Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Pentágono


Johann Duwe

Posts Recomendados

Em 22/05/2016 at 20:19, Jirimias disse:

Caraca, que jogo foi esse?!! Não bastava um gol no final,q ue já classificava a equipe, ainda fez o terceiro selando esta passagem. Parabéns! Não sei se o Grêmio será capaz de segurar o Colo Colo, mas todo cuidado na Arena é pouco.

Isso é Libertadores mano, ahaha. Copeiro eles são, mas a vitória e o titulo são totalmente possíveis.

23 horas atrás, bruno introvertido disse:

Esse jogo de volta contra o River foi simplesmente épico e também mostrou como o time é copeiro, acho que da para ganhar do Grêmio.

Eu também acho que dá para vencer deles em casa e segurar o resultado fora de casa.

21 horas atrás, Danut disse:

Sensacional essa segunda eliminatória contra o River. Depois de ver o placar do primeiro jogo achei que o sonho havia acabado, mas a equipe foi muito bem. Também acho que consegue ganhar do Grêmio (o FM é realista demais pra deixar o Grêmio levar um título).

Assim como na Sudamericana, estamos jogando até melhor fora de casa do que em nosso estádio, os playoffs da Libertadores não me deixam mentir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

efwWUTY.jpg

 

Com a partida de ida sendo disputada no David Arellano, era nossa obrigação fazer um bom jogo e de preferência sair com a vitória para ter vantagem na segunda partida. Infelizmente apenas conseguimos empatar a partida, na primeira etapa as duas equipes ficaram apenas trocando a bola com poucas chances criadas para os dois lados.

Após o intervalo, Yuri Mamute aproveitou que recebeu um bom passe sozinho e marcou o gol do Grêmio. Após algumas alterações táticas e de jogadores, pressionamos até conseguirmos o gol do empate com Francisco Sierralta aproveitando cobrança de escanteio cobrada por Martín Tonso. Ainda tivemos outra chance, também num cabeceio de Francisco Sierralta mas o placar não mudou.

Como podem ver pela classificação dos jogadores abaixo, deixamos muito a desejar, especialmente no setor ofensivo, onde apenas Martín Tonso se destacou com a assistência e outras boas jogadas.

 

Classificação Jogadores | Estatísticas | Zonas de Ação

 

pH9f8Fd.png

 

Na segunda e decisiva partida, a partida começou muito movimentada com uma chance para os Brasileiros logo no começo. Entretanto, após cobrança de falta de Martín Tonso foi Felipe Mora quem apareceu livre para converter a oportunidade e nos colocar em vantagem, os jogadores gremistas foram protestar alegando um impedimento, Luiz Adriano foi mais veemente e levou um cartão amarelo.

Mais chances foram se criando e sendo desperdiçadas, a mais acintosa ocorreu aos 17 minutos após cruzamento de Daniel Guedes e finalização de Caio Rangel, Fernando de Paul pulou e agarrou a bola. Neto Moura que havia recebido um cartão amarelo aos 10 minutos, fez falta ao matar um contra ataque e levou outro aos 34 minutos, nos deixando em vantagem numérica em campo.

Precisando do resultado e com um homem a menos, o Grêmio se abriu e permitiu mais contra ataques perigosos nosso, pena que nenhum deles se converteu em gol, com várias chances sendo criadas pela equipe local, nosso goleiro teve de se esforçar bastante para não ser vazado.

Classificação dos Jogadores | Estatísticas | Zonas de Ação

ySD2Z1H.png

Após a Análise da Copa Libertadores, ficou evidente que a maior surpresa foi mesmo termos chegado a final e vencido. Individualmente não houveram muitos destaques, apenas o ponta Izarnótegui foi o melhor assistente e Fernando de Paul incluso no Dream Team.

Com o título da Libertadores, meu único interesse agora era disputar o Mundial de Clubes e fazer bonito. Para isso abdiquei de me preocupar com a Copa do Chile e da Copa Sudamericana, usando quase sempre uns 7 jogadores reservas para eles terem ritmo de jogo.

A única competição priorizada por mim foi a Primera División - Apertura, onde procurei manter meu domínio.

