Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

3 horas atrás, Yan Perisse disse:

Não deu pra ver as tuas instruções, mas sobre elas eu deixo esse tópico acima que fala sobre o gegepressing e uma maneira próxima de reproduzi-lo no FM.

Durante a partida, o que você notava de erros?

Falta objetividade, o time é muito previsível, os atacantes ficam isolados, mesmo com 3 MC e 1 VOL o meio de campo não era totalmente nosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente, bom 2018 pra todos :) 

mano, particularmente acho que vc não tem um jogador criador de jogadas... ficam 3 MCs em linha q ficam ocupando o mesmo espaço e ainda 1 atras deles + sua linha defensiva totalmente alta ( q bolo ! ).  eu testaria 2 coisas:

1 - tirar o VL e colocar um Meia ofensivo entre AT e MC 
2- subir o MC central para Meia ofensivo

as suas instruçoes tbm estao meio indecisas... vc coloca a linha de defesa alta  e pede posse de bola, mas na parte ofensiva nao pede nada... eu colocaria para levar a bola até o ataque + enfrentar defesa. veja se isso faz diferença na objetividade do time (  tbm reveja os 2 atacantes com o mesmo estilo de jogo .

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, victorpetroll disse:

Falta objetividade, o time é muito previsível, os atacantes ficam isolados, mesmo com 3 MC e 1 VOL o meio de campo não era totalmente nosso

post acima foi pra voce rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, victorpetroll disse:

Falta objetividade, o time é muito previsível, os atacantes ficam isolados, mesmo com 3 MC e 1 VOL o meio de campo não era totalmente nosso

Sugiro recuar a função de um dos atacantes, algo como avançado recuado ou falso nove, com o objetivo de ligar o meio com o último terço, e avançar a função do armador avançado, já que possui cobertura do volante e seria fundamental pra armar mais próximo dos atacantes.

Quanto à falta de objetividade, sugiro aumentar os passes ou tirar a instrução de manter a posse de bola. Essa alteração trará um pouco mais de verticalidade à equipe, o que parece estar faltando.

3 horas atrás, marcelo felipe disse:

primeiramente, bom 2018 pra todos :) 

mano, particularmente acho que vc não tem um jogador criador de jogadas... ficam 3 MCs em linha q ficam ocupando o mesmo espaço e ainda 1 atras deles + sua linha defensiva totalmente alta ( q bolo ! ).  eu testaria 2 coisas:

1 - tirar o VL e colocar um Meia ofensivo entre AT e MC 
2- subir o MC central para Meia ofensivo

Você sugere um 4-2-2-2 com dois MACs e dois MCs? Nunca usei uma formação tão arriscada assim, mas imagino que ficará um buraco entre o meio e a defesa, além dos laterais já ficarem sobrecarregados por natureza em esquemas sem pontas, por terem que ir e voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 4-1-3-2 é uma ótima tática. Na frente um AC e um AR, atuam bem. Isso sem contar que eles municiam os meias que vem de trás. E é muito comum os MC decidirem a partida.

Além de sofrer poucos gols no campeonato nacional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Yan Perisse disse:

Sugiro recuar a função de um dos atacantes, algo como avançado recuado ou falso nove, com o objetivo de ligar o meio com o último terço, e avançar a função do armador avançado, já que possui cobertura do volante e seria fundamental pra armar mais próximo dos atacantes.

Quanto à falta de objetividade, sugiro aumentar os passes ou tirar a instrução de manter a posse de bola. Essa alteração trará um pouco mais de verticalidade à equipe, o que parece estar faltando.

Você sugere um 4-2-2-2 com dois MACs e dois MCs? Nunca usei uma formação tão arriscada assim, mas imagino que ficará um buraco entre o meio e a defesa, além dos laterais já ficarem sobrecarregados por natureza em esquemas sem pontas, por terem que ir e voltar.

 

não não. talvez eu nao tenha sido claro no post... 

eu testaria uma das 2 opçoes que citei.

1= 4-1-2-1-2 com meia ofensivo e volante

2= 4-3-1-2 com 3 MCs + um meia ofensivo

Editado por marcelo felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, eu desisti de jogar com aquela formação. Coloquei um 4-1-2-3 mesmo e por hora vai dando certo.

Aliás, um negócio que eu tenho muita dificuldade no FM é com o "nerf" que o jogo da na suas táticas com o passar do tempo. Tipo, numa temporada eu vou muito bem com um 343, aí a tática começa a parar de dar certo e no outro ano eu faço mudanças radicais, como tirar os pontas e colocar mais MC ou CA, etc. Eu queria manter uma espécie de estilo de jogo com o passar dos anos, mas por conta dessas mudanças drásticas - especificamente na formação - eu não consigo. O que vocês fazem? Conseguem manter um 4-1-2-3 por uns 3 anos seguidos, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, victorpetroll disse:

Obrigado pela ajuda, eu desisti de jogar com aquela formação. Coloquei um 4-1-2-3 mesmo e por hora vai dando certo.

