Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um Gigante Renascido


Bigode.

Posts Recomendados

Em 12/10/2016 at 18:44, JCaio Lima disse:

Foi um bom começo na UEL, e na liga poderia ser melhor se não fosse a derrota para o Palermo, destaque para o Milan com uma ótima campanha cuidado para eles não roubarem o seu vice???.Boa sorte na sequência.

Se não tivesse tropeço, não seria normal, né? rsrs

Milan tá me surpreendendo, já que vinha bem instável nas últimas temporadas. Valeu!

Em 12/10/2016 at 23:36, Yagamiiori disse:

Cara li tudo hoje, time faz excelentes temporadas, depois cai de rendimento de forma surpreendente ... 
Outra coisa que me chamou muita atenção é a sua atuação no mercado de transferências, parabéns!

Opa! Espero que tenha curtido e siga acompanhando!

Então, ou a gente faz uma metade boa e outra ruim ou uma ruim e outra boa, né? Difícil. Vamos ver se conseguimos mudar a partir dessa temporada e conseguir maior regularidade. Quanto ao mercado: é uma parte que eu gosto muito e procuro sempre fazer bons negócios, lucrar bastante e tal.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa, li tudo hoje, ou quase tudo!! rs ... Bastante coisa!

Vem conseguindo "incomodar" os times italianos, com um time mais "modesto"!

Parabéns! E boa continuação do save, estou acompanhando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lourival disse:

Ufa, li tudo hoje, ou quase tudo!! rs ... Bastante coisa!

Vem conseguindo "incomodar" os times italianos, com um time mais "modesto"!

Parabéns! E boa continuação do save, estou acompanhando!

Opa, que bom ver mais um novo leitor por aqui! Seja muito bem-vindo a história e espero que tenha gostado e continue acompanhando!

Realmente, a gente tá conseguindo ser uma pedra no sapato e fico feliz com isso. Agora falta dar aquele passo final e superar de vez todos os grandes. Vamos ver o que nos reserva, né?!

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repetindo o que sempre digo, é muito cedo para dizer algo sobre a liga, mas começar bem é bom. Vamos torcer para a Pro Vercelli evoluir nas próximas rodadas.

Na UEL praticamente garantiu a vaga e poderá inclusive poupar jogadores se quiser. 

O ucraniano está arrebentando, pena que ele pertença ao PSG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Bigode. blz? Depois da sugestão de @Jio Freed e @ggpofm voltei a ler seu Save. Tinha parado de lê-lo na época em que parei de freqüentar o tópico, mas, quando voltei, não tive a iniciativa de retomar a leitura (embora tendo mantido a assinatura das notificações) por me lembrar de como estava a caminhada do Pro Vercelli. Na época, achei que o Save estava caminhando muito rápido e que se apresentava como mais uma história de sucesso repentino de uma equipe que vem de baixo.

Bom, parece que estava enganado. Embora não seja um leitor que tem predileção por Saves truncados em que o autor demora anos pra vencer alguma coisa (essa é a minha trajetória no FM, kkk), confesso ser simpático a histórias mais "suadas" e parece que o que não falta ao Vercelli é suor, kkk.

Atualizei-me a partir das postagens de Outubro e fiquei muito empolgado com sua caminhada. Além disso, achei bem bacana as imagens que utiliza pra ilustrar a história.

Enfim, foram duas ótimas recomendações e vou procurar me manter mais assíduo com as postagens.

Sobre o Save, embora tenha sido frustrante ver a equipe parando de funcionar no segundo tempo, o empate contra o Atalanta não foi um dos piores resultados se considerarmos a atual fase do time. Vejo que eles vem com apenas 01 derrota e 07 gols sofridos. Embora seja um adversário direto, vamos erguer a cabeça.

E, pra não perder o costume de sempre perguntar algo ao autor, hehe: É impressão minha ou o Pro Vercelli faz muitos gols nos últimos 10 minutos? Não olhei especificamente todos os gols que fizeram até agora, mas, vi alguns que saíram a partir dos 80. Outra coisa, o duelo contra o Torino está perto? Vejo na tabela que eles vem em uma boa fase tb.

Abs e até a próxima.

Editado por Bega Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2016 at 12:28, ggpofm disse:

Repetindo o que sempre digo, é muito cedo para dizer algo sobre a liga, mas começar bem é bom. Vamos torcer para a Pro Vercelli evoluir nas próximas rodadas.

Na UEL praticamente garantiu a vaga e poderá inclusive poupar jogadores se quiser. 

O ucraniano está arrebentando, pena que ele pertença ao PSG.

Se tratando da nossa equipe, é sempre cedo pra cravar qualquer coisa. rs 

Mas a equipe está em um bom caminho, jogando bem, evoluindo... tanto na liga quanto na UEL, onde o desempenho é excelente.

Sobre o Tkachov, acho que falei disso no post com as contratações, mas de qualquer maneira: quando o contratei, ele estava listado para transferência e empréstimo. Como ele vinha inicialmente mas para composição do elenco e não tinha certeza de como ele desempenharia, preferi o empréstimo, MAS fixei o passe dele em R$27 milhões, então existe uma boa possibilidade de conseguir manter ele por aqui.

4 horas atrás, Bega Gomes disse:

Fala @Bigode. blz? Depois da sugestão de @Jio Freed e @ggpofm voltei a ler seu Save. Tinha parado de lê-lo na época em que parei de freqüentar o tópico, mas, quando voltei, não tive a iniciativa de retomar a leitura (embora tendo mantido a assinatura das notificações) por me lembrar de como estava a caminhada do Pro Vercelli. Na época, achei que o Save estava caminhando muito rápido e que se apresentava como mais uma história de sucesso repentino de uma equipe que vem de baixo.

Bom, parece que estava enganado. Embora não seja um leitor que tem predileção por Saves truncados em que o autor demora anos pra vencer alguma coisa (essa é a minha trajetória no FM, kkk), confesso ser simpático a histórias mais "suadas" e parece que o que não falta ao Vercelli é suor, kkk.

Atualizei-me a partir das postagens de Outubro e fiquei muito empolgado com sua caminhada. Além disso, achei bem bacana as imagens que utiliza pra ilustrar a história.

Enfim, foram duas ótimas recomendações e vou procurar me manter mais assíduo com as postagens.

Sobre o Save, embora tenha sido frustrante ver a equipe parando de funcionar no segundo tempo, o empate contra o Atalanta não foi um dos piores resultados se considerarmos a atual fase do time. Vejo que eles vem com apenas 01 derrota e 07 gols sofridos. Embora seja um adversário direto, vamos erguer a cabeça.

E, pra não perder o costume de sempre perguntar algo ao autor, hehe: É impressão minha ou o Pro Vercelli faz muitos gols nos últimos 10 minutos? Não olhei especificamente todos os gols que fizeram até agora, mas, vi alguns que saíram a partir dos 80. Outra coisa, o duelo contra o Torino está perto? Vejo na tabela que eles vem em uma boa fase tb.

Abs e até a próxima.

Opa, Bega! Que bom ter você de volta por aqui! Fico muito feliz com isso e também com o fato de que esteja aproveitando a leitura. Espero que siga acompanhando e qualquer dúvida pode sempre perguntar que tentarei responder da melhor forma possível.

