Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza de HD – Formas de liberar espaço novamente


_Matheus_

Posts Recomendados

Citar

Limpeza de HD – Formas de liberar espaço novamente

by Eric Ravenscraft

HD's ficam bagunçados. Você salva arquivos e os esquece, baixa vários arquivos enormes e os guarda, e ainda muda o padrão de nomenclatura centenas de vezes.  Por que você não faz uma pequena limpeza?

Para deixar as coisas mais simples, nós vamos olhar isto da perspectiva de limpar um drive secundário, que não possui SO instalado. Você pode usar as mesmas táticas para qualquer drive, mas há outras maneiras de recuperar espaço em um drive com SO, incluindo limpar caches, eliminar arquivos temporários antigos, etc. Entretanto, vamos focar nas tranqueiras. 

 

Ache os arquivos realmente grandes

How to Clean Out Your Overflowing Hard Drive and Get Your Space Back

Quando você precisa limpar espaço no HD rapidamente, a primeira coisa que você quer é encontrar o que está ocupando tanto espaço. WinDirStat é o queridinho da galera para scanear o drive e descobrir o que você pode se livrar para  conseguir mais espaço rapidamente. Os resultados são codificados por cores para deixar você ver o que é importante, arquivos do sistema que você não deve deletar, e o que são GIF's de gatos e o que são vídeos do casamento do seu amigo.  Se você usa Mac, nosso analista favorito, Disk Inventory X, tem várias das mesmas funções pelo mesmo preço (de graça!).

 

Se livre de arquivos duplicados

How to Clean Out Your Overflowing Hard Drive and Get Your Space Back

Quer sejam grandes ou pequenos, arquivos duplicados ocupam espaço desnecessário.  Usuários Windows, Mac, e Linux podem usar o esperto Duplicate File Searcher para rastrear quaisquer arquivos que você baixou mais de uma vez. Usuários Windows podem também usar o Duplicate Commander para remover as cópias extras e substituí-las com hard links. Isso limpa o espaço enquanto ainda se certifica de que qualquer aplicativo que faz referências à essas duplicatas estão aptos a continuar operando sem interrupções. Duplicate Cleaner Free também oferece uma interface legal para encontrar arquivos duplicados sem bagunça.

Novo selecionado para o posto de melhor arquivo para procurar duplicatas, segundo o LifeHacker.

 

Encontre arquivos realmente antigos

How to Clean Out Your Overflowing Hard Drive and Get Your Space Back

Encontrar os grandes arquivos nem sempre é útil. Além do mais, você provavelmente baixou esses arquivos enormes por uma razão. Se você prefere apenas encontrar coisas velhas, você pode fazer isso apenas com simples operadores de pesquisa na caixa de pesquisa do Windows 7 e posteriores.  Você pode pesquisar pela última data modificada, acessada ou quando o arquivo foi criado, e ainda filtrar por tamanho ou tipo do arquivo. Infelizmente este método não tem a vizualização legal que o WinDirStat tem, mas pode ir num longo caminho de redução gradual das coisas que você não precisa ou usa mais.  Há muito mais operadores que você pode usar para restringir suas pesquisas aqui.

 

Renomeie seus arquivos

Ok, então você definitivamente quer manter aquelas 12.462 fotos de casamento, mas não seria legal se elas fossem renomeadas para algo mais legal que IMG01827.jpg? Renomear aplicativos em massa permite que você crie um esquema mais uniforme para suas coleções. Uma boa quantidade de aplicativos permite que você produza um esquema de classificação mais uniforme para suas coleções. Aplicativos como Rapid Streams (Windows) ou Name Changer (Mac) são utilidades objetivas para fazer tarefas simples de renomeação. Entretanto, se você quer intensificar um detalhe ou dez, Bulk Rename Utility para Windows tem mais opções do que você poderia sequer usar. Para OS X você pode usar o built-in Automator tool para realizar muitas destas mesmas tarefas também. 

 

Mova seus arquivos

How to Clean Out Your Overflowing Hard Drive and Get Your Space Back

Agora que seus arquivos tem nomes cheios de significado, coloque-os em algum lugar igualmente significativo. Aplicativos como TeraCopy vão permitir que você mova mais rapidamente um punhado de arquivos e definir uma porção de configurações para sobrescrever ou renomear arquivos duplicados. Ultra-copier é uma solução cross-platform que trabalha com Windows, Mac, e Linux e é frequentemente muito mais rápido que as soluções de fábrica da maioria dos sistemas operacionais.

