Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

10 livros que toda criança deveria ler antes de deixar a escola


PsychoShow

Posts Recomendados

George Orwell’s dystopian masterpiece 1984 has beaten Harry Potter to the top of a list of books that “every student should read before leaving secondary school”. The selection, dominated by classic literature, was chosen by 500 teachers.

1. Nineteen Eighty-Four by George Orwell

2. To Kill a Mockingbird by Harper Lee

3. Animal Farm by George Orwell

4. Lord of the Flies by William Golding

5. Of Mice and Men by John Steinbeck

6. The Harry Potter series by J K Rowling

7. A Christmas Carol by Charles Dickens

8. The Catcher in the Rye by J D Salinger

9. Great Expectations by Charles Dickens

10. Pride and Prejudice by Jane Austen

http://i100.independent.co.uk/article/the-10-books-every-child-should-read-before-they-leave-school--ZJKJg3s1Ne

Não sei se Orgulho e Preconceito da Jane Austen seria um livro adequado para meus futuros filhos.

Revolução dos Bichos é ideal, já que Orwell escreve na forma de fábula. 1984 é um livro bastante pesado, talvez quando estejam já no ensino médio.

Senhor das Moscas é outro livro incrível, lá pra quando a criança tenha seus 11-12 anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria eu ter lido tudo isso quando criança, realmente são livros que abriram demais a mente, tá loco! Li uns 6 dessa lista e recomendo absolutamente todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não tive a oportunidade de ler O Apanhador no Campo de Centeio, mas quem leu só é elogios ao livro. Não tive oportunidade de me aprofundar na obra de Dickens, já que Great Expectations, por exemplo, são em três volumes. Não li A Christmas Carol, mas li Oliver Twist já meio velho e que me marcou; deveria estar nessa lista.

To Kill A Mockingbird (O Sol É Para Todos) também não li, mas vi o filme. Filmaço-aço-aço. Com o Robert Redford ainda novinho, mas já mostrando um enorme talento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1984 no topo, mas Brave New World nem na lista? Vacilo isso.

 

Acho que eu só li os dois do Orwell dessa lista, mas ainda vou ler pelo menos To Kill a Mockingbird e The Catcher in the Rye.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo que são bons livros e que quem leu diz: porque não li isso mais cedo? Mas criança lendo isso é a mesma coisa que socar livro chato, do mesmo naipe dos que já lemos.

 

Mulecadinha tinha que ler uns livros mais leves tipo os do GoT, pra criar o hábito de devorar livros. Só no primeiro ano colocar livros mais densos. Meu hábito de leitura nasceu tardiamente por causa de leituras chatas de colégio que a gente tinha que ler por obrigação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo que são bons livros e que quem leu diz: porque não li isso mais cedo? Mas criança lendo isso é a mesma coisa que socar livro chato, do mesmo naipe dos que já lemos.

 

Mulecadinha tinha que ler uns livros mais leves tipo os do GoT, pra criar o hábito de devorar livros. Só no primeiro ano colocar livros mais densos. Meu hábito de leitura nasceu tardiamente por causa de leituras chatas de colégio que a gente tinha que ler por obrigação.

O título do artigo é mal escrito, mas eu considerei como criança o adolescente até os 17,18 que termina o EM.

 

Não sei qual a faixa etária dessa mulecadinha mas GoT não é um livro leve e definitivamente não é uma leitura fácil. Talvez pessoas que não tenham o hábito da leitura até se animem a ler por causa do hype da série, mas tenho minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu entendo que são bons livros e que quem leu diz: porque não li isso mais cedo? Mas criança lendo isso é a mesma coisa que socar livro chato, do mesmo naipe dos que já lemos.

 

Mulecadinha tinha que ler uns livros mais leves tipo os do GoT, pra criar o hábito de devorar livros. Só no primeiro ano colocar livros mais densos. Meu hábito de leitura nasceu tardiamente por causa de leituras chatas de colégio que a gente tinha que ler por obrigação.

 

GoT é horrível para se incentivar o hábito da leitura. É um livro arrastado a partir do 3º livro, a história dá muitas indas e vindas, e não apresenta dinamismo até determinado ponto. Livros interessantes para incentivar leitura tem que ser curtos, dinâmicos, e que o pessoal possa ler em uma ou duas sentadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que pra incentivar a leitura nas crianças, tem que começar com livros curtos, que nem aqueles paradidáticos que te davam no colégio para você ler na 3ª/4ª Série. Foi assim que funcionou comigo. 

Não posso falar muito de GoT e nem sei como o George não sei das quantas escreve, mas tendo em vista a série, não são livros ~pesados~?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Concordo que pra incentivar a leitura nas crianças, tem que começar com livros curtos, que nem aqueles paradidáticos que te davam no colégio para você ler na 3ª/4ª Série. Foi assim que funcionou comigo. 

Não posso falar muito de GoT e nem sei como o George não sei das quantas escreve, mas tendo em vista a série, não são livros ~pesados~?

Para quem tem mais de 14 anos eu acho tranquilo, não é nada que nunca tenha visto explicitamente em outros canais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Secundário é o primeiro grau aqui, né? Então a lista fala de livros pra ler até os 14-15 anos.
 
 
 

1984 no topo, mas Brave New World nem na lista? Vacilo isso.
 
Acho que eu só li os dois do Orwell dessa lista, mas ainda vou ler pelo menos To Kill a Mockingbird e The Catcher in the Rye.