Aliás, um negócio que eu tenho muita dificuldade no FM é com o "nerf" que o jogo da na suas táticas com o passar do tempo. Tipo, numa temporada eu vou muito bem com um 343, aí a tática começa a parar de dar certo e no outro ano eu faço mudanças radicais, como tirar os pontas e colocar mais MC ou CA, etc. Eu queria manter uma espécie de estilo de jogo com o passar dos anos, mas por conta dessas mudanças drásticas - especificamente na formação - eu não consigo. O que vocês fazem? Conseguem manter um 4-1-2-3 por uns 3 anos seguidos, por exemplo?

Essa pra mim é a parte mais difícil do jogo, porque muitas vezes quando você "encaixa" uma tática, ou está próximo disso, os adversários aprendem a enfrentá-la, explorando as fraquezas. E essas fraquezas existem em todas as formações e todas as formas de jogo, não existe tática perfeita. Por esse motivo mesmo acho muito difícil manter as coisas exatamente iguais por três anos.

E é assim também na vida real, concorda? O Corinthians de 2017 é um exemplo - teve um momento no campeonato que os adversários aprenderam a enfrentá-lo e a coisa quase desandou. A mesma coisa aconteceu com o Barcelona do Guardiola depois de algum tempo. Nesse ponto o FM simula muito bem a realidade.

Algo que pode ajudar é você treinar mentalidades diferentes para a mesma formação, incluindo variação de função e tarefa de jogadores. Por exemplo: num 4-1-2-3 mais ofensivo seu primeiro volante pode jogar com tarefa "apoiar", enquanto na versão mais defensiva da formação ele pode jogar com tarefa "defender" ou até mesmo se transformar em uma espécie de terceiro zagueiro. Isso torna seu time menos previsível e com mais variações táticas. Concorda que é mais difícil eu enfrentar uma equipe que sabe jogar de três maneiras diferentes do que uma que só atua de uma forma?

Caso você opte por esse caminho, eu só não recomendo utilizar formações diferentes - por exemplo, um 4-1-2-3 mais ofensivo e um 4-2-1-3 mais defensivo. Você corre o risco de se perder tentando ajustar o time em cada formação e acabar não chegando a lugar nenhum. 

Outra coisa que pode ajudar é ajustar as instruções jogo a jogo, por exemplo mexendo na largura da sua equipe pra explorar o espaço entre os extremos e laterais contra o 4-2-3-1 adversário, ou ajustando o passe pra ficar mais direto quando estiver caindo um temporal. Dessa forma seu time fica menos previsível e mais difícil de se enfrentar - não só ele é mais flexível, como usa as vulnerabilidades dos rivais e até o tempo a seu favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, victorpetroll disse:

Obrigado pela ajuda, eu desisti de jogar com aquela formação. Coloquei um 4-1-2-3 mesmo e por hora vai dando certo.

Aliás, um negócio que eu tenho muita dificuldade no FM é com o "nerf" que o jogo da na suas táticas com o passar do tempo. Tipo, numa temporada eu vou muito bem com um 343, aí a tática começa a parar de dar certo e no outro ano eu faço mudanças radicais, como tirar os pontas e colocar mais MC ou CA, etc. Eu queria manter uma espécie de estilo de jogo com o passar dos anos, mas por conta dessas mudanças drásticas - especificamente na formação - eu não consigo. O que vocês fazem? Conseguem manter um 4-1-2-3 por uns 3 anos seguidos, por exemplo?

Quando sentir que o adversário tá melhor que você no jogo, bota pra ver o jogo completo, identifica o motivo e aplica uma solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2017 at 23:13, Yan Perisse disse:

Seu time precisa ganhar mais o meio. Isso acontece muito com táticas com poucos meias, enquanto que o adversário possui três ou até quatro jogadores no meio. Não necessariamente você precisa mudar a formação, mas utilizar melhor esses jogadores do meio.

Yan, foi mal pela demora meu caro. Final de ano foi correria!

Cara, eu possuo 3 meio campistas (um Médio Defensivo (Defender), um Segundo Volante (Apoiar) e um Construtor de Jogo Avançado (Apoiar)). Os dois últimos tem ajudado bastante na construção das jogadas, mas, como jogo num 4-2-1-3 com pontas, acaba que eu prefiro optar pelos lados.

Por mais que eu peça para os Avançados cortarem pra dentro, tanto estes como os Laterais cruzam MUITAS bolas, é impressionante. E obviamente, não funciona, meu índice de cruzamento certo termina normalmente em uns 8% pra menor (já tive jogos com 60 bolas cruzadas).

As funções dos meu laterais são de Alas, e no mínimo Apoiar, normalmente coloco um deles para Atacar. E jogo com um Avançado Interior, um Extremo e um Ponta de Lança.

Por fim, sempre joguei com passes curtos, TENTANDO manter a posse (o que nunca deu certo), etc. Nesse save, jogo com passes mistos -> diretos, passar para o espaço vazio, temporização normal para alta e muita pressão. Vez ou outra peço para procurarem sobreposições, etc.

Será que é isso mesmo?

Editado por DRMoreira04
formatação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, DRMoreira04 disse:

Yan, foi mal pela demora meu caro. Final de ano foi correria!

