Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Mochileiro


Luiz A. Borel

Posts Recomendados

Aos poucos a carreira vai melhorando, já chegou a um clube profissional, e a partir daqui a tendência é chegar nos grandes centros.

 

Contratou muito bem, acredito que tem tudo para salvar o clube do rebaixamento.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estava na hora de um passo mais largo do Keala, se continuar indo bem vai acabar aparecendo no futebol no mundo!

 

 

Em 20/04/2015 at 13:53, Borell disse:

É o momento de ir para equipes profissionais. Na Índia e Nepal têm equipes com esse estatuto, então qualquer um dos dois países é uma opção válida.

 

Morar em Miami deve ser ótimo. Já li por aí que você é médico ou estudante de medicina. Morou lá como estudante ou a trabalho?

 

Cara, morei lá já tem quase 20 anos, fui após acabar residência aqui, fiz mais um tempo lá, então qualifica meio como trabalho e meio como estudo, acho.

Gostei mesmo de morar lá. A vida é muito mais fácil, do ponto de vista de tecnologia, economia, e lógica/praticidade no dia a dia, e o clima é parecido com o daqui, fora os furacões..

E meio que mistura as qualidades do mundo desenvolvido(rico) americano com o charme e alegria latina. Por falar nisso, no começo eu tinha um pouco de preconceito com os chicanos, no final ja dominava o spanglish e até dançava um pouco de salsa.

 

Agora se alguém está procurando uma aventura, recomendo algum curso de verão em alguma universidade, ficando no campus/dormitório, que tenha cursos voltados para o público internacional. O intercâmbio com gente de todo lado do mundo foi inesquecível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tah fácil demais hehehe Não vai ser dessa vez que vou ter o gostinho de ver tu demitido hehehe

Possibilidade de titulo o clube não tem mais né kkkkk

Guzmán não é o mesmo, é apenas uma coincidência ou eu que tô errado?

 

Guzmán, Eric e Simo tão mostrando serviço.

acredito que vai ser facil facil se salvar.

Boa Sorte

 

Que bom.  :happy_grin3:

Não, título não.

Usei apenas uma foto ilustrativa de um atleta do Independiente. 

 

Sim, são ótimos. Acertei em cheio ao trazê-los.

Valeu.

 

 

Começou bem, mantendo a forma dos amistosos, mas creio que agora o importante é somar pontos e torcer para que essa vitória não seja uma obra do acaso.

 

Uma vitória não era nada para o momento do clube, mas as coisas se mantiveram nos eixos, felizmente.  :)

 

 

Fez boas contratações, jogadores jovens, bons e que com a evolução da idade ficarão melhor ainda... Destaco Pablo Guzmán, grande craque, irá liderar fácil a equipe... Começou bem a temporada, com boas exibições nos amistosos, e agora é ir atrás da vitória e atrás do sucesso na liga! Boa sorte na temporada!

 

Para os padrões indianos, Guzmán é um Messi.  :lol: O argentino foi muito bem nos primeiros meses de Royal e já atrai interesse de outros clubes.

Valeu.

 

 

Começou muito bem a temporada, trouxe vários jogadores novos e ganhou 6 dos 7 jogos que disputou. E esse Guzmán hein! Marcou em quase todos os jogos, Grande Jogador.

Boa Sorte na continuação

 

Nos amistosos era obrigação, pois enfrentamos equipes de menor expressão. Mas foi ótimo para adaptar a tática e explorar o melhor dos contratados. Sem eles talvez a campanha não seria a mesma.

 

 

Que achado esse Gusmán, espero que ele continue dando bons frutos...Boa sorte.

 

E ele deu.  :cool2: Um craque.

 

 

Aos poucos a carreira vai melhorando, já chegou a um clube profissional, e a partir daqui a tendência é chegar nos grandes centros.

 

Contratou muito bem, acredito que tem tudo para salvar o clube do rebaixamento.

Boa sorte.

 

O crescimento é gradual, mas ainda há muitas etapas, já que a progressão é via ranking (a Índia é apenas a 170ª).

 

O tempo te deu razão.  :happy_grin3:

Valeu.

 

 

Já estava na hora de um passo mais largo do Keala, se continuar indo bem vai acabar aparecendo no futebol no mundo!

 

 

 

Cara, morei lá já tem quase 20 anos, fui após acabar residência aqui, fiz mais um tempo lá, então qualifica meio como trabalho e meio como estudo, acho.

