Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um Gigante Renascido


Bigode.

Posts Recomendados

Esse começo na Copa foi ruim, mas pode ter ajudado para a Liga, pois permitiu concentrar forças. E a equipe está indo bem demais na liga, muito acima do que eu esperava. Tem um bom ataque e uma boa defesa. Boas notícias também na parte de infraestruturas. E sobre o orçamento, estou curioso em saber o que pretende fazer com o dinheiro liberado pela direção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, vinny_dp disse:

Conseguiu reerguer a equipe depois de uma temporada complicada. Muito disso graças as boas manobras no mercado de transferências. 

Agora com essa grana em caixa, pretende reforçar quais setores?

Sobre a Liga: está a sete pontos do líder mas disputa apenas uma competição. Irá tentar o título?

Boa sorte

Então, não citei na atualização, mas já há uma saída confirmada: Cartabia. Eu já queria ter vendido no começo da temporada, mas não chegou nenhuma proposta. Agora em Dezembro alguns clubes mostraram interesse e me toquei que o contrato dele acaba no fim da temporada, então decidi vender rápido pra não perder de graça. Parte desse dinheiro em caixa será utilizado para um ponta direita, portanto (com o qual já acertei, inclusive).

Também não descarto a vinda de um novo atacante: o Origi perdeu o início da temporada por lesão e agora no fim do ano se machucou de novo. Por mais que Cerri esteja dando conta do recado, caso ele se machuque, seja suspenso ou caia de rendimento, não sei como o Origi estará fisicamente e não sei se os dois jovens estão prontos pra assumir a responsa. Fora isso, creio que não devo mexer muito, trazendo alguém só em caso de venda - a não ser que surja alguma boa oportunidade.

Sobre o título: tentar eu sempre tento, né? Mesmo com equipes mais fracas, quero sempre ser campeão. Meu foco é tentar desbancar a Juventus, mas é muito difícil. Os caras são praticamente imparáveis e, embora tropecem vez ou outra, a gente tem mais chance de tropeçar do que eles, né? Mas veremos o que acontece. O foco realista pra temporada, até por essa primeira metade, é a vaga na Liga dos Campeões.

Valeu pelo comentário!

6 horas atrás, John the Baptist. disse:

Que pena que não conseguiu a já tradicional vaga na semi-final da Copa. Mas bola pra frente que o começo na Liga foi ótimo! Mesmo estando a sete pontos da Juventus, acho que dá pra alcançá-la e, no mínimo, fazer jogo duro até o final da temporada. Boa sorte e bons gastos com o que sobrou das transferências (quase 300 milhões!!!)

Infelizmente não lutaremos pelo "Troféu Semi-final" essa temporada. hahaha

Na liga, a gente chegou até a liderar, se bem me lembro, mas a Juventus é tão imparável no FM quanto na vida real. Fiquei até surpreso quando o Napoli foi campeão na temporada passada. Mas vamos ver se a gente consegue pelo menos dar um susto, né?

Agradeço pelo comentário!

2 horas atrás, Danut disse:

Esse começo na Copa foi ruim, mas pode ter ajudado para a Liga, pois permitiu concentrar forças. E a equipe está indo bem demais na liga, muito acima do que eu esperava. Tem um bom ataque e uma boa defesa. Boas notícias também na parte de infraestruturas. E sobre o orçamento, estou curioso em saber o que pretende fazer com o dinheiro liberado pela direção. 

Cara, tá bem melhor do que eu esperava também. Primeiro porque mexi muito no elenco e achei que teria muita dificuldade no início. Segundo por causa da eliminação precoce e melancólica na Copa, que acabou me deixando com um pé atrás. Mas felizmente a mudança tática fez efeito, o time parece jogar junto faz tempo e fizemos ótimas partidas - embora nessa reta final de ano tenhamos deixado a desejar em algumas.

Valeu por acompanhar e comentar, cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temporada tem sido excelente, Bigode. Pelo que pude entender, o desempenho de sua equipe é pior em casa, não é mesmo? Está bolando alguma estratégia tática para tentar melhorá-lo? Ou acha que é mais uma questão das palestras.

Tem administrado muito bem o clube e conquistar uma vaga para a UCL seria ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ggpofm disse:

Essa temporada tem sido excelente, Bigode. Pelo que pude entender, o desempenho de sua equipe é pior em casa, não é mesmo? Está bolando alguma estratégia tática para tentar melhorá-lo? Ou acha que é mais uma questão das palestras.

Tem administrado muito bem o clube e conquistar uma vaga para a UCL seria ótimo.

