Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que é LLM (Lower League Management)?


GG.

Posts Recomendados

l8e4bRE.png

 

O que é LLM (Lower League Management)?
por ggpofm


O Lower League Management (LLM) é um dos vários estilos de se jogar o Football Manager (FM). Equivocadamente, muitos pensam que jogar o LLM se limita à escolha de um clube da última divisão de um país. O LLM é muito mais que isso. A proposta principal do LLM é ser o mais realista possível dentro do que é possível com o FM.

No LLM não há regras, mas há diretrizes que devem norteá-lo durante um save. Se você quiser se tornar um LLaMa, ou seja, um jogador do estilo LLM, você precisará renunciar a certos comportamentos e abraçar o espírito LLM.

Para abraçar a causa LLM, lembre-se que você terá que abandonar vários comportamentos que para os LLaMas são incompatíveis com o espírito LLM. Usar listas de jogadores para contratar e frequentar tópicos com dicas sobre quais jogadores contratar são alguns desses hábitos a serem abandonados. O mesmo tipo de comportamento também deve ser adotado no que se refere ao membros de uma comissão técnica. Usar táticas feitas por outras pessoas também devem ser abandonadas e frequentar tópicos com explicações, debates e dicas táticas também. Usar algum esquema de treinamento feito por outra pessoa também está fora de cogitação. O uso de editores para descobrir informações ocultas e para alterar dados do jogo é completamente abominado pelos LLaMas. Nunca explore as falhas conhecidas do jogo. E por último: nunca feche o FM sem salvar o que está sendo jogado.

A maior parte das informações abaixo foram compiladas em 2006 a partir de um texto que existia no fórum da Sports Interactive Games (SI Games ou SI) e atualizadas com o passar dos anos e o lançamento das novas edições do FM. Como não há um fórum ou site que seja o responsável oficial pelo estilo LLM, as diretrizes podem ser diferentes e até contraditórias dependendo da fonte de informação pesquisada.

Como foi dito, jogar o Lower League Management (LLM) é mais do que apenas jogar com um clube de divisões inferiores. O princípio básico do LLM é tentar ser o mais realista possível dentro das possibilidades do FM e isso acaba tornando o gerenciamento de um clube mais difícil do que jogar sem as diretrizes do LLM. Lembre-se: o objetivo do LLM não é tornar o jogo mais difícil, mas torná-lo mais realista.

Diretrizes

1. Updates oficiais

Essa é a diretriz mais básica no LLM: o Football Manager é um jogo da SI Games. Faça a instalação dele, aplique o último patch oficial da SI, escolha um clube da última divisão de um país e jogue. Isso significa dizer que não é permitido o uso de updates que não tenham sido criados pela equipe da SI. A razão para isso é que jogar LLM é jogar FM da forma mais realista possível e isso significa confiar nas informações fornecidas pela SI como sendo a melhores que você poderá ter.

O uso de updates não-oficiais, mesmo quando parecem confiáveis, significa que foram produzidos por pessoas que podem ter sido tentadas a dar vantagens/desvantagens para seu clubes e/ou jogadores favoritos ou odiados. Isso não é benéfico ao jogo.

O uso de editores oficiais ou não que revelam dados ocultos dos jogadores ou que permitem a mudança de qualquer dado do jogo é expressamente repudiado pelo estilo LLM.

2. Ligas editadas

Desde a criação do editor oficial de ligas no FM12, muitas ligas alternativas surgiram. Algumas dessas ligas procuram reproduzir com o maior realismo possível a estrutura de uma liga, seja no que diz respeito ao formato e regras das competições, seja em outros aspectos, como por exemplo, as finanças. Outras ligas não são tão fiéis ao princípio do realismo.

Durante vários anos, o uso de qualquer tipo de liga feita no editor oficial foi repudiado pela comunidade LLM. Com toda certeza, muitos ainda continuam sem aceitar o uso de ligas que não sejam aquelas que estão originalmente no FM, mas recentemente, depois de um debate, a área de LLM do Fórum da SI Games resolveu aceitar o uso dessa ligas feitas com editor oficial, mas com ressalvas, pois essas ligas editadas precisam seguir o princípio do realismo. Sendo assim, o uso de ligas editadas em um LLM deve ser feito com moderação.

3. Nível de experiência do treinador

O FM está sempre em mudança e a mais recente, surgida com o FM15 é a que define as qualificações do treinador e a experiência anterior do treinador como jogador. Escolha a menor possível em ambas opções.

4. Contratação de jogadores

Contratar jogadores conhecidos é totalmente contrário ao espírito LLM, ou seja, não contrate jogadores sugeridos por outras pessoas ou que você treinou em outro save. Também não use a tela de pesquisa do jogador para procurar jogadores. Você pode alegar que os treinadores podem usar a internet para encontrar jogadores sem precisar sair de casa, mas mesmo com a internet não há nada que forneça o volume de informações que a pesquisa do FM pode fornecer.

Se você quer ser realista, use apenas seus olheiros para procurar jogadores. Envie-os para observar um país ou uma competição e use essa lista de jogadores encontrados para selecionar os jogadores que mais lhe interessam.

Você também pode encontrar jogadores através das notícias que recebe e aí basta observá-los por meio de seu olheiros. Se você enfrentou uma equipe adversária, você também poderá pedir aos seus olheiros observarem determinados jogadores.

Recomendações de seus próprios jogadores, dos membros da comissão técnica e de agentes de atletas também podem ser observados por seus olheiros. Se um jogador está sem contrato e você não pode observá-lo, é possível oferecer um teste para analisá-lo de perto.

A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros.

5. Contratando de membros para a comissão técnica

Jogadores de LLM só assinam contratos com membros da comissão técnica que falam a mesma língua do país do clube que você dirige. A única exceção são os olheiros. Como eles não precisam conversar com os jogadores que estão observando, eles podem confiar unicamente em sua capacidade de observar as habilidades e deficiências para identificar algum jogador de valor.

