Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bundesliga 16/17


Danut

Posts Recomendados

Spoiler
15 horas atrás, Danut disse:

Bom pessoal, como acho que não tem muita gente que acompanha o dia a dia do campeonato alemão por aqui, eu resolvi fazer um post um pouco maior com a minha visão sobre essas primeiras nove rodadas. Vou iniciar falando sobre os clubes nas primeiras quatro posições, se a ideia for bem recebida aqui eu falo do restante na sequência.


 

1º colocado, 23 pontos: Bayern München

A equipe do Bayern vem fazendo um campeonato dentro do esperado. A saída de Guardiola alterou bastante a forma de jogo do clube, que já não tem mais aquele domínio absurdo dos acontecimentos do jogo. O melhor exemplo dessa mudança foi o jogo contra o Eintracht Frankfurt, na sétima rodada, quando os bávaros tiveram sorte em conseguir empatar – na era Guardiola, era muito raro ver o Bayern não ser claramente a equipe com as melhores chances.

Por outro lado, mesmo essa versão um tanto menos dominante do Bayern ainda é muito melhor do que o restante da liga, com exceção talvez de uma única outra equipe, e por isso não devem ter dificuldades em levar o título. Uma equipe cuja “crise” é empatar duas rodadas em nove disputadas não tem muito como ser batida. A dúvida que fica é como esse novo estilo menos dominante irá se apresentar nas fases eliminatórias da Liga dos Campeões, que é o que realmente importa para o recordista alemão.

Jogador chave: Joshua Kimmich. Claro, Lewandowski, Robben e afins, são todos fundamentais. Mas o jogador do momento é Kimmich. O meio campista atua de forma bem mais avançada com Ancelotti – Kimmich era lateral ou zagueiro com Guardiola –, e já balançou as redes em quatro rodadas da competição. Com apenas 21 anos, tem tudo para ser o líder da nova geração do clube.

Previsão inicial: Campeão, mas com menos pontos do que no ano anterior.

Previsão atual: A mesma. O título não sai das mãos do Bayern. Mas acredito que a equipe deixará pontos pelo caminho.


 

2º colocado, 21 pontos: RaBa Leipzig

Para muitos, a grande surpresa da competição até o momento. Para outros, nada mais natural do que a campanha apresentada pelo time-empresa de Leipzig – afinal, foram 100 milhões de euros gastos a mais do que recebidos nos últimos três anos, um valor que não é comparável com os gastos de nenhum outro time na Alemanha. Independentemente da posição de cada um, o fato é que o RaBa Leipzig vem fazendo um campeonato excelente até o momento.

Com seis vitórias e três empates, o RaBa Leipzig tem conseguido surpreender os adversários com um 4-2-2-2, esquema nada usual no futebol alemão, e utilizando-se de bastante pressão o jogo todo – um estilo de jogo que combina bem com o plantel mais jovem da Bundesliga. Essa pressão incomodou muito o Borussia Dortmund na segunda rodada, por exemplo, naquela que foi a mais importante vitória do Leipzig até o momento.

Por outro lado, ainda há alguma dúvida quanto à capacidade do time-empresa de manter o bom momento durante toda a competição. É comum na Alemanha que os times promovidos consigam campanhas muito melhores no primeiro turno do que no segundo, então não é difícil imaginar que o Leipzig venha a sentir isso também. Por outro lado, dinheiro não falta para a empresa, então não se pode descartar que sejam realizados mais investimentos pesados já na próxima janela de transferências, especialmente se ainda parecer possível um ataque ao título.

Jogador chave: Oliver Burke. Contratado junto ao Notthingham Forest por cerca de 15 milhões de euros para essa temporada, o meia-direita de 19 anos se adaptou muito rapidamente a Leipzig, e tem sido fundamental para a campanha na Bundesliga.

Previsão inicial: 8º lugar. Mesmo com os gastos milionários, o RaBa Leipzig enfrentou bem mais dificuldades do que o esperado na terceira e na segunda divisões alemãs. Esperava que o mesmo ocorresse na Bundesliga.

Previsão atual: 3º lugar. O time parece ter se encontrado muito antes do imaginado na Bundesliga. Uma vaga para a Liga dos Campeões já é um objetivo realista. Por outro lado, acredito que a campanha deve cair no segundo turno, levando à perda de uma posição. Se investir como nos últimos tempos na janela de inverno, contudo, pode brigar pelo título.


 

3º colocado, 19 pontos: TSG Hoffenheim

O Hoffenheim escapou por pouco do rebaixamento na temporada passada, muito por conta de sua incapacidade em defender. Nesse ano, a situação parecia que iria se repetir – os dois primeiros jogos viram a equipe levar seis gols, e só a excelente produção ofensiva salvou dois pontos para o clube (2 a 2 e 4 a 4, respectivamente). Mas logo depois a defesa parece ter se encaixado. Nos sete jogos seguintes, foram apenas quatro gols sofridos.