Gostei mesmo de morar lá. A vida é muito mais fácil, do ponto de vista de tecnologia, economia, e lógica/praticidade no dia a dia, e o clima é parecido com o daqui, fora os furacões..

E meio que mistura as qualidades do mundo desenvolvido(rico) americano com o charme e alegria latina. Por falar nisso, no começo eu tinha um pouco de preconceito com os chicanos, no final ja dominava o spanglish e até dançava um pouco de salsa.

 

Agora se alguém está procurando uma aventura, recomendo algum curso de verão em alguma universidade, ficando no campus/dormitório, que tenha cursos voltados para o público internacional. O intercâmbio com gente de todo lado do mundo foi inesquecível.

Melhor ir solteiro!

 

Vamos aos poucos. Um dia ele quer treinar em seu país natal e na Espanha.  :)

 

Bem legal sua história. Miami, Bahamas e, claro, as ilhas do pacífico, são locais que tenho muita vontade de conhecer.

Um intercâmbio seria ótimo, quem sabe no futuro. Só vou ter que dispensar a patroa.  :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

cnBJGAM.png

 

GzQRTFy.png

 

(2º) Dempo 4 – 4 Royal Wahingdoh (10º)
Soumahoro (’43 ’62), Guzmán (’65), Sangha (’66)
 
O Royal deu mais uma prova de que vai lutar até o fim contra a queda. Com apenas 21 mins. o placar era 3-0 para o Dempo. 
Além de um gol contra, George havia falhado em um dos tentos do rival e o treinador não pensou duas vezes: sacou o equatoriano e colocou Kim Hyun-Kioo. O sul-coreano sofreu um e o Dempo virou com o placar em 4-1. 
 
No segundo tempo em um espaço de quatro minutos o Royal conquistou o empate. Soumahoro, Guzmán e Sangha marcaram entre os minutos 62 e 66 e garantiram um ponto precioso para a equipe de Keala.
 
Curiosamente, apenas o Dempo perdera pontos para o Royal antes da contratação de Keala. 
 
p9gAzbH.png
 
Em um confronto direto, o Royal venceu o SC Goa por 2 a 1 de virada. 
 
O quarto colocado, Mumbai FC, tampouco foi páreo para o Royal. Com uma partida excelente do quarteto ofensivo, o clube conseguiu uma enorme vitória por 4 a 1. Bello (duas vezes), Guzmán e Kimkima marcaram os gols. O placar se repetiu contra o Salgaocar. O Royal dominou do início ao fim e contou com um hat-trick de Guzmán para conquistar o triunfo.
 
Após três vitórias, de certa forma, surpreendentes, o Royal caiu para o então líder East Bengal por 3 a 1 em Calcutá. A oportunidade de recuperação veio contra o Churchill Bros, mas um pênalti no último minuto tirou um ponto do Royal.
 
Pablo Guzmán voltou a ser decisivo e o Royal voltou a vencer: 2 a 0 contra o Bengaluru com dois gols do argentino, que ainda perdeu um pênalti.  
 
A três rodadas do fim, o Royal era o 8º com 17 pontos. À frente do SC Goa (15) e do Salgaocar (14), mas com jogos a mais. Portanto, uma nova vitória contra o Mohun Bagan era essencial para a equipe continuar dando passos rumo à manutenção. Mesmo com três titulares fora da partida, o Royal mostrou sua força e no primeiro tempo já vencia por 3-0 com dois gols de Simo e um de Guzmán. 
 
Simo marcou o quarto no minuto 47 aproveitando um ótimo cruzamento de Ali. Com uma ótima vantagem, o treinador sacou Guzmán e Soumahoro para poupá-los para as duas rodadas finais e o placar não teve mais nenhuma alteração.
 
AsAR1Hu.png
 
Antes de o Royal entrar em campo mais uma vez, o Salgaocar perdeu para o Dempo (3-1) e empatou com o SC Goa (1-1). Com isso, a situação do Royal se tornou bem confortável: uma vitória contra o Pune FC era suficiente para acabar de vez com as chances de voltar a I-League 2. 
 
Em apenas sete minutos o Royal deu um passo enorme para vencer e se salvar. Simo, de pênalti, aos 3 minutos, Singh, aos 6, e Soumahoro, aos 7, marcaram os rápidos três gols do Royal, que dominava a partida com tranquilidade. O Royal voltou mal para o segundo tempo, mas foi após a expulsão de Ali que o Pune começou a jogar melhor. Afonso marcou para o Pune, mas já era tarde demais. 
 
