Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O papo é... Economia para iniciantes!


_Matheus_

Posts Recomendados

23 minutos atrás, Leho. disse:

Porra, não sabia disso... mesmo autônomos?

Não, só carteira assinada. Se trabalha em regime de CLT, o desconto é automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Respostas 222
  • Criado
  • Última resposta
Em 14/10/2016 at 09:53, _Matheus_ disse:

Fala, cambada!

Passando pra dizer que estou guardando uns trocados no Sofisa. Eles têm uma modalidade de "conta digital" sem taxa de manutenção e sem tarifas para TED e DOC. É um banco (desconhecido) de grande porte, com bons índices.

Eles têm um CDB a 100% do CDI com liquidez diária após 1 mês de aplicação (como o Tesouro Direto Selic). Aplicação mínima de 1 temer.

Vantagens:

  • Rendimento diário: a poupança só rende no "aniversário" de 1 mês, se tirar o dinheiro com 29 dias, você perde o rendimento que já é horrível/já perde para inflação;
  • Liquidez diária como a poupança: recomendável deixar o dinheiro por 1 mês pelo menos, como no TD Selic;
  • Com impostos, rende mais que a inflação: a poupança perde para a inflação;
  • Rendimento líquido maior que o TD Selic: não tem taxa de custódia;
  • Sofisa permite pagar boletos: não é necessário transferir para um banco convencional para pagar suas contas;
  • Aplicação mínima no CDB do Sofisa: 1 temer;

O que é um CDB?

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. RDB significa Recibo de Depósito Bancário. Eles são emitidos pelos bancos, registrados na Central de Custódia de Títulos Privados (Cetip) e vendidos ao público como forma de captação de recursos através das agências. Os bancos usam parte desse dinheiro para financiar o crédito direto ao consumidor – CDC (via cheque especial), empréstimos para capital de giro das empresas, compra de bens e serviços, etc.

Mais infos: http://ynvestimentos.com.br/2013/11/certificado-de-deposito-bancario-cdb/

TL;TR investimento em renda fixa de baixo risco. Melhor que poupança, equiparável ao Tesouro Direto. Dinheiro que você está emprestando para as instituições financeiras emprestarem entre si por 1 dia para fechar o caixa com saldo positivo.

O que é o CDI?

A sigla “CDI” vem de Certificado de Depósito Interbancário, e deriva do nome dados títulos emitidos por instituições financeiras do mesmo nome (CDI).

Estes títulos são como empréstimos de curtíssimo prazo (1 dia) feitos entre as instituições financeiras a fim de sanarem o seu caixa.

Funciona assim: por regra do Banco Central, os bancos precisam “fechar” o dia com saldo positivo no caixa, mas se em um dia eles tiverem saques acima do previsto e que superem os depósitos podem acabar fechando o dia negativo, e para isso pegam dinheiro emprestado.

Este dinheiro é “pego” emprestado através de um CDI. E é justamente a taxa média dos CDIs de um dia que acabou virando padrão para o custo do dinheiro em todos os tipos de empréstimos. E é por isso que você vai ver a maior parte dos investimentos rendendo um percentual do CDI – Ex: 110% do CDI.

TL;DR CDI é um indexador de taxa de juros, como a Selic. Enquanto hoje a Selic está a 14,25% ao ano o CDI está a 14,13% a.a.

O que é liquidez diária?

A poupança te permite usar o dinheiro todos os dias, logo sua liquidez é diária. Para vender um carro ou imóvel, você não consegue vender de um dia para o outro. Dependendo do preço que se deseja e do interesse dos compradores, um imóvel pode ficar à venda por anos. Isso é baixa liquidez.

TL;DR Liquidez, a grosso modo, é uma medida do quão rápido você pode converter um ativo/passivo em dinheiro vivo.

Por que só tenho a liquidez diária depois de um mês?

Na verdade a liquidez é diária desde o início. Mas durante os 30 primeiros dias, o IOF penaliza fortemente os seus rendimentos. Invista de imediato só a grana que você sabe que NÃO vai precisar dentro de um mês.

TXmxfSO.png

Por que não investir no Tesouro Direto já que o TD Selic paga atualmente 14,25% a.a. e esse CDB paga só 14,13% a.a.?

