Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI


Danut

Posts Recomendados

O ótimo primeiro tempo contra o Hoffenheim foi fundamental para a vitória, onde há que destacar a eficácia da equipe, que criou quatro oportunidades claras e marcou quatro vezes. Contra o Chelsea, um pouco de sorte para sair com o 0 a 0, esperava um pouco mais. Contra o Porto, também, mas o importante é que a equipe depende apenas de si mesmo para conquistar a qualificação na Liga dos Campeões. É claro que o prestígio é incomparável, mas, levando em conta que as chances de conquista de título na LC são muito pequenas, a chance do bi na Liga Europa não lhe atrai? 
Enquanto isso, em âmbito nacional, a boa campanha continua e o ataque evoluiu muito, com uma média muito boa, pouco abaixo de 3G/J. Mas como sempre, olhos bem abertos com o Bayern, pois um vacilo pode custar o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ggpofm disse:

UCL disputada até a última rodada, mas a classificação está em suas mãos e que sorte que o moral não foi afetado quando deu uma de Alex Ferguson no vestiário.

Acho muito cedo arriscar algum palpite na Bundesliga, mas até agora faz uma temporada excelente, mas tem companhias perigosas.

E o que você acha que pode ter acontecido para a melhora ofensiva da equipe. Foi a troca dos jogadores ou mudou algo taticamente?

Pois é, o grupo está muito equilibrado. Mas fizemos nossa parte até aqui. Agora é finalizar.

Concordo que falta muita coisa na liga, e com nosso histórico eu prefiro não arriscar esperar muito também. Mas por enquanto estamos indo bem, isso é fato.

Mudei bastante a tática. Ao final do turno farei um post sobre ela, aí vou explicar as instruções e funções que uso agora. O Brandoni começou muito bem e o Hummels já mostrou ano passado que é bom jogador, mas o mais importante é a tática mesmo.

 

39 minutos atrás, Luchín disse:

O ótimo primeiro tempo contra o Hoffenheim foi fundamental para a vitória, onde há que destacar a eficácia da equipe, que criou quatro oportunidades claras e marcou quatro vezes. Contra o Chelsea, um pouco de sorte para sair com o 0 a 0, esperava um pouco mais. Contra o Porto, também, mas o importante é que a equipe depende apenas de si mesmo para conquistar a qualificação na Liga dos Campeões. É claro que o prestígio é incomparável, mas, levando em conta que as chances de conquista de título na LC são muito pequenas, a chance do bi na Liga Europa não lhe atrai? 
Enquanto isso, em âmbito nacional, a boa campanha continua e o ataque evoluiu muito, com uma média muito boa, pouco abaixo de 3G/J. Mas como sempre, olhos bem abertos com o Bayern, pois um vacilo pode custar o título.

Pois é, fomos bastante eficientes nesse jogo. Mas isso é algo que está aparecendo em algumas outras partidas também, mais recentemente. Acho que mostra que estamos criando chances de muita qualidade - ou isso, ou a equipe está em um momento de sorte. Prefiro pensar que a explicação é a qualidade das chances.

Tu disse que esperava um pouco mais contra Chelsea e Porto. Contra os portugueses, até concordo, pois acho que deveríamos ter condições de vencer eles e acabamos levando o empate no sufoco. Mas contra os ingleses eu já não sei se concordo - eles são os atuais campeões tanto na Inglaterra quanto na Europa.

Em relação à classificação, eu jogo sempre para me classificar para a competição mais alta. Além disso, o último ano já mostrou que a classificação para a UEL pode acabar com a equipe sendo eliminada em algum jogo besta pelo caminho, então prefiro ser eliminado por um Barcelona ou Manchester na UCL. Claro que, se tiver que jogar UEL, ficarei muito feliz se puder disputar o título. Mas para a consolidação da equipe entre os grandes acho importante jogar UCL e aprender a vencer esses jogos.

Na Bundesliga, vamos ver como continuam as coisas. Até agora estão indo bem, mas ainda acredito que o Bayern acabe passando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Bundesliga tá muito bem, e o elenco parece confirmar o que eu havia dito sobre estar pronto para ganhar a Bundesliga. Já está abrindo alguma vantagem para o Bayern, mas os bávaros não se darão por vencidos e lutarão até o fim. Precisa manter esse foco para conseguir a saladeira.

Na Champions o grupo tá muito apertado, mas a vantagem de jogar contra os croatas na última rodada coloca Chelsea e Porto sob certa pressão. Se um dos dois perderem, a vaga cai no seu colo.

Boa sorte para a continuação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Inner Logic disse:

Na Bundesliga tá muito bem, e o elenco parece confirmar o que eu havia dito sobre estar pronto para ganhar a Bundesliga. Já está abrindo alguma vantagem para o Bayern, mas os bávaros não se darão por vencidos e lutarão até o fim. Precisa manter esse foco para conseguir a saladeira.

Na Champions o grupo tá muito apertado, mas a vantagem de jogar contra os croatas na última rodada coloca Chelsea e Porto sob certa pressão. Se um dos dois perderem, a vaga cai no seu colo.

Boa sorte para a continuação. 

Tomara que tu esteja certo mesmo. Ainda acho que o Bayern não vai dar mole e vai acabar por nos ultrapassar. Mas será ótimo se não acontecer.

Em relação à Champions, a vaga não cai em nosso colo só se um deles perder não. Com um empate entre eles, passamos o Porto. Então só não nos classificamos se não vencermos os croatas :)

Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente mês para a equipe. Você falou ali do ataque e na hora pensei numa hipótese: já pensou que talvez justamente Peralta fosse o "problema"? hahaha só ver que ele saiu e a equipe parou de empatar freneticamente.

Sobre o lance que você falou na UCL, do confronto direto, já aconteceu isso no campeonato comigo e talvez tenha sido esse o problema. Tinham três equipes empatadas em ponto. A minha e outras duas. Eu tinha vantagem no confronto direto contra A, mas desvantagem contra B. Apesar disso, ficava atrás de ambas as equipes. Se bem me lembro, o time A tinha vantagem sobre o time B, então eu teria que ficar a frente do A, mas atrás do B, enquanto o A teria que ficar a frente do B. Meio que se cria um paradoxo, entende? Deveria existir uma maneira de contornar isso, porque se acontece após a última rodada, posso sair prejudicado (sem uma vaga em Liga dos Campeões ou Liga Europa, por exemplo) mesmo tendo vantagem sobre um dos times, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ótima campanha hein será que está pintando o campeão invicto? Hehehe...

Você falou sobre o ataque, que está marcando mais gols. Você pode trazer o número de gols e partidas que os jogadores de ataque têm?

Não sei mas tenho a impressão de que quem está marcando mesmo muitos gols é o Schurlle 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jio Freed disse:

Cara ótima campanha hein será que está pintando o campeão invicto? Hehehe...

Você falou sobre o ataque, que está marcando mais gols. Você pode trazer o número de gols e partidas que os jogadores de ataque têm?

Não sei mas tenho a impressão de que quem está marcando mesmo muitos gols é o Schurlle 

Nossa, primeira vez que a equipe entra de verdade na briga pelo título e a torcida já quer título invicto. Tá pequena a expectativa, hein? :p

Em relação ao número de gols, vou trazer na próxima atualização os números de meio de temporada do elenco. O Schürrle tá indo bem no quesito gols mesmo.

 

--------------

Respondendo ao Bigode.: Não acho que o problema era o Peralta, não. Nossa tática mudou bastante do ano passado para esse. Antes o ataque ficava muito isolado, então os atacantes marcavam gols, mas ninguém mais. Esse ano o time todo tá marcando mais gols.