A vitória por 3 a 1 causou uma enorme euforia nos mais de 11 mil torcedores presentes, que cantaram alto os nomes dos jogadores.
 
itLipmR.png
 
A partida contra o SC Goa já não era importante para o Royal. No entanto, para o rival, uma vitória salvaria a equipe do descenso. Mas Guzmán e Mohanraj não deixaram o SC Goa ter essa sensação, ao menos nesse dia. Com um gol do argentino e duas assistências do indiano, o Royal fez 3 a 0 e encerrou bem a temporada. 
 
O Dempo conquistou o quarto título em sequência (11º na história), enquanto o Salgaocar foi rebaixado. 
Pablo Guzmán foi o artilheiro do campeonato com 11 gols, enquanto Ganesh Rose foi o líder de assistências com 8. 
 
H7jP1lJ.png
 
E8uRv5w.png
 
pfffs2j.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, foi quase, sério, achava que tu ia tirar o time da zona e ser campeão com ele, foi por muito pouco.

Grande jogo com o Dempo, certamente queria está presente no estadio, foi um grande show..

 

Caso consiga o titulo na próxima temporada (muito provavel), vai tentar a vida em outro clube ou vai permanecer nele?

 

Boa sorte na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time até que foi bem, mas é pelo lado que o Messias disse acima, estava bem embolado ali em cima, ficou apenas à 4 pontos do Campeão... Tente na próxima temporada levar o Royal para a 1ª Divisão! Sei que irá conseguir, já conseguiu em vários outros países, ué... Pegou o time em mau condição e levou até que bem perto dos líderes, desejo boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrou algum jogador interessante em fim de carreira tipo Anelka?

 

Se for ao Taj Mahal cuidado com os camelôs.

 

Confesso que nunca acompanhei nada do futebol indiano, e apesar de gostar de algo da culinária de lá, é uma cultura muito estranha para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, foi quase, sério, achava que tu ia tirar o time da zona e ser campeão com ele, foi por muito pouco.

Grande jogo com o Dempo, certamente queria está presente no estadio, foi um grande show..

 

Caso consiga o titulo na próxima temporada (muito provavel), vai tentar a vida em outro clube ou vai permanecer nele?

 

Boa sorte na próxima temporada.

 

Seria até sem graça ser campeão de cara. :lol:

Realmente. Aquela partida foi a mostra de que íamos nos salvar.

 

Continuarei, pois os clubes indianos têm uma ambição a mais que a I-League: a AFC Cup (finalmente!).

 

 

O time até que foi bem, mas é pelo lado que o Messias disse acima, estava bem embolado ali em cima, ficou apenas à 4 pontos do Campeão... Tente na próxima temporada levar o Royal para a 1ª Divisão! Sei que irá conseguir, já conseguiu em vários outros países, ué... Pegou o time em mau condição e levou até que bem perto dos líderes, desejo boa sorte!

 

Na verdade, levar ao título.  :happy_grin3: Na Índia terei a oportunidade de me consolidar dentre os bons treinadores com a conquista da AFC Cup caso ganhemos o título nacional na próxima temporada. 

 

 

Encontrou algum jogador interessante em fim de carreira tipo Anelka?

 

Se for ao Taj Mahal cuidado com os camelôs.

 

Confesso que nunca acompanhei nada do futebol indiano, e apesar de gostar de algo da culinária de lá, é uma cultura muito estranha para mim.

 

Que nada. No FM os clubes indianos não têm o poder financeiro para trazê-los. O melhor que tentei foi o Danny Morais ex-Internacional.

Pode deixar.  :lol:

A cultura é realmente bem estranha com o sistema de castas, etc. Quanto à culinária, nunca comi nada típico de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cnBJGAM.png

 

temporada 2021/22

 

Ainda na última temporada, o Royal já havia confirmado a contratação de Ravi Kumar, goleiro do SC Goa, e do meio-campista Alesh Sawant, do Dempo, além da saída do defensor Kimkima, que vai para o United SC da I-League 2. 

 

Seis jogadores deixaram o clube com o fim de seus contratos, que a direção optou por não renovar. Dentre eles, haviam jogadores que foram titulares como o lateral-esquerdo Subhas Sing.
 