Com cinco vitórias em sequência, o Hoffenheim vem em uma crescente na competição, cujo ponto alto foi a vitória por 1 a 0 sobre o Hertha BSC na última rodada – um jogo que poderia ter acabado em goleada histórica, tamanho o domínio do “segundo clube mais odiado da Bundesliga” (segundo os próprios torcedores). Méritos para o jovem treinador Julian Nagelsmann, de apenas 29 anos, que ressuscitou o 3-5-2 e com isso parece ter mesmo arrumado a casa para essa temporada.

Jogador chave: Oliver Baumann. O Hoffenheim só integra o seleto grupo dos invictos no campeonato graças a atuações milagrosas de seu goleiro nas primeiras rodadas, em especial contra o VfL Wolfsburg (empate em 0 a 0 na terceira rodada). Sua importância, contudo, tem diminuído com o avançar da competição, o que é um indicativo da melhora do clube.

Previsão inicial: 10º lugar. Nagelsmann assumiu um clube virtualmente rebaixado ano passado e conseguiu escapar da degola. Minha expectativa era de que esse ano o clube conseguisse uma campanha bem mais tranquila, mas que a defesa ainda custasse muitos pontos.

Previsão atual: 7º lugar. Embora a campanha empolgue no momento, o Hoffenheim ainda tem alguns adversários complicados pela frente. Além disso, os demais treinadores certamente já procuram uma forma de quebrar o esquema tático utilizado, e a surpresa pela volta do 3-5-2 não deve durar para sempre. No fim das contas, acho que falta qualidade para realmente conseguir uma vaga para as competições europeias.


 

4º colocado, 18 pontos: 1. FC Köln

O time vem em uma crescente já há algumas temporadas. Rebaixado à segunda divisão em 2011/12, o Köln voltou à elite em 13/14 e desde então faz, a cada ano, uma campanha um pouco mais sólida do que no ano anterior. O time para esse ano é basicamente o mesmo da temporada passada, e a aposta pela continuidade está se pagando.

O jogo do Köln não encanta, não traz nenhuma grande novidade, mas é futebol praticado de forma muito correta. Foi assim, sem inventar muito, que o clube conseguiu seus resultados até o momento, incluindo o empate com o Bayern München na sexta rodada (1 a 1). A única coisa a refrear a famosa empolgação dos torcedores de Colônia – conhecidos por sempre criarem expectativas muito acima da realidade do clube – é a dependência que o time tem apresentado de seu principal atacante. Por enquanto está dando certo, mas uma lesão ou má fase do jogador podem custar caro.

Jogador chave: Anthony Modeste. Nove jogos, onze gols e uma assistência. O atacante só não participou diretamente em quatro gols da equipe até o momento. Não há dependência semelhante na Bundesliga desde que Lewandowski deixou o Dortmund.

Previsão inicial: 14º lugar. O Köln parecia ter atingido seu limite com o 9º lugar em 15/16. Sem reforços significativos, o plano do clube parecia ser apenas torcer para que Modeste tivesse outro grande ano.

Previsão atual: 8º lugar. Modeste fez uma temporada excelente em 15/16, marcando 15 gols e fazendo 3 assistências em 34 atuações. Nessa temporada, são 11 gols em 9 jogos até agora. Apesar do atacante estar em seu terceiro ano no top3 da liga em volume de finalizações, sua taxa de conversão de chutes em gols não tem como continuar tão alta assim. Quando a bola parar de entrar, o Köln vai sentir. Mas os pontos acumulados até o momento devem ser suficientes para garantir uma boa posição na tabela final.

 

 

É isso por hoje. Deu bastante trabalho pra escrever, então espero que ao menos uma pessoa goste de ler. Tentei escrever de forma que aqueles que não acompanham muito o campeonato possam ter uma noção do que está acontecendo.

 

 

Ótimo trabalho, @Danut! Obrigado por nos fornecer este tipo de informação. Nem sempre temos informações tão bem "mastigadas" como as que tu colocaste. Podes ter certeza que este tipo de resumo agrada os bons leitores do fórum.

Para contribuir, seguem dois links sobre a bundelisga. Crédito para o site Trivela.

Manager do Hoffenheim:

http://trivela.uol.com.br/nagelsmann-tecnico-aos-29-anos-causa-impacto-no-hoffenheim-e-recebe-rasgados-elogios/

http://trivela.uol.com.br/baby-mourinho-e-estudante-de-negocios-quem-e-o-tecnico-mais-jovem-da-historia-da-bundesliga/

Oliver Burke:

http://trivela.uol.com.br/quem-e-oliver-burke-o-escoces-que-e-visto-como-uma-futura-grande-estrela-mundial/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 387
  • Criado
  • Última resposta
54 minutos atrás, El Piratz disse:
  Mostrar conteúdo oculto

 

Ótimo trabalho, @Danut! Obrigado por nos fornecer este tipo de informação. Nem sempre temos informações tão bem "mastigadas" como as que tu colocaste. Podes ter certeza que este tipo de resumo agrada os bons leitores do fórum.