Em relação à UCL, entendi a questão. Realmente, em caso de empate triplo em pontos isso pode acontecer, não tinha pensado. Então se houver empate no outro jogo não nos classificamos não :/ Não sei se te agradeço a explicação ou não, pois agora fiquei preocupado :p

(marcando aqui embaixo pro celular não encher o saco) @Bigode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colocando a leitura em dia, ta muito bem no alemao, e digamos que so depende de voce na copa dos campeoes, vamos darmst...(e deixa pra la) kkk

 

 

so uma duvida minha..por preguiça de ir ao chat, tem como começar a ler de onde parou?, esse negocio de ficar caçando aonde parou e muito ruim

obs: mesmo lendo e relendo o topico de organizaçao de saga e talz..nao consigo editar bunitim assim igual muitos aqui editam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada passada se desenhou da forma como eu imaginava e, apesar de você ter tentado ficar de fora da Liga dos Campeões, o Leverkusen também não estava muito interessado na vaga para a principal competição continental. No fim das contas, deu tudo certo e você alcançou o objetivo mínimo da temporada. Infelizmente, o mau momento ofensivo da equipe chegou à Liga Europa e você foi eliminado. 

Você deve ter esquentado bastante a cabeça nesses últimos dias para tentar entender o que estava acontecendo com a equipe e para conseguir arrumar a casa, conseguindo arrancar muito bem nessa temporada, liderando a Bundesliga e numa condição favorável para conseguir a classificação na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipe perdeu alguns jogadores importantes, nem todos por tua opção, mas fez algumas contratações de última hora para compensar. Qual seria o principal motivo para a melhora da equipe nessa temporada? Você citou por mais de uma vez que o futebol apresentado era bom, mas a equipe deixava a desejar no momento de marcar os gols e vencer as partidas. O que mudou?

O bom início na Bundesliga já faz você pensar num objetivo maior para essa temporada? O problema é que o Bayern está te acompanhando de perto, não é mesmo? Por fim, peço que você não escale mais o time reserva na Bundesliga hahaha. Talvez tenha que abrir mão de outras competições para sonhar mais alto na principal competição nacional.

Eu fico alguns dias ausente e você atualiza trinta vezes a história hahaha. Siga nesse ritmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei o regulamento da UEFA e quando há um empate triplo, os resultados contra a 4ª equipe são descartados. E aí, os critérios são os seguintes:

Spoiler

Article 17 Equality of points – group stage

17.01 If two or more teams are equal on points on completion of the group matches, the following criteria are applied in the order given to determine their rankings:

a. higher number of points obtained in the group matches played among the teams in question;

b. superior goal difference from the group matches played among the teams in question;

c. higher number of goals scored in the group matches played among the teams in question;

d. higher number of goals scored away from home in the group matches played among the teams in question;

e. if, after having applied criteria a) to d), teams still have an equal ranking, criteria a) to d) are reapplied exclusively to the matches between the teams in question to determine their final rankings. If this procedure does not lead to a decision, criteria f) to l) apply;

f. superior goal difference in all group matches;

g. higher number of goals scored in all group matches;

h. higher number of away goals scored in all group matches;

i. higher number of wins in all group matches;

j. higher number of away wins in all group matches;

k. lower disciplinary points total based only on yellow and red cards received in all group matches (red card = 3 points, yellow card = 1 point, expulsion for two yellow cards in one match = 3 points);

l. higher club coefficient (see Annex D).

Falta saber se o FM os segue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ggpofm disse:

Procurei o regulamento da UEFA e quando há um empate triplo, os resultados contra a 4ª equipe são descartados. E aí, os critérios são os seguintes:

  Mostrar conteúdo oculto

Article 17 Equality of points – group stage

17.01 If two or more teams are equal on points on completion of the group matches, the following criteria are applied in the order given to determine their rankings:

a. higher number of points obtained in the group matches played among the teams in question;

b. superior goal difference from the group matches played among the teams in question;

c. higher number of goals scored in the group matches played among the teams in question;

d. higher number of goals scored away from home in the group matches played among the teams in question;

e. if, after having applied criteria a) to d), teams still have an equal ranking, criteria a) to d) are reapplied exclusively to the matches between the teams in question to determine their final rankings. If this procedure does not lead to a decision, criteria f) to l) apply;

f. superior goal difference in all group matches;

g. higher number of goals scored in all group matches;

h. higher number of away goals scored in all group matches;

i. higher number of wins in all group matches;

j. higher number of away wins in all group matches;

k. lower disciplinary points total based only on yellow and red cards received in all group matches (red card = 3 points, yellow card = 1 point, expulsion for two yellow cards in one match = 3 points);

l. higher club coefficient (see Annex D).

Falta saber se o FM os segue.

se for isso ai mesmo, precisariamos saber os resultados entre porto e chelsea

o Darmstadt tem 5 pontos contra eles
sendo 4 pontos contra o porto e 1 ponto contra o chelsea

entao, sem saber os jogos por la, estaria
darmstadt 5 pontos 4 jogos -3 gols de saldo
chelsea 4 pontos 2 jogos 4 gols de saldo
porto 1 ponto 2 jogos -1 gol de saldo

se o primeiro jogo entre chelsea e porto foi vitoria do porto, empate agora colocariam os 3 clubes com 5 pontos, e o darmstadt ficaria fora pelo saldo de gols

 

o primeiro criterio seria a maior quantidade de pontos entre as equipes envolvidas
logo depois, seria o saldo de gols entre as equipes envolvidas

 

logo, nosso darmstadt tem que torcer por vitoria no proximo jogo entre chelsea e porto
o empate como nosso amigo disse, nao daria a classificaçao a ele

isso, se for seguido o criterio da vida real, aqui no nosso FM tambem

aguardemos por mais noticias
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, André Honorato disse:

se for isso ai mesmo, precisariamos saber os resultados entre porto e chelsea

o Darmstadt tem 5 pontos contra eles
sendo 4 pontos contra o porto e 1 ponto contra o chelsea

entao, sem saber os jogos por la, estaria
darmstadt 5 pontos 4 jogos -3 gols de saldo
chelsea 4 pontos 2 jogos 4 gols de saldo
porto 1 ponto 2 jogos -1 gol de saldo

se o primeiro jogo entre chelsea e porto foi vitoria do porto, empate agora colocariam os 3 clubes com 5 pontos, e o darmstadt ficaria fora pelo saldo de gols

 

o primeiro criterio seria a maior quantidade de pontos entre as equipes envolvidas
logo depois, seria o saldo de gols entre as equipes envolvidas

 

logo, nosso darmstadt tem que torcer por vitoria no proximo jogo entre chelsea e porto
o empate como nosso amigo disse, nao daria a classificaçao a ele

isso, se for seguido o criterio da vida real, aqui no nosso FM tambem

aguardemos por mais noticias
 

Eu acho que é isso mesmo. O Porto empatou e perdeu da minha equipe, então só pode ter vencido o Chelsea. 

Ou seja, não pode haver empate entre os outros clubes, senão estamos ferrados. Na próxima atualização já trago o que aconteceu (ou na outra, se decidir postar a da tática primeiro), aí vai dar para ver se nos classificamos ou se houve o empate e ficamos de fora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Bega Gomes disse:

Voltando a acompanhar esperando o desfecho dessa primeira fase tão disputada.

E parabéns pelo título de Save do Mês.

Abs.

Bem-vindo de volta :) Chegou em um momento em que as coisas estão bem apertadas, para ter emoção já direto.

