Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

12 minutos atrás, William Miller disse:

Trinco = Primeiro-Volante (?)

Isso.

Assim, você terá 3 na função defender. Enquanto seus alas darão mais opção para receber passes e lançamentos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar alas+pontas não é a melhor combinação. 

E se usar um meia central, usa o próprio meia central, ele chega bastante na área, e do lado põe o armador avançado apoiar.testa e vê como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bstrelow disse:

Usar alas+pontas não é a melhor combinação. 

E se usar um meia central, usa o próprio meia central, ele chega bastante na área, e do lado põe o armador avançado apoiar.testa e vê como fica.

Complementando sua explicação, Alas e Pontas fazem a mesma coisa, então não é uma boa combinação pois ambos se embolarão no setor. Se quer jogar com pontas use laterais defensivos ou alas invertidas, que cortaram mais para o meio e farão um papel mais central no esquema. Já se quer usar Alas ou Alas Completos, é usar Armador Avançados ali no Ponteiros ou então Segundo Atacantes ou Raumdeuter, O ideal é que exista um equilibrio tática em todas as funções do time.

Editado por jotaPeVaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente nenhuma dessas dicas funcionaram. Se eu coloco meu time muito ofensivo eu sofro demais com contra-ataques, tomei muitos gols de enfiadas de bolas. Acho melhor make it simple, já que a maioria dos meus jogadores são mais jovens e não possuem um bom status.

Irei procurar uma formação melhor, já que eu sofro desse problema desde o FM16 com esse 4-1-4-1.

Editado por William Miller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bstrelow disse:

Usar alas+pontas não é a melhor combinação. 

E se usar um meia central, usa o próprio meia central, ele chega bastante na área, e do lado põe o armador avançado apoiar.testa e vê como fica.

 

1 hora atrás, jotaPeVaz disse:

Complementando sua explicação, Alas e Pontas fazem a mesma coisa, então não é uma boa combinação pois ambos se embolarão no setor. Se quer jogar com pontas use laterais defensivos ou alas invertidas, que cortaram mais para o meio e farão um papel mais central no esquema. Já se quer usar Alas ou Alas Completos, é usar Armador Avançados ali no Ponteiros ou então Segundo Atacantes ou Raumdeuter, O ideal é que exista um equilibrio tática em todas as funções do time.

Teoricamente, é o certo. Concordo com vocês! Mas no jogo, pelo menos comigo isso não tem se reproduzido. Por incrível que pareça, tem rendido bastante essa "dobradinha" na lateral. Nos cruzamentos, os extremos chegam no segundo pau. Se o meu adversário joga com laterais ofensivos, é por ali que tenho ganho boa parte dos jogos. Se ele joga com laterais defensivos, tento jogar com SAs, buscando as infiltrações e mesmo assim, com o apoio dos laterais/alas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, hiroshitk disse:

 

Teoricamente, é o certo. Concordo com vocês! Mas no jogo, pelo menos comigo isso não tem se reproduzido. Por incrível que pareça, tem rendido bastante essa "dobradinha" na lateral. Nos cruzamentos, os extremos chegam no segundo pau. Se o meu adversário joga com laterais ofensivos, é por ali que tenho ganho boa parte dos jogos. Se ele joga com laterais defensivos, tento jogar com SAs, buscando as infiltrações e mesmo assim, com o apoio dos laterais/alas.

Se você joga com PERMITIR EXPRESSIVIDADE + MUITO FLUÍDO marcado, então não fará muita diferença a teoria mesmo, já que os próprios jogadores mudarão sua função dentro da partida para que haja melhor equilíbrio. Agora se você quiser um estilo de jogo muito especifico, aconselho trabalhar no máximo com FLUÍDO assinalado e pelo menos a EXPRESSIVIDADE não marcada. Eu jogo com SEJA MAIS DISCIPLINADO e isso me garante uma obediência tática maior. Em contra partida, preciso tomar os cuidados com o equilíbrio que citei pois os jogadores não compensaram minhas falhas táticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, hiroshitk disse:

Algum de vocês já conseguiu criar uma tática monstra com 3 zagueiros?

Defina monstra kkkkkkkk

Olha no fm-base, lá tem varias com 3 zagueiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, bstrelow disse:

Defina monstra kkkkkkkk

Olha no fm-base, lá tem varias com 3 zagueiros.

Que consiga anular excelentes ataques.

Mas não gostaria de baixar táticas não..

Só entender os pilares de uma boa tática defensiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu resolvi montar um 3-4-3 jogando com o Manchester, pra jogar a semi-final fora da Liga Europa contra a Inter, pois nesses jogos mata-mata sempre tomava muita pressão do adversário fora de casa e não conseguia segurar e sempre tomava 3 ou mais gols.

A Inter veio pra cima, como esperado, com Icardi e cia. e consegui segurar o time deles, e de quebra ainda consegui vencer o jogo (o que eu não esperava, não perder já era o suficiente, kkkk) por 2x1 em dois contra-ataques.

