Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desistindo


mvidaloka

Posts Recomendados

17 horas atrás, senna889091 disse:

Acho que ja tenho uma ideia sobre como faze-lo, mas mesmo assim nao concordo de ter que apelar pra uma PPM a isso.

Ja faz alguns FM's que nao consigo jogar bem com dois ou mais atacantes e jogar pelas laterais (seja com wingers/medio-alas ou laterais) é uma constante. 

Aconteceu comigo o contrário. Acho que desde o FM2006 eu sempre tive que me render a táticas com wingers porque eram visivelmente mais eficientes. Já desde o FM2015 eu não consigo que meus wingers não virem figurantes em campo. Daí voltei pra tática com armador de 2 atacantes com funções complementares e meus ataques voltaram a ser os mais positivos das ligas que jogo, ainda que minhas defesas ainda não cheguem nem perto de serem as menos vazadas.

Mas isso depende muito também da liga onde joga e das características dos jogadores. Não vejo minhas táticas funcionando mais com centroavante fixo como já usei muitas vezes. No Schalke eu penei pra fazer o Huntelaar render e mesmo assim não fiquei tão satisfeito assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta
Em 12/22/2015 at 17:45, mvidaloka disse:

no jogo abaixo , tava ganhando do goias de 2x0 ( jogando em casa ) , e tomei a virada pra 3x2 , posso fazer oq for que só perco ... oq aconteceu com o fm a partir do 14  ????

2015-12-226.png

Com essa tática toda torta ai, fica dificil de ganhar amigo.

Escolha as melhores peças do seu elenco (os indispensaveis e insubistituiveis), monte uma tática a partir desses, treine taticas, quem não se encaixa na maneira que você joga, empresta ou vende, traz quem encaixa, nenhum jogador é mais importante que o jeito que o técnico quer jogar. ajeite essas taticas, as mentalidades, veja se o time flui, analise adversários antes dos jogos, veja pontos fortes, tente neutralizalos, veja pontos fracos, jogue sobre eles.. assim vc será um bom treinador.

Vejo muita gente que escala o time, ajeita a tatica, e so vai clicando em continuar, esperando vencer os jogos so porque seus jogadores parecem melhores que do adversario, se fosse assim pegue o barça e vença todas as partidas. isso aqui é FM, jogo complexo e real, necessita paciencia, jogar jogo por jogo. 

E acalme-se fera, as vezes vc só é ruim no joguinho mesmo, acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, :-DPablo:-D disse:

Com essa tática toda torta ai, fica dificil de ganhar amigo.

Escolha as melhores peças do seu elenco (os indispensaveis e insubistituiveis), monte uma tática a partir desses, treine taticas, quem não se encaixa na maneira que você joga, empresta ou vende, traz quem encaixa, nenhum jogador é mais importante que o jeito que o técnico quer jogar. ajeite essas taticas, as mentalidades, veja se o time flui, analise adversários antes dos jogos, veja pontos fortes, tente neutralizalos, veja pontos fracos, jogue sobre eles.. assim vc será um bom treinador.

Vejo muita gente que escala o time, ajeita a tatica, e so vai clicando em continuar, esperando vencer os jogos so porque seus jogadores parecem melhores que do adversario, se fosse assim pegue o barça e vença todas as partidas. isso aqui é FM, jogo complexo e real, necessita paciencia, jogar jogo por jogo. 

E acalme-se fera, as vezes vc só é ruim no joguinho mesmo, acontece.

Não vou dizer que você está errado, mas esse FM esta ridículo. Simplesmente o cara corre até a linha de fundo, cruza a bola e o atacante ou seja quem for bota pra dentro, e o mais engraçado é que o laterais não marcam, e muito menos os zagueiros, e o que o goleiro faz? Fica olhando que nem um idiota a bola passar.

Pode notar, em grande parte dos saves os jogadores com maior média são laterais, justamente pela função de cruzar a bola. Sem contar que na maioria das partidas nós encontramos um 4-2-3-1. É bem difícil ter um gol com a bola trabalhada. 