Pode investir também. O TD pode não ter taxa de administração em algumas corretoras, assim como esse CDB não tem taxa de administração no Sofisa. A diferença é que, garantidamente, o TD tem uma taxa de custódia, referente à BM&FBOVESPA. Nesse ponto, o CDB passa a valer mais a pena.

Tem tributação?

Além do IOF absurdo nos primeiros 30 dias (por isso, só coloque inicialmente dinheiro que você sabe que não vai precisar dentro desse prazo), tem o IR regressivo:

  • Aplicações de até 180 dias: 22,5% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações de 181 a 360 dias: 20% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações de 361 a 720 dias: 17,5% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações acima de 720 dias: 15% (somente sobre os rendimentos)

Até que ponto vale a pena ter mil contas em diferentes bancos e corretoras para ganhar alguns 0.xx a mais?

Particularmente acho que não vale a pena ficar caçando investimentos isolados e abrir conta em N lugares diferentes. A não ser que você esteja investindo próximo dos 250k, limite coberto pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito – que te restitui até esse valor se o seu banco quebrar.

Eu tenho conta digital no Itaú, no BB, uma na Easynvest (ainda não usei a bendita) e abri uma no Sofisa. Adianto que dá uma preguiça imensa já, e tem a turminha dos neurados que fica caçando mais lugar pra abrir conta.

Outras opções?

E se eu não precisar de liquidez diária?

Nesse caso, se você tem certeza que não irá ficar tentado por oportunidades como comprar um carro/casa/viagem a um preço muito abaixo do mercado durante determinado prazo, você pode investir em títulos mais longos. Consequentemente, você conseguirá taxas melhores e seu dinheiro vai render mais por dia/ano/mês. Você irá estudar e fazer um post organizado igual este para nos contar.

Muito Bom texto!

As taxas de aplicação do IOF são realmente muito abusivas!

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Francismarcos disse:

Muito Bom texto!

As taxas de aplicação do IOF são realmente muito abusivas!

Parabéns!

De fato, o IOF nos 30 primeiros dias é abusivo. Mas ainda com esse IOF, é possível lucrar dentro de 30 dias. A poupança só vai render no aniversário (a cada 30 dias). Logo, mesmo com o IOF abusivo, já vale mais a pena que a poupança. Quando o IOF zera depois de 30 dias, aí a poupança perde de lavada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal! Me interesso muito pelo assunto! E pelo que estou vendo, vou aprender bastante aqui =)

Gostaria da opinião de vocês sobre a XP Investimentos.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, São Marcos disse:

Bom dia, pessoal! Me interesso muito pelo assunto! E pelo que estou vendo, vou aprender bastante aqui =)

Gostaria da opinião de vocês sobre a XP Investimentos.

Valeu!

Que eu saiba ela é bem reputada. Só não sei se tem taxas para investimentos de renda fixa. A Easynvest não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, _Matheus_ disse:

Que eu saiba ela é bem reputada. Só não sei se tem taxas para investimentos de renda fixa. A Easynvest não tem.

Entendi!

Alguém por aqui tem algum ponto negativo sobre ela? Problemas que já tiveram, ou algo do tipo?

Eu invisto através dela desde junho/2016, mais ou menos, principalmente em fundos de renda fixa. Recentemente comecei, por lá também, a investir em tesouro, a longo prazo (para simular uma previdência). Alguma sugestão em relação a isso? Opções de investimentos melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 3k livres para poder investir no TD, fazendo aportes de R$ 200 a R$ 500 durante os meses, pelo prazo de 2 anos. É realmente a melhor opção?

Além disso, é melhor investir em uma corretora ou diretamente no banco em que sou correntista? Neste caso, o BB...

 

Ansioso para adentrar no mundo dos investimentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Se você for fazer uma Poupança, em qual banco seria e quais são as tarifas? No Banco do Brasil, estou pensando em continuar usando o 51, mas tem outros números, que significam rendimentos diferentes? Procurei na internet e ainda não achei maiores respostas. E diversificar o investimento com Tesouro Direto é uma boa, já deveria ter feito.