Para contribuir, seguem dois links sobre a bundelisga. Crédito para o site Trivela.

Manager do Hoffenheim:

http://trivela.uol.com.br/nagelsmann-tecnico-aos-29-anos-causa-impacto-no-hoffenheim-e-recebe-rasgados-elogios/

http://trivela.uol.com.br/baby-mourinho-e-estudante-de-negocios-quem-e-o-tecnico-mais-jovem-da-historia-da-bundesliga/

Oliver Burke:

http://trivela.uol.com.br/quem-e-oliver-burke-o-escoces-que-e-visto-como-uma-futura-grande-estrela-mundial/

Muito bons os textos. Reforço a recomendação de leitura, especialmente do primeiro e do terceiro.

 

O texto sobre o Hoffenheim mostra bem o excelente trabalho do Nagelsmann. Minha dúvida é como ele vai reagir quando os outros clubes reagirem melhor ao esquema montado, quando alguém aprender quais seus pontos fracos. Mas talvez tenha sido conservador na minha expectativa, acho bem possível que o Hoffenheim acabe o campeonato melhor do que eu disse na real.

E não sabia que o Bayern já quis ele pra base, que bom que não foi. Acho que a questão é saber entre  ele e o Tuchel, quem é que vai parar no Bayern primeiro... Mas provavelmente os dois passarão.

 

Quanto ao texto do Burke, só discordo que ele deveria ter ido para um clube maior. Poucos clubes no mundo tem um projeto tão bem estruturado para desenvolvimento de jogadores. Por maior que seja meu ódio ao RaBa Leipzig, eles tão mostrando muita competência nessa parte. Acho que para o desenvolvimento pessoal do jogador, pode ter sido o passo mais certo que ele poderia dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De louvar essa dedicação e sabedoria sobre uma liga inteira (eu malemal consigo acompanhar 1,2 times por ano haha). Da pra ver que tu curte muito a Bundes (que eu particularmente gosto muito, assistia bastante quando o site do Terra passava uns joguinhos) e manja da liga. 

Eu apoio totalmente uma continuação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JhGimenes disse:

Realmente muito legal a análise feita pelo @Danut.

Seria bem interessante se tivesse alguém com conhecimento e disposição pra fazer isso com outras ligas.

Valeu :) Eu acho que poderia me arriscar na 2. Bundesliga também, mas aí já ia ser meio underground demais pra cá :p Outras ligas não acompanho nada, mas também ia curtir se alguém se dispusesse a falar sobre.

 

27 minutos atrás, Hazel disse:

De louvar essa dedicação e sabedoria sobre uma liga inteira (eu malemal consigo acompanhar 1,2 times por ano haha). Da pra ver que tu curte muito a Bundes (que eu particularmente gosto muito, assistia bastante quando o site do Terra passava uns joguinhos) e manja da liga. 

Eu apoio totalmente uma continuação. 

Haha, curto muito a Bundesliga sim. Eu praticamente só assisto os jogos de lá, então tento assistir o do Dortmund e mais um por final de semana.

Além disso, vejo os melhores momentos de todos os jogos e leio muito sobre a liga, principalmente análises táticas. Acho uma liga fascinante pela parte tática - esse ano a Inglaterra tem alguns treinadores interessantes, mas a ilha ainda está bem atrás da Bundesliga na parte tática. Só acho uma pena que a briga pelo título não seja uma briga faz muitos anos já, isso diminui muito a atratividade pro espectador neutro. Daí entendo porque as pessoas costumam preferir a liga inglesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Danut disse:

Haha, curto muito a Bundesliga sim. Eu praticamente só assisto os jogos de lá, então tento assistir o do Dortmund e mais um por final de semana.

Além disso, vejo os melhores momentos de todos os jogos e leio muito sobre a liga, principalmente análises táticas. Acho uma liga fascinante pela parte tática - esse ano a Inglaterra tem alguns treinadores interessantes, mas a ilha ainda está bem atrás da Bundesliga na parte tática. Só acho uma pena que a briga pelo título não seja uma briga faz muitos anos já, isso diminui muito a atratividade pro espectador neutro. Daí entendo porque as pessoas costumam preferir a liga inglesa.

