Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Idiomas


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta
  • 2 semanas depois...

To fazendo Curso dei sorte de pegar um professor muito bom usamos esse livro aqui no site tem exercícios pra fazer: http://www.cambridge.org/interchangearcade/

é muito bom eu recomendo o Duolingo também ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei Francês e Espanhol no Duolingo simultaneamente. Estou num ritmo leve, mas diário. Além disso, estou usando o catálogo da Netflix americana pra ver programas com legenda em inglês. Quero ver como meu cérebro vai reagir estudando três idiomas ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei Francês e Espanhol no Duolingo simultaneamente. Estou num ritmo leve, mas diário. Além disso, estou usando o catálogo da Netflix americana pra ver programas com legenda em inglês. Quero ver como meu cérebro vai reagir estudando três idiomas ao mesmo tempo.

Vai virar uma confusão do caralho. Você vai tentar dar uma resposta na terceira língua que aprendeu e vão sair palavras da segunda hahahaha é uma bizarrice danada.

Mas acho que não tem problema, nem é pior que aprender separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Vice-Presidente

Ressuscitando aqui para dar uma dica para quem quer treinar o listening.

Quem assiste desenho é uma boa assistir em inglês sem legenda, pelo público alvo ser crianças, as palavras não podem ser muito complicadas e o som tem que ser claro, é uma boa prática para o ouvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhecem o https://www.memrise.com ?

É uma excelente ferramenta baseada no sistema de flashcards e no princípio das revisões espaçadas para driblar a curva do esquecimento e, por fim, memorizar. É excelente para pegar vocabulário de idiomas. Seguindo os amigos, você ainda tem um ranking que te permite se motivar com a competitividade com os amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Conhecem o https://www.memrise.com ?

É uma excelente ferramenta baseada no sistema de flashcards e no princípio das revisões espaçadas para driblar a curva do esquecimento e, por fim, memorizar. É excelente para pegar vocabulário de idiomas. Seguindo os amigos, você ainda tem um ranking que te permite se motivar com a competitividade com os amigos.

Eu conheço, eu não acredito que isso seja um meio adequado para aprender vocabulário, você vai aprender a palavra, vai aprender a tradução, mas não vai ter a oportunidade de aprender a encaixar ou contextualizar. Para quando você já está num estágio avançado ou quer dominar um ramo técnico do idioma, é válido, mas como ferramenta de aprendizagem no quesito de entender o idioma, é meio ruim, principalmente quando se está começando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conheço, eu não acredito que isso seja um meio adequado para aprender vocabulário, você vai aprender a palavra, vai aprender a tradução, mas não vai ter a oportunidade de aprender a encaixar ou contextualizar. Para quando você já está num estágio avançado ou quer dominar um ramo técnico do idioma, é válido, mas como ferramenta de aprendizagem no quesito de entender o idioma, é meio ruim, principalmente quando se está começando.

Um cara no nível zero eu não posso opinar.

Entretanto há os "mems" que são imagens com frases que te ajudam a ver ao menos uma aplicação. No app dá pra ver os 3 mems mais votados e no PC dá pra ver todos. Então há uma certa aplicação. Queira ou não, isso ajuda muito. Ainda há os sons que ajudam muito a você acertar na pronúncia. 

Há alguns defeitos, sim, mas em geral é muito bom. Em julho eu estava frenético e ao ver filmes captei muitas palavras que aprendi pelo aplicativo, reconheci facilmente.

Essa questão de saber como usar, as collocations e tal... só a vivência mesmo, não necessariamente no país, mas sim ouvindo, lendo, falando, cantando, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu listening é um lixo, mas eu já consigo me virar super bem na escrita e leitura. Dá até pra esboçar alguma eloquencia pros gringos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Um aplicativo que comecei a usar aqui essa semana e estou gostando muito é o HelloTalk. A gente ajuda pessoas que querem aprender português e elas nos ajudam na língua que queremos aprender. Dá pra conversar com as pessoas por mensagens de texto, mensagens de voz ou até ligar para elas. É muito bom, recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico

Canalzinho divertido pra quem quer praticar o listening além daquelas conversas tediosas de livros e não quer ver Peppa Pig mas ainda quer ver uma linguagem mais acessível, de criança:

O moleque é comédia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Subindo este excelente tópico.

 

Quero aprender alemão, tenho dois livros que comprei em sebos e busquei alguns materiais na internet.

 

Acabei parando para estudar um pouco mais o ingles, ja que fiz um teste de certificação em novembro, depois vieram as férias e não retomei o ritmo "alto" de treino.