Acredito que tu já tenha visto, mas vai que não. No segundo post do save está como a equipe foi nas competições em cada ano que disputou. É uma boa forma de ter uma noção do que aconteceu no tempo que tu não acompanhou, para não perder de todo o que aconteceu no save. 

Valeu pelos parabéns :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Danut disse:

Bem-vindo de volta :) Chegou em um momento em que as coisas estão bem apertadas, para ter emoção já direto.

Acredito que tu já tenha visto, mas vai que não. No segundo post do save está como a equipe foi nas competições em cada ano que disputou. É uma boa forma de ter uma noção do que aconteceu no tempo que tu não acompanhou, para não perder de todo o que aconteceu no save. 

Valeu pelos parabéns :)

Opa, vou lá ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, hora de ver como foi o último mês do ano de 2024 para a equipe. Será que o grupo da UCL terminou com um triplo empate? E teremos surpresas na Copa da Alemanha ou na Bundesliga?

 

Os Resultados

Darmstadt 2x0 Dinamo Zagreb – Liga dos Campeões, 6ª rodada

sXmBbAD.png

Tivemos o controle absoluto da partida o tempo inteiro, e a única dúvida era se seríamos capazes de furar o bloqueio defensivo. Conseguimos por duas vezes, ambas em assistências de Correa para Argueta. O Chelsea atropelou o Porto, e com isso estamos na próxima fase.

 

St. Pauli 0x4 Darmstadt – Bundesliga, 14ª rodada

Deu pena do St. Pauli. Mesmo com os reservas, nosso quarto gol saiu aos dezenove minutos de jogo. Só essa informação já explica o que foi a partida. Uma curiosidade é que nenhum jogador que atuou na vitória anterior participou desse jogo – segundo o steam, é a primeira vez que venço duas partidas seguidas sem nenhum jogador repetido.

 

Fortuna Düsseldorf 1x2 Darmstadt – Copa da Alemanha, oitavas de final

Novamente com os reservas, controlamos o primeiro tempo e fomos para o intervalo na frente no placar. Para a segunda etapa senti que a situação estava tranquila e coloquei dois jovens da base em campo. A decisão se mostrou errada, pois a partir dali o adversário cresceu, empatou o jogo e deveria até mesmo ter conseguido a virada. Por sorte, fomos nós que marcamos duas vezes – o segundo em uma excelente jogada individual de Schürrle.

 

Darmstadt 1x0 Schalke – Bundesliga, 15ª rodada

83newFO.png

O Schalke faz um campeonato surpreendente – do ponto de vista negativo. O clube é o 11º colocado, e mostrou as razões disso. Péssima atuação do adversário, que foi completamente dominado. Só tivemos alguma dificuldade em converter nossas chances, mas a vitória poderia ter sido por bem mais.

A notícia ruim é a lesão de nosso atacante titular, Brandoni, que deslocou o ombro e ficará dois meses sem jogar. Por sorte tem a pausa de inverno em breve, então o jogador não deve perder tantos jogos assim.

 

Bayer Leverkusen 1x2 Darmstadt Bundesliga, 16ª rodada

Dwr99pW.png

Tal como nos jogos anteriores, tivemos o domínio da partida do começo ao fim. Mas uma atuação inspirada do goleiro adversário e a trave (duas vezes) quase nos complicaram. Foi só a quinze minutos do final que marcamos o segundo gol, que nos deu os três pontos.

 

Darmstadt 0x0 Karlsruhe – Bundesliga, 17ª rodada

O típico jogo imbecil para se deixar pontos pelo caminho. Contra o último colocado, com os titulares, chutamos dezoito vezes, sete em gol, criamos quatro oportunidades claras, mas a bola não quis entrar. Esses dois pontos podem fazer falta no final.

 

As Competições

Bundesliga:

TLsnNO2.png

Apesar do gosto amargo pelo empate no último jogo, o fato é: o Darmstadt fez seu melhor turno na história e é primeiro colocado da Bundesliga. Mais que isso, conseguimos a façanha de não perder uma única partida sequer das dezessete disputadas. Temos o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa. Somos a melhor equipe tanto dentro quanto fora de casa. O momento é muito bom. Vamos ver até quando conseguimos manter essa forma.

Esse ano também é um ano de surpresas em relação a outras equipes. O Dortmund é apenas sexto, o Schalke é oitavo, o Leverkusen briga para não cair. O Wolfsburg já deu indícios de que não andava tão bem na última temporada, mas caiu ainda mais e está agora na segunda metade da tabela. Enquanto isso, Mainz e Nürnberg estariam classificados para a Liga dos Campeões se a Bundesliga terminasse hoje.

 

Copa da Alemanha:

yO3nnu7.png

Quase que o Düsseldorf aprontou para cima da nossa equipe, mas no fim conseguimos a vitória e a classificação. O sorteio foi favorável, e na próxima fase enfrentaremos o Hertha BSC, que atualmente está na segunda divisão. Chegar à semifinal é obrigação.

 

Liga dos Campeões:

sRJfLZy.png

Depois de bater na trave temporada passada, dessa vez conseguimos a classificação. Foi um grupo bem disputado, à exceção do Zagreb. O Porto me surpreendeu, pois a equipe é bem melhor do que aquela que enfrentei alguns anos atrás pela Liga Europa. A campanha dos portugueses foi muito boa, mas no último jogo parece que o gás acabou – foram massacrados pelo Chelsea, que enfiou seis gols e ficou com a vaga.

Do Darmstadt, destaco ainda que não tivemos um ataque tão produtivo assim – marcamos só seis gols, um a mais do que levamos. Ironicamente, é um desempenho bem pior do que na temporada passada, quando nosso saldo na fase de grupos foi de seis gols. Mas dessa vez soubemos distribuir melhor os gols.

Na próxima fase enfrentaremos o Arsenal. Não deve ser um jogo fácil, apesar das lembranças da goleada no último confronto entre as equipes (final da Liga Europa, que vencemos por cinco a um).

 

As Estatísticas

GfphqPb.png

A temporada excelente que a equipe vem fazendo está muito bem refletida nas estatísticas. Quase todos nossos jogadores estão com médias altas - só Assis, Vinícius Popp e Timo Hummels não atingiram ao menos média 7,2. E sete de nossos jogadores estão com média acima de 7,8: os dois laterais direitos, três meias centrais e os dois pontas que jogam pela direita. Aliás, ninguém em Darmstadt lembra mais de Lusamba, apesar do jogador ter quebrado o recorde de maior classificação média do clube, pois Argueta e Maitland-Niles estão fazendo uma temporada simplesmente sensacional.

Em termos de gols, duas coisas chamam a atenção: a primeira é a quantidade de gols marcados por Schürrle. O ponta esquerda marcou praticamente uma vez por jogo, totalizando doze gols até o momento. Além disso, chama a atenção a quantidade de jogadores que marcou gols nessa temporada - temos nove jogadores que balançaram as redes três ou mais vezes. Os atacantes continuam marcando como na temporada anterior, mas agora recebem muito mais apoio dos pontas e meias centrais - e temos até um zagueiro artilheiro, Agnaou, que balança as redes em média uma vez a cada quatro jogos.

Na parte de assistências, também estou muito feliz com a distribuição. Aqui são oito jogadores com ao menos três assistências. Nossos pontas e laterais contribuem bastante, mas destaco também a quantidade de assistências feitas pelos meias centrais - especialmente Brankovic (5 assistências) e Belmonte (7 assistências).

