Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time (Atualizado em 09/06/17)


GG.

Posts Recomendados

Eu meio que sempre fiz isso no automatico, como foi amplamente discutido no topico, nao como uma regra, mas de acordo com as minhas observacoes.

 

Parabens por "traduzir" isso pra todos.

Eu acho que você está naquele grupo de pessoas que adotavam o "Princípio 323" no automático, como você disse. A vantagem é que agora, o que você fazia de acordo com suas observações, está explícito para você. O que facilitará até que você modifique o princípio se desejar.

O outro grupo é daquelas pessoas que não faziam ideia dessa proposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você está naquele grupo de pessoas que adotavam o "Princípio 323" no automático, como você disse. A vantagem é que agora, o que você fazia de acordo com suas observações, está explícito para você. O que facilitará até que você modifique o princípio se deseja.

O outro grupo é daquelas pessoas que não faziam ideia dessa proposta.

Nunca fiz ideia da proposta, mas quando fui conferir minhas táticas, todas elas adotavam o princípio. Aí foi só corrigir posicionamentos para evitar buracos e organizar propostas de acordo com a situação de jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você está naquele grupo de pessoas que adotavam o "Princípio 323" no automático, como você disse. A vantagem é que agora, o que você fazia de acordo com suas observações, está explícito para você. O que facilitará até que você modifique o princípio se desejar.

O outro grupo é daquelas pessoas que não faziam ideia dessa proposta.

Fui falar isso ontem e entrei pra jogar e tomei uma goleada monstra dentro de casa! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, já lera alguma vez sobre isso e vinha utilizando com algumas modificações do automático, sobretudo quando tenho um time com 3 MC's craques e costumo usar algum com função automático...

 

Mas é bem funcional mesmo, apesar de estar tendo muitos problemas com o ataque nesse fm 16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo Tópico. 

Estou voltando a jogar o FM, o último que joguei foi o 2008, então estou lendo bastante para jogar de forma descente. 

Vou tentar aplicar ao meu time. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca @ggpofm, que tesão de artigo!

Nunca dei um nome pra o que eu usava, mas sempre tive um padrão também ao criar as táticas. Não era o 323, mas não era tão distante disso não. Agora, com essa sua visão, ficou bem mais inteligível o que eu me propunha a fazer.

O mais engraçado é que isso não funciona só pro FM. Costumo jogar FIFA (ou às vezes PES na casa de amigos), seguindo algo similar. E acho que o Princípio vem bem a calhar também se você souber como aplicá-lo nos outros jogos.

Demais essa discussão. É um nível de maturidade técnica que não se vê os usuários aplicando normalmente nos jogos. E ajuda demais a formar uma mentalidade de treinador, mais do que só distribuir as camisas, como muito se vê de fato no futebol, nos consoles e até no FM.

Parabéns! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em ‎23‎/‎11‎/‎2015 at 12:28, renato. disse:

Já consegui fazer esquemas vencedores usando ou não essa regra.
Com o Princípio 323 e com a leitura de um tópico que esqueci onde li, consegui montar uma boa tática focada no domínio da posse de bola e vario entre 4-3-3, 4-4-2, 4-4-1-1. O 4-4-2 foi a base de tudo, já que uso três jogadores defender (dois zagueiros e o MC Armador Recuado/Defender), dois jogadores apoiar (MC Médio Centro/Apoiar e Avançado Recuado/Apoiar) e três atacar (Avançado Completo/Atacar ou Centroavante e os dois jogadores abertos da segunda linha como Médio/Ala Atacar).

Partindo dessa "filosofia", inclusive, venci a minha primeira UCL com o Liverpool logo na primeira temporada.
http://www.fmanager.com.br/topic/119614-como-está-o-seu-jogo-conte-nos/?do=findComment&comment=1062568280 e http://www.fmanager.com.br/topic/119614-como-está-o-seu-jogo-conte-nos/?do=findComment&comment=1062568676

Já no FM16 uso uma tática que foge um pouco desse princípio, mas ainda falta testar bastante até chegar numa versão final desse 4-4-2 losango.

T_ticas.png

E para melhorar a discussão, sugiro que postem suas táticas que encaixem nesse princípio e deixem de ficar apenas nos elogios kk

Eu acho que a turma deve postar as tácticas e resultados...Eu estou me batendo MUITO nesse FM 16 pai do ceu...Alguem ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, lmotta85 disse:

Eu acho que a turma deve postar as tácticas e resultados...Eu estou me batendo MUITO nesse FM 16 pai do ceu...Alguem ajuda!