 

Comigo os apps nunca foram muito uteis a medio prazo, pois quando não entendia a gramatica, recorria a algum material na internet, e dai focava nesse material, mas este material não seguia a mesma ordem que o app e então me gerava ansiedade e me embabacava todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera,

Estou a 1 ano e meio estudando inglês, fiz umas 20 aulas particulares pra iniciar durante 5 meses e depois passei a estudar por conta própria, domino bem o reading (consigo ler livros tranquilamente e peguei bastante vocabulário com o Memrise), meu writing  é bom e me viro no speaking, mas o grande vilão ainda é o tal do Listening, tem filmes que consigo pegar o contexto sem legenda, tem outros que viajo, não sei se o nível de inglês muda, mas as vezes parece que não sei nada e nunca estudei inglês, pq não entendo nada... música eu meio que desisti, se não for um refrão muito simples nem adianta pq não entendo nada tb... vocês passam por isso?

Eu escuto bastante em inglês mas parece que nunca evoluo, as vezes fica bem claro, as vezes não entendo nd, existe alguma técnica boa pra evoluir o Listening? Existe algum audio book de inglês "fácil", um seriado... falam em ver vídeos infantis, mas queria algo que me envolvesse, sem ficar massante... seriados ou audio books infantis são um saco...

As vezes penso em entrar em algum curso, mas já estudei tanta gramática e acho que vou ver td oq já estudei, vou desistir rápido e gastar dinheiro à toa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
22 minutos atrás, HrTr disse:

Galera,

Estou a 1 ano e meio estudando inglês, fiz umas 20 aulas particulares pra iniciar durante 5 meses e depois passei a estudar por conta própria, domino bem o reading (consigo ler livros tranquilamente e peguei bastante vocabulário com o Memrise), meu writing  é bom e me viro no speaking, mas o grande vilão ainda é o tal do Listening, tem filmes que consigo pegar o contexto sem legenda, tem outros que viajo, não sei se o nível de inglês muda, mas as vezes parece que não sei nada e nunca estudei inglês, pq não entendo nada... música eu meio que desisti, se não for um refrão muito simples nem adianta pq não entendo nada tb... vocês passam por isso?

Eu escuto bastante em inglês mas parece que nunca evoluo, as vezes fica bem claro, as vezes não entendo nd, existe alguma técnica boa pra evoluir o Listening? Existe algum audio book de inglês "fácil", um seriado... falam em ver vídeos infantis, mas queria algo que me envolvesse, sem ficar massante... seriados ou audio books infantis são um saco...

As vezes penso em entrar em algum curso, mas já estudei tanta gramática e acho que vou ver td oq já estudei, vou desistir rápido e gastar dinheiro à toa.

 

Essa questão do listening eu acho que é igual português, cara. Depende de quem está falando, tem gente que fala em Português e tu não entende o que o cidadão está falando, no inglês é o mesmo caso. Sem entrar em cursos, é isso aí mesmo, é ver filme, ver série, etc. 

Eu consigo assistir episódios curtos de séries e até acho que conseguiria acompanhar uma série longa sem legendas, mas opto pelas legendas inglês, pois sinto que passo mais tempo me esforçando para entender o que está sendo dito do que realmente entendendo o que está acontecendo na tela. O jeito é imersão mesmo, não tem jeito, ficar inundando o cérebro com conteúdo em inglês. 

Sobre os cursos, acho que você consegue achar um curso de conversação, que vai te ajudar em duas coisas, ouvir e falar, mas ouvir alguém daqui falando inglês é totalmente diferente de ouvir um nativo falando inglês.

Quanto ao lance das coisas infantis, você não curte nenhum anime, desenho não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, HrTr disse:

Galera,

Estou a 1 ano e meio estudando inglês, fiz umas 20 aulas particulares pra iniciar durante 5 meses e depois passei a estudar por conta própria, domino bem o reading (consigo ler livros tranquilamente e peguei bastante vocabulário com o Memrise), meu writing  é bom e me viro no speaking, mas o grande vilão ainda é o tal do Listening, tem filmes que consigo pegar o contexto sem legenda, tem outros que viajo, não sei se o nível de inglês muda, mas as vezes parece que não sei nada e nunca estudei inglês, pq não entendo nada... música eu meio que desisti, se não for um refrão muito simples nem adianta pq não entendo nada tb... vocês passam por isso?

Eu escuto bastante em inglês mas parece que nunca evoluo, as vezes fica bem claro, as vezes não entendo nd, existe alguma técnica boa pra evoluir o Listening? Existe algum audio book de inglês "fácil", um seriado... falam em ver vídeos infantis, mas queria algo que me envolvesse, sem ficar massante... seriados ou audio books infantis são um saco...