Pois é, cara. Em casa foram 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota (13 pontos de 24 possíveis) e fora de casa foram 8 vitórias e 1 derrota (24 pontos de 27 possíveis). Eu esperava justamente o contrário, e não sei, realmente, dizer o motivo. Pode ser puramente tático, mas eu arrisco que seja outro - e digo isso sem saber se o FM realmente consegue simular (e bem) coisas desse tipo: pressão. Me parece que a equipe, em casa, vem sentindo muito. A gente até domina os jogos, mas ou faz 1 gol e não consegue matar, ou acaba saindo atrás mesmo jogando melhor.

Digo que imagino não ser tático, porque já tem pelo menos uma ou duas temporadas que venho percebendo isso. A última e desastrosa temporada me deixou ainda mais com essa pulga atrás da orelha. Parece que a equipe, embora venha crescendo de patamar, fica sempre presa no passado de time pequeno, sabe? Mas não sei se é só coisa da minha cabeça, se o FM consegue simular situações assim, enfim...

Eu até tentei bolar alguma estratégia, mudar o esquema e tal, por causa de uma situação bem chata que trarei nessa próxima atualização com o segundo semestre da temporada, mas não consegui enxergar um padrão que me fizesse acreditar que o problema é mais tático e menos "psicológico".

Tenho tentado administrar da melhor forma possível. Acredito que só assim pra conseguir levar a equipe ao patamar mais alto possível e conquistar os títulos.

Obrigado por acompanhar e comentar, Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira vez que comento aqui e gostei bastante do seu elenco, principalmente da zaga. Te dá opções boas e que pode formar um sistema defensivo muito bom. Está muito bem na temporada e tem que tentar o título contra a Juventus. É difícil, mas não pode desistir. Tô acompanhando. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2016 at 20:33, IgorFontana disse:

Primeira vez que comento aqui e gostei bastante do seu elenco, principalmente da zaga. Te dá opções boas e que pode formar um sistema defensivo muito bom. Está muito bem na temporada e tem que tentar o título contra a Juventus. É difícil, mas não pode desistir. Tô acompanhando. Boa sorte!

Opa, obrigado pelo comentário! Bater a Juventus é muito difícil. Como falei anteriormente já, eles são praticamente imparáveis. Quanto ao sistema defensivo: vem sendo justamente um ponto decisivo na temporada!

Valeu por acompanhar e comentar!

---

Banner1.png

23 - Empatelli, drama, queda... e alívio

Algumas situações são como um "grande mistério da vida" pra mim. A Pro Vercelli que comando talvez seja o grande mistério com o qual me envolvi em toda minha história de Football Manager - incluindo aí os tempos de Championship Manager.

Por que eu digo isso? Porque é inexplicável, ao menos pra mim, como uma equipe vai de um primeiro semestre com 72,5% de aproveitamento dos pontos disputados - com 11 vitórias, 4 empates e 2 derrotas - para 50,7% de aproveitamento com incríveis OITO EMPATES - cinco deles em casa - em 21 partidas. E piora: até os últimos nove jogos da temporada, nossa campanha pós-virada de ano contava com apenas DUAS vitórias. É bem verdade que também só havíamos perdido duas vezes, mas a falta de vitórias, em contraponto aos empates em excesso, é algo que preocupa.

Mas vamos ver como chegamos nessa situação, não é mesmo? Antes de falar sobre os jogos em si, vale citar a única mudança que ocorreu no elenco: alguns times se interessaram por Fede Cartabia - que eu tentei vender no início da temporada - e ele queria sair. Foi aí que reparei que seu contrato acabaria no final da temporada e corri para acertar sua venda, ainda em Dezembro, para o Burnley, por R$15 milhões. Para o seu lugar, chegou uma cara conhecida: Andrija Zivkovic. O sérvio teve uma boa passagem por empréstimo por aqui em 2017/2018, mas não consegui mantê-lo. Depois de mais duas temporadas no Dortmund, foi vendido ao também alemão Leverkusen. Pouco jogou em 6 meses e foi listado. Não perdi tempo e paguei R$62,5 milhões para contar com ele.

---

Iniciamos o ano de 2021 com as últimas duas partidas do 1º turno, ambas em casa. Vencemos a Atalanta, surpresa do campeonato, sem dificuldades, dominando totalmente a partida, mas voltamos a tropeçar ao não sair do 0x0 com o Verona.

Essa partida, aliás, deu início a uma sequência de cinco empates consecutivos. No terceiro jogo seguido em casa, novo tropeço, desta vez frente ao Chievo, outra surpresa nessa temporada. Estivemos duas vezes a frente do placar, mas não fizemos uma boa partida e entregamos dois gols.

