Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Idiomas


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Ao achar que português e inglês não eram o suficiente, resolvi aprender italiano. É a língua dos meus descendentes que vieram para o Brasil e como eu pretendo tirar a cidadania italiana e se tornou obrigatório conhecer o idioma, estou juntando o útil ao agradável.

Estou usando o Rosetta Stone, pois acredito que idioma é algo diário e assim fica mais fácil de controlar. Pratico pelo menos 5 horas por semana, lendo, escrevendo, falando. Uso o duolingo como suporte, infelizmente, não tem italiano para brasileiros e algumas regras italianas que são extremamente parecidas com as nossas se perdem no meio da tradução italiano-inglês. Em breve começarei a ler e traduzir textos em italiano e depois disso planejo começar a escrever também.

O inglês já escrevo e leio tranquilamente, mas ainda peco muito no ouvir. Manter uma conversa não é difícil, mas preciso enriquecer o vocabulário se quiser usar meu inglês para além do turismo. Por isso, estou assistindo séries longas com legendas em inglês e comédias e desenhos sem legendas. Quando o ouvido tiver pegando bem as palavras, a conversação melhora em conjunto. Mas ainda pretendo um curso para ter com quem falar para os próximos semestres. Esse ano ou no meio do ano que vem planejo fazer o TOEFL para trabalho e estudo lá fora, não aquele molezinha do CsF e também o IELTS, de Cambridge.

Eu pretendia aprender um quarto idioma, uma língua não-latina, como o alemão, para não misturar. Mas a questão financeira pesou e não dá para aprender uma nova língua só com o Duolingo.

Decidi abrir esse tópico para a galera compartilhar as técnicas, o que faz, as dificuldades, aplicativos, sites, materiais e a gente discutir e tentar achar maneiras proveitosas de aumentar a proficiência idiomática do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Acho que negócio é ler/ver séries e filmes com legenda em inglês e migrar lentamente pra sem legenda mesmo. Foi assim que aprendi inglês e até a grafia. No português é a mesma coisa, pra não cometer erros a solução é bem simples, ler ler e ler HAHA

PRA MIM essas merdas de cursinho nunca ajudaram, ia só pra ver as gatas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei de leve com o Francês no Duolingo, para falantes do inglês também, mas meu foco tem sido o Inglês, mesmo.

Uma dica preciosa para aprender vocabulário são Flashcards. Nada mais é do que um jogo da memória em formato de baralho: de um lado a expressão, do outro a tradução ou a explicação na língua em que se está aprendendo, ou ambos.

A ideia é baseada em estudos de repetição espaçada que apontam que o ideal é revisar a matéria num período entre 10 e 30% da data da última revisão e o dia da prova que se vai fazer. Isso tudo para driblar a curva do esquecimento, descoberta por Hermann Ebbinghaus, na qual a maior parte do conteúdo estudado é perdido já na primeira hora. É uma curva exponencial, tal qual é a do aprendizado, portanto, a cada revisão, menos coisas você tem a reter, pois a maior parte já está retida na memória de longo prazo.

Voltando ao método, a ideia é criar caixas de Leitner. Você cria o flashcard, revisa-o na hora de dormir e na hora de acordar. Depois as revisões serão diárias, semanais, mensais, trimestrais e/ou semestrais, por exemplo. Acertou a palavra? Passe para a caixa correspondente a revisão mais longa seguinte. Errou? volte para anterior. Você também pode dificultar as coisas e só passar o flashcard adiante se acertá-lo três vezes. É uma ótima maneira de driblar a curva do esquecimento e, obviamente, você pode usar isso com perguntas para as coisas que está estudando na faculdade ou pro concurso. Por que não?

A princípio, você pode fazer com qualquer tipo de papel. Eu recomendo, entretanto que você use um papel de gramatura maior. Nas papelarias brasileiras é vendido sobre o nome de Ficha Pautada, que aliás são encontradas em vários tamanhos. Você também encontrará papel lembrete, mas terá gramatura inferior às fichas, que têm 150-180g/m². Algumas são grandes o suficiente para recortar. É barato, 100 fichas por 2-3 reais. Eu não comprei caixas, mas considero cada gaveta da minha mesa como uma caixa e a caixa da revisão diária, meu bolso. Por isso é bom ter um papel mais duro, que resista ao transporte pra ser visto no ônibus, durante a digestão do almoço, de forma leve, entre uma aula e outra, etc.

