Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

PM atira em homem que tentava suicídio em Itu

Toggy81

Posts Recomendados

Um homem de 30 anos foi atingido por dois disparos e corre risco de morte após tentativa de suicídio em Itu, interior de São Paulo. O episódio ocorreu na tarde de quarta-feira (11).

A vítima ameaçava se matar com um facão, quando um soldado da PM efetuou os tiros. Um deles acabou atingindo o baço, e o homem teve de ser encaminhado para o Hospital São Camilo.

Para o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, houve precipitação do policial. “Parece-me que era possível ter aguardado um pouco, já que havia outros policiais naquele momento. Também não parece que havia um risco eminente de agressão”, disse em entrevista à TV TEM, afiliada da Rede Globo.

O comando da Polícia Militar de Itu afirmou que a ação foi correta. Segundo o Capitão da PM Rogério Lima, “a intenção do policial foi preservar vidas”.

A corregedoria da PM investiga o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devem ter atirado pra incapacitar o cara e acabou dando merda. Mas a culpa é sempre do policial que "não presta", não do estado que não pode dar pelo menos tasers pros oficiais.

Link para o comentário

Pois é. Tadinho do policial. 

WTF total mesmo. Não tem desculpa. Tinha muito policial ali. Tinha outros civis ao redor. 

O cara não tava ameaçando diretamente ninguém. 

Claramente o cara tem algum problema psicológico ou tava drogado. 

O Estado não dar um taser pro cara não justifica. Completamente desnecessário.

O pior de tudo é ver o comando da policia dizer que foi tudo certo... lamentável. 

Link para o comentário

Pois é. Tadinho do policial. 

WTF total mesmo. Não tem desculpa. Tinha muito policial ali. Tinha outros civis ao redor. 

O cara não tava ameaçando diretamente ninguém. 

Claramente o cara tem algum problema psicológico ou tava drogado. 

O Estado não dar um taser pro cara não justifica. Completamente desnecessário.

O pior de tudo é ver o comando da policia dizer que foi tudo certo... lamentável. 

O cara estava avançando com o facão pra cima dos policiais. Se não ia atacar, estava tentando forçar uma reação. Tinha civis ao redor mas os policiais estavam fazendo o esforço para que ninguém passasse pelas costas do maluco. Quem atirou foi um dos dois da esquerda. Estranhamente  a câmera abaixa a hora quando o maluco começa avançar pra cima do policial á direita/centro do vídep. Não tem nem o que discutir nesses casos.

Link para o comentário

O cara ta com o facão do Jason, perto dos policiais, perto de outras pessoas, e não tava ameaçando ninguem diretamente? E se ele corre praquela barraca ali, como faz? Atirar como atirou sem civis atras, ou esperar ele correr pra banca e piorar a situação?

Policial fez certo. Só tem que entrar numa reciclagem de tiro, só.

Link para o comentário

A ação do policial não foi errada não, mas ele foi bastante imperito. O maior errado é o nosso querido Estado, que não tem uma porra duma arma não letal.

Aliás, quem já fez algum curso na polícia sabe que é lamentável as armas que a galera tem lá. Tudo sucateado.

Entre levar um tiro e sobreviver e cometer suicídio é óbvio que a menos complicada é a primeira. Mas como disse, faltou imperícia. Se o tiro tivesse sido só no braço tava todo mundo dizendo que o policial fez bem.

A questão de ser necessário ou não, é preciso julgar. Ninguém tava lá pra saber como tava a situação.

Link para o comentário

Não sei se é porque eu moro no RJ e vejo isso direto aqui ou estou mesmo errado. 

O Estado tem como bancar turnos de policiais pra cercar um cidadão, persegui-lo com infinitos veículos até o cara cansar ou acabar a gasolina (no caso do indivíduo fugir de carro). 

O que se vê por aqui é que o cara prefere atirar e terminar logo o turno, até pq não "nada acontece feijoada". 

Eu acho que no máximo o que o cara poderia foi o que o @Silveira. falou. Um tiro, de preferência no braço do facão.

Mas o policial tem que ter uma certeza absoluta do que vai fazer. Pq se ele erra pode acertar alguém lá atrás. 

Não tem como um policial desses dar um segundo tiro com certeza absoluta de onde vai acertar.

Ou ele errou o primeiro e deu o segundo, o que eu já acho que está errado, ou ele deu dois mesmo e foda-se onde vai pegar o segundo. 