Provavelmente você está colocando funções de mais no seu time. Como está a familiaridade com a tática?

 

O @Toggy81 está registrando a trajetória dele nesse tópico: http://www.fmanager.com.br/topic/123342-destino-fm-2016-atualizado-em-161215/?page=1. Lá ele conta sua trajetória com um enfoque bastante tático.

Você também pode acompanhar a história do @ggpofm aqui: http://www.fmanager.com.br/topic/123125-um-clube-um-trof%C3%A9u-e-outras-hist%C3%B3rias-dever-cumprido-atualizado-em-2012/?page=1. Ainda se trata do FM 15, mas o princípio ainda vale. Ele dá umas pinceladas na parte tática também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou registrado no fórum desde 2007, acompanho muito, mas nunca tive vontade de postar algo, mas esse artigo para mim foi uma das coisas que realmente me chamou muita atenção. Não conhecia o principio, e portanto nunca o segui à risca. Entre os FM 08-13 eu usei muito 4-3-2-1, aonde os laterais eram limitados a só defender. um jogador no meio de campo para defender, e o resto tudo apoiar, só o centro-avante com atacar. Tive muitos sucessos, mas mais por jogadores que táticas,

Já nos FM 14 e 15, mudei para  4-2-3-1 aonde os laterais apoiavam, um meia defendendo, o resto da equipe, também apoiando.

Agora no FM 16, estou sofrendo muito com a parte tática, minha formação continuava a mesma dos últimos anos e uma coisa que andei percebendo nesse meu último save é que não tenho ligação com me centro-avante. Usava meus extremos como Pontas e agora os uso como Segundo Atacantes, o time melhorou no sentido de não ocupar os espaços dos laterais quando eles sobem mas ainda não consigo um entrosamento com o atacante. vou começar a usar o principio e ver se melhora alguma coisa no meu jogo. 

 Postarei a aqui mais pra frente, meus resultados.

Obrigado, pelo artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá , @Jio Freed, como o @_Matheus_ já disse, bem-vindo.

O "Princípio 323" não é uma regra, mas uma abordagem, pois como você e outros já relataram é possível conseguir sucesso sem adotá-lo. O FM, assim como o futebol, permite múltiplas abordagens e isso é bem interessante, principalmente quando o treinador consegue perceber as nuances de uma equipe como você percebeu quando disse que conseguiu sucesso em alguns FMs mais por conta dos jogadores do que por conta das táticas.

Ainda não joguei o FM 16 e ficarei feliz em saber que as coisas ficaram ainda mais difíceis e que o "Princípio 323" deixou de ser válido como uma abordagens possíveis a serem adotadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ggpofm disse:

Olá , @Jio Freed, como o @_Matheus_ já disse, bem-vindo.

O "Princípio 323" não é uma regra, mas uma abordagem, pois como você e outros já relataram é possível conseguir sucesso sem adotá-lo. O FM, assim como o futebol, permite múltiplas abordagens e isso é bem interessante, principalmente quando o treinador consegue perceber as nuances de uma equipe como você percebeu quando disse que conseguiu sucesso em alguns FMs mais por conta dos jogadores do que por conta das táticas.

Ainda não joguei o FM 16 e ficarei feliz em saber que as coisas ficaram ainda mais difíceis e que o "Princípio 323" deixou de ser válido como uma abordagens possíveis a serem adotadas.

Com o perdão do trocadilho, o "Princípio" a princípio está funcionando, notei grande melhora na fluidez na transição de bola, ainda estou a apanhando demais com meu centro-avante, não marca gols de jeito nenhum. Mas o artigo me deu excelentes perspectivas para alterar minhas táticas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Um excelente texto e de utilidade altamente pública, diria até que de leitura obrigatória para quem gosta de montar táticas e variações estratégicas no FM. Meus parabéns amigo pelo empenho em acompanhar, entender, traduzir e disseminar a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo texto . Após a aplicação dessas idéias foi possível notar uma melhora na transição entre os setores do campo. Não é uma regra , mas é muito válido ler esse texto e aplicar essas idéias ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico
  • 3 semanas depois...
Em 10/01/2016 at 01:04, felipaoo disse:

Um excelente texto e de utilidade altamente pública, diria até que de leitura obrigatória para quem gosta de montar táticas e variações estratégicas no FM. Meus parabéns amigo pelo empenho em acompanhar, entender, traduzir e disseminar a ideia.

