Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

4 horas atrás, hiroshitk disse:

Consegui montar um bom esquema com 5-2-2-1. Contra-ataque puro!

É que eu jogava sem laterais, jogava com MD e ME.. e dois volantes. De inicio avassalador, durou um ano e meio muito bem, depois só queda! kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, jmarcosm11 disse:

É que eu jogava sem laterais, jogava com MD e ME.. e dois volantes. De inicio avassalador, durou um ano e meio muito bem, depois só queda! kkkkk

Por aqui também, consegui levar no começo, passou meia temporada e o time caiu totalmente, tive que voltar pro normal. Era uma chuva de cruzamento na área e com velocidade, nem sempre meus zagueiros conseguiam marcar o ponta oposto e o centroavante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, seus Kleina!

Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva?

Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras.

Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, VitorMondini disse:

Bom dia, seus Kleina!

Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva?

Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras.

Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente?

Eu tenho sucesso com times fracos, utilizando uma mentalidade defensiva. Mas com times grandes, sempre jogo pra frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei um save agora e montei um 4-2-3-1 com meias centrais e extremos, que é um esquema novo pra mim (estava mais acostumado com os 4-4-2 e variações), mas é o esquema que a equipe melhor se encaixa.

Estava seguindo o princípio do 3-2-3 e, no modo de jogo normal, coloquei três defendendo (zagueiros e um meia central), quatro apoiando (dois laterais, um meia central e um atacante recuado) e três atacando (o MAC e os extremos). Mas, observando a partida com cuidado, reparei que o MAC e os extremos ficavam isolados e não tinham muito pra quem tocar a bola.

Se eu puxar o MAC pra apoio, corro o risco do time ficar pouco objetivo e fazer poucos gols? Alguém tem alguma sugestão pra equilibrar melhor as coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Tsuru disse:

Comecei um save agora e montei um 4-2-3-1 com meias centrais e extremos, que é um esquema novo pra mim (estava mais acostumado com os 4-4-2 e variações), mas é o esquema que a equipe melhor se encaixa.

Estava seguindo o princípio do 3-2-3 e, no modo de jogo normal, coloquei três defendendo (zagueiros e um meia central), quatro apoiando (dois laterais, um meia central e um atacante recuado) e três atacando (o MAC e os extremos). Mas, observando a partida com cuidado, reparei que o MAC e os extremos ficavam isolados e não tinham muito pra quem tocar a bola.

Se eu puxar o MAC pra apoio, corro o risco do time ficar pouco objetivo e fazer poucos gols? Alguém tem alguma sugestão pra equilibrar melhor as coisas?

Eu tava tendo problemas parecidos com o seu. No caso, não conseguia uma maneira do MAC armar entre os meias e o atacante recuado. O jeito que fiz foi colocá-lo de MC (Atacar), assim resolvi os problemas e ainda ganhei mais um jogador na hora de defender, haja visto que o MAC pouco voltava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Eu tava tendo problemas parecidos com o seu. No caso, não conseguia uma maneira do MAC armar entre os meias e o atacante recuado. O jeito que fiz foi colocá-lo de MC (Atacar), assim resolvi os problemas e ainda ganhei mais um jogador na hora de defender, haja visto que o MAC pouco voltava.

Valeu pela dica, acho que vou tentar isso mesmo. Depois posto aqui se funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para atualizar sobre a dúvida que eu postei acima...
Mantive a minha tática defensiva no inicio do paulistão e venci os 3 jogos que disputei: 0x3, 0x1, 0x1 (Este último contra o Santos). Acho que estou no caminho certo do que eu estou pensando: consistência defensiva, mas sem deixar de atacar. Como assisto as partidas completas, percebi um bom domínio do meu time nos 3 jogos. Só quero acertar mais as conclusões das jogadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem me ajuda com esse FM17, caras, to com um Elenco bom do Vasco, passe, trabalho de equipe, etc do time é boa, sou lider de posse e passe certo no brasileirão, mas to perdendo, e as vezes feio até em casa, para times retranqueiros, e ta me matando de raiva, da vontade de socar monitor, logicamente por ter a posse, minha linha é sim alta, o que ta deixando contra ataques obvios, e mortais, como eu consigo evitar? uso 4 2 3 1 por exemplo (ou 4-1-2(mc's)2(pontas/SA) 1 atacante) e mto comum tomar uma bola enfiada entre meus zagueiros e ngm cobrir, é os 2 correndo atraz do atacante, ja tentei funções diferentes para o primeiro volante e nada funfa, até patch 17.2 nunca tive isso, minha tatica funcionava perfeita com o Terceiro Zagueiro (função) ele ficava centralizado e os 2 zagueiros abertos, enquanto os laterais atacavam, mas dps desse patch parece que essas funções foram mudadas por serem muito fortes? não sei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2017 at 11:09, VitorMondini disse:

Bom dia, seus Kleina!

Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva?

Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras.

Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente?

Eu usava no FM16 uma formação que tinha mentalidade de contenção e consegui subir da Serie B pra A como campeão e ser campeão da Serie A no primeiro ano de Serie A.

 

Depende da forma q vc vai jogar quando tem a bola. Eu jogava com passes direto e com instrução de dar chutão pro meu atacante. Como minhas linhas ficavam bem recuadas, o adversário tinha espaço pra subir mais. Aí eu pegava sempre nos contra-ataques.

No FM17, eu coloquei a mesma tatica no time de meu irmão, que vinha perdendo todas. E funciona tbm. Agora, esse estilo de jogo só me serviu no Futebol BR. Tentei na EPL e na Calcio, mas não funciona de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que eu monto um esquema bom, o time se adapta e ganha algumas partidas e depois só perde. Como vcs fazem ? Mudam de esquema dependendo se jogam dentro ou fora de casa ? Tbm to com outra problema, meu time chuta muito, mas nem metade é no gol, já coloquei instrução de levar a bola até a área

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, math312323 disse:

Parece que eu monto um esquema bom, o time se adapta e ganha algumas partidas e depois só perde. Como vcs fazem ? Mudam de esquema dependendo se jogam dentro ou fora de casa ? Tbm to com outra problema, meu time chuta muito, mas nem metade é no gol, já coloquei instrução de levar a bola até a área

comigo acontece a mesma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2017 at 05:41, igor0liveira disse:

Alguem me ajuda com esse FM17, caras, to com um Elenco bom do Vasco, passe, trabalho de equipe, etc do time é boa, sou lider de posse e passe certo no brasileirão, mas to perdendo, e as vezes feio até em casa, para times retranqueiros, e ta me matando de raiva, da vontade de socar monitor, logicamente por ter a posse, minha linha é sim alta, o que ta deixando contra ataques obvios, e mortais, como eu consigo evitar? uso 4 2 3 1 por exemplo (ou 4-1-2(mc's)2(pontas/SA) 1 atacante) e mto comum tomar uma bola enfiada entre meus zagueiros e ngm cobrir, é os 2 correndo atraz do atacante, ja tentei funções diferentes para o primeiro volante e nada funfa, até patch 17.2 nunca tive isso, minha tatica funcionava perfeita com o Terceiro Zagueiro (função) ele ficava centralizado e os 2 zagueiros abertos, enquanto os laterais atacavam, mas dps desse patch parece que essas funções foram mudadas por serem muito fortes? não sei

Ofensivamente a equipe vai bem? Se o problema defensivo é "só" esse da linha defensiva, seria bom dar uma olhada nos zagueiros que atuam. O básico pro zagueiro atuar bem com linha defensiva alta é ter Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, além disso, particularmente gosto de atuar com uma dupla complementar, ou seja, um zagueiro rápido com um zagueiro melhor no jogo aéreo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Yan Perisse disse:

Ofensivamente a equipe vai bem? Se o problema defensivo é "só" esse da linha defensiva, seria bom dar uma olhada nos zagueiros que atuam. O básico pro zagueiro atuar bem com linha defensiva alta é ter Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, além disso, particularmente gosto de atuar com uma dupla complementar, ou seja, um zagueiro rápido com um zagueiro melhor no jogo aéreo.

o que me ajudou, ate agora, numa tatica nova que criei foi sair do fluido, para estruturado, deixar um volante bem mais recuado (eu usava 2 centrais) agora uso um mais recuado, e balancear os laterais, por enquanto parou um pouco as bolas na costa, os meus 2 zagueiros n sao lentos, mas tb a velocidade deles n passa de 15, é o Dedé e Luan, e tem o Raul Silva e Pedro Henrique (brs que jogavam em portugal) que tb n sao lentos, mas n sao os velocistas, para falar a verdade, procuro um zagueiro rapido faz tempo, a esperança agora fica num newgen da minha base, que parece que vai ser 16+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, igor0liveira disse:

o que me ajudou, ate agora, numa tatica nova que criei foi sair do fluido, para estruturado, deixar um volante bem mais recuado (eu usava 2 centrais) agora uso um mais recuado, e balancear os laterais, por enquanto parou um pouco as bolas na costa, os meus 2 zagueiros n sao lentos, mas tb a velocidade deles n passa de 15, é o Dedé e Luan, e tem o Raul Silva e Pedro Henrique (brs que jogavam em portugal) que tb n sao lentos, mas n sao os velocistas, para falar a verdade, procuro um zagueiro rapido faz tempo, a esperança agora fica num newgen da minha base, que parece que vai ser 16+

Esses atributos que falei precisam ser superiores que os dos atacantes. A dupla de zaga é boa, acho que seria uma boa então colocar uma linha burra e esperar a zaga absorver seria uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/1/2017 at 18:16, Tsuru disse:

Valeu pela dica, acho que vou tentar isso mesmo. Depois posto aqui se funcionou.