Veio então um triplo 1x1: num jogo equilibrado, fora de casa, contra a Sampdoria; em outro que fomos superiores, em casa, contra o Genoa; e fora de casa, contra a Roma. De toda a sequência, esse foi o empate mais doído: marcamos um gol logo cedo, fomos superiores durante a partida, mas não soubemos aproveitar nossas chances e acabamos levando o empate perto do fim do jogo, como virou praxe.

vs Roma.png

Voltamos a vencer num jogo complicado frente a Lazio, no qual saímos atrás e, com um jogador a mais, buscamos uma excelente e merecida virada com gols de Tadic e Filipe Soares. No jogo seguinte, conseguimos segurar a Juventus no 0x0 e isso até me animou, mas como nem tudo são flores, emplacamos outros quatro jogos sem vencer.

Não fizemos boa partida contra o Torino e buscamos o empate já nos minutos finais, só pra depois levar 4x1 do Milan em partida simplesmente horrível da nossa parte. Na sequência, veio mais um balde de água fria. Depois de sairmos atrás contra a Inter, voltamos com tudo e viramos logo nos primeiros minutos do 2º tempo, com Origi. Não muito tempo depois, porém, levamos o empate e não tivemos forças pra correr atrás da vitória. Depois ainda sofremos uma melancólica derrota para o Pescara, fora de casa, em partida na qual criamos mais, mas não aproveitamos e vimos Lapadula chegar as redes por duas vezes.

vs Inter.png

Quando tudo parecia perdido, e já havíamos visto o Milan nos tomar a vice-liderança e abrir distância, veio uma sequência de ótimas quatro vitórias consecutivas.

Nossa redenção começou com uma virada sobre a Udinese, em casa, no que foi uma partida muito fraca. Visitamos, então, o Palermo e contamos com um gol de Zivkovic no 1º tempo para vencer pelo placar mínimo. Não sem levar muito sufoco, é claro.

Antes de visitar e vencer o lanterna Spezia, recebemos e Napoli e, graças a uns inspiradíssimo Zivkovic, devolvemos a derrota do 1º turno com um excelente 3x0.

vs Napoli.png

Veio então mais um balde de água fria. Recebemos o Livorno pra tentar a 5ª vitória consecutiva e praticamente garantir a vaga na Liga dos Campeões, mas as coisas se complicaram com a expulsão do nosso lateral esquerdo, Sem Van Den Bergh, com apenas 3' jogados. Decidi arriscar, e aí entra na minha conta: joguei Rojo pra lateral e mantive minha defesa aberta. Como resultado, perdíamos por 2x0 com 24'. Decidi abdicar da loucura e logo depois, Origi deu lugar a Danilo Avelar e Rojo voltou a zaga. Melhoramos, equilibramos o jogo e diminuímos com Filipe Soares aos 34', mas não tivemos forças pra buscar o resultado.

A equipe sentiu e na sequência perdemos para o Sassuolo, que lutava contra o rebaixamento. Nos recuperamos ao vencer, em casa, a Fiorentina, uma das grandes decepções da temporada e que lutava contra o rebaixamento, pelo placar mínimo (apesar do nosso amplo domínio).

Veio então a grande decisão: Atalanta. Três pontos nos deixavam a frente da equipe de Bergamo e uma vitória simples nos garantiria na Liga dos Campeões. Era o quadro perfeito... para dar tudo errado. E deu quase tudo errado. Por que quase tudo? Porque os vencemos no 1º turno por 2x0 e, mesmo com a derrota por 2x1, a vantagem na tabela era nossa. Pra isso, porém, teríamos que vencer a última e derradeira rodada.

A Atalanta fez a parte dela e na sua casa goleou o Chievo. Por ironia do destino, enfrentamos a outra equipe de Verona. Sinceramente, não sei o que dizer, então faço melhor e deixo a imagem da partida:

vs Verona.png

- CLASSIFICAÇÃO E DADOS FINAIS - 

Antes de mais nada, segue aqui a relação dos jogos dessa segunda metade de temporada. É difícil dizer o que aconteceu, mas como já havia citado em uma resposta antes dessa atualização, às vezes me parece que o time sente a pressão, que o time tem dificuldade em dar um passo a frente e sair desse patamar de time pequeno. Só isso pode explicar. Nosso sistema defensivo foi muito bem. Apesar de sofrer 7 gols nos últimos cinco jogos - além da goleada sofrida para o Milan - tivemos a 2ª melhor defesa, com 37 gols sofridos (mesmo número da Atalanta), ficando atrás apenas da Juventus (27 gols sofridos).

O ataque, porém, teve uma queda e, embora não tenha sido exatamente ruim, poderia ter sido bem melhor do que os 54 gols marcados que nos deixaram no posto de 5º melhor da Serie A (ao lado do Verona). Milan e Juventus lideraram o quesito (68 gols), seguidos de Atalante (59 gols) e Inter (56 gols). Acredito que o maior exemplo de como sofremos nessa metade de temporada é Alberto Cerri. Antes sensação, surpresa e vice-artilheiro da Serie A, ele até terminou como nosso artilheiro, como podemos constatar nos prêmios do final de temporada, mas mais por incompetência dos outros jogadores do que por mérito próprio: de 10 gols em 18 partidas (17 pela Serie A), Cerri pulou nessa atualização para 3 gols em 14 partidas - somando, portanto, 13 gols em 32 partidas, além de 2 assistências.