Posso acreditar, sim, que o problema seja do cara que não soube trabalhar o seu time taticamente. Mas não podemos descartar o fato do jogo estar ridiculamente problemático quando o assunto é cruzamentos, e falhas da zaga. 

Quanto ao jogo ser real, eu discordo, ele pode ser sim o jogo que mais se aproxima da realidade mas isso não quer dizer que é real. Pode ter as melhores opções táticas, a melhor base de dados, o melhor sistema de notificações, sistema de reputação, licenças e etc. Mas isso não muda o fato que nas partidas é sempre a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Caio José disse:

Não vou dizer que você está errado, mas esse FM esta ridículo. Simplesmente o cara corre até a linha de fundo, cruza a bola e o atacante ou seja quem for bota pra dentro, e o mais engraçado é que o laterais não marcam, e muito menos os zagueiros, e o que o goleiro faz? Fica olhando que nem um idiota a bola passar.

Pode notar, em grande parte dos saves os jogadores com maior média são laterais, justamente pela função de cruzar a bola. Sem contar que na maioria das partidas nós encontramos um 4-2-3-1. É bem difícil ter um gol com a bola trabalhada. 

Posso acreditar, sim, que o problema seja do cara que não soube trabalhar o seu time taticamente. Mas não podemos descartar o fato do jogo estar ridiculamente problemático quando o assunto é cruzamentos, e falhas da zaga. 

Quanto ao jogo ser real, eu discordo, ele pode ser sim o jogo que mais se aproxima da realidade mas isso não quer dizer que é real. Pode ter as melhores opções táticas, a melhor base de dados, o melhor sistema de notificações, sistema de reputação, licenças e etc. Mas isso não muda o fato que nas partidas é sempre a mesma coisa.

Bom amigo, isso dos cruzamento eu notei mesmo, consegui resolver colocando os meus laterais com marcação apertada e muita pressao, com funções de ataque. mas vai mundo do esquema tático, eu jogo no 3-5-2 . com 3 zagueiros, 2 alas, 1 meia defensivo, 2 meias, 2 atacantes.. portanto minha zaga fica bem fechada e meus laterais jogam quase como pontas quando ataco, um jeito que arrumei para minimizar. , mas isso varia tambem. eu ja tomei alguns jogos que fiquei puto com isso, mas ja fiz tambem, entao se iguala.

E discordo na parte que as partidas são sempre iguais, depois de montado um bom time, a chance de se perder vai muito do seu comando, doque do time jogar mal. ja reparei que quando nao vou a entrevistas. nao dou palestra, nao dou gritos no campo, altero uma ou outra coisa durante o jogo na tatica, o outro time simplismente sabe oque vou fazer. mas isso é questão de gosto mano, no caso dos laterais sempre pontuando. é que eles sao meio que uma valvula de escape de quase todas as equipes, pelo futebol sao os que mais pegam na bola, faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, :-DPablo:-D disse:

Bom amigo, isso dos cruzamento eu notei mesmo, consegui resolver colocando os meus laterais com marcação apertada e muita pressao, com funções de ataque. mas vai mundo do esquema tático, eu jogo no 3-5-2 . com 3 zagueiros, 2 alas, 1 meia defensivo, 2 meias, 2 atacantes.. portanto minha zaga fica bem fechada e meus laterais jogam quase como pontas quando ataco, um jeito que arrumei para minimizar. , mas isso varia tambem. eu ja tomei alguns jogos que fiquei puto com isso, mas ja fiz tambem, entao se iguala.

E discordo na parte que as partidas são sempre iguais, depois de montado um bom time, a chance de se perder vai muito do seu comando, doque do time jogar mal. ja reparei que quando nao vou a entrevistas. nao dou palestra, nao dou gritos no campo, altero uma ou outra coisa durante o jogo na tatica, o outro time simplismente sabe oque vou fazer. mas isso é questão de gosto mano, no caso dos laterais sempre pontuando. é que eles sao meio que uma valvula de escape de quase todas as equipes, pelo futebol sao os que mais pegam na bola, faz sentido.