@Yan Perisse, o time melhorou, obrigado pela dica.

Outra dúvida: armei um 4-4-2 defensivo, para jogos complicados e para segurar os resultados, e o adjunto fica dizendo que as linhas estão muito espaçadas. Coloquei zagueiros e laterais defendendo, médio alas atacando, um meia central apoiando e outro defendendo, um atacante recuado apoiando e um ponta de lança atacando.

Alguém já passou por esse problema? Se sim, como conseguiu diminuir esses espaços?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Tsuru disse:

@Yan Perisse, o time melhorou, obrigado pela dica.

Outra dúvida: armei um 4-4-2 defensivo, para jogos complicados e para segurar os resultados, e o adjunto fica dizendo que as linhas estão muito espaçadas. Coloquei zagueiros e laterais defendendo, médio alas atacando, um meia central apoiando e outro defendendo, um atacante recuado apoiando e um ponta de lança atacando.

Alguém já passou por esse problema? Se sim, como conseguiu diminuir esses espaços?

Valeu!

Na teoria era pro meia central defendendo conseguir diminuir esse buraco entrelinhas que fica com 4-4-2 ou 4-4-1-1. Algo que geralmente afeta isso é a pressão dos meias que pode estar agressiva demais, deixando esse buraco.

Se tiver sem pressão e mesmo assim com esse espaçamento entre as linhas, uma boa seria colocar instruções que deixe a equipe mais compacta como aumentar a linha defensiva, aumentar a fluidez, passes mistos ou curtos, construção do jogo a partir da defesa, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Na teoria era pro meia central defendendo conseguir diminuir esse buraco entrelinhas que fica com 4-4-2 ou 4-4-1-1. Algo que geralmente afeta isso é a pressão dos meias que pode estar agressiva demais, deixando esse buraco.

Se tiver sem pressão e mesmo assim com esse espaçamento entre as linhas, uma boa seria colocar instruções que deixe a equipe mais compacta como aumentar a linha defensiva, aumentar a fluidez, passes mistos ou curtos, construção do jogo a partir da defesa, etc.

Valeu Yan. Eu cheguei a colocar os defesas laterais como "Ala - Defender" e melhorou o buraco, mas obviamente eles marcam mais a frente e dependendo do adversário pode ser um problema. Vou experimentar suas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém usa passe direto na 4-2-3-1 [MC]?

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal!

Estou em mais um save com o Vascão e tentando sempre trabalhar com variações do 4-2-3-1, que é meu esquema favorito.

Tive dificuldades pra me adaptar no FM17, mas agora as coisas estão andando!

Um problema crônico nos meus times sempre foi o centroavante meio que inútil... Daí eu pesquisei bastante e tive a ideia de colocar um atacante recuado como apoiar e dois segundos atacantes domo atacar cortando pra dentro, assim eu consigo encher a grande área e o atacante recuado tem feito bons movimentos pra trás abrindo espaço pros pontas. Fora o meia ofensivo como atacar também.

Fora que com os pontas colocando pra dentro avancei os laterais pra aproveitarem o corredor, com isso o time melhorou ofensivamente. Pra compactar defesa e meio, já que os pontas são ofensivos, coloquei a defesa bem avançada e a combinação com laterais com orientação de ataque... Daí vocês imaginam como fica a correria quando o adversário contra ataca... Preciso achar esse equilíbrio, até usei laterais e zagueiros com boa velocidade pra conseguirem suprir a correria, mas sempre sofro e conto com o Martion Silva...rs

Quero equilibrar o time defensivamente, sem perder as qualidades que o time vem apresentando. Que são:

- Alto índice de posse de bola. (Já cheguei em mais de 70% em jogos contra grandes)

- Movimentação dos pontas pra dentro. Estão fazendo muitos gols!

- Laterais chegando muito bem no fundo. Impressionante as jogadas em que o ponta corta pro meio e deixa a bola com o MC ou com o MO e os dois encontram os laterais sozinhos!

1lPxr9P.png

aEDJovl.png

Editado por MEZA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @MEZA, essa variação lembra a 4-1-2-2-1. Só que com a passagem do volante pra meia atacante. Ambas, se usarem o passe curto dão boa posse de bola. Se bem que a 4-2-3-1 é mais flexível pra mudar o estilo do passe e ainda continuar rendendo bem.