 

h3t42nl.png

 

O Mundial de Clubes foi disputada no Canadá e na semi final eu acabei vencendo facilmente o Ulsan por 3x1, não fui tão dominante assim pois errei muito nas finalizações, mas vencemos e fomos a final.

A final foi contra o Bayern München de Müller, Lewandowski, Carlo Ancelotti e demais craques, se olhar o placar até que não foi feio, a partida em termos de posse de bola foi bem parelha, com eles aproveitando melhor as chances, até porque individualmente eles tem um excelente time. No fim a derrota por 5x3 não foi das piores, ao menos conseguimos marcar três vezes em Manuel Neuer.

Com isso encerro meu ciclo e busco uma nova oportunidade, de preferência na América do Norte, mas não há nenhum clube mexicano sem treinador e como a MSL só será adicionada a base de dados na virada do ano, terei de esperar minha oportunidade nela, ou já buscar algo no continente asiático ou africano.

 

Upcg4wC.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O responsável pelo título da libertadores (principalmente no jogo de volta) para mim foi Fernando de Paul, já tinha salvado o time em casa e resolver mitar fora dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maior surpresa foi o Colo Colo chegar à final. Vencer a final não foi surpresa, considerando o adversário. Surpresa seria o Grêmio ser campeão de algo :P

Mesmo assim, parabéns pelo título.

 

No mais, uma pena que não deu para levar o mundial, mas o Bayern é muito complicado mesmo. Aliás, uma pergunta: tu mencionou o Ancelotti ali. Ele tá treinando o Bayern no save?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título, já pode riscar um continente da lista (:

Estou com o bruno, apesar de outros terem seu destaque, De Paul foi o grande nome dessas finais. Graças a ele o título se tornou real. 

De quebra levou mais uma taça nacional. Agora é ver o que o futuro trará.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título! Esperava melhor resultado em casa, mas soube reverter lá, que era o caminho mais complicado. No Mundial, deu um suador no Neuer haha, fez uma final digna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De certa forma, uma surpresa conquistar o título tão rápido. Não pela campanha, mostrou um time forte logo que chegou no Colo-Colo. E que final de Mundial, hein? Nunca vemos isso na vida real, normalmente temos um time fechado (o sul-americano) contra outro que só ataca (o europeu).

Quero ver qual será o próximo continente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2016 at 21:35, bruno introvertido disse:

O responsável pelo título da libertadores (principalmente no jogo de volta) para mim foi Fernando de Paul, já tinha salvado o time em casa e resolver mitar fora dela.

Sim, ele foi fantástico na Arena do Grêmio.

Em 25/05/2016 at 21:45, Danut disse:

A maior surpresa foi o Colo Colo chegar à final. Vencer a final não foi surpresa, considerando o adversário. Surpresa seria o Grêmio ser campeão de algo :P

Mesmo assim, parabéns pelo título.

 

No mais, uma pena que não deu para levar o mundial, mas o Bayern é muito complicado mesmo. Aliás, uma pergunta: tu mencionou o Ancelotti ali. Ele tá treinando o Bayern no save?

Hahahha, o Grêmio é assim mesmo no FM? Quanto ao Ancelotti, sim, por incrível que pareça ele chegou em 06/06/2016.

Em 25/05/2016 at 21:53, vinny_dp disse:

Parabéns pelo título, já pode riscar um continente da lista (:

Estou com o bruno, apesar de outros terem seu destaque, De Paul foi o grande nome dessas finais. Graças a ele o título se tornou real. 

De quebra levou mais uma taça nacional. Agora é ver o que o futuro trará.

Boa sorte!

Sim, no segundo jogo ele fechou todo o gol, foi incrível mesmo. A Libertadores já está devidamente riscada, ahah.

Em 25/05/2016 at 22:22, Jirimias disse:

Parabéns pelo título! Esperava melhor resultado em casa, mas soube reverter lá, que era o caminho mais complicado. No Mundial, deu um suador no Neuer haha, fez uma final digna.

Heheh, sei que não é nada fácil fazer dois ou mais gols nesse timaço que tem o Bayern.

Em 25/05/2016 at 09:50, Bruno Trink disse:

De certa forma, uma surpresa conquistar o título tão rápido. Não pela campanha, mostrou um time forte logo que chegou no Colo-Colo. E que final de Mundial, hein? Nunca vemos isso na vida real, normalmente temos um time fechado (o sul-americano) contra outro que só ataca (o europeu).