 

Mantenha seus arquivos privados realmente escondidos

How to Clean Out Your Overflowing Hard Drive and Get Your Space Back

Muitos de nós temos alguma coisa que a gente prefere não compartilhar com o mundo. Documentos de trabalho sigilosos, ideias de presentes de aniversário, etc. Você pode esconder esses arquivos em ambos, Windows e Mac, mas isto apenas faz suas pastas levemente mais legais de se olhar. Não há nenhuma segurança nisso. Você pode usar aplicativos como TrueCrypt para trancar arquivos ou até mesmo um simples aplicativo zip como 7-Zip para manter uma coleção de itens guardados à sete chaves de todos que podem navegar na sua máquina. Estes protegem apenas contra acesso casual a sua máquina, claro. Se você deseja uma proteção mais poderosa em caso de seu hardware ser pego ou roubado, você pode querer criar uma partição oculta e encriptada para alocar arquivos sensíveis, usando volumes principais como isca. 

Fonte: http://lifehacker.com/how-to-clean-out-your-overflowing-hard-drive-and-get-yo-510511720

Tradução: _Matheus_

 

mT06Xem.png

Clique aqui

 

Muito legal o primeiro programinha da lista, papo de alguns kb o instalador. Só na primeira verificada já achei arquivos de cache do FM 14 que já desinstalei há um tempo, ocupando papo de mais de 1GB. Estou com pouco espaço no HD e tenho que dar uma aliviada até comprar outro.

 

 

Bonus Track:

Spoiler
Em 4/20/2016 at 19:59, Vitor Jaú disse:

Mini Tool Power Data Recovery

MiniTool_Power_Data_Recovery_Logo.png

Esse programa me salva em vários casos e não é de hoje. É o melhor programa para recuperar arquivos deletados, arquivos de HD's com partição perdida ou até mesmo HD's que estão defeituosos que já usei até agora. Esse é um dos serviços mais caros que cobro e é quase sempre bem sucedido graças a ele. Consigo extrair os arquivos na hierarquia de pastas que ele estava no HD original e não numa pasta com todos os arquivos do mesmo tipo misturado como é comum nesse tipo de programa, além da taxa de detecção ser sensacional. É sério, não tem como expressar como gosto desse programa principalmente por conta do $$$ que entra no meu bolso. hahaha

Em 4/21/2016 at 13:36, Vitor Jaú disse:

HD Tune

hd-tune-error.png?a22064

Quem tiver dúvida se esta com problema no HD por alguma lentidão do sistema ainda não esclarecida pode baixar o HD Tune e fazer um escaneamento da superfície, ver o status geral da condição física ou até mesmo ver as estatísticas (quantas vezes foi ligado, quantas horas, etc) entre outros testes que o programa permite fazer. Funciona também com SSD, HD externo, pendrive ou cartão de memória. Esse é um programa essencial na minha profissão e é útil pra quem quer se aprofundar mais no assunto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WinDirStat eu já uso há um tempo. Um grande vilão pra SSD pequeno, além desses arquivos esquecidos, são os arquivos do Windows: hiberfil.sys e pagefile.sys

O primeiro ainda se resolve desabilitando a hibernação mas o outro...

 

E, pra quem quer só procurar arquivos/duplicatas, eu uso o SearchMyFiles. 250KB

Apesar que vou dar uma olhada nesse que cria hardlinks. Estava fazendo isso manualmente até então.

 

E pra renomear eu tinha achado há tempos um outro também: AntRenamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To rodando o Duplicate Cleaner, em 0,8% analisado ele achou 15gb em arquivos duplicados, ahahah, que foda isso.

 

PS: Ué, engraçado, parei a análise e fui olhar, ele listou centenas de arquivos, mas menos da metade estava duplicado na pasta que ele informou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho, tirei 20gb de arquivo que já tinha deletado da lixeira e tava comendo espaço ainda.

Mais 5gb dessa parada de hibernar.

SDD voando baixo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 horas atrás, bbds disse:

Caralho, tirei 20gb de arquivo que já tinha deletado da lixeira e tava comendo espaço ainda.

Mais 5gb dessa parada de hibernar.

SDD voando baixo de novo.

Usou quais programas citados na matéria? Dá o papo direito porra, parece jornalista do EI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leho. disse:

Usou quais programas citados na matéria? Dá o papo direito porra, parece jornalista do EI.