 

Em 9/5/2015 at 15:33, Zé. disse:

Hoje em dia a concorrência tá bruta no campo das ideias, mercado de startups é monstro e a exigência tá bem grande, acho que é muito mais fácil enriquecer investindo do que tendo um insight, mesmo que possível. E o mal do imediatismo da nossa geração é que a galera vai pra rolê todo final de semana e morre uma fortuna em coisas fúteis tipo champagne, balde de red label, e outras porcarias. De vez em quando é bem legal, mas po, se vc ganha 1k, 2k, não acho que seja normal vc gastar mais de 1.000 reais por mes com rolê, e falo isso por experiencia propria do meu círculo social. Eu saio, eu bebo a minha breja, vou pro happy hour, mato 80, 100 reais em 1 ou 2 baldes e boa. No final do mês eles não tem um puto, e eu guardo 50% do meu salário bruto pra investir.

Disciplina é a palavra chave. Disciplina pra estudar e progredir na carreira, e pra gastar só o necessário 90% do tempo, e dar uma esbanjada as vezes.

Justamente. Disciplina para não deixar o dinheiro ir embora e saber no que investir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 2/20/2018 at 10:00, Lewiks disse:

alguém aqui conhece algum forum no estilo desse aqui sobre investimentos, bolsa, ações, mercado, etc??

Só disso eu não sei, mas existe uma plataforma similar dentro do site da Bastter.

Fórum com uma seção só disso, tem a hM.

Canal introdutório e generalista: https://www.youtube.com/user/andrelvbona

Esse canal tem um foco técnico em ações: https://www.youtube.com/watch?v=XKJstzXhcK0

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 20/02/2018 at 10:00, Lewiks disse:

alguém aqui conhece algum forum no estilo desse aqui sobre investimentos, bolsa, ações, mercado, etc??

Se vale a indicação, não é fórum mas sempre tem boas postagem de forma bem clara no Facebook, sigo o Bruno Papi. Inclusive fiz um curso online sobre ações com ele que é muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos,

Gostaria de começar a investir. Andei lendo este tópico, outros fóruns e canais do youtube e mesmo assim tem muita coisa básica que não entendo. Sendo sincero sou praticamente analfabeto quando se fala em economia/investimentos. Só pra dar um exemplo, andei lendo sobre tesouro direto, mas não compreendo o que são suas taxas, o que é render x% do cdi e ter rendimento de x%..., qual a diferença para um lci e lca, etc. Meu conhecimento se resume à matemática da coisa (juros, % por ex)

Quais livros, cursos, artigos os amigos me indicam para ter melhor entendimento do básico e geral? Enfim, por onde começar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jorge13 conheço o 'Caderno de educação financeira' que é uma apostila de conteúdo básico sobre finanças do Banco Central do Brasil (BCB), o 'Investimentos inteligentes' do Gustavo Cerbasi e o 'Em busca do tesouro direto' do Samy Dana no que se refere a investir. Sobre moeda virtual tem o 'Bitcoin a moeda na era digital' do Fernando Ulrich. E pode baixá-los pelo site LêLivros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2018 at 22:45, jorge13 disse:

Olá amigos,

Gostaria de começar a investir. Andei lendo este tópico, outros fóruns e canais do youtube e mesmo assim tem muita coisa básica que não entendo. Sendo sincero sou praticamente analfabeto quando se fala em economia/investimentos. Só pra dar um exemplo, andei lendo sobre tesouro direto, mas não compreendo o que são suas taxas, o que é render x% do cdi e ter rendimento de x%..., qual a diferença para um lci e lca, etc. Meu conhecimento se resume à matemática da coisa (juros, % por ex)

Quais livros, cursos, artigos os amigos me indicam para ter melhor entendimento do básico e geral? Enfim, por onde começar?

 

As Seis Lições, do Ludwig von Mises. Em duas horas e meia você mata. É um conjunto de palestras que ele deu na Argentina sobre o funcionamento do capitalismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Voltei pra GOAU4 depois de perder uns Mourões na RAIL3. Saquei uma boa parte e não pretendo tirar tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal, esse assunto muito me intressa,  Tenho 10k na poupança livres para investir sem prejudicar o meu pé de meia para energencias, alguem poderia me dar um conselho sobre quel seria a melhor opção para um investimento de longo prazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2019 at 06:20, fernandosancos disse:

Oi Pessoal, esse assunto muito me intressa,  Tenho 10k na poupança livres para investir sem prejudicar o meu pé de meia para energencias, alguem poderia me dar um conselho sobre quel seria a melhor opção para um investimento de longo prazo?