Tinha testado a tática somente uma semana antes do jogo, no segundo tempo de um jogo da Premier League que já estava vencendo tranquilamente por 3x0. Achei a tática muito boa, pois o time nem estava habituado a ela (jogo no 4-1-2-3) mas nos saímos muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hiroshitk disse:

Que consiga anular excelentes ataques.

Mas não gostaria de baixar táticas não..

Só entender os pilares de uma boa tática defensiva.

Mas não precisa baixar, é só ir lá e olhar como montaram a tática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, bstrelow disse:

Mas não precisa baixar, é só ir lá e olhar como montaram a tática

Ou até pode baixar, mas não para jogar com ela e sim para destrinchar a tática... Já fiz muito isso! hahahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jotaPeVaz disse:

Ou até pode baixar, mas não para jogar com ela e sim para destrinchar a tática... Já fiz muito isso! hahahhaha

Verdade. Eu mesmo vi uma tática aqui (4-2-3-1), e fui adaptando aos jogadores que tenho. Tem dado certo. São dois zagueiros,  um defender e outro bloquear, dois laterais automáticos,  um médio apoiar , um meia central, 3 médios ofensivos e um atacante alvo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, boa noite.

 

Atualmente, estou sofrendo treinando o Ternana Calcio, time da segunda divisão Italiana.

Não sou um técnico experiente, muito pelo contrário, e tenho sofrido com o seguinte problema: bola nas costas + jogadores adversários fazendo facão e recebendo excelentes bolas atrás dos meus pontas/ zagueiros = o que normalmente tem resultado em gols. 

Além disso, estou com certa dificuldade em fazer meu time jogar TAMBÉM pelas pontas, já que estão concentrando os ataques no meio campo.

Minha tática atual é a 3-4-1-2 e, não sei como consertar isso, portanto, se puderem me ajudar fico muito agradecido.

 

Seguem as imagens da tática e das instruções que utilizo, além dos resultados obtidos até então (iniciei a temporada agora):nKzAp3G.jpg:

fnQkQOv.jpg

KLtErJY.jpg

 

Se também tiverem outras dicas para que meu time possa render mais, sou todo ouvidos. :1f600:

Editado por DRMoreira04
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/02/2017 at 17:38, jotaPeVaz disse:

Se você joga com PERMITIR EXPRESSIVIDADE + MUITO FLUÍDO marcado, então não fará muita diferença a teoria mesmo, já que os próprios jogadores mudarão sua função dentro da partida para que haja melhor equilíbrio. Agora se você quiser um estilo de jogo muito especifico, aconselho trabalhar no máximo com FLUÍDO assinalado e pelo menos a EXPRESSIVIDADE não marcada. Eu jogo com SEJA MAIS DISCIPLINADO e isso me garante uma obediência tática maior. Em contra partida, preciso tomar os cuidados com o equilíbrio que citei pois os jogadores não compensaram minhas falhas táticas.

Não é bem assim que as coisas acontecem. Eu jogo com Pontas e Alas (alas mesmo, não são laterais com função de alas) e eles não ocupam o mesmo espaço. Eu até vou ter que mudar algo pra que haja aproximação entre eles, pq uso ala invertido. Aí ele entra mais. O bom é que ele está sempre infiltrando na defesa adversaria, mas ele está deixando o ponta muito só.

No FM 16 esse problema meu não existia. Ele alternava bem entre as jogadas de meio e suas aberturas na lateral. E nunca se ocupava o mesmo lugar que o ponta.

Essa coisa de que ocupa o mesmo lugar é mais na teoria. Se você jogar com um ponta com função de segundo atacante ou raumdeter e um ala normal também não aconteceria, pois o ponta ia sempre ir pro meio, deixando o corredor pro lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2017 at 00:10, DRMoreira04 disse:

Pessoal, boa noite.

 

Atualmente, estou sofrendo treinando o Ternana Calcio, time da segunda divisão Italiana.

Não sou um técnico experiente, muito pelo contrário, e tenho sofrido com o seguinte problema: bola nas costas + jogadores adversários fazendo facão e recebendo excelentes bolas atrás dos meus pontas/ zagueiros = o que normalmente tem resultado em gols. 

Além disso, estou com certa dificuldade em fazer meu time jogar TAMBÉM pelas pontas, já que estão concentrando os ataques no meio campo.

Minha tática atual é a 3-4-1-2 e, não sei como consertar isso, portanto, se puderem me ajudar fico muito agradecido.

 

Seguem as imagens da tática e das instruções que utilizo, além dos resultados obtidos até então (iniciei a temporada agora):nKzAp3G.jpg:

fnQkQOv.jpg

KLtErJY.jpg

 

Se também tiverem outras dicas para que meu time possa render mais, sou todo ouvidos. :1f600:

Cara, seu time tá muito ofensivo. Seu meio não tem um jogador com função defensiva. O Armador recuado até ajuda, mas ele não faz o que um recuperador de bolas faria. Não sei lhe dizer como vc pode montar melhor isso aí, pq nunca joguei com 3 zagueiros. Não sei como funciona as coisas. Agora, você tá com 3 jogadores com função de armador e ninguem pra roubar bola.