É claro que, pensando na nossa cotação inicial (7ª colocação), conseguir a vaga na Liga dos Campeões com um 3º lugar na Serie A é algo extraordinário. Mas, ao mesmo tempo, dói olhar para o nosso elenco e saber que poderíamos ter feito mais. Se não o título, ao menos um vice-campeonato - com relativa facilidade - era totalmente possível e plausível. Agora, é analisar e ver, com calma o que deu certo e o que deu errado, e qualificar ainda mais o elenco para não fazermos feio na maior competição de clubes do mundo.

Destaquei aqui alguns números do elenco. Os grandes destaques, na minha opinião, são Predrag Rajkovic, que fechou demais o gol em diversas partidas, Ricardo Esgaio, absoluto do lado direito, e Sem Van Den Bergh, que não deu tantas assistências quando o português, mas mesmo jovem não sentiu a pressão e foi o jogador que mais desarmes fez por jogo - sem contar Danilo Avelar, que jogou pouco e tem esse número mais elevado. Zivkovic, que chegou no meio da temporada, teve um começo tímido e começou a engrenar, mas acabou sofrendo uma lesão que o tirou dos últimos jogos.

Em relação as premiações, Van Den Bergh foi eleito o Miglior Calciatore Giovane AIC, enquanto Esgaio foi o Miglior Calciatore Straniero per l'Associazione Italiana Calciatori, além de fazer parte da Squadra dell'Anno. Predrag Rajkovic, nossa muralha, ficou atrás de Bürki e Donnaruma no prêmio de Miglior Portiere per l'Associazione Italiana Calciatori, enquanto Divock Origi, de forma surpreendente, foi o terceiro colocado no Serie A Striker of the Year, atrás de Muriel e Lapadula.

Classificação Final.png
Na parte inferior da tabela, as duas grandes decepções da temporada: Sampdoria e Fiorentina, ambas rebaixadas.

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito irregular essa 2ª metade de temporada, mas pelo menos estará na UCL. Esse 3º obriga jogar uma eliminatória antes da fase de grupos?

Acho que agora é momento de calma. Não sou de sair queimando meio time por conta de um temporada ruim ou abaixo do que esperava.

Geralmente, eu costumo avaliar os empates como uma situação em que faltou algo para desequilibrar a partida favoravelmente para minha equipe, ou seja. você está muito mais perto da vitória do que parece, mas precisa de pequenos ajustes para alcançá-las. Os empates significam que sua equipe faz um bom trabalho defensivo e ofensivo, mas não o suficiente para sair vencedor. Nesse caso, mexidas pontuais dão mais resultados que alterações profundas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei bem como é frustrante quando o time cai de produção dessa forma. Mas concordo com o ggpofm, é momento de ter calma e tentar fazer os ajustes necessários, sem jogar tudo fora - pois a equipe já mostrou que a base do que está sendo feito é muito boa, tanto que mesmo com esse semestre ruim terminou com a vaga para a UCL, que não é pouco. 

Continua usando a mesma tática da última vez que postou aqui? Fez alterações durante o período ruim da equipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi ruim. Uma vaga na Champions League é ótima para esta temporada. Claro que o time caiu de produção, mas nada que faça o mundo cair. Espero uma temporada ainda melhor no próximo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vaga na Champions muito merecida, apesar dessa queda de rendimento visivel que a equipe teve o desempenho na Série A foi bom, aos poucos vai colocando o time de volta ao cenário europeu, e essa classificação para a Champions League é só o começo disso...

Editado por Cholo Barbosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ggpofm disse:

Muito irregular essa 2ª metade de temporada, mas pelo menos estará na UCL. Esse 3º obriga jogar uma eliminatória antes da fase de grupos?

Acho que agora é momento de calma. Não sou de sair queimando meio time por conta de um temporada ruim ou abaixo do que esperava.

Geralmente, eu costumo avaliar os empates como uma situação em que faltou algo para desequilibrar a partida favoravelmente para minha equipe, ou seja. você está muito mais perto da vitória do que parece, mas precisa de pequenos ajustes para alcançá-las. Os empates significam que sua equipe faz um bom trabalho defensivo e ofensivo, mas não o suficiente para sair vencedor. Nesse caso, mexidas pontuais dão mais resultados que alterações profundas. ;)

Sim, terei que jogar, infelizmente, uma eliminatória antes da fase de grupos. Trarei um post falando só sobre o mercado de transferências e a pré-temporada e já falarei sobre nosso adversário, que já foi sorteado.