Eu gostava de ver a Bundes por que era difícil ter um jogo chato. Quase sempre era um jogo bem animado (independente de que time fossem) e todo jogo rolava 2 ou 3 gols o que me prendia bastante haha

Na alemanha eu curto muito o St Pauli (por tudo que ele representa pra comunidade de Hamburgo, as posições politicas, o envolvimento da torcida), pena que os horarios da 2.Bundes são impraticaveis na minha vida haha (direto tem jogo 7 ou 8 da manha). Mas toda semana que dou uma olhada em quanto foi o jogo. Pena que esse ano o rebaixamento ja ta praticamente selado :/ . Time ta numa gangorra fudida ultimamente. Na temporada passada brigou forte pra subir, na retrasada não caiu por milagre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Hazel disse:

Eu gostava de ver a Bundes por que era difícil ter um jogo chato. Quase sempre era um jogo bem animado (independente de que time fossem) e todo jogo rolava 2 ou 3 gols o que me prendia bastante haha

Na alemanha eu curto muito o St Pauli (por tudo que ele representa pra comunidade de Hamburgo, as posições politicas, o envolvimento da torcida), pena que os horarios da 2.Bundes são impraticaveis na minha vida haha (direto tem jogo 7 ou 8 da manha). Mas toda semana que dou uma olhada em quanto foi o jogo. Pena que esse ano o rebaixamento ja ta praticamente selado :/ . Time ta numa gangorra fudida ultimamente. Na temporada passada brigou forte pra subir, na retrasada não caiu por milagre. 

Sim :( Eu curto muito eles também. Aliás, tem vários times que eu simpatizo na segunda divisão: Kaiserslautern, Sandhausen, Union Berlin, Düsseldorf. Mas o St. Pauli tem um lugar especial. Agora, realmente, o horário da 2. Bundesliga é muito complicado. Além disso, ficar dependendo de stream jack sparrow pra conseguir assistir os jogos é complicado. Se passasse na TV ao menos, já ajudava muito.

Quanto à campanha atual do St. Pauli, tá triste mesmo. Não consigo entender como um time que fez uma campanha tão ruim num ano vai tão bem no outro e tão mal no seguinte. Rebaixamento quase decretado com menos de 1/3 do campeonato jogado é triste...

 

Ah, e a Bundesliga tem ainda a maior média de gols das grandes ligas europeias, acho. Isso é mesmo um ponto a favor. Saco é que os jogos com o Bayern são todos monótonos - tem muitos gols, mas todos do mesmo lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não li a análise, mas já me junto ao coro pela continuação da mesma, @Danut.

Como já falaram por aí, seria legal demais ver esse tipo de análise em outras ligas (ao menos as principais - Espanha, Itália, Inglaterra, França). E creio que o que não falta aqui é membro que conheça algumas dessas ligas mais a fundo e escreva bem. Pelo que vejo no fórum, e posso até estar enganado, temos o @Silveira. com mais conhecimento da Premier, @Bruno Caetano. parece conhecer bem a La Liga e o @renato. a França. Se eles animarem, seria show de bola e acrescentaria ainda mais a área.

Eu gosto de escrever e poderia até tentar ajudar com isso, mas não tenho um conhecimento tão profundo de uma liga em específico como o Danut, então teria que basear a análise mais em pesquisa do que em conhecimento prévio, mas quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Danut disse:

Quanto à campanha atual do St. Pauli, tá triste mesmo. Não consigo entender como um time que fez uma campanha tão ruim num ano vai tão bem no outro e tão mal no seguinte. Rebaixamento quase decretado com menos de 1/3 do campeonato jogado é triste...

Mas por que você diz isso se passaram apenas 11 jogos e ele está apenas a 5 pontos para sair do Z3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yan Perisse disse:

Mas por que você diz isso se passaram apenas 11 jogos e ele está apenas a 5 pontos para sair do Z3?

Justamente, foram só 11 jogos e eles já tão cinco pontos atrás, é muita coisa pra pouco tempo. Além disso, os jogos da equipe até o momento tem sido terríveis, o treinador já xingou todos os jogadores em coletiva de imprensa (basicamente dizendo que eles não se entregam e são preguiçosos), e mesmo assim a crise não parece ter fim.

Claro que ainda pode acontecer de o clube mudar algumas pessoas e se recuperar, mas a crise no momento é tão grande que eu não acho que isso vá acontecer, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Danut disse:

Claro que ainda pode acontecer de o clube mudar algumas pessoas e se recuperar, mas a crise no momento é tão grande que eu não acho que isso vá acontecer, não.

Boa fase também. Lembra do Goiás 2003?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ichthus disse:

Boa fase também. Lembra do Goiás 2003?

Pra ser sincero, não :P Que tem o Goiás 2003?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Danut disse:

Pra ser sincero, não :P Que tem o Goiás 2003?