As vezes penso em entrar em algum curso, mas já estudei tanta gramática e acho que vou ver td oq já estudei, vou desistir rápido e gastar dinheiro à toa.

 

Como bem disse o Henrique, depende muito de quem tá falando inglês. 

Filmes/séries com fala "normal", dos EUA, eu entendo tranquilamente. Mas pega um filme com sotaque sulista e eu preciso prestar atenção. Pega um filme britânico e eu já tenho dificuldade. Pega um filme escocês/irlandês e eu não entendo NADA. Tentei assistir Trainspotting, por exemplo e foi engraçado, parecia outra língua, tive que botar legenda.

Eu já sou o contrário, a minha gramática é ruim (escrita, não leitura), a fala é boa (tive a felicidade de ter um intercambista americano na minha casa por quase 1 ano) e o listening pra mim é tranquilo (nos moldes que falei).

A dica que eu daria é ouvir podcasts, com gente falando "normal", sem a clareza forçada que se vê em livro de ensino por ai. Mas é necessário também ver que tipo de podcast que tu tá ouvindo. Tem podcast de ciência/astronomia, por exemplo, que eu tomo no cu e não entendo quase nada. É bacana podcast sobre filmes/séries/hq ou coisas sobre o cotidiano. 

Outra coisa bem bacana é YOUTUBE. Eu, por exemplo, adoro cozinhar e tô toda hora vendo receita e tal. A grande maioria dos canais de culinária que sigo são em inglês. Seria interessante tu pegar um assunto que tu gosta e procurar videos sobre. Pra mim funcionou muito, eu melhorei demais o listening.

Enfim, pra mim, a melhor coisa pra treinar listening é podcasts sobre assuntos que tu gosta e que sejam de fácil compreensão. O negócio tá no teu ouvido, volta e meia uma pessoa fala em cima da outra mas tu consegue te acostumar, às vezes tem palavra que tu não entende mas vai entendendo o conceito e por ai vai.

Infelizmente a gente tem um problema morando no Brasil, que é a ausência de imersão. Ela faz toda a diferença. Eu acho que em 6 meses nos EUA/Canadá/uoréva, se nego falar a estudar gramática, volta sabendo mais que quem estuda há 3, 4 anos. A diferença é brutal. Eu tive um pouquinho disso e já foi muito grande o aprendizado, imagina lá fora. Mas né, como não rola, o negócio é tentar imergir o máximo possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2018 at 01:07, HrTr disse:

Galera,

Estou a 1 ano e meio estudando inglês, fiz umas 20 aulas particulares pra iniciar durante 5 meses e depois passei a estudar por conta própria, domino bem o reading (consigo ler livros tranquilamente e peguei bastante vocabulário com o Memrise), meu writing  é bom e me viro no speaking, mas o grande vilão ainda é o tal do Listening, tem filmes que consigo pegar o contexto sem legenda, tem outros que viajo, não sei se o nível de inglês muda, mas as vezes parece que não sei nada e nunca estudei inglês, pq não entendo nada... música eu meio que desisti, se não for um refrão muito simples nem adianta pq não entendo nada tb... vocês passam por isso?

Eu escuto bastante em inglês mas parece que nunca evoluo, as vezes fica bem claro, as vezes não entendo nd, existe alguma técnica boa pra evoluir o Listening? Existe algum audio book de inglês "fácil", um seriado... falam em ver vídeos infantis, mas queria algo que me envolvesse, sem ficar massante... seriados ou audio books infantis são um saco...

As vezes penso em entrar em algum curso, mas já estudei tanta gramática e acho que vou ver td oq já estudei, vou desistir rápido e gastar dinheiro à toa.

 

Pegando um gancho em parte do comentário do Silveira, para melhorar seu listening/speaking é só praticando. É aqui que você realmente sente o impacto de saber outra língua: um mundo novo se abre. Agora, você não só pode como deverá pensar já na língua que deseja falar. O progresso real começa a acontecer.

Eu meio que aprendi inglês por conta própria quando era moleque, minhas irmãs gostavam de muitas bandas estrangeiras e filmes/seriados que eram em inglês então desde pequeno eu estava estudando. A escola reforçou isso e ainda fiz os dois livros finais no Fisk para reforçar e ter um certificado também.

Mas eu terminei de estudar em 2012 ou 2013. Até 2015,  quando fiz um intercâmbio na Coréia do Sul por 6 meses - e lá eu basicamente me comunicava só em inglês, depois que aprendi algo em coreano e trocava ideia em português/espanhol com os latinos lá -, sabe como eu mantive o meu nível de inglês? Escutando, escutando muito. Podcasts, séries, filmes, tudo isso ajuda. O segredo é realmente você estar em contato com algo que gosta. No meu caso, eu fazia de tudo um pouco, mas o que mais fiz foi ver vídeos no Youtube sobre as coisas que gosto. Música e jogos, principalmente. Eu nunca havia saído do Brasil, então quando meu voo fez escala em Paris e eu precisava me comunicar com os franceses (que não curtem o inglês rs), estava bem tranquilo para falar com eles. Saiu naturalmente pois meu cérebro já estava acostumado com a língua e eu já pensava em inglês mesmo.