Sobre o save: a Atalanta realmente vem bem e não é de hoje. Inclusive, terminaram entre os cinco primeiros em duas das últimas três temporadas. É uma equipe que pode dar trabalho sempre. Sobre o confronto contra o Torino: será justamente a primeira partida da próxima atualização, que postarei logo menos!

Em relação aos gols, acho que é impressão sua. Até fui rever aqui e, até essa partida contra a Atalanta, da última atualização, foram 14 jogos, nos quais marcamos 29 gols. Destes, somente 5 ocorreram do minuto 80 em diante.

Aliás, de forma mais detalhada, nossos gols até a última atualização foram:

- No 1º tempo: 16
- Nos primeiros 10' do 1º tempo: 3
- Nos últimos 10' do 1º tempo: 5
- No 2º tempo: 13
- Nos primeiros 10' do 2º tempo: 2
- Nos últimos 10' do 2º tempo: 5

Ou seja: a maioria de nossos gols ocorrem "no meio" dos tempos (8 gols entre os minutos 11 e 34; 6 gols entre os minutos 56 e 79).

---

Obrigado aos dois pelos comentários!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner.png

36 - Aos trancos e barrancos

Mais dois meses de jogo se passaram desde a última atualização e 12 jogos foram disputados nos meses de Novembro e Dezembro. Antes disso, porém, é necessário falar sobre algo importante. Logo nos primeiros dias de Novembro, novamente recebi a notícia sobre a vontade de um consórcio em adquirir o clube. A notícia ruim: o líder do clube deixou escapar que traria junto, para comandar a equipe, Fernando Hierro.

No último dia de Novembro, o consórcio liderado por Tommaso Ghirardi completou a aquisição do clube. O boato quanto a vinda de Fernando Hierro para o meu lugar seguiu, embora o novo presidente tenha dito que "embora fosse a sua intenção contratar um novo técnico após a aquisição, ele considerará mantê-lo no cargo". Com o meu na reta e a incerteza quanto a minha permanência, sabia que precisava ter o melhor desempenho possível, apesar de já ter uma certa história com o clube. Pra minha sorte, esse primeiro semestre tem sido muito complicado no que diz respeito a manutenção do elenco, visto que temos muitos jogadores machucados. Falarei dos jogos adiante, mas disputamos boa parte das últimas partidas levando somente 6 atletas para o banco de reservas, por exemplo.

Apesar disso, passados dez dias desde que o novo presidente assumira e veio a ótima notícia: fui informado de que poderia seguir no clube. Muito, diga-se, pelo fato do novo mandatário ter ficado "impressionado com o apoio que o seu trabalho no clube tem merecido". Foi justamente meu trabalho até o momento que o convenceu, felizmente.

Mas vamos falar do que realmente importa?

---

Novembro-Dezembro.png

Iniciamos o mês de Novembro da melhor maneira possível. Fomos a Turim e dominamos totalmente a equipe da casa, do início ao fim. A pontaria não foi das melhores, é verdade, mas nem isso nos impediu de marcar cinco vezes e chegar ao sexto jogo sem derrota na temporada. O ponto negativo ficou pela lesão de Andrija Zivkovic, que ficará pelo menos 4 meses longe dos gramados.

vs Torino.png

Na sequência, garantimos mais duas vitórias: contra o Genoa, dominamos, mas vencemos pelo placar mínimo, graças a gol de Origi, em sua primeira partida pós-lesão. Na Ucrânia, fizemos um excelente primeiro tempo e abrimos 3x0. No 2º tempo, relaxamos demais e deixamos o Vorskla dominar as ações da partida, mas contamos com um inspiradíssimo Rajkovic pra garantir a goleada e a classificação para o mata-mata da Liga Europa.

Veio, então, o fim da sequência sem derrotas. Visitamos a Roma, saímos atrás com um gol aos 15' e vimos Esgaio perder um pênalti aos 34'. Depois disso, faltou força pra buscar o empate e ainda levamos outro gol no início do 2º tempo.

O calendário nos reservou dois jogos complicados na sequência, mas nossos jogadores mostraram muita força para se recuperar da derrota. Primeiro recebemos a Internazionale e abrimos o placar logo cedo, aos 12', com Götze. O jogo não foi um primor de qualidade e pecamos demais na hora de finalizar. Acabamos castigados com um gol no início do 2º tempo, mas batalhamos muito e mais uma vez, modéstia a parte, uma mudança feita por mim se mostrou eficiente: João Carlos entrou aos 74' e, no último lance do jogo, deixou o dele e garantiu uma excelente e merecida vitória.

vs Internazionale.png

Eu falei que o calendário havia reservado dois jogos complicados em sequência e o segundo deles foi contra o Lyon. Já estávamos classificados, mas os franceses não. Além disso, queria terminar a fase de grupos com a melhor campanha possível. Quando a bola rolou, porém, a dificuldade esperada não apareceu. Dominamos a partida do início ao fim, chutamos o dobro de vezes e garantimos os três pontos ainda no 1º tempo.

Garantimos mais duas vitórias na sequência, ao vencer o Bologna, com tranquilidade e show de Tkachov, fora de casa - a equipe da casa ainda perdeu um pênalti, defendido por Rajkovic, quando o placar apontava 0x0 - e a Fiorentina, também fora, mas com um pouco mais de emoção. Fomos melhores, mas só abrimos o placar no início do 2º tempo. A vitória parecia garantida, mas a equipe passou a dar muito espaço para um jogador em especial: Tomas David. Ele tentou uma, duas, três vezes... na quarta, não desperdiçou e empatou aos 87'. O gol parece ter despertado nossa equipe, pois mandei os jogadores pra cima e quatro minutos depois já vencíamos por 3x1. Precisava de tanta emoção assim?

A notícia ruim ficou pelas lesões de Velkov (vs Bologna) e Tkachov e Bentancur (vs Fiorentina).

vs Fiorentina.png

Elevamos a sequência de jogos sem perder para seis, mas a equipe sentiu o cansaço e os diversos desfalques por lesão e não passou do empate com Levante, fora de casa, pela última rodada do grupo da Liga Europa, e Livorno, em casa, pela Serie A. Embora a equipe comandada por Dario Dainelli esteja lutando por uma vaga em competições continentais, e mesmo levando em conta as circunstâncias, vejo esse jogo como um tropeço. Não podíamos ter perdido pontos aqui.

Pra completar a sequência sem vitórias, recebemos o Milan pela 1ª Eliminatória da Copa TIM - sim, tivemos muito azar - e aí as pernas não aguentaram. Até jogamos bem, de igual pra igual, mas a pontaria foi péssima e acabamos perdendo com um gol de Pione Sisto ainda na primeira metade do 1º tempo. Não fiquei tão chateado porque a equipe estava bem remendada e eu não esperava realmente uma vitória.