 

As Premiações

ALjrQHn.png

Mais uma vez a representação brasileira no prêmio ficou por conta de Neymar - que também levou a bola de ouro. Da Bundesliga, temos apenas dois jogadores no banco de reservas: Thomas Müller (Bayern) e Romelu Lukaku (Dortmund).

 

csBNgq0.png

E para encerrar o post, uma curiosidade: nosso meio campista Cristoffer Roi recebeu o prêmio de revelação da Liga Francesa. Sim, da Liga Francesa mesmo. O jogador atuou pelo Toulouse na temporada passada, e como o prêmio é anual, recebeu ele agora que já atua pelo Darmstadt. Não sei se temos os melhores jogadores da Bundesliga, mas que estamos bem no campeonato francês, estamos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal. Postei a pouco a atualização do mês de dezembro (aqui). Mas como não postava a vários dias, vou deixar já o próximo material nesse post, que vai ser bem mais longo. Vou falar da tática que montei, dando alguns exemplos com imagens e vídeos também. É um posts mais longos que já escrevi - e quem acompanha sabe que eu escrevo muito -, então recomendo quem quiser ler inteiro que o faça com calma. Meu objetivo foi escrever algo com uma qualidade que compense o tempo de leitura, espero ter conseguido.

 

A Tática

Antes de começar a falar sobre instruções e funções, queria deixar uma coisa bem clara: essa tática tem bastante inspiração nesse post do @Silveira. e na tática do @Bigode., que pode ser vista ao final desse post aqui. Claro, segui minhas próprias ideias e montei conforme o que eu quero jogar e o que meu elenco permite, mas em vários pontos o que eu fiz se aproximou do que eles fizeram.

Feita essa ressalva, vamos à tática:

WYfmzOZ.png

 

Formação: Como já era meu plano, mantive o 4-1-2-3. Desenvolver essa formação é uma de minhas motivações para continuar o save nesse momento. Assim, devo continuar a utilizar ela durante as próximas temporadas.

 

Instruções à equipe: Aqui tivemos uma série bem grande de modificações em relação à última temporada. Vou explicar as razões por trás da escolha de cada uma das instruções.

 

Comprimento de jogo – Sem Pontas: Acho que essa instrução é a modificação mais importante de todas que fiz na tática do ano anterior para esse. Ao ler o post do Silveira. que já mencionei, percebi que a solução para meus problemas passava muito por esse instrução. Antes, quando a equipe não marcava gols, pensava que a solução estava em tentar abrir mais o campo, e acabava colocando a equipe ainda mais aberta. Ocorre que o 4-1-2-3 já tem pontas naturalmente muito abertos, deixando um espaço gigantesco onde só o atacante aparece. O resultado no ano passado foi que meus pontas não marcavam gols nunca.
Agora, passamos a jogar de forma oposta, com o time bem mais fechado. Com isso, os pontas se aproximam do atacante, entrando também na área e aparecendo em condições de finalizar. O resultado é que, em meia temporada, nossos pontas marcaram 27 gols.

CiNoTX0.png

Para mostrar como isso funciona na prática, selecionei duas situações de jogo. Na primeira, a bola está com um de nossos meio-campistas, Arce. O atacante (camisa 22) abriu um pouco para a direita. Do lado esquerdo, o ponta (camisa 9) se aproxima do meio pelas costas do lateral. Basta o passe sair (em verde) para que nosso jogador saia na cara do goleiro.

Nessa jogada, o ponta do outro lado (camisa 23) está um pouco mais atrás, pois participou da distribuição no início da jogada. Mas já dá para observar que ele não está muito aberto, buscando já o espaço entre as linhas imaginárias (em branco) da área e da pequena área. No mesmo jogo, marcamos um gol semelhante do outro lado, com o ponta-direita se aproximando do atacante e sobrecarregando o zagueiro.

J6uifgf.png

Na segunda imagem, a jogada começa com nosso lateral, Luterinho. Nosso ponta (camisa 9) está no canto da meia-lua, com espaço para entrar na área. O passe vem e passamos para a segunda imagem. O ponta domina a bola dentro da área, forçando a marcação a persegui-lo. Por um erro do adversário, dois jogadores vão marcar o ponta, deixando nosso atacante livre no meio. Um passe simples e saímos na cara do goleiro.

Destaco ainda o posicionamento do ponta do outro lado (camisa 14). O jogador passa a jogada inteira próximo da parte central do campo, em cima de seu marcador. Nessa jogada, ele não participa ativamente, mas ocupa o marcador, impedindo ele de ir marcar o atacante. E se fosse preciso, poderia participar da jogada batendo o marcador na corrida ou ganhando um eventual cruzamento pelo alto.


Ritmo de jogo – Mais Alto: Outra instrução muito importante para o jogo que quero implementar. Com um ritmo alto, nossos jogadores buscam concluir as jogadas mais rapidamente, com um jogo mais vertical e sem que a bola pare muito no pé de cada jogador. Como atuamos com jogadores próximos uns dos outros, a ideia é que o toque rápido envolva os adversários – evitando-se que a equipe fique passando a bola de um lado para o outro sem conseguir entrar na área.

Nesse primeiro vídeo, temos um bom exemplo de jogo de toque rápido. Observem que apenas uma vez na jogada a bola fica um pouco mais de tempo nos pés de um jogador – quando Luterinho está com ela. Todos os outros jogadores tocam de forma rápida, buscando rodar o jogo em velocidade.

 

Além disso, o ritmo alto faz com que a equipe faça a transição de jogo de forma rápida, resultando em alguns bonitos gols de contra-ataque. Um bom exemplo é o gol abaixo, onde podemos observar que a bola passa rapidamente pelos pés dos jogadores e é sempre passada mais à frente, exatamente o que queria da equipe.

 

Por outro lado, optei por não utilizar um ritmo de jogo muito alto por achar que o excesso de velocidade também pode ser prejudicial. Um ritmo alto pode também resultar em jogadas concluídas de forma muito apressada, sem que os jogadores tenham qualquer tempo para pensar se estão realmente escolhendo a melhor opção. Não há como evitar de todo o problema, mas acredito que com um ritmo alto, mas não no máximo, conseguimos o melhor equilíbrio entre as vantagens de se jogar rapidamente e as desvantagens.

 

Direção dos passes – Passes Mais Curtos: Essa instrução está diretamente ligada com a ideia de jogo que quero implementar com o ritmo mais alto. O que espero de meus jogadores é que eles se aproximem uns dos outros e toquem rapidamente, envolvendo a marcação (basicamente, o que dá para ver no primeiro vídeo ali de cima, e que acontece em muitos outros gols da equipe). Por decorrência lógica, a equipe está instruída a trocar passes curtos, priorizando os toques entre os jogadores que estão próximos entre si. De outro modo, não faria sentido ter jogadores próximos uns dos outros, já que os passes sairiam sempre para aqueles que estão mais distantes.

Além disso, como o ritmo mais alto faz os jogadores buscarem um jogo mais vertical, a instrução de passe curto é uma boa forma de evitar que os jogadores toquem a bola rápido demais para o ataque, evitando que nosso atacante receba a bola isolado, antes de qualquer suporte chegar próximo a ele. Isso ainda acontece de vez em quando, e é um dos problemas que quero resolver na tática, mas bem menos do que aconteceria com outro estilo de passe.

 

Último Terço – Levar a Bola até a Área: Outra instrução que diz respeito à forma de construir nosso jogo ofensivo. A ideia é bem simples: quero evitar que a equipe, na ânsia de fazer jogadas rápidas, resolva chutar de qualquer lugar. Em outras palavras, quero evitar o que o Leverkusen faz na vida real, que é chutar um monte de vezes por jogo apostando mais no volume das finalizações do que na qualidade delas.