Para contratar membros para sua comissão técnica você deverá colocar um anúncio no “Centro de Emprego” e esperar pelo interesse desse tipo de profissional. Você também poderá contratá-los usando os conselhos de outros membros de sua comissão técnica e até de jogadores de seu elenco.

6. Tela de transferências

Os jogadores de LLM mais rígidos nunca tentariam assinar um contrato com um jogador pelo simples fato de ele aparecer livre na lista de transferências porque tal lista não existe na vida real. Logicamente é possível encontrar esse tipo de informação sobre os jogadores na imprensa, na internet, etc. No entanto, um treinador não tem na vida real uma tela com uma lista de transferências como o FM tem.

Os jogadores de LLM menos rígidos usam o menu de transferências identificando os jogadores livres e enviando seus olheiros para observarem os jogadores, assinando com eles ou não, depois que seus olheiros obtiverem informações sobre os jogadores observados.

7. Tática

A melhor forma de começar é com uma tática que venha com o jogo e alterar a formação, segundo suas necessidades, dando instruções para equipe e/ou individuais baseadas nas vantagens ou desvantagens de seu elenco. Não use táticas de outras pessoas e nem as táticas desenvolvidas por você. A idéia do LLM é encontrar seus erros por meio das dificuldades que você enfrentar. Usar as idéias de outros não é o espírito LLM.

8. Parcerias entre clubes

As parecerias entre clubes acrescentaram um problema adicional para quem joga LLM por conta dos benefícios que ela pode gerar para o clube que você dirige. Muitos LLaMa pensam que parcerias com um clube-pai deveriam ser totalmente evitadas, cancelando-as imediatamente, principalmente no Reino Unido e Alemanha, onde esse tipo de relação entre clubes não é permitida. No entanto, não há um consenso entre quem joga o LLM e nesse caso a sugestão é manter as parcerias no limite do aceitável, principalmente no que diz respeito aos empréstimos de jogadores do clube-pai. A dica é sempre manter as coisas em limites realistas.

Agora, você já está pronto para jogar um save no estilo LLM ou se tornar um LLaMa, caso queira se envolver unicamente com o estilo LLM. Caso se interesse de fato pelo LLM, acesse o Lower League Manager.com.

 

Download do texto em pdf

Esse texto foi publicado anteriormente na Central de Informações do "Profissão: Manager"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de já ter lido algumas coisas sobre o assunto, nunca joguei dessa maneira. Com os textos, confesso que bateu uma vontade de tentar o desafio.

Valeu por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, vinny_dp disse:

Apesar de já ter lido algumas coisas sobre o assunto, nunca joguei dessa maneira. Com os textos, confesso que bateu uma vontade de tentar o desafio.

Valeu por compartilhar.

Eu, particularmente, acho tudo muito rígido. Mas não há dúvida que torna tudo mais desafiante.

10 horas atrás, bruno introvertido disse:

Legal ver este conteúdo sendo postado fora do PM.

Valeu, Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico Gilson, depois do desafio de jovens, venho pensando em tentar um save de LLM puro pra ver como me saio. Gostaria até de discutir algumas dessas citações.

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Contratar jogadores conhecidos é totalmente contrário ao espírito LLM, ou seja, não contrate jogadores sugeridos por outras pessoas ou que você treinou em outro save. Também não use a tela de pesquisa do jogador para procurar jogadores. Você pode alegar que os treinadores podem usar a internet para encontrar jogadores sem precisar sair de casa, mas mesmo com a internet não há nada que forneça o volume de informações que a pesquisa do FM pode fornecer.

Se você quer ser realista, use apenas seus olheiros para procurar jogadores. Envie-os para observar um país ou uma competição e use essa lista de jogadores encontrados para selecionar os jogadores que mais lhe interessam.

Está ai algo que ainda n tentei, usar somente olheiros pra contratar, ainda é algo que não uso muito, pq sempre temos no início de jogo aqueles jogadores que sabemos que rende devido a dicas de outros jogadores/listas ou saves anteriores. Além disso, uso muita a pesquisa filtrando jogadores por atributos, o que é irreal, e até por isso fica a pergunta, usar o filtro de atributos nos relatórios de olheiros não seria contra o LLM? No caso vc teria que se basear somente nas "estrelas de capacidade/potencial" para contratar ou não?

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros.

Dependendo da resposta da minha pergunta, então usar o filtro para separar jogadores listados para empréstimo nos relatórios dos olheiros é legal no LLM? Eu acho irreal, afinal, não temos filtros na vida real, o correto seria ver os jogadores que vc tem interesse, e caso ele esteja listado para empréstimo vc tentaria pegar emprestado, caso contrario, vc veria se tem condição de pagar pelo passe, se não botaria na lista preferencial para acompanhar o jogador pra caso aparecer uma oportunidade de contratação definitiva/por empréstimo vc não perder a chance. Os clubes costumam fazer bastante isso, criar uma lista de jogadores observados e que interessam ao clube mas que não são viáveis naquele momento, mas poderiam ser no futuro.

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Usar táticas feitas por outras pessoas também devem ser abandonadas e frequentar tópicos com explicações, debates e dicas táticas também.