Cara, eu possuo 3 meio campistas (um Médio Defensivo (Defender), um Segundo Volante (Apoiar) e um Construtor de Jogo Avançado (Apoiar)). Os dois últimos tem ajudado bastante na construção das jogadas, mas, como jogo num 4-3-3 com pontas, acaba que eu prefiro optar pelos lados.

Por mais que eu peça para os Avançados cortarem pra dentro, tanto estes como os Laterais cruzam MUITAS bolas, é impressionante. E obviamente, não funciona, meu índice de cruzamento certo termina normalmente em uns 8% pra menor (já tive jogos com 60 bolas cruzadas).

As funções dos meu laterais são de Alas, e no mínimo Apoiar, normalmente coloco um deles para Atacar. E jogo com um Avançado Interior, um Extremo e um Ponta de Lança.

Será que é isso mesmo?

Pelas funções que tu mencionou, vamos ver quem participa do jogo da tua equipe na parte ofensiva. Tu não detalhou as mentalidades dos pontas, que podem mudar um pouco a situação, mas a base é essa:

Ponta de Lança: responsável primariamente por colocar a bola na rede. Quando se movimenta, se movimenta mais para os lados (é padrão a instrução "jogar pelos flancos"). Não volta para buscar jogo.

Extremo: É o jogador de lado de campo por excelência. Função dele é correr pelo lado do campo e cruzar bola para a área, essencialmente. Possui a instrução "cruzamento mais frequente" por padrão.

Avançado Interior: Esse sim procura mais o meio do campo. Mas ele sai de uma posição aberta e, se estiver com a bola dominada, precisa ter opções de passe. Tem instrução de cruzar menos, mas pra isso funcionar ele precisa ter alguma outra coisa pra fazer com a bola.

Construtor de jogo - apoiar: Não sei se ele está jogando no meio de campo ou na meia ofensiva. Mesmo estando na parte ofensiva do meio, ele está com a função de apoio, o que significa que ele primariamente é responsável pela transição entre defesa e ataque, mais o penúltimo passe do que o último passe em si (embora, claro, também faça isso). Se estiver no meio de campo é a mesma coisa, só que com mais foco ainda na transição e não em aparecer na frente. 

Alas: Outros jogadores com bastante presença ofensiva, e com foco total em jogar pelos lados. Com a função de atacar ele tem instrução de cruzar mais frequentemente. Em apoiar não, mas ainda assim é um jogador cuja função primordial é se apresentar nos lados do campo. Mesmo que tu não diga pra ele cruzar, ele precisa ter a quem tocar a bola.

Segundo Volante - apoiar: Na verdade já nem faz muita parte dos jogadores que chegam ao ataque. Quer dizer, ele até pode chegar, mas é a chegada tardia, de quem procura pegar o rebote, não a chegada de quem se apresenta como opção na hora de criar a jogada.

 

Em resumo: com as funções que tu tem, tua equipe não parece ter praticamente nenhuma opção de jogo pelo meio. Tu tem 3 jogadores com foco muito alto em jogo pelos lados, 1 atacante que vai estar espetado entre os zagueiros ou então pelos lados também, 1 jogador que procura começar a transição para o ataque e 1 jogador que procura pegar a bola pelos lados e trazer pro meio. Se o CJA ou o AI pegarem a bola, para quem eles devem passar? O atacante vai estar no meio dos zagueiros, os pontas e alas lá pelos lados, sobra só o outro (do CJA pro AI, do AI pro CJA - sendo que nesse caso ainda tem o fator de que em apoiar o CJA não vai ser o jogador a entrar na área e finalizar a jogada).

Se os alas pegarem a bola, mesma coisa. Se não é pro cara tentar cruzar, é pra ele tocar pra quem?

 

Acho que a tua questão não é instrução individual/coletiva, e sim função dos jogadores mesmo. Se tu quer jogar pelo meio em um 4-2-1-3 (imagino que seja essa tua tática, dois volantes, um meia central, dois pontas e um atacante), então pega funções mais voltadas para isso. Coloca o atacante como ponto de ligação entre meio e ataque (falso 9 ou Avançado recuado), os dois pontas para entrarem na área (Avançado Interior, Ponta de lança aberto - que é uma tradução horrível para Raumdeuter -, Construtor de jogo avançado ou camisa 10), o meia como jogador de chegada à frente (meia central atacar, B2B), e deixa a transição defesa - ataque com o segundo volante (eventualmente trocando a função dele, não sei). Aí sim tu vai dar aos teus jogadores um pouco mais de opções de passe, evitando que eles fiquem só cruzando para a área todo o tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2018 at 17:10, Danut disse:

Pelas funções que tu mencionou, vamos ver quem participa do jogo da tua equipe na parte ofensiva. Tu não detalhou as mentalidades dos pontas, que podem mudar um pouco a situação, mas a base é essa:

Ponta de Lança: responsável primariamente por colocar a bola na rede. Quando se movimenta, se movimenta mais para os lados (é padrão a instrução "jogar pelos flancos"). Não volta para buscar jogo.