 

Último Terço – Cruzamentos Tensos: Essa é uma instrução que demorei um pouco para começar a utilizar, mas que alterou de forma fundamental nosso jogo. Devido à forma de jogo de nossos laterais (que vou detalhar mais adiante no texto), grande parte de nossas jogadas passam pelos pés deles. Antes, ao utilizar cruzamentos variados, o resultado frequentemente era um cruzamento alto para uma área cheia de jogadores adversários, quase sempre permitindo à defesa levar a melhor sem qualquer perigo. A alteração para cruzamentos tensos faz com que o cruzamento, quando venha, seja muito mais perigoso. Nossos atacantes não precisam necessariamente ganhar do adversário na impulsão e força – coisa que eles jamais serão capazes de fazer. O que preciso é só que eles saibam se movimentar mais rapidamente que o adversário.

Também acho importante ressaltar por que não escolhi cruzamentos baixos. A razão é simples: embora nossos atacantes sejam mais rápidos do que os defensores, os cruzamentos de minha equipe geralmente encontram uma área já cheia de jogadores. A chance de que a bola chegue até o meio da área com um passe baixo nessa situação é muito pequena. Por outro lado, um cruzamento forte à meia altura é muito mais difícil de se defender – mesmo um grupo de defensores pode ter problemas em tirar a bola dali.

Por fim, um ponto que observei, mas que não parece fazer muito sentido: minha impressão é que com a instrução de cruzamentos tensos meus jogadores cruzam significativamente menos do que com cruzamentos variados. Não vejo muito sentido nisso, mas é a impressão que tenho de assistir os jogos. Se alguém souber dizer se isso realmente ocorre, eu agradeceria.

 

Drible – Enfrentar Defesa: Disse acima que o meu objetivo é que a equipe envolva a marcação com toques rápidos de bola. Em princípio, tal ideia não parece combinar com uma instrução que diz aos jogadores para partirem mais para cima dos adversários. No entanto, acho que ambas se complementam. Explico: apesar do toque rápido por vezes conseguir envolver a marcação, isso nem sempre funciona. Em certas situações, a defesa adversária consegue se colocar suficientemente bem, não se deixando desorganizar pelos toques. Nessas situações, é preciso criar algum fato novo, algo que force a marcação a tomar decisões, tirando-os de sua organização. É aí que entra o drible. Ao vencer o adversário direto na jogada individual, meu jogador força os demais adversários a um dilema: se ficarem em suas posições, dão espaço para o jogador com a bola avançar. Se saírem para marcar o jogador com a bola, deixam espaços para os demais.

A desvantagem de incentivar o drible é, em tese, que os jogadores podem se tornar muito individualistas, buscando partir para cima da marcação em situações onde isso não é exigido ou não sabendo o momento de parar (a famosa situação do jogador que dribla um, dois, três e continua até perder a bola). Pela minha observação, contudo, isso não ocorre muito em minha tática. Não sei dizer se é alguma outra instrução tática que evita isso, se é da característica dos jogadores ou se a instrução de enfrentar defesa não muda tanto isso a ponto de se tornar um problema. O fato é que para mim tem funcionado bem.

 

Pressão – Mais: A pressão é uma instrução sobre a forma de defesa da equipe, mas está intimamente ligada com a forma de se atacar. Uma equipe que jogue de forma mais cuidadosa no ataque pode dizer para seus jogadores ficarem atrás, esperando o adversário. Como nossa equipe é bastante ofensiva, isso não funcionaria. Nossos jogadores mais ofensivos não são muito bons em voltar para marcar, então a melhor forma de defender é pressionando os adversários já no campo de ataque. Com isso, forçamos saídas com passes longos, o que facilita o trabalho da defesa. Vez por outra a pressão também resulta em um gol de bola roubada no campo de ataque, mas esse não é meu foco.

O lado negativo de pressionar mais é quando o adversário consegue trocar passes rápidos. Especialmente no meio de campo, por vezes ocorre de meus jogadores ficarem correndo de um lado para o outro, sempre chegando no jogador depois que esse já se livrou da bola. É algo que gostaria de resolver, mas não sei como.

 

Linha defensiva – Mais Alta: Como pressionamos bastante o adversário, a linha defensiva precisa acompanhar, caso contrário fica um espaço muito grande nas costas dos meio-campistas. Em si, acho que a linha normal já é suficiente para evitar um espaço muito grande, mas quando se joga com um jogador na posição de volante, a tendência dos zagueiros no FM é ficar mais atrás. Utilizo a linha alta para compensar isso.


Linha defensiva – Usar a Armadilha do Impedimento: Outra instrução crucial para nossa equipe. A linha de impedimento é algo que me parece estar funcionando bem até demais nesse FM. Na vida real, acho essa uma estratégia terrível para se utilizar de forma constante. Mas no jogo, é muito difícil ver minha equipe levar gol por falhar a linha de impedimento – e por outro lado, toda hora ataques adversários são parados por conta disso.

 

Mentalidade – Ofensiva: Com tudo que já falei aqui, acho que fica bem claro por que essa é a mentalidade escolhida, né? Quero uma equipe que jogue de forma rápida, buscando sempre o ataque. É exatamente isso que essa mentalidade faz.

 

Formação da equipe – Fluído: Por último, mas bem importante, a formação da equipe. Como jogamos com apenas um centroavante, é preciso que mais jogadores participem da parte ofensiva do jogo. Em especial, quero que os meias centrais não se ocupem apenas da transição, mas também da conclusão das jogadas. Por isso, a escolha por uma formação fluída, evitando que nosso atacante fique isolado demais do restante dos jogadores.

Ainda tenho minhas dúvidas se não faria sentido utilizar uma formação muito fluída, pois o problema de isolamento do atacante ainda ocorre em vários momentos. Mas por enquanto estou mantendo assim por um motivo: meus zagueiros são muito ruins na saída de bola, e uma formação muito fluída exigira mais da capacidade deles de saída de jogo. Caso um dia tenha zagueiros melhores vou considerar alterar isso.


 

Tarefas e instruções dos jogadores:

Goleiro – Defender: Função básica, sem muita invencionice. Única instrução é Sair Jogando, para que a equipe possa construir as jogadas sem ser no chutão.

Zagueiros – Defender: Também nada de especial. No dia que tiver zagueiros melhores, penso em alterar para defensores com bola, mas por enquanto ficarão assim.

Laterais – Atacar: Os laterais são jogadores fundamentais em minha tática. Devido ao comprimento de jogo escolhido, nossa equipe inteira foca no jogo pelo meio. A única exceção são os laterais, que são responsáveis por dar amplitude a nossos ataques. Para tanto, recebem instruções para Manter-se Abertos e Ir Para Zonas Abertas. Isso cria um enorme dilema para o adversário: se abrir a defesa, deixa espaços para nossos meias centrais e pontas. Se deixar ela fechada, nossos laterais encontram muito espaço para trabalhar a bola.