Era o primeiro brasileirão de pontos corridos. Entrou no primeiro turno, e depois deu aquela arrancada monstruosa, saindo da zona de rebaixamento e se livrando com folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Danut disse:

Justamente, foram só 11 jogos e eles já tão cinco pontos atrás, é muita coisa pra pouco tempo. Além disso, os jogos da equipe até o momento tem sido terríveis, o treinador já xingou todos os jogadores em coletiva de imprensa (basicamente dizendo que eles não se entregam e são preguiçosos), e mesmo assim a crise não parece ter fim.

Claro que ainda pode acontecer de o clube mudar algumas pessoas e se recuperar, mas a crise no momento é tão grande que eu não acho que isso vá acontecer, não.

Ah sim, não sabia dessa crise toda. Mas pode ser que se livrem sim, é possível, né.

Só não sei como anda esse negócio dos clubes acordarem antes do final e conseguirem se livrar do rebaixamento na Alemanha, vide Fluminense em 2009 e outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, só queria avisar que não desisti de continuar minha série de posts aqui. Ocorre que, além de estar fazendo o TCC, o pessoal resolveu ocupar a minha faculdade hoje, então tô envolvido em muita coisa no momento e sem tempo de escrever aqui. Então, assim que der uma folga eu continuo as postagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha patética do Hamburgo SV, a propósito dos dois times de Hamburgo. Era um dos times mais ricos da Alemanha, não sei onde enfiaram todo o dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando um assunto da temporada passada, achei curioso o que o Martí Perarnau (jornalista que escreveu as duas biografias do Pep Guardiola) revelou sobre o que aconteceu naquele episódio entre Pep e  Kimmich (spoiler).

Spoiler

 

Fiz uma tradução livre:

"Martí Perarnau revelou a discussão entre Pep Guardiola e Joshua Kimmich depois do jogo contra o Dortmund temporada passada.

Pep substituiu Benatia no segundo tempo e o mandou passar algumas instruções a Kimmich. Depois do jogo, o Pep foi até o Kimmich:

- Você entendeu as instruções do Benatia?

- Desculpa Pep, eu não entendi.

- P#*¨#! Você deveria ter jogado no meio de campo!

- Eu sinto muito, eu não entendi isso.

- Eu queria que você se movesse da frente da defesa e ocupasse a zona de contenção. Nós perdemos o controle. Você tem que escutar quando alguém passa instruções minhas.

- Me desculpe, eu não fazia ideia...

- Você foi brilhante aqui hoje, Josh. Muito, muito bem. Eu te disse que você conseguiria.

- Obrigado Pep. Foi um jogo difícil, mas eu fui ok no final.

- O que você quer dizer com ok? Você fez certinho. Você foi sensacional, Josh. Sensacional! Eu estou muito orgulhoso de você."

Relembrando minha opinião sobre o assunto:

Em 06/03/2016 at 13:05, Bruno Caetano. disse:

O Pep deu conselhos ao Kimmich. O técnico é pago para isso, instruir e corrigir. Fazer isso no jogo ou num treino, que também é televisionado, não faz diferença nenhuma. É muito mais fácil assimilar quando a correção vem no momento. O Guardiola é intenso, tem esse jeito louco, expansivo e firme de se comunicar. Durante a conversa, ele até dá um abraço no garoto, coloca os braços sobre os seus ombros. Kimmich concorda e parece tirar dúvidas sobre os erros que cometeu no final do jogo. Com a maturidade que o Kimmich mostrou (e que o próprio Pep reafirmou na coletiva pós-jogo), dá pra ver que ele aceitou e que está ali para aprender. Daí vem aquele Bruno Secco no ESPNFC e reclama do Guardiola, como sempre fez, em assuntos completamente idiotas. Momentos assim com o Pep só devem fazer o Kimmich (ou outro jogador) crescer como jogador e pessoa - as declarações de outros treinados pelo Pep mostram o quanto é benéfica a convivência profissional com ele. Talvez o Kimmich (que fez um partidaço!) nunca mais tenha a chance de trabalhar com um treinador tão extraordinário. 

Esse papo de esfriar a cabeça e conversar no vestiário vêm de quem nunca esteve ali dentro no calor de uma partida. É igual aquelas entrevistas que o Tite dá quase gritando: adrenalina em níveis altíssimos. As reclamações da imprensa e dos torcedores não devem ser levadas em conta porque ninguém sabe como é a relação entre os dois, o que aconteceu na conversa e como o Kimmich reagiu a isso (btw, ele reagiu da melhor maneira possível). Daí eu vejo comentários de gente falando que se fosse com eles ou com jogador x ou y, isso não aconteceria ou a reação seria insolente e altiva. Caramba, você tem a oportunidade de trabalhar com um mestre da estratégia e reage a conselhos dessa maneira? Como se aprende sem humildade e sujeição? Se ele reagisse querendo desabar emocionalmente ou ficando bravo com o conselho, isso demonstraria o que da personalidade dele? É impressionante a má vontade dos torcedores do Bayern com o Guardiola.