Pra encerrar o ano, um jogo importantíssimo: a líder Juventus. Com um bom espaço de tempo entre esta e a próxima partida, que ocorrerá só depois da virada do ano, decidi mandar a campo o que eu tinha de melhor disponível, mesmo que a condição não fosse a melhor. E deu certo. O início do jogo foi muito bom e aos 21', Federico Valverde cobrou um escanteio da direita e viu o zagueiro Michael Lüftner correr pra segunda trave e testar pro gol. A bola cruzou a área e encontrou o ângulo oposto de Scuffet. A bola era indefensável. Depois disso, a Juventus passou a dominar a partida aos poucos e aí virou praticamente ataque contra defesa. Pra nossa felicidade, não só a pontaria da Juventus deixou a desejar, como Rajkovic foi um verdadeiro monstro. O goleiro foi eleito o melhor em campo e nos garantiu uma excelente vitória. E é sempre bom lembrar: com esse resultado, são duas vitórias nos últimos dois jogos contra a Juventus. Parece que o jogo começou a virar, não é mesmo?

vs Juventus.png

---

- CLASSIFICAÇÃO E ESTATÍSTICAS - 

Até o momento, a temporada da Pro Vercelli vai muito bem, apesar dos pesares. Estamos sofrendo com muitas lesões, mas os jogadores têm sido muito guerreiros e estão se superando. Prova disso é essa vitória contra a Juventus, mesmo sem jogadores importantes e com muitos dos titulares da partida longe da condição física ideal. Tivemos uma queda ali no final com os três jogos sem vencer, mas a equipe conseguiu se segurar bem.

Na Liga Europa, garantimos a classificação com 5 vitórias e 1 empate, totalizando 16 pontos. Inclusive, foi nosso empate contra o Levante que garantiu a classificação da equipe espanhola. O Lyon venceu o Vorskla, mas precisava da nossa vitória na última partida para se classificar pelos critérios de desempate. Não deu. O sorteio do mata-mata já foi feito e enfrentaremos os russos do Dinamo Moscou. Se passarmos, enfrentaremos nas Oitavas o vencedor de AEK e Benfica. Acredito que são boas as chances de chegar nas Quartas - meu objetivo mínimo para a competição.

na Serie A, assumimos a liderança provisória com a vitória sobre a Juventus. Chegamos aos mesmos 36 pontos da multi-campeã, mas o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Vale lembrar, porém, que temos dois jogos a mais e a situação deve mudar. Coletivamente, temos o melhor ataque da competição e a 5ª melhor defesa - embora esse quesito ainda pode melhorar muito - com o dobro de gols sofridos pela Juventus. Individualmente, nosso matador Tkachov é destaque por outro motivo: com 7 assistências, é o melhor garçom do campeonato. Zivkovic, que está machucado, segue entre os melhores com 6 assistências. Destaque também para Edoardo Goldaniga, jogador com mais desarmes chave, totalizando 19.

Classificação Final.png

Classificação Pós-17 rodadas.png

Em relação ao elenco, como prometido trago uma tela com alterações e mais estatísticas. Não sei se é o ideal, então se acharem que faltou alguma em específico - ou que seja desnecessário manter alguma das atuais - estou aberto a sugestões.

É difícil falar destacar alguém, porque todo o elenco vem muito bem, de maneira geral, mas eu não poderia deixar de destacar Denys Tkachov. Iniciamos a temporada sem Origi e minha primeira opção para o posto de 'homem-gol' era Holmen-Jensen, mas quando o ucraniano entrou, foi arrasador e não saiu mais do time. Ele não só é o artilheiro da temporada, com 12 gols, como também é nosso segundo melhor assistente, além de ter bons índices referentes aos passes, mesmo sendo o jogador normalmente mais próximo do gol.

Andrija Zivkovic, que ainda ficará algum tempo parado por lesão, é nosso melhor assistente. Götze também merece atenção. Experiente, vem jogando em uma posição que não é a ideal, mas já contribuiu com 12 gols em 18 partidas (6 gols e 6 assistências). O alemão sofreu uma lesão que o deixou fora de combate nessa reta final de ano, mas tanto João Carlos quanto Oyewole estão o substituindo muito bem. O nigeriano, que surgiu em nossa base na última temporada, aliás, vem evoluindo muito bem. Fez a maioria dos jogos como meio-campista, mas tenho o utilizado eventualmente como atacante também e ele vem se destacando bastante nos passes e desarmes. Apontado como o próximo Del Piero, já vem sendo convocado pras seleções de base da Itália e acredito que terá um futuro brilhante.

Destaquei, na imagem, outros jogadores que se destacaram principalmente nos passes, casos de Fuchs, Murru e Esgaio, bem como nos desarmes - os mesmos três jogadores, além dos zagueiros Lüftner e Goldaniga.

Estatísticas Elenco Dezembro.png

O mês de Janeiro chegou e a diretoria me perguntou sobre uma mudança de expectativas, mas decidi manter o pé no chão e prometer somente a classificação para a Liga dos Campeões - a outra opção era a de vencer a Serie A.

Tenho mais de R$500 milhões em caixa para contratações, mas não devo modificar o elenco. Tirando a possível vinda de um jogador para atuar pela direita - estamos sem Zivkovic e não estou conseguindo confiar totalmente em Sokolovic - somente devo trazer reforços para a equipe principal no caso de alguma saída. Meu foco será procurar jogadores para nossas categorias de base.

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, JairJunior disse:

Cara muito legal sua história, comecei a ler ontem e não parei mais, gostei muito da ideia de levar o pequeno Pro Vercelli ao sucesso novamente.

Mais um novo leitor! Seja muito bem-vindo!

Pô, fico muito feliz que tenha gostado, porque eu tô gostando demais do save e de contá-lo por aqui.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que atualização cheia de coisa boa!

Vencer a Serie A passa muito por vencer a Juventus.Tudo bem que eles tem dois jogos a menos (na att voce colocou "temos"), mas não ter vencido eles agora jogaria a diferença ainda mais pra cima quando o número de jogos se igualasse. Óbvio que tem que manter o pé no chão, ainda mais que vemos frequentemente nas suas temporadas que o time oscila muito, mas dá pra sonhar.

Na UEL dá pra chegar nas quartas, não vejo o Benfica fazendo frente, e aí o sorteio pode ditar uma campanha até a final ou não.

Com tanto dinheiro em caixa, como andam as infraestruturas do clube?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada é muito boa, mesmo com a derrota para o Milan e a eliminação, novamente precoce, na Copa Itália.

Acho que na UEL tem potencial para passar nas duas fases, seja contra o Dínamo ou o vencedor do AEK e Benfica.

Na Série A, mesmo com os dois jogos a mais (você escreveu a menos), a campanha é muito boa e mesmo com a partida complicada com a Juve é um bom sinal ter vencido ela nas últimas vezes.

As médias da equipe estão bem elevadas e isso é um bom sinal. Será que vem título na temporada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, lucasmb83 disse:

Rapaz, que atualização cheia de coisa boa!

Vencer a Serie A passa muito por vencer a Juventus.Tudo bem que eles tem dois jogos a menos (na att voce colocou "temos"), mas não ter vencido eles agora jogaria a diferença ainda mais pra cima quando o número de jogos se igualasse. Óbvio que tem que manter o pé no chão, ainda mais que vemos frequentemente nas suas temporadas que o time oscila muito, mas dá pra sonhar.

Na UEL dá pra chegar nas quartas, não vejo o Benfica fazendo frente, e aí o sorteio pode ditar uma campanha até a final ou não.