Extremo: É o jogador de lado de campo por excelência. Função dele é correr pelo lado do campo e cruzar bola para a área, essencialmente. Possui a instrução "cruzamento mais frequente" por padrão.

Avançado Interior: Esse sim procura mais o meio do campo. Mas ele sai de uma posição aberta e, se estiver com a bola dominada, precisa ter opções de passe. Tem instrução de cruzar menos, mas pra isso funcionar ele precisa ter alguma outra coisa pra fazer com a bola.

Construtor de jogo - apoiar: Não sei se ele está jogando no meio de campo ou na meia ofensiva. Mesmo estando na parte ofensiva do meio, ele está com a função de apoio, o que significa que ele primariamente é responsável pela transição entre defesa e ataque, mais o penúltimo passe do que o último passe em si (embora, claro, também faça isso). Se estiver no meio de campo é a mesma coisa, só que com mais foco ainda na transição e não em aparecer na frente. 

Alas: Outros jogadores com bastante presença ofensiva, e com foco total em jogar pelos lados. Com a função de atacar ele tem instrução de cruzar mais frequentemente. Em apoiar não, mas ainda assim é um jogador cuja função primordial é se apresentar nos lados do campo. Mesmo que tu não diga pra ele cruzar, ele precisa ter a quem tocar a bola.

Segundo Volante - apoiar: Na verdade já nem faz muita parte dos jogadores que chegam ao ataque. Quer dizer, ele até pode chegar, mas é a chegada tardia, de quem procura pegar o rebote, não a chegada de quem se apresenta como opção na hora de criar a jogada.

 

Em resumo: com as funções que tu tem, tua equipe não parece ter praticamente nenhuma opção de jogo pelo meio. Tu tem 3 jogadores com foco muito alto em jogo pelos lados, 1 atacante que vai estar espetado entre os zagueiros ou então pelos lados também, 1 jogador que procura começar a transição para o ataque e 1 jogador que procura pegar a bola pelos lados e trazer pro meio. Se o CJA ou o AI pegarem a bola, para quem eles devem passar? O atacante vai estar no meio dos zagueiros, os pontas e alas lá pelos lados, sobra só o outro (do CJA pro AI, do AI pro CJA - sendo que nesse caso ainda tem o fator de que em apoiar o CJA não vai ser o jogador a entrar na área e finalizar a jogada).

Se os alas pegarem a bola, mesma coisa. Se não é pro cara tentar cruzar, é pra ele tocar pra quem?

 

Acho que a tua questão não é instrução individual/coletiva, e sim função dos jogadores mesmo. Se tu quer jogar pelo meio em um 4-2-1-3 (imagino que seja essa tua tática, dois volantes, um meia central, dois pontas e um atacante), então pega funções mais voltadas para isso. Coloca o atacante como ponto de ligação entre meio e ataque (falso 9 ou Avançado recuado), os dois pontas para entrarem na área (Avançado Interior, Ponta de lança aberto - que é uma tradução horrível para Raumdeuter -, Construtor de jogo avançado ou camisa 10), o meia como jogador de chegada à frente (meia central atacar, B2B), e deixa a transição defesa - ataque com o segundo volante (eventualmente trocando a função dele, não sei). Aí sim tu vai dar aos teus jogadores um pouco mais de opções de passe, evitando que eles fiquem só cruzando para a área todo o tempo.

 

Puts, não tinha enxergado dessa maneira o desenrolar da tática. Ficou descrito exatamente o que acontece, só pondero uma coisa, o CJA aqui tem participado mais do último passe do que do penúltimo.

Fora isso, é assim mesmo que os meus jogos tem se desenrolado, mas, um adendo, meu Ponta de Lança (La Gumina) tem ganhado jogos "sozinho", por isso não sinto que ele participe pouco do jogo.

Além disso tudo que você mencionou, esqueci de citar que eu jogo com Passes Mistos (mais para Diretos) e Estruturado - e li isso em alguma postagem aqui no Fórum que, como essa mentalidade faz com que os jogadores se concentrem nos próprios setores, eles farão o cruzamento apenas para o Ponta de Lança (leia-se único atacante do time), que obviamente não conseguirá acompanhar todos os 60.

Jogo na Terceira Divisão da Itália, e não sei se os meus jogadores conseguiriam jogar de maneira mais fluída, apesar de que eles ficam sempre bem espaçados no campo, saindo das posições de origem, etc.

Vou testar deixar os meio-campistas mais ofensivos de modo que possam ocupar em maior volume as áreas próximas à defesa do adversário e ver no que dá. 

Por fim, mudei o meu Extremo para Avançado Interior, apesar de não ter reduzido o número de cruzamentos, o time continua jogando minimamente bem e marcando seus golzinhos nas enfiadas de bola que meus pontas e meio campistas tem feito.