Sendo que essa combinação de avançado interior e recuado, favorece os pontas pra marcar gols. Acho interessante quando tem bons pontas e um centro-avante com passe mediano. Só achei um pouco fraca nas laterais. Daí mudei pra lateral com função de ala, o qual rendeu melhor. Também pra recompor no meio, pra cobrir a subida constante dos alas, mudei de MC pra AR e MAA. Cheguei a testar com MC, e perde um pouco a posse, mas obtem bons resultados também (dois gols em média).

Mantendo um jogo equilibrado o time tomou mais sufoco do que ofensivamente. Então mudei pra ataque. Coloquei também linha de impedimento. O restante das instruções são semelhantes.

E a respeito do passe direto, seria pra sacrificar, muitas das vezes, na posse, mas ser mais incisivo. Nesse caso uso na frente 2 AI e 1 Op.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipevalle Comecei com alas, mas tava sofrendo com os contra ataques. Daí resolvi mudar os alas pra laterais com a função atacar.

Gostei da ideia da linha de impedimento, pode ser que eu sofra menos nos contra ataques dos adversários. Se bem que já vejo os atacantes adversários constantemente impedidos. Vou testar.

Em jogos contra times mais fortes que o meu, tô testando um volante no lugar do MC defensivo e trocando o MC apoiar por Armador recuado... Mas ainda não tenho parâmetros pra dizer se dá certo.

O que tenho feito é mudar um pouco o time quando construo um bom resultado, recuo a linha da defesa e coloco "Contra atacar" e coloco os laterais como Automático. O time perde um pouco ofensivamente e quase nada da posse de bola,,, Tem dado certo, mas ainda tô muito incomodado com os contra ataques...

 

Me ajuda aí, pessoal!

Editado por MEZA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus, eu estou profundamente arrependido de ter comprado essa porcaria de jogo. Estou quase quebrando o computador de raiva...esse jogo trouxe a discordia aqui pra casa pq eu to dando rage com todo mundo.

Eu não entendo, eu joguei o FM15 e lá sempre consegui montar minhas taticas e o time sempre respondeu bem, mesmo sempre deixando o treinamento por conta do auxilar.

Acontece que no FM17 até agora nao consegui fazer o time jogar direito uma unica partida sequer, sao varios problemas, tudo que tento alterar nao surte efeito, ja tentei muita coisa, nada responde. Parece simplesmente que o jogadores nao estao treinando ou algo assim. Marcam errado, bola nas costas, jogadores de frente nao rendem nada. 

Jogo com o Cruzeiro e fui eliminado na copa do brasil na segunda rodada pelo juventude, perdi a final do mineiro pro america e ainda agora no brasileirao comecei bem, mas perdi pra ponte preta em casa, sport fora e atletico pr em casa....que inferno

Vim aqui pedir ajuda para esse time começar a jogar bola logo, ja estou em junho e essa porra parece um bando em campo, nao respeitam minhas orientações.

 

AJUDE FM A NAO PERDER UM FA

 

Editado por Bestia
erro de portugues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MEZA há algumas modalidades de contra-ataque, sendo que o possuem de comum é a pouca troca de passes. 

O mais letal é aquele na qual com uma ligação o defensor envia pra um avançado no seu campo defensivo. Nesse caso se pressionar com mentalidade ofensiva dará mais chances disso ocorrer. É um dos riscos que se corre, mas vale a pena caso seu time funcione bem atacando.

Também há o na qual usa passe em profundidade e, funciona quando a visão de jogo é alta. E pra evitar esse é bom ter um zagueiro que intercepte bem e, ter um bom que cubra.

Com respeito a brecha dos alas e do contra-ataque adversário, pra se evitá-los ou diminuir a ocorrência pode tentar deixar os laterais no apoio somente, linha defensiva média, além de deixar a função dum MC pra CJA (construtor de jogo avançado [quando precisar do resultado]) ou AR (armador recuado) e o outro pra MRB (meia roubador de bola), agora caso tenha um MC com alto nível de finalização além do desarme opte pra MAA (meia área-a-área). Porque caso o adversário explore o corredor vazio dum lateral seu, terá dois meias que ajudam na marcação, sendo que um fica na sobra ou faz a proteção, e o outro dá o combate pra desarmar. Diferente de dois meias centrais apoiadores (que seriam indicados para uma equipe que joga equilibrado e com pontas). Apesar de marcarem, seriam mais pra manter a posse, do que pro jogo agressivo, além de cobrir espaços deixados nos corredores e terem que recuperar a bola.

E se o adversário enfrenta muito a sua defesa pode desmarcar a opção da linha de impedimento. 

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...