Quando estou em um save e passo por dificuldades, é o que mais faço, e como dizem na vida real, tento me "reciclar" e aprender algumas coisas novas e as vezes reaprender as que acabo esquecendo, o que é normal devido a correria do nosso dia a dia, e as vezes por não jogar somente o FM. Então jogar sem poder consultar nenhum material caso surgissem dúvidas ou algum problema, seria desafiante, apesar de achar que isso ficou meio subentendido, pois ler um manual tático em que explica as diversas instruções, mentalidades, formações, e de como funcionam no jogo, etc é normal, pois ninguém conseguiria ir bem com zero de conhecimento de como cada coisa é executada pela IA dentro da ME, pois as vezes vc está fazendo algo achando que na ME seria executada de um jeito, quando na verdade é totalmente diferente, apesar de que dentro do jogo as dicas já são bem intuitivas, mas msm assim, não deixa de ter certa complexidade. Agora debater com alguém sobre sua tática em um fórum, o porque ela não funciona, pegar conselhos e ou pedir ajuda, bem como também ir em um tópico em que explicaria por exemplo, como fazer uma tática de posse/contra-ataque, ou falar de como aproveitar certos bugs, usar instruções de bolas paradas que são mais efetivos feitos por terceiros, etc, isso que pra mim quebraria as regras do LLM, enfim, só uma opinião.

Mas no final não deixa de ser interessante esse método empírico, aprender com as experiências é muito prazeroso, ainda mais pra quem é um bom observador. Agora quem é mais "distraído" como eu e nas vezes se perde nos lances por pura falta de atenção, ou por estar com a cabeça em outro lugar ( pensando nas tarefas q tem q fazer/etc ), as coisas ficam bem mais difíceis. hehe

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

A melhor forma de começar é com uma tática que venha com o jogo e alterar a formação, segundo suas necessidades, dando instruções para equipe e/ou individuais baseadas nas vantagens ou desvantagens de seu elenco. Não use táticas de outras pessoas e nem as táticas desenvolvidas por você. A idéia do LLM é encontrar seus erros por meio das dificuldades que você enfrentar. Usar as idéias de outros não é o espírito LLM.

Sempre busco algo pra me inspirar na hora de começar um save, como por exemplo, encaixar uma tática que tenho lido mais recentemente, que é o Gegenpressing do Klopp, enfim, isso acaba influenciando bastante no jogo, e não deixa de ser uma verdade que acabamos não colocando nossas "ideias" em prática, e mesmo que elas sejam loucas, como por exemplo, tentar jogar "sem zagueiros", não saberemos nunca se vai funcionar se não tentarmos, e é assim a realidade de um técnico. Fora também a questão de no início do trabalho, ter que adaptar a tática ao elenco, e não o contrário, já que só a longo prazo que vc poderia começar a por suas ideias em prática com as contratações. Por isso é algo bem interessante pra ser feito.

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Jogadores de LLM só assinam contratos com membros da comissão técnica que falam a mesma língua do país do clube que você dirige

Fiz isso no último save q postei na área, e não é fácil ter um staff bom com todos falando a língua do país do clube, só que como fiz na Inglaterra, temos muitos que dominam o Inglês ou falam ao menos o básico, o q tornou a tarefa mais tranquila, agora se for um país com um idioma pouco falado, é bem complicado, hehe.

Não sei bem como funciona a parte de anúncios de emprego no FM, mas vc saberia me dizer se os que se interessam ao cargo são os que falam a língua do clube do país, ou é geral, com qualquer um podendo se candidatar. Nunca parei pra observar isso, até pq como disse, uso muito a pesquisa.

Outra coisa, se o membro a ser contratado fala o básico do Idioma, está dentro da regra, certo? Hehe, até porque, uma das novidades do FM é vc mandar para um curso de línguas, e até por isso acho que essa regra talvez poderia até acabar sendo deixada um pouco de lado, tendo talvez algumas exceções a serem impostas, como por exemplo, ter um contrato com um certo tempo limite ( 1/2 anos ), em que dentro desse tempo, ele tivesse que dominar o idioma, e caso não conseguisse, não teria o contrato renovado por esse motivo. Enfim, é algo que eu acredito estar compatível com a realidade, ainda mais que muitos clubes tem diversos recursos para ajudar na adaptação de qualquer um que seja contrado.

 

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

Os jogadores de LLM mais rígidos nunca tentariam assinar um contrato com um jogador pelo simples fato de ele aparecer livre na lista de transferências porque tal lista não existe na vida real. Logicamente é possível encontrar esse tipo de informação sobre os jogadores na imprensa, na internet, etc. No entanto, um treinador não tem na vida real uma tela com uma lista de transferências como o FM tem.

Os jogadores de LLM menos rígidos usam o menu de transferências identificando os jogadores livres e enviando seus olheiros para observarem os jogadores, assinando com eles ou não, depois que seus olheiros obtiverem informações sobre os jogadores observados.

Isso é algo bem legal. E para complementar, vc teria as lista preferenciais com os jogadores observados no decorrer do save, sabendo assim quando poderiam assinar um pré-contrato ou ficassem livres. 

Em 12/02/2016 at 20:01, ggpofm disse:

As parecerias entre clubes acrescentaram um problema adicional para quem joga LLM por conta dos benefícios que ela pode gerar para o clube que você dirige. Muitos LLaMa pensam que parcerias com um clube-pai deveriam ser totalmente evitadas, cancelando-as imediatamente, principalmente no Reino Unido e Alemanha, onde esse tipo de relação entre clubes não é permitida. No entanto, não há um consenso entre quem joga o LLM e nesse caso a sugestão é manter as parcerias no limite do aceitável, principalmente no que diz respeito aos empréstimos de jogadores do clube-pai. A dica é sempre manter as coisas em limites realistas.