Quero ver qual será o próximo continente!

Eu também não esperava, pensei que contra o Corinthians havia chegado no limite, mas me classifiquei e consegui chegar a final. Os meus dois últimos gols da final do Mundial só foram acontecer com o resultado praticamente já garantido deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2016 at 09:18, Jio Freed disse:

Parabéns pelo título da Libertadores, e no Mundial você fez o que poderia ser feito. Boa sorte na nova empreitada.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

efwWUTY.jpg

 

Logo após a final do Mundial eu me despedi dos jogadores do Colo Colo e passei dois meses recluso, aproveitando um pouco a vida. Em Março foi que comecei a busca por emprego. Inicialmente haviam poucas equipes sem treinador, até porque o período não era propício para isso, porém uma proposta surgiu, o Busan I'PARK que está na K-League Challenge, queria um novo treinador para novamente subir a K-League Classic, seu grande atrativo era a possibilidade de disputar a AFC Champions League, pois os mesmos venceram a FA Cup na temporada que havia terminado.

Pensei bastante mas decidi declinar do convite, assim, mais alguns meses se passaram até Junho, onde acabaram as temporadas de mais alguns países, nisso, acabou surgindo três oportunidades, o Chicago Fire da Major League Soccer, University of Pretoria da ABSA Premiership e o Kaizer Chiefs, também da ABSA Premiership.

O melhor salário era do Kaizer, assim aceitei a proposta deles. Joanesburg é a cidade onde se localiza, e o bairro é Soweto, tem apenas 200km² e mais de 1 milhão de pessoas se espremem para viver ali.

 

wm8kVio.png

Os Amakhosi conquistaram as duas Champions League no save, em 2016 e 2018. Surpreendentemente venceram também o Mundial de Clubes de 2018 ao vencer na final o Al-Ahli da Arábia Saudita.

Acabei conhecendo o elenco apenas após o retorno das férias dos mesmos, a equipe carece de reforços na parte ofensiva, bem como falta um lateral direito reserva. Seus principais destaques são o zagueiro Eric Mathoho e o atacante Siboniso Zungu. É um clube muito grande dentro da África do Sul, financeiramente saudável, muitos jogadores já passaram e fizeram história por aqui.

Seu estádio leva o nome de FNB Stadium e tem capacidade máxima para 106.215 pessoas, entretanto a média de público é de 40 mil pessoas por jogo na última temporada. Por falar em última temporada, o motivo da demissão do antigo treinador certamente foi ter ficado apenas em 3º Lugar na ABSA Premiership, dessa forma na próxima temporada o time não irá disputar a CAF Champions League, mas sim a CAF Confederation Cup, apesar de ainda não ter me aprofundado no funcionamento destas ligas neste FM, acredito que seja uma competição secundária do continente.

Meus primeiros passos irão passar por uma reestruturação do staff do clube, me permitindo assim uma melhor análise dos jogadores e potenciais reforços. Por fim, deixo aqui meu perfil de treinador, esperava estar melhor nos atributos psicológicos, espero conseguir desenvolver melhor os mesmos aqui no Amakhosi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma lida por cima no tópico, boa sorte atrasadíssimo.
Fez muito bem em sair do Rangers pro Colo-Colo e a decisão se mostrou acertada com o título da Libertadores. Aliás, essa semi-final contra o River Plate deve ter sido de gritar igual louco sem ninguém entender nada hahahahah

Acho que eu seria mais aventureiro e escolheria o Busan I'PARK, mas o Kaiser Chiefs também é um time muito simpático e tem sua força, sem contar que a Liga dos Campeões da África é bem equilibrada.

No aguardo da continuação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da escolha. O Chiefs, mais do que um clube grande, representa todo um orgulho da região de Soweto, pois era um dos principais focos de resistência contra o Apartheid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mundial de 2018 foi louco, o Kaizer tem estrutura, vai dar para fazer um bom trabalho, tirando que vai ter pressão (a sensação para mim foi que ou é campeão ou rua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Mundial foi esse!! kkkk

Os europeus não foram jogar rs? E quem era o sulamericano? 