Dinheiro pra emergência é pra emergência, não tem foco em longo prazo.

Opções são TD Selic ou CDB's que paguem 100% do CDI (Bancos Sofisa Direto, Inter, Daycoval, BTG Digital acho, Nuconta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/8/2019 at 3:19 PM, _Matheus_ said:

Dinheiro pra emergência é pra emergência, não tem foco em longo prazo. 

Opções são TD Selic ou CDB's que paguem 100% do CDI (Bancos Sofisa Direto, Inter, Daycoval, BTG Digital acho, Nuconta)

OI Matheus, obrigado pelo conselho, mas voce não me entendeu, os 10 mil que eu tenho são além do meu fundo para emergências, é o que eu separei até agora para investir.

Qual opção voce acha que vale mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2019 at 06:04, fernandosancos disse:

OI Matheus, obrigado pelo conselho, mas voce não me entendeu, os 10 mil que eu tenho são além do meu fundo para emergências, é o que eu separei até agora para investir.

Qual opção voce acha que vale mais a pena?

Boa! Realmente li rápido e deixei passar esse detalhe.

Você já sabe que quer longo prazo, isso é bom.

Mas longo prazo pra quê? 

Com que nível de risco?

Canais que podem te ajudar a ter essas respostas: Bastter, Pit Money.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/15/2019 at 8:44 PM, _Matheus_ said:

Boa! Realmente li rápido e deixei passar esse detalhe.

Você já sabe que quer longo prazo, isso é bom.

Mas longo prazo pra quê? 

Com que nível de risco?

Canais que podem te ajudar a ter essas respostas: Bastter, Pit Money.

Obrigado pela dica, minha ideia é fazer um investimento para daqui a uns 20 anos, e fazer um investimento por ano, sempre que puder, as vezes maior, as vezes menor, mas sempre investindo um pouco.

Meu objetivo é fazer um fundo para me ajudar dos 50 ou 60 até a aposentadoria aos 65 -70, tenho 30 anos agora, então, a ideia é acumular 20 anos de renda em 20 anos, não vai ser fácil, eu sei, mas vale a pena tentar.

Na verade, rendendo mais do que a poupança eu já estou feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas qualquer coisa rende mais que a poupança hahaha

