Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

5 motivos para testar o navegador Vivaldi


_Matheus_

Posts Recomendados

Citar

 

vivaldi-1

O navegador Vivaldi passou quase um ano nos estágios alfa e beta, mas chegou recentemente à versão 1.0. Criado por Jon von Tetzchner, ex-chefe da Opera, ele é voltado para usuários experientes e está repleto de recursos. O navegador está disponível para Windows, Mac e Linux. Eis cinco motivos para preferirmos o Vivaldi a outros navegadores como Chrome e Firefox.

1) Empilhamento de abas

vivaldi final 1

Todos já passamos por isso: aquele momento em que você percebe que abriu abas demais no seu navegador e não consegue encontrar o site que você gostaria. O Vivaldi tem um ótimo recurso chamado Empilhamento de Guias que tenta impedir que isso aconteça. Isto permite criar “pastas” de abas (como as pastas de apps na tela inicial do seu smartphone). Arraste uma por cima da outra e pronto.

Você pode querer agrupar abas do mesmo site, por exemplo, ou abas que estejam ligadas a um certo assunto. É possível manter todas as abas de redes sociais em uma mesma pasta, e todas as relacionadas a trabalho em outra. Para remover uma aba em particular, ou para soltar todas as abas de uma vez, clique com o botão direito.

2) Comandos rápidos

vivaldi final 6

Outro recurso bacana no Vivaldi são os Comandos Rápidos: pressione F2, comece a digitar e você pode rapidamente buscar sites na web, no seu histórico recente, ou nos seus favoritos; além de encontrar configurações, atalhos de teclado e itens de menu. É como uma versão turbinada da omnibox do Chrome.

3) Navegação lado a lado

vivaldi final 3

O Vivaldi também oferece uma forma de ver sites lado a lado na mesma janela do navegador. Selecione múltiplas abas segurando Ctrl ou Cmd, clique em “Exibição lado a lado” no canto inferior direito, e escolha o layout: as páginas podem ser posicionadas horizontalmente, verticalmente ou em grupos. Isso funciona com abas empilhadas, também. Clique novamente em “Exibição lado a lado” para voltar ao modo normal.

4) Anotações

vivaldi final 8

A ferramenta de anotações do Vivaldi pode ser incrível quando você precisa escrever algumas ideias. A ferramenta é integrada à barra lateral do navegador. Para começar a anotar, clique no ícone Notas, e aí é só digitar.

As anotações podem ser organizadas em pastas, e você pode adicionar capturas de tela e anexos usando os ícones na parte inferior. Também é possível selecionar texto na página, clicar em “Salvar seleção como nova nota”, e ele guarda a URL junto à anotação.

5) Gestos com mouse

vivaldi final 7

Assim como o Opera e o Microsoft Edge, o Vivaldi tem suporte a atalhos por gestos de mouse, assim você consegue fechar uma aba deslizando o mouse, ou abrir outra com uma sacudida. Para quem nunca usou, isso talvez pareça besteira – mas assim que você se acostuma a navegar com gestos do mouse, é difícil voltar atrás.

Nas Configurações, selecione Mouse e você pode habilitar ou desabilitar os gestos com mouse, além de ver os gestos sendo demonstrados na tela. Por exemplo, para fechar uma aba, clique e segure o botão direito do mouse, e então o deslize para baixo e para direita.

Vale mencionar que o Vivaldi também tem suporte a atalhos de teclado personalizados, se você preferir criar os seus próprios – basta ir em Configurações > Teclado.


Há muito mais a ser explorado no Vivaldi, incluindo abas visuais (passe o mouse por cima da aba para ver uma prévia); um botão Voltar que retorna ao primeiro site do histórico da aba; suporte para extensões do Chrome; e diversos recursos de personalização – entramos em detalhes aqui. Ainda há muita coisa a ser adicionada nele também, mas o começo é promissor – e vale a pena conferir.

Fonte: Gizmodo http://gizmodo.uol.com.br/5-motivos-navegador-vivaldi/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 95
  • Criado
  • Última resposta
  • Vice-Presidente

Eu uso o Opera e sinceramente, não sinto falta do que se tornou o Chrome e das decisões questionáveis do Mozilla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito tempo que não uso o Opera. Aliás, da história toda dela, usei em ocasiões muito sazonais que ainda duraram pouco. Chrome tem atendido todas minhas expectativas, e o Firefox acho OK.

 

O que você vê no Opera, @Henrique M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Agora, _Matheus_ disse:

Muito tempo que não uso o Opera. Aliás, da história toda dela, usei em ocasiões muito sazonais que ainda duraram pouco. Chrome tem atendido todas minhas expectativas, e o Firefox acho OK.

 

O que você vê no Opera, @Henrique M.