LKll7xF.png

É o que se pode ver no primeiro exemplo acima: nosso Armador Recuado está com a bola, com certo espaço. Os laterais (marcados em vermelho) se encontram livres de marcação. Na direita, nosso ponta está ocupando o marcador mais próximo. Na esquerda, o marcador não acompanhou até o final, já que ele tinha uma tarefa mais ofensiva no time adversário. Os laterais adversários (camisas 5 e 25) estão bem mais para o meio, ocupados com os potenciais riscos de nossa equipe naquela faixa. No caso, a bola vai para o lateral esquerdo, que então cruza para a área – a jogada resulta em gol.

oE200Ef.png

E aqui temos mais três exemplos. No primeiro a bola está com nosso meio-campista. Ao seu lado, o lateral direito tem muito espaço, pois os defensores ocupam uma faixa bastante fechada do campo (marcada em branco). Ele recebe a bola e tenta o cruzamento. A defesa tira a bola, mas ela volta para nossa equipe. A segunda imagem é desse momento: recuperamos a bola e mais uma vez o lateral direito tem muito espaço, pois o adversário está ainda mais fechado do que antes. Ele recebe de novo a bola e cruza pela segunda vez. Na sequência da jogada, marcamos o gol. No caso específico desse jogo, nosso lateral esquerdo não aparece nas imagens porque eu estava testando outra função mais defensiva. Mas em outros casos parecidos, o lateral esquerdo também se apresenta como opção – e dá para ver que há muito espaço para ele.

O último exemplo é de outro jogo, agora com os dois laterais abertos. Todos os demais jogadores estão em uma faixa estreita do campo – mesmo os que não aparecem na imagem pelo recorte que fiz estavam nessa mesma faixa. Dos lados, nossos laterais estão completamente livres. Nesse caso, a bola (marcada em preto) está indo para Luterinho, que avança e atrai a marcação dos jogadores com as camisas 3 e 23 – o que por sua vez abre espaço no meio para nosso camisa 7.

 

Terceiro Zagueiro – Defender: Outro jogador com uma tarefa fundamental na equipe. Embora também possa cumprir função na saída de jogo, para nós o terceiro zagueiro é muito mais importante quando a equipe está no ataque, pois é ele quem fica atrás dando cobertura aos zagueiros. Uma jogada típica de ataque de nossa equipe envolve os dois laterais e todos os jogadores do meio de campo para a frente. O terceiro zagueiro é o jogador responsável por ficar à frente dos dois zagueiros, recuperando a bola quando o adversário consegue tirar ela com um chutão. Com isso, nossa equipe fica muito mais protegida de jogadas de contra-ataque do adversário e ainda consegue reciclar a posse de bola. Em muitas partidas, conseguimos deixar o adversário completamente preso em sua defesa por conta disso, pois toda tentativa de passe longo é interceptada.

Um bom exemplo do que estou falando aparece na imagem abaixo. Nosso time ataca, os jogadores estão todos próximos da grande área (exceto o lateral esquerdo, camisa 3, que nesse jogo estava fora de sua função normal). Nossos dois zagueiros estão ocupados cada um com um atacante. Thango, nosso Terceiro Zagueiro, é o jogador que faz a cobertura dos defensores, evitando que o adversário possa sair no contra-ataque. No caso, o cruzamento é tirado da área com um chutão, Thango corre atrás e recupera a bola, recomeçando a jogada ofensiva.

g1dIYNE.png

 

Armador Recuado – Apoiar: O jogador responsável pela primeira parte da transição ofensiva e, em muitos casos, pelo último passe também. É quem escolhe por onde a jogada irá correr, aparecendo depois mais à frente para auxiliar em sua conclusão. O mais importante em nossa tática é que o Armador Recuado joga sempre do lado esquerdo do campo, para não conflitar com o ponta direita, cuja função explicarei mais abaixo. De instrução individual, utilizo apenas Marcação Apertada, que é uma instrução que utilizo em todos os jogadores do meio para a frente.

 

Meia Central – Atacar: O outro homem de nosso meio campo tem como função principal dar força ao nosso ataque pelo meio. Como o jogador chega mais de trás, pode observar bem onde há espaço na defesa adversária, e com a instrução de Aproveitar Espaços Livres, é encorajado a explorá-los. Na parte defensiva, é o nosso meio campista mais agressivo, perseguindo os adversários o tempo inteiro e não dando tempo a eles para pensar. A instrução de Marcação Apertada ajuda nesse sentido.

 

Armador Avançado – Atacar: O coração da tática. A função já estava presente em nossa tática da temporada passada, e foi executando ela que Lusamba quebrou o recorde de melhor média de um jogador do clube. Esse ano não temos o jogador, mas Argueta e Maitland-Niles se revezam em excelentes atuações pelo setor. O grande segredo está na instrução de Mover-se das Posições. Com ela, o jogador ganha uma enorme liberdade de atuação. Em especial, o Armador Avançado costuma sair da ponta direita para o meio, abrindo a avenida para o lateral. Nessa situação, o Armador Avançado pode receber a bola e tocar para o lateral, procurar toques rápidos com os demais jogadores de meio ou entrar na área para receber um cruzamento. Além disso, o jogador contribui bastante para a transição da defesa para o ataque. Na imagem abaixo, dos passes recebidos em uma partida, dá para ver bem a faixa de campo que o jogador atua. Por último, o jogador também recebe a instrução de Marcação Apertada.

 

Raumdeuter – Atacar: O ponta esquerda é o jogador com que mais tive problemas até agora. Testei diversas funções. O ponta não agradou, pois acaba fazendo aquilo que nossos laterais já fazem. O Armador Avançado acaba conflitando demais com o Armador Recuado – e se utilizar a instrução de Mover-se das Posições, com o outro Armador Avançado também. Por enquanto, a função que mais me agradou é Raumdeuter, também por conta das habilidades de Schürrle, que é um ótimo finalizador. Contra adversários menores, funciona muito bem, pois o jogador puxa a marcação para o meio, abrindo o corredor para o lateral, e ainda aparece muito bem na área como finalizador – como mostram os 12 gols de Schürrle até agora. O lado negativo é que o jogador não é especialmente afeito a marcar os adversários, de modo que contra adversários mais fortes sofremos bastante com o espaço que ele deixa em suas costas. Grande parte dos gols que levamos saíram de jogadas onde o lateral adversário teve tempo para pensar a jogada nas costas do Raumdeuter – obrigando nosso lateral a sair da defesa e abrir espaço. Por isso, ainda procuro a forma ideal de jogar por esse lado. Como instrução, Marcação Apertada, assim como os demais.

 

Atacante Completo – Atacar: O único atacante da equipe possui a tarefa de colocar a bola na rede, mas deve também participar da construção das jogadas. Escolhi a função por achar que ela é a que melhor executa essas tarefas, equilibrando bem a preocupação com a finalização com o resto da criação das jogadas. Nosso atacante com frequência cai pelos lados, trabalhando a bola com os laterais e pontas. Ou então, quando a jogada de ataque se inicia, o jogador segura a bola esperando os demais chegarem. Aqui é um dos pontos problemáticos da tática, pois as vezes o atacante recebe a bola muito isolado e acaba partindo para cima da marcação sozinho, o que resulta na perda da possa de bola. Ainda estou tentando ajustar isso. Também joga com Marcação Apertada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GegenDanut uisHFUISAHFIUSAFIUasifusa! Espero que dê certo essa aventura! Boa explicação, hein. Eu não teria tanto saco pra explicar pau a pau hahah!

Engraçado que no 4-2-3-1 eu também tive (e ainda tenho) problemas com o meu MAE na questão do rendimento. Eu não sei o que é que acontece, mas parece que o cara que fica no mesmo lado que o armador do meio campo acaba caindo de rendimento. Eu não entendo o motivo. No fim das contas, acabei ficando com um segundo atacante (apoiar) e com a mesma instrução de se mover das posições. Ainda assim, me tira um pouco o sono.

Como tá jogando o teu avante completo? É como eu tô fazendo o 4-3-3 aqui, mas parece que às vezes esse demônio segura a bola por tempo demais e acaba perdendo.