Existem softwares como o Anki que fazem o serviço, mas ao que tudo indica, escrever é melhor que digitar (outro). No documentário Somm é possível ver alguns dos candidatos à certificação de Master Sommelier, o mais alto nível do ramo, usando flashcards como método de reter informações diversas. Em 40 anos do exame, apenas 170 foram aprovados, se não me engano (informação inicial do documentário). Ao final do documentário, a informação é diferente, certamente atualizada. Nesse site, que suspeito ser o oficial, aparentemente foram 220, creio ser a informação mais atual. De todo modo, não deixa de ser um número extremamente pequeno para tantos anos de provas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente post Matheus, aqui nos EUA todos os alunos usam flashcards. Desde o High School.. Eh algo que lhes eh ensinado e eles sao habituados a fazer.

Sei que nao eh seu caso Henrique, mas conheco muitas pessoas que mal dominam o ingles, travam, mal sabem estabelecer um dialogo e nem tem tanta experiencia com a lingua ja partindo pra uma terceira lingua (geralmente alemao ou frances). No curriculo dessa pessoa ta o ingles fluente la, mas na pratica nao passa do basico.

E convenhamos, a maioria dessas pessoas nao vao usar esse terceiro idioma pra nada - mal dominam o ingles -, eh so pra colocar mais uma linha no curriculo e aprender a falar meia duzia de palavras em uma nova lingua, nao vejo o menor sentido nisso. Sei que estou generalizando, mas vejo muuuito isso por ai, pessoal aprendendo frances, alemao, mandarim, italiano e mal sabem conversar em ingles.

E ah, as pessoas no Brasil, de maneira geral, tendem a "esnobar" o espanhol, muitos acreditam realmente que tem um espanhol no minimo intermediario sem nunca ter feito uma aula - so por que foram a Buenos Aires e souberam "se virar" -. Acham que eh so colocar um -ito ou -ita no final das palavras que ja ta falando tudo em espanhol.

O espanhol eh muito util tambem, aqui nos EUA por exemplo, pela quantidade enorme de imigrantes, a maioria dos lugares, lojas, mercados, shoppings, parques, tem alguem no staff que fala espanhol fluente. Se voce nao sabe uma palavra de ingles mas sabe espanhol, voce vai ter alguem pra te ajudar com certeza. Fora que a america latina inteira fala espanhol, ne?

Eu quando voltar pro Brasil pretendo continuar praticando o ingles, e vou comecar algumas aulas online de espanhol (ja fiz um curso basico), comprar algum CD ou livro e praticar por conta propria. Quando eu sentir que estou dominando perfeitamente o ingles e o espanhol vou partir pro frances, mais por curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Excelente post Matheus, aqui nos EUA todos os alunos usam flashcards. Desde o High School.. Eh algo que lhes eh ensinado e eles sao habituados a fazer.

Sei que nao eh seu caso Henrique, mas conheco muitas pessoas que mal dominam o ingles, travam, mal sabem estabelecer um dialogo e nem tem tanta experiencia com a lingua ja partindo pra uma terceira lingua (geralmente alemao ou frances). No curriculo dessa pessoa ta o ingles fluente la, mas na pratica nao passa do basico.

E convenhamos, a maioria dessas pessoas nao vao usar esse terceiro idioma pra nada - mal dominam o ingles -, eh so pra colocar mais uma linha no curriculo e aprender a falar meia duzia de palavras em uma nova lingua, nao vejo o menor sentido nisso. Sei que estou generalizando, mas vejo muuuito isso por ai, pessoal aprendendo frances, alemao, mandarim, italiano e mal sabem conversar em ingles.

E ah, as pessoas no Brasil, de maneira geral, tendem a "esnobar" o espanhol, muitos acreditam realmente que tem um espanhol no minimo intermediario sem nunca ter feito uma aula - so por que foram a Buenos Aires e souberam "se virar" -. Acham que eh so colocar um -ito ou -ita no final das palavras que ja ta falando tudo em espanhol.