Ele não consome tanta RAM e tem as mesmas opções de configuração e personalização do Firefox. Tem alguns recursos interessantes que eu até poderia explorar mais e agora também embutiram um VPN na última atualização. Basicamente ele junta tudo o que eu prezo no Chrome e no Firefox e ainda elimina algumas imperfeições. Não é perfeito, mas desde que passei a utilizar ele, parei de ter dor de cabeça com browser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória sempre achei que o Chrome consome demais, mas vi que o firefox não era uma alternativa decente pra isso também. No meu chrome tenho umas extensões que não abro mão e me deixam disposto a pagar o preço da memória a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Instalei aqui pra testar... é bem leve, mas no quesito navegação não difere mt do Chrome não, viu. Já no quesito customização aí sim ele é diferente, mas porra: pra quem não tem saco de ficar indo categoria por categoria, customizando cada coisinha do seu jeito, hahahaha não vale a pena.

É aquilo que o @Vitor Jaú disse: me parece promissor, negócio agora é ficar de olho pra ver se evolui.

 

p.s: vou voltar pro Chrome, hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um teste de 10 segundos, achei a interface um pouco esquisita. Vou fazer um teste mais prolongado depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Leho. disse:

Acho que vale o teste sim, @Galford Strife. Vai que você acaba gostando... ele não deixa a desejar ao Chrome, por exemplo.

Se for assim provavelmente vou acabar usando ele, pq esse esquema de poder ter varias abas visíveis na mesma tela eh uma mão na roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Galford Strife disse:

Se for assim provavelmente vou acabar usando ele, pq esse esquema de poder ter varias abas visíveis na mesma tela eh uma mão na roda.

Cara, se você arrastar uma aba do chrome pra baixo, vai gerar uma nova janela só com essa aba.

Aperte windows (botão do teclado) + seta pra um dos lados e faça o mesmo com a seta oposta para a outra janela. Pronto, você tem duas janelas lado a lado. Esse comando serve para tudo e é especialmente útil quando você tem um monitor grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2016 at 17:23, Henrique M. disse:

Eu uso o Opera e sinceramente, não sinto falta do que se tornou o Chrome e das decisões questionáveis do Mozilla.

Quais são as "decisões questionáveis" que tu tem em mente? De curioso mesmo...

 

-------------------

Sobre o Vivaldi, tô no grupo que vai esperar um pouco mais a evolução para daí quem sabe passar a usar. Por enquanto, tô satisfeito com o que uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recursos realmente interessantes. Mas é o que foi dito. É algo para ficar de olho para o futuro. Por enquanto, ainda não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
14 horas atrás, Danut disse:

Quais são as "decisões questionáveis" que tu tem em mente? De curioso mesmo...

 

-------------------

Sobre o Vivaldi, tô no grupo que vai esperar um pouco mais a evolução para daí quem sabe passar a usar. Por enquanto, tô satisfeito com o que uso.

Dificultaram muito a personalização simples e fácil através do próprio browser, impondo formatações que obrigavam a gente ter que usar uma extensão se você quisesse que ficasse do jeito que era antes. Tiraram muita da flexibilidade nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Dificultaram muito a personalização simples e fácil através do próprio browser, impondo formatações que obrigavam a gente ter que usar uma extensão se você quisesse que ficasse do jeito que era antes. Tiraram muita da flexibilidade nesse quesito.

Como o quê?

Que eu lembre, só teve uma época que tinha que ir no about:config pra mudar o funcionamento do fechamento de abas, mas depois colocaram essa opção nas preferências.

 

Às vezes ele me mata de raiva mas quando começa a ficar lento eu lembro de desabilitar tudo e ir olhando um por um até ver porquê as extensões estão deixando ele lerdo.

Por mais que o IE tenha melhorado, ainda é o único navegador que tenho confiança pra usar com dados sensíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
27 minutos atrás, Douglas. disse:

Como o quê?

Que eu lembre, só teve uma época que tinha que ir no about:config pra mudar o funcionamento do fechamento de abas, mas depois colocaram essa opção nas preferências.

 

Às vezes ele me mata de raiva mas quando começa a ficar lento eu lembro de desabilitar tudo e ir olhando um por um até ver porquê as extensões estão deixando ele lerdo.

Por mais que o IE tenha melhorado, ainda é o único navegador que tenho confiança pra usar com dados sensíveis.

Principalmente naquela tela inicial, antes ela era super customizável, você colocava quantos quisesse por linha e coluna do grid, aí começaram a limitar isso e eu tiver que instalar plugins que comprometeram toda a experiência com a parada posteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na maioria do tempo sempre alternei entre Firefox e Chrome, evitei ao máximo o Internet Explorer, usei mais por curiosidade o Opera...

Atualmente vou de Chrome.

Mas tô de olho no Edge e agora nesse Vivaldi, vamos ver se logo eles se tornam bons concorrentes que façam meus clientes migrar pra um ou outro. É muito difícil convencer alguém leigo a tirar o Chrome e ir pro Firefox, por exemplo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A navegação lado a lado me interessou, alguem sabe se existe alguma extensão ou modo de fazer isso no FF ou Chrome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 5/4/2016 at 21:11, F J disse:

A navegação lado a lado me interessou, alguem sabe se existe alguma extensão ou modo de fazer isso no FF ou Chrome?