 


A lista foi feita por gente que viveu o pós-Guerra e a guerra fria, então o George Orwell influenciou bastante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o problema de ASOIAF nem é tipo o conteúdo em si. É o fato dos livros serem muito grandes e arrastados e terem alguns POVs muito descritivos, a história ter um desenvolvimento lento e ter trocentos personagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fahrenheit 451 do Ray Bradbury viria a calhar nessa lista. Quem leu 1984, Admirável Mundo Novo e Revolução dos Bichos é quase que compelido a ler Fahrenheit 451.

E está com um preço sensacional na Saraiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O título do artigo é mal escrito, mas eu considerei como criança o adolescente até os 17,18 que termina o EM.

 

Não sei qual a faixa etária dessa mulecadinha mas GoT não é um livro leve e definitivamente não é uma leitura fácil. Talvez pessoas que não tenham o hábito da leitura até se animem a ler por causa do hype da série, mas tenho minhas dúvidas.

 

 

GoT é horrível para se incentivar o hábito da leitura. É um livro arrastado a partir do 3º livro, a história dá muitas indas e vindas, e não apresenta dinamismo até determinado ponto. Livros interessantes para incentivar leitura tem que ser curtos, dinâmicos, e que o pessoal possa ler em uma ou duas sentadas. 

 

Falei GoT porque acho aprazível de ler. Mas pode ser um Harry Potter ou qualquer outra coisa que esteja mais em evidência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Um seriado do Taranta, será? É uma plataforma completamente diferente, não sei... mas em se tratando desse cara, tudo é possível hahahaha! Interessante saber sobre o livro também, curioso sobre o tema.
    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Mais um triste capítulo da nossa história.
    • Homeman
      Por Homeman
      Estava lendo Magali, da Turma da Monica (hihihihi)...
      Mas eu ainda não terminei de ler Mago, a Ascensão. Livro de RPG.

      E vcs?
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Apesar de não ser a minha vez, o autor do mês não criou o seu respectivo tópico, então resolvi adiantar a minha vez. 
      Até havia pensado em outra obra mais leve para compartilhar com vocês, mas parece-me que uma de análise se torna mais importante. Ainda mais pelo fato de discutirmos inúmeras questões aqui a que ela faz referência. Principalmente quando o assunto for de trabalho, política, entre outros nevrálgicos que tanto mexem e dividem com as opiniões dos forumeiros. 
      Ok. Explicação dada, vamos a ela:

      SINOPSE
      O espírito imortal não nasce, não cresce, não morre e não renasce; matricula-se temporariamente na escola da Terra, onde o currículo proposto para estimular sua evolução consciencial é composto de umas seqüências de problemas.
      Os entraves da vida humana e suas equações esclarecedoras, é, portanto, o foco desta obra de Ramatís. E mais, no âmbito familiar ele aborda: o processo de reencarnação, a infância, a educação dos filhos sob a perspectiva espiritual, a adoção e o binômio afeto-disciplina. Compõem os “cursos básicos” e as “especializações” da escola terrestre temas como: problemas da saúde, da alimentação, do trabalho, da religião, dos governos, e até mesmo os problemas adquiridos quando se pretende fugir dos problemas: o alcoolismo, o tabagismo etc.
      Em seu estilo de peculiar clareza e profundidade, que nada deixa por examinar e nada teme analisar, Ramatís esboça a geometria transcendental que soluciona, pelos instrumentos da ótica espiritual, a arquitetura do edifício secular da vida humana.
      *** *** ***
      Fica a critério de vocês quanto ao prazo de leitura, mas imagino que em um mês já dê para terminá-la.
      Boa leitura ✌
    • PsychoShow
      Por PsychoShow
      Que comecem os trabalhos, rapeize!

      O Estrangeiro - Albert Camus



      Sinopse: Este livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século.

      Sobre o autor: Albert Camus (1913-1960) foi um escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e filósofo argelino. Seu profícuo trabalho inclui peças de teatro, novelas, notícias, filmes, poemas e ensaios onde ele desenvolveu um humanismo baseado na consciência do absurdo da condição humana e na revolta como uma resposta a esse absurdo. Para Camus, essa revolta leva à ação e fornece sentido ao mundo e à existência, e então "Nasce então a estranha alegria que nos ajuda a viver e a morrer". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
      Observações

      O livro é dividido em duas partes e possui 11 capítulos ao todo. É um livro pequeno (57 Páginas), portanto acredito que dê para ler tranquilamente, sem extrapolar o limite mensal. Tomei a liberdade de dividir as páginas por capítulo, apenas para fins didáticos.

      Primeira Parte (28 Páginas)
      CAP 1 (8 Páginas)
      CAP 2 (3 Páginas)
      CAP 3 (5 Páginas)
      CAP 4 (3 Páginas)
      CAP 5 (3 Páginas)
      CAP 6 (6 Páginas)

      Segunda Parte (29 Páginas)
      CAP 1 (4 Páginas)
      CAP 2 (5 Páginas)
      CAP 3 (8 Páginas)
      CAP 4 (5 Páginas)
      CAP 5 (7 Páginas)

      Prazo

      Sexta-Feira, 21/09/2018

      Para mim, ao menos, acredito que este seja um prazo dentro dos padrões pelo tamanho do livro. Escolhi a ideia do @Pedrods do prazo encerrar-se numa sexta-feira, assim dando tempo suficiente para se fomentar uma discussão e irmos para o livro seguinte.

      Tópico Oficial
       

      Boa leitura!
×
×
  • Criar Novo...