Quando eu disse que as partidas são sempre "iguais", eu disse porque as chances criadas são sempre as mesmas, é um lateral indo até a linha de fundo cruzando e seja quem for marcando, em alguns casos até gol contra sai. Pode reparar, caso não use uma tática específica onde da instruções para cada jogador, você mais notar que poucos gols são de bola trabalhada, o problema é que isso foge muito da realidade, por acaso já viu um time marcar 5 gols seguidos de cruzamentos ou lançamentos nas costas da zaga? Existem sim maneiras de minimizar esse problema, mas de qualquer forma, isso não deveria ocorrer. 

Quanto a parte de imersão do game(palestras, e etc) eu nunca deixei de fazer. E mesmo fazendo, não sinto a mínima diferença dentro de campo, para mim é melhor fazer palestras específicas para cada jogador, essa sim surtem efeito, devido a diferença psicológica dos jogadores.

Bom, sobre os laterais, não tenho nada a falar, continuo achando bizarro terem constantemente as maiores médias da equipe. Não acho que o fato deles serem a "válvula de escape" como diz, é suficiente para ter, geralmente, a maior média em todas as ligas/equipes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorei, mas li! O Tópico Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager mudou a minha visão do jogo. Antes dele, não conseguia emplacar um save com o Palmeiras nem até o fim do Paulista. O time não ia de jeito nenhum e só passava vergonha, tanto no estadual quanto na Libertadores.

No momento estou em começo de save com o Palmeiras novamente. No estadual fui campeão, com a melhor campanha e título incontestável...sem perder para os outros 3 grandes e com apenas uma derrota. Na libertadores me classifiquei para o mata-mata em segundo, com certa facilidade. Jogando as oitavas de final contra o Rosário, meti 3x0 no primeiro jogo, em casa.

Até aqui não fiz nenhuma contratação. Montei a tática em cima das qualidades dos meus jogadores, após um bom tempo dedicado à ela.

Agora as coisas estão fluindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra informação: estou aplicando bastante rotação no elenco. Conto com 28 jogadores na equipe principal e, se não me engano, apenas meu terceiro goleiro está sem rítmo de jogo. Segue minha equipe "mais titular":

--------------------------------------------------------------------------------PRASS--------------------------------------------------------------------------------

-----JOÃO PEDRO--------------------------------ROGER CARVALHO---------------VITOR HUGO-----------------------------------------EGÍDIO-----

---------------------------------------------------------------------------AROUCA (GABRIEL)--------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------CLEITON XAVIER------------------JEAN (MOISÉS)---------------------------------------------------

-----ROGER GUEDES----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------DUDU-----

------------------------------------------------------------------------GABRIEL JESUS (ERIK)--------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2016 at 20:33, Caio José disse:

Quando eu disse que as partidas são sempre "iguais", eu disse porque as chances criadas são sempre as mesmas, é um lateral indo até a linha de fundo cruzando e seja quem for marcando, em alguns casos até gol contra sai. Pode reparar, caso não use uma tática específica onde da instruções para cada jogador, você mais notar que poucos gols são de bola trabalhada, o problema é que isso foge muito da realidade, por acaso já viu um time marcar 5 gols seguidos de cruzamentos ou lançamentos nas costas da zaga? Existem sim maneiras de minimizar esse problema, mas de qualquer forma, isso não deveria ocorrer. 

Quanto a parte de imersão do game(palestras, e etc) eu nunca deixei de fazer. E mesmo fazendo, não sinto a mínima diferença dentro de campo, para mim é melhor fazer palestras específicas para cada jogador, essa sim surtem efeito, devido a diferença psicológica dos jogadores.

Bom, sobre os laterais, não tenho nada a falar, continuo achando bizarro terem constantemente as maiores médias da equipe. Não acho que o fato deles serem a "válvula de escape" como diz, é suficiente para ter, geralmente, a maior média em todas as ligas/equipes. 

Meu caro, terei que discordar de ti. 

Se tu olhares meus posts onde eu postei gols do meu time, muito deles são de bola trabalhada pelo meio. Várias vezes meus laterias cruzam a bola para fora da área, buscando meus meias, não o Falso 9. Outras vezes, meus Armadores/Pontas fazem tabelas com os alas e acham o F9 livre. Há gols de cruzamentos e o meu F9 se antecipa ? Sim. Porém, não é a maioria das vezes.