Com tanto dinheiro em caixa, como andam as infraestruturas do clube?

Opa, falha nossa. Pensei em trocou o "jogos a menos" por "jogos a mais". Valeu!

E é isso aí: a vitória foi importantíssima pra não deixar a Juventus desgarrar muito quando igualar o número de jogos, mas pés sempre no chão. Na UEL meu objetivo é pelo menos chegar nas quartas mesmo e creio que se o time se mantiver regular, podemos chegar lá.

A parte de infraestrutura vai muito bem. Falei sobre isso acho que umas duas ou três atualizações atrás, mas quando essa temporada terminar, tocarei no assunto de novo. De lá pra cá, porém, a única mudança foi que as obras relacionadas as instalações de base foram concluídas.

Valeu pelo comentário!

31 minutos atrás, ggpofm disse:

A temporada é muito boa, mesmo com a derrota para o Milan e a eliminação, novamente precoce, na Copa Itália.

Acho que na UEL tem potencial para passar nas duas fases, seja contra o Dínamo ou o vencedor do AEK e Benfica.

Na Série A, mesmo com os dois jogos a mais (você escreveu a menos), a campanha é muito boa e mesmo com a partida complicada com a Juve é um bom sinal ter vencido ela nas últimas vezes.

As médias da equipe estão bem elevadas e isso é um bom sinal. Será que vem título na temporada?

A eliminação é até compreensível. O Milan, naquele momento, vinha bem na temporada, e nosso time estava todo remendado. Na UEL, como já falei na resposta acima, meu objetivo é mesmo chegar as quartas de final e creio que temos potencial para conseguir isso.

Corrigi ali a questão dos dois jogos a mais (pensei certo, mas escrevi errado e nem me toquei). Vencer a Juventus dá uma baita moral. São duas vitórias seguidas contra ela e dá aquela sensação de que estamos no caminho certo, sabe? Bom, não quero cravar nada quanto a título pra não zicar, mas espero que venha. Tá na hora de conquistar algo, né? haha

Valeu pelo comentário, Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria resumir meu sentimento com uma só frase "Tão deixando a gente sonhar...!"
Mais uma eliminação precoce hein ... Na Liga dá pra sonhar com o título em, se não perder o fôlego e deixar o rendimento cair, dá pra brigar pelo título até o fim em.
Na UEL os sorteios vão definir até onde você pode ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2016 at 12:34, Yagamiiori disse:

Queria resumir meu sentimento com uma só frase "Tão deixando a gente sonhar...!"
Mais uma eliminação precoce hein ... Na Liga dá pra sonhar com o título em, se não perder o fôlego e deixar o rendimento cair, dá pra brigar pelo título até o fim em.
Na UEL os sorteios vão definir até onde você pode ir.

Se deixarem a gente chegar... haha

Ah, cara, eu não fiquei tão chateado com a eliminação, como falei nas outras respostas, por todas as circunstâncias. Claro que não quero nunca perder e tal, mas se essa eliminação na Copa TIM significar mais força nas disputadas da Serie A e da Liga Europa, eu posso aceitar de boa. Vamos ver o que conseguimos agora em ambas as competições, né?

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner.png

37 - O céu é o limite?

Retomando a atualização anterior, vale lembrar onde paramos: vitória contra a Juventus, liderança provisória (mesmo número de pontos da mesma, mas dois jogos a mais) e classificação garantida pro mata-mata da Liga Europa. Falei também que dificilmente o elenco sofreria mudanças na janela de Inverno. Procuraria um ponta direito, mas outros reforços só chegariam mediante saídas. E assim ocorreu.

Em relação as saídas, somente um jogador foi vendido: Adriano Salazar. Centroavante português, chegou ao clube em 2021/2022, do Sporting, por R$3,5 milhões. Estava no sub-20 e, sem ter evoluído o esperado, foi vendido ao Verona por R$10 milhões. Além dele, emprestamos dois jovens para ganhar tempo de jogo. Em contrapartida, acertamos com um total de oito jovens reforços e um jogador para a equipe principal. Procurando dar mais qualidade ao setor ofensivo, já que estávamos sem Zivkovic, machucado, e Sokolovic não vinha se mostrando totalmente preparado, aproveitamos a baixa cláusula de rescisão de Daniele Verde e o contratamos junto ao Braga. Revelado pela Roma, o polivalente meia chegou de graça a Portugal na temporada 2020/2021. Não foi brilhante, mas vinha melhorando e era um nome que já havia passado pela minha cabeça. Quando o contratamos, era avaliado em R$100 milhões, mas tinha uma multa de apenas R$67,5 milhões. No mesmo período, aliás, o Braga ofereceu uma renovação a ele, imagino eu, aumentando esse valor, mas Verde preferiu acertar conosco e voltar a Itália. Já com uma certa experiência, pode atuar basicamente em qualquer lugar do meio-campo e será certamente muito útil, especialmente com a maratona de jogos entre Serie A e Liga Europa, além de ter a seu favor o fato de ser um jogador formado na Itália.

MAD Daniele Verde.png

---

O ano virou e meu maior medo era em relação a como a equipe se portaria. Como todos que acompanham a história sabem, é praxe que nossa equipe tenha um semestre bom e outro ruim na temporada (ou vice-versa), o que já nos custos algumas eliminações e muitos pontos.

E, depois de um mês de Dezembro apenas razoável, muito devido as diversas lesões e ao cansaço dos jogadores, a verdade é que não tivemos um mês de Janeiro bom, o que me deixou preocupado.

Iniciamos o ano visitando o Napoli, que ocupava apenas a 11ª colocação na época. Embora perder para eles em seus domínios não seja exatamente um grande tropeço, a situação de ambos na tabela indicava que um resultado que não uma vitória era sim um resultado ruim. Com um zagueiro inexperiente, devido aos desfalques, não fomos páreos para a dupla de ataque mandante, formada por Calleri e Vietto e, mesmo fazendo uma boa partida e criando mais chances, acabamos derrotados num jogo eletrizante e muito movimentado.

vs Napoli.png

Nas três partidas seguintes, tivemos dois tropeços gigantescos. Primeiro recebemos a Frosinone, então na 16ª colocação, e não passamos de um empate em 1x1. Dominamos totalmente a partida e, inclusive, tivemos boa pontaria, mas saímos atrás, chegamos a empatar e depois paramos nas defesas do goleiro Kim Chang-Soo e, por três vezes, na trave. Num jogo muito ruim, conseguimos uma vitória simples sobre o Spezia, lanterna do campeonato, graças a Bentancur, e aí veio o novo tropeço: outro jogo ruim e placar inalterado, em casa, contra a Sampdoria - na época pouco acima da Frosinone na tabela.

Eram três jogos de invencibilidade, é verdade, mas apenas uma vitória - magra e sofrida - e dois empates em casa. A sequência, ainda por cima, não seria fácil, com dois jogos teoricamente complicados abrindo o mês de Fevereiro. Mas aí entrou a prática. A teoria? Ficou pra história.

