Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desistindo


mvidaloka

Posts Recomendados

NA MORAL DESISTO DE JOGAR ESSE JOGO , EU JOGO FM DESDE O 2008 E NO 2014 ACABARAM COM O JOGO , 15 E 16 A MESMA COISA... JA FUI COM VARIOS TIMES JA MUDEI PALESTRAS , TREINOS E ATÉ MESMO REPUTAÇÃO DO TREINADOR , NADA ADIANTOU , AS VEZES O TIME VAI ATÉ BEM MAIS MUITAS VEZES O TIME JOGA ANDANDO EM CAMPO ERRANDO TUDO E O TIME DA MAQUINA DEITA E ROLA , NAO IMPORTA O QUE EU FAÇA...JA ME DIVERTI MUITO COM OS ANTIGOS FM , MAIS AGORA DESISTO DE JOGAR ESSE JOGO !!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Não podia concordar mais, no 15 demorei pra conseguir acertar a tática e as palestras pro time, agora no 16 tá impossível vencer, a máquina deita e rola mesmo.

Comecei um save com o Bilbao, marquei um amistoso contra uns time de meia estrela e tomei 33 chutes, sendo 15 no gol e 5 gols. Não sei se é bug do FM, pq ta no começo e talz, se vão arrumar isso nos próximos updates, mas tá foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Esse FM16 ele ta simples no começo, vc tem que simplificar as táticas e não inventar, pegue um time de ponta pra ir se adaptando. 

    Jogue na tática básica, 4-4-2, 4-1-2-3-1, 4-2-3-1. Times sem pontas ta difícil de se montar nesse FM16 porque os MC não tem mais a opção de explorar as laterais ou jogar mais aberto ai fica um vão ali. 

    Na zaga eu tive muito problema não sei se é "bug" mas meus zagueiros só funcionaram como Jogador com Bola e linha de impedimento as vezes fico 6 jogos sem levar gols.

   Agora vc tem que acertar a zaga porque se não vc vai perder ate para o time da vila Sonia, sempre coloque um ZC como cobertura, e quando vc tomar um gol veja a repetição em câmera lenta e repare o movimento de seus zagueiros. Muitas vezes é a função que ta errada e deixa o buraco na zaga pra ser explorada.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Matt Heafy disse:

Não podia concordar mais, no 15 demorei pra conseguir acertar a tática e as palestras pro time, agora no 16 tá impossível vencer, a máquina deita e rola mesmo.

Comecei um save com o Bilbao, marquei um amistoso contra uns time de meia estrela e tomei 33 chutes, sendo 15 no gol e 5 gols. Não sei se é bug do FM, pq ta no começo e talz, se vão arrumar isso nos próximos updates, mas tá foda.

SÓ QUERO QUE OS JOGADORES CORRAM BRIGUEM PELA BOLA QUEIRAM FAZER GOLS EM VEZ DE FICAREM FEITO MUMIAS , ISSO É PEDIR DEMAIS NÉ

11 horas atrás, Rudsonnunes disse:

     Esse FM16 ele ta simples no começo, vc tem que simplificar as táticas e não inventar, pegue um time de ponta pra ir se adaptando. 

    Jogue na tática básica, 4-4-2, 4-1-2-3-1, 4-2-3-1. Times sem pontas ta difícil de se montar nesse FM16 porque os MC não tem mais a opção de explorar as laterais ou jogar mais aberto ai fica um vão ali. 

    Na zaga eu tive muito problema não sei se é "bug" mas meus zagueiros só funcionaram como Jogador com Bola e linha de impedimento as vezes fico 6 jogos sem levar gols.

   Agora vc tem que acertar a zaga porque se não vc vai perder ate para o time da vila Sonia, sempre coloque um ZC como cobertura, e quando vc tomar um gol veja a repetição em câmera lenta e repare o movimento de seus zagueiros. Muitas vezes é a função que ta errada e deixa o buraco na zaga pra ser explorada.   