Obrigado pelo elogio e, principalmente, pela leitura.

Como eu digo, o "Princípio 323" é uma abordagem, que está longe de ser a única, mas que posso dizer que funciona. Cabe a cada treinador fazer suas escolhas sobre qual abordagem adotar.

 

Em 10/01/2016 at 03:55, LuanCRf81 disse:

Ótimo texto . Após a aplicação dessas idéias foi possível notar uma melhora na transição entre os setores do campo. Não é uma regra , mas é muito válido ler esse texto e aplicar essas idéias ... 

Valeu, Luan.

Exato, não é uma regra, mas uma sugestão de abordagem de uma parte específica do jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou voltando ao tópico pra falar um pouco da minha experiência. Comentei aqui que usava o princípio sem conhecer ele na prática (ou como diz o @ggpofm, "usava no automático"). Com o tempo, fui me adaptando a jogar mais focado nela e aprendi a traduzir melhor até mesmo o que acontecia de errado no time. Vejo isso com bastante nitidez no meu próprio save que compartilho aqui no fórum e vejo a evolução que o time teve quando passei a reproduzir essas observações com o princípio em mente e também buscando outras informações a respeito.

O que aconteceu na última temporada foi que percebi que na estava fazendo o melhor uso dos meus jogadores jogando com a minha formação preferida, que era o 4-1-2-3 (com um volante, sem pontas e os três atacantes enfiados, aproveitando bastante os rebotes e os toques curtos dentro da área). Ela era eficaz? Sim. Não atoa tive temporadas bastante boas com ela e consegui levar o Leeds bem longe. Mas não estava sendo o suficiente. Mas antes de falar da troca, vou falar como usava o 323 nesse esquema.

No meu 4-1-2-3 usava dois laterais apoiadores, com bastante funções ofensivas. Os zagueiros, junto com o volante (que quase sempre era um primeiro volante, mas às vezes também era um regista) faziam a função do primeiro "3" do 323. Eram os homens de defesa fixos. Os laterais completavam o sistema defensivo quando estávamos sem a bola, fazendo um sistema de 5 homens na defesa, bastante forte, mas que nos contra-ataques ficava desprotegido pelos lados.

No meio, os dois meias eram centrados, com funções de apoio. Eram os "2" do 323, mas recebiam também a companhia dos laterais quando estávamos com a posse de bola, formando um meio campo com 4 homens. Algumas vezes subia o volante também, quando o controle do jogo no meio de campo estava prejudicado, fazendo com ele se tornasse um recuperador de bolas, aumentando o volume do meio de campo pra 5 homens, mas perdendo um dos defensores.

O segundo "3" do 323 era formado pelos 3 homens da frente. Três atacantes com características de posse e passe, servindo muito como garçons uns para os outros, me deixando com um forte poder de ataque. Os três jogavam bem enfiados na área adversária, controlando a posse de bola com apoio dos meias e dos laterais, sendo que um deles jogava de Falso 9 e os outros dois faziam a função de Centroavantes. Com o passar do tempo, inverti as funções passando a ter um Centroavante centralizado e um Falso 9 jogando pelo lado, e do outro lado um Atacante Recuado, que funcionou ainda melhor.

569d1ec723672_11INICIAL.PNG.65e8c75ae76d

Mas, a o meu ver, a falha da minha formação estava no buraco que muitas vezes ficava na minha defesa e na recomposição do time quando eu levava um contra-ataque. Não era uma falha do 323, mas de como eu o utilizava. Por isso decidi mudar, Mas também por poder ter a chance de aproveitar melhor algumas características que vinha identificando no meu time. Como sempre priorizei a posse de bola, os toques curtos, a transição ofensiva rápida, mas estratégica, percebi que alguns jogadores poderiam ser melhor utilizados em outras posições.

O primeiro passo foi abdicar de um dos atacantes e recompor o meio campo, dando mais volume ali. O segundo foi segurar os laterais, dando menos funções ofensivas e de apoio a eles, jogando menos como alas e mais como jogadores de defesa. Por último, abri o meio para jogar não com dois meias centrais e um volante, mas com um meia central e um volante e dois jogadores abertos pelos lados, fazendo a antiga função dos meus laterais. Isso fez com que eu desvirtuasse o 323, mas funcionou muito bem e já vou explicar o por que.