Já está virando clichê eu agradecer às suas explicações, Danut. Muito obrigado meu amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nãao to conseguindo encaixar nenhuma tática, só tomando fumo de 4 pra cima. Alguma sugestão? Meu time tá na zona de rebaixamento e ainda por cima tá todo mundo brigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Aleef disse:

Nãao to conseguindo encaixar nenhuma tática, só tomando fumo de 4 pra cima. Alguma sugestão? Meu time tá na zona de rebaixamento e ainda por cima tá todo mundo brigado. 

Manda uma foto da sua tática e dos jogadores ai por gentileza.

Se puder, i) tenta explicar como você quer que o time jogue, ii) como ele joga atualmente e iii) quais as principais características dos seus jogadores (principalmente se o time não for muito conhecido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DRMoreira04 disse:

Manda uma foto da sua tática e dos jogadores ai por gentileza.

Se puder, i) tenta explicar como você quer que o time jogue, ii) como ele joga atualmente e iii) quais as principais características dos seus jogadores (principalmente se o time não for muito conhecido).

i)  de inicio pode ser de qualquer forma, só preciso salvar o emprego

ii) o sistema defensivo tá um bumba meu boi, os laterais não estão apoiando e o ataque ta uma porcaria

iii) tenho meio de campo bom , laterais que são uma vergonha, uma zaga velha com alguns meninos bons e no ataque Benteke e garotos que peguei de empréstimo.

 

JNsmLCs.png

dph0HSx.png

A tática eu to modificando, to usando uma baixada que tbm não tá rendendo frutos e já to pensando em mudar.

 

Sugestões seriam bem vindas, penso que um 4231 seria bom pelo elenco que possuo. 

Editado por Aleef
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aleef disse:

i)  de inicio pode ser de qualquer forma, só preciso salvar o emprego

ii) o sistema defensivo tá um bumba meu boi, os laterais não estão apoiando e o ataque ta uma porcaria

iii) tenho meio de campo bom , laterais que são uma vergonha, uma zaga velha com alguns meninos bons e no ataque Benteke e garotos que peguei de empréstimo.

 

JNsmLCs.png

dph0HSx.png

A tática eu to modificando, to usando uma baixada que tbm não tá rendendo frutos e já to pensando em mudar.

 

Sugestões seriam bem vindas, penso que um 4231 seria bom pelo elenco que possuo. 

Nego, to no meio do trampo, vou fazer uma análise por alto pq realmente não consigo ver os pontos fortes do seu time só com essas imagens.

Abri o FM aqui só para que eu tenha uma visão melhor, masss, não quer dizer que vá funcionar, que é assim o caminho, etc.

Primeiro de tudo, tente não usar táticas baixadas. Pq? Pq as táticas foram feitas para um time X, e talvez o seu time seja totalmente o inverso do planejado para ela. Se baseie nos pontos fortes dos seus jogadores, explore isso e principalmente, não seja refém de tática, se não deu certo, mude.

Pensei em algo mais ou menos assim:

GOL: Hennessey

LD: Ward ou Kelly - ambos são laterais com um bom físico e bons índices de defesa, talvez você possa colocar em uma função como Lateral Defender ou Ala Defender (depende da amplitude que você pretende dar ao time);

ZAG: Tomkins e Sakho - ambos zagueiros tem boa velocidade, físico e atributos mentais, o ponto negativo neles seriam a técnica, ou melhor, a parte dos passes, o que dificultaria você jogar a partir da defesa (seu reserva é o Dann que, apesar de ser mais lento que a dupla titular, é mais técnico e tem atributos mais confiáveis para sair jogando). Caso tenha interesse, você pode arriscar uma tática com 3 zagueiros acrescentando o próprio Dann (caso algum dos 3 saiba jogar de líbero ou Defensor Central Cobrir) ou o Jairo Riedewald, que é um zagueiro também rápido e forte;

LE: Pape Souaré - pra mim, é a melhor opção, e é por onde você começará a liberar o jogo, quem sabe? Você poderia colocá-lo como Ala Apoiar/Atacar dependendo do jogo e do momento dele na partida. Pape é rápido, tem um bom físico, bons atributos mentais e é no mínimo bom de técnica, sua primeira opção no banco é o van Aanholt;

MD: McArthur, Luka e Cabaye - acredito ser a opção mais viável, levando em conta o seus meias. McArthur é o mais defensivo (talvez por falta de atributos mais técnicos), pode vir a ser o "1" do 4-1-2-3 da tática que eu estou a tentar desenhar. Não sei qual função ele ocupa melhor no jogo, mas, eu tentaria colocá-lo como um Médio Defensivo Defender, para que possa estar acima da zaga e cobrir as subidas do seu lateral esquerdo. Luka é um meia forte, com bons (ótimos) atributos mentais e uma técnica no mínimo razoável, o seu ponto fraco seria a sua velocidade/agilidade, talvez ele possa fazer o papel de ajudar na distribuição da bola, um Armador Recuado Apoiar? Não sei. Cabaye é o melhor meia que você possui no elenco, é um jogador também um pouco lento, mas que compensa pelos excelentes atributos técnicos e mentais, e bons atributos físicos, é o cara que pode chegar mais próximo da área, que chuta de longe, arrisca quando o jogo está travado, etc.