Sobre os empates, é bem isso que você falou. E foi algo que consegui observar bem porque a maioria dos empates se deu em jogos em que fomos muito superiores, mas não conseguíamos matar a partida. Parecia que faltava mesmo um detalhe a mais, sabe? Defensivamente não tenho do que reclamar. A equipe foi muito bem e, tirando a goleada pro Milan e as últimas partidas, sempre fomos muito consistentes defensivamente.

Quanto a formação do elenco, pode ficar tranquilo! Não pretendo fazer grandes mudanças. Na verdade já fechei o elenco pra próxima temporada e as contratações foram pontuais - falarei disso na próxima atualização, mas se não me falha a memória, foram somente 6 contratações pro time principal, sendo dois para a equipe titular, e foram basicamente jogadores que chegaram para suprir alguma saída. Até pretendo contratar bastante até o fim da janela, mas o foco são jogadores de até 18 anos para nossa base.

5 horas atrás, Danut disse:

Sei bem como é frustrante quando o time cai de produção dessa forma. Mas concordo com o ggpofm, é momento de ter calma e tentar fazer os ajustes necessários, sem jogar tudo fora - pois a equipe já mostrou que a base do que está sendo feito é muito boa, tanto que mesmo com esse semestre ruim terminou com a vaga para a UCL, que não é pouco. 

Continua usando a mesma tática da última vez que postou aqui? Fez alterações durante o período ruim da equipe?

Cara, bota frustração nisso, viu?! Como falei pro Gilson, nada de mudanças drásticas. Apesar de achar que faltava algo, como falei na resposta a ele, procurei manter a base e confiar no elenco, buscando mais alguma mudança tática, de instrução, do que uma revolução de nomes.

O esquema é o mesmo sim. Cheguei a perfilar um 4-2-3-1 em alguns jogos, mas diria que usei aquele 4-3-3 (4-1-2-2-1, como preferir) durante 98% da temporada. Fiz uma ou outra mudança de instrução e função, mas a base é a mesma.

4 horas atrás, IgorFontana disse:

Não foi ruim. Uma vaga na Champions League é ótima para esta temporada. Claro que o time caiu de produção, mas nada que faça o mundo cair. Espero uma temporada ainda melhor no próximo ano.

Veremos se a equipe engrena de vez agora, né?! 

2 horas atrás, Cholo Barbosa disse:

Vaga na Champions muito merecida, apesar dessa queda de rendimento visivel que a equipe teve o desempenho na Série A foi bom, aos poucos vai colocando o time de volta ao cenário europeu, e essa classificação para a Champions League é só o começo disso...

Eu ia ficar muito p*to se perdesse essa vaga, cara. Nosso primeiro turno foi impecável.

 

Obrigado a todos por acompanharem e comentarem a história! Dá ainda mais ânimo pra seguir com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de tantas temporadas bem sucedidas é necessário ter paciência, reavaliar o trabalho de modo geral e tomar as decisões mais sensatas possíveis, em outras palavras: não há motivo para desespero após uma segunda metade de temporada abaixo da média. Enfim, igual eu comentei numa outra história, a campanha é mt boa e a ilusão de decepção ou algo assim é uma mera culpa do próprio sucesso que está plantando na Pro Vercelli - muitas vezes nos deixamos e é normal. Parabéns pela temporada, há muito do que se orgulhar, estou na espera de uma sequência ainda melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Nacho Libre disse:

Depois de tantas temporadas bem sucedidas é necessário ter paciência, reavaliar o trabalho de modo geral e tomar as decisões mais sensatas possíveis, em outras palavras: não há motivo para desespero após uma segunda metade de temporada abaixo da média. Enfim, igual eu comentei numa outra história, a campanha é mt boa e a ilusão de decepção ou algo assim é uma mera culpa do próprio sucesso que está plantando na Pro Vercelli - muitas vezes nos deixamos e é normal. Parabéns pela temporada, há muito do que se orgulhar, estou na espera de uma sequência ainda melhor!

É, depois eu parei pra pensar e, embora seja irritante e frustrante essa queda e esse volume absurdo de empates, eu sei que a equipe tem muita qualidade e que, se há um problema, este é outro - como algum pequeno ajuste tático aqui e ali. Frustra mais ainda exatamente porque sei da qualidade do elenco e também pelas campanhas passadas (com exceção da temporada anterior a essa, em que ficamos no meio da tabela), que mostraram que a gente tem capacidade pra alcançar algo maior - detalhe: tirando uma ou outra peça, naquelas campanhas considero que tinha um elenco menos forte, o que me deixa mais animado em relação ao que posso alcançar com esse elenco (e ao mesmo tempo mais frustrado quando a gente entra tem períodos como desse segundo turno).