O espanhol eh muito util tambem, aqui nos EUA por exemplo, pela quantidade enorme de imigrantes, a maioria dos lugares, lojas, mercados, shoppings, parques, tem alguem no staff que fala espanhol fluente. Se voce nao sabe uma palavra de ingles mas sabe espanhol, voce vai ter alguem pra te ajudar com certeza. Fora que a america latina inteira fala espanhol, ne?

Eu quando voltar pro Brasil pretendo continuar praticando o ingles, e vou comecar algumas aulas online de espanhol (ja fiz um curso basico), comprar algum CD ou livro e praticar por conta propria. Quando eu sentir que estou dominando perfeitamente o ingles e o espanhol vou partir pro frances, mais por curiosidade mesmo.

O espanhol está nos planos para uma quarta língua ou quinta. Eu não investi no espanhol por medo de me enrolar com o italiano. Eu acredito que é importante não para questões de currículos, é questão de cultura. Eu aprendi inglês basicamente sozinho, o italiano está evoluindo mais rápido do que eu pensava sozinho, já devo ser capaz de ir na Itália e me comunicar razoavelmente como turista.

E sem falar que ser capaz de se comunicar com outras pessoas na língua delas, abre portas. E não digo aqui só portas para empregos e as coisas que a maioria da galera pensam quando querem aprender um idioma. Tenho dois sonhos em relação a idiomas, aprender o Chinês (ou Mandarim) e aprender Romeno (por ser a língua mais parecida com o Português) mas eu não quero só aprender a falar, quero aprender a escrever, a me comunicar como eles. E isso demanda dedicação, mas é uma dedicação bacana, que te recompensa quando você se pega raciocinando no outro idioma. Creio que isso ajuda bastante.

Acho que quando as pessoas enxergam que o idioma estrangeiro é uma ponte grandiosa, e não para conseguir nada mais que um emprego, acho que são capazes de enxergar realmente que isso pode mudar a vida delas.

Porra, eu tenho o sonho de morar fora do Brasil, a minha obrigação é ser capaz de me comunicar em mais do que o inglês básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de assistir com legenda, vocês vão pausando e buscando a tradução?

De jeito algum! A ideia é pegar o contexto todo. Se você é capaz de entender a maior parte de vários textos de notícias, reportagens, artigos, etc. com certeza você é capaz de acompanhar a legenda em inglês. Do contrário, terá que melhorar a leitura (conhecendo um pouco mais de gramática e principalmente aumentando o vocabulário).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus tá foda! Tome meu positivo!

Seguindo o que ele disse, uma dica pra flashcard é o Memrise. Tem de vários idiomas, e de inglês até material oficial da Cambridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô recém no inglês e vocês já falando em 500 linguas IUFHSAIUFHSAIUFHSAIUFSAHIFSA!

No colégio eu estudei 2 anos de francês e alemão. Ainda sei UM POUCO de alemão, consigo formular uma ou outra frase e só. Eu achei uma língua muito difícil de se pronunciar, mas com uma gramática extremamente simples.

Como o Guaia disse, eu aprendi praticamente tudo de filmes/séries e leituras. Hoje consigo ler um livro ou assistir um filme sem legenda, a não ser que o assunto seja de época ou algo mais pro lado da ciência. O meu grande problema é a tal da fala. Eu toco violão, canto e tal e acho que tenho uma boa pronúncia, BUT na hora de formular alguma frase, eu ainda tenho que pensar mais do que gostaria. Não é algo natural e isso é foda.

A questão gramatical já é bem mais tranquila hoje, mas sei que preciso estudar beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais. De resto, acho que pelo o que vi dos processos de certificação, talvez conseguisse passar, mas não tenho certeza. Tenho muita vontade de ir pra um país de língua inglesa e ficar lá por pelo menos 6 meses. Acho que daria uma boostzaço.

Li uma entrevista do Hernanes (jogador da Inter) FODA sobre como ele aprendia 3, 4 línguas ao mesmo tempo. É sensacional, pena que não achei o vídeo. Ele consegue pelo menos conversar com os colegas e parece que já é fluente em outras 2 ou 3, além do português.