Ponta Esquerda: Zaha - É o cara para partir para cima, atrapalhar a defesa com seus dribles, velocidade e força. Peça para ele treinar os seus Remates de Longe e coloque-o como Avançado Interior Atacar. Afinal, com ele entrando para o meio da área, abrirá espaço para que o Pape Souaré suba e tente cruzamentos para o Benteke.

Ponta Direita: Townsend - tem característica semelhantes ao do Zaha, porém, na direita não temos outro jogador para suprir a entrada do Andros para o meio, talvez você queira deixar ele como Avançado Interior Apoiar ou até mesmo Extremo Atacar. Acredito que o Sul-Coreano Yong seja a sua opção de banco.

Ataque: Benteke - Rápido, forte, ótimo finalizador e com atributos técnicos e mentais médios. Ponta de Lança, Jogador Alvo, Avançado Recuado? Depende de como você quer que o time jogue.

CONTRATAR: Lateral Direito, Zagueiros novos, Volante reserva e um Ponta Direita. 

Seus jogadores tem atributos físicos bons, portanto, você pode instruí-los a Enfrentar a Defesa Adversária com mais frequência, utilizar de passes mistos, sendo que, Luka e Cabaye tem ótimas condições de terem maior liberdade para os passes, podendo jogar da maneira que lhes convir (ou seja, mais direto, lançando para os pontas e o atacante). Tente jogar no Contra-Ataque nesse momento, ou até mesmo com uma abordagem Normal, pois o seu time está com a moral baixa e a confiança também. Tente jogar de maneira Estruturada, ou, no máximo, Flexível. 

Limite os seus zagueiros e o seu lateral direito a sempre passarem da maneira mais curta possível, afinal, são ruins em relação à passes. Seus pontas também, mas ai vai de você privá-los ou não.

Espero ter ajudado ao menos um pouco, acredito que seja isso que eu utilizaria, caso estivesse treinando os Eagles. 

Boa sorte no seu save, não seja demitido!!! hahaha, abraços.

 

EDIT: Esqueci de avaliar os jogadores Beto da Silva, Kaikai, Melissano e Lokilo. Foi mal!!! Depois faço isso.

Editado por DRMoreira04
erro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAEUIEAHIEAHI

Eu tretei com com os dois ( Cabaye e com o Townsend). Já foram despachados pra casa do chapéu. 

Foi o primeiro save pra ver como anda as coisas. To tentando fazer o save do Fergusson. Agora que to por dentro do negócio, eu tiro umas dúvidas pontuais contigo man. Valeu @DRMoreira04

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando reproduzir a tatica do Manchester City e consegui em partes, poderiam me ajudar numa melhor configuração

 

a Formação que estou usando primeiramente é a 4-2-3-1

 

Os três jogadores de ataque eu consegui deixar o esquema parecido... Dois EXTREMOS - Atacar e o Ponta de Lança fixo no ataque... jogadas de ataque basicamente ficam nos dois extremos tentando jogadas na linha de fundo cruzando rasteiro para os companheiros na área... atacante bem oportunista, se movimentando, mas não muito para não deixar a posição vazia

Consegui encontrar um equilibrio na mentalidade Controlar e Altamente estruturada, assim o time atua em blocos e os atacantes sempre estão apostos para puxar contra ataque 

na zaga encontrei equilibro em dois zagueiros centrais com função de defender e pressionar MUITO MENOS e dois alas - defender, também com a função pressionar muito menos... assim eles se mantem na posição até a chegada do meio campo para ajudar na recuperação de bola

Porém no meio campo estou com CJ recuado - Apoiar e Mezzala - Apoiar, e um meia ofensivo - apoiar... é o que menos estão me agradando, tirando o mezzala que até faz uma boa função

Alguem tem uma dica de conf de meio campo para a formação do city?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2018 at 08:40, fcpessoa07 disse:

Estou tentando reproduzir a tatica do Manchester City e consegui em partes, poderiam me ajudar numa melhor configuração

Consegui encontrar um equilibrio na mentalidade Controlar e Altamente estruturada, assim o time atua em blocos e os atacantes sempre estão apostos para puxar contra ataque

Porém no meio campo estou com CJ recuado - Apoiar e Mezzala - Apoiar, e um meia ofensivo - apoiar... é o que menos estão me agradando, tirando o mezzala que até faz uma boa função

Mas você está pensando em reproduzir a tática do Manchester City de maneira fiel em todos os aspectos? Porque a filosofia do City nunca seria estruturada.

E sobre o meio, se o MAC fosse o David Silva no esquema, colocaria ele de forma mais ofensiva, atuando nas entrelinhas. Algo como um MO com a tarefa de atacar não seria uma má ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudo bem com vocês?

Tenho feito bastante perguntas aqui na área, e vocês todos tem me ajudado bastante com a contribuição, principalmente pq apesar de eu jogar desde o FM 12, eu não sou grandes coisas como técnico hahaha...