COSTUMO COLOCAR OS JOGADORES NAS FUNÇÕES Q ELES FAZEM MELHOR ENTAO TA ERRADO MANO ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava com a mesma dificuldade, mas ai comecei a ter mais paciência e análisar mais a partida, o adversário e principalmente as estatísticas! Recomendo que você acompanhe na sessão de histórias esse save do Toggy81 http://www.fmanager.com.br/topic/123342-destino-fm-2016-atualizado-em-161215/ , ele me ensinou muito a como utilizar as estatísticas ao seu favor. Lembre-se que não existe tática perfeita, não existe certo ou errado, tudo depende da sua preferência pessoal. Eu gosto de manter um estilo de jogo determinado e fazer pequenas alterações conforme o adversário. Há pessoas que preferem adaptar seu modo de jogar de modo completamente ao adversário. O FM2016 é um simulador muito bom da vida real, seu time pode ter os melhores jogadores do mundo mas se seus jogadores não estiverem bem, ou se você não tiver sorte (isso mesmo sorte, rs) não há santo que ajude! Costumo dizer que o futebol é puramente acaso, o que você pode fazer é aumentar sua porcentagem de ter sucesso mas mesmo assim aquele um 1% de falha pode ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Rudsonnunes disse:

     Esse FM16 ele ta simples no começo, vc tem que simplificar as táticas e não inventar, pegue um time de ponta pra ir se adaptando. 

    Jogue na tática básica, 4-4-2, 4-1-2-3-1, 4-2-3-1. Times sem pontas ta difícil de se montar nesse FM16 porque os MC não tem mais a opção de explorar as laterais ou jogar mais aberto ai fica um vão ali. 

    Na zaga eu tive muito problema não sei se é "bug" mas meus zagueiros só funcionaram como Jogador com Bola e linha de impedimento as vezes fico 6 jogos sem levar gols.

   Agora vc tem que acertar a zaga porque se não vc vai perder ate para o time da vila Sonia, sempre coloque um ZC como cobertura, e quando vc tomar um gol veja a repetição em câmera lenta e repare o movimento de seus zagueiros. Muitas vezes é a função que ta errada e deixa o buraco na zaga pra ser explorada.   

Chegando agora, vlws, falou pouco mas falou bonito!!!
Vamo q vamo, ta complicado mesmo mas bem real, os adversários se adaptam a sua tática também, importante sempre estar mudando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, DukeKopas disse:

[...]

É exatamente isso que eu penso, @mvidaloka. Eu apanhei bastante no FM14, pois era um dos meus primeiros. Mas resolvi ter paciência e em outubro, aproximadamente, larguei o FM15 para estudar bastante esse jogo que era tão confuso, era. Um guia que me ajudou bastante é o Guia Teórico e Prático, um dos principais da área, que explica cada detalhe do FM que poucos ligam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, mvidaloka disse:

NA MORAL DESISTO DE JOGAR ESSE JOGO , EU JOGO FM DESDE O 2008 E NO 2014 ACABARAM COM O JOGO , 15 E 16 A MESMA COISA... JA FUI COM VARIOS TIMES JA MUDEI PALESTRAS , TREINOS E ATÉ MESMO REPUTAÇÃO DO TREINADOR , NADA ADIANTOU , AS VEZES O TIME VAI ATÉ BEM MAIS MUITAS VEZES O TIME JOGA ANDANDO EM CAMPO ERRANDO TUDO E O TIME DA MAQUINA DEITA E ROLA , NAO IMPORTA O QUE EU FAÇA...JA ME DIVERTI MUITO COM OS ANTIGOS FM , MAIS AGORA DESISTO DE JOGAR ESSE JOGO !!

 

Pode dizer qual a tática e instruções que você ta utilizando ? Tive bastante dificuldade no meu primeiro save nesse FM16 comecei no Botafogo pensei que seria fácil subir campeão devido a disputar a serie B com um elenco relativamente melhor de todos os outros times porem as taticas que utilizei não deram o resultado esperado e acabei sendo demitido antes de terminar a temporada. Resolvi parar um pouco e estudar sobre taticas do FM e ver cada função o que realmente se aplica em campo e depois comecei outro save com o ASA na serie C e ate agora 3 temporadas tive resultados satisfatorios, eu costumo usar as 3 táticas com uma formação fixa variando apenas a mentalidade, instruções e papel dos jogadores e faço a escolha conforme o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mvidaloka, Você poderia ter a gentileza de desativar a tecla Caps Lock antes de postar? Na internet, isso equivale a gritar. E as regras deste fórum são bem claras sobre isso.