Jogar na África dá saudades. Ainda tem aqueles quinhentos torneios para disputar em toda temporada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, pbreno disse:

Dei uma lida por cima no tópico, boa sorte atrasadíssimo.
Fez muito bem em sair do Rangers pro Colo-Colo e a decisão se mostrou acertada com o título da Libertadores. Aliás, essa semi-final contra o River Plate deve ter sido de gritar igual louco sem ninguém entender nada hahahahah

Acho que eu seria mais aventureiro e escolheria o Busan I'PARK, mas o Kaiser Chiefs também é um time muito simpático e tem sua força, sem contar que a Liga dos Campeões da África é bem equilibrada.

No aguardo da continuação

No Rangers eu havia chegado ao limite, poderia ter continuado, sim, sem dúvida nenhuma, mas o foco é o treinador e para tanto uma saída para um grande clube do mesmo país manteve o que se espera de um treinador recém formado que conseguiu sucesso num clube menor. Optei por disputar antes a CAF Champions League pois tem apenas um país disponível no FM, entretanto o nível dos outros clubes é muito grande, tanto que os três últimos campeões vieram de países sem liga jogável.

21 horas atrás, Generator disse:

Gostei muito da escolha. O Chiefs, mais do que um clube grande, representa todo um orgulho da região de Soweto, pois era um dos principais focos de resistência contra o Apartheid.

Não tenho conhecimento dessa resistência, vou pesquisar mais sobre o assunto, times assim me interessam muito treinar e saber mais sobre eles.

21 horas atrás, bruno introvertido disse:

Esse mundial de 2018 foi louco, o Kaizer tem estrutura, vai dar para fazer um bom trabalho, tirando que vai ter pressão (a sensação para mim foi que ou é campeão ou rua)

Tenho essa sensação também, o foco é claro vai para a CAF Champions League, entretanto vencer a Premiership é imprescindível para continuar no cargo.

19 horas atrás, Jirimias disse:

Que Mundial foi esse!! kkkk

Os europeus não foram jogar rs? E quem era o sulamericano? 

Jogar na África dá saudades. Ainda tem aqueles quinhentos torneios para disputar em toda temporada?

Sim, antes mesmo tive de definir os objetivos para a temporada e apareceram ai ao total 6 competições, sendo que 4 delas a direção não se importa com o resultado. A respeito do mundial, San Lorenzo e Atlético de Madrid foram derrotados nos pênaltis para Al-Ahli e Kaizer Chiefs respectivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da escolha do clube. Chega numa equipe com ótima situação financeira e bem estruturada. 

Os obstáculos de fato são os trocentos campeonatos por disputar e o legado do antigo treinador. Vamos ver como se sairá.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kaiser Chiefs pra mim é banda! :)

 

Mas, sério, que coisa esse título mundial, hein? Acho que você não vai ter muitas dificuldades para conquistar o torneio continental, ainda mais se você conseguir reforçar o time com africanos de outros países antes dos europeus os acharem.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2016 at 19:52, vinny_dp disse:

Gostei muito da escolha do clube. Chega numa equipe com ótima situação financeira e bem estruturada. 

Os obstáculos de fato são os trocentos campeonatos por disputar e o legado do antigo treinador. Vamos ver como se sairá.

Boa sorte!

Obrigado Vinny, o desafio mesmo é vencer logo de cara o Campeonato Sul-africano, que é o que a direção mais deseja.

Em 30/05/2016 at 09:11, Bruno Trink disse:

Kaiser Chiefs pra mim é banda! :)

 

Mas, sério, que coisa esse título mundial, hein? Acho que você não vai ter muitas dificuldades para conquistar o torneio continental, ainda mais se você conseguir reforçar o time com africanos de outros países antes dos europeus os acharem.

Boa sorte!

Nem conheço muito da banda, acho que nunca devo ter ouvido. Essa ideia de reforçar o time para completar a cota de 5 estrangeiros com os destaques de outros clubes do continente nem havia me passado pela cabeça, e convenhamos, perde um pouco o tesão em vencer o campeonato.

Independentemente disto, o elenco é bom para vencer sempre o campeonato nacional, agora a CAF Champions League é mais complicada, pois tem boas equipes e pelo que vi, o elenco dos demais é tão bom quanto o nosso.