Sou também favorável a essa opção, até porque clubes pegam jogadores emprestados, bem como também emprestam vários jogadores pra outros clubes, o que se fosse levado ao pé da letra, também faria com que ter clubes satélites seja contra a regra, pois eu poderia mandar vários jogadores para um clube, mas não poderia pegar emprestado de outro, isso não seria realista. Com exceção de países com regras, o certo é ter bom senso, assim como não pegar muitos jogadores emprestados de um só clube, não mandar vários jogadores encostados somente para um clube satélite. A questão aqui que vejo, é que por exemplo, ter um elenco somente com emprestados, facilitaria as coisas pra vc e poderia deixar o clube em um boa situação financeira caso pague somente uma parte ou nenhuma dos salários dos emprestados, e assim deixaria o jogo mais fácil, mas dizer que isso é irreal pra todos os países não seria verdade, porque cada um tem suas regras, no Brasil por exemplo, não é difícil ver clubes com boa parte, se não todo o elenco formado por jogadores emprestados.

 

Enfim, jogar nos moldes do LLM, apesar de alguma regras serem como vc mesmo disse no comentário anterior, bem rígidas, não deixa de ser um desafio muito interessante de ser tentado. Tentei fazer algo parecido em um save aqui na área, inclusive acabei até desistindo logo no começo por problemas na época, nos quais nem me lembro bem, e até por isso estou pensando em tentar novamente postar um save neste estilo que faria seguindo regras do LLM, ou ao menos boa parte delas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, baltazar disse:

Excelente tópico Gilson, depois do desafio de jovens, venho pensando em tentar um save de LLM puro pra ver como me saio. Gostaria até de discutir algumas dessas citações.

Valeu pelo elogio. Só resolvi postar o texto que está no "Profissão: Manager" por achar que o autor do outro texto que o @Johann Duwe traduziu e postou se equivoca ao falar de LLM e por isso resolvi fazer o contraponto com as diretrizes do LLM.

Antes de qualquer coisa, eu também ouvi falar de Lower League Management (LLM) pela 1ª vez quando comecei a jogar FM (eu não joguei o CM) e comecei a participar do fórum no final de 2004. E pelos debates fiquei sabendo que jogar com um time pequeno da última divisão de um país não é LLM, pois LLM é uma forma diferente de se jogar e que envolve uma série de "regras". Sem essas regras não há LLM.

Na minha opinião, o LLM é muito ortodoxo e se antes de 2004 ele fazia algum sentido ao proclamar que as funcionalidades do FM deixavam a vida do manager irreal e que o LLM transformava o FM em algo mais realista, com o passar dos anos, as funcionalidades do jogo e a realidade se aproximaram de tal forma que muitas vezes é o jogo que alimenta a realidade, como por exemplo, quando os clubes passaram a comprar a base de dados do FM para descobrirem jogadores ou quando redes de TV usam os atributos dos jogadores do FM para comparar dois jogadores, como isso aconteceu na Inglaterra. Ou ainda, a Prozone e a SI se unindo para trocar informações.  O que é real? O que é jogo?

Não sei o motivo, mas o fato é que o estilo LLM está desaparecendo, talvez por ter se tornado anacrônico e me surpreende ver esse termo aparecer no fórum novamente, depois de tanto tempo. Quando eu revi esse texto no final de 2014, a discussão no fórum da SI era, entre outras, se deveria continuar existindo uma área específica para LLMs e a decisão foi pelo fim.

Nunca fui fã do estilo LLM, ainda mais da forma como eles exigiam de quem postasse tópicos de um save, sem imagens, sem nomes de jogadores, sem explicações táticas. Apenas texto. Mesmo assim, com o passar dos anos fui utilizando algumas de suas diretrizes em meus saves, mas nunca chamando-os de LLM.

Vamos aos seus comentários, eu negritei algumas partes que você escreveu.

10 horas atrás, baltazar disse:

Está ai algo que ainda n tentei, usar somente olheiros pra contratar, ainda é algo que não uso muito, pq sempre temos no início de jogo aqueles jogadores que sabemos que rende devido a dicas de outros jogadores/listas ou saves anteriores. Além disso, uso muita a pesquisa filtrando jogadores por atributos, o que é irreal, e até por isso fica a pergunta, usar o filtro de atributos nos relatórios de olheiros não seria contra o LLM? No caso vc teria que se basear somente nas "estrelas de capacidade/potencial" para contratar ou não?

Já faz tempo que uso apenas olheiros para contratar. Além disso, uso a máscara de atributos para dificultar ainda mais. Isso reduz enormemente a quantidade de jogadores disponíveis e consequentemente a qualidade deles. A ideia dos LLaMas é que se você começa um save na 6ª divisão inglesa não teria como conhecer jogadores disponíveis no Brasil ou na Turquia para contratá-los. Usando a pesquisa do FM, isso é possível, Nesse caso, o impedimento seria a reputação do clube e o salário. Eles não consideram que usar o filtro de atributos nos jogadores observados pelos seus olheiros seja contra o espírito LLM. É como se seus olheiros tivessem feito as observações e a partir daí selecionassem características desejáveis para sua equipe. Você também pode contratar um jogador que você conheça, desde que envie um olheiro para observá-lo antes.

Quando nos FMs antigos não havia área de observação, era possível enviar um olheiro para qualquer lugar do mundo, uma das regras do LLM era enviar olheiros apenas para áreas correspondentes à reputação do clube. Quando o FM implantou a área de observação, a necessidade dessa regra acabou, pois o jogo passou a fazer isso automaticamente.

 

10 horas atrás, baltazar disse:

A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros.

Como eu disse no texto, não há um site unificador das regras do LLM. E isso ocasiona falta de consenso sobre algumas diretrizes como é o caso do empréstimo. Se eu fosse jogar um LLM, só procuraria jogadores nos jogadores observados pelos meus olheiros. Mas novamente eu pergunto, não sabemos diariamente quais são os jogadores que não serão utilizados em um clube por decisão da diretoria e/ou de um treinador, não dá para imaginar que eles poderão ser emprestados a outros clubes?

