Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reforma do Ensino Médio


VitorSouza

Posts Recomendados

7 minutos atrás, ArquitetoZ disse:

Que é excelente, porque envolve conhecimento interdisciplinar e é algo para ser colocado em prática, não deixar o aluno somente na teoria. Linguagem, lógica e matemática são reforçados com aulas sobre noções de programação, com linguagens básicas como C e Java (pascal é inútil, eu não sei porquê ensinam isto).

Seria muito benvindo.

Exatamente, dar a execução e não só teoria, deixá-los sentir se aquilo os deixam felizes em praticar como ofício. Talvez eu teria escolhido outro caminho (eu gostava de programar por lazer, sem compromisso e coisas aleatórias de meu interesse, mas não gostei de ter que ficar horas sentado numa cadeira com o comprometimento de trabalhar programando em qualquer outro projeto)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Eu me preocupo com a questão da 'só teoria'. De fato as pessoas acham que muito daquilo que aprendem não serve para nada. Mas com alguma aplicação prática, eleva a condição da internet/informática de entretenimento chulo para o que verdadeiramente é: um mundo de livre criação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
40 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Veja bem os "OUs" da minha opinião. Você não vai obrigatoriamente trabalhar na área, mas você já tem uma ideia se gosta um pouco antes do que apenas na faculdade.
Por exemplo, pelo que você relatou, você não gostaria de ter descoberto mais cedo que não queria seguir na sua área de formação? Se você tivesse um pouco dela no ensino médio, não teria sido bom saber antes de fazer os 4 anos de universidade? 
Eu pelo menos gostaria de ter tido um pouco de programação ou redes (como curso profissionalizante) no ensino médio, para saber antes de iniciar a faculdade, que não era aquilo que eu queria para minha vida profissional

Mas eu não deixei de gostar do meu curso por causa da Matemática, da Física,da Programação. Deixei de gostar do meu curso porque a vida é mutável e junto com ela nós também e eu simplesmente não me identifiquei com o que a profissão faz e não era algo que eu me via satisfeito fazendo daqui uns 10, 15 anos.

Ter feito programação no Ensino Médio não mudaria minha opinião, ter feito mais matemática ou física não mudaria minha opinião. Pois aos 17 anos eu enxergava meu curso como uma coisa e depois descobri que na prática é outra, é decepção pura e simples que tem mais haver com o curso na universidade e os prognósticos da profissão em si, além de eu ter descoberto outros interesses que eu não tinha 7, 8 anos atrás.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique M. disse:

Mas eu não deixei de gostar do meu curso por causa da Matemática, da Física,da Programação. Deixei de gostar do meu curso porque a vida é mutável e junto com ela nós também e eu simplesmente não me identifiquei com o que a profissão faz e não era algo que eu me via satisfeito fazendo daqui uns 10, 15 anos.

Ter feito programação no Ensino Médio não mudaria minha opinião, ter feito mais matemática ou física não mudaria minha opinião. Pois aos 17 anos eu enxergava meu curso como uma coisa e depois descobri que na prática é outra, é decepção pura e simples que tem mais haver com o curso na universidade e os prognósticos da profissão em si, além de eu ter descoberto outros interesses que eu não tinha 7, 8 anos atrás.

 

"Ter programação" foi um exemplo meu para "ter exercido na prática o que profissionalmente eu faria na minha formação"
Gostaria de saber na prática o que aquilo que eu queria faria, já no ensino médio, isso aumentaria as chances de eu descobrir que não era aquilo de fato que eu queria fazer

Se eu tivesse tido a oportunidade de ter feito no ensino médio o curso técnico de desenvolvimento de softwares eu não precisaria de mais 4 anos na universidade para saber que não era aquilo que eu queria


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
29 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

"Ter programação" foi um exemplo meu para "ter exercido na prática o que profissionalmente eu faria na minha formação"
Gostaria de saber na prática o que aquilo que eu queria faria, já no ensino médio, isso aumentaria as chances de eu descobrir que não era aquilo de fato que eu queria fazer

Se eu tivesse tido a oportunidade de ter feito no ensino médio o curso técnico de desenvolvimento de softwares eu não precisaria de mais 4 anos na universidade para saber que não era aquilo que eu queria


 

No final das contas, estamos falando a mesma coisa. Que somos a favor do ensino profissionalizante no Ensino Médio, então nem sei porque estamos discutindo se o ponto de vista é o mesmo. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique M. disse:

No final das contas, estamos falando a mesma coisa. Que somos a favor do ensino profissionalizante no Ensino Médio, então nem sei porque estamos discutindo se o ponto de vista é o mesmo. hahaha

de fato kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disciplina de 'Noções de Programação' não precisa ser profissionalizante. Acredito que seria uma forma de colocar conhecimentos interdisciplinares em prática. Reclamam que parece não haver sentido aprender aquelas disciplinas, então coloca-se logo uma aplicação prática para as coisas ganharem sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Henrique M. disse:

[...]