Não posso concordar que os gols são sempre iguais, isso não é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Desculpem pelo textão, mas também quase desisti do jogo agora...rs

Fiz meu primeiro save no FM2016 há algumas semanas, pegando a onda do Atlético Nacional de Medelin que agora é campeão da Libertadores (eu to fixo num save eterno com o FM2014, que nem joguei direito o 15! rs). Eu nunca tinha jogado na Colômbia, e fui encarar a liga de lá. O Atlético Nacional é teoricamente o melhor time, previsto pela imprensa como o provável campeão. Porém, os jogadores no elenco do Atlético têm atributos de determinação, trabalho de equipe e índice de trabalho muito baixos, praticamente os piores da liga... Já me preocupei com isso logo de cara, e fiz algumas contratações a fim de ir testando o jogo.

Montei um 5-3-2 (ou 5-1-2-2) com duas opções de mentalidades diferentes (instruções apenas pontuais na marcação, por exemplo), e deixei um 4-1-2-1-2 treinando como uma terceira opção. 

Os problemas apareceram cedo, com uma péssima "pré-temporada" (quatro amistosos em menos de duas semanas, que já estavam marcados e resolvi não desmarcar justamente para ir testando o time). O início do Apertura foi horroroso, com uma vitória e um monte de empates e derrotas até lá pela 12a rodada, quando o time engrenou cinco vitórias seguidas e entrou na briga para entrar nos mata-matas. Cheguei em oitavo e caí já nas oitavas.

Os problemas do time foram recorrentes em TODOS os jogos: o time até dominava algumas partidas em posse de bola e chutes e oportunidades claras, mas cansei de levar viradas ou empates, quase sempre com dois gols em sequência. Festival de passes errados (acompanho sempre o jogo no "completo"). Nos meus dois esquemas, uso um volante (meu melhor jogador, emprestado), que vario de função conforme o jogo ou o adversário (recuperador de bolas apoiar ou volante defender) e dois meias centrais que não conseguem de jeito nenhum manter a posse de bola, por mais que eu treine Coesão e Domínio frequentemente, e tente colocar os jogadores em suas melhores funções e treiná-los para tais funções. Foi citado aqui sobre os laterais/alas no jogo: o melhor jogador do meu time nas estatísticas é o Bocanegra, lateral limitado jogando de ala, com cruzamento 13 e líder em assistências no time, mas que "odeia os grandes jogos" e caiu absurdamente de rendimento na reta final.

Quero acreditar que tudo isso seja por conta dos péssimos atributos de trabalho em equipe e índice de trabalho do meu time inteiro (além de alguns psicológicos mais decisivos, como o citado do Bocanegra não gostar de grandes jogos), pois sei que as minhas táticas não estão absurdas. 

Eu fui seguindo muitas dicas de diversos tópicos daqui do fórum para arrumar o time e sei que pode dar certo (ainda mais num time que é apontado como favorito da Liga). Tive grandes momentos no save, mas a incapacidade de o time reverter um resultado ou mesmo se manter aceso num jogo complicado é gritante. Não importa o que você faça, que a engine do jogo vai SEMPRE conseguir te neutralizar, mesmo tendo piores jogadores. Aliás, TODOS os 5 minutos finais dos dois tempos de todos os jogos são de posse de bola do meu adversário, mesmo que eu mande segurar bola, mande ritmo mais lento, mande os meias segurarem a bola e tocarem curto - e tenha mentalidade "controlar" como profícua numa das táticas). E virar um jogo no final, fazendo aquela pressão absurda?? Só o adversário consegue com maestria.

To numa guerra declarada aqui no save contra a engine do jogo... Diretoria já tá p*** comigo, vendi alguns jogadores insatisfeitos com o banco (também, jogadorzinho com 9 de trabalho de equipe e 10 de determinação não vai cantar de galo pra cima de mim não! rs) mas ainda assim vou partir para o Clausura pra ver no que dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Zakk. disse:

[...]