Só o WinDirStat pô.

E peguei no Google como apagar/cancelar o  hiberfil.sys.


Só sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico
Em 3/31/2016 at 18:06, Johann Duwe disse:

To rodando o Duplicate Cleaner, em 0,8% analisado ele achou 15gb em arquivos duplicados, ahahah, que foda isso.

 

PS: Ué, engraçado, parei a análise e fui olhar, ele listou centenas de arquivos, mas menos da metade estava duplicado na pasta que ele informou.

http://lifehacker.com/the-best-duplicate-file-finder-for-windows-1696492476

Eles já colocaram outro como melhor. Teste ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Salve galera, tudo bem? Recentemente eu comprei um HD numa lojinha que o cara me jurou de pés juntos que era novo. Cheguei em casa fui testar e tive uma surpresa. Não era. O crystal Disk info acusou um total de 6k de horas iniciando com 4k de horas ligado e um estado de saúde crítico. Sofri pra pegar o dinheiro de volta porque o cara tava me enrolando e o estresse foi tanto, que o cara devolveu meu dinheiro e no final nem quiz pegar esse HD. 
       
      Dito isso, a pergunta é: Tem como fazer alguma coisa pra colocar pelo menos jogos nele? Tenho um SSD de 250 que não tem espaço pra nada e um HD de 500 que só WoW + Baldurs Gate e já era o espaço. Nesse HD bichado eu consegui instalar o Efootball e o Photoshop. Ambos rodam bem, mas qualquer outra coisa que eu tente instalar lá dá erro. Tem como rodar nele qualquer coisa sem importancia para ter espaço ou a única solução é jogar fora e tentar comprar outro? 
       

       
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Negada, é o seguinte: depois de várias telas azuis no Win10, com o tal do "ERROR_BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO", acabei indo atrás de mais informação e numa dessas achei um programa que avalia a saúde do HD (já que poderia ser uma das prováveis causas do problema).
      O programinha se chama Crystal DiskInfo.
      Baixei, rodei e tive o seguinte diagnóstico da saúde do meu SAMSUNG 500GB:
      CRÍTICO! ⚠️?
      Ou seja, me fodi.
      Então queria saber de vocês duas coisas: primeiro (1) se esse programa é confiável, se já ouviram falar, se já usaram e etc, etc. E (2) qual ou quais são as lojas atualmente que possuem bons preços pra Hardware? Na época que eu tava mais inteirado lembro da Kabum, MegaMamute e Balão da Informática.
       
       
      E aí? @_Matheus_ @Ne0 @Kernex @Douglas. e quem mais que manje de HARDWARE e puder ajudar, fico grato.
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Galera, meu pc tá começando a não aguentar mais e daí to pensando em vender ele e arrumar um novo. Então gostaria da ajuda da galera que entende mais de configurações que eu. Minha meta é um pc pra jogar o Shadow of War, Injustice 2 e o novo Dragon Ball Figther (não que eu vá comprar eles agora, porque estão muito caros!)
      Sai mais vantagem pegar um pc montado nessas lojas que oferecem esse suporte (Kabum, Pichau, TeraByte, etc) ou comprar as peças e eu mesmo ir montando? (Sim, eu sei montar)
      Li que os pc's da AMD costumam sair bem mais em conta, mas eu não tenho a menor ciencia dos processadores da AMD.
      Vi este aqui, achei bacana. Presta? http://www.blueskyinfo.com.br/bs-gamer-amd-fx-8300-3-3ghz-16mb-8gb-ddr3-hd-1tb-400w-rx-560-4gb.html
    • senna889091
      Por senna889091
      Alguem sabe pra que realmente serve esse programa? Ta comendo incriveis 60 gigas do meu HD, li que tem a ver com algo do wifi. Queria saber se tem problema deletar isso pra liberar espaço?
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Pessoal, tenho um fone a um tempo já. Só que nas ultimas semanas o fio dele começou a embolar/enrolar e mesmo que eu estique, é só eu me distrair que ele começa a enrolar de novo. Alguém tem alguma dica para que isso não aconteça? To num puta cagaço do fio começar a quebrar.
      Aproveitando o tópico, alguém sabe dar dicas para preservar um fone? Não tenho sorte com os do celular. Eles estragam muito rápido.
×
×
  • Criar Novo...