Vou até perguntar pro meu primo, mas imagino que não deva ser algo que você não possa mudar pelo resto da vida. Eles apenas te dão mais horas de aula das exatas por exemplo e aprofundam bem menos nas humanas. 

Mas acredito que dê pra voltar atrás se o aluno não se adaptar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ArquitetoZ disse:

pascal é inútil, eu não sei porquê ensinam isto

Pq é uma das linguagens mais simples e fáceis para uma pessoa que não tem muita noção de programação aprender. Pode não resultar em programas bonitos, mas para aprender a programar, Pascal é sim muito bom pois se assemelha muito com a sequência da linguagem humana. Exemplo, IF - THEN - ELSE - END (Se - Então -Senão- Fim). É basicamente a mesma coisa que um algoritmo escrito a mão. Quem estudou programação no tempo dos testes de mesa feitos no caderno sabe do que estou falando.

C e Java são cheios de coisas complicadas para um leigo. O mesmo exemplo do IF acima, já não é tão intuitivo. Já que nestas linguagens, não tem a sucessão lógica das palavras reservadas. Um IF {...} ELSE {...} é mais complicado para entender no ponto de vista de uma pessoa que não sabe programar. 

Antes de nego ter que se preocupar com ponteiros, classes, containers, etc, ele tem que saber fazer um IF e entender oq está fazendo.

Resumindo, um bom programador domina a lógica da programação antes de aprender linguagens de programação. E para aprender lógica da programação, PASCAL é ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Psicopinto disse:

Pq é uma das linguagens mais simples e fáceis para uma pessoa que não tem muita noção de programação aprender. Pode não resultar em programas bonitos, mas para aprender a programar, Pascal é sim muito bom pois se assemelha muito com a sequência da linguagem humana. Exemplo, IF - THEN - ELSE - END (Se - Então -Senão- Fim). É basicamente a mesma coisa que um algoritmo escrito a mão. Quem estudou programação no tempo dos testes de mesa feitos no caderno sabe do que estou falando.

C e Java são cheios de coisas complicadas para um leigo. O mesmo exemplo do IF acima, já não é tão intuitivo. Já que nestas linguagens, não tem a sucessão lógica das palavras reservadas. Um IF {...} ELSE {...} é mais complicado para entender no ponto de vista de uma pessoa que não sabe programar. 

Antes de nego ter que se preocupar com ponteiros, classes, containers, etc, ele tem que saber fazer um IF e entender oq está fazendo.

Resumindo, um bom programador domina a lógica da programação antes de aprender linguagens de programação. E para aprender lógica da programação, PASCAL é ótimo.

Vc é muito paciente viu, deveria ganhar uma medalha em se dar ao trabalho em responder essa figura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pescador Parrudo disse:

Vc é muito paciente viu, deveria ganhar uma medalha em se dar ao trabalho em responder essa figura.

Hahahaha...

PASCAL é inútil comercialmente. Se esta fosse a afirmação dele, eu me calaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei o que o Psicopinto quis dizer mas continuo achando que pascal é inutilíssimo.

Era melhor aplicar C de uma vez, e Java somente depois. Para quem aprende Pascal e não ouve falar de C e Java, não adianta aprender programação.

O que acontece na Universidade que estudei (na disciplina Programação de Computadores na Física Licenciatura) e provavelmente em muitos lugares: aprendem a porra do Pascal, mas nem ouvem falar de C e Java. Então aprender Programação nessas condições é perda de tempo, vai ficar escrevendo programinha em caderno que não serve pra nada.

Também não é uma questão comercial, mas didática. É questão de utilidade pública ter noções de programação útil. Enquanto ensinam programação inútil, não concordo que seja mais fácil, mas uma perda de tempo.