Os jogadores ficarem nas funções que melhor fazem nem sempre vão formar um coletivo organizado. Poste uma screen da tua tática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zakk. disse:

Desculpem pelo textão, mas também quase desisti do jogo agora...rs

Fiz meu primeiro save no FM2016 há algumas semanas, pegando a onda do Atlético Nacional de Medelin que agora é campeão da Libertadores (eu to fixo num save eterno com o FM2014, que nem joguei direito o 15! rs). Eu nunca tinha jogado na Colômbia, e fui encarar a liga de lá. O Atlético Nacional é teoricamente o melhor time, previsto pela imprensa como o provável campeão. Porém, os jogadores no elenco do Atlético têm atributos de determinação, trabalho de equipe e índice de trabalho muito baixos, praticamente os piores da liga... Já me preocupei com isso logo de cara, e fiz algumas contratações a fim de ir testando o jogo.

Montei um 5-3-2 (ou 5-1-2-2) com duas opções de mentalidades diferentes (instruções apenas pontuais na marcação, por exemplo), e deixei um 4-1-2-1-2 treinando como uma terceira opção. 

Os problemas apareceram cedo, com uma péssima "pré-temporada" (quatro amistosos em menos de duas semanas, que já estavam marcados e resolvi não desmarcar justamente para ir testando o time). O início do Apertura foi horroroso, com uma vitória e um monte de empates e derrotas até lá pela 12a rodada, quando o time engrenou cinco vitórias seguidas e entrou na briga para entrar nos mata-matas. Cheguei em oitavo e caí já nas oitavas.

Os problemas do time foram recorrentes em TODOS os jogos: o time até dominava algumas partidas em posse de bola e chutes e oportunidades claras, mas cansei de levar viradas ou empates, quase sempre com dois gols em sequência. Festival de passes errados (acompanho sempre o jogo no "completo"). Nos meus dois esquemas, uso um volante (meu melhor jogador, emprestado), que vario de função conforme o jogo ou o adversário (recuperador de bolas apoiar ou volante defender) e dois meias centrais que não conseguem de jeito nenhum manter a posse de bola, por mais que eu treine Coesão e Domínio frequentemente, e tente colocar os jogadores em suas melhores funções e treiná-los para tais funções. Foi citado aqui sobre os laterais/alas no jogo: o melhor jogador do meu time nas estatísticas é o Bocanegra, lateral limitado jogando de ala, com cruzamento 13 e líder em assistências no time, mas que "odeia os grandes jogos" e caiu absurdamente de rendimento na reta final.

Quero acreditar que tudo isso seja por conta dos péssimos atributos de trabalho em equipe e índice de trabalho do meu time inteiro (além de alguns psicológicos mais decisivos, como o citado do Bocanegra não gostar de grandes jogos), pois sei que as minhas táticas não estão absurdas. 

Eu fui seguindo muitas dicas de diversos tópicos daqui do fórum para arrumar o time e sei que pode dar certo (ainda mais num time que é apontado como favorito da Liga). Tive grandes momentos no save, mas a incapacidade de o time reverter um resultado ou mesmo se manter aceso num jogo complicado é gritante. Não importa o que você faça, que a engine do jogo vai SEMPRE conseguir te neutralizar, mesmo tendo piores jogadores. Aliás, TODOS os 5 minutos finais dos dois tempos de todos os jogos são de posse de bola do meu adversário, mesmo que eu mande segurar bola, mande ritmo mais lento, mande os meias segurarem a bola e tocarem curto - e tenha mentalidade "controlar" como profícua numa das táticas). E virar um jogo no final, fazendo aquela pressão absurda?? Só o adversário consegue com maestria.

To numa guerra declarada aqui no save contra a engine do jogo... Diretoria já tá p*** comigo, vendi alguns jogadores insatisfeitos com o banco (também, jogadorzinho com 9 de trabalho de equipe e 10 de determinação não vai cantar de galo pra cima de mim não! rs) mas ainda assim vou partir para o Clausura pra ver no que dá...