Passei a jogar com um 4-1-3-2, sendo que os meu meio de campo não era tão ofensivo. Os dois jogadores pelos lados jogavam na linha do meio campo, e não atrás dos atacantes. E os dois atacantes eram dois Falsos 9, com liberdade para buscar um pouco mais a bola, mas também com liberdade de entrar na área. O desenho era basicamente esse:

56b2309e70b6a_FORMATION4132.PNG.b27b6844

O princípio do Princípio 323 (que redundante isso ficou, hehehe), na minha concepção, não era você ter jogadores fixados. Pelo menos não especificamente 3, 2 e 3. Mas o principal era ter esse número de jogadores, no mínimo, exercendo essas funções. Se você observar no papel, uma formação 4-4-2 pode obedecer ao 323, assim como uma 3-5-2 ou uma 4-2-3-1. Tudo depende de como seus jogadores vão exercer sua funções em campo, e não em como eles são fixados numa determinada posição. Na minha formação anterior, os laterais preenchiam espaços tanto na defesa quando no meio, mas não eram nem o "3" e nem o "2". Eles eram os livres e justamente por isso eram meio coringas. A alteração que fiz tornou meus laterais menos livres, me fazendo ter praticamente um "5" na primeira função, a de defesa.

Em suma, passei a usar uma espécie de "Princípio 312", mas que na prática me dava mais jogadores com possibilidade de movimentação, que seriam os meias abertos, ou os laterais, dependendo da condição do jogo (4 jogadores livres ao invés dos 2 anteriores). Uma boa forma de comparar as duas táticas é analisando o momento sem bola e com bola entre as duas, que ficaria mais ou menos assim:

SEM BOLA

A primeira tática me fazia ter um 5-2-3, bastante defensivo, mas com poucos jogadores no meio de campo. A segunda tática me fez passar a ter um 5-3-2, mais forte no meio, com melhor marcação e com melhor saída de bola.

COM BOLA

A primeira tática era bastante ofensiva, com um 3-4-3 bem forte no ataque, com laterais bem apoiadores, mas que sofria no contra-ataque pelos lados. A segunda, me fez ter um 3-3-4, com jogadores no meio pelos lados (os laterais subindo) e também jogadores pelos lados no ataque (os meias subindo), mas com proteção na defesa (os zagueiros e o volante) e com volume no centro do ataque (o meia central e os dois atacantes se movimentando bastante).

Essa mudança só foi possível depois de entender o Princípio 323 e perceber como ele poderia funcionar ou não no time que tinha em mãos. Adaptar o 323 pra outras ideias é essencial para vocês ter sucesso com a sua equipe. Conhecer o princípio, assim como outras ideias de táticas que pode ser fortes ou não, é o primeiro passo para você começar a desenhar sua própria formação com o potencial que tem em mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, você compartilhar essa sua experiência. Mas fiquei com um dúvida, você achava inicialmente que o 323 necessitava de três jogadores com tarefa defender na defesa, dois com tarefa apoiar no meio-campo e três com tarefa atacar no ataque? 

Outra dúvida, quando você tinha um volante como regista no 4-1-2-3 (4-3-3), você alterava algum meio-campista para assumir uma tarefa defensiva?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, ggpofm disse:

Muito bom, você compartilhar essa sua experiência. Mas fiquei com um dúvida, você achava inicialmente que o 323 necessitava de três jogadores com tarefa defender na defesa, dois com tarefa apoiar no meio-campo e três com tarefa atacar no ataque? 

Outra dúvida, quando você tinha um volante como regista no 4-1-2-3 (4-3-3), você alterava algum meio-campista para assumir uma tarefa defensiva?

Não, não. Tanto que usava um volante com função "defender". Era meio que coincidência da tática que as coisas ficassem assim. Aliás, os laterais ficavam como "apoiar", o que também mostra que não. hehehe.

Quando usava um regista, ou mesmo um recuperador de bolas, era mais pra dar volume ao meio campo quando percebia que o setor estava carente durante a partida. Então, consequentemente, precisava de jogadores com função de apoiar e não trocava ninguém pra defender. Às vezes segurava um pouco mais os laterais, somente. Mas foram poucas as vezes em que realmente mudei isso, na maioria das vezes nos jogos em que estava perdendo e o time adversário estava controlando o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não tinha visto esse tópico ainda, muito bom!