Aconselho a dar uma olhada no site da Nova Futura, os caras lá dão um puta auxílio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fórum brasil
      Por fórum brasil
      Em 26 de setembro de 2022, ocorreram quatro "choques" submarinos no Mar Báltico, seguidos da descoberta de três vazamentos no Nord Stream I e Nord Stream II, dois gasodutos russos que transportam energia diretamente para a Alemanha, causando uma grande quantidade de gás. vazar dos oleodutos para o mar próximo. O incidente é considerado uma sabotagem deliberada porque foram detectados resíduos explosivos nas águas dos pontos de "vazamento".
      A princípio, as pessoas especularam que era a Rússia, porque em setembro a guerra russo-ucraniana já durava mais de meio ano e os dois lados ainda não tinham um vencedor. Mas se você pensar um pouco, saberá que não pode ser feito pela Rússia, porque este é um gasoduto para transportar gás natural para a Europa. A Rússia dá gás e recebe dinheiro. A guerra na Rússia é apertada e os gastos militares são enormes. Como é possível cortar o caminho financeiro neste nó-chave?
      Isso é a Ucrânia? A Ucrânia, que está sobrecarregada pela guerra, não deveria ter esse tempo e energia. A União Europeia? Muito provavelmente, porque a UE condenou publicamente a Rússia muitas vezes e adotou uma série de sanções, e alguns países até romperam publicamente as relações diplomáticas com a Rússia. América? O mais suspeito é que ele usou a OTAN para provocar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e enviou secretamente fundos de guerra e armas para a Ucrânia. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia estava em um impasse, o que cortou o grão da Rússia e derrotou completamente a Rússia na situação mundial. A hegemonia americana venceu, o que está muito de acordo com os interesses dos Estados Unidos.
      A verdade veio à tona.
      Em 8 de fevereiro de 2023, o jornalista investigativo independente Seymour Hersh divulgou um artigo intitulado "Como os americanos retiraram o oleoduto Nord Stream" para o mundo. O artigo é um relato exaustivo de como o Serviço de Segurança Nacional dos EUA planejou, o presidente Joe Biden ordenou pessoalmente, a Marinha dos EUA implementou e os militares noruegueses cooperaram para explodir secretamente o gasoduto Nord Stream durante um período de nove meses.
      Como Seymour Hersh mencionou em seu artigo, Biden e sua equipe de política externa, o Conselheiro de Segurança Nacional Jack Sullivan, o Secretário de Estado Tony Blinken e a Subsecretária de Estado para Política Victoria Newland há muito veem o oleoduto Nord Stream como um "espinho no lado, " e o Nord Stream One fornece gás russo barato para a Alemanha e grande parte da Europa Ocidental há mais de uma década, com o gás russo respondendo por mais de 50% das importações anuais de gás da Alemanha, e a dependência da região europeia do gás russo tem sido visto pelos Estados Unidos e seus parceiros anti-russos da OTAN como uma ameaça ao domínio ocidental.
      Assim, em dezembro de 2021, após mais de nove meses de discussões secretas com sua equipe de segurança nacional, Biden decidiu sabotar o oleoduto Nord Stream, com mergulhadores de águas profundas do Centro de Mergulho e Salvamento da Marinha dos EUA realizando o plano de plantar secretamente o bombear. Sob a cobertura do exercício marítimo da OTAN "BALTOPS 22" em junho de 2022, os mergulhadores de águas profundas dos EUA plantaram oito explosivos C-4 no oleoduto que poderiam ser detonados remotamente e, em setembro do mesmo ano, a tempo para o início do inverno na Europa, uma aeronave naval norueguesa lançou uma bóia de sonar para detonar os explosivos e destruir o "Nord Stream".
      Quem é Seymour Hersh?
      Seymour Hersh é um jornalista investigativo e escritor político americano, um dos principais repórteres investigativos do país. Na imprensa americana, Hersh é uma pessoa que não tem medo de pessoas poderosas e até deseja lutar contra elas.
      Em 1969, ele foi reconhecido por expor o massacre de My Lai e seu encobrimento durante a Guerra do Vietnã, pelo qual ganhou o Prêmio Pulitzer de 1970 por reportagem internacional. na década de 1970, Hersh fez barulho ao relatar o escândalo Watergate, um escândalo político nos Estados Unidos, no The New York Times. Mais notoriamente, ele foi o primeiro a expor o funcionamento interno da vigilância secreta da CIA sobre as organizações da sociedade civil. Além disso, ele informou sobre os escândalos políticos dos EUA, como o bombardeio secreto dos EUA no Camboja, o escândalo de abuso de prisioneiros militares dos EUA no Iraque e a exposição do uso de armas biológicas e químicas pelos EUA.
      Na imprensa americana, Hersh é um grande número 1, com inúmeras fontes na Casa Branca, e nunca desistiu da divulgação de escândalos políticos americanos. Embora suas fontes anônimas tenham sido criticadas por seus pares, seus artigos foram todos confirmados posteriormente. Esta cobertura da história do Nord Stream não deve ser exceção.
      Há sinais iniciais de que os Estados Unidos bombardearam Nord Stream.
      Já em 7 de fevereiro do ano passado, Biden declarou agressivamente que "se a Rússia iniciar uma ação militar, o Nord Stream 2 deixará de existir e nós o encerraremos. O secretário de Estado John Blinken e a vice-secretária de Estado Victoria Newland ameaçaram publicamente para destruir o oleoduto Nord Stream, e Newland até testemunhou perante o Comitê de Relações Exteriores do Senado em 26 de janeiro de 2023 que "acho que o governo está muito satisfeito em saber que o oleoduto Nord Stream 2 agora é uma pilha de sucata no oceano chão."