O time que estou treinando é o Pordenone que começa na 3a divisão da Itália no FM18, e foi uma grande surpresa pra mim: na primeira temporada terminamos em 3º lugar, jogando bem, e fomos para os playoffs de acesso e conseguimos subir para a Série B simplesmente destruindo todos - além de faturar a Copa Itália Lega Pro, que é a Copa dos times das divisões menores (se não me engano é só a Lega Pro - Série C da Itália).

Estamos na série B agora, e eu sou simplesmente péssimo para contratar jogadores, como meu time é pobre e recém-chegado à segundona, contratei uns 25 jogadores por empréstimos dos times da Serie A Italiana, e meu plantel está super inchado.

Apesar disso, o time que estava cotado para evitar o rebaixamento para a terceira divisão, estivemos jogando bem durante todo o primeiro turno e ficamos em primeiro lugar, conforme a imagem abaixo mostra (não estou conseguindo postar a imagem aberta):

1a temporada:

Histórico Série C (1a parte) - https://imgur.com/a/0awvG

Histórico Série C (2a parte) - https://imgur.com/a/WRWZ1

Histórico Série C (3a parte) - https://imgur.com/a/osTHq

Não sei se tem como ver a classificação das temporadas anteriores.

2a temporada (atual):

Classificação - https://imgur.com/a/vPzOz

Histórico Série B (1a parte) - https://imgur.com/a/TSLVW

Histórico Série B (2a parte) - https://imgur.com/a/207oX

A formação tática (https://imgur.com/a/me6Lc) e as instruções (https://imgur.com/a/bzKji) sofreram poucas alterações desde quando jogávamos na Série C para agora. E apesar de que vinha dando certo, simplesmente o time parou de jogar bola. Estivemos vencendo recentemente mas o time tem jogado mal e porcamente, além disso, a moral dos jogadores tem diminuído por esse motivo (acredito eu).

Estatísticas da equipe - https://imgur.com/a/mkshu / Percebe-se que o time é goleador, apesar de sofrer muitos gols, tem a melhor porcentagem de passes completos da Serie B e estamos muito mal colocados em relação aos desarmes, interceptações, etc.

Estatísticas dos jogadores - https://imgur.com/a/DS7Yr / O Rossi é o maior goleador do torneio, apesar de que fica impedido no mínimo umas 6x por jogo, temos o melhor assistente e o jogador que mais desarma também (Germoni - LE).

Estatísticas do time - https://imgur.com/a/5RBsq e https://imgur.com/a/zJD1a

Portanto, preciso da ajuda de vocês, quais caminhos me indicam? Como posso recuperar o "brilho nos olhos" dos jogadores e dos próprios adeptos (me incluo), considerando que o futebol praticado pelo time está feio e ruim.

Muito obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, DRMoreira04 disse:

[...]

Acredito que o seu problema é algo relacionado aos adversários já saberem atuar contra a tua tática. Então, seria interessante variar o seu estilo. Não precisa mudar a formação ou todas as instruções, e sim uma ou outra função ou instrução, conforme o que observa nas partidas, que deveriam ser vistas no modo completo, ao menos por algumas partidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho trabalhado com esse problema atuando com 3 táticas diferentes durante a temporada. Sempre mesclando estilos de jogo conforme o adversário. As vezes alguns resultados estranhos, uma goleada inesperada para mim ou as vezes ao contrário, mas nada que atrapalhe , muito pelo contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2018 at 15:16, DRMoreira04 disse:

Fala galera, tudo bem com vocês?

Tenho feito bastante perguntas aqui na área, e vocês todos tem me ajudado bastante com a contribuição, principalmente pq apesar de eu jogar desde o FM 12, eu não sou grandes coisas como técnico hahaha...

O time que estou treinando é o Pordenone que começa na 3a divisão da Itália no FM18, e foi uma grande surpresa pra mim: na primeira temporada terminamos em 3º lugar, jogando bem, e fomos para os playoffs de acesso e conseguimos subir para a Série B simplesmente destruindo todos - além de faturar a Copa Itália Lega Pro, que é a Copa dos times das divisões menores (se não me engano é só a Lega Pro - Série C da Itália).

Estamos na série B agora, e eu sou simplesmente péssimo para contratar jogadores, como meu time é pobre e recém-chegado à segundona, contratei uns 25 jogadores por empréstimos dos times da Serie A Italiana, e meu plantel está super inchado.

Apesar disso, o time que estava cotado para evitar o rebaixamento para a terceira divisão, estivemos jogando bem durante todo o primeiro turno e ficamos em primeiro lugar, conforme a imagem abaixo mostra (não estou conseguindo postar a imagem aberta):

1a temporada:

Histórico Série C (1a parte) - https://imgur.com/a/0awvG

Histórico Série C (2a parte) - https://imgur.com/a/WRWZ1

Histórico Série C (3a parte) - https://imgur.com/a/osTHq

Não sei se tem como ver a classificação das temporadas anteriores.

2a temporada (atual):

Classificação - https://imgur.com/a/vPzOz

Histórico Série B (1a parte) - https://imgur.com/a/TSLVW

Histórico Série B (2a parte) - https://imgur.com/a/207oX

A formação tática (https://imgur.com/a/me6Lc) e as instruções (https://imgur.com/a/bzKji) sofreram poucas alterações desde quando jogávamos na Série C para agora. E apesar de que vinha dando certo, simplesmente o time parou de jogar bola. Estivemos vencendo recentemente mas o time tem jogado mal e porcamente, além disso, a moral dos jogadores tem diminuído por esse motivo (acredito eu).