Em 01/06/2016 at 15:40, arafis disse:

Excelente save!!! Acompanhando, achei a premissa muito bacana

Obrigado pelo elogio e continue acompanhando.

7 horas atrás, Jio Freed disse:

Boa sorte nos Chiefs e como já disseram a final do mundial de 2018 foi muito inusitada hehe

Valeu, obrigado. Foi bem atípica, isso é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive curiosidade em conhecer um pouco mais do futebol africano, pena que o FM ainda não disponibilizou mais ligas sem ser por meio de updades. O Chiefs parece um bom clube para seguir a carreira, até pela estrutura apresentada. Muito boa sorte @Johann Duwe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Master Darthz, eu não tenho muita experiência nesse continente, até porque, como você frisou, infelizmente há apenas uma liga ativa sem precisar requerer a DB's alteradas e isso eu imagino que faça com que o interesse na região seja diminuída pelos jogadores dos outros continentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

efwWUTY.jpg

 

 

A preparação para o começo da temporada foi longa, visto que os jogadores voltaram das férias após quase três semanas de eu assumir o comando da equipe. Portanto, a avaliação do elenco acabou ficando um pouco complicada de ser feita, já que não posso me basear apenas no que meus olheiros dizem sobre eles.

Antes de mais nada eu falarei um pouco sobe as competições locais.

ABSA Premiership - 16 Equipes fazem ao total 30 partidas, é dividido em 4 períodos, sendo que o 1º e 3º períodos correspondem a 8 partidas e o 2º e 4º período correspondem a 7 partidas, o campeão de cada período leva 200 mil dólares. Ao fim da temporada, o campeão leva aproximadamente 1,4 milhões de dólares e ele, juntamente com o vice campeão levam a vaga a CAF Champions League. Assim como aconteceu na temporada passada, o 3º e 4º colocado levm a a vaga a CAF Confederations Cup. A 16º equipe na classificação é automaticamente rebaixada, a 15º equipe participa de um playoff.

National First Division - Assim como a divisão principal, ela é também composta por 16 equipes, totalizando 30 partidas. É também dividida em 4º períodos tal qual a Premiership. As duas piores equipes são automaticamente rebaixadas e o campeão tem a vaga garantida a Premiership., enquanto que o 2º e 3º colocado acompanham o 15º da Premiership em um Playoff. Neste playoff, as três equipes jogam entre si duas vezes, totalizando quatro partidas e o campeão sobe/permanece na Premiership.

Telkom Knockout - Nesta temporada há apenas equipes da Premiership, enquanto que em temporadas passadas haviam duas equipes da National no lugar de duas da Premiership. Não há vaga para nenhuma competição continental, na minha opinião é um torneio feito para encher o calendário apenas, visto que não vejo nenhum benefício no mesmo.

Nedbank Cup - Competição disputada por todas as equipes da África do Sul, o campeão leva a vaga a CAF Confederations Cup e portanto é vista como a principal competição eliminatória do país.

MTN 8 - Uma copa que só deve existir aqui, ela é disputada pelas 8 melhores equipes da Premiership da temporada anterior, eu vejo ela como uma excelente forma de preparar a equipe na pré-temporada, mas infelizmente ela termina após o início da Premiership.

Carling Black Label Cup - Partida em jogo único, não sei qual o critério pois enfrentei o Orlando Pirates, atuais campeões da Premiership, sendo que o Kaizer venceu na temporada passada apenas essa mesma competição. O mais legal dessa partida é que é a torcida que escolhe os 18 jogadores de cada lado.

 

Vale salientar o seguinte, as competições domésticas seguem o calendário nacional, ou seja, de Agosto a Maio. Entretanto, a CAF Champions League e a CAF Confederation Cup segue o calendário anual, ou seja, de Fevereiro a Novembro.

Após essa dissecação das competições, vamos ao que me interessa, o mercado de transferências foi restrito a jogadores que iriam se encaixar nas duas táticas que foram definidas uma semana após o retorno das férias por parte dos jogadores

Tática Principal - Tática Secundária

Dessa forma, buscamos mais opções no meio de campo, começamos contratando Grant Margeman, Kobamelo Kodisang voltou ao clube após ter sido dispensado meses antes, Kenneth Mdluli é o jogador mais promissor do país e vem por empréstimo do Napoli. Jacob Letsholonyane impressiona pelo vigor físico e tem uma margem de progressão absurda, por fim, Jabulane Ngobeni veio para a base do clube.