 

10 horas atrás, baltazar disse:

Quando estou em um save e passo por dificuldades, é o que mais faço, e como dizem na vida real, tento me "reciclar" e aprender algumas coisas novas e as vezes reaprender as que acabo esquecendo, o que é normal devido a correria do nosso dia a dia, e as vezes por não jogar somente o FM. Então jogar sem poder consultar nenhum material caso surgissem dúvidas ou algum problema, seria desafiante, apesar de achar que isso ficou meio subentendido, pois ler um manual tático em que explica as diversas instruções, mentalidades, formações, e de como funcionam no jogo, etc é normal, pois ninguém conseguiria ir bem com zero de conhecimento de como cada coisa é executada pela IA dentro da ME, pois as vezes vc está fazendo algo achando que na ME seria executada de um jeito, quando na verdade é totalmente diferente, apesar de que dentro do jogo as dicas já são bem intuitivas, mas msm assim, não deixa de ter certa complexidade. Agora debater com alguém sobre sua tática em um fórum, o porque ela não funciona, pegar conselhos e ou pedir ajuda, bem como também ir em um tópico em que explicaria por exemplo, como fazer uma tática de posse/contra-ataque, ou falar de como aproveitar certos bugs, usar instruções de bolas paradas que são mais efetivos feitos por terceiros, etc, isso que pra mim quebraria as regras do LLM, enfim, só uma opinião.

Mas no final não deixa de ser interessante esse método empírico, aprender com as experiências é muito prazeroso, ainda mais pra quem é um bom observador. Agora quem é mais "distraído" como eu e nas vezes se perde nos lances por pura falta de atenção, ou por estar com a cabeça em outro lugar ( pensando nas tarefas q tem q fazer/etc ), as coisas ficam bem mais difíceis. hehe

Como eu disse, eu não sou fã do LLM, acho tudo muito ortodoxo e se um dia, eles estiveram próximos da realidade, eu acho que hoje, eles se distanciaram bastante dela, talvez isso seja outro fator que colaborou para o "esgotamento" desse estilo de jogar.

Concordo com tudo o que você disse. Acho que um treinador de verdade que ao ter problemas em sua equipe não procura ler, ver vídeos na internet e debater sobre esses problemas com outras pessoas, em vez de se aproximar da realidade, estaria se distanciando dela. Mas a ideia do LLM não era se aproximar da realidade?

Claro, que ao não buscar uma resposta para um problema em um fórum ou blog, você terá muito mais dificuldades para se livrar dele, do que entrar em um fórum e ler um artigo ou colocar uma dúvida como muitos fazem aqui. Acho que se a ideia é dificultar é melhor não buscar respostas paras os problemas/dúvidas que surgirem.

10 horas atrás, baltazar disse:

Sempre busco algo pra me inspirar na hora de começar um save, como por exemplo, encaixar uma tática que tenho lido mais recentemente, que é o Gegenpressing do Klopp, enfim, isso acaba influenciando bastante no jogo, e não deixa de ser uma verdade que acabamos não colocando nossas "ideias" em prática, e mesmo que elas sejam loucas, como por exemplo, tentar jogar "sem zagueiros", não saberemos nunca se vai funcionar se não tentarmos, e é assim a realidade de um técnico. Fora também a questão de no início do trabalho, ter que adaptar a tática ao elenco, e não o contrário, já que só a longo prazo que vc poderia começar a por suas ideias em prática com as contratações. Por isso é algo bem interessante pra ser feito.

O que escrevi acabou não ficando claro. O que eles não querem é que as pessoas que joguem LLM usem ideias sobre o FM de outras pessoas em seus respectivos saves. Eles querem que você desenvolva suas próprias ideias dentro do jogo, mas nunca li nada a respeito sobre não poder usar conceitos do futebol no FM.

 

10 horas atrás, baltazar disse:

Fiz isso no último save q postei na área, e não é fácil ter um staff bom com todos falando a língua do país do clube, só que como fiz na Inglaterra, temos muitos que dominam o Inglês ou falam ao menos o básico, o q tornou a tarefa mais tranquila, agora se for um país com um idioma pouco falado, é bem complicado, hehe.

Não sei bem como funciona a parte de anúncios de emprego no FM, mas vc saberia me dizer se os que se interessam ao cargo são os que falam a língua do clube do país, ou é geral, com qualquer um podendo se candidatar. Nunca parei pra observar isso, até pq como disse, uso muito a pesquisa.

Outra coisa, se o membro a ser contratado fala o básico do Idioma, está dentro da regra, certo? Hehe, até porque, uma das novidades do FM é vc mandar para um curso de línguas, e até por isso acho que essa regra talvez poderia até acabar sendo deixada um pouco de lado, tendo talvez algumas exceções a serem impostas, como por exemplo, ter um contrato com um certo tempo limite ( 1/2 anos ), em que dentro desse tempo, ele tivesse que dominar o idioma, e caso não conseguisse, não teria o contrato renovado por esse motivo. Enfim, é algo que eu acredito estar compatível com a realidade, ainda mais que muitos clubes tem diversos recursos para ajudar na adaptação de qualquer um que seja contrado.

Isso que você fez é um limitador das facilidades do FM no que diz respeito à contratação de staff. Também acho que faz sentido contratar apenas com algum conhecimento do idioma do clube. 

Não prestei atenção nisso. Acho que o anúncio para emprego se relaciona mais com a reputação do clube/ reputação do staff do que com essa questão da língua.

Está vendo, com os "cursos de línguas" o FM transforma "a realidade do LLM" em algo superado. Acho que o LLM está mais para "Como fazer um save ficar difícil" do que "Como se aproximar da realidade em um save de FM".

 

10 horas atrás, baltazar disse:

Isso é algo bem legal. E para complementar, vc teria as lista preferenciais com os jogadores observados no decorrer do save, sabendo assim quando poderiam assinar um pré-contrato ou ficassem livres. 