Abrimos o mês indo a capital para enfrentar a Lazio. Com apenas 43 segundos de jogo, pênalti a nosso favor. E, diferente do que normalmente ocorre, convertemos - Origi foi o autor do gol. Sofremos o empate apenas 2 minutos depois, mas aos 11' voltamos a frente com um gol de Holmen-Jensen. O jogo não foi um primor e seguiu equilibrado até o fim, pendendo mais pro nosso lado. Foi assim que, aos 77', Origi garantiu a vitória.

Mas o melhor estava por vir: depois da derrota no turno, recebemos o Milan em busca de vingança num daqueles típicos jogos de seis pontos. E, bem, a julgar pelo placar e pelas estatísticas do jogo, creio que conseguimos. Simplesmente não demos chance nenhuma pro Milan e nossa vitória nunca esteve em dúvida. Martelamos, pressionamos e dominamos do apito inicial ao final. E, claro, contamos com um show a parte de Daniel Holmen-Jensen, autor de um hat-trick. "Virou passeio!", diria um certo narrador.

vs Milan.png

A goleada estrondosa animou de vez a equipe e a mim, acarretando em mais duas vitórias pela Serie A. Primeiro visitamos o Pescara e, em uma partida mais complicada do que o placar mostra, vencemos por 2x0. Na sequência, goleada inapelável sobre o Palermo, com direito a novo show de Holmen-Jensen - dois gols e uma assistência - e também de Origi - um gol e duas assistências.

Quatro dias depois, estávamos na Rússia para enfrentar o Dinamo Moscou e a verdade é simples: ninguém podia nos parar. Melhor: ninguém podia parar Holmen-Jensen. O atacante norueguês deu novo show com hat-trick e garantiu a goleada por 4x0, ao lado de Origi que novamente não só fez o dele como deu duas assistências. Vale lembrar que nosso mais novo artilheiro ganhou a vaga após a lesão de Tkachov no final do ano e agarrou da melhor maneira possível - assim como o ucraniano havia feito no início da temporada.

vs D. Moscou.png

Encerramos o mês com mais duas vitórias, chegando a marca de sete vitórias consecutivas - e dez jogos sem perder, com 8 vitórias e 2 empates. Pela Serie A, fizemos uma partida equilibrada com a Cagliari e vencemos por 2x0, com direito ao primeiro gol de Daniele Verde (que não pode atuar pela Liga Europa) pelo clube. Já pela Liga Europa, mandei um time misto a campo e, mesmo com alguma dificuldade, contamos com boas defesas de Rajkovic para garantir uma vitória por 3x2 e sacramentar a classificação para as Oitavas de Final da competição.

Janeiro-Fevereiro.png

---

- CLASSIFICAÇÃO E ESTATÍSTICAS - 

Apesar daquele final de ano apenas razoável, devido aos problemas de lesão e cansaço, e de um mês de Janeiro instável, o elenco vem mostrando sua força e, mais do que nunca, que está amadurecendo, que está mais cascudo. Acho que essa sequência de dez jogos sem perder, com oito vitórias e goleadas expressivas é a maior prova disso.

O elenco vem se superando e quem entra, entra bem. Sair do time principal hoje devido a uma lesão, por exemplo, é sinal de que dificilmente você voltará. Origi começou a temporada machucado e só foi começar a se soltar mais após a virada do ano, porque Tkachov estava voando. Este, por sua vez, se machucou e viu Holmen-Jensen o substituir com excelência. O ucraniano, desde que se recuperou, recebeu poucas chances, a maioria vindo do banco, e ainda não rendeu o mesmo de antes. Com o norueguês voando baixo, fica ainda mais difícil. Essa situação envolvendo os três exemplifica bem o que eu quis dizer.

Estatísticas Elenco Fevereiro.png

Parece até exagero, mas não é, garanto: é difícil destacar um jogador, pois o elenco todo está muito bem. Alguns mais, outros menos, mas é possível perceber que todos estão ganhando uma quantidade razoável de oportunidades - em parte pela maratona de jogos e pelo problema de lesões - e somente um jogador tem classificação média abaixo de sete: Veljko Paprica, que é justamente o único quem destoa dentre todos os atletas (cheguei, inclusive, a pensar em emprestá-lo ou vendê-lo em Janeiro, mas não conseguiria trazer nenhum substituto de bom nível). De se notar também que somente João Nunes, goleiro reserva, não atuou uma vez sequer nessa temporada. Meus princípios em relação a importância do goleiro me fazem pensar duas vezes antes de poupar o titular. Aliás, até mesmo Rajkovic tem uma nota alta, o que raramente acontece com meus goleiros. Prova também de como ele vem fazendo atuações gigantescas quando necessário.

O goleiro sérvio é o único que atuou em todas as partidas. Fora ele, somente 3 jogadores atuaram em 30 ou mais partidas: Edoardo Goldaniga (34), Ricardo Esgaio (30) e Daniel Holmen-Jensen (32). Creio que isso é mais um ponto pra indicar como venho conseguindo rodar bem o elenco. O norueguês é nosso artilheiro, seguido de Tkachov, Origi e João Carlos - que, inclusive, vem sendo peça muito útil e superando as expectativas. Zivkovic e Tkachov são nossos melhores assistentes, seguidos de perto por Origi e Götze, com boa participação também de Holmen-Jensen, Vlasic e Esgaio. Reparem como alguns nomes aparecem em ambos os casos. Acredito que esse é um ponto forte que consegui criar com essa equipe: não há egoísmo e todos ajudam todos, com gols e assistências.

Mas e as competições? Na Liga Europa, enfrentaremos o Benfica. A equipe comandada por Rui Vitória eliminou o AEK (4x0 na Grécia, 1x0 em Portugal). Para quem não se lembra, os Encarnados já são velhos conhecidos. Encontramos com eles na fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/2022 - duas temporadas atrás, portanto. Na ocasião, perdemos por 2x1 em Portugal e vencemos por 1x0 na Itália, o que nos daria a classificação hoje. De lá pra cá, creio que o elenco deles não mudou drasticamente, embora tenha recebido excelentes reforços. Rui Vitória, aliás, tem dois ex-jogadores nossos: na metade daquela mesma temporada vendemos ao Benfica o meia Éverton Ribeiro (R$18 milhões) e, no início da temporada seguinte, foi o também meia Hakim Ziyech (R$115 milhões) quem rumou para lá.

Já na Serie A, tivemos nossos tropeços, mas as outras equipes também. Com isso, em uma das edições mais equilibradas do campeonato até o momento no save, assumimos a vice-liderança com 56 pontos em 26 partidas, apenas seis a mais do que o Milan (5º colocado) e míseros dois pontos a menos que a líder Juventus. Temos, assim como a Roma, as mesmas 17 vitórias, mas a equipe comandada por Antonio Conte perdeu menos. Disparamos como o melhor ataque da competição, com 55 gols marcados (contra 44 de Juventus e Udinese) e a defesa está mais regular, sendo a 3ª melhor com 21 gols sofridos (contra 13 da Juventus e 19 de Atalanta e Lazio).

Atualmente temos a melhor forma do campeonato e somos a equipe a mais jogos sem perder (oito - contra seis da Juventus). Se conseguirmos manter o ritmo, quem sabe o que pode acontecer?

Classificação Pós-26 rodadas.png

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quem apostou em uma queda de rendimento no início do ano até pensou que isso aconteceria com o resultados de janeiro, mas a Pro Vercelli conseguiu transformar isso em uma sequência invicta e o time está voando. Que grande goleada sobre o Milan. É para aumentar o moral de qualquer um.