1 - Palestras, conferências pra imprensa, reunião de equipe, toda essa parte psicológica influi MUITO. Literalmente você pode perder ou ganhar um jogo por conta delas.
2 - Meias mantendo a posse não é questão de treino, é de instrução tática geral e individual. E às vezes, ainda assim é impossível, pois se botar 2 volantes para marcar individualmente e subirem a marcação e pressionarem, nem adianta, tem que mudar seu esquema, pois eles não conseguirão manter a posse.
3 - Pra você provar pra si mesmo que não existe nada da engine contra você, bote ai nos seus 5 minutos finais, Contenção, ritmo mais baixo que tiver, equilibrado, gastar tempo, jogar seguro, jogar a partir da defesa, explorar o meio, passes curtos, manter posse, levar a bola até a área, driblar menos, coloque 2 volantes e veja se o time adversário vai ter essa posse que você falou.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tendo um momento complicado em 2017.

Depois de um 2016 vitorioso e um grande inicio de 2017, tive que escolher privilegiar a Libertadores (estou na semi finais). Por isso estou muito mal no Brasileirão, onde a expectativa inicial era a que eu mante-se o título.

Provavelmente estou mal por preservar muitos jogadores (joguei jogos com um dia de descanso) e por não conseguir manter os jogadores focados no brasileirão, mas em três partidas a moral do time desabou e convocaram até uma reunião para discutir o assunto.

Estou conseguindo dar a volta, o campeonato ainda está bem no inicio e a semi final da libertadores está chegando. Porem aqueles 3 ou 4 jogos do brasileirão foram momentos que não importava o que eu fizesse, o time não ganhava. Se eu estivesse na frente, entregava o jogo, se eu tivesse um pênalti, meu melhor batedor errava, índice de passes baixos, etc... enfim, tinha baixado uma sombra meio inexplicável no meu time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2016 at 22:09, Yan Perisse disse:

Os jogadores ficarem nas funções que melhor fazem nem sempre vão formar um coletivo organizado. Poste uma screen da tua tática.

 

Em 30/07/2016 at 23:26, Thiago Anjo disse:

1 - Palestras, conferências pra imprensa, reunião de equipe, toda essa parte psicológica influi MUITO. Literalmente você pode perder ou ganhar um jogo por conta delas.
2 - Meias mantendo a posse não é questão de treino, é de instrução tática geral e individual. E às vezes, ainda assim é impossível, pois se botar 2 volantes para marcar individualmente e subirem a marcação e pressionarem, nem adianta, tem que mudar seu esquema, pois eles não conseguirão manter a posse.
3 - Pra você provar pra si mesmo que não existe nada da engine contra você, bote ai nos seus 5 minutos finais, Contenção, ritmo mais baixo que tiver, equilibrado, gastar tempo, jogar seguro, jogar a partir da defesa, explorar o meio, passes curtos, manter posse, levar a bola até a área, driblar menos, coloque 2 volantes e veja se o time adversário vai ter essa posse que você falou.   

Pois é, @Thiago Anjo. Tenho percebido mesmo que toda a parte psicológica conta muito no jogo agora, mas tenho uma forma de gerir isso desde as versões anteriores e continuo aplicando no FM 2016 e to achando que preciso ser mais agressivo, talvez: nas entrevistas pré-jogo, eu geralmente sou "apaziguador" e tento sempre falar coisas positivas do meu time e não agrido os técnicos adversários (exceto quando eles partem para o ataque). Tem situações que ainda não sei lidar direito, como quando falam que jogador X é meu elo mais fraco. Nessa situação eu sempre digo que o técnico "está louco e fez o elenco sorrir", algo do tipo, ou então que o técnico foi "muito pouco profissional" e numa só situação que me lembro (e isso lá no FM 2014) é que o jogador em questão arrebentou com o jogo, mas percebi que o jogador citado quase sempre fica meio pressionado e produz pouco no jogo.

No mais, os jogadores sempre "gostam" da minha entrevista pré-jogo. Já nas palestras pré-jogo também não consigo ver resultados claros quando falo com toda a equipe: raras vezes consigo motivar o time desse jeito; consigo bons resultados, pelo menos "visuais" (ficando tudo verde) quando motivo o time por setor ou individualmente, mas nunca "desmotivo" o time com minhas palestras. Acho que a "experiência anterior" do técnico conta aqui, mas queria saber até que ponto. 