Obrigado por acompanhar e também pelo comentário, Nacho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner1.png

24 - Time reforçado; que venha a Champions!

Após o término da última temporada, comecei minha procura por reforços. Como virou praxe, no decorrer do segundo semestre já havia listado alguns jogadores os quais gostaria que fossem observados para possivelmente reforçar nosso elenco. Também como já virou rotina, tão logo acabou a temporada, comecei a olhar com mais carinho pra situação de cada um, bem como do elenco em geral. A minha ideia para essa temporada era, enfim, manter a base e mexer pouco. E foi isso que ocorreu, exceção feita as dezenas de dispensas de jovens jogadores que não teriam futuro - algo que eu já havia começado a fazer durante a última temporada, de forma a deixar nossas equipes sub-20 e sub-18 mais enxutas, visando reforçar as mesmas com jogadores de maior potencial.

Em relação as saídas, deixaram o Mario Ardissone, de forma definitiva, um total de seis jogadores. Destacam-se Jonathan dos Santos, que perdeu vaga na última temporada, e Marcos Rojo, que recuperou a vaga de titular na segunda metade da temporada e que tem qualidade, mas um salário muito alto - o argentino recebia por volta de R$800k/mês e creio que poderia trazer, mesmo que por uma valor mais alto, alguém de maior qualidade. Depois de três temporadas sem jogar uma partida sequer, Pigliacelli - o Bosco do nosso Rajkovic - deixou o clube. Ele já havia pedido pra sair, mas quando falei da minha preferência pelo sérvio, aceitou. O Newcastle perguntou por ele e decidi deixá-lo sair para seguir com sua carreira.

Transferências.png

Em relação as chegadas, um total de sete jogadores veste agora a camisa da Pro Vercelli. Destes, somente Rocco Gori não fará parte do elenco principal - meu auxiliar fez proposta por ele, decidi confiar no julgamento dos meus olheiros e acertei contrato. Em relação aos outros, falarei de forma individual:

| Salvatore Sirigu | o italiano já é um sonho antigo meu. São duas temporadas já querendo fechar com ele e finalmente conseguimos. Aos 34 anos, embora não seja tão bem cotado pelos olheiros, vem para ser reserva imediato de Rajkovic e creio que pode sim ajudar dentro de campo, mas o trago principalmente para tutorar jovens jogadores.

| Jorge Meré | provavelmente o grande reforço dessa janela. Depois de duas temporadas na Fiorentina, que o contratou de graça, pediu pra sair devido ao rebaixamento da Viola e acredito que trará ainda mais qualidade ao nosso sistema defensivo - recebendo um pouco menos do que recebia Marcos Rojo.

| Jeando Fuchs | por algum motivo, quando vi que o contrato de Fuchs com o Sochaux acabava no final da temporada, não dei muita atenção. Felizmente, ao término da mesma, ele ainda não havia renovado e, embora tenha pensado duas vezes, decidi trazê-lo a Itália. Vem para tomar o posto de Hoffmann e ser titular a frente da zaga, tendo a seu favor a polivalência, algo que levo muito em conta.

| Raffaele Adamo | o jovem italiano, que curiosamente foi revelado na Alemanha (2017/2018, pelo 1860 München, tendo sido vendido ao Schalke em 2019/2020), não era exatamente uma contratação necessária. Com Hoffmann, Rnic e Fuchs para a função, ele sobraria. Mas decidi trazê-lo mesmo assim, porque acredito que ele tem potencial para evoluir bastante, mas também por ser italiano - e, com 18 anos, creio que há tempo suficiente para ele ser considerado como um jogador formado no clube, o que será importante para as competições continentais.

| Venancio Resquín | procurava um meia com características mais próximas de um armador recuado para fazer sombra a Filipe Soares e o paraguaio foi um grande achado. Agora não tenho certeza, mas creio que o descobri por causa de seu empresário, que o ofereceu. O valor pode parecer salgado, mas não só as outras (poucas) boas opções eram bem mais caras, como Resquín tem uma boa curva de evolução, como vem de temporadas decentes na Argentina (embora suas notas médias não sejam tão altas)

| Ciro Immobile | embora Origi ainda não tenha justificado o dinheiro gasto, resolvi dar nova chance a ele, bem como a Alberto Cerri, que começou a última temporada voando e caiu de rendimento. Porém, decidi emprestar Verhaeghe para o mesmo ganhar tempo de jogo e sabia que precisava de um nome mais experiente, já que sofri muito quando Origi se machucou e quando ele e Cerri não corresponderam. Mantive Libekk, mas ele é jovem e é complicado confiar. Apareceu a chance de trazer Immobile, que jogou pouco pela Inter nas últimas duas temporadas, mas na primeira delas teve um desempenho bem decente. Contou muito a seu favor o fato de ser italiano. Tenho esperança que ele repita a temporada 2015/2016 quando, emprestado ao Torino, marcou 25 gols em 41 jogos, além de 5 assistências.