Eu achei completamente desnecessário. É só ficar cercando um idiota desses que uma hora ele dá um mole e vc pode dar uma cacetetada na mão do cara. Ou ele se mata mesmo, fazer o que... 

O que não pode é dar dois tiros no meio da rua por um motivo banal desses. 

Semana passada aqui na Lapa um policial abordou um grupo de jovens que estavam jogando bola na rua. Um dos garotos saiu correndo. 

O policial abriu fogo no meio dos civis e atingiu um senhor NO PEITO que estava do outro lado da calçada e uma senhora na perna. 

Agora a pergunta é: Qual a necessidade de abrir fogo contra um jovem em fuga, pelas costas e que não estava atirando contra o policial ou ameaçando alguém diretamente?

Persegue o cara, chama reforço, sei lá... 

E isso aqui no RJ, é TODO DIA. Quem acompanha noticiário de rádio aqui sabe do que eu estou falando.

Eu devo estar ficando velho mesmo, pq eu não vejo como a operação acima possa ter sido bem sucedida. 

Link para o comentário

Mas pra dar uma cacetada o policial se arriscaria. Eu, se fosse policial, não arriscaria tomar uma facada dessa só pra desarmar o cara com dano menor possível.

Ou o cara soltava o falcão ou não tinha o que fazer. Se o cara corre pra onde estava aglomerado, nao ia ter como atirar senão corria o risco de acontecer o que você falou, um civil tomar tiro sem estar no meio da confusão.

Tem ações equivocadas, como aqui na Lapa também, em São Paulo, onde mataram um ambulante bestamente, mas  tem outras que a policia/o policial não erra mas é criticado pq no geral querem que policial seja ninja.

Link para o comentário

O problema da Polícia no Brasil em geral, é a falta de treinamento. Isso ouço de amigos PMs, falta muita coisa nesse sentido, reciclar os efetivos, promover mais cursos de abordagem e principalmente aumentar os efetivos, fazer o PM trabalhar menos, pra evitar picos de estresse entre outras coisas.

Link para o comentário

PM mata pra evitar morte; PM fecha a avenida pra evitar que manifestantes fechem a avenida; PM é violenta pra evitar a violência.

Tá tudo errado.

Link para o comentário

Drop+the+gun+or+i+ll+shoot+you+uploaded+

Impossível que eu tenha sido o único a lembrar na hora dessa cena de In Bruges (filmaço, por sinal). "Largue a arma ou eu atiro!"

Link para o comentário

A ação do policial não foi errada não, mas ele foi bastante imperito. O maior errado é o nosso querido Estado, que não tem uma porra duma arma não letal.

Aliás, quem já fez algum curso na polícia sabe que é lamentável as armas que a galera tem lá. Tudo sucateado.

Entre levar um tiro e sobreviver e cometer suicídio é óbvio que a menos complicada é a primeira. Mas como disse, faltou imperícia. Se o tiro tivesse sido só no braço tava todo mundo dizendo que o policial fez bem.

A questão de ser necessário ou não, é preciso julgar. Ninguém tava lá pra saber como tava a situação.

Silveira, atirar no braço é mil vezes mais complicado acertar (alvo menor, que se movimenta muito)... geralmente o policial é treinado pra acertar o centro de massa (ou seja, distribuir headshots é coisa de filme) e neutralizar o alvo o mais rápido possível. Se tenta acertar o braço e erra é uma bala ricocheteando por aí

Link para o comentário

• 3 semanas atrás...

Confuso ver isso tudo.

Em primeiro lugar, é visível o despreparo policial. Não importa a ação do sujeito, a reação foi desproporcional. Atirar contra um cara querendo se matar? (Policia não deveria prezar pela vida? - Se não, nem deveria ser deslocada para o local). O choque resolveria, sim, só que se não tinha em mãos, é uma opção inexistente. Se os policiais quisessem chegar sem fazer maior dano, olha quantas vezes o cara esteve no chão, largou o facão, pegou de novo. Algo poderia ter sido PLANEJADO, no mínimo. 

No final das contas, era mais fácil não ter ido e deixado o cara se matar por conta própria. Mesmo achando que o sujeito queria qualquer outra coisa (atenção, por ex) do que se matar. Se o desejo fosse real, o parasita teria cortado as próprias tripas fora antes da polícia sequer chegar lá. 

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...