-4-2 comum, há algum ponto fraco nesta formação que eu possa explorar?

Qual a diferença entre pressão e marcação apertada?

Há algum problema de eu colocar um dos zagueiros na função de Bloquear ou Cobrir, numa formação de 2 zagueiros?

Qual função no meio campo eu poderia usar para que o jogador penetre a área como um elemento surpresa, aproveitando cruzamentos/passes (ps: não quero que ele seja mais outro retardado que vai ficar simplesmente colado no ultimo defensor a espera de um milagre)

 

Editado por maninhoc11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estou no trampo, só tenho tempo pra responder as "outras dúvidas", rs.

Outras dúvidas:

Além da pressão, qual seria a vantagem, de jogar com a linha defensiva mais alta, e linha defensiva alta + pouca pressão poderia funcionar? 

Eu só jogo com a linha defensiva alta quando quero propor o jogo. Tento coincidir isso com os adversários mais fechados e que possuem atacantes lentos. 

Se eu tenho uma linha defensiva técnica + concentrada + veloz. Jogo com linha alta sem piedade. Por vezes tomo gols, mas sufoco o adversário.

Como posso fazer que meus laterais marquem em zona? pois eles sempre acabam indo pro meio ajudar os zagueiros ou fazem uma marcação individual com bastante pressão, só quero que eles permaneçam naquela zona, nada de pressão, só impedindo de infiltrarem por ali.

Uma discussão muito interessante aqui mesmo no fórum, foi justamente sobre os laterais. Não vi muito diferença pro 17 não. Em que sentido?

Utilizar LDL (Lateral Defensor Limitado), não significa que o ponta adversário não vai passar por ele (acho até que chama mais o adversário pra cima), mas sua linha ficará bem coesa. Quando utilizo um trinco/pivô defensivo, tende a dar um espaçamento melhor.

No campeonato que eu estou, praticamente todos os times jogam no 4-4-2 comum, há algum ponto fraco nesta formação que eu possa explorar?

Entre as linhas. Um MAC criativo faz toda a diferença! O foda de jogar contra o 4-4-2 é que normalmente os 2 atacantes se movimentam muito. Sempre recebem entre o zagueiro e o lateral e cruzam pro outro que está na área. Já tomei muitos gols assim.

Qual a diferença entre pressão e marcação apertada?

Também gostaria dessa resposta! XD

Há algum problema de eu colocar um dos zagueiros na função de Bloquear ou Cobrir, numa formação de 2 zagueiros?

Não sei te dizer. Sempre jogo com ambos fazendo a mesma função e em linha.

Qual função no meio campo eu poderia usar para que o jogador penetre a área como um elemento surpresa, aproveitando cruzamentos/passes (ps: não quero que ele seja mais outro retardado que vai ficar simplesmente colado no ultimo defensor a espera de um milagre)

Neste ponto já é um misto do individual com o coletivo. 

Instruções coletivas: Sobreposição + Levar a bola até a área.

Se você joga sem MAC, acredito que você jogue com um MC - CJA (Atacar/Apoiar), raramente no jogo vejo um CJA entrar na área (a não ser que seja característica dele). O outro MC ao lado dele deve estar no mínimo com uma função de apoio. Ex: Área a Área, Recuperador de bolas na função de apoio, Meia Centra - Apoio/Ataque.

Se você joga com MAC (ex: 4-2-3-1), é mais complicado achar este equilíbrio. Tanto que ainda não me acertei ao tentar usar essa formação.

 

Você levantou questões importantes, com certeza vai aparecer mais gente pra interagir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma tática onde meu time gerencia muito bem a posse de bola, faz de 700 a 900 passes por jogo, porém eu vejo uma incapacidade de criar chances e de fazer gols.

Segue abaixo algumas screens

Spoiler

tWrW5J.png

XjKDkm.png

 

mnob63.png

Algumas dica de alteração tatica, ou até msm de formação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pancaldi disse:

Estou com uma tática onde meu time gerencia muito bem a posse de bola, faz de 700 a 900 passes por jogo, porém eu vejo uma incapacidade de criar chances e de fazer gols.

Segue abaixo algumas screens

  Ocultar conteúdo

tWrW5J.png

XjKDkm.png

 

mnob63.png

Algumas dica de alteração tatica, ou até msm de formação?