Com as movimentações no mercado, nosso elenco ficou com 27 jogadores, como pode ser visto na imagem. Devido ao regulamento da Liga dos Campeões, porém, cinco deles infelizmente ficaram de fora da lista para a competição continental: Pietro Calligaro, Enrique Jeanvier, Raffaele Adamo, Venancio Resquín e Rune Libekk. Não será fácil, mas faremos nosso melhor.

Vale mencionar, antes tarde do que nunca, que a diretoria estabeleceu como meta mínima a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, bem como uma colocação na Serie A que nos desse vaga para a Liga Europa. Decidi ousar um pouco e, sendo cotados para a 4ª colocação (três acima da cotação da temporada passada), assumi a responsabilidade de nova classificação a Liga dos Campeões.

Elenco.png

---

A pré-temporada e o grande sorteio...

Estavam programados seis amistosos preparatórios, mas decidi cancelar dois para não forçar muito a equipe - um deles três dias antes do jogo da Liga dos Campeões.

Fiz alguns ajustes táticos, em relação a funções e instruções, e tivemos uma boa pré-temporada. Em que pese o fato desse período não ser ideal para avaliar a força da equipe, gostei muito de como nos portamos frente ao Schalke, que disputará a Liga Europa, fazendo um jogo extremamente equilibrado e conseguindo a vitória.

Pré-Temporada.png

No sorteio do playoff de melhor colocado, a última eliminatória antes da fase de grupos, fomos colocados frente a frente com os ucranianos do Dynamo Kyiv. Mas o que sabemos do clube, que é treinado por Sergiy Rebrov, sua lenda máxima?

Como não selecionei a liga ucraniana, só tenho acesso ao seu desempenho continental. Desde o começo do save, o Dynamo disputou a Liga dos Campeões somente duas vezes: na temporada 2015/2016, quando ficou em 3º no seu grupo (2V-4D) e caiu logo de cara na Liga Europa pro Galatasaray (2D); e na atual temporada - eliminou o Panathinaikos (1V-1D) para chegar na fase atual.

Em todas as outras cinco temporadas, disputou a Liga Europa. Alcançou as quartas-de-final em 2016/2017 e 2017/2018, caindo pros ingleses Newcastle e Liverpool, respectivamente. Em 2018/2019 chegou às oitavas-de-final, sendo eliminado pelo Feyenoord. Já mostrava uma queda, com um desempenho abaixo da média em um grupo fraco, e provou isso nas duas temporadas seguintes, quando nem mesmo passou da fase de grupos (em 2019/2020 caiu num grupo com Young Boys, AA Gent e Austria Viena e, na temporada seguinte, num grupo teoricamente mais complicado, enfrentou Lille, Leicester e Celta).

Hoje a equipe tem como principais nomes o goleiro holandês Jeroen Zoet (ex-PSV), os experientes zagueiros Aleksandar Dragovic e Eugene Khacheridi, o brasileiro Thiago Maia, o meia Andriy Yarmolenko e os atacantes Derlis Gonzalez e Junior Moraes.

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei de quase todas as contratações, menos a de um certo atacante italiano. Conheço um clube que já cometeu o erro de contratar esse cara, é fria :p

Em relação ao sorteio, pegou uma equipe mediana. Acho que passa com alguma tranquilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Danut disse:

Gostei de quase todas as contratações, menos a de um certo atacante italiano. Conheço um clube que já cometeu o erro de contratar esse cara, é fria :p

Em relação ao sorteio, pegou uma equipe mediana. Acho que passa com alguma tranquilidade.

Eu gostei muito das oportunidades que surgiram nesse mercado. Agora meu foco é garimpar o maior número possível de jovens, mas quem sabe se aparecer uma oportunidade de mercado? Raramente consigo me segurar quando aparece AQUELE nome ali pelo último dia de janela (e sempre aparece).

E eu ri aqui sobre seu comentário em relação ao Immobile. Vira essa boca pra lá que ele vai dar certo aqui!

E espero conseguir passar com facilidade mesmo... Chega de sofrer um pouco, né? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lucasmb83 disse:

Foi bem no mercado de transferências, gostei principalmente dos jovens, muito bons!

Acho que passa tranquilo, aí vamos ver como será o sorteio dos grupos.

Vamos ver como nos saímos.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito dos reforços! São jogadores importantes e que somam bastante ao seu elenco. Jogo difícil contra os ucranianos, mas creio que você será capaz de passar. Avante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Jio Freed disse:

Acredito que a Pro Vercelli não terá problemas para passar do Dynamo de Kiev. Boa sorte na sequência.