Yan Perisse e a quem interessar, seguem aqui screens da minha tática (dá pra ter ideia tb do meu elenco atual e algumas instruções que to usando)

A primeira é mentalidade controlar, com o volante em função de apoio, sua melhor atribuição, e na segunda uso ele como volante-defender, na mentalidade do time contra-ataque.

s!AvUUZ-_yO1J7mCEtCcKgTS2v_oyX

s!AvUUZ-_yO1J7mCJkLzHHh9dTF8lO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zakk., na minha opinião, Defensores Limitados não são muito recomendáveis para táticas que priorizam a posse de bola e sim para aqueles que priorizam contra-ataques rápidos com ligações diretas. A instrução "Procurar Sobreposição" é usada sem sentido nas duas táticas. Essa instrução é mais usada nas laterais, quando se quer uma ultrapassagem de laterais, confundindo a defesa adversária.

Acho que no esquema de contra-ataque, poderia usar alguns jogadores que transmitam velocidade na equipe, porque somente os alas são capazes de levar a bola com rapidez ao ataque. No esquema de posse de bola, falta uma ligação com os homens do ataque, seja por meio das laterais ou pelo meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zakk. disse:

 

Pois é, @Thiago Anjo. Tenho percebido mesmo que toda a parte psicológica conta muito no jogo agora, mas tenho uma forma de gerir isso desde as versões anteriores e continuo aplicando no FM 2016 e to achando que preciso ser mais agressivo, talvez: nas entrevistas pré-jogo, eu geralmente sou "apaziguador" e tento sempre falar coisas positivas do meu time e não agrido os técnicos adversários (exceto quando eles partem para o ataque). Tem situações que ainda não sei lidar direito, como quando falam que jogador X é meu elo mais fraco. Nessa situação eu sempre digo que o técnico "está louco e fez o elenco sorrir", algo do tipo, ou então que o técnico foi "muito pouco profissional" e numa só situação que me lembro (e isso lá no FM 2014) é que o jogador em questão arrebentou com o jogo, mas percebi que o jogador citado quase sempre fica meio pressionado e produz pouco no jogo.

No mais, os jogadores sempre "gostam" da minha entrevista pré-jogo. Já nas palestras pré-jogo também não consigo ver resultados claros quando falo com toda a equipe: raras vezes consigo motivar o time desse jeito; consigo bons resultados, pelo menos "visuais" (ficando tudo verde) quando motivo o time por setor ou individualmente, mas nunca "desmotivo" o time com minhas palestras. Acho que a "experiência anterior" do técnico conta aqui, mas queria saber até que ponto. 

Yan Perisse e a quem interessar, seguem aqui screens da minha tática (dá pra ter ideia tb do meu elenco atual e algumas instruções que to usando)

A primeira é mentalidade controlar, com o volante em função de apoio, sua melhor atribuição, e na segunda uso ele como volante-defender, na mentalidade do time contra-ataque.

s!AvUUZ-_yO1J7mCEtCcKgTS2v_oyX

s!AvUUZ-_yO1J7mCJkLzHHh9dTF8lO

 

Qual o FM que você tá jogando? Atualmente creio que não tem mais essa parte de falar sobre o jogador antes do jogo (que é o elo mais fraco, ou que é o destaque do outro time).

No caso também é importante pedir para eles melhorarem no treino (quando o preparador falar que ele está relaxado) elogiar após uma boa partida, criticar após uma má partida, além da parte dos treinos também que conta muito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, e quando você encaixa as duas táticas (casa/fora) logo na primeira temporada, os dois atacantes fazem gol a rodo, e o time supera as espectativas de ficar entre os 10 primeiros e se classifica em 4ª lugar pra liga europa, saem só uma peça do time e eu consigo repor a altura mais duas contratações pontuais em setores deficientes, mas o time simplesmente desaprende a jogar futebol na segunda temporada?

Eu vejo mais pelo lado que a galera citou ai, parece que não importa o que tu faça, a engine vai dar um jeito de "burlar" tudo o que tu montou em termos de tática, e toda hora tu vai estar ganhando o jogo de 2x0 e vai tomar a VIRADA nos últimos 5 min de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Qual o FM que você tá jogando? Atualmente creio que não tem mais essa parte de falar sobre o jogador antes do jogo (que é o elo mais fraco, ou que é o destaque do outro time).