Tenho algum tempo se jogar FM, tô retornando agora. Ainda estou esperando a atualização oficial para iniciar um save com o Bahia, mas tenho jogado sem compromisso, fazendo testes...e vou levar isso em consideração na montagem das minhas táticas. Depois posto aqui os efeitos e resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fgBNK2j.png

 

O “Princípio 323” aplicado no 4-3-3

Faz tempo que escrevi sobre o fundamento no qual eu e várias outras pessoas se baseiam para construir as formações táticas com quais jogam no Football Manager, o “Princípio 323”. No texto que está no início deste tópico, além de explicar o que vem a ser o “Princípio 323”, apresentei um caso concreto, o 4-4-2 inglês. Se você não leu a 1ª parte desse texto é altamente recomendável que a leia antes de ler esta parte.

Depois de muito tempo sem publicar nada sobre o assunto, apresento outro exemplo da aplicação do “Princípio 323”, utilizando como formação tática, o 4-3-3, com quatro defensores, um meio-campo com um triângulo de base alta, ou seja, um volante e dois meias e o ataque com dois pontas e um centroavante.

8FdLqFn.png

Vale lembrar que o “Princípio 323” não é fórmula mágica, mas o alicerce sobre o qual sua formação tática será erguida e que ainda dependerá de uma série de outras variáveis para funcionar e que passam pela escolha das características dos jogadores, definição de funções, escolha da mentalidade, filosofia da equipe, seleção dos jogadores que entrarão em campo, as ações deles em campo, suas atitudes durante a partida e muitas outras variáveis, sem contar as que envolvem as ações do adversário.

Para distribuir as tarefas pelas equipe, vamos começar pela defesa, mais especificamente o miolo da zaga. Com dois zagueiros e um volante à frente deles, optamos por dois zagueiros com tarefa defender. Vale lembrar que a tarefa cobrir e bloquear são apenas variações da tarefa defender e não tarefas diferentes na realidade.

Depois passamos para os laterais. É importante registrar que os laterais são usados como um dos principais pontos de variação no número de tarefas de uma formação tática, pois eles podem jogar com tarefa defender se adotarmos uma postura defensiva, tarefa apoiar se adotarmos uma postura equilibrada e tarefa atacar se adotarmos uma postura ofensiva.

Para efeitos dessa exemplificação, adotaremos para a equipe uma postura equilibrada, então a defesa terá dois zagueiros com tarefa defender e dois laterais com tarefa apoiar.

0QCapAX.png

O meio-campo será composto por três jogadores dispostos em um triângulo com base alta ou invertido como alguns preferem. Com um volante e dois meias precisamos distribuir as tarefas entre eles. Por ser um setor que precisa ao mesmo tempo proteger a defesa, elaborar o jogo da equipe e chegar com força ao ataque, esse meio-campo com três jogadores terá as três tarefas: defender, apoiar e atacar.

O mais comum é que o volante por ser o meio-campista mais próximo à defesa se ocupe de dar proteção a ela e aí a tarefa mais comum é defender.

No caso dos outros dois meio-campistas, um precisa ter mais ímpeto de chegar ao ataque e contribuir com as ações mais ofensivas e por isso terá tarefa atacar, enquanto o outro precisa ser um intermediário entre o volante e esse meia com tarefa atacar e por isso será um meia com tarefa apoiar.

9nyg0uq.png

Nesse momento da montagem da equipe, temos três jogadores com tarefa defender (dois zagueiros e um volante), três jogadores com tarefas apoiar (dois laterais e um meia) e um com tarefa atacar (um meia). Segundo o que foi exposto no post inicial do tópico, em posturas equilibradas o “Princípio 323” pede que tenhamos três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Então, em nosso exemplo ainda falta um jogador com tarefa apoiar e dois com tarefa atacar.

Partindo para o ataque, geralmente eu opto por dois pontas com tarefa atacar e o único atacante com tarefa apoiar, que acaba por recuar e se encontrar com o meia com tarefa atacar.

Com essa configuração ficamos com três jogadores com tarefa defender (dois zagueiros e um volante), quatro jogadores com tarefas apoiar (dois laterais, um meia e um atacante) e três jogadores com tarefa atacar (um meia e dois pontas), como o “Princípio 323” sugere.