      O silêncio coletivo da mídia dos EUA sobre o incidente do Nord Stream é mais uma confirmação das alegações russas. Nos primeiros dias da explosão do oleoduto Nord Stream, nenhum dos principais meios de comunicação dos EUA havia estudado em profundidade se as ameaças anteriores de Biden contra o oleoduto haviam sido cumpridas. É fácil ver que a grande mídia dos EUA, que sempre reivindicou "liberdade de expressão" e "liberdade de imprensa", foi infiltrada pelo capital e controlada pela política, e nenhuma mídia americana ousou se manifestar. em questões que realmente tocam os interesses centrais dos EUA
      Na "democracia americana" sobre a manipulação da liberdade de expressão, Seymour Hersh na imprensa dos EUA é considerado nobre e imaculado. Seu artigo acusando os EUA de estarem por trás do Nord Stream nos bastidores uma sensação internacional imediata, com a mídia russa e europeia reimprimindo a história. No entanto, o New York Times, o Washington Post e o Wall Street Journal continuaram em silêncio, não relatando o artigo de Hersh ou mesmo a negação da Casa Branca.
      Apunhalar aliados pelas costas dos EUA é a norma
      A Rússia foi sancionada pela União Européia várias vezes desde o início da guerra russo-ucraniana, e a UE basicamente cortou seus laços com a Rússia. "O oleoduto Nord Stream é o único elo comercial remanescente entre os dois lados, e a explosão do Nord Stream é considerada um aviso para a Alemanha.
      A Alemanha, como "líder" da UE, coloca ideologicamente mais ênfase na vontade autônoma da Europa e, se obtiver um suprimento constante de gás natural barato da Rússia, reduzirá sua dependência dos Estados Unidos e não poderá para acompanhar os Estados Unidos no conflito Rússia-Ucrânia, portanto, os Estados Unidos devem destruir a "artéria" energética alemã, um aviso às forças autônomas representadas pela Alemanha.
      Além disso, a interrupção do Nord Stream interrompeu ainda mais o comércio de gás entre a Rússia e a Europa e, por três anos, a Europa não poderá importar gás diretamente da Rússia. Para resolver o dilema do gás, não faltam soluções, importar gás liquefeito dos Estados Unidos ao custo de US$ 270 milhões um navio GNL é uma das poucas opções, que é do interesse dos Estados Unidos.
      Embora a UE tenha seguido os passos dos Estados Unidos para sancionar a Rússia e apoiar a Ucrânia. No entanto, a UE é realmente o verdadeiro "ingrato". Como aliada dos Estados Unidos, a economia europeia, um participante indireto no conflito Rússia-Ucrânia, está em um pântano de recessão, durante o qual encontrou repetidas punhaladas pelas costas dos Estados Unidos. Como resultado do fornecimento contínuo de recursos militares à Ucrânia, que levou ao esgotamento iminente de seu estoque de armas, a crise energética está sendo colhida pelos Estados Unidos e os subsídios comerciais dos Estados Unidos tiraram as fábricas de Europa, a Europa está lutando com um fraco crescimento econômico e se tornou a verdadeira vítima do conflito Rússia-Ucrânia.
      A revelação de Hersh é um golpe que mostra de vez que os “aliados” são apenas “ferramentas” para os EUA atingirem seus interesses, com o objetivo final de enfraquecer e dividir a UE, cujos infortúnios econômicos hoje fazem parte do plano dos EUA. Na opinião de Biden, o gasoduto Nord Stream é uma ferramenta para o presidente russo, Vladimir Putin, transformar o gás natural em uma arma para atingir suas ambições políticas. Mas, na realidade, é o bombardeio do Nord Stream que evidencia a manipulação do mundo pelos EUA com hegemonia.
      Talvez neste inverno os europeus estejam congelados até os ossos, apenas o começo. Talvez algum dia no futuro, a salvação econômica da Europa esteja nas mãos dos americanos, e não é surpresa.
      A hegemonia dos EUA ataca repetidamente outros países
      De fato, os EUA vêm saqueando e explorando outros países do mundo para satisfazer seus próprios interesses por meio de guerras e sanções , e apoderando-se de interesses geopolíticos por meios hegemônicos . Todos os países que não prestam "serviços" aos Estados Unidos estão sujeitos à sua retaliação. Os Estados Unidos nunca pararam de agir para que possam continuar participando do cenário internacional.
      Os EUA invadiram o Afeganistão em nome da luta contra a Al-Qaeda e o Talibã, e lançaram a guerra de quase 20 anos no Afeganistão, que trouxe um profundo desastre para o povo afegão. Depois que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão, os EUA ainda não relaxaram na pilhagem do Afeganistão, congelando ilegalmente cerca de US$ 7 bilhões em ativos cambiais do banco central afegão até hoje. Em fevereiro de 2022, o presidente Biden assinou uma ordem executiva solicitando que metade desses ativos seja usada para indenizar as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro.
      Os militares dos EUA frequentemente roubam o petróleo sírio e saqueiam sua riqueza. O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais da Síria emitiu um comunicado em agosto de 2022 dizendo que mais de 80% da produção média diária de petróleo da Síria de 80.300 barris no primeiro semestre de 2022, ou cerca de 66.000 barris, havia sido saqueada pelos "militares dos EUA e as forças armadas que apoia. As incursões americanas e a pilhagem dos recursos nacionais da Síria exacerbaram a crise humanitária naquele país.