A expectativa da direção para a temporada é vencer a I-League. A missão de Keala não será fácil, pois o clube vive um momento financeiro conturbado (257m € de déficit) e não poderá investir em contratações, pois os jogadores indianos de nível mais alto têm um custo alto e pelo limite de estrangeiros, que em outras competições é ainda mais rígido.
 
Por exemplo, na Copa Durand, o clube pode ter apenas dois estrangeiros em campo. 
 
O treinador fez apenas uma contratação: o lateral-direito iraniano Mohsen Momeni vem para disputar a I-League. Ele tem apenas 20 anos e estava livre após deixar o PAS Hamedan. 
 
A direção contratou outros quatro: Souvik Das (MA E, Mohun Bagan), Alex (CA C, East Bengal), Robin Gurung (D C, SC Goa) e Sandesh Jhingan (D C, Pune FC). 
 
dKrIujz.png
 
 
A pré-temporada, que teve apenas duas partidas, foi um fiasco. O Royal perdeu por 4 a 1 para o Aizawl FC (I-League 2) e por 3 a 0 para o Guwahati (3ª Divisão). Derrotas que abriram os olhos do treinador, que desde então está à procura de outros jogadores, principalmente para o setor defensivo. 
 
DgirM0K.png
 
bhMG1LM.png
 
Após cerca de um mês, o clube debutou na Copa Durand contra o Bhawanipore da I-League 2. Em outra partida ruim, o Royal não conseguiu mais do que um empate contra o rival, mesmo após estar vencendo por 2-0. 
 
Dois dias depois, contra o Pune FC, o Royal fez uma partida melhor, mas um erro cometido por Jhinghan no minuto 83 permitiu ao rival marcar o 2 a 1 final. Com a derrota, os comandados de Keala foram eliminados. 
 
PTCWfLC.png
 
O Royal terá até o fim de dezembro para se preparar para a FED Cup. O clube está no Grupo A, ao lado de Dempo, Churchill Bros, Pune FC e Bengaluru FC. 
Nesse campeonato, a expectativa é maior, principalmente por poder usar mais estrangeiros.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo estranho.

Se te convidarem para uma banho de descarrego no Ganges, não vá!

 

Boa sorte, parece que a expectativa da direção é alta, espero não ver a a primeira demissão do jovem maori.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo bem estranho, com derrotas bem ruins nos amistosos e maus resultados na Copa, algo deve ser mudado, espero que consiga achar esse erro. Sinceramente, não gostei muito das contratações, sem bons atributos e com pouquíssimo capacidade, único que gostei foi Monseh Momeni, que foi uma ótima contratação, jovem e tem ótimos atributos para o time. Espero que o time melhore, sei que consegue reverter o quadro, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando a diretoria toma conta do time e decide trazer os jogadores, não vem coisa boa.. como o Yan falou, a unica contratação realmente boa foi do Monseh,

espero que consiga melhorar... "Mentira"  :happy_grin3: , quero que tu seja eliminado na FED Cup tambem hahaha

mais vou torcer por uma classificação para a AFC Cup.

boa sorte  :yest2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consegui um tempo pra ler o save agora, e estou gostando, parabéns pelos trabalhos em outras equipes e Boa Sorte na Índia, dessa vez o time consegue o acesso, a outra temporada foi só manutenção! (e ps: Eu leio rápido, hehe)

 

Valeu, e SUCESSO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano você cai ! Hehehe brincadeira, boa sorte na continuação..

 

:nono:

 

 

Começo estranho.

Se te convidarem para uma banho de descarrego no Ganges, não vá!

 

Boa sorte, parece que a expectativa da direção é alta, espero não ver a a primeira demissão do jovem maori.

 

Só vou se quiser pegar mil e uma doenças.  :bleh:

Vamos nos recuperar quando os estrangeiros entrarem em campo. Tenho fé.

 

 

Começo bem estranho, com derrotas bem ruins nos amistosos e maus resultados na Copa, algo deve ser mudado, espero que consiga achar esse erro. Sinceramente, não gostei muito das contratações, sem bons atributos e com pouquíssimo capacidade, único que gostei foi Monseh Momeni, que foi uma ótima contratação, jovem e tem ótimos atributos para o time. Espero que o time melhore, sei que consegue reverter o quadro, boa sorte!

 

Já achei.  :rolleyes: Ele se chama estrangeiro-dependência. Sem eles, o time não foi o mesmo. Quanto às contratações, a direção quem trouxe e como o clube não vive um bom momento financeiro, não posso exigir muito. 