Agora é passa do Benfica. Dá para superar os Encarnados. A Pro Vercelli tem força para isso. Assim como está bem perto de superar a Juve no Calcio. 

Já havia observado o bom desempenho do elenco e agora é tentar mantê-lo em alta. Infelizmente eu estou sentindo o risco de você perder seu goleiro em algum momento...

Queremos pelo menos um título! (Colocando pressão!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu time está voando na Liga Europa, e no Lasanhão está peitando a Velha Coroca (vi esse apelido no trivela vou usar para a vida). Atalanta está surpreendendo e o Milan decaiu nessas últimas rodadas (o que foi aquele 6x0). Boa sorte com o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ggpofm disse:

E quem apostou em uma queda de rendimento no início do ano até pensou que isso aconteceria com o resultados de janeiro, mas a Pro Vercelli conseguiu transformar isso em uma sequência invicta e o time está voando. Que grande goleada sobre o Milan. É para aumentar o moral de qualquer um.

Agora é passa do Benfica. Dá para superar os Encarnados. A Pro Vercelli tem força para isso. Assim como está bem perto de superar a Juve no Calcio. 

Já havia observado o bom desempenho do elenco e agora é tentar mantê-lo em alta. Infelizmente eu estou sentindo o risco de você perder seu goleiro em algum momento...

Queremos pelo menos um título! (Colocando pressão!)

Quando a gente começou o ano mais ou menos, já veio todo aquele filme, mas conseguimos acabar com a má fase antes mesmo dela começar e emplacar uma boa sequência. A goleada sobre o Milan só melhorou ainda mais as coisas!

Pô, não zica o Rajkovic assim não! hahaha Consegui segurar ele esse tempo todo frente as investidas no mercado, perder ele agora por lesão ou seja o que for seria uma baita sacanagem.

Bom, vamos tentar, né? Meu medo é ficar de mãos abanando nos dois caminhos que temos. Vamos ver o que vem por aí...

5 horas atrás, JCaio Lima disse:

O seu time está voando na Liga Europa, e no Lasanhão está peitando a Velha Coroca (vi esse apelido no trivela vou usar para a vida). Atalanta está surpreendendo e o Milan decaiu nessas últimas rodadas (o que foi aquele 6x0). Boa sorte com o save.

Velha Coroca? hahahaha eles deram explicação pra esse apelido? Preciso usar isso mais vezes!

Atalanta vem realmente sendo a grande surpresa. Não esperava isso. Seedorf tá fazendo um belo trabalho por lá. A queda do Milan, confesso, não me surpreende. Inter e Milan vem cambaleando muito não é de hoje.

---

Obrigado aos dois pelos comentários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está conseguindo fazer uma grande temporada, mas a grande notícia é mesmo o fato do Pro Vercelli estar conseguindo fazer dois ótimos semestres. Quando você iniciava a temporada muito bem e caía de rendimento da segunda metade, já imaginávamos o que aconteceria quando a sua equipe fosse capaz de manter uma regularidade por toda a temporada e isso finalmente está acontecendo. Pode até não conseguir o título, mas deve lutar por ele até as últimas rodadas da Série A.

Mas a regularidade também é importante para que a equipe entre na disputa por outras competições, como a Liga Europa, que é a competição continental que o Pro Vercelli disputa após ser eliminado da Liga dos Campeões. O Benfica não é um adversário fraco, mas é muito melhor que enfrentar grandes equipes de ligas mais fortes. Acredito na sua classificação.

Outra coisa que mudou nessa temporada é o rendimento dos atacantes. Agora, o jogador que entra na equipe começa a marcar gols. Até mesmo o questionável - por mim - João Carlos marcou os seus.

Você relaciona alguma coisa como o motivo para a equipe manter essa regularidade?

Boa sorte na reta final da temporada! Queremos um título! :1f600:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, guigasparotto disse:

Está conseguindo fazer uma grande temporada, mas a grande notícia é mesmo o fato do Pro Vercelli estar conseguindo fazer dois ótimos semestres. Quando você iniciava a temporada muito bem e caía de rendimento da segunda metade, já imaginávamos o que aconteceria quando a sua equipe fosse capaz de manter uma regularidade por toda a temporada e isso finalmente está acontecendo. Pode até não conseguir o título, mas deve lutar por ele até as últimas rodadas da Série A.

Mas a regularidade também é importante para que a equipe entre na disputa por outras competições, como a Liga Europa, que é a competição continental que o Pro Vercelli disputa após ser eliminado da Liga dos Campeões. O Benfica não é um adversário fraco, mas é muito melhor que enfrentar grandes equipes de ligas mais fortes. Acredito na sua classificação.

Outra coisa que mudou nessa temporada é o rendimento dos atacantes. Agora, o jogador que entra na equipe começa a marcar gols. Até mesmo o questionável - por mim - João Carlos marcou os seus.

Você relaciona alguma coisa como o motivo para a equipe manter essa regularidade?

Boa sorte na reta final da temporada! Queremos um título! :1f600:

Enfim conseguimos uma maior regularidade, né? É bem isso que tu disse: quando eu via o que a equipe conseguia com só um semestre em alto nível, eu ficava imaginando o que já poderíamos ter conquistado se fossemos mais constantes. Nessa temporada, enfim, conseguimos melhorar nesse aspecto.

Cara, sinceramente, não consigo pensar em nada que possa estar relacionado com isso. Talvez uma maior rotação do elenco? Não sei. Porque se a gente parar pra pensar, tinha tudo pra essa temporada ficar abaixo devido aos problemas de lesão (no primeiro semestre, especialmente ali perto do fim do ano, chegamos a ter 7 jogadores lesionados ao mesmo tempo, o que me fez mandar somente seis no banco em diversas partidas, com eu já havia apontado em uma atualização - e muitos desses desfalques eram jogadores titulares, de certa importância pro nosso jogo).

A única coisa na qual posso pensar é uma maior adaptação dos jogadores. O ponto crucial dessa boa temporada foi exatamente a boa apresentação de TODO o elenco. Um atacante machucava? Entrava outro e rendia tão bem quanto. O João Carlos, que você citou (e que acho que foi tu mesmo que criticou na época da contratação), é um dos maiores exemplos disso. Minha postura tem sido a mesma com os jogadores de uma maneira geral, então só posso imaginar que aqueles que já estavam aqui, estão mais adaptados e aqueles que chegaram nessa temporada felizmente encaixaram rápido. Em relação as temporadas anteriores, só mudei mesmo o bônus para as competições - setei tudo no máximo, se bem me lembro - mas não sei se isso tem esse poder todo de afetar o elenco positivamente.

Vamos ver se conseguimos um dos dois títulos em disputa, né? A briga é complicada em ambas as frentes, com boas equipes na luta. 

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Bigode. disse:

Enfim conseguimos uma maior regularidade, né? É bem isso que tu disse: quando eu via o que a equipe conseguia com só um semestre em alto nível, eu ficava imaginando o que já poderíamos ter conquistado se fossemos mais constantes. Nessa temporada, enfim, conseguimos melhorar nesse aspecto.