Isso é outra coisa que vejo a realidade se aproximando do FM e vice-versa. Com o BID da CBF, por exemplo, dá para saber quando um contrato está para acabar e assim contratar o jogador sem pagar nada ao clube atual dele. O São Paulo, fez isso muito bem por um tempo. Quem disse que na realidade não existe essa lista? E quem disse que não dá para saber que um jogador está sem clube em uma divisão inferior. Acho que isso seria mais comum do que muitos imaginam.

Mas eu sou daqueles que se você que jogar LLM, abrace-o com vontade e nesse caso, jogadores livres só os observados pelos seus olheiros anteriormente.

10 horas atrás, baltazar disse:

Sou também favorável a essa opção, até porque clubes pegam jogadores emprestados, bem como também emprestam vários jogadores pra outros clubes, o que se fosse levado ao pé da letra, também faria com que ter clubes satélites seja contra a regra, pois eu poderia mandar vários jogadores para um clube, mas não poderia pegar emprestado de outro, isso não seria realista. Com exceção de países com regras, o certo é ter bom senso, assim como não pegar muitos jogadores emprestados de um só clube, não mandar vários jogadores encostados somente para um clube satélite. A questão aqui que vejo, é que por exemplo, ter um elenco somente com emprestados, facilitaria as coisas pra vc e poderia deixar o clube em um boa situação financeira caso pague somente uma parte ou nenhuma dos salários dos emprestados, e assim deixaria o jogo mais fácil, mas dizer que isso é irreal pra todos os países não seria verdade, porque cada um tem suas regras, no Brasil por exemplo, não é difícil ver clubes com boa parte, se não todo o elenco formado por jogadores emprestados.

 

Enfim, jogar nos moldes do LLM, apesar de alguma regras serem como vc mesmo disse no comentário anterior, bem rígidas, não deixa de ser um desafio muito interessante de ser tentado. Tentei fazer algo parecido em um save aqui na área, inclusive acabei até desistindo logo no começo por problemas na época, nos quais nem me lembro bem, e até por isso estou pensando em tentar novamente postar um save neste estilo que faria seguindo regras do LLM, ou ao menos boa parte delas. 

Quem mora na Alemanha e Inglaterra diz que as parcerias nesses países não existem como o FM as faz, sendo assim, estão fora da realidade. Nesse caso, minha opção se jogasse LLM nesses dois países seria acabar com as parcerias imediatamente. Mas em outros países eu seria mais flexível, mas sem abusar, como você bem disse.

Sim, elenco com emprestados facilitaria muito a vida de um clube minúsculo. Dando uma vantagem competitiva que outros talvez não tenham e mesmo se tivesse, prefiro não tê-la no caso de uma LLM.

Esse caso vai mais ou menos na direção dos amistosos. Incentivar a marcação de amistosos com clubes maiores é uma forma legal, mas injusta, ao meu ver de conseguir dinheiro. Sempre deixei meus amistosos serem marcados automaticamente pelo auxiliar técnico.

 

Eu acho que o LLM tem pouco a ver com a realidade. Se no passado era assim que o LLM era visto, o FM se encarregou de aproximar da realidade e de influenciá-la como o passar do anos e a realidade ficou mais próxima do que o FM já erá em 2004 quando foi lançado com esse nome. Temos dados estatísticos que antes o futebol não tinha, veja o Prozone e a Opta, temos sites com dados de jogadores (Transfermarket), temos vídeos de táticas, treinamentos e uma série de coisas que existem no mundo virtual e também no real. 

Mesmo assim, acho que as diretrizes do LLM são ótimas para quem quer fazer um save difícil ao adotá-las integralmente, ou para quem deseja dificultar um save, adotando as "regras" parcialmente.

Mesmo com todos questionamentos levantados sobre a realidade do estilo LLM e suas dificuldades, não dá para ver pessoas fazendo saves chamando-os LLM apenas porque estão jogando com clubes pequenos. Isso é um sacrilégio :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Gilson pelas respostas. Realmente, algumas regras do LLM ficaram ultrapassadas, e como vc disse, antigamente o pessoal chamava de LLM qqr save quando na verdade eles usavam so parte das regras, eu por exemplo, não sabia de todas essas regras, hehe, foi bom ter isso em mente e quando contar um novo save na área,já sei que não poderei falar que é um "LLM de verdade", já que não estarei usando todas as regras, mas não é por isso q o save deixará de se aproximar da realidade, como vc bem disse nas suas explicações.

1 hora atrás, ggpofm disse:

Está vendo, com os "cursos de línguas" o FM transforma "a realidade do LLM" em algo superado. Acho que o LLM está mais para "Como fazer um save ficar difícil" do que "Como se aproximar da realidade em um save de FM".

Justamente o que pensei ao ver algumas regras, o que até deixa interessante, pois uma dose de desafio nos saves é sempre bem vinda.

1 hora atrás, ggpofm disse:

Mesmo assim, acho que as diretrizes do LLM são ótimas para quem quer fazer um save difícil ao adotá-las integralmente, ou para quem deseja dificultar um save, adotando as "regras" parcialmente.