Diminuiu, mas ainda existe sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Yan Perisse disse:

Diminuiu, mas ainda existe sim.

Tô jogando desde o ano passado e ainda não vi, inclusive não encontrei a opção para falar sobre o jogador adversário em canto algum, onde fica ela agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, nanomugen disse:

Galera, e quando você encaixa as duas táticas (casa/fora) logo na primeira temporada, os dois atacantes fazem gol a rodo, e o time supera as espectativas de ficar entre os 10 primeiros e se classifica em 4ª lugar pra liga europa, saem só uma peça do time e eu consigo repor a altura mais duas contratações pontuais em setores deficientes, mas o time simplesmente desaprende a jogar futebol na segunda temporada?

Eu vejo mais pelo lado que a galera citou ai, parece que não importa o que tu faça, a engine vai dar um jeito de "burlar" tudo o que tu montou em termos de tática, e toda hora tu vai estar ganhando o jogo de 2x0 e vai tomar a VIRADA nos últimos 5 min de jogo.

Provavelmente tua tática tem um ponto fraco que a AI aprendeu a explorar. Tenta ver como são os gols que tu tá levando. Quais as semelhanças entre eles? Se são sempre depois que tu tá ganhando, talvez reforçar a defesa quando estiver na frente no placar seja uma boa. 

 

1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Tô jogando desde o ano passado e ainda não vi, inclusive não encontrei a opção para falar sobre o jogador adversário em canto algum, onde fica ela agora?

Vez por outra perguntam sobre isso nas coletivas. Não sei se existe a opção para falar sobre de alguma outra forma, que não seja sendo perguntado por um jornalista. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Provavelmente tua tática tem um ponto fraco que a AI aprendeu a explorar. Tenta ver como são os gols que tu tá levando. Quais as semelhanças entre eles? Se são sempre depois que tu tá ganhando, talvez reforçar a defesa quando estiver na frente no placar seja uma boa. 

 

Vez por outra perguntam sobre isso nas coletivas. Não sei se existe a opção para falar sobre de alguma outra forma, que não seja sendo perguntado por um jornalista. 

Devo ter passado despercebido, ainda não vi aqui no 2016

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Thiago Anjo disse:

Devo ter passado despercebido, ainda não vi aqui no 2016

Não sei te dizer se é muito comum, porque presto pouca atenção nessas coletivas. Mas que já vi, já vi. Disso tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danut disse:

Não sei te dizer se é muito comum, porque presto pouca atenção nessas coletivas. Mas que já vi, já vi. Disso tenho certeza.

Deve ter sido falta de atenção minha mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2016 at 15:21, Thiago Anjo disse:

Qual o FM que você tá jogando? Atualmente creio que não tem mais essa parte de falar sobre o jogador antes do jogo (que é o elo mais fraco, ou que é o destaque do outro time).

No caso também é importante pedir para eles melhorarem no treino (quando o preparador falar que ele está relaxado) elogiar após uma boa partida, criticar após uma má partida, além da parte dos treinos também que conta muito 

To no FM 2016. Sobre a questão do jornalista, isso me apareceu no meio de uma coletiva pré-jogo (como citou o Danut), citando que o técnico adversário apontou o meu jogador X como um elo mais fraco do meu time. E em um ou outro momento, também nas coletivas pré-jogo, já apareceu para eu apontar o destaque do adversário.

De toda forma, aproveito pra agradecer a sua ajuda e a ajuda do Yan com a minha tática que postei lá acima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente você podia ir no time adversário do próximo jogo e clicar em qualquer jogador e dizer que era o elo mais fraco.

No dia seguinte aparecia a nota na imprensa e aquele jogador citado ficava com a moral mais alta ou mais baixa dependendo de seus atributos psicológicos. 

Não sei se ainda existe essa opção pq estou desde Janeiro com o pc de casa pifado. Mas quem puder dê uma conferida se isso ainda está ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
×
×
  • Criar Novo...