Acho que coparemos essa temporada, hein!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que excelente período, hein? Foi QUASE perfeito, não fosse aquele empatezinho ali. Mas se o empate nosso de cada dia contra aquela equipe fraca não tem graça, né? HAHAHA

Agora é recuperar o Brandoni e abrir vantagem pro Bayern pra poder ir sossegado e com moral pro jogo contra o Arsenal. E que fase do trio Dortmund-Schalke-Leverkusen, hein?! Aconteceu algo entre a última temporada e a atual que possa explicar isso? Na Copa, como tu disse, é obrigação classificar.

Sobre o post tático: lerei amanhã (ou hoje, dependendo do ponto de vista), por motivos de preguiça, mas poxa, fiquei até desarmado aqui de saber que servi de inspiração tática pra alguém! hahaha e olha lá o volante fazendo a vez de terceiro zagueiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como esperado, venceu com certa tranquilidade o Dínamo e avançou à próxima fase. O Arsenal entrará em campo mordido, mas acredito que possamos vencer.
Grande vitória contra o St. Pauli. Se a equipe mantivesse o ritmo inicial poderia ter conquistado uma vitória histórica, mas sabemos que no FM eles sempre tiram o pé e é impossível fazer com que "voltem ao normal".
Novamente com os reservas, quase que o Fortuna complicou a situação na DFB Pokal, mas o importante foi avançar.
No restante do mês, bons resultados, com exceção ao empate frente ao fraco Karlsruhe, mas não devemos nos lamentar, até porque cinco pontos a mais em relação ao Bayern de Munique é uma vantagem confortável que cada vez mais vai mostrando que a equipe tem ótimas chances de conquistar o título nesta temporada. 
Ótimos números do Maitland-Niles, cumprindo o que esperávamos dele com um nível até melhor. Espero que o Bayern não venha roubá-lo como é costumeiro na Alemanha (:P).

Gostei do post tático e pretendo até me inspirar nele em um próximo save, muito bem explicado. Sou mais adepto de um estilo menos direto e mais lento, mas gostei muito da ideia das aproximações e toques rápidos, algo que ainda não havia testado. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Silveira. disse:

GegenDanut uisHFUISAHFIUSAFIUasifusa! Espero que dê certo essa aventura! Boa explicação, hein. Eu não teria tanto saco pra explicar pau a pau hahah!

Engraçado que no 4-2-3-1 eu também tive (e ainda tenho) problemas com o meu MAE na questão do rendimento. Eu não sei o que é que acontece, mas parece que o cara que fica no mesmo lado que o armador do meio campo acaba caindo de rendimento. Eu não entendo o motivo. No fim das contas, acabei ficando com um segundo atacante (apoiar) e com a mesma instrução de se mover das posições. Ainda assim, me tira um pouco o sono.

Como tá jogando o teu avante completo? É como eu tô fazendo o 4-3-3 aqui, mas parece que às vezes esse demônio segura a bola por tempo demais e acaba perdendo.

Acho que coparemos essa temporada, hein!

hahaha, gostei do nome, vou batizar a tática assim :P

Apesar de que tem um problema fundamental nisso: diferentemente da tua tática, que efetivamente quer trabalhar com a pressão e a contrapressão (acho que o termo ainda não é utilizado em português né, mas uma hora precisaremos começar a usar) como parte fundamental da tática, a minha parte de um ponto diferente. Minha questão não era "como montar um esquema legal que faça pressão nos adversários o tempo todo", e sim "como fazer meu 4-1-2-3 que esteve muito bem defensivamente, mas que dependeu totalmente do atacante para marcar gols, virar um esquema que produza bem no ataque sem perder toda a força defensiva?". Aí a pressão foi um mecanismo dentro disso, mas não é algo fundamental - se achar que funciona melhor sem ela, eu tiro ela.

Enfim, sei que foi só um comentário brincando, mas me fez pensar nessa diferença de filosofia por trás da tática e eu sempre falo muito mesmo, então resolvi mencionar :P

Interessante saber que na tua equipe o jogador também não tá funcionando. Acho que é porque ele é o cara que acaba sobrando no esquema. No meu caso, todo mundo tem seu espaço no lado direito: o atacante fica lá na frente, o ponta direita arma as jogadas no último terço e abre espaço pro lateral direito, que explora o corredor. O meia central pela direita faz uma função mais de "runner", explorando os espaços que ficarem. Na esquerda, o corredor é do lateral e o meio é todo do armador recuado - diferentemente do meia central, que ocupa os espaços que sobram, o armador recuado exige que ele seja a prioridade, ele não vai ver onde o outro se colocou e se posicionar a partir disso, ele vai sempre buscar ser aquele que dita o posicionamento -, então onde é que o ponta esquerda pode jogar? Até agora, tive mais sucesso colocando ele para jogar como um "segundo atacante" (não me referindo à função no FM), explorando os espaços perto do atacante. Mas é uma solução meio capenga, não estou feliz com ela.

Já tentei usar o ponta esquerda de segundo atacante, e o resultado não agradou. Defensivamente, a equipe melhora (especialmente com ele na função apoiar), mas na parte ofensiva o jogador some do jogo. E isso que segundo atacante é a função preferida do Schürrle. Nunca tentei a função com a instrução de mover-se das posições, porém. Tá aí algo para testar no futuro. Também já testei armador avançado com instruções de manter-se aberto, para deixar o jogador ocupando a faixa da esquerda do campo mesmo, mas não funcionou. 

Uma outra coisa que quero testar na continuidade do save é jogar com um BtB em vez de um armador recuado. Para que os dois meio-campistas fiquem com funções mais de corredores, permitindo assim que o ponta esquerda tenha mais espaço. A ideia aí é trocar meu terceiro zagueiro para armador recuado, colocando essa função de distribuição mais atrás. Mas é uma ideia que ainda não testei, pode ser que dê certo ou pode ser que não. 

 

Por fim, quanto ao atacante completo, eu acho que ele tá funcionando bastante bem, especialmente com o Brandoni, que é um jogador muito técnico. O outro atacante é mais finalizador, aí quando pega a bola longe da área ele se complica mais. Mas com o jogador certo, eu gosto bastante dela. Em geral vejo o jogador com problemas quando a bola chega até ele antes do resto da equipe acompanhar, em um passe mais longo. Aí eles muitas vezes parte para o drible em vez de recuar e esperar os companheiros, que é o que gostaria que ele fizesse. Mas não vejo outra função onde ele executasse isso melhor e que não prejudicasse outros aspectos. É um jogador que marca os seus gols e contribui para a construção do jogo em volta da área adversária, não posso pedir mais que isso. 

De curiosidade, chegou a testar outras funções para o atacante? Se sim, quais e que achou?

No mais, se tiver novidades quanto ao MAE, favor me manter informado, que pelo visto temos um problema em comum. 

 

10 horas atrás, Bigode. disse:

Que excelente período, hein? Foi QUASE perfeito, não fosse aquele empatezinho ali. Mas se o empate nosso de cada dia contra aquela equipe fraca não tem graça, né? HAHAHA

Agora é recuperar o Brandoni e abrir vantagem pro Bayern pra poder ir sossegado e com moral pro jogo contra o Arsenal. E que fase do trio Dortmund-Schalke-Leverkusen, hein?! Aconteceu algo entre a última temporada e a atual que possa explicar isso? Na Copa, como tu disse, é obrigação classificar.