Aliás, na Universidade (curso de Física Licenciatura) que as pessoas eram mais inteligentes, aprendem Pascal e ficam sem saber o que é C e Java. No IFET, com alunos mais burros que não queriam saber sequer programar porque só queriam o curso para ter um diploma de informática e trabalhar com formatação de computadores, aprendem C e Java e saem de lá aprovados mesmo que com dificuldade.

O Ne0 é menos inteligente do que acredita ser. Ele acha que sabe muito. Um péssimo forumeiro, só é moderador/líder por causa de influência sobre os superiores dele com a impressão de entendido que ele tenta passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, ArquitetoZ disse:

Eu sei o que o Psicopinto quis dizer mas continuo achando que pascal é inutilíssimo.

Era melhor aplicar C de uma vez, e Java somente depois. Para quem aprende Pascal e não ouve falar de C e Java, não adianta aprender programação.

O que acontece na Universidade que estudei (na disciplina Programação de Computadores na Física Licenciatura) e provavelmente em muitos lugares: aprendem a porra do Pascal, mas nem ouvem falar de C e Java. Então aprender Programação nessas condições é perda de tempo, vai ficar escrevendo programinha em caderno que não serve pra nada.

Também não é uma questão comercial, mas didática. É questão de utilidade pública ter noções de programação útil. Enquanto ensinam programação inútil, não concordo que seja mais fácil, mas uma perda de tempo.

Aliás, na Universidade (curso de Física Licenciatura) que as pessoas eram mais inteligentes, aprendem Pascal e ficam sem saber o que é C e Java. No IFET, com alunos mais burros que não queriam saber sequer programar porque só queriam o curso para ter um diploma de informática e trabalhar com formatação de computadores, aprendem C e Java e saem de lá aprovados mesmo que com dificuldade.

O Ne0 é menos inteligente do que acredita ser. Ele acha que sabe muito. Um péssimo forumeiro, só é moderador/líder por causa de influência sobre os superiores dele com a impressão de entendido que ele tenta passar.

Jogar C no colo de um cara que nunca programou é pedir para a curva de aprendizado dele seja muito maior do que o necessário. Acredite, escrever programa no caderno e fazer os testes de mesa a mão são a melhor maneira de aprender a programar.

Tu está pulando passos e querendo que as pessoas aprendam a codificar em C e Java, sem antes ter ensinado a elas a lógica da programação necessária para o mesmo. Vai virar aqueles programadores que ficam copiando código de tudo quanto é site que encontram no google/github. Mas no fim tu pede para ele explicar o programa dele, e ele não sabe nem 20% do que aquele código faz mesmo.

Um curso de física com uma cadeira de programação (assumo aqui que seja para ensinar o básico, ou seja, algoritmos e lógica) está mais do que certo em usar o Pascal.

Programar não é saber os comandos e sintaxe de uma linguagem específica. É, antes de escrever uma linha de código, saber exatamente qual o fluxo e recursos teu programa precisará para atingir o teu objetivo. E aí sim, utilizar a linguagem mais adequada para cada caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Psicopinto disse:

Jogar C no colo de um cara que nunca programou é pedir para a curva de aprendizado dele seja muito maior do que o necessário. Acredite, escrever programa no caderno e fazer os testes de mesa a mão são a melhor maneira de aprender a programar.

Tu está pulando passos e querendo que as pessoas aprendam a codificar em C e Java, sem antes ter ensinado a elas a lógica da programação necessária para o mesmo. Vai virar aqueles programadores que ficam copiando código de tudo quanto é site que encontram no google/github. Mas no fim tu pede para ele explicar o programa dele, e ele não sabe nem 20% do que aquele código faz mesmo.

Um curso de física com uma cadeira de programação (assumo aqui que seja para ensinar o básico, ou seja, algoritmos e lógica) está mais do que certo em usar o Pascal.

Programar não é saber os comandos e sintaxe de uma linguagem específica. É, antes de escrever uma linha de código, saber exatamente qual o fluxo e recursos teu programa precisará para atingir o teu objetivo. E aí sim, utilizar a linguagem mais adequada para cada caso.

Pelo que parece, concordamos que a reforma educacional que estamos discutindo precisa de noções em programação.

Eu estou entendendo o que você quer dizer. Mas ensinar Pascal é grande atraso. Tive que aprender das duas formas, na Física Licenciatura "da forma que você sugere" e achei uma bosta e extremamente desnecessário. Posso estar enganado? Sim. Porque eu saí de lá sem saber fazer algo útil.