PS: Relembrando aqui, dura que o Guardiola deu mesmo foi uma vez no Alexis Sánchez, em um jogo contra o Atl Madrid no Camp Nou pela temporada 11/12. O chileno voltava de lesão, deu um pique completamente idiota atrás de uma bola morta e sentiu a coxa. Daí ele foi mancando até o banco de reservas e o Pep amaldiçoou até a última geração dele, reclamando da burrice de um jogador de um time gigante cometer um ato amador como esse. Isso sim é uma reação exagerada e desnecessária do técnico, porque microfones, 90 mil pessoas no Camp Nou e a televisão pegaram tudo e a mídia caiu em cima desse assunto nas semanas seguintes. Mas novamente, como eu vou criticar sendo que eu não faço a mínima ideia do que é tentar moldar um jogador com vida financeira feita, ego inflado e carreira construída?

Controlar um vestiário deve ser como aquela cena do Jurassic World, onde o cara amestra um bando de predadores. Ele não pode demonstrar medo para não ser engolido pelos animais, apesar de ter esse medo. Apontar os erros de um profissional nessa situação do sofá de casa carimba o seu cartão de 'idiota do dia'.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Vice-Presidente

Fico imaginando o tanto que a alemãozada tá rasgando o cu com a unha com essa liderança do Red Bull Leipzig.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Henrique M. disse:

Fico imaginando o tanto que a alemãozada tá rasgando o cu com a unha com essa liderança do Red Bull Leipzig.

Imagina o @Danut.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Imagina o @Danut.

Eu tô ignorando a existência deles. Pra mim o líder do campeonato é o segundo colocado (#campeãomoral)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até nem odeio tanto o projeto da Red Bull na Alemanha, os caras fizeram tudo legalzinho e tal (só fico meio de cara por que eles colocarem mesmo nome e uniformes em todos times que tem).

E na Alemanha tem varios times bancados por grandes empresas (mesmo que por baixo do pano) não sei pq pegam tanto no pé do RB Leipzig. Ajuda ai @Danut

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Time do Dortmund é ridículo na defesa, putaqueopariu. Fizeram a pouco o gol de empate, mas não durou um minuto o empate. Foi só o Frankfurt resolver atacar de novo que no primeiro ataque voltou a ficar na frente no placar.

 

EDIT: Aliás, o Frankfurt marcou no primeiro ataque depois da saída de bola no intervalo e no primeiro ataque depois da saída de bola no gol do Dortmund. Não pode ser tão difícil marcar uma saída de bola.

EDIT²: Acho que esse vídeo explica a temporada do Dortmund até agora. Time uma hora parece incrível, outra hora parece horrível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Time do Dortmund é ridículo na defesa, putaqueopariu. Fizeram a pouco o gol de empate, mas não durou um minuto o empate. Foi só o Frankfurt resolver atacar de novo que no primeiro ataque voltou a ficar na frente no placar.

 

EDIT: Aliás, o Frankfurt marcou no primeiro ataque depois da saída de bola no intervalo e no primeiro ataque depois da saída de bola no gol do Dortmund. Não pode ser tão difícil marcar uma saída de bola.

EDIT²: Acho que esse vídeo explica a temporada do Dortmund até agora. Time uma hora parece incrível, outra hora parece horrível.

 

Definiu bem demais o Dortmund nas partes negritadas hahaha. Impressionante a desatenção do time nas saídas de bola hoje. 

Dembelé entrou pra pôr fogo no jogo, único que conseguiu criar alguma coisa. Tem futuro demais. 

Quanto ao Frankfurt, soube jogar nos erros do Borussia e se defendeu de maneira muito sólida. Belo jogo da equipe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, -Lucas disse:

Definiu bem demais o Dortmund nas partes negritadas hahaha. Impressionante a desatenção do time nas saídas de bola hoje. 

Dembelé entrou pra pôr fogo no jogo, único que conseguiu criar alguma coisa. Tem futuro demais. 

Quanto ao Frankfurt, soube jogar nos erros do Borussia e se defendeu de maneira muito sólida. Belo jogo da equipe. 

Pois é, o time é muito inconstante. Eu já tava aceitando que temos um ótimo ataque mas um péssimo meio de campo e uma péssima defesa. Aí no jogo contra o Bayern, a defesa foi bem demais. Daí já não entendi mais nada.

Única coisa que parece ser constante é a total incapacidade de fazer a transição entre defesa e ataque. Gündogan faz falta demais nesse time. Plano era que o Weigl assumisse a função, mas ele não sabe fazer isso. Tampouco Castro e Götze tem ajudado muito. E o Rode é horrível demais, maior presente que o Dortmund já deu pro Bayern foi contratar ele, ainda pagamos uma fortuna pra isso.