Dessa forma o elenco para a temporada será esse, com os poucos jogos iniciados eu posso já destacar o lateral esquerdo Jhon Phiri e o experiente meia central Andile Jali.

 

7Q5M8TJ.png 

Juntamente com os amistosos da pré temporada, houve também a disputa da Carling Black Label Cup. Numa partida em que dominei completamente, pecamos bastante na finalização e merecíamos vencer sem precisar ir aos pênaltis.

Após mais dois amistosos disputados, era hora de estrear na MTN 8 contra o Ajax CT, amassamos o adversário e vencemos com facilidade por 3x1. O mesmo Ajax foi nosso adversário na estréia da Premiership e assim como na última partida, jogamos muito bem e vencemos tranquilamente por 2x0.

Fechamos o mês de Agosto ao empatar por 2x2 contra o Sundows pela Premiership, ainda vencemos o Supersport Utd por 3x2 em nosso estádio e empatamos fora por 3x3, nos classificando a final da MTN8.

O começo foi excelente, a tática usada encaixou direitinho na equipe, o percentual de posse de bola está passando de 60% e estamos conseguindo criar jogadas e concluir elas, não tanto quanto eu gostaria pois muitas finalizações estão sendo feitas de forma precipitada.

 

 

Editado por Johann Duwe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O calendário da África do sul é bem agitado (agitado até demais), Jacob é bem forte (atributos físicos) para idade, mas tem que melhorar a parte psicológica, olha os pênaltis de novo no seu caminho, qual vai ser o outro finalista da MTN 8?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Projeto Pentágono

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      Apresentação
      Bem, depois de aquecer os motores com o save do Uerdingen, resolvi tirar da gaveta uma ideia que já havia tido antes e agora servirá tanto para retomar a vontade de jogar o FM, quanto de exercitar a disciplina. Por que a disciplina? Bem, gosto de estar no Profissão: Manager, mas desde 2019 tenho percebido uma diminuição da minha presença na área, principalmente após a saída da moderação. Sem as responsabilidades de um moderador, perdi a conexão com a área e quero mudar isso juntando um aspecto da vida pessoal que quero desenvolver. 
      Dito isso, apresento a vocês a minha ideia/desafio para esse save: o Projeto Pentágono. Até aí nada de diferente; porém, vocês certamente já ouviram falar que o Brasil é um país de dimensões continentais, certo? Em cima disso, pensei: porque não um Pentágono no Brasil? O resto será história (assim espero). 
      Dividindo o Brasil nas cinco regiões, pretendo vencer o Campeonato Brasileiro com uma equipe de cada uma delas. Não pretendo criar treinadores novos ao longo do save, então, irei começar na região norte e vou descendo o país até chegar na região sudeste, que entendo ser a mais difícil de assumir um clube depois de anos de carreira. 
      Como técnico, assumi o nome do grande Givanildo de Oliveira, com atributos técnicos baseados no clube que irei comandar. Carreguei apenas a db original, com as ligas sudacas, mais as primeiras divisões espanhola, inglesa e italiana. 

      Objetivo Geral
      Ser campeão brasileiro por clubes das cinco regiões do Brasil
       
      Região Norte 
      O Clube 
      O Manaus Futebol Clube (mais conhecido como Manaus FC ou simplesmente Manaus) é um clube de futebol brasileiro da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Foi fundado em 5 de maio de 2013, sendo o verde, o preto e o branco suas cores oficiais.
      Atualmente manda seus jogos nos estádios Carlos Zamith e Colina, no estadual e em jogos de menor apelo de público, e na Arena da Amazônia em jogos de competições nacionais e com maior apelo.
      Participou do campeonato profissional do Amazonas pela primeira vez em 2013, sagrando-se campeão da segunda divisão e subindo para a primeira. Com apenas oito anos de existência, o clube é tetracampeão estadual, conquistando três edições consecutivas, entre 2017 e 2019, e em 2021, após um gol decisivo aos 51' do segundo tempo contra o São Raimundo-AM.
      Em nível nacional, o clube possui a melhor campanha do Amazonas na Copa Verde, chegando à semifinal, e na Série D, chegando à final em 2019 e conquistando o acesso à terceira divisão nacional. Atualmente, é o único clube do Estado do Amazonas que disputa o Campeonato Brasileiro Série C.