Achei mais fácil aprender C. Não se aprender Java ao mesmo tempo que C, nisso concordamos também. A linguagem C é útil e razoavelmente fácil, quem tinha facilidade de aprendizado com isso (eu não tinha) e nunca havia tido a oportunidade de aprender uma linguagem antes, foi muito bem.

Mesmo tendo a base em Pascal, fui pior que alguns que aprendiam uma linguagem pela primeira vez. Sabe por quê? Porque depende muito da pessoa. A base em pascal me serviu sim, sou estudando de humanas, Filosofia da Ciência, uma ciência não-exata mas extremamento conceitual e teórica, mas me serviu tão pouco que não fui melhor do que os que eram bons em exatas e aprendiam pela primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psicopinto, @ArquitetoZ

Jogar C no colo de quem nunca teve contato com programação da ruim. Palavra de quem já deu muita aula para turmas "leigas".

Até um portugol ou Java(Sem nenhuma feature da linguagem, só a parada estruturadona mesmo) é melhor nesse primeiro contato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, xBode disse:

Jogar C no colo de quem nunca teve contato com programação da ruim. Palavra de quem já deu muita aula para turmas "leigas".

Até um portugol ou Java(Sem nenhuma feature da linguagem, só a parada estruturadona mesmo) é melhor nesse primeiro contato. 

Ok, e se a gente devesse sair da nossa opinião e chegar a um acordo didático que contemplasse a realidade?

Eu não acho o C difícil, acho a sintaxe de Java mais cabulosa. Mas Java é mais útil que C, se for levar em conta a elaboração de apps do dia-a-dia.

A linguagem C é para estrutura de dados, serve para salvar arquivos, não é tão útil. Se fosse levar em conta a questão da utilidade, você está certo. O que eu estava tentando colocar é que ensinar Pascal pode até ser mais didático, mas não nem um pouco instrutivo, a não ser que o aluno for autodidata e utilizar a semântica aprendida para aplicar na sintaxe da linguagem que interessa.

Qual programa executa Pascal? Se ao menos pudessem executá-lo em computador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, ArquitetoZ disse:

 

Pascal/Portugol é bom por ser mais próximo da nossa "linguagem natural".

C é bom por ser mais próximo de linguagens comerciais, como Java e C#.

No fim das contas, independente da linguagem que aconteça esse primeiro contato, o abismo entre um ambiente de aprendizado/Pesquisa e um ambiente de desenvolvimento "real" ainda vai ser imenso! E diminuir esse abismo envolve MUITO mais que a linguagem em que um estudante tem seu primeiro contato.

É meio que discutir entre o que é melhor um jogador de futebol fazer para se aquecer, polichinelo ou flexão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 minutos atrás, xBode disse:

Pascal/Portugol é bom por ser mais próximo da nossa "linguagem natural".

C é bom por ser mais próximo de linguagens comerciais, como Java e C#.

No fim das contas, independente da linguagem que aconteça esse primeiro contato, o abismo entre um ambiente de aprendizado/Pesquisa e um ambiente de desenvolvimento "real" ainda vai ser imenso! E diminuir esse abismo envolve MUITO mais que a linguagem em que um estudante tem seu primeiro contato.

É meio que discutir entre o que é melhor um jogador de futebol fazer para se aquecer, polichinelo ou flexão?

Por isso a ideia do curso profissionalizante como opção, acho que daria uma melhor noção prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Eu sei o que o Psicopinto quis dizer mas continuo achando que pascal é inutilíssimo.

Era melhor aplicar C de uma vez, e Java somente depois. Para quem aprende Pascal e não ouve falar de C e Java, não adianta aprender programação.

O que acontece na Universidade que estudei (na disciplina Programação de Computadores na Física Licenciatura) e provavelmente em muitos lugares: aprendem a porra do Pascal, mas nem ouvem falar de C e Java. Então aprender Programação nessas condições é perda de tempo, vai ficar escrevendo programinha em caderno que não serve pra nada.

Também não é uma questão comercial, mas didática. É questão de utilidade pública ter noções de programação útil. Enquanto ensinam programação inútil, não concordo que seja mais fácil, mas uma perda de tempo.

