Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Falando sobre táticas


raffaelararipe

Posts Recomendados

No meu computador a imagem aparece. Se você pode me sugerir um site brasileiro pra colocar as imagens, seria melhor talvez.

O zagueiro Bom de Bola, tem como papel de Bloquear. Os dois zagueiros nos lados tem essa função e jogam na mesma linha. O mais central joga em cobertura. Na verdade, o zagueiro bom de bola joga vertical unicamente quando tem uma oportunidade de contra ataque. So uso esse tipo de jogador quando tenho um no elenco, senão se perde muitas bolas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

No meu computador a imagem aparece. Se você pode me sugerir um site brasileiro pra colocar as imagens, seria melhor talvez.

Quando você vai postar algo, embaixo do texto que está sendo escrito, você pode escolher arquivos do seu PC e carregá-los sem precisar hospedar a imagem em nenhum site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu computador a imagem aparece. Se você pode me sugerir um site brasileiro pra colocar as imagens, seria melhor talvez.

O zagueiro Bom de Bola, tem como papel de Bloquear. Os dois zagueiros nos lados tem essa função e jogam na mesma linha. O mais central joga em cobertura. Na verdade, o zagueiro bom de bola joga vertical unicamente quando tem uma oportunidade de contra ataque. So uso esse tipo de jogador quando tenho um no elenco, senão se perde muitas bolas.

Depois em casa, em outra máquina as imagens apareceram. Sei la ;s

Entendi, estava pensando outra coisa, mas está esclarecido já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, queria colocar uma imagem da posição media dos jogadores durante um jogo  pra te mostrar onde ficam os zagueiros mas quando vou postar, so aparece "Inserir outra midia"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, agora na minha 3ª temporada no United consegui desenvolver uma tática mais segura, resultados:

Premier League: 36 Jogos - 29 Vitórias - 5 Empates - 2 Derrotas (Campeão antecipado) - 104 Gols Pró - 16 Gols Sofridos.

UCL: Cai na semi-final diante da Inter.

 

Algumas coisas que observei: 1) Jogo sem extremos, e com forma de jogo "Jogar pelo meio", não sei se por isso, mas meus laterais que jogam com função de atacar ficaram com muito mais liberdade do que antes (Shaw 20 assistências na liga). 2) No meio coloco 1 Recuperador de bola na frente da zaga e na linha central um médio box-to-box e um Armador Móvel, dessa maneira o time ficou incrivelmente compacto defensivamente, já que os 3 + os 4 da linha de trás marcam muito, e quanto a transição ofensiva, além dos laterais, o médio box-to-box e o Armador móvel vão para o ataque quando o time tem a bola, e se juntam aos 3 homens da frente, 01 atacante sombra que sempre chega com muita liberdade, 01 falso nove pra confundir a marcação adversária (Memphis artilheiro da premier league nessa função com 27 gols em 26 jogos) e 01 Atacante recuado pra "armar" as jogadas pro atacante sombra e pro falso 09, embora no plano tático ele seja o mais avançado. Porque coloquei 3 atacantes com funções "defensivas"? também visando a retomada de bola na frente, embora jogue com a linha de defesa "normal" para não expor tanto o time, ainda assim roubo muita bola na frente já que TODO MUNDO MARCA.

Quanta a instrução da equipe, jogamos com intensidade no máximo, e como já falei a linha defensiva normal. Embora não use extremos, mandei o time ficar bem aberto, com a função com pontas, pros laterais terem espaço. Pressão ao máximo, a saída de bola "Pelo Meio" e Jogar a partir da defesa e ainda levar a bola até a area e procurar sobreposições. Cruzamentos tenho pedido p/ fazerem lançados já que não temos um 9 tradicional. Basicamente é isso, gostaria de mandar print aqui mas toda vez que tiro print (seja a tecla print ou alt + f9) tá printando o windows e não a tela do FM. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, agora na minha 3ª temporada no United consegui desenvolver uma tática mais segura, resultados:

Premier League: 36 Jogos - 29 Vitórias - 5 Empates - 2 Derrotas (Campeão antecipado) - 104 Gols Pró - 16 Gols Sofridos.