Eu acho que o que se passa aqui nas escolas e nos cursos é muito superficial. Já tive aulas com americanos que falavam espanhol e foi muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô recém no inglês e vocês já falando em 500 linguas IUFHSAIUFHSAIUFHSAIUFSAHIFSA!

No colégio eu estudei 2 anos de francês e alemão. Ainda sei UM POUCO de alemão, consigo formular uma ou outra frase e só. Eu achei uma língua muito difícil de se pronunciar, mas com uma gramática extremamente simples.

Como o Guaia disse, eu aprendi praticamente tudo de filmes/séries e leituras. Hoje consigo ler um livro ou assistir um filme sem legenda, a não ser que o assunto seja de época ou algo mais pro lado da ciência. O meu grande problema é a tal da fala. Eu toco violão, canto e tal e acho que tenho uma boa pronúncia, BUT na hora de formular alguma frase, eu ainda tenho que pensar mais do que gostaria. Não é algo natural e isso é foda.

A questão gramatical já é bem mais tranquila hoje, mas sei que preciso estudar beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais. De resto, acho que pelo o que vi dos processos de certificação, talvez conseguisse passar, mas não tenho certeza. Tenho muita vontade de ir pra um país de língua inglesa e ficar lá por pelo menos 6 meses. Acho que daria uma boostzaço.

Li uma entrevista do Hernanes (jogador da Inter) FODA sobre como ele aprendia 3, 4 línguas ao mesmo tempo. É sensacional, pena que não achei o vídeo. Ele consegue pelo menos conversar com os colegas e parece que já é fluente em outras 2 ou 3, além do português.

Eu acho que o que se passa aqui nas escolas e nos cursos é muito superficial. Já tive aulas com americanos que falavam espanhol e foi muito bom.

Uma dica pra você:

Se você está aí no ócio pensando nas tarefas do dia, lembrando que precisa ir ao banco pagar contas, ao supermercado comprar umas frutas, etc. Pense nessas coisas todas em inglês. Ajuda bastante.

Eu costumo dar entrevista de emprego em inglês enquanto dirijo, é uma prática legal também.

Ler em voz alta, em casa mesmo, quebra um pouco da vergonha de alguém te ouvir dizendo algo errado e ajuda com a pronúncia também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus tá foda! Tome meu positivo!

Seguindo o que ele disse, uma dica pra flashcard é o Memrise. Tem de vários idiomas, e de inglês até material oficial da Cambridge.

Opa, valeu a dica!!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

De jeito algum! A ideia é pegar o contexto todo. Se você é capaz de entender a maior parte de vários textos de notícias, reportagens, artigos, etc. com certeza você é capaz de acompanhar a legenda em inglês. Do contrário, terá que melhorar a leitura (conhecendo um pouco mais de gramática e principalmente aumentando o vocabulário).

Tem palavras que é necessário pausar. Isso ajuda a aumentar o vocabulário, esses dias apareceu numa série que eu assisto a palavra queasy, eu não sabia, parei, pesquisei, apareceu em outras séries e eu já sabia e segui tranquilamente. É uma prática boa para aumentar o vocabulário e até refrescar o que você já sabe. Aprendi novas palavras desde que comecei com esse hábito e parando sempre que necessário para verificar uma palavra.

Eu tô recém no inglês e vocês já falando em 500 linguas IUFHSAIUFHSAIUFHSAIUFSAHIFSA!

No colégio eu estudei 2 anos de francês e alemão. Ainda sei UM POUCO de alemão, consigo formular uma ou outra frase e só. Eu achei uma língua muito difícil de se pronunciar, mas com uma gramática extremamente simples.

Como o Guaia disse, eu aprendi praticamente tudo de filmes/séries e leituras. Hoje consigo ler um livro ou assistir um filme sem legenda, a não ser que o assunto seja de época ou algo mais pro lado da ciência. O meu grande problema é a tal da fala. Eu toco violão, canto e tal e acho que tenho uma boa pronúncia, BUT na hora de formular alguma frase, eu ainda tenho que pensar mais do que gostaria. Não é algo natural e isso é foda.