Aliás, na Universidade (curso de Física Licenciatura) que as pessoas eram mais inteligentes, aprendem Pascal e ficam sem saber o que é C e Java. No IFET, com alunos mais burros que não queriam saber sequer programar porque só queriam o curso para ter um diploma de informática e trabalhar com formatação de computadores, aprendem C e Java e saem de lá aprovados mesmo que com dificuldade.

O Ne0 é menos inteligente do que acredita ser. Ele acha que sabe muito. Um péssimo forumeiro, só é moderador/líder por causa de influência sobre os superiores dele com a impressão de entendido que ele tenta passar.

Se eu fosse minimamente influente sobre "superiores" vc já tinha sido banido novamente a pelo menos 5 séculos, sua contribuição é nula .. alias vc só atrapalha o fórum com seus devaneios em assuntos de diferentes naturezas.

Vc não tem ideia nenhuma do que fala, ao menos alguns colegas corroboram com a minha humilde opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Pescador Parrudo disse:

Se eu fosse minimamente influente sobre "superiores" vc já tinha sido banido novamente a pelo menos 5 séculos, sua contribuição é nula .. alias vc só atrapalha o fórum com seus devaneios em assuntos de diferentes naturezas.

Vc não tem ideia nenhuma do que fala, ao menos alguns colegas corroboram com a minha humilde opinião.

Você não tem opinião nenhuma cara, só faz uns posts lixo com sua contribuição de merda para o tópico. Monta em seu cavalo, chora chicano! Péssimo forumeiro, não sabe desenvolver um tema sequer, de qualquer assunto. Fica criando confusão com os membros e jogando neles a culpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Por isso a ideia do curso profissionalizante como opção, acho que daria uma melhor noção prática

O importante é debater nossas humildes opiniões e tirando dúvidas sobre o nosso conhecimento.

O fórum serve para isso, se fosse para ficar tirando os outros do sério, não seria fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Você não tem opinião nenhuma cara, só faz uns posts lixo com sua contribuição de merda para o tópico. Monta em seu cavalo, chora chicano! Péssimo forumeiro, não sabe desenvolver um tema sequer, de qualquer assunto. Fica criando confusão com os membros e jogando neles a culpa.

Calma meninão, tome seus remédios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Pescador Parrudo disse:

Calma meninão, tome seus remédios.

Péssimo forumeiro não sabe do que fala, desvia o propósito do tópico, tenta tirar os outros do sério. Eu acho que você precisa de remédios!

Eu não tomo remédios.

Você precisa respeitar as regras do fórum.

Citar

7. Recomendações: 

  1. Antes de denunciar, tente-se colocar no lugar do autor do conteúdo e interpretar o que ele quis dizer. As regras não são perfeitas e sua interpretação muitas vezes é subjetiva. Tente-se colocar de fora da situação e ver as possíveis interpretações para o conteúdo que você pretende reportar.
  2. A boa convivência entre os membros e entre membros/EQUIPE é fator fundamental para o bom andamento da comunidade. Na medida do possível, tente não levar qualquer brincadeira/provocação para o lado pessoal. Muitas vezes uma denúncia adequada no próprio conteúdo é suficiente para encerrar um assunto que poderia acarretar em denúncias e advertências caso nenhuma das partes quisesse ceder.

7. COMUNICADOS IMPORTANTES

14. A convivência pacífica entre os membros do FManager Brasil é fundamental. Nossa missão é crescer dia a dia, popularizando o FManager Brasil com informações relevantes, compartilhando experiências entre a comunidade de interessados em conviver dentro desta finalidade. Usuários que não compreendam tal espírito e comportem-se de maneira prejudicial ao bom andamento poderão ser banidos.

Fonte: http://www.fmanager.com.br/guidelines/

Eu estou calmo, mas você é um péssimo forumeiro que está tentando me tirar do sério.

Continue respondendo e desviando o tópico em questão.

Péssimos forumeiros não tem argumentos. Não sabem desenvolver o tema do tópico. Apenas atacam e desrespeitam as regras do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Péssimo forumeiro não sabe do que fala, desvia o propósito do tópico, tenta tirar os outros do sério. Eu acho que você precisa de remédios!

Eu não tomo remédios.

Você precisa respeitar as regras do fórum.

Fonte: http://www.fmanager.com.br/guidelines/

Eu estou calmo, mas você é um péssimo forumeiro que está tentando me tirar do sério.

Continue respondendo e desviando o tópico em questão.