UCL: Cai na semi-final diante da Inter.

 

Algumas coisas que observei: 1) Jogo sem extremos, e com forma de jogo "Jogar pelo meio", não sei se por isso, mas meus laterais que jogam com função de atacar ficaram com muito mais liberdade do que antes (Shaw 20 assistências na liga). 2) No meio coloco 1 Recuperador de bola na frente da zaga e na linha central um médio box-to-box e um Armador Móvel, dessa maneira o time ficou incrivelmente compacto defensivamente, já que os 3 + os 4 da linha de trás marcam muito, e quanto a transição ofensiva, além dos laterais, o médio box-to-box e o Armador móvel vão para o ataque quando o time tem a bola, e se juntam aos 3 homens da frente, 01 atacante sombra que sempre chega com muita liberdade, 01 falso nove pra confundir a marcação adversária (Memphis artilheiro da premier league nessa função com 27 gols em 26 jogos) e 01 Atacante recuado pra "armar" as jogadas pro atacante sombra e pro falso 09, embora no plano tático ele seja o mais avançado. Porque coloquei 3 atacantes com funções "defensivas"? também visando a retomada de bola na frente, embora jogue com a linha de defesa "normal" para não expor tanto o time, ainda assim roubo muita bola na frente já que TODO MUNDO MARCA.

Quanta a instrução da equipe, jogamos com intensidade no máximo, e como já falei a linha defensiva normal. Embora não use extremos, mandei o time ficar bem aberto, com a função com pontas, pros laterais terem espaço. Pressão ao máximo, a saída de bola "Pelo Meio" e Jogar a partir da defesa e ainda levar a bola até a area e procurar sobreposições. Cruzamentos tenho pedido p/ fazerem lançados já que não temos um 9 tradicional. Basicamente é isso, gostaria de mandar print aqui mas toda vez que tiro print (seja a tecla print ou alt + f9) tá printando o windows e não a tela do FM. 

 

Tem um atalho no próprio jogo para isso, esqueci agora qual é...

Quem você de avançado recuado? Qual a mentalidade da equipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, agora na minha 3ª temporada no United consegui desenvolver uma tática mais segura, resultados:

Premier League: 36 Jogos - 29 Vitórias - 5 Empates - 2 Derrotas (Campeão antecipado) - 104 Gols Pró - 16 Gols Sofridos.

UCL: Cai na semi-final diante da Inter.

 

Algumas coisas que observei: 1) Jogo sem extremos, e com forma de jogo "Jogar pelo meio", não sei se por isso, mas meus laterais que jogam com função de atacar ficaram com muito mais liberdade do que antes (Shaw 20 assistências na liga). 2) No meio coloco 1 Recuperador de bola na frente da zaga e na linha central um médio box-to-box e um Armador Móvel, dessa maneira o time ficou incrivelmente compacto defensivamente, já que os 3 + os 4 da linha de trás marcam muito, e quanto a transição ofensiva, além dos laterais, o médio box-to-box e o Armador móvel vão para o ataque quando o time tem a bola, e se juntam aos 3 homens da frente, 01 atacante sombra que sempre chega com muita liberdade, 01 falso nove pra confundir a marcação adversária (Memphis artilheiro da premier league nessa função com 27 gols em 26 jogos) e 01 Atacante recuado pra "armar" as jogadas pro atacante sombra e pro falso 09, embora no plano tático ele seja o mais avançado. Porque coloquei 3 atacantes com funções "defensivas"? também visando a retomada de bola na frente, embora jogue com a linha de defesa "normal" para não expor tanto o time, ainda assim roubo muita bola na frente já que TODO MUNDO MARCA.