BUUEpF8.png

Se adotássemos uma postura defensiva precisaríamos de cinco jogadores com tarefa defender (dois laterais, dois zagueiros e um volante), dois com tarefa apoiar (um meia e um atacante) e três com tarefa atacar (um meia e dois pontas).

WqXfykq.png

E se adotássemos uma postura ofensiva teríamos três com tarefa defender (dois zagueiros e um volante), dois com tarefa apoiar (um meia e um atacante) e cinco com tarefa atacar (dois laterais, um meia e dois pontas).

WaA3E6d.png

Essa é a combinação mais comum na distribuição das tarefas no 4-3-3, mas existem outras combinações. Por exemplo, é possível optar por um volante com tarefa apoiar e aí, seria preciso que um dos meias tivesse uma tarefa defender. Da mesma forma é possível usar um atacante com tarefa atacar, mas aí seria preciso que um dos pontas tivesse tarefa apoiar.

Vale lembrar que as combinações são variadas e dependem de vários outros fatores que envolvem, por exemplo, as funções que o jogador poderá ocupar em campo. Por exemplo, no caso do volante que coloquei com tarefa defender, ele pode jogar em cinco funções diferentes com tarefa defender segundo o FM , como um primeiro volante (defender), um terceiro zagueiro (defender), um meia-recuperador de bolas (defender), armador recuado (defender), ou um volante (defender) propriamente dito.

Combinações entre as funções dos jogadores é outro ponto muito importante para quem deseja montar uma equipe equilibrada em campo, mas não é para ser tratado em outro assunto. Se você se interessa pelo tema, sugiro a leitura do artigo em inglês “Pairs and Combination: The Complete Guide” de Llama3 que pode ser encontrado no fórum da Sports Interactive.

Este texto com as imagens pode ser baixado em pdf no post inicial do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time (Atualizado em 09/06/17)

Excelente aplicação do princípio para o 4-3-3, só não concordo muito com a aplicação ofensiva mostrada na imagem, acho que as alas ficam muito vulneráveis com dois pontas e os dois laterais em atacar, eu colocaria o atacante em atacar e passaria um dos pontas para apoiar. Mas gostei muito do que disse no final do artigo, que as combinações  entre as funções é um outro ponto importante, vejo o princípio como um norte para iniciarmos o que queremos da tática e depois fazemos os ajustes finos com as funções e instruções da equipe.

Obrigado pela contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiogoHernandes disse:

Excelente aplicação do princípio para o 4-3-3, só não concordo muito com a aplicação ofensiva mostrada na imagem, acho que as alas ficam muito vulneráveis com dois pontas e os dois laterais em atacar, eu colocaria o atacante em atacar e passaria um dos pontas para apoiar. Mas gostei muito do que disse no final do artigo, que as combinações  entre as funções é um outro ponto importante, vejo o princípio como um norte para iniciarmos o que queremos da tática e depois fazemos os ajustes finos com as funções e instruções da equipe.

Obrigado pela contribuição!

É como eu disse nos últimos parágrafos do texto. É possível usar outras combinações de tarefas segundo o "Princípio 323", inclusive usei o exemplo que você citou. 

Não vejo as coisas desse jeito, pois não acredito na formação tática perfeita. Todas são vulneráveis em alguma medida e  são nossas escolhas em determinados momentos que as tornam mais ou menos vulneráveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ggpofm disse:

Não vejo as coisas desse jeito, pois não acredito na formação tática perfeita. Todas são vulneráveis em alguma medida é são nossas escolhas que as tornam mais ou menos vulneráveis.