      Objetivos do Clube 
      Ser heptacampeão amazonense, superando o hexa do Nacional(1976-77-78-79-80-81); Vencer a Copa Verde e assim trazer o primeiro título para o Amazonas; Ganhar o campeonato Brasileiro Apresentação do Clube 
      Logo em minha chegada, o presidente Luis Mitoso (risos) já deu as diretrizes para o meu primeiro e, por enquanto, único ano à frente do Gavião do Norte. Obviamente que o Estadual é obrigação e espero começar a construir uma hegemonia e superar o tricampeonato de 2017 a 19.

      Elenco
      Iniciamos com um elenco curto, mas bem servido na distribuição no campo. Vejo como necessária a chegada de um zagueiro e um atacante de área, para ficar com 22 jogadores. Pelas funções disponíveis, creio que um 4-2-3-1 cairá como uma luva nesse início. Inclusive é o que pensa a equipe técnica.

      Reservas | Sub-20
      Equipe Técnica
      Temos um staff bem preenchido até e não devo fazer alterações nesse primeiro momento. Deleguei todas as responsabilidades ao staff, exceto nas funções de campo e transferências, algo que gosto de fazer no jogo e quero continuar fazendo. 

      Tática
      Resolvi começar com algo simples dentro do 4-2-3-1 que havia mencionado anteriormente. Laterais apoiando forte, pontas que infiltram e que dão amplitude para criar espaços e gerar chances para o atacante espetado na área. Sem instruções de início. 

      Transferências
      Definidos os focos, passei a solicitar a tarefa para o Diretor Desportivo (não temos olheiro chefe) e chegaram bons relatórios para as posições de zagueiro e atacante. Porém, ao chegar o relatório de Jonatas, de duas estrelas e meia de capacidade, mudei a abordagem e resolvi não mexer no orçamento e fui atrás de Paulinho, emprestado sem custos pelo São Paulo e que vem pra ser a esperança de gols do time, ainda que ele tenha bons atributos para ser um armador de jogadas. 
      No entanto, como seu contrato só vai até junho, o empréstimo naturalmente só irá até esse período. Tentamos assinar em definitivo, mas ele nem quis saber, o que me obrigou a buscar novos nomes para o setor. Aqui contei com a ajuda do Diretor que me sugeriu os nomes de Brunão e Matheus Souza, que vieram sem custos, com os salários sendo pagos por Fortaleza e Guarani, respectivamente.
      Além disso, os olheiros trouxeram o relatório de  Guilherme Castilho, meia defensivo com bons atributos em vários grupos. Com apenas 21 anos, pode ser um bom nome para o futuro, desportiva e financeiramente. Sua chegada abre espaço para eu usar Ramon apenas como zagueiro, mas ainda não preenche a lacuna do quarto nome na posição. 

      Antes de assinar com os atacantes e depois da chegada de Guilherme Castilho, finalmente conseguimos um nome para a zaga, com Heron, jovem de 22 anos emprestado pelo Goiás e que eu acho que tem sangue rubro-negro (confiram a seguir). Para fechar o elenco, já em fevereiro, renovamos com Phillip, ponta-esquerda, por mais um ano. Seu contrato se encerraria em maio.

      Gleibson | Diego Rosa | Rafael Ibiapino
       
      Campeonato Amazonense
      O estadual do Amazonas é disputado por 10 equipes que enfrentam-se em turno e returno, no qual os quatro melhores qualificam-se para as semifinais e finais, ambas em jogos de ida e volta.  Seu maior campeão é o Nacional, com 43 títulos e tem como equipes relevantes, além deste e do Manaus, o Fast Clube e o São Raimundo, ambos com participações em divisões nacionais do futebol brasileiro.
      Com a enorme disparidade entre o Manaus e o restante dos clubes, usarei o campeonato como pré-temporada, deixando o time na ponta dos cascos fisicamente e entrosado no aspecto tático. Na primeira parte do estadual, em janeiro, foram 7 vitórias em 7 jogos, com 36 gols marcados e 2 sofridos. Estreamos cautelosos contra o Penarol (AM), mas não concedemos nenhum chute a gol, sinal do que viria na sequência.