É justamente o que irei fazer. Inclusive, a regra de você ter que se virar por conta própria com a tática sem consultar me deixou um pouco receoso no começo, pois gosto sempre de fazer consultas em manuais, guias relacionadas a cada instrução, pois apesar das "dicas" que o próprio FM dá, elas não são suficientes para um entendimento claro do que aquilo fará na prática em várias ocasiões durante o jogo. Mas parei pra pensar, seria legal aplicar isso, afinal, quem também joga outros jogos, sabe que cada game tem suas peculiaridades, e para conseguirmos dominar bem ele, precisamos de tempo, no caso, jogar e aprender com os erros enquanto joga, pegando os controles certos, as malícias, etc. No FM é a msm coisa, pois se vc observar melhor o jogo, ou as estatísticas/relatórios caso jogue em um modo menos amplo, vc conseguirá passar pelas dificuldades táticas com o tempo, e talvez essa seja a principal causa de muita gente desistir de ficar tentando por conta própria arrumar a tática, e ai recorre a guias/manuais ou pega conselhos/dicas em fóruns, pois não tem paciência como em outros jogos, e sabemos que o FM é um jogo que requer extrema paciência, porque nem tudo que aplicamos funciona na hora, demanda tempo para as coisas se ajustarem, e se a pessoa tem pressa por resultados, acaba desanimando jogar, e ai acontece o que vemos, muitos desistindo de saves muito bons pelos desafios q aparecem, enquanto q se os enfrentassem por conta própria e desse tempo, acabaria ultrapassando, e mesmo que chegassem a ser demitidos, qual o problema, não deixaria de ser uma aprendizagem para o futuro, sabendo que o que fizeram deu errado em outro save, tentando assim uma nova abordagem até chegar a uma que desse certo, ao menos naquele time em questão. Enfim, estou pensando em pegar algo assim, gosto de desafio. Hehe

Novamente muito obrigado Gilson, espero o mais cedo possível voltar a postar um save na PM, não gostei de ter parado aquele desafio de jovens, mesmo depois de ganhar a UCL, tinha coisa q eu gostaria de fazer ainda, mas por questões pessoais acabei parando, na verdade, foi uma questão que estava fora do meu controle naquela época e me pegou desprevenido, só q isso dificilmente se repetirá agora, e até por isso não me aborreci tanto, mas que me deixou com uma dose de quero mais, a isso sim, e até por isso, talvez não nesse, mas no próximo FM acabarei repetindo o desafio novamente pra fazer algo ainda melhor. Nos vemos logo... :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, baltazar disse:

Novamente muito obrigado Gilson, espero o mais cedo possível voltar a postar um save na PM, não gostei de ter parado aquele desafio de jovens, mesmo depois de ganhar a UCL, tinha coisa q eu gostaria de fazer ainda, mas por questões pessoais acabei parando, na verdade, foi uma questão que estava fora do meu controle naquela época e me pegou desprevenido, só q isso dificilmente se repetirá agora, e até por isso não me aborreci tanto, mas que me deixou com uma dose de quero mais, a isso sim, e até por isso, talvez não nesse, mas no próximo FM acabarei repetindo o desafio novamente pra fazer algo ainda melhor. Nos vemos logo... :D

Não precisa agradecer, é sempre legal quando podemos trocar experiências.

Ainda bem que agora sei que você voltará. Ficaremos felizes. Você faz falta por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ggpofm disse:

Não precisa agradecer, é sempre legal quando podemos trocar experiências.

Ainda bem que agora sei que você voltará. Ficaremos felizes. Você faz falta por lá.

 

Hehe, verdade.

Vlw, a área está muito boa, tem bons saves por lá, tenho acompanhando e estou gostando de vários. Vamos ver se volto o mais rápido possível, gostaria de começar um logo depois da última db oficial, mas acho difícil, talvez em março ou no mais tardar meados de abril, pois tenho que planejar bem como contarei o save, como será, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • just12
    • just12
      Por just12
      As lesões no FM são bastante comuns assim como na realidade, a questão é como diminuir a quantidade e o tempo que elas retiram um jogador de atuação. Conhecer as lesões mais frequentes, entender os fatores de risco e traçar estratégias preventivas são fundamentais para termos sucesso nesta área.

      Milhões são gastos anualmente em contratações caras e salários na casa dos milhões, porém tudo isso poderá ir por terra se não houver uma boa equipe técnica e uma boa gestão médica por parte do Manager. Isso se torna ainda mais importante quando se trata de equipes menores, onde a estrutura é sucateada e os funcionários da STAFF são escassos e de baixa qualidade. Uma equipe médica adequada pode custar por volta de 3% da folha salarial do elenco.

      Na área médica do Football Manager temos dois profissionais primordiais, que são os fisioterapeutas, responsáveis por prevenir e recuperar lesões e os cientistas desportivos (fisiologistas), responsáveis por analisar/gerir a condição física e o risco de lesão dos jogadores.
      Além disso, podemos dizer que a estrutura proposta pelo clube como centros de treinamento e condições de treino ajudam demais estes profissionais. Treinar em um gramado duro e fazer musculação em uma academia com aparelhos velhos pode não só prolongar o tempo de lesão de um jogador como também podem gerar ainda mais lesões.

      Jogadores incapacitados afetam diretamente a equipe já que não podem ser utilizados. Com o maior número de baixas, menos peças o treinador terá à disposição e consequentemente menores as chances de alcançar lugares melhores na liga ou em competições internacionais. Atletas contundidos tendem a perder atributos e/ou diminuir seu potencial, o que pode ser crucial na vida de um jovem atleta que poderia ser uma estrela caso não se lesionasse seriamente numa idade em que seus atributos deveriam estar evoluindo com grande progressão.
       
      As lesões mais frequentes no Futebol:
      → Estiramentos e distensões musculares: ambos ocorrem devido ao alongamento excessivo do músculo, mas em locais diferentes: enquanto o estiramento acomete as fibras musculares, a distensão pode ser definida como uma lesão na junção musculotendínea ou no tendão. A classificação também é a mesma: pode não haver ruptura do tecido, ruptura parcial ou completa. Distensões musculares são as lesões mais frequentes em jogadores de futebol;

      → Fraturas por estresse: lesão decorrente da utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão sofre uma fissura. Na maioria das vezes, a sobrecarga acontece por causa do aumento da intensidade do treino e/ou partidas em sequência sem descanso adequado;

      → Entorses: tipo de lesão mais frequente no meio esportivo, é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço. Os órgãos mais afetados são tornozelo (tibiotársica) e joelho. No futebol, entorse de joelho com ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão incapacitante mais comum, ao lado de problemas nos meniscos;

      → Contusão: resultado de um forte impacto em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares;

      → Luxação: ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, de forma leiga possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que uma fratura.
       