O Dembelé tem muita bola, apesar de uma certa indisciplina tática ainda. Mas com a idade dele, isso é normal. Acho que vai ser o próximo grande nome do Dortmund - só não sei se fica muitos anos no clube, não.

O Franfkurt fez sua parte realmente. Entraram para vencer por pouco, seguiram o plano direitinho e levaram a vitória.

 

 

 

------------

Mudando de assunto, o Bayern elegeu o Uli sonegador de impostos Hoeneß como presidente novamente. Lamentável. Sou favorável a dar segunda chance a todos, mas receber como herói um cara que desviou milhões e ainda mentiu até o último momento tentando se salvar é demais.

Além disso, eu havia escrito no tópico de transferências do Dortmund, uns meses atrás, sobre como a relação Bayern/Dortmund tinha mudado muito com a saída do Hoeneß. Enquanto com ele o clima era realmente de "queremos destruir o Dortmund" (e com a respectiva resposta em clima de "vamos atacar o Bayern com tudo"), sempre cheio de alfinetadas na imprensa, de negociações sujas envolvendo jogadores (vazamento da transferência do Götze, contrato com o Lewandowski muito tempo antes do permitido), depois que ele saiu a coisa mudou completamente. Os clubes passaram a se respeitar, a se tratar como rivais dentro de campo, mas que buscam um clima limpo e que permita a ambos fazerem a sua parte do ponto de vista esportivo. Aí o Hoeneß volta e literalmente a primeira frase dele como presidente do Bayern de novo fala do Dortmund como "inimigo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 rodadas e o Hamburgo não ganhou de ninguém. De frequente campeão da taça sétimo lugar para ano após ano tentar ser rebaixado com mais força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Bundesliga 16/17
  • Bruno Caetano. unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2023–24 será a 61ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 18 de agosto de 2023 e está programado para terminar em 18 de maio de 2024.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão
       
      Últimos vencedores
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2022–23 será a 60ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 5 de agosto de 2022 e terminará em 27 de maio de 2023. 
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos vencedores:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • #Vini
      Por #Vini
      O Clube Antes de conhecermos o famoso Leverkusen, clube formado pelos funcionários da companhia química alemã, a Bayer, houve um outro time que, embora formado um ano depois do seu irmão mais famoso, em 1905, teve a primazia em seus momentos de brilho no cenário nacional e continental. Eu falo do KFC Uerdingen, antigo Bayer Uerdingen. 
      Fundado em 1905 como Fußball-Club Uerdingen 05 na cidade de mesmo nome (pouco tempo depois incorporada como distrito à cidade de Krefeld), o clube passou por diversas fusões antes daquela que marcaria sua existência, em 1953, quando se uniu ao Werkssportgruppen Bayer AG Uerdingen, clube dos funcionários da fábrica química da Bayer sediada em Krefeld. Com o aporte financeiro da empresa, foi rebatizado como FC Bayer 05 Uerdingen e passou a crescer dentro das divisões locais amadoras do futebol alemão-ocidental.
      Em 1971, o time subiu para a Regionalliga West (na época, um dos grupos da segunda divisão regionalizada) e quatro anos depois, conquistava um histórico acesso à Bundesliga. A primeira passagem pela elite foi meteórica e durou apenas a temporada 1975/76, mas o clube retornaria em 1979 para mais dois anos na máxima categoria. Naquele ano, o outro clube bancado pela Bayer, o Leverkusen, também subiria para fazer sua estreia na primeira divisão.
      Ali naqueles meados dos anos 80, no auge do aporte financeiro da Bayer, o Uerdingen viveu os melhores dias de sua história. Campeão da copa nacional, terceiro colocado na Bundesliga, semifinalista europeu e com jogadores na seleção, parecia mais credenciado a figurar como nova potência do que o “coirmão” Leverkusen. As previsões, porém, não se confirmaram, e o clube mergulhou numa profunda crise após a retirada da empresa.
      As colocações cairiam a cada ano até o rebaixamento, em 1991, encerrando o ciclo mais longo do clube na elite do futebol alemão. O Bayer Uerdingen voltaria para mais três presenças na primeira divisão nas temporadas 1992/93, 1994/95 e 1995/96. Entre essas duas últimas, sofreria seu maior abalo, quando a empresa química retirou seu financiamento ao departamento de futebol do clube, que acabou rebatizado como Krefelder Fußball-Club Uerdingen 05, deixando dúvidas sobre o futuro da equipe.
      A derrocada foi implacável: rebaixado para a 2.Bundesliga em 1996, o clube desceu à Regionalliga (terceira divisão) ainda em 1999, chegando à sexta categoria (Verbandsliga Niederrhein) após uma reestruturação do campeonato em 2008, antes de começar a escalar novamente as divisões até a atual 3.Liga.
      Títulos
      Copa da Alemanha (1984/85)
      Referências: 
      https://trivela.com.br/azaroes-eternos/bayer-uerdingen-de-1985-86-os-primeiros-aspirinas-a-assombrarem-a-alemanha/
      https://en.wikipedia.org/wiki/KFC_Uerdingen_05
       