Sobre o post tático: lerei amanhã (ou hoje, dependendo do ponto de vista), por motivos de preguiça, mas poxa, fiquei até desarmado aqui de saber que servi de inspiração tática pra alguém! hahaha e olha lá o volante fazendo a vez de terceiro zagueiro!

Pois é, o empate foi só pra estragar a imagem do desempenho do mês. Bater Leverkusen, Schalke e todos os outros para parar no zero contra o último colocado é foda. Mas enfim, azar, o mês foi muito bom mesmo assim.

Sobre o desempenho do trio LSD, nem ideia. Vou até conferir em casa depois se trocaram de treinadores ou sofreram uma mudança muito grande no elenco, porque foi uma queda enorme que sofreram - e ainda as três de uma vez só. Desse jeito, é bom que o Darmstadt consiga o título, porque para ser segundo colocado não ia precisar fazer essa baita campanha que estamos fazendo não, qualquer campanha mediana já ia ser o suficiente...

Quanto à tática, o terceiro zagueiro foi roubado da tua tática mesmo. Antes usava o Primeiro Volante, mas não estava feliz com o desempenho. Só que nenhuma das outras funções no jogo parecia fazer o que eu queria. Aí tava olhando a tua tática e pensei "bah, nunca usei o terceiro zagueiro na vida, quem sabe não é ele a solução?". Por enquanto, parece ser sim. Além disso, teve algumas outras coisas que eu vi ali na tua tática e me ajudaram a pensar o que queria para minha equipe :) 

 

-------------

Respondendo ao @Luchín (sem citar porque não to conseguindo):

Acho que temos plenas condições de vencer o Arsenal sim. Não sei se somos favoritos, pois no ano da UEL eles estavam em campanha terrível na Premier League, e agora já estão bem melhor, mas será um confronto equilibrado acho. 

Quanto ao jogo com o St. Pauli, acho natural que os jogadores diminuam o ritmo. Até agora só vi minha equipe jogar o tempo todo em cima uma vez, que foi no 13x0 pela Copa da Alemanha essa temporada. Nos demais jogos, sempre pisam no freio. Mas acho que isso não é só no FM, na vida real também é muito difícil ver uma equipe não diminuir o ritmo depois de abrir vantagem assim. 

Em relação à Bundesliga, fiquei chateado com o empate pelas condições em que aconteceu, mas concordo que a vantagem sobre o Bayern é bem boa. Apesar de que o primeiro jogo do segundo turno é contra eles já, então pode acabar sendo reduzida se não fizermos uma atuação suficientemente boa. 

Na Copa, passamos e era o fundamental. Mas serei mais cuidadoso no futuro para não levar sustos assim.

Sobre o Maitland-Niles, estou bem surpreso com as atuações. Levei um tempo até decidir fechar o negócio, pois o jogador não havia me empolgado tanto, mas ele tá jogando demais mesmo. Acho muito difícil que outros clubes não se interessem por ele, mas não pretendo liberar. O Bayern que vá procurar seus próprios jogadores uma vez na vida :P

Valeu pelo elogio ao post. E esse estilo de jogo está me agradando bastante. Não sei se tenho um estilo do qual sou mais adepto, mas no momento estou bem encantado com o futebol que o Darmstadt está jogando. Saem muitos gols bonitos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comentar o post das partidas, depois faço outro sobre a tática. ;)

Parabéns pela vaga na UCL. Foi um grupo bastante disputado. Agora terá o Arsenal em uma revanche.

Na Bundesliga o time vem muito bem e apesar do empate na última partida do ano não foi nada bom, ainda mais em casa, mas se levar em casa queno mesmo período o Bayern empatou três vezes, pode ser que o empate não pese tanto. Pelo desempenho acho que não terá nenhuma queda na virada do ano e seguirá firme. Acho que dessa vez a saladeira vai ser sua. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ggpofm disse:

Vou comentar o post das partidas, depois faço outro sobre a tática. ;)

Parabéns pela vaga na UCL. Foi um grupo bastante disputado. Agora terá o Arsenal em uma revanche.

Na Bundesliga o time vem muito bem e apesar do empate na última partida do ano não foi nada bom, ainda mais em casa, mas se levar em casa queno mesmo período o Bayern empatou três vezes, pode ser que o empate não pese tanto. Pelo desempenho acho que não terá nenhuma queda na virada do ano e seguirá firme. Acho que dessa vez a saladeira vai ser sua. 

Essa a ideia mesmo, postei as duas juntas mas sei que ficou muita coisa de uma vez. 

O empate foi péssimo, um jogo que realmente não deveria ter acontecido. Mas realmente, fizemos nossa partes nos outros jogos e contamos com alguns tropeços do Bayern para abrir distância. Se conseguir emendar assim nos próximos dois meses - e, em especial, se não perder do Bayern no confronto direto -, acho difícil mesmo perder o título. Espero que seja assim :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito bom, ver o Darmstadt depois de tantas temporadas bem em uma até aqui excelente e podendo conquistar o título, ainda mais depois de várias mudanças no elenco.

Obrigado por ter usado um pouco do seu tempo, explicando sua tática. Os tópicos que fazem isso sempre trazem algo a mais para os leitores.

Tenho minhas dúvidas se você precisaria realmente jogar tão próximo para seus pontas fazerem gols. Depois da implementação da tática como ela está você chegou a jogar com outros comprimentos para a equipe? Ou usou sempre muito próximo? Digo isso porque na minha opinião, o que fez seus pontas (que não jogam na função de ponta) aproveitarem melhor os espaços não foi o estreitamento da equipe, mas a função raumdeuter do lado esquerdo, que facilita essa movimentação em busca de espaços e a adição do mover-se da posição para o seu armador avançado, que provocou essa busca por uma melhor posição. Sendo assim, se me permite uma sugestão acho que você pode "guardar" a mudança de comprimento como solução para partidas difíceis quando ficar parecendo que tudo está muito congestionado pelo meio. Aí, poderá alargar um pouco mais sua equipe, já que necessariamente seus laterais estão instruídos para ficarem muito abertos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou emocionado. Sem palavras. Que post magnífico, meus parabéns!

O que eu mais gosto do fórum é ver tantas semelhanças entre as sagas, muito legal ver que outros tópicos servem de inspiração, que encontramos problemas semelhantes e que aprendemos e, sem intenção, crescemos juntos nesse jogo.

O problema do MAE, na minha opinião, é a falta de "equilíbrio" desse lado da tática. Na direita fica bem claro, o AA fecha o jogo, o Lateral chega ao fundo e o MC procura espaços e sobreposições, tudo se encaixa em equilíbrio. Na esquerda, a gente não encontra isso, o lateral tá subindo, o ArR tá em todos os lugares e o MAE fica perdido, de Ramdeuter ele vai te ajudar no ataque mas não vai te ajudar na defesa, e não vejo nenhuma das três funções que te ajudam na defesa (SAt, AA ou Ponta) sendo útil de alguma forma úteis no ataque.

Sempre montei minhas táticas baseado no equilíbrio, no "espelho", onde um lado sempre seja igual ao outro, pensando justamente em eliminar esses probleminhas, por isso raramente uso ArR, ele nunca consegue ser replicado. Mas ainda assim acho que tem dado muito certo contigo, e pra pensar em fazer esse jogador funcionar, teria que mudar ele de lugar (na minha opinião), acabando com o 4-1-2-3. Talvez colocando ele com alguma função de Atacante pela esquerda conseguiria esse cara que cai dos lados e fecha o jogo, ou ele na Meia-Esquerda como um Armador Aberto ou Meio-Campista Lateral e etc., mas aí já seria desequilíbrio demais, isso é papo pro Micale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI
  • GG. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...