Não entendi direito se a frase foi direcionada ao meu comentário sobre os pontas em atacar e laterais também (se foi eu concordo contigo sobre não existir tática perfeita, só quis ressaltar que com os 4 jogadores das alas atacando não é algo que eu ache muito apropriado) ou se foi sobre usar o principio como um norte para basearmos a táticas e depois fazermos os ajustes (Neste caso não quis dizer no sentido de alcançar uma tática infalível mas sim de encontrar um estilo de jogo para a equipe)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      No ano de 2082, quando os ecos do passado ressoam apenas nas páginas empoeiradas dos livros de história do futebol, emerge um novo protagonista, um nome que transcende os limites do tempo e da imortalidade esportiva: Bityéssi Pereira da Silva. Durante décadas, Bityéssi foi a personificação do talento puro e da magia nos campos de futebol, deixando uma trilha de recordes imbatíveis e memórias inesquecíveis. 
      Contudo, ao atingir o crepúsculo de sua carreira extraordinária como jogador, Bityéssi percebe que está na hora de pendurar suas chuteiras, mas enxerga um novo capítulo em sua jornada. Um capítulo que o conduzirá para além das fronteiras familiares dos clubes e das rivalidades em campo. É chegada a hora de explorar o desconhecido, no mundo complexo e desafiador dos treinadores de futebol e suas políticas punitivas aonde a politicagem corre e rola solta e milagres precisam ser feitos mesmo que ninguém fora do balneário tenha conhecimento. 
      Na era de 2082, onde a tecnologia se entrelaça com a tradição, Bityéssi mergulha em um universo onde a astúcia tática, a liderança inspiradora e a capacidade de moldar talentos crus são as ferramentas fundamentais. A transição de jogador a treinador revela um terreno fértil para o amadurecimento de sua sabedoria futebolística, desafiando-o a traduzir a magia que outrora aplicou nos gramados para o tabuleiro de estratégias que agora comanda.  
      Assim, a história de Bityéssi Pereira da Silva, que começou como um conto de glórias individuais, transforma-se em uma epopeia coletiva, onde cada vitória e derrota tecem o tecido de uma nova narrativa. Nesta saga, testemunharemos não apenas o florescer de um treinador, mas a evolução de um ícone, cujo legado transcende as linhas do campo e inspira uma nova geração de sonhadores. 
       

       
      Salve galera, tudo bem?  Eu me chamo Renan, possuo 30 anos e atualmente luto contra a depressão. Por que este detalhe é algo importante? Porque este projeto é algo meu que talvez me ajude a me levantar. Com o passar dos anos eu fui perdendo o foco em muitas coisas por causa deste pequeno “problema” e estou aos poucos tentando me reerguer e retomar as coisas que eu gosto. FM foi uma coisa que eu abandonei por completo. O último que eu havia jogado havia sido o FM 2015 e depois simplesmente larguei meu hobbie. Muitas coisas aconteceram na minha vida de lá pra cá e minha vida foi só ladeira abaixo. 
      Então para começar, eu estou aqui me propondo a tentar juntar duas coisas que eu amo. FM e escrever. Eu sou mestre/narrador de RPG, mais precisamente Dungeons and Dragons então escrever é algo que eu meio que preciso fazer e arrisco dizer que se não fosse o RPG eu não estaria mais aqui. Dito isso, eu lembro que amava o fórum e gostava muito de vários membros aqui. Alguns pude ver que continuam ativos até hoje, outros não faço ideia se estão por aqui, se posso citar nomes ou se foram pra novos horizontes seguindo o vento. E basicamente é o que eu quero. Trilhar o tempo que perdi e seguir em frente. Dito isso, a única coisa que eu peço é apoio e feedback. Se estão curtindo, se tiver algo que eu possa melhorar ou qualquer coisa que tenham a acrescentar me contém. Vai ajudar muito na minha motivação ter pelo menos uma pessoa dando apoio. 
      Dito isso a minha proposta de save é a seguinte: Juntamente com meu mano Chat GPT eu estarei criando uma história e um enredo para este save. Será jogado no FM 2013 e se dará início no final do ano 2082. O save terá uma licença poética, então peço que fiquem cientes que eu usarei de recursos narrativos para alterar eventos do save, por exemplo nosso herói é um personagem fictício. Inicialmente eu queria um Newgen real, mas estava bem difícil encontrar um que se encaixasse nos meus critérios de procura.  
      Por fim, mas não menos importante eu vou tentar tornar isso uma história interativa. Então qualquer pergunta que me fizerem que poderia ser respondida pelo personagem, virá respondida por ele durante uma entrevista. Seja imprensa, podcast, ou qualquer outra coisa do tipo. Outro fator é que qualquer um que deseje participar ativamente do save pode dizer o que deseja fazer. Exemplo “Joãozinho e quero ser lateral direito”. Então eu vou ver os laterais da minha base no time atual e escolher um deles para criar o seu personagem por meio do editor e sempre que eu me lembrar, trago informações sobre jogadores/comissão técnica que vocês criarem (Se criarem).
       Então é isso galera. Abaixo deixarei algumas perguntas frequentes que possam vir a ter. Espero que se divirtam e caso estejam preparados, rolem iniciativa!
       
       
       
       
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • jvfd23
      Por jvfd23
      Algum update 23 para o FM 12?
×
×
  • Criar Novo...