      O Save Ainda estou com “Mare Nostrum” em aberto, mas como ele poderia levar ainda outras 40 temporadas para ser concluído - levando-se em conta o tempo que levei para completar o pote 1 - resolvi que ele seria melhor apresentado em forma de capítulos. Então, com o pote 1 completo, decidi que era hora de encerrar essa etapa e partir para um outro save e no futuro retomar os outros potes. 
      Rodei por diferentes ideias antes de chegar nessa que irei contar a vocês. Uma coisa eu tinha em mente: era preciso algo desafiador, mas nada que durasse 20, 30 temporadas. Assim o ideal seria jogar dentro das 5 grandes ligas da Europa, faltando decidir apenas o tipo de desafio. Entre várias ideias, decidi reler a seção “Azarões Eternos”, da Trivela, para buscar inspiração. Somados aos valiosos papos que tive com o @Tsuru, comecei a formar um modelo de save. A princípio, pensando na 2. Bundelisga, ou até então na principal divisão do país. Até que li sobre o Uerdingen e decidi que iria começar aqui. 
      Quero jogar esse save pensando unicamente em me divertir e curtir o FM 2021. Mas é claro que tenho alguns objetivos em mente e pensando no cenário alemão não dá para fugir da conquista da Bundesliga, para destronar o Bayern. Adicionalmente, quero repetir a campanha europeia do time na vida real (semi da Recopa Europeia em 1986) nos moldes atuais, então valeria uma semifinal de Europa League ou Conference League. 
      E é isso. Pretendo ter algo leve com esse save, sem pensar nele como uma trajetória de longo prazo. Por fim, você deve estar se perguntando por quê não coloquei a Champions League como objetivo. Minha resposta é que não quero condicionar o save a conquistas, sendo que o desejo de uma Bundesliga e uma boa campanha europeia servirão apenas de norte como o save. Não irei considerar um fracasso caso não conquiste nada no caminho.
      Selecionei apenas as ligas europeias nesse momento. Conforme subirmos na Bundesliga, posso repensar e adicionar as ligas brasileira e argentina, removendo outras para manter o bom desempenho da máquina. Além disso, selecionei a opção de desativar a janela de transferências no início da temporada, ou seja, jogarei com o elenco que tenho em mãos e qualquer movimentação só poderá ser feita a partir de janeiro. 

       
      Informações gerais e de infraestruturas  O KFC Uerdingen encontra-se atualmente na terceira divisão alemã, a 3. Fussball Liga e é cotado para o 3º lugar em 2020/21. Suas infraestruturas são razoáveis no que diz respeito ao CT do time principal e da base, enquanto que o recrutamento de jovens é um ponto urgente de melhoria. 
      Mandaremos nossos jogos no Merkur Spiel-Arena, com capacidade para 54.000 pessoas, o que traz um potencial enorme de receita. Basta ver que na 3. Liga já conseguimos arrecadar €2mi ao ano. Nas proximidades temos como adversários o Fortuna Düsseldorf e o Borussia Mönchengladbach, o que pode ser um desafio em termos de recrutamento.

       
      Visão do Clube A Diretoria exige terminarmos na metade superior, algo natural para a cotação que temos na 3. Liga, enquanto que já na temporada seguinte o acesso vira uma cobrança maior. Até aqui tudo bem. Em andamento estão os planos para construção de um novo estádio, porque pelo que entendi, o conselho da cidade detém a posse do Merkur-Spiel. Como o custo de manutenção da arena foi de €795k, dá para entender, no curto-prazo, porque a Diretoria quer outro local para mandar os jogos. 
      Além disso, temos como meta de curtíssimo prazo o cuidado com o orçamento, visto que temos €825k em empréstimos a pagar até 12/2022. 

    • bstrelow
      Por bstrelow
      Bundesliga 21/22
      A Bundesliga de 2021–22 será a 59ª edição da primeira divisão do futebol alemão. O campeonato iniciará em 13 de agosto de 2021 e terminará em 14 de maio de 2022.
      Regulamento
      Atual Campeão
      Últimos Vencedores
      Promovidos e Rebaixados
      Troca de Treinadores
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico geral para transferências na Bundesliga nessa janela de verão, se um time não tem um tópico próprio, esse é o espaço para discutir sobre o mercado dele.
      🔴 Tópico próprio do Bayern
      🟡 Tópico próprio do Dortmund ⚫
       
       
      Fiquem à vontade para criar um tópico específico caso seja uma transferência especial ou coisa do tipo.
×
×
  • Criar Novo...