Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Morre David Bowie aos 69 anos


Bigode.

Posts Recomendados

Citar

Morre David Bowie aos 69 anos
Cantor lutava contra um câncer há 18 meses. Artista celebrou 69 anos no dia 8 de janeiro com lançamento de álbum


Morreu neste domingo (10) o cantor britânico David Bowie aos 69 anos, anunciou um comunicado em sua página oficial no Facebook. Bowie lutava contra um câncer há 18 meses. O filho do artista também confirmou a informação para a BBC.

"David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses com câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda , nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto", dizia o comunicado publicado na rede social.

O artista comemorou seu aniversário de 69 anos no dia 8 de janeiro com o lançamento do álbum "Blackstar", o mais recente trabalho de uma longa e inovadora carreira. E o disco tem recebido críticas positivas.

A descoberta de Bowie veio em 1972 de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Entre seus sucessos, estão "Let's Dance", "Space Oddity", "Heroes", "Under Pressure", "Rebel", "Rebel", "Life on Mars" e "Suffragette City".

Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova Iorque em 2006.

Ele também construiu uma carreira de ator com o papel de um alienígena em busca de ajuda para seu planeta em "O Homem que Caiu na Terra" em 1976, de Nicolas Roeg. Bowie fez uma temporada de três meses como "O Homem Elefante", na Broadway, na década de 1980.

bowiecomunica.jpg

 

Mais um grande nome da história que se vai. Uma pena. Mas um ano e meio de câncer não é fácil. Foda isso.

 

E não pode ser coincidência, mas adivinhem quem marcou gol um dia antes de Bowie falecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Porra... o Rock amanhece mais triste hoje, sem dúvidas. Um cara importantíssimo para o desenvolvimento de um gênero, Bowie ao menos nos deixou vários bons momentos pra lembrarmos dele:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
7 minutos atrás, BobJJ disse:

O cara era uma Lenda, e lançou um album foda não tem nem uma semana. =/

Uma semana? Ele lançou o álbum no dia do aniversário (08.01), morreu dois dias depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Bigode. disse:

Mais um grande nome da história que se vai. Uma pena. Mas um ano e meio de câncer não é fácil. Foda isso.

 

E não pode ser coincidência, mas adivinhem quem marcou gol um dia antes de Bowie falecer?

o maluco do Arsenal que esqueci o nome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Citar

Ousadia, hedonismo e rock'n'roll: as muitas faces do 'camaleão' Bowie

160111073648_cn_david_bowie_2004_624x351

David Bowie foi um dos mais influentes artistas da música pop do século 20, constantemente reinventando seu som e sua figura - algo simbolizado pelo visual andrógino de Ziggy Stardust, uma das muitas personas criadas pelo cantor e compositor britânico.

Ele morreu aos 69 anos. Segundo informações de um porta-voz, que não informaram a data e local do óbito, o Bowie lutava há mais de um ano contra um câncer.

"David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família depois de uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer", afirmou um comunicado publicado nas redes sociais.

"Enquanto muitos de vocês compartilharão essa perda, pedimos respeito à privacidade da família nesse momento de luto", acrescentou a nota.

Camaleão

Bowie havia acabado de lançar seu mais novo álbum, Blackstar, na última sexta-feira, pelo qual recebeu críticas positivas. Ele completou 69 anos no mesmo dia.

(Reuters)
Cantor havia acabado de lançar seu mais novo álbum, Blackstar, na última sexta-feira, pelo qual recebeu críticas positivas

A última vez que o cantor se apresentou ao vivo foi durante um show beneficente em 2006, em Nova York. Ele vivia praticamente recluso desde a década passada, após sofrer um infarto.

Boatos sobre a saúde sempre permearam a vida do Bowie, que alcançou o estrelato com o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, o seminal álbum de 1972, eleito um dos 50 melhores de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Ele lançaria muitos outros, sempre em permanente revolução. Rótulos, moda, sexualidade, nada permanecia intocado pelo desejo de Bowie de ser camaleão.

Filho de uma garçonete e do administrador de uma instituição de caridade, David Jones nasceu em janeiro de 1947, em Brixton, bairro do sul de Londres e teve uma infância relativamente normal. Mudou o sobrenome para Bowie em 1966, para evitar ser confundido com o vocalista dos Monkees, Davy Jones.

Bowie estudou budismo e mímica antes de lançar seu primeiro álbum The World of David Bowie, em 1967.