      Os fatores de risco para as Lesões são:

      → Propensão do jogador a lesão: há um atributo oculto de 0 a 20 que mostra o quão um jogador é mais propenso a se lesionar. Caso seja importante, o seu preparador lhe avisará no relatório do jogador;

      → Baixa energia: jogadores que não se recuperam totalmente de uma partida ou treino terão maior facilidade em se lesionar;

      → Aptidão Física: mostra quanto um jogador consegue se recuperar de uma partida para outra e quão mais rápidos conseguem se recuperar de uma lesão sem perder atributos;

      → Alto número de partidas em um curto período de tempo: jogar domingo e quarta toda semana sem o devido descanso pode gerar acúmulo de fadiga e consequentemente lesões;

      → Falta de ritmo de jogo: jogadores quando ficam muito tempo sem partidas diminuem seu ritmo de jogo e aumentam seu risco de lesão;

      → Estado do gramado: gramados em péssimo estado são grandes catalizadores dos mais diversos problemas físicos;

      → Treinamento inadequado: a planilha de treinos elaborada pelo Auxiliar Téc. pode ser problemática em muitos aspectos, inserindo treinos e cargas de trabalho desalinhadas, promovendo maior fadiga nos atletas e consequentemente mais lesões;

      → Apressar retorno do jogador depois de uma lesão: quanto menor a qualidade do fisioterapeuta, maior a chance dele errar e apressar o retorno do jogador aos treinos e jogos;

      → Intensidade tática: táticas com ritmo mais rápido, marcação-pressão e de forma cerrada, linhas elevadas e busca incessante do contra-ataque podem gerar forte desgaste nos atletas;
      → Clima: exposição ao frio, chuva, neve, altitude, calor e umidade provocam alterações fisiológicas como a desidratação, aumento do número de quedas e do risco traumático. Condições chuvosas implicam um aumento do contato direto entre os jogadores e alterações do terreno de jogo, predispondo para lesões traumáticas. O calor e a humidade traduzem estados de desidratação com aumento de lesões por fadiga, devido ao intenso desgaste físico.
       
      Estratégias Preventivas:

      Como comentamos anteriormente, cientistas desportivos e fisioterapeutas trabalham em conjunto prevenindo lesões, além disso podemos destacar uma boa pré-temporada (falaremos disso detalhadamente mais adiante), treinamento com cargas adequadas, boas instalações de treino, boa qualidade do gramado de jogo (pedir a direção para trocar o gramado), saber quando aumentar e diminuir a intensidade tática durante a temporada, dosar a carga de jogos de cada jogador e cuidados no retorno do jogador aos treinos e jogos após uma lesão.
       
      ◉ Pré-temporada Preventiva

      A pré-temporada deve por excelência destinar as 2 primeiras semanas ou mais para treinamento da parte física, visando melhoria dos atributos, principalmente focados em aptidão física e resistência, que serão úteis durante toda a temporada. Nas semanas a seguir o foco seria o aumento do ritmo de jogo dos atletas com os amistosos.

      Nos primeiros amistosos da época, é recomendável que a intensidade tática seja baixa e os jogadores joguem por no máximo 45 minutos, o que irá aumentando progressivamente conforme o ritmo de jogo melhora e a fisiologia diminui a chance de lesão dos jogadores.

      Sabemos que em alguns países, principalmente no Brasil, é bem complicado fazer uma pré-temporada adequada por conta dos estaduais, porém deve-se fazer o melhor possível dentro da realidade de cada calendário, por vezes usando o estadual como parte da pré-temporada.

      O quadro acima mostra a baixa aptidão física (ritmo de jogo) e consequentemente o elevado risco de lesão.
       
      ◉ Qualidade do gramado

      No quadro acima é mostrada a qualidade perfeita do gramado, porém muitas equipes possuem gramados ruins, muito ruins ou somente OK, o que pode ser mudado pedindo a diretoria que melhore a grama ou mude para grama sintética.
       
      ◉ Evitar uma nova lesão

      O quadro vermelho ao lado do jogador indica que o jogador está em tratamento, já o quadro laranja indica que o mesmo está em fase final de reabilitação. Nessa última fase o jogador ainda não voltou aos treinos com bola mas pode ser relacionado para o próximo jogo, o que poderia gerar uma recidiva (nova lesão). E mesmo que o jogador esteja totalmente liberado, ainda assim é recomendável que treine em meia intensidade por ao menos 7 dias, voltando aos jogos após este período e por no máximo 45 minutos, com aumentos progressivos. Jogadores lesionados podem ser curados de lesões recorrentes caso procurem um médico especialista.
      → Rotação de elenco: buscar junto à fisiologia entender os jogadores que estão com risco muito elevado de se lesionar e fazer a devida gestão/rotação de elenco;
      → Gestão do treino: gerir o próprio treino ou supervisionar o trabalho do Auxiliar Téc. para fazer pequenas modificações na carga de exercícios para que os jogadores estejam sempre frescos para os jogos, evitando acumular fadiga. Jogadores mais velhos, com baixa aptidão física e resistência não são recomendados treinar em dupla intensidade.
      ---
      Buscar afinar cada dia mais o processo preventivo, permitindo que seja o mais individualizado possível, avaliando os resultados ano após ano poderá lhe permitir diminuir a incidência e a severidade das lesões.

      Fonte: https://conferenciafm.wordpress.com
×
×
  • Criar Novo...