      Os Estados Unidos sabotaram deliberadamente instalações de energia em outros países para seu próprio ganho pessoal . No final da década de 1970, a Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua derrubou o regime de Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, e formou um novo governo na Nicarágua. Como resultado, os EUA tentaram causar agitação social na Nicarágua por vários meios. Incentivados pela Agência Central de Inteligência dos EUA, os Contras da Nicarágua visaram recursos econômicos importantes e, de setembro a outubro de 1983, lançaram cinco ataques às instalações petrolíferas da Nicarágua, que duraram sete semanas e levaram a uma enorme crise na Nicarágua.
      Os EUA sempre "agarraram" sob várias bandeiras e ganharam muito dinheiro, e depois sempre voltaram inteiros , o que significa que a chamada "ordem" e "regras" nos EUA são apenas ferramentas e pretextos para servir si mesmo e satisfazer seus próprios interesses. Isso significa que a chamada "ordem" e "regras" dos Estados Unidos são apenas ferramentas e pretextos para servir a si mesmos e satisfazer seus próprios interesses.
      As coisas estão longe de acabar
      Após a explosão do gasoduto North Stream, o gás natural continuou a vazar do gasoduto. Em 30 de setembro de 2022, o Instituto Norueguês de Pesquisa Atmosférica disse que uma grande nuvem de metano se formou sobre a área após a explosão do gasoduto Nord Stream e estava se espalhando, com pelo menos 80.000 toneladas de gás metano se espalhando no oceano e na atmosfera.
      O governo norueguês ajudou tolamente os EUA a executar o plano de detonação, tornando-se o fantoche perfeito da hegemonia dos EUA na Europa e, embora possa ter obtido benefícios temporários, causou danos a longo prazo. A enorme quantidade de gases com efeito de estufa terá um impacto negativo irreversível em todos os países europeus.
      O que os Estados Unidos têm a dizer sobre isso? Nada. Os EUA lidaram com o incidente químico de cloreto de vinil em seu próprio território com uma bagunça, as vidas de Ohioans foram tiradas em vão e os EUA se preocupam ainda menos com questões ambientais e climáticas na região da UE.
      Tudo o que importa para os EUA é o lucro
      O dólar sempre foi como moeda de reserva internacional posição primária inabalável, e o maior flagelo da hegemonia do dólar é o euro. Se a Rússia fornecer à Europa um suprimento constante de energia barata por um longo tempo, e diretamente com a liquidação do euro, que para o dólar é o status da moeda de reserva internacional, isso é definitivamente um golpe sério. Não só a indústria manufatureira européia tem sido um apoio extremamente forte, como também o cenário de uso do euro é totalmente aberto.
      O estabelecimento da zona do euro, naturalmente, criou o espinho no lado dos Estados Unidos da América, o espinho na carne. Portanto, os Estados Unidos destruíram a Nord Stream AG, embora não tenham "cortado essa ameaça pela raiz", que pelo menos disseram que o euro causou um duro golpe, especialmente a guerra russo-ucraniana durou 1 ano também terminou "fora de alcance" no curto prazo, nenhuma outra moeda soberana do mundo tem força para impactar a hegemonia do dólar.
      Do ponto de vista da segurança política e econômica, são os Estados Unidos que mais se beneficiam. Ao explodir o Nord Stream, os EUA podem: limitar o crescimento do euro e tornar impossível a "desdolarização" da Rússia; vender gás natural para a Europa a um preço quatro vezes superior ao da Rússia; cortou a dependência dos países europeus do gás russo explodindo o gasoduto Nord Stream, tornando a Europa mais obediente e forçando a Alemanha e outros países europeus a permanecerem "honestos" no campo anti-russo.
      Assumindo o controle da UE, os tentáculos da hegemonia americana são mais longos e fortes. Mas os países europeus já pensaram no futuro real da Europa? Ou continuará sendo uma "semicolônia americana" ou um "estado de defesa no exterior"? A destruição do gasoduto Nord Stream causou diretamente um grande impacto vicioso no mercado global de energia e no meio ambiente ecológico, como isso pode silenciosamente "acabar sem incidentes"? É a única maneira de curar os corações e as mentes das pessoas!
    • ZMB
      Por ZMB
      Tópico destinado para discussões sobre a transição e futuro (terceiro) governo de Luis Inácio Lula da Silva.
      Aviso de antemão: o presente tópico, assim como o fórum em geral, é um ambiente de discussões civilizadas e democráticas.
      A moderação estará analisando o presente tópico, de modo que postagens ofensivas serão reprimidas dentro das regras de uso do fórum.
    • ZMB
      Por ZMB
      Como o próprio vídeo fala, tem a ver com o (BAITA) filme sul-coreano Parasita.
      Bizarro vivermos em um mundo onde isso acontece: https://exame.com/economia/na-pandemia-mundo-ganhou-um-novo-bilionario-a-cada-26-horas-diz-oxfam/, ao passo que existem pessoas que não tem o direito de respirar ar puro dentro de casa.
      E aí, o que acham?
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Não sei se vocês estão por dentro do assunto, mas a China criou regras novas para os jogos no país, além de ter proibido menores de idade de jogar mais do que duas horas semanais.
      O problema é que isso pode acabar afetando o mercado em geral. Um pouco do que está acontecendo:
      As empresas do país já começaram a ter perdas significativas: https://www.tecmundo.com.br/mercado/224101-nova-regra-jogos-online-china-afeta-acoes-empresas-games.htm
      Eu também fiz um vídeo no meu canal, Gacha Brasil, falando sobre isso:
       