      Nesses jogos, fui com o 4-2-3-1 sem instruções, com uma mentalidade equilibrada. Mas aí percebi que poderia ser menos conservador e ao menos subir as linhas, algo que eu fiz trocando a mentalidade para Positiva. Essa mudança ocorreu após o jogo contra o Nacional, time que nos deu a maior dificuldade até aqui. Ainda vencemos o Amazonas FC com algum sufoco, mas depois a porteira se abriu e vencemos só por goleada.

      Depois do jogo pela Copa do Brasil, nosso calendário ficou um pouco mais apertado e tivemos 8 jogos (contando com o da competição nacional) em fevereiro, o que me obrigou a rodar mais o elenco. Mas foi a única notícia diferente em fevereiro, pois seguimos vencendo e atropelando. 
      Dessas partidas até aqui, fica o destaque para a primeira goleada, contra o Princesa, que ocorreu logo na segunda rodada e contou com a grande atuação de Paulinho, que deixou uma tripleta. E o homem queria mais, deixando quatro nos 9 a 0 contra o JC (que tem esse nome por ser um projeto de um empresário chamado João Carlos - ainda bem que o JC não é de Jesus Cristo, se não estávamos ferrados) e cinco nos espantosos 7 a 0 contra o vice-líder Amazonas FC, duelo em que conquistamos a vaga para as semis, com seis rodadas de antecedência. 

      Esse jogo quebrou outros recordes, como o número de gols marcado por um único atleta, maior série de vitórias e série invicta (12). No entanto, bastou mais um jogo para quebrarmos todos esses recordes novamente, na vitória por 10 a 0 contra o JC, adicionando inclusive o maior placar. Paulinho marcou 6 dos 10 gols e já conta com 25 gols nos 10 jogos disputados até aqui. No último jogo dessa atualização, válido pela 15ª rodada (o nosso jogo contra o Fast Clube foi adiado), vencemos o São Raimundo por apenas  4 a 0.

      Calendário

       
      Classificação
      14 jogos, 14 vitórias, o dobro de pontos do quarto colocado, além de 81 gols marcados e 2 sofridos. É claro que a disparidade para os outros clubes é enorme, mas confesso que não esperava que fosse dessa dimensão. Independente do resultado nesse ano, é certo que para 2022 o campeonato será disputado com o time reserva e servirá para desenvolver os jovens. 

       
      Copa do Brasil 
      Estreamos na primeira fase contra o Atlético-GO, nosso primeiro desafio real nesse início de save. A única mudança no 4-2-3-1 foi na mentalidade, que passou para cautelosa, o que não significou muita coisa pois o fator casa falou mais alto para nós e fizemos um ótimo primeiro tempo, com direito a pênalti perdido aos 10’, por Tiago Spice. 
      Bem, o que não fizemos na etapa inicial fez falta na sequência, pois logo aos 46’ Everton Felipe aproveitou uma falha bisonha de Heron na hora de cortar o lançamento para fazer o 1 a 0. O time sentiu e logo aos 52’, Marlon Freitas acertou um balaço para ampliar. 
      Não tendo nada a perder, comecei a soltar mais o time e dois minutos depois Elivélton diminui. Logo em seguida tiro Paulinho que fez um péssimo jogo e em seu lugar entra Gabriel Davis, que empatou a partida aos 73’. Como o regulamento aponta vantagem do empate para o Dragão, continuamos pressionando e isso se revelou fatal aos 82’, em uma bola que ninguém tirou com firmeza da área e sobrou para Everton Felipe dar números finais ao placar. 

       
      Estatísticas
      Naturalmente o destaque vai para o setor ofensivo. Paulinho se adaptou bem ao esquema e segue empilhando gols e também assistências (25G, 8A), mostrando uma veia de segundo atacante, que é bastante útil quando se joga apenas com um homem na frente. 
      No entanto, Rafael e Thiago Spice também têm garantido que, quando a bola chegue a defesa, que seja com menor perigo possível, e no caso do zagueiro, ele ainda dá uma temperada no seu repertório com alguns golzinhos. 

      Extra-campo
      Finanças do clube
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...