Quanta a instrução da equipe, jogamos com intensidade no máximo, e como já falei a linha defensiva normal. Embora não use extremos, mandei o time ficar bem aberto, com a função com pontas, pros laterais terem espaço. Pressão ao máximo, a saída de bola "Pelo Meio" e Jogar a partir da defesa e ainda levar a bola até a area e procurar sobreposições. Cruzamentos tenho pedido p/ fazerem lançados já que não temos um 9 tradicional. Basicamente é isso, gostaria de mandar print aqui mas toda vez que tiro print (seja a tecla print ou alt + f9) tá printando o windows e não a tela do FM. 

 

Muito bom, queria entender melhor como esta o posicionamento dos 3 a frente, voce usa os laterais com total liberdade atacando pela pontas... os 3 da frente ficam um mais recuado e o falso9 e o sombra na area, sem extremos né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, queria entender melhor como esta o posicionamento dos 3 a frente, voce usa os laterais com total liberdade atacando pela pontas... os 3 da frente ficam um mais recuado e o falso9 e o sombra na area, sem extremos né?

Sim, na formação fica o Atacante recuado como o mais avançado, o Falso nove um pouco mais abaixo e o atacante sombra na posição que se coloca o Meia-Atacante sacou? Não tenho nenhum extremo, tirando meus laterais todos jogadores estão posicionados no centro, porém na instrução digo pra jogar com pontas, aí como só tem os laterais, eles avançam e cruzam "lançado" pros três da frente chegarem de frente pra bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um atalho no próprio jogo para isso, esqueci agora qual é...

Quem você de avançado recuado? Qual a mentalidade da equipe?

Escalação é 

DE GEA 

CARVAJAL (LATERAL- ATACAR)

DE VRIJ (ZAGUEIRO - DEFENDER)

JONES (ZAGUEIRO - DEFENDER)

SHAW (LATERAL - ATACAR)

GINTER (MEDIO RECUPERADOR DE BOLA - DEFENDER)

JOÃO MÁRIO (ÁREA A ÁREA)

POGBA (ARMADOR MÓVEL)

GOTZE (ATACANTE SOMBRA)

DEPAY (FALSO 9)

ROONEY (ATACANTE RECUADO - APOIAR)

 

Mentalidade uso atacante. O atalho é o ALT +F9, já tentei de todo jeito e não consegui :/ se alguém souber o que é isso eu tiro print completo da tática e mando pra vocês.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pelo visto todos nós chegamos a mesma conclusão que sem os laterais não se joga, a SI vai ter q ajustar para que as outras partes do campo de pra se jogar com eficiência. Também percebi a mesma coisa q o amigo ai com salve com o Manchester. Se colocar ataque pelo meio e afunilar, o seu lateral ganha liberdade louco, corre sem marcação, cruza fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mentalidade uso atacante. O atalho é o ALT +F9, já tentei de todo jeito e não consegui :/ se alguém souber o que é isso eu tiro print completo da tática e mando pra vocês.

 

É no F12 que tira print se não estou enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui pessoal, taí a imagem do desenho tático como falei e das instruções da equipe. Alguns detalhes que não mencionei anteriormente: a) Não uso instruções individuais. b) Até agora não encontrei um escanteio legal, quase não faço gols de bola parada..

 

Nessa segunda temporada (quarta no save) o ataque continua rendendo, mas a defesa, a principio tá levando muitos gols, o que tou achando estranho já que trouxe o varane que seria um PLUS na minha zaga, mas não tá surtindo efeito..IMG]

 

IMG]IMG]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, queria colocar uma imagem da posição media dos jogadores durante um jogo  pra te mostrar onde ficam os zagueiros mas quando vou postar, só aparece "Inserir outra midia".

Abaixo do espaço para inserir o texto, está "escolha os arquivos". Abaixo disso, aparecerá "Imagens Enviadas" e a imagem carregada logo abaixo, e para colocar no texto é só apertar o ícone "+".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo do espaço para inserir o texto, está "escolha os arquivos". Abaixo disso, aparecerá "Imagens Enviadas" e a imagem carregada logo abaixo, e para colocar no texto é só apertar o ícone "+".

Ou sou cego, ou tenho um problema na minha pagina, mas ta.