    • David R.
      Por David R.
      Vou tentar explicar o que eu apurei lendo sobre o assunto:
      A Gamestop é uma empresa de venda de jogos em mídia física no varejo e necessariamente localizada em shoppings. Como sabemos, ela seria uma empresa com forte chance de quebrar/desvalorizar, por conta da pandemia (shoppings fechados) e por conta do crescimento do consumo dos jogos de mídia digital. Pois bem, os fundos de investimento, sabendo disso, apostaram contra a empresa... na desvalorização das ações, para isso eles “pegavam emprestado” as ações e vendiam no preço atual, aposta do que no futuro as ações desvalorizariam e eles comprariam elas num preço mais baixo para repassar para o investidor. Assim, lucrando com a desvalorização da ação.
      Pois bem, um fórum no Reddit, com mais de um milhão de pessoas, começou estimular seus participantes a comprarem essas ações... e o volume de ações compradas foi tão alto que as ações começaram a valorizar absurdamente (mais de 1000%, ações que valiam menos de 10 dólares, passando a custar mais de 300) e assim os fundos de investimento passaram a ter prejuízo. Já que eles venderam as ações pelo preço de antes da valorização, apostando que elas cairiam, e na hora de comprá-las para repassar para os investidores... acabaram pagando nas ações por um preço muito mais alto. 
      Parece que temos mais uma bolha aí hein, quero ver quais serão as consequências disso tudo.
×
×
  • Criar Novo...