 

7 horas atrás, André Honorato disse:

li todo o topico...muito boa a saga, 

 

2 horas atrás, IgorFontana disse:

Gostei muito dos reforços! São jogadores importantes e que somam bastante ao seu elenco. Jogo difícil contra os ucranianos, mas creio que você será capaz de passar. Avante!

Obrigado aos três pelos comentários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma temporada muito interessante para quem está acompanhando e muito sofrida para você.

A temporada começou muito movimentada com as vendas dos jogadores, o que rendeu um valor absurdo aos cofres dos clubes. Além da contratação de mais de dez jogadores, esse valor rendeu um novo contrato, um aumento no orçamento de transferências e ainda melhorias nas infraestruturas do clube.

A campanha no primeiro semestre foi muito boa e fique surpreso com o alto rendimento da equipe, mas as últimas partidas do ano já mostraram um problema com empates dentro de casa. No segundo semestre a situação complicou e o time parecia ter esquecido o caminho para as vitórias. No fim das contas deu tudo certo, mas, como você disse, podia ter tido uma vida muito mais fácil para alcançar a Liga dos Campeões.

Vou confessar que não gostei da contratação do Immobile, pois acredito que ele já está velho e você lembrou de uma ótima temporada dele que aconteceu há 5 temporadas. No seu lugar, eu já teria perdido a paciência com o Origi, mas vamos torcer para que ele corresponda nessa terceira e talvez última oportunidade recebida.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, guigasparotto disse:

Uma temporada muito interessante para quem está acompanhando e muito sofrida para você.

A temporada começou muito movimentada com as vendas dos jogadores, o que rendeu um valor absurdo aos cofres dos clubes. Além da contratação de mais de dez jogadores, esse valor rendeu um novo contrato, um aumento no orçamento de transferências e ainda melhorias nas infraestruturas do clube.

A campanha no primeiro semestre foi muito boa e fique surpreso com o alto rendimento da equipe, mas as últimas partidas do ano já mostraram um problema com empates dentro de casa. No segundo semestre a situação complicou e o time parecia ter esquecido o caminho para as vitórias. No fim das contas deu tudo certo, mas, como você disse, podia ter tido uma vida muito mais fácil para alcançar a Liga dos Campeões.

Vou confessar que não gostei da contratação do Immobile, pois acredito que ele já está velho e você lembrou de uma ótima temporada dele que aconteceu há 5 temporadas. No seu lugar, eu já teria perdido a paciência com o Origi, mas vamos torcer para que ele corresponda nessa terceira e talvez última oportunidade recebida.

Boa sorte na continuação!

Então, cara, em relação a Immobile e Origi, pesaram algumas coisas. O Origi, em uma das temporadas (acho que foi na primeira dele aqui, se bem me lembro) ele entrou em boa fase e começou a marcar gols no fim da dita temporada, e ganhou uma sobrevida. Nessa última sofreu com lesões, então é complicado. Além disso, eu já treinei ele em outro save no FM16 e sei da capacidade dele de marcar gols. Além disso, o mercado está muito escasso em relação a atacantes. Ao menos pensando naqueles que são atraídos pelo clube e que não fariam eu levar o clube a falência para contratar. E isso também explica um pouco a vinda do Immobile. Eu precisava de um cara mais experiente pra fazer sombra Origi e Cerri, já que não consegui botar fé nos dois jovens que fizeram parte do elenco na temporada passada, mas não haviam grandes nomes, e Immobile apareceu como boa opção. Estava listado por um preço baixo e não receberá um salário exorbitante. Acredito que posso "recuperar" o atleta e que ele possa contribuir bastante no decorrer da temporada. Pesou também o fato dele ser italiano e considerado um jogador formado no país.

Obrigado por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Investiu forte no mercado, gastou uma grana muito alta, mas tudo isso é compreensível, já que nesta temporada vai encarar uma Champions League. Sobre os novos jogadores me chamou bastante a atenção as contratações do goleiro Sirigu e do artilheiro Immobile, dois atletas de extrema importância e experiencia que vão ajudar bastante o time nesta jornada que está prestes a se iniciar. Resumindo, reforçou bem todos os setores, deixou a equipe bem equilibrada e isso é importante.

Pré-temporada deixou uma boa impresão da equipe, principalmente do atacante belga Origi, conseguiu boas vitórias contra o Carpi e principalmente contra o bom time do Schalke, agora é ir com tudo encarar o Kiev, confronto complicado logo de cara, mas com essa pré-temporada acredito que a equipe vá embalada para o confronto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Um Gigante Renascido
  • guigasparotto unfeatured this tópico
  • guigasparotto featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...