Estatísticas da equipe - https://imgur.com/a/mkshu / Percebe-se que o time é goleador, apesar de sofrer muitos gols, tem a melhor porcentagem de passes completos da Serie B e estamos muito mal colocados em relação aos desarmes, interceptações, etc.

Estatísticas dos jogadores - https://imgur.com/a/DS7Yr / O Rossi é o maior goleador do torneio, apesar de que fica impedido no mínimo umas 6x por jogo, temos o melhor assistente e o jogador que mais desarma também (Germoni - LE).

Estatísticas do time - https://imgur.com/a/5RBsq e https://imgur.com/a/zJD1a

Portanto, preciso da ajuda de vocês, quais caminhos me indicam? Como posso recuperar o "brilho nos olhos" dos jogadores e dos próprios adeptos (me incluo), considerando que o futebol praticado pelo time está feio e ruim.

Muito obrigado a todos!!!

 

O que eu vejo pouca gente falando mas eu uso e faz uma puta diferença é a marcação individual...

A Maquina usa bastante e eu comecei a colocar, uma dica é colocar um meio campista ou o volante para marcar individualmente o PLC e os laterais marcar individualmente os extremos, sem colocar muita pressão (se não toma drible toda hora), colocar tbm os seus extremos ou IF para marcar os laterais do adversário, assim toda vez que o lateral subir o seu atacante acompanha ele, de resto vai colocando pra marcar individualmente os caras que estão por perto na tatica

vc vai sentir a diferença, aqueles meias que chegavam sozinhos na sua área sempre vai ter agora um meia seu acompanhando

Ps. coloque sempre pra marcar a posição e não o jogador especifico, porque a maquina usa bastante troca de posição, se vc colocar pra marcar o SANÉ por exemplo, ele pode inverter a posiçao e vc vai ver seu lateral esquerdo marcando o cara lá na direita

Editado por fcpessoa07
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2018 at 11:23, Yan Perisse disse:

Acredito que o seu problema é algo relacionado aos adversários já saberem atuar contra a tua tática. Então, seria interessante variar o seu estilo. Não precisa mudar a formação ou todas as instruções, e sim uma ou outra função ou instrução, conforme o que observa nas partidas, que deveriam ser vistas no modo completo, ao menos por algumas partidas.

Yan, obrigado pela dica. É exatamente isso, como a máquina descobriu a minha tática, ela está nula ou próximo disso. Fiz o outro jogo contra o Parma e venci por 3x0, em seguida, perdi por 2x0 para o Avellino. OBS: Fiz algumas alterações de funções para tentar quebrar o sistema dos adversários, não acho que tenha dado tão certo. Vi o jogo de maneira completa mas não identifiquei nada incomum, além dos erros individuais e gols tomados de escanteio em que a bola sobra livre para o filho de uma boa senhora desmarcado no meio da pequena área.

16 horas atrás, ogaithiago disse:

Tenho trabalhado com esse problema atuando com 3 táticas diferentes durante a temporada. Sempre mesclando estilos de jogo conforme o adversário. As vezes alguns resultados estranhos, uma goleada inesperada para mim ou as vezes ao contrário, mas nada que atrapalhe , muito pelo contrário.

Aqui também, Thiago! Vez ou outra judio de alguma equipe adversária e de vez em quando, quem é judiado sou eu.

2 horas atrás, fcpessoa07 disse:

O que eu vejo pouca gente falando mas eu uso e faz uma puta diferença é a marcação individual...

A Maquina usa bastante e eu comecei a colocar, uma dica é colocar um meio campista ou o volante para marcar individualmente o PLC e os laterais marcar individualmente os extremos, sem colocar muita pressão (se não toma drible toda hora), colocar tbm os seus extremos ou IF para marcar os laterais do adversário, assim toda vez que o lateral subir o seu atacante acompanha ele, de resto vai colocando pra marcar individualmente os caras que estão por perto na tatica

vc vai sentir a diferença, aqueles meias que chegavam sozinhos na sua área sempre vai ter agora um meia seu acompanhando

Ps. coloque sempre pra marcar a posição e não o jogador especifico, porque a maquina usa bastante troca de posição, se vc colocar pra marcar o SANÉ por exemplo, ele pode inverter a posiçao e vc vai ver seu lateral esquerdo marcando o cara lá na direita

Cara, eu também tenho o costume de colocar algumas marcações individuais nos meus jogadores, mas, não começo o jogo assim. Normalmente vou vendo como a partida se desenrola para que eu possa tentar minar as melhores áreas de ataque do adversário. Aí, dependendo, eu faço exatamente isso que você disse: coloco os pontas para acompanhar os laterais e os laterais para pegar os pontas. Não costumo colocar o meu volante para marcar o PLC com medo dele deixar o miolo da área muito exposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...