Péssimos forumeiros não tem argumentos. Não sabem desenvolver o tema do tópico. Apenas atacam e desrespeitam as regras do fórum.

Está explicado então! Você deveria pensar seriamente em algo do tipo.

E você também.

Realmente nisso vc está correto, não devo te responder mais, já cumpri minha cota social. E minha opinião foi dada, só ler os posts anteriores.

Se vc dá sua opinião fecal no fórum, tenho o direito de critica-la .. principalmente se tratando de alguém que não sabe nem que dia é hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pescador Parrudo disse:

Está explicado então! Você deveria pensar seriamente em algo do tipo.

E você também.

Realmente nisso vc está correto, não devo te responder mais, já cumpri minha cota social. E minha opinião foi dada, só ler os posts anteriores.

Se vc dá sua opinião fecal no fórum, tenho o direito de critica-la .. principalmente se tratando de alguém que não sabe nem que dia é hoje.

Puta que pariu, índio... Para de responder.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • AndreP
      Por AndreP
      ====x===
       
      Ai pessoal, vou fazer ENEM e prestar vestibular pra UFRGS, gostaria de algumas dicas de quem já fez os 2 ou fez o ENEM e uma grande federal pra maximizar o desempenho nas provas (tirando a dica de estudar, é claro)

      Creio que seja do interesse de mais gente, fica aberta a discussão.
    • _Matheus_
      Por _Matheus_
      Tópico com finalidade simples, compartilhar sites interessantes para aprendermos coisas novas ou da nossa área mesmo. Preferencialmente gratuitos, é claro. Aguardando o Marcus postar as descrições dos sites de programação que ele recomendou num tópico do Aldo.

      Temas Gerais

      - https://www.edx.org/ - Cursos gratuitos dos mais variados temas, ofertados por universidades renomadas de todo o mundo, incluindo Harvard, MIT, entre outras. Vídeo-aulas em inglês com legenda também em inglês. Para obtenção de certificados, paga-se $50 como forma de ajudar a manter o site.

      - http://ocw.mit.edu/index.htm - O MIT OpenCourseWare oferece cursos de vários departamentos da instituição.

      - https://www.udemy.com/ - PAGO (mensalmente)

      - https://www.coursera.org/ - De graça. Os certificados verificados são 49 dólares, eu acho bem barato. E dá pra começar e pagar depois e/ou pedir refund. Além de monetizar a empresa que presta um serviço extraordinário. Tem os certificados comuns, grátis, que não usam mecanismos pra garantir que foi você mesmo que fez o curso.

      - https://www.udacity.com/ é tipo Coursera e edX, mas com foco pra tecnologia. Tem cursos oferecidos pela nVidia, Autodesk, Google, Facebook e universidades.

      - https://www.ed.ted.com é a parte educacional do TED, com conteúdo interessante e curto.

      - CrashCourse - é o canal de cursos completos em vídeos curtos dos irmãos Hank e John Green (autor de A culpa é das estrelas). Tem história (mundial e EUA), biologia, ecologia, química. Literatura e psicologia estão em andamento.

      - VlogBrotehrs - outro canal dos irmãos Green, tem vídeos sobre assuntos atuais como neutralidade da rede, prisões norteamericanas, curiosidades, etc.

      - SciShow - terceiro canal dos irmãos Green, com foco em ciência.

      - Vsauce - canal de de curiosidades.

      - Minute Earth - ciência e histórias sobre a Terra.

      - Kurzgesagt - animações explicando coisas como o mercado de ações, o tempo, o Big Bang, a lua.

      - https://www.khanacademy.org - tem cursos de física, química, biologia, história, economia, artes e o carro-chefe é a matemática, do mais básico pra frente.

      - http://oyc.yale.edu/ - Open Yale, tipo o Open MIT

      - Fundação Getúlio Vargas - cursos gratuitos do ramo da economia.