Cara, sinceramente, não consigo pensar em nada que possa estar relacionado com isso. Talvez uma maior rotação do elenco? Não sei. Porque se a gente parar pra pensar, tinha tudo pra essa temporada ficar abaixo devido aos problemas de lesão (no primeiro semestre, especialmente ali perto do fim do ano, chegamos a ter 7 jogadores lesionados ao mesmo tempo, o que me fez mandar somente seis no banco em diversas partidas, com eu já havia apontado em uma atualização - e muitos desses desfalques eram jogadores titulares, de certa importância pro nosso jogo).

A única coisa na qual posso pensar é uma maior adaptação dos jogadores. O ponto crucial dessa boa temporada foi exatamente a boa apresentação de TODO o elenco. Um atacante machucava? Entrava outro e rendia tão bem quanto. O João Carlos, que você citou (e que acho que foi tu mesmo que criticou na época da contratação), é um dos maiores exemplos disso. Minha postura tem sido a mesma com os jogadores de uma maneira geral, então só posso imaginar que aqueles que já estavam aqui, estão mais adaptados e aqueles que chegaram nessa temporada felizmente encaixaram rápido. Em relação as temporadas anteriores, só mudei mesmo o bônus para as competições - setei tudo no máximo, se bem me lembro - mas não sei se isso tem esse poder todo de afetar o elenco positivamente.

Vamos ver se conseguimos um dos dois títulos em disputa, né? A briga é complicada em ambas as frentes, com boas equipes na luta. 

Valeu pelo comentário!

Sobre essa questão da regularidade, eu lhe pergunto qual era a reputação do clube ao final da temporada anterior e agora. Meu último save com o Cádiz me deixou um pouco preocupado sobre o efeito da reputação sobre o desempenho da equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ggpofm disse:

Sobre essa questão da regularidade, eu lhe pergunto qual era a reputação do clube ao final da temporada anterior e agora. Meu último save com o Cádiz me deixou um pouco preocupado sobre o efeito da reputação sobre o desempenho da equipe.

Cara, se eu não estou enganado, a reputação não mudou muito não. ACHO que ela passou de continental pra mundial, mas foi uma mudança de meia estrela só e não tenho certeza se foi nessa temporada ou na anterior.

---

Banner.png

38 - Dura realidade

Como todos que acompanham o save sabem, a Pro Vercelli tem aquele velho problema de fazer um semestre ruim e um semestre bom em toda temporada. Esse ano, fizemos um ótimo primeiro semestre e as coisas pareciam ter mudado com um bom início de segundo semestre. A equipe estava voando, os resultados eram bons e tudo caminhava para um temporada, enfim, regular e constante.

Depois de alcançar as sete vitórias consecutivas - e os dez jogos sem perder - na última atualização, abrimos o mês de Março com uma goleada por 4x1 sobre a Udinese. A partida não foi exatamente um primor técnico e não criamos assim tantas chances, mas fomos eficientes e conseguimos restringir o artilheiro isolado do campeonato, Sergio Orlando, a apenas um gol.

Depois disso, porém, o time simplesmente desmoronou. Como num passe de mágica, sem nenhum motivo aparente, começamos a perder tudo o que não havíamos perdido até então na temporada. Não foi um semestre inteiro - o que pode ser um bom indicativo - mas a fase ruim na temporada se mostrou novamente presente.

A primeira derrotas dentre tantas veio justamente num confronto direto: fomos a Bergamo e vimos a Atalanta abrir 2x1 com gols de Gustavo Scarpa aos 2' e Nicola Delmonte aos 18'. Esse segundo, aliás, foi uma verdadeira e espetacular pintura. Descontamos pouco depois e criamos mais chances no decorrer da partida, mas não o suficiente pra buscar o empate.

Recebemos, então, o Benfica, em jogo válido pelas Oitavas da Liga Europa. Começamos o jogo muito bem e abrimos o placar logo aos 10' graças a um herói improvável: Radivoje Sokolovic. O jogo, no geral, foi equilibrado. Poderíamos ter ampliado, mas nossa pontaria não foi boa. Em contrapartida, o Benfica era letal nas finalizações, mas parou em Rajkovic sempre que acertou o gol. A vitória simples não era o resultado ideal, mas vencer sem sofrer gols era importante. Antes da partida de volta, ainda recebemos o Torino pela Serie A e perdemos mais uma vez graças a pontaria que deixou a desejar.

Fomos então a Portugal para um jogo eletrizante e decisivo pela Liga Europa. Dominamos o 1º tempo, mas só conseguimos marcar já perto do fim, aos 37', com Origi. O gol foi importantíssimo, mas ainda antes do intervalo sofremos o empate, graças a Roberto Firmino. O 2º tempo foi lá e cá e logo aos 57' sofremos a virada. De novo ele: Roberto Firmino. O placar ainda nos classificava, mas eu sabia que seria difícil não tomar outro gol. Felizmente, Nikola Vlasic apareceu aos 73'. Ele vinha devendo contribuições diretas a gol e deixou o dele pra igualar a partida. Como nada é fácil pra gente, sofremos o terceiro gol apenas onze minutos depois, dos pés de Renato Sanches. O gol deixava o Benfica a um da classificação e aí foi um Deus nos acuda. Felizmente, aos trancos e barrancos, conseguimos segurar o resultado: estávamos nas quartas de final da Liga Europa.

vs Benfica (volta).png

Na sequência, duas vitórias. Primeiro fomos até Gênova e começamos o jogo muito bem, abrindo 3x0 contra o time da casa. Naturalmente, tiramos o pé do acelerador e levamos um gol ainda no primeiro tempo, mas o jogo seguiu assim até o fim. O calendário nos proporcionou um confronto que se previa complicado contra a Roma, em nossos domínios. Na prática, porém, dominamos o jogo e abrimos 2x0 no 1º tempo. A partir daí, controlamos o jogo. A Roma chegou a descontar já no fim, mas era tarde demais pra qualquer reação.

Antes de voltar nossas atenção a Liga Europa, fomos a Milão, dominamos a Internazionale, mas vimos os donos da casa serem muito mais eficientes e nos vencerem por 2x0.

vs Roma.png

Na Liga Europa, eu já havia chegado até o ponto pré-estabelecido por mim como ideal (embora a diretoria esperasse menos). O que viesse, portanto, era lucro. A verdade, porém, é que não só tínhamos time para chegar a final, como os adversários não eram de alto nível. Só que aí entra a questão da sorte - ou da azar: fomos sorteados para enfrentar o melhor time dentre os outros sete que estavam na disputa. Enquanto teríamos confrontos belga (Genk x Anderlecht) e turco (Besiktas x Bursaspor), acabamos sendo colocados frente a frente com o inglês Leicester - sendo que poderíamos ter enfrentado Braga ou D. Kiev.

E aí a equipe não aguentou. Abusamos da falta de pontaria, novamente, em casa e ainda vimos os ingleses contarem com um inspirado Kanté, que marcou duas vezes. No jogo de volta, tinha que mandar a equipe pra cima, mas não foi isso que nos complicou: aos 14', pênalti MUITO DUVIDOSO, na minha opinião, marcado para o Leicester. Mahrez bateu e converteu. O time desmoronou e ainda levou outro gol quatro minutos depois. O Leicester fazia um jogo muito correto e nos enterrou de vez aos 71', com novo gol de Mahrez. Aos 90', de pênalti, Origi marcou o que seria nosso gol de honra.