A questão gramatical já é bem mais tranquila hoje, mas sei que preciso estudar beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais. De resto, acho que pelo o que vi dos processos de certificação, talvez conseguisse passar, mas não tenho certeza. Tenho muita vontade de ir pra um país de língua inglesa e ficar lá por pelo menos 6 meses. Acho que daria uma boostzaço.

Li uma entrevista do Hernanes (jogador da Inter) FODA sobre como ele aprendia 3, 4 línguas ao mesmo tempo. É sensacional, pena que não achei o vídeo. Ele consegue pelo menos conversar com os colegas e parece que já é fluente em outras 2 ou 3, além do português.

Eu acho que o que se passa aqui nas escolas e nos cursos é muito superficial. Já tive aulas com americanos que falavam espanhol e foi muito bom.

Cara, eu decidi para mim que quero sempre estar praticando um idioma. É algo que eu me sinto bem fazendo e algo que eu sinto que tenho o tal do talento para fazer. Isso vai de pessoa para pessoa. Tem gente que quer o idioma para um trabalho, tem gente que quer o idioma para uma vaga em universidade, tem gente que quer o idioma para turismo. Depende do que você quer. Eu quero pelo prazer que me proporcionou e lamento o tanto de tempo que perdi por não investir nisso adequadamente.

Tem um cara que o Babbel pegou para fazer propaganda, o cara diz que aprendeu 9 idiomas em menos de 6 meses. Aí tu vai pesquisar a história, ele aprendeu o básico, para se comunicar. Não dá para dizer que o cara é fluente, igual brasileiro diz que é fluente em inglês. Meu inglês é intermediário quanto a parte de conversar e eu sei disso. A maioria não admite, acha que porque lê bem já é fluente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o curso serve mais pra situar você no mundo da língua, dar aquele empurrãozinho inicial, depois tu vai por conta.

Estou sempre praticando o inglês, leio livros, artigos, notícias, tudo em inglês. Uso essa de olhar o filme com legenda, ajuda bastante no listening, e até pra descobrir umas palavras ou gírias novas. Como o Matheus falou, não pode pausar e ir procurar o significado no dicionário, tem que achar pelo contexto. Sou contra o aprendizado por tradução, acho que tem que ser como aprendemos uma língua nova, para sermos realmente fluentes, por exemplo, se alguém te perguntar o significado de "ball" você não pode responder que é bola e sim definir em inglês o significado, como se estivesse explicando para uma criança sendo alfabetizada, não sei se deu pra pegar bem minha ideia mas é isso ai. Pensar na língua ajuda MUITO.

Agora to tentando aprender alemão, uso o Rosetta Stone e o curso "Warum Nicht?", o que me complica é a gramática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu acho que o curso serve mais pra situar você no mundo da língua, dar aquele empurrãozinho inicial, depois tu vai por conta.

Estou sempre praticando o inglês, leio livros, artigos, notícias, tudo em inglês. Uso essa de olhar o filme com legenda, ajuda bastante no listening, e até pra descobrir umas palavras ou gírias novas. Como o Matheus falou, não pode pausar e ir procurar o significado no dicionário, tem que achar pelo contexto. Sou contra o aprendizado por tradução, acho que tem que ser como aprendemos uma língua nova, para sermos realmente fluentes, por exemplo, se alguém te perguntar o significado de "ball" você não pode responder que é bola e sim definir em inglês o significado, como se estivesse explicando para uma criança sendo alfabetizada, não sei se deu pra pegar bem minha ideia mas é isso ai. Pensar na língua ajuda MUITO.

Agora to tentando aprender alemão, uso o Rosetta Stone e o curso "Warum Nicht?", o que me complica é a gramática.

Eu tava tendo esse problema fazendo o italiano pelo Rosetta Stone, daí achei um site que chama Italiano na Web e lá tem explicações bem interessantes da parte gramatical, foi uma mão na roda, vê se não existe algo semelhante para o alemão.

O Live Mocha também é bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ah, as pessoas no Brasil, de maneira geral, tendem a "esnobar" o espanhol, muitos acreditam realmente que tem um espanhol no minimo intermediario sem nunca ter feito uma aula - so por que foram a Buenos Aires e souberam "se virar" -. Acham que eh so colocar um -ito ou -ita no final das palavras que ja ta falando tudo em espanhol.