Editado por ilennin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2017 at 20:19, William Miller disse:

tbHwpGG.png

kn0rZM0.png

Essa formação é um pouco defensiva.

Posta as instruções individuais dos dois 2 pontas, os dois armadores (AA e ArR) e dos laterais aí.

Posta uma foto do seu time atacando também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ilennin disse:

Não é bem assim que as coisas acontecem. Eu jogo com Pontas e Alas (alas mesmo, não são laterais com função de alas) e eles não ocupam o mesmo espaço. Eu até vou ter que mudar algo pra que haja aproximação entre eles, pq uso ala invertido. Aí ele entra mais. O bom é que ele está sempre infiltrando na defesa adversaria, mas ele está deixando o ponta muito só.

No FM 16 esse problema meu não existia. Ele alternava bem entre as jogadas de meio e suas aberturas na lateral. E nunca se ocupava o mesmo lugar que o ponta.

Essa coisa de que ocupa o mesmo lugar é mais na teoria. Se você jogar com um ponta com função de segundo atacante ou raumdeter e um ala normal também não aconteceria, pois o ponta ia sempre ir pro meio, deixando o corredor pro lateral.

Você se respondeu por mim hahahha Eles não conflitam no mesmo espaço porque tu usa PONTA + ALA INVERTIDOS, logo um mantem aberto e outro fecha. É a mesma coisa que usar ALA + SEGUNDO ATACANTES. A questão que eu tinha falado era mais pra quem usava ALA COMPLETO + PONTA. Isso gera um conflito na mesma posição além de que a tática fica completamente comprometida no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tendo um problema na grande maioria dos meus saves, eu estou tomando muitos gols de cruzamento, ja tentei marcacao individual, aumentar linha defensiva, armadilha de impedimento, eu gostaria de uma dica de como acabar com isso, ou diminuir essa falha defensiva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pancaldi disse:

Eu estou tendo um problema na grande maioria dos meus saves, eu estou tomando muitos gols de cruzamento, ja tentei marcacao individual, aumentar linha defensiva, armadilha de impedimento, eu gostaria de uma dica de como acabar com isso, ou diminuir essa falha defensiva

Qual a tática que costuma jogar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pancaldi disse:

Eu estou usando a 4 3 2 1 no momento, mas tenho uma 5-4-1 e a que mais uso é a 4-2-3-1

Pra começar, em um primeiro momento, escolhe formação só.....Coloca a mesma formação nos 3 slot, quando ela atingir familiaridade máxima, ai você coloca outras variações nos outros dois slots. Dito isso, estamos falando de FM16 ou FM17? Se for o 16 não tem jeito.. Isso era quase um bug. Agora no 17 tem como aliviar, usando um tatica com laterais(laterais mesmo) e pontas(aqui pode ser pontas ou segundo atacantes) em função apoiar. Isso dará uma proteção e uma cobertura a essa proteção, diminuindo as chances do adversário conseguir chegar na linha de fundo ou na quina da área pra cruzar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é o 16, entao n tem jeito msm.

Pelo menos agora sei q é pra usar 1 formacao no começo. Eu sempre mesclo formaçoes, acho q isso afeta a capacidade de entendimento tatico do time, obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Pancaldi disse:

O meu é o 16, entao n tem jeito msm.

Pelo menos agora sei q é pra usar 1 formacao no começo. Eu sempre mesclo formaçoes, acho q isso afeta a capacidade de entendimento tatico do time, obrigado pela dica.

Pense como se fosse um time de verdade, se o treinador chega inventando vários esquemas, um pra cada jogo, o time ficará perdido e não conseguirá se adequar a esquema nenhum (e seria certamente apelidado de professor pardal kkkk). Então geralmente primeiro se pensa um esquema e trabalha ele. Com o tempo, os jogadores assimilando, vai fazendo variações pra que o time tenha opções táticas. O mesmo é válido pro FM. Escolha uma tática e trabalhe só ela, se colocar a mesma tática nos 3 slots, o desenvolvimento se dá mais rápido, as vezes em um mês só, dependendo do mental da equipe. Quando todas as barrinhas de familiaridade tiver cheia, ai começa a trabalhar variações de outras táticas.
Sobre os cruzamentos.. A dica que eu dei de laterais e pontas em apoio pode funcionar tbm pro FM16, o problema é que se os caras chegarem vão cruzar e se cruzar geralmente será gol. Isso era um bug. Mas com um balanceamento tático, que lhe dê mais proteção nas laterais, vai pelo menos diminuir o numero de vezes que os caras chegarão em condições de cruzamento. Já ajudará.

Ps: Eu perguntei se era FM16 ou 17 só pq o problema nos cruzamentos no 16 era a maior reclamação, mas esse tópico aqui é exclusivo pro FM17. No Fórum tem o espaço do FM16 e tem o tópico tático lá também. Tem muitas pessoas jogando o 16 ainda então o tópico lá deve ter boa movimentação. Qualquer dúvida do jogo ai, poste lá pois a chance de ter uma resposta que lhe será mais útil e condizente com seu jogo é maior do que aqui no espaço do FM17.

Editado por jotaPeVaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...