Quote abaixo:

Em 5/1/2016 at 09:17, _Matheus_ disse:

Cara, se você arrastar uma aba do chrome pra baixo, vai gerar uma nova janela só com essa aba.

Aperte windows (botão do teclado) + seta pra um dos lados e faça o mesmo com a seta oposta para a outra janela. Pronto, você tem duas janelas lado a lado. Esse comando serve para tudo e é especialmente útil quando você tem um monitor grande.

Funcionalidade boa do Chrome pra mim tem sido a criação de perfis ali do lado do fechar. Fazer um perfil pro trabalho, com extensões usadas para o trabalho, e favoritos do trabalho na barra abaixo da navegação pra mim é primordial. Primeiro que não distraio com a tentação de clicar em ícones de sites que gosto de navegar, segundo que posso deixar um acesso rápido a coisas do trabalho que eu não abriria espaço no meu perfil pessoal.

Mas o Chrome tem dado tanto pau ultimamente que to ficando irritado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ulOiVvT.jpg

Alguns podem ter curtido, mas uma das coisas que de cara me incomodou foi a cor no menu. Fácil de personalizar.

 

UkFESqP.jpg

Dá pra dar um outro ar pra tela dos atalhos do dial. Resta saber se dá pra deixar o preview de cada um mais bonito.

 

yLxhHqE.jpg

Passar a barra de opções para o outro lado me deu um alívio monstro na sensação de navegação. O botão em vermelho ainda deixa essa barrinha visível só quando o mouse está por lá. 

Também dá pra tirar a barra inferior, mas por enquanto decidi deixá-la por ali.

As extensões, não sei porque, são as mesmas do Chrome. É como se portassem toda a Chrome Store. Útil, mas não sei se a Google deixaria isso ocorrer de um concorrente forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/05/2016 at 09:17, _Matheus_ disse:

Cara, se você arrastar uma aba do chrome pra baixo, vai gerar uma nova janela só com essa aba.

Aperte windows (botão do teclado) + seta pra um dos lados e faça o mesmo com a seta oposta para a outra janela. Pronto, você tem duas janelas lado a lado. Esse comando serve para tudo e é especialmente útil quando você tem um monitor grande.

Genial, não conhecia esse atalho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal estou com um problema no firefox acho que a mais de ano mesmo sempre mantendo ele atualizado.
      Quando abro pela primeira vez há sites que demoram muito pra carregar, mais de 15, 20 minutos e as vezes preciso fechar o firefox para que eles carreguem, enquanto a outros que abrem instantaneamente.
      Meus problemas recorrentes são: Gmail, twitter e whatsapp web, enquanto por exemplo o Facebook vai normal, não imagino que seja pelo fato de ser pesado senão o facebook estaria nessa lista tambem (e imagino que o gmail não), nem a velocidade da internet obviamente.
      Alguma pista do que pode ser? Ja deletei historicos e cookies e nada
    • PsychoShow
      Por PsychoShow
      Navegador tá VOANDO e consumindo menos RAM como o prometido. Mais leve até que o Vivaldi.
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Galera, meu pc tá começando a não aguentar mais e daí to pensando em vender ele e arrumar um novo. Então gostaria da ajuda da galera que entende mais de configurações que eu. Minha meta é um pc pra jogar o Shadow of War, Injustice 2 e o novo Dragon Ball Figther (não que eu vá comprar eles agora, porque estão muito caros!)
      Sai mais vantagem pegar um pc montado nessas lojas que oferecem esse suporte (Kabum, Pichau, TeraByte, etc) ou comprar as peças e eu mesmo ir montando? (Sim, eu sei montar)
      Li que os pc's da AMD costumam sair bem mais em conta, mas eu não tenho a menor ciencia dos processadores da AMD.
      Vi este aqui, achei bacana. Presta? http://www.blueskyinfo.com.br/bs-gamer-amd-fx-8300-3-3ghz-16mb-8gb-ddr3-hd-1tb-400w-rx-560-4gb.html
    • senna889091
      Por senna889091
      Alguem sabe pra que realmente serve esse programa? Ta comendo incriveis 60 gigas do meu HD, li que tem a ver com algo do wifi. Queria saber se tem problema deletar isso pra liberar espaço?
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Pessoal, tenho um fone a um tempo já. Só que nas ultimas semanas o fio dele começou a embolar/enrolar e mesmo que eu estique, é só eu me distrair que ele começa a enrolar de novo. Alguém tem alguma dica para que isso não aconteça? To num puta cagaço do fio começar a quebrar.
      Aproveitando o tópico, alguém sabe dar dicas para preservar um fone? Não tenho sorte com os do celular. Eles estragam muito rápido.
×
×
  • Criar Novo...