O espanhol eh muito util tambem, aqui nos EUA por exemplo, pela quantidade enorme de imigrantes, a maioria dos lugares, lojas, mercados, shoppings, parques, tem alguem no staff que fala espanhol fluente. Se voce nao sabe uma palavra de ingles mas sabe espanhol, voce vai ter alguem pra te ajudar com certeza. Fora que a america latina inteira fala espanhol, ne?

Quero ver esses caras jogarem no Youtube qualquer programa turístico sobre Madrid e entenderem o que os caras falam. Velocidade absurda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns sites com coisa de alemão (não sei se tirei do tópico Cursos Online ou de outro lugar):

De inglês que eu curto, tempos verbais e outras coisas, além de exercícios:

Fóruns de discussão sobre inglês:

Tem palavras que é necessário pausar. Isso ajuda a aumentar o vocabulário, esses dias apareceu numa série que eu assisto a palavra queasy, eu não sabia, parei, pesquisei, apareceu em outras séries e eu já sabia e segui tranquilamente. É uma prática boa para aumentar o vocabulário e até refrescar o que você já sabe. Aprendi novas palavras desde que comecei com esse hábito e parando sempre que necessário para verificar uma palavra.

Cara, eu decidi para mim que quero sempre estar praticando um idioma. É algo que eu me sinto bem fazendo e algo que eu sinto que tenho o tal do talento para fazer. Isso vai de pessoa para pessoa. Tem gente que quer o idioma para um trabalho, tem gente que quer o idioma para uma vaga em universidade, tem gente que quer o idioma para turismo. Depende do que você quer. Eu quero pelo prazer que me proporcionou e lamento o tanto de tempo que perdi por não investir nisso adequadamente.

Tem um cara que o Babbel pegou para fazer propaganda, o cara diz que aprendeu 9 idiomas em menos de 6 meses. Aí tu vai pesquisar a história, ele aprendeu o básico, para se comunicar. Não dá para dizer que o cara é fluente, igual brasileiro diz que é fluente em inglês. Meu inglês é intermediário quanto a parte de conversar e eu sei disso. A maioria não admite, acha que porque lê bem já é fluente.

Uma coisa é você, já com um conhecimento avançado, pausar pra ver uma frase ou outra por EP. Outra é um cara que mal consegue ler um texto, pausando a cada fala. Pouca coisa vai ser aproveitada pelo segundo cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Pra galera com problemas com gramática e bom conhecimento de inglês.

Recomendo o Livemocha.com. Você pratica o idioma, ajuda outras pessoas a melhorarem o português, melhora seu português e aprimora seu inglês. Fora o sentimento de ajudar o próximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galera com problemas com gramática e bom conhecimento de inglês.

Recomendo o Livemocha.com. Você pratica o idioma, ajuda outras pessoas a melhorarem o português, melhora seu português e aprimora seu inglês. Fora o sentimento de ajudar o próximo.

Fofo <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito tempo enrolando, vou começar um curso de inglês no final do mês na Wizard. Meu inglês é muito ruim.

Depois, quando já tiver bem melhor no inglês, pretendo aprender o espanhol. O inglês vou fazer mais por necessidade e por ser quase obrigatório nos dias de hoje, para entretenimento, estudos...o espanhol quero fazer por simpatia e curiosidade em conhecer o idioma e a cultura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Vice-Presidente

Terça começam minhas aulas no Wizard =]

Pra mim ter uma base de comparação com o daqui, quanto tu tá pagando? Se sentir desconfortável em falar aqui, manda uma MP ou no facebook.

A USP abriu um curso de extensão em italiano: Curso: Dire, fare, partire!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim ter uma base de comparação com o daqui, quanto tu tá pagando? Se sentir desconfortável em falar aqui, manda uma MP ou no facebook.

A USP abriu um curso de extensão em italiano: Curso: Dire, fare, partire!

Mandei por MP.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galera aí mais experiente, sei o basicão do inglês, compensa estudar pela net ou seria melhor em uma escola de ensino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico
  • Leho. unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...