Mas foi a faixa-título de seu segundo álbum, Space Oddity, que finalmente chamou a atenção do grande público. A aventura espacial de Major Tom, um astronauta abandonado em órbita da Terra, foi um dos maiores hits de 1969, o ano em que o homem chegou à Lua pela primeira vez.

Em seguida, Bowie lançou The Man Who Sold the World, um complexo álbum cuja faixa-título recebeu o tratamento cover de artistas tão diversos como Lulu e Nirvana - que "resgatou" a canção nos anos 90 ao gravá-la para o álbum Acoustic in New York City.

(Reuters)
Bowie alcançou estrelato com o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, de 1972

Uma curiosidade que ilustra o apelo internacional do artista é o fato de ele também ser sido gravado por artistas brasileiros - mais precisamente o grupo gaúcho Nenhum de Nós, que no final da década de 80 lançou uma versão de Starman com o nome Astronauta de Mármore. Já Seu Jorge gravou versões em português de um punhado de hits de Bowie, como parte de seu personagem no filme A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

Em 1971, apenas um ano após a separação dos Beatles, Bowie tomou as rédeas criativas do rock and roll com Hunky Dory, álbum que críticos já consideraram o melhor de sua carreira. E um verso da letra da última faixa do álbum, The Bewlay Brothers, parecia perfeitamente resumir o artista: "Camaleão, comediante e caricatura..."

Teatro, cinema

Mas foi 1972 que jogou Bowie na estratosfera: o álbum conceitual The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars ficou marcado tanto pelo som quanto por Ziggy, o personagem de sexualidade ambígua e roupas futuristas criado pelo artista. Com a fama veio também o hedonismo em escala industrial - bebida, drogas e um bissexualidade vigorosa - uma biografia não-autorizada lançada em 2014 alegou que uma das conquistas de Bowie foi ninguém menos que o Rolling Stone Mick Jagger.

BBC
Em 2006, Bowie fez uma rara aparição, gravando uma participação na série cômica "Extras"

Nessa mesma década, Bowie produziu dois clássicos do rock, os álbuns Transformer, de Lou Reed, e Raw Power de Iggy & The Stooges, e escreveu o hitFame com John Lennon. Tudo isso antes de se isolar em Berlim para produzir um trilogia de álbuns experimentais (Low, Heroes e Lodger), marcado por letras de vanguarda e flertes com a música eletrônica. A década também marcou suas primeiras experiências como ator: ele estrelou o filme O Homem que Caiu na Terra(1976) e trabalhou ao lado da diva Marlene Dietrich em Gigolô. Suas aventuras cinematográficas continuaram ao longo de sua vida, de longa-metragens como Furyo: Em Nome da Honra(1983) ou em "pontas" como fazer a voz de um dos personagens da série de desenho animados Bob Esponja.

Ele também brilhou no teatro, interpretando o papel-título de O Homem-Elefante na Broadway.

Os anos 90 foram marcados pelo pioneirismo em outros campos e pouco sucesso musical: Bowie se tornou um dos primeiros artistas do mundo a lançar um website e lançou ações na Bolsa de Nova York, faturando US$ 55 milhões. A década seguinte começou com o lançamento de Heathen, álbum que voltou a entusiasmar público e crítica. Mas, em 2004, o britânico sofreu um ataque cardíaco em pleno palco durante um show na Alemanha. A partir daí, com raras exceções, Bowie desapareceu da vida pública. Daí a surpresa geral quando The Next Day foi lançado em 2013. O álbum se tornou seu primeiro número 1 no Reino Unido em mais de 20 anos.

Uma posição que seu último trabalho, Blackstar, lançado na última sexta-feira, parece fadado a alcançar.

A morte de Bowie teve ampla repercussão nas mídias sociais e diversas celebridades fizeram tributos. A cantora Madonna escreveu no Twitter "que o espírito de Bowie viverá para sempre". Até o primeiro-ministro britânico, David Cameron, deu sua contribuição, também no Twitter. "Cresci ouvindo e assistindo o gênio David Bowie. Ele era um mestre da reinvenção. É uma imensa perda".

Bowie casou-se duas vezes: viveu 10 anos com Angela Barnett, com quem teve um filho, Zowie - que mudou de nome e hoje é conhecido como o diretor de cinema Duncan Jones. Em 1992, ele casou-se com a modelo somali Iman, com quem teve uma filha, Alexandria.