Precisando nos recuperar na Serie A, conseguimos uma boa vitória contra a Fiorentina em nossos domínios, mas na sequência fomos a Turim e vimos a poderosa Juventus abrir 4x0 no 1º tempo, com direito a hat-trick de Kenedy. Ensaiamos uma reação no 2º tempo, mas não conseguimos mais do que dois gols.

Conseguimos nos recuperar com duas excelentes vitórias, apesar dos placares apertados dizerem o contrário, contra Livorno e Napoli. Ambos os resultados, além do tropeço da Roma, nos botaram na vice-liderança com 75 pontos, um a mais do que a equipe da capital. A vaga na Liga dos Campeões já estava mais do que garantida e agora era necessário somente garantir o vice-campeonato e consequentemente a vaga direta para a fase de grupos.

A última partida não poderia ser mais ideal para isso: Frosinone, na parte inferior da tabela. E nós dominamos a partida do início ao fim, com quase o triplo de finalizações. Mas como parece que nunca podemos ter paz, pecamos mais do que o normal na pontaria e ainda vimos os donos da casa marcarem um gol. Pra completar, a Roma ainda venceu a Udinese e nos jogos novamente para a 3ª colocação.

Março-Maio.png

---

- CLASSIFICAÇÃO E ESTATÍSTICAS -

Decepcionante. Acho que isso pode definir o que foram esses últimos três meses de temporada e o resultado final. Não que chegar nas Quartas de Final da Liga Europa e terminar na 3ª colocação da Serie A seja um resultado ruim, mas a verdade é que morremos na praia. A verdade é que, por tudo o que produzimos durante a temporada, por tudo que mostramos que somos capazes de fazer, sim, chegar nas Quartas da Liga Europa e terminar "só" na 3ª colocação da Serie A não fazem parte de uma boa campanha. Podíamos mais. Devíamos mais.

Classificação Final.png

Os 75 pontos conquistados foram nossa melhor campanha - batendo os 73 pontos do vice-campeonato na temporada 2021/2022. Nosso ataque foi arrasador: 75 gols marcados - 12 a mais do que Roma e Juventus e média de quase 2 gols por jogo. Mas o time parou de jogar. A defesa, que vinha se aproximando da Juventus, degringolou, por exemplo. Tudo que dava certo passou a dar errado.

Se até a última atualização era difícil destacar um ou dois nomes porque o time todo estava jogando em altíssimo nível, nesses últimos três meses é difícil destacar alguém porque o time todo foi muito mal. Apesar disso, até pelo restante da temporada, tivemos alguns jogadores entre os melhores na temporada.

Denys Tkachov foi eleito o Miglior Calciatore Giovane per l'Associazione Italiana Calciatori, por exemplo. Além disso, Nikola Vlasic e Daniel Holmen-Jensen fizeram parte da Squadra dell'Anno. Apesar disso, curiosamente, o croata ficou em terceiro na premiação do Serie A Midfield of the Year, que foi conquistado por Rodrigo Bentancur. Já o atacante, além da presença no time do ano, foi eleito o Serie A Striker of the Year.

Prêmios Final Temporada.png

Internamente, Ricardo Esgaio foi considerado o Jogador da Temporada pelos torcedores, enquanto Daniele Verde foi a grande contratação, apesar de não ter jogado tanto. Holmen-Jensen foi o jogador que mais vezes marcou e ainda dividiu com Denys Tkachov o posto de melhor assistente na temporada. Meu maior destaque aqui, porém, vai para a presença de Oyewole na equipe da temporada. O polivalente jogador surgiu em nossa base no meio da temporada passada e resolvi integrá-lo a equipe principal desde o início da temporada que está se encerrando agora.

Como pode ser visto na imagem abaixo, de todo o elenco, consegui colocar Oyewole em campo por uma quantidade interessante de jogos - a maioria esmagadora como meia central, mas uma ou outra como atacante - e ele não decepcionou. Quando em campo, foi importantíssimo para ajudar a rodar a bola e construir o jogo, além de ajudar defensivamente, o que rendeu a ele até alguns prêmios de melhor em campo. Mesmo jogando longe do gol, o jovem meia conseguiu uma boa quantidade de assistências a gol. Além disso, foi o terceiro jogador com mais passes tentados e completados por 90 minutos. A boa quantidade de partidas, além das tutorias, vem ajudando o meia a evoluir e acredito que ele terá papel importantíssimo no futuro do clube.

Estatísticas Finais Elenco.png

Para a próxima temporada, devemos ter algumas mudanças no elenco. A única saída confirmada é a de Enrique Jeanvier, que irá em final de contrato para o Milan. Porém, quero dar mais espaço para alguns jovens e também estou pensando na possibilidade de abrir mais o bolso para reforçar a equipe - preferencialmente com italianos. Como um dos meus alvos nesse caso é um atacante, é boa a chance de eu tentar fazer dinheiro com Origi, que foi quem menos me agradou entre os quatro atacantes e teve mais momentos de baixa do que alta no clube, o que não condiz com o altíssimo valor que pagamos por ele.

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dura mesmo. Infelizmente mais uma temporada com um momento de resultados muito abaixo do esperado e desejado. O 3º lugar é bom no final das contas, mas parecia que que a Pro Vercelli conseguiria mais. No geral a temporada foi muito boa. Não dá para fazer terra arrasada e querer mexer em tudo. Está me lembrando o save do @Danut, mas é o save que mais gosto no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ggpofm disse:

Dura mesmo. Infelizmente mais uma temporada com um momento de resultados muito abaixo do esperado e desejado. O 3º lugar é bom no final das contas, mas parecia que que a Pro Vercelli conseguiria mais. No geral a temporada foi muito boa. Não dá para fazer terra arrasada e querer mexer em tudo. Está me lembrando o save do @Danut, mas é o save que mais gosto no momento.

Verdade, também tenho acompanhado e pensado que tá parecido com a minha história. Quem sabe daqui a pouco não deslancha também que nem o Darmstadt na sua última temporada de Bundesliga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desempenho vinha muito bem. Essa apatia foi uma surpresa muito grande. A expectativa de viver uma das melhores campanhas da história, com certeza gerou essa grande decepção no final.

Lembro q no meu Save com o Botafogo-PB, o time tinha esse msm problema de rendimento, cheguei inclusive a comentar sobre isso no tópico "Como está sua história? Conte-nos!". Ou o time começava bem e caia ou começava mal e melhorava. Era um estresse altíssimo ver isso acontecendo. Resultado, depois de 03 temporadas passando por isso desisti do Save. Espero muito q vc n faça isso, hehe.

Na Europa League, o Leicester foi o campeão? Depois de dois jogos tão bons contra o PV imagino q tenham embalado.

Espero q a equipe evolua no quesito constância e q, msm, repetindo, ou melhorando em pouco o desempenho nas competições, possa ser mais regular na temporada, isso é a base pra evoluir.

Eh isso, Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Um Gigante Renascido
  • guigasparotto featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...