 

"Escrever mensagens com o título ou o texto em maiúsculas é extremamente desagradável e na Internet equivale a GRITAR. Além de tornar a leitura desagradável, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, o negocio é fazer o simples... Comecei um save na 4ª divisão estadual gaucha, com o Milan (RS), e cheguei na 2ª de cara, mas sempre com o time decaindo no final, o negocio é ir mudando sempre a tática e ir fazendo rotação no plantel, para não deixar em zona de conforto, o que acarreta em um decaimento na vontade do jogador em campo. Outra coisa que notei e ir sempre renovando o plantel, não deixar nenhum jogador muito tempo no plantel. Estou e, 2021 e todo ano mudo metade do time. Estou na Serie D e me adaptando o jogo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Junior Moura disse:

95% dos times do FM jogam no 4-2-3-1 com pontas ou estou enganado?

É uma tática que tem se popularizado nos últimos anos.

13 horas atrás, Kixa disse:

Não sei, o negocio é fazer o simples... Comecei um save na 4ª divisão estadual gaucha, com o Milan (RS), e cheguei na 2ª de cara, mas sempre com o time decaindo no final, o negocio é ir mudando sempre a tática e ir fazendo rotação no plantel, para não deixar em zona de conforto, o que acarreta em um decaimento na vontade do jogador em campo. Outra coisa que notei e ir sempre renovando o plantel, não deixar nenhum jogador muito tempo no plantel. Estou e, 2021 e todo ano mudo metade do time. Estou na Serie D e me adaptando o jogo ainda.

O mais importante de rotacionar o plantel, ao meu ver, é deixar os reservas com uma condição boa. Na hora que lesiona um titular e seu reserva não aguenta nem jogar uma partida inteira, não dá pra esperar que ele não cometa falhas. Se for da defesa então... certeza que vai falhar e colocar o time em perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

costumo usar o 4213  e nas funções dos jogadores coloco oq eles fazem melhor  , ali no caso ta sem instruções e mentalidade mais não liguem , pois qualquer coisa q eu coloco la da errado ...

2015-12-221.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no jogo abaixo , tava ganhando do goias de 2x0 ( jogando em casa ) , e tomei a virada pra 3x2 , posso fazer oq for que só perco ... oq aconteceu com o fm a partir do 14  ????

2015-12-226.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 

Ganhei minha noite com essa da mudança de idioma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/12/2015 at 00:06, Rudsonnunes disse:

   

  Jogue na tática básica, 4-4-2, 4-1-2-3-1, 4-2-3-1. Times sem pontas ta difícil de se montar nesse FM16 porque os MC não tem mais a opção de explorar as laterais ou jogar mais aberto ai fica um vão ali. 

  

Enquanto a SI nao apresentar uma engine tatica mais variavel fica dificil de voce simular certas formações e até criar novas

Em 21/12/2015 at 11:07, mvidaloka disse:

SÓ QUERO QUE OS JOGADORES CORRAM BRIGUEM PELA BOLA QUEIRAM FAZER GOLS EM VEZ DE FICAREM FEITO MUMIAS , ISSO É PEDIR DEMAIS NÉ

COSTUMO COLOCAR OS JOGADORES NAS FUNÇÕES Q ELES FAZEM MELHOR ENTAO TA ERRADO MANO ?

Nem sempre colocar o jogador na melhor função dele resolve, tem que pensar em um sistema harmonico. Por exemplo, o atacante do meu time é melhor na função centroavante/oportunista mas me foi muito mais util como Recuado/Defensivo que nas melhores funções dele, até pq o conceito de jogo que eu havia esquematizado precisaria de alguem que segurasse a bola la na frente e esperasse para distribuir o jogo

Em 21/12/2015 at 11:14, DukeKopas disse:

Estava com a mesma dificuldade, mas ai comecei a ter mais paciência e análisar mais a partida, o adversário e principalmente as estatísticas! Recomendo que você acompanhe na sessão de histórias esse save do Toggy81 http://www.fmanager.com.br/topic/123342-destino-fm-2016-atualizado-em-161215/ , ele me ensinou muito a como utilizar as estatísticas ao seu favor. Lembre-se que não existe tática perfeita, não existe certo ou errado, tudo depende da sua preferência pessoal. Eu gosto de manter um estilo de jogo determinado e fazer pequenas alterações conforme o adversário. Há pessoas que preferem adaptar seu modo de jogar de modo completamente ao adversário. O FM2016 é um simulador muito bom da vida real, seu time pode ter os melhores jogadores do mundo mas se seus jogadores não estiverem bem, ou se você não tiver sorte (isso mesmo sorte, rs) não há santo que ajude! Costumo dizer que o futebol é puramente acaso, o que você pode fazer é aumentar sua porcentagem de ter sucesso mas mesmo assim aquele um 1% de falha pode ocorrer.

Vou dar uma olhada, obrigado pela dica.

Em 25/05/2016 at 00:43, Leonardo Castello disse:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 

Ganhei minha noite com essa da mudança de idioma

Aauhauhsuhsuhsuha superou a da mudança do modo "melhores momentos" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, senna889091 disse:

Enquanto a SI nao apresentar uma engine tatica mais variavel fica dificil de voce simular certas formações e até criar novas

Mas não acabaram com as variações e sim com alguns modos de explorarmos a engine e acharmos bugs. Acontece que agora pra um meio-campo fazer um movimento diferente do que a tática prevê ele vai precisar ter um PPM, porque vai ser uma individualidade dele. O treinador pode mandar um jogador aprender um PPM mas isso ainda é mais restrito do que qualquer jogador escalado ali cumprir aquela função e pronto.

Curiosamente, não consegui fazer nenhuma tática com Wingers funcionar. O que deu certo pra mim foi um bom e velho 4-4-2 losango com alas (ou seja, 2-3-2-1-2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe tática infalível.

Cada tática depende do plantel, largura e tamanho do campo, tática, mentalidade e plantel adversário, dentre outros fatores.

É certo que algumas coisas da vida real você não consegue reproduzir lá, mas tem bastante material para você criar situações para vencer partidas nos mais tipos de desafios.
Uma coisa que tenho visto é as pessoas que eram habituadas á setar a formação e botar para ver os melhores momentos e achar que vão ganhar para sempre. Tem que observar o jogo, analisar o adversário o "porquê" de cada situação, por exemplo:

Tendo muito sucesso com meu 433(com atacantes centrais, sem pontas) me deparei numa situação de tomar maior pau pra vencer contra uma equipe 4222 com laterais defensivos que mantinha a posse de bola, por que meus atacantes nunca recebiam o passe com espaço ou nunca tinham espaço para cruzar, driblar ou tempo para passar, pois sempre tinha o lateral e mais 1 volante dobrando a marcação. Tirei um atacante, coloquei 3 meias mais avançados e fiquei com um 4132 e passei a explorar o meio, ficara 4 jogadores meus contra 4 deles, já que os laterais defensivos dele ficavam sem função no jogo.

Vai de cada situação, só vá para melhores momentos quando sentir absoluta confiança no time! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2016 at 23:05, Douglas. disse:

Mas não acabaram com as variações e sim com alguns modos de explorarmos a engine e acharmos bugs. Acontece que agora pra um meio-campo fazer um movimento diferente do que a tática prevê ele vai precisar ter um PPM, porque vai ser uma individualidade dele. O treinador pode mandar um jogador aprender um PPM mas isso ainda é mais restrito do que qualquer jogador escalado ali cumprir aquela função e pronto.

Curiosamente, não consegui fazer nenhuma tática com Wingers funcionar. O que deu certo pra mim foi um bom e velho 4-4-2 losango com alas (ou seja, 2-3-2-1-2)

Acho que ja tenho uma ideia sobre como faze-lo, mas mesmo assim nao concordo de ter que apelar pra uma PPM a isso.

Ja faz alguns FM's que nao consigo jogar bem com dois ou mais atacantes e jogar pelas laterais (seja com wingers/medio-alas ou laterais) é uma constante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
×
×
  • Criar Novo...