 

 

quando a diretoria toma conta do time e decide trazer os jogadores, não vem coisa boa.. como o Yan falou, a unica contratação realmente boa foi do Monseh,

espero que consiga melhorar... "Mentira"  :happy_grin3: , quero que tu seja eliminado na FED Cup tambem hahaha

mais vou torcer por uma classificação para a AFC Cup.

boa sorte  :yest2:

 

Justo a contratação que eu fiz.  :cool2:  Na FED Cup vamos ter parte dos estrangeiros, então creio que vamos fazer um papel bem melhor.  :happy_grin3:

Quero vencer a I-League para me apresentar continentalmente.

 

 

Eu consegui um tempo pra ler o save agora, e estou gostando, parabéns pelos trabalhos em outras equipes e Boa Sorte na Índia, dessa vez o time consegue o acesso, a outra temporada foi só manutenção! (e ps: Eu leio rápido, hehe)

 

Valeu, e SUCESSO!

 

Manutenção, sim, mas não tem mais acesso.  :drool:  Já estamos na elite do futebol indiano.

 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cnBJGAM.png

 

temporada 2021/22

 

O técnico Keala apostou em um câmbio tático para se preparar para a FED Cup. 

 

Com um 4-3-3, o clube iniciou a preparação com uma vitória por 10 a 1 contra o ASRF, equipe amadora da divisão inferior. Posteriormente, venceu Malki SC (7-0) e Guwahati (5-1). Nessas partidas, o ataque comportou-se muito bem, com os três centroavantes – Guzmán, Bello e Peixoto – marcando um bom número de gols.
 
nRj3lF8.png
 
 
A FED Cup teve início em 26/12 com a partida entre Royal e Dempo. Apesar de ter uma menor posse de bola, o Royal foi melhor, criou mais oportunidades e venceu a partida por 3 a 1. Simo marcou duas vezes e Malsawnzuala completou o marcador.
 
Na 2ª Rodada, o Royal enfrentou o Churchill Bros. Foi a partida nº 200 como treinador de Keala.
 
Luís Peixoto fez 1 - 0 no min. 2, mas o rival empatou no min. 4 com Dubey. De pênalti, Momeni fez 2 – 1 e fez jus a superioridade do Royal em campo, mas, mais uma vez, o empate foi rápido. No início do segundo tempo, Lalrempuia fez o 3 – 2 para o Churchill e a equipe concentrou-se e manter a posse de bola e se defender. 
Mas apareceu Guzmán. O centroavante argentino marcou dois, nos mins. 66 e 87, e garantiu mais uma vitória do Royal: 4 a 3.
 
O Royal empatou as duas partidas finais, mas confirmou o primeiro lugar com 8 pontos – 1 a mais que o Dempo, que também se qualificou para a semi-final.
 
O Royal enfrentou o East Bengal e em uma das melhores partidas da era Keala atropelou o adversário.
 
Guzmán abriu o marcador aos 23’, Nwachukwu empatou aos 25’ e Luís Peixoto recolocou o Royal à frente aos 27’ e então o clube tomou o controle total da partida. Ainda no primeiro tempo, Simo marcou mais dois gols e fez com que o Royal fosse ao intervalo com uma boa vantagem. 
 
No início da etapa final, Luís Peixoto fez o quinto. O East Bengal ainda deu uma pequena mostra de não desistir com o gol de Obaje no min. 67, mas durou apenas três minutos. Luís Peixoto completou seu hat-trick aos 70’ e Mohanraj fez o sétimo aos 73’. Aos 84’, Momeni fechou a conta em 8 a 2.
 
tjlnXEp.png
 
Valendo o primeiro título do Royal com o comando de Keala, o clube enfrentou o Mumbai FC, que vencera o Dempo por 1 a 0. 
 
No primeiro tempo, Guzmán fez o primeiro do Royal com um lindo chute de fora da área. No início do segundo tempo, Simo ampliou aproveitando um bom passe de Almeida e dez minutos depois, Guzmán completou o cruzamento de Momeni e fez o terceiro. Já nos acréscimos, Pereira fez o gol de honra do Mumbai.
 