Já dei umas aulas de gramática e hoje ajudo umas pessoas na conversação. Da pouca experiência que tenho, posso dizer: fale, fale muito e sem medo. E se quer realmente aprender uma língua, incorpore o mundo que circula ela no seu mundo. É o que estou tentando fazer com o espanhol agora, que me encanta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o mais difícil é o listening mesmo. De todos.

Seguinte: Eu cursei espanhol em dois anos, mas nunca mais usei, então meio que estou no intermediário.

Italiano sempre foi minha paixão, por questão de descendência, sempre tive interesse pela cultura e consequentemente pela língua, além de que, respiro essa cultura em casa pelo menos aos domingos, e via meus avós falando algumas coisas em italiano quando era criança. 

Pra quem curte a língua, dou algumas dicas: Procure ouvir músicas. Sim. Pelo menos a base você vai pegando. Da mesma forma que você aprende o básico do básico ouvindo em inglês, o mesmo ocorre em italiano. Diria que o italiano é meio que um espanhol, pra nós que usamos o português. 

O problema da língua italiana é que tem algumas palavras que são quase idênticas ao português, e outras que não tem absolutamente nada a ver, como por exemplo, "panini", que significa "lanche", ou algo do tipo, "prendo" é "quero" e assim por diante. Você pegando os pronomes pessoais já via facilitar tua vida demais. Io (eu), tu (você), Lui(usado formalmente, algo como "senhor/ele") e Lei (mesma coisa só que feminino). Noi (nós), voi (vocês) e loro (eles).

De música recomendo: Eros Ramazzotti, Jovanotti, Vasco Rossi, Peppino di Capri, Luciano Pavarotti (tem duetos sem ser música clássica que são ótimas), se você curte rock. Agora pop recomendo o Raf, ele é muito bom.

Um aplicativo que me deu uma boa base foi o Babbel, lá tem italiano para quem é de língua portuguesa e é muito bom, fiz praticamente todas as lições, só que diferentemente do duolingo, você paga.

Se você um dia for pra Itália JAMAIS rejeite a recomendação do garçom, JAMAIS pegue um ketchup e coloque na massa, JAMAIS peça pra ver um produto e no final não comprar, JAMAIS ande com a camisa da Juventus no centro de Napoli e só use nomes de Santos/Deus em vão se for em Florença, senão cê vai tomar esculacho! 

______________________________________________

Inglês eu sempre tive uma base boa, até por causa de jogos e tudo mais, sempre procurava traduzir no dicionário. Porém, meu ensino público na matéria foi inexistente, e apesar de eu ter uma grande quantidade de palavras traduzidas de praxe na cabeça, as "regrinhas" eu era um completo burro. Para tal, comprei a coleção de livros do English in grammar use, paguei uns 600 reais em todos os livros e cara, são sensacionais. Só é difícil de achar, encontrei ali na Paulista na Livraria Cultura. Algumas coisas que você tem dúvida, você pesquisa na net, há inúmeros canais que tiram dúvidas pontuais e tô evoluindo bastante, pelo menos no intermediário ali me garanto, só o listening que é foda... Acho que só consigo uns 30%, 40% de tradução de músicas. Recomendo pra quem está começando as da Adele e do Jack Johnson e algumas acústicas. 

O que pra mim é mais difícil no inglês, disparado é a questão da TROCA DE PALAVRAS QUE TEM A MESMA P* DE SIGNIFICADO, nunca que inglês é mais fácil que português.

Was e were, It's e Is it, have e has e coisas do tipo. Não é mais fácil usar uma só pra tudo?

Uso o duolingo pra um reforço e toda semana tento pelo menos traduzir um texto grande (normalmente entro nos portais regionais de Liverpool/Manchester e traduzo alguma notícia dos clubes, uno o útil ao agradável) 100% sem ajuda, e tento corrigir via google translator ou alguma outra ferramenta.

Enfim, se virando a gente vai desenrolando. Escolas de idiomas são absurdas de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Vice-Presidente

Alguém aí está aprendendo italiano e tem o desejo de conversar em alguém somente em italiano para praticar o idioma?

Estou cansado da galera pau no cu dos apps para isso, que nunca chamam ou nunca respondem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Leho. unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...