@BBC Brasil

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Morreu o maior jogador desse esporte, seu legado deverá sempre ser lembrado e enaltecido, pra que não surjam os "oportunistas de plantão" ao longo das próximas décadas pra contestar e/ou diminuir seus feitos e conquistas.
      Morreu Pelé, eterno Rei do Futebol. 😔
    • Johann Duwe
      Por Johann Duwe
      Queen Elizabeth II has died, Buckingham Palace announces - BBC News
       
      A rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva do Reino Unido, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos.
      Sua família se reuniu em sua propriedade escocesa depois que as preocupações cresceram sobre sua saúde mais cedo na quinta-feira.
      A Rainha chegou ao trono em 1952 e testemunhou uma enorme mudança social. Com sua morte, seu filho mais velho Charles, o ex-príncipe de Gales, liderará o país em luto como o novo rei e chefe de Estado por 14 reinos da Comunidade.
      Em um comunicado, o Palácio de Buckingham disse: "A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. "O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã."
      Todos os filhos da Rainha viajaram para Balmoral, perto de Aberdeen, depois que os médicos colocaram a Rainha sob supervisão médica. Seu neto, príncipe William, também está lá, com seu irmão, príncipe Harry, a caminho.
      O mandato da Rainha Elizabeth II como chefe de Estado abrangeu a austeridade pós-guerra, a transição do império para a Comunidade, o fim da Guerra Fria e a entrada do Reino Unido na União Europeia. Seu reinado durou 15 primeiros-ministros começando com Winston Churchill, nascido em 1874, e incluindo Liz Truss, nascida 101 anos depois, em 1975, e nomeada pela Rainha no início desta semana. Ela ocupou audiências semanais com seu primeiro-ministro durante todo o seu reinado.
      A Rainha nasceu Elizabeth Alexandra Mary Windsor, em Mayfair, Londres, em 21 de abril de 1926.
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Essa votação consiste em escolher as duas músicas que mais gostaram do grupo A.
      Os links das 4:
       
    • felipevalle
      Por felipevalle
      FMC FF'21
      E aqui estou no hall do rock para apresentar a vocês o projeto de fazermos juntos uma copa de músicas do Foo Fighters.
      A ideia é semelhante a que tinha na MTv, com o programa do The Clash, se lembram?
      É uma ideia bem legal, e que se o pessoal daqui aderir bem, podemos fazer de outros artistas também.
      E o mais legal é que vamos nos aprofundando na história musical de artistas consagrados.
      Muitos daqui devem se lembrar do círculo do livro que vinhamos mantendo até um tempo atrás. Eu confesso que gostei. Sempre aparecia algo bacana que talvez não fosse ler por conta própria.
      Enfim, hora da apresentação de como se dará esse projeto musical.
      Basicamente, eu reuni 32 músicas do Foo Fighters, e as organizei em 8 grupos de 4. De cada grupo, as duas mais bem votadas se classificam para as oitavas-de-final, e assim, através de eliminatórias vai se realizando até chegar as semi-finais. Nisso, o sistema de votação passa a ser constituído do voto e mais da justificativa. E aí, que entra o mais legal, que é saber os detalhes de que cada música despertou, e se vocês vão se sair bem.
      Alguns detalhes; 8 músicas são cabeças-de-chave, cada uma representando um álbum especifico deles, no geral, músicas que fizeram mais sucesso naquele álbum. Daí, outras 16 são distribuídas aos pares pelos grupos, e outro grupo de 8 que nem sempre são singles fecham os grupos.
      Acreditem-me, eles têm 32 músicas de alto nível. Fiquei surpreso pela quantidade de música boa. Não faço ideia de qual música vocês gostarão mais, e confesso que nem eu sei qual é a minha favorita deles.
      E minha ideia é que essa copa não passe de um mês de duração.
      Enfim, aqui está a tabela:
      Lembrando que caso dê desempate em algum embate, será sorteado um membro da comissão para efetuar o desempate.
      Gostaria que digam aqui embaixo 3 candidatos que gostam da banda para se candidatarem. 
    • F J
      Por F J
      Pessoal das antigas que conhece bem o  @Homeman faleceu hoje, teve um AVC após ser internado por covid-19.
      Tudo muito rapido, havia sido internado apenas a 2 dias.
      Fazia mais de 10 anos que ele não entrava no forum, ja foi membro da moderação, da pesquisa, fervoroso torcedor do Noroeste de Bauru.
×
×
  • Criar Novo...