8CJXMNI.png
 
xNthdAm.png
 
Foi o primeiro título de elite do Royal, que tentará continuar o bom momento na I-League, principal ambição da temporada. 
O clube estreará no dia 16/01 contra o SC Goa em Margao. No mesmo dia, a direção apresentará mais sete jogadores indianos para completar o elenco e não sofrer problemas por falta de jogadores nacionais como na Copa Durand.  
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

droga, o meu sonho não se realizou, queria que fosse eliminado na primeira fase e o seu lugar ficasse em risco hehehe (Brincadeira)

os atributos dos novos jogadores não me agradam muito. Acha que algum desses jogadores pode ter destaque no time?

parabéns pelo titulo, aquela vitória por 8 a 2 mostra a força da equipe nessa temporada, mostra também que o time é forte candidato ao titulo.

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa esses amistosos hein, parece que foram aqueles jogos-treinos que ocorre com abundância no Brasil, rs. As equipes eram bem fracas ou o Royal era bem forte (Ou os dois)?

 

Parabéns pelo título! Chegou bem fácil na final, tropeçando apenas duas vezes e ainda sim conquistou o título invicto. Já está preparado, será que chega a taça da Liga? Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

 

 

 

 

 

 

 

 

É, realmente o time está na elite, desculpe-me pelo meu erro.

 

 

O Save está muito bem, está cativando um leitor e um fã do Royal.

Parabéns pelo titúlo da FED Cup! O time mereceu! Tenho que parabenizar mais ainda por ser um titulo invicto! 

 

Qual jogador você considera o melhor do time, o craque? Mas, ainda sim, Eu aconselho fazer a equipe jogar no coletivo.

 

Boa Sorte e, SUCESSO para a Liga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

droga, o meu sonho não se realizou, queria que fosse eliminado na primeira fase e o seu lugar ficasse em risco hehehe (Brincadeira)

os atributos dos novos jogadores não me agradam muito. Acha que algum desses jogadores pode ter destaque no time?

parabéns pelo titulo, aquela vitória por 8 a 2 mostra a força da equipe nessa temporada, mostra também que o time é forte candidato ao titulo.

boa sorte

 

Lamento.  :cool2:

Gostei do Custódio Kamble. É bom tê-los para não ter problemas com lesões.

Queremos o título.

 

 

Que coisa esses amistosos hein, parece que foram aqueles jogos-treinos que ocorre com abundância no Brasil, rs. As equipes eram bem fracas ou o Royal era bem forte (Ou os dois)?

 

Parabéns pelo título! Chegou bem fácil na final, tropeçando apenas duas vezes e ainda sim conquistou o título invicto. Já está preparado, será que chega a taça da Liga? Boa sorte!

 

As equipes são fracas, mas havíamos perdido para uma delas na pré-temporada. Então é notável a melhora.  :yest:

Queremos o título para marcar meu nome na história do Royal.

 

 

É, realmente o time está na elite, desculpe-me pelo meu erro.

 

 

O Save está muito bem, está cativando um leitor e um fã do Royal.

Parabéns pelo titúlo da FED Cup! O time mereceu! Tenho que parabenizar mais ainda por ser um titulo invicto! 

 

Qual jogador você considera o melhor do time, o craque? Mas, ainda sim, Eu aconselho fazer a equipe jogar no coletivo.

 

Boa Sorte e, SUCESSO para a Liga!

 

:yest:

 

Não crie uma afeição grande, pois a tendência é que mude de clube mais várias vezes.  :happy_grin3:

Valeu.

 

O Guzmán, sem dúvidas. Mas pra ele render, todos têm que dar seu melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cnBJGAM.png

 

temporada 2021/22

uma ótima novidade

 

O Royal iniciou a I-League indo ao Fatorda Stadium para enfrentar o SC Goa. No primeiro tempo, Guzmán, Gurung e Soumahoro marcaram três vezes para os visitantes. No entanto, as falhas defensivas voltaram a acontecer e o rival conquistou o empate com um hat-trick de Islam. Já no último minuto, Guzmán, outra vez, marcou o quarto e deu a vitória ao Royal.

 

I6DRcqj.png

 
Dois dias depois, o Royal recebeu o Bengaluru e venceu mais uma vez. Estreante, Custodio Kamble chamou a atenção ao marcar dois dos gols da vitória por 5 a 0. 
 
No reencontro entre Royal e East Bengal após o 8-2 da FED Cup, Guzmán voltou a ser protagonista e marcou dois gols na vitória dos visitantes por 3 a 1. Como na FED Cup, o Royal enfrentou o Mumbai FC após vencer o EB e mais uma vez venceu: 1 a 0. O goleiro Kim Hyun-Kioo foi o melhor em campo e garantiu o ponto para o Royal.
 