      - https://ureddit.com

      --------------------

      Temas Específicos
      CAD

      - http://cad.cursosguru.com.br/

      Culinária

      - https://cookingforengineers.com

      - https://cooklet.com

      - https://reluctantgourmet.com/technic.htm

      - https://how2heroes.com

      Faça você mesmo (Do it yourself)

      - https://instructables.com

      - https://thedailymiscellany.com

      - https://wikihow.com

      - https://wonderhowto.com

      - https://howstuffworks.com

      - https://howcast.com

      Física

      - Minute Physics - simplificando a física

      Idiomas (Línguas)

      - https://www.duolingo.com/ - Inglês e Espanhol. Aplicativo de celular muito bom. A interface é simples, bem feita e remete a um jogo. Não existe um conteúdo para se ler, você vai aprendendo mediante as atividades. Seus erros lhe custam "vida" que regenera com pontos adquiridos (lingots) nos acertos ou com o passar dos dias (creio). Os erros acompanham de informações que os corrigem, e ainda há a possibilidade de ver comentários e trocar ideia com outros usuários. É um método bem simples, mas que a todo momento trabalha a repetição de termos e estruturas gramaticais, traduções bilaterais, áudios e imagens, fixando o conteúdo.

      - http://www.dw.de/aprender-alemão/s-2199 - Curso de Alemão básico oferecido pelo governo Alemão.

      - http://livemocha.com/ - Site pra aprender idiomas. Você pode aprender uma nova lingua e ajudar outra pessoa a aprender português. Se não me engano você tem uqe corrigir os exercicios de outra pessoa que esteja aprendendo o português e alguém faz o mesmo por você.

      - http://www.memrise.com/ - Idiomas, vocabulário, história, ciência, etc. Na base da memória.

      - https://bbc.co.uk/languages

      - https://bussu.com

      - https://verbling.com

      Microsoft Office

      - http://office.cursosguru.com.br/ - Cursos de Excel e Word são essenciais para qualquer pessoa. Eu descobri o VBA no excel há pouco tempo e estou fascinado, apesar de ainda não ter aprendido. Todo mundo acha que sabe mexer no Word, mas a maioria não sabe nada. Formatar um texto é muito importante e pra quem faz isso frequentemente, sabe que alguns parágrafos teimam em não se alinhar pelos métodos normais, entre outros probleminhas.

      Música

      - https://justinguitar.com

      - https://musictheory.net

      - https://utimateguitar.com

      - https://playbassnow.com

      - https://howtoplaypiano.ca

      - https://teoria.com

      Programação

      - http://www.codecademy.com/

      - http://www.learncpp.com/ - Programação em C/C++

      - http://www-h.eng.cam.ac.uk/help/tpl/languages/C%2B%2B.html - Programação em C/C++

      - http://jcatki.no-ip.org/fncpp/Resources - Material para aprendizado em C/C++

      - http://code.org/learn

      - https://www.khanacademy.org/#computer-science

      - http://skillcrush.com/category/blog/resources/tech-term/

      - http://www.bentobox.io/

      - http://www.codeyear.com/

      - http://www.codeschool.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://teamtreehouse.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://net.tutsplus.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://www.lynda.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://www.udemy.com/courses/Technology - PAGO (mensalmente)

      - http://www.pluralsight.com/training - PAGO

      - https://learncodethehardway.com

      - https://htmldog.com

      - https://trypython.org

      - https://rubymonk.com

      - https://codingbag
    • Kradeu
      Por Kradeu
      Faaala, galerinha. Tudo bem?

      Estou há anos sem entrar no fórum, mas resolvi recorrer para pedir uma ajuda de vocês.
      Estou concluindo meu MBA em Marketing pela UFRJ e tenho que entregar a versão final do meu TCC neste domingo!

      Queria só pedir uns minutinhos de vocês para responderem um formulário à respeito de comportamento nas redes sociais.
       
      O link para acessar é: https://forms.gle/TMddyHgeKa9NAiLA7
       
      Vale lembrar que todas as respostas são anônimas e serão usadas somente para fins acadêmicos.
       
      Muito obrigado a todos!

      PS: Se postei em lugar errado, peço que só movam o tópico pra área certa.
      PS²: Se não puder postar algo desse tipo, peço que me dêem uma colher de chá e esperem até sábado para excluírem pelo menos hahaha.
      PS³: Demorei horas para lembrar meu e-mail e senha. Tem como alterar? Meu e-mail nem existe mais e a senha era um atacante de um time da série C que treinei no cm0304 hahahahah
      Efuzivo abraço,
       
    • Ariel'
    • grollinho
      Por grollinho
      não sei qualé a idade da gurizada do fórum, mas ctz que teve alguém que fez o enem 2017. E aí, como é que foi? qual foi sua reação com o tema da redação? seus acertos? chegou atrasado? Cumpartilha aqui
×
×
  • Criar Novo...