Eu retiraria só o manter posse de bola... Seu time já toca curto, não dribla e leva até a área, já é suficiente pra ter um futebol de posse de bola. Marcando a opção de manter, o time acabará enrolando com a bola ao invés de verticalizar as jogadas. Marcar essa opção só em jogos ou momentos que quer segurar o jogo, mas no geral, melhor não usar o manter a posse de bola. No mais deixaria o time assimilar completamente a tática, pois vejo aqui que a barrinha ainda não está totalmente verde. Retira o "manter a posse de bola" que verá seu time ainda com boa posse, mas verticalizando um pouco mais algumas jogadas. E deixa a barrinha se completar antes de fazer mais variações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maninhoc11, seria bom postar pelo menos as funções dos jogadores.

Qual a diferença entre pressão e marcação apertada?

A marcação apertada é a marcação homem a homem, concede menos espaço pro adversário e sempre terá um jogador colado no adversário que estiver enfrentando (lateral x ponta, volante x meia-atacante). A pressão é caracterizada pelo jogador sair de sua posição para pressionar o adversário, notou a diferença?

Há algum problema de eu colocar um dos zagueiros na função de Bloquear ou Cobrir, numa formação de 2 zagueiros?

Se for numa linha defensiva alta, não é muito recomendável. Nessas linhas, é extremamente fundamental que os defensores se mantenham em linha e essas duas tarefas defensivamente não se mantêm em linha.

Qual função no meio campo eu poderia usar para que o jogador penetre a área como um elemento surpresa, aproveitando cruzamentos/passes (ps: não quero que ele seja mais outro retardado que vai ficar simplesmente colado no ultimo defensor a espera de um milagre)

Gosto bastante do box-to-box, costuma se movimentar muito verticalmente. O MC na tarefa de atacar costuma ocupar uma posição a frente da linha de mais e se movimentar verticalmente dali pra frente, não é muito bom no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Yan Perisse said:

@maninhoc11, seria bom postar pelo menos as funções dos jogadores.

Já tentei bastante coisa, mas essas 2 variações foram as que eu mais tentei e gostaria de ver funcionando, na minha cabeça fazia sentido:

Spoiler

5WccxHO.png

Nessa primeira, a intenção seria o meia ser elemento surpresa enquanto o Meia esquerda armava o jogo, estava procurando 2 jogadores no mercado para fazerem bem as funções

 

ddnlZON.png

Nessa o meia armaria o jogo para o Meia esquerda ajudar um pouco no ataque.

 

Instruções (faço pequenas alterações dependendo do adversário e de como está o jogo, principalmente o ritmo que eu mudo para alto ou os passe curto eu mudo para misto):

nI91Ptc.png

Jogo FM a bastante tempo mas esse é o primeiro ano que estou levando mais a sério e tentando realmente aproveitar e ser bom no jogo, se eu conseguisse resolver o problema na movimentação dos jogadores acredito que o time teria sucesso, mas talvez o meu elenco simplesmente não sirva pra isso :P.

 

Editado por maninhoc11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2017 at 01:45, maninhoc11 disse:

Já tentei bastante coisa, mas essas 2 variações foram as que eu mais tentei e gostaria de ver funcionando, na minha cabeça fazia sentido:

  Mostrar conteúdo oculto

5WccxHO.png

Nessa primeira, a intenção seria o meia ser elemento surpresa enquanto o Meia esquerda armava o jogo, estava procurando 2 jogadores no mercado para fazerem bem as funções

 

ddnlZON.png

Nessa o meia armaria o jogo para o Meia esquerda ajudar um pouco no ataque.

 

Instruções (faço pequenas alterações dependendo do adversário e de como está o jogo, principalmente o ritmo que eu mudo para alto ou os passe curto eu mudo para misto):

nI91Ptc.png

Jogo FM a bastante tempo mas esse é o primeiro ano que estou levando mais a sério e tentando realmente aproveitar e ser bom no jogo, se eu conseguisse resolver o problema na movimentação dos jogadores acredito que o time teria sucesso, mas talvez o meu elenco simplesmente não sirva pra isso :P.

 

Já testou essas variações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, hiroshitk said:

Já testou essas variações?

Já... não funcionou também mas agora acabei de criar outro save em outro time pra testar e com as mesmas instrunções o time jogou muito melhor e diferente, então algo está muito errado kkkk eu já não to nem preocupado mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu esquema com 3 zagueiros ja se foi. Os times conseguem me vencer facilmente jogando num 4-5-1 ofensivo.. 

La vou eu me remontar de novo na próxima temporada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, jmarcosm11 disse:

Meu esquema com 3 zagueiros ja se foi. Os times conseguem me vencer facilmente jogando num 4-5-1 ofensivo.. 

La vou eu me remontar de novo na próxima temporada

Consegui montar um bom esquema com 5-2-2-1. Contra-ataque puro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...