5iA8Jgw.png
 
O confronto entre líder e vice-líder, disputado por Royal e Churchill Bros, terminou com domínio e vitória do Royal: 3 a 1. No entanto, a equipe pecou muito no momento de concluir as jogadas e só venceu devido a dois gols de pênalti anotados por Momeni. Já no clássico da cidade de Shillong, o Royal não foi bem e perdeu pela primeira vez. Após ficar com um a menos devido à expulsão de Almeida, o clube perdeu o controle da partida e sofreu a virada após estar vencendo por 2-0. 
 
3wFs9UA.png
 
21NgTQs.png
 
hUGOQNL.png
 
O Royal ambicionava chegar à AFC Cup via I-League. No entanto, o clube foi comunicado que a FED Cup dava uma vaga na 1ª Eliminatória da competição continental. Assim, o Royal enfrentará o BG Sports das Maldivas. Se passar, enfrentará o Ansar, do Líbano. 
 
A AFC Cup uma competição anual de futebol internacional gerida pela Confederação Asiática de Futebol (AFC). A qualificação para a competição é para clubes de países filiados à AFC e que se enquadram na categoria "nações em desenvolvimento", como previsto no documento a "Visão da Ásia". 
 
O Sydney FC é o atual campeão da AFC Cup. Nos outros anos, venceram Melbourne City FC (2020), Al-Ain (2019), Wehdat (2018), Bunyodkor (2017), Arbil (2016) e Al-Shorta (2015).
 
O Royal entrará em campo no dia 15/02 em Shillong contra os maldivos.  
 
 
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time está indo muito bem e conseguiu a liderança, mas não está concreta, com o SC Goa na cola, qualquer erro dos dois pode comprometer o título (Pressão básica do leitor, rs). Pena que perdeu contra o Lajong, não sei o motivo uma das equipes mais fracas, poderia ter se distanciado mais dos times na sua cola. Está indo super bem, promete conseguir um título na FED Cup ou na I-League, ou será nos dois? Haha, efeito Borell pode acontecer. Boa sorte na continuação da temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time está indo muito bem e conseguiu a liderança, mas não está concreta, com o SC Goa na cola, qualquer erro dos dois pode comprometer o título (Pressão básica do leitor, rs). Pena que perdeu contra o Lajong, não sei o motivo uma das equipes mais fracas, poderia ter se distanciado mais dos times na sua cola. Está indo super bem, promete conseguir um título na FED Cup ou na I-League, ou será nos dois? Haha, efeito Borell pode acontecer. Boa sorte na continuação da temporada!

 

Coisas do futebol. Iniciamos bem, mas após perder o pênalti e um jogador, caímos e perdemos a partida, mas o importante é a manutenção da liderança. 

Queremos os dois, mas é difícil, principalmente a AFC Cup, que conta com times mais tradicionais e mais qualificados da Ásia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aiii, agora o Keala vai fazer mais turismo ainda. Maldivas nada mal, Líbano grande lugar, o problema são as guerras :(

Que houve com a Australia? Não deveria ta disputando essa AFC cup não, tiveram um grande declínio no save?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to O Mochileiro
  • guigasparotto unfeatured this tópico
  • guigasparotto featured this tópico
  • GG. locked this tópico
  • GG. unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • rafagaucho
      Por rafagaucho
      Boa Tarde!
      Peço desculpas por criar um tópico novo para realizar o questionamento, mas pesquisei e não encontrei resposta.
      As últimas atualizações são compatíveis para o FM15?
      Caso negativo, onde posso encontrar as últimas atualizações compatíveis?
      Obrigado!
    • Shoto
      Por Shoto
      Eae, então, vou ser rapido

                                               ALGUEM AINDA JOGA FM 2015

      MANDA MENSAGEM AI EMBAIXO
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apresentação pessoal
      Desafio lapidando vencedores desafio-lapidando-vencedores , lapidando-vencedores-um-incentivo-a-mais      Já há algum tempo tenho me dedicado mais a saves tipo LLM(com alguma flexibilidade, algumas regras ao meu ver são um pouco exageradas), sempre privilegiando as categorias de base. Esse desafio no fórum me incentiva a ser ainda mais "ousado".
      O ressurgimento do Uralan - Na virada do século, eu brincava muito num site tipo manager online chamado www.soccersim.com, onde os jogadores eram todos "regen". Eu tinha assumido o Uralan, time do qual