 

Consegui pessoal, taí a imagem do desenho tático como falei e das instruções da equipe. Alguns detalhes que não mencionei anteriormente: a) Não uso instruções individuais. b) Até agora não encontrei um escanteio legal, quase não faço gols de bola parada..

 

Nessa segunda temporada (quarta no save) o ataque continua rendendo, mas a defesa, a principio tá levando muitos gols, o que tou achando estranho já que trouxe o varane que seria um PLUS na minha zaga, mas não tá surtindo efeito..

Se for possivel, queria saber como ta seu time na posse de bola e nos números de chances? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Nessa segunda temporada (quarta no save) o ataque continua rendendo, mas a defesa, a principio tá levando muitos gols, o que tou achando estranho já que trouxe o varane que seria um PLUS na minha zaga, mas não tá surtindo efeito..

Você está jogando com a pressão muito alta. Isso faz com que os jogadores saiam muito de suas posições para pressionar o adversário. Tente utilizar a pressão muito alta em alguns momentos do jogo, mas não sobre a maior parte do tempo. Acredito que possa melhorar sua defesa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui pessoal, taí a imagem do desenho tático como falei e das instruções da equipe. Alguns detalhes que não mencionei anteriormente: a) Não uso instruções individuais. b) Até agora não encontrei um escanteio legal, quase não faço gols de bola parada..

 

Nessa segunda temporada (quarta no save) o ataque continua rendendo, mas a defesa, a principio tá levando muitos gols, o que tou achando estranho já que trouxe o varane que seria um PLUS na minha zaga, mas não tá surtindo efeito..IMG]

 

IMG]IMG]

Famoso diamante hahaha

Eu usava essa formação sempre também, mas desde o 15 não consegui fazer ela funcionar mais.

Eu estou jogando no 4-1-2-2-1 em casa e  4-2-1-2-1 fora, mas não está fácil, não sei bem ao certo, estou aprendendo com o 16 ainda, mas tem jogos que não tem um lance chave e o que tem, é um gol do Ralf de fora da área, quase do meio e assim acaba, 1x0 pra eles. Pode ser que eu ainda esteja aprendendo, mas isso deixa o cara frustrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por se preocupar mas não aparece, não tem nada abaixo do texto.

O pessoal da PM deixou um tópico ajudando membros novatos, achei uma parte sobre como adicionar imagens que deve interessá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comecei meu save LLM que pretendo desta vez finalmente levar para a Profissão Manager, de leve, uma partida apenas. 

É impressionante como a IA está ajustada. Todas as instruções que eu alterei durante a partida foram "obedecidas" dentro das limitações dos jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal da PM deixou um tópico ajudando membros novatos, achei uma parte sobre como adicionar imagens que deve interessá-lo.

Sou novato aqui mas sei como funciona um forum, sei como colocar uma imagem. Te mostro minha pagina, ai voce vai poder ver que não aparece nada.URL]

345904captureecran.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comecei meu save LLM que pretendo desta vez finalmente levar para a Profissão Manager, de leve, uma partida apenas. 

É impressionante como a IA está ajustada. Todas as instruções que eu alterei durante a partida foram "obedecidas" dentro das limitações dos jogadores.

  Tenho visto que os jogadores tem feito o que queremos, mas acho que com as atualizações desde do lançamento, me parece que o aproveitamento dos nossos atacantes  caiu um pouco, no lançamento do Beta 16.0 , cruzamento na área era sempre perigo de gol ou seu atacante fazia ou dava um trabalho danado para o goleiro tirar (tinha vibração assistindo o jogo). De 5 cabeceio pro gol o seu atacante, cabeceia fraco, o goleiro nem precisa fazer defesa ou cabeceia pra fora isso com um atacante de impulsão 15 ou + e cabeceio 16 ou +, no Beta vc gritava PQP goleiro desgraçado pegou, agora a bola ou vai pra fora ou na mão no goleiro. 

   Mas por outro lado os Cabeceio dos atacante da maquina è gol certo e não importa os atributos cabeceio e impulsão, analisei uns jogos meus, meus zagueiros com impulsão 15 e cabeceio 15, defesa, Marcação e Posicionamento tudo ou 14 ou +. O atacante da maquina Cabeceio, posicionamento, impulsão, sem bola tem 12 ou -  e ganha fácil de 2 zagueiros dentro da área na jogada aéria (ponto forte da minha zaga). Tomei 7 gols em 4 jogos 6 de cabeça (cruzamento) e 1 de penalty. o único time forte que joguei contra foi a Juventus. Tudo bem que a juve é bem melhor que o meu time, e eu joguei com 10 no segundo tempo, mas o ataque da juve quardado e delaby  são nanico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

É que como vc sabe nunca é uma matemática exata né...

Tem todas as situações envolvidas desde a escalação até as contingências do jogo, como a expulsão que você teve, o provável nervosismo dos jogadores, um aumento de confiança do adversário, talvez instruções mais agressivas por parte dele, abrindo mais o jogo, etc. 

Eu digo no meu caso que fiz um único jogo pelo 16.1.1. Vocês vão me achar maluco, mas desde a versão passada eu jogo com todas as instruções coletivas desligadas (no default/padrão) e vou acionando o que eu vejo que vai me dar vantagem em determinado momento de jogo. 

E se na outra versão estava funcionando bem pra mim, nesta então está até mais visível. Ontem por exemplo, eu comecei mal o primeiro jogo pela minha nova equipe, num 4-4-2 básico para não inventar muito na chegada pois não conheço o elenco a fundo ainda. 

Nos primeiros 5 min percebi que o adversário estava jogando com uma linha alta e com ambos os laterais atacando, então, pra aproveitar a avenida que estava ficando por ali, recuei a minha linha defensiva uma casa e mandei isolar a bola pelas laterais, além de mudar o "role" dos meus meio campistas laterais para Ala.

Foi o suficiente para eu fazer um gol dez minutos depois e tocar o terror na defesa adversária até o final do primeiro tempo. Ampliamos antes disso, mas no segundo tempo a equipe cansou e levamos um gol. 

Mas enfim... o que eu tenho instruído os jogadores a fazer vem acontecendo. Ás vezes não dá resultado pq os jogadores são ruins e tal, mas dá pra ver nitidamente que os caras tão executando o que você pede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

{....}

  Sim é verdade, o jogador executar o que se pede é o minimo que um programa tem que fazer, agora um jogo de simulação ele tem que simular a situação de gol e determinar levando em conta todo o jogo e principalmente os atributos, o que faz o jogador de futebol ser bom ou não é exatamente os seu atributos. Um jogador não deixa de ser o Pele ou neymar porque seu time teve um expulso. A partir do momento que se perde a simulação do jogo e o programa apenas executa a jogada programada não leva em conta os atributos por isso as jogadas se repetem da mesma maneira. 

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta.....

 

Se eu tenho 4-2-3-1, com um falso nove (Luan), sendo que o meia armador é um excelente armador ( estamos falando do Douglas do Grêmio ). O que é melhor, usar toque curto e linha alta, distribuindo a bola para as pontas ( Eu tenho o Everton/PedroRocha - atuando como um Segundo atacante cortando para dentro -  no lado esquerdo  e o Giuliano do lado direito - Funcionando como um Armador ), usando cruzamento tenso e levando a bola a área; Ou passos diretos e rápidos, com 2 pontas específicos ( Fernandinho e Ilisinho) cruzando para quem chegar na área ?

Ah, há um outro detalhe... Eu tenho um meia que é bom marcando e bom armando, é o Renato. Se vocês olharem para meu esquema tático, ele está do lado do Edinho ( que só está ali porque o Matheus Biteco está suspenso, como também, o Wallace).

Detalhes:

FM2016_Fernandinho.png

FM2016_Douglas.png

FM2016_Wallace.png

FM2016_Lisinho.png

FM2016_Pedrorocha.png

FM2016_Giuliano.png

FM2016_F9_LUAN.png

FM2016_Vol_renato.png

FM2016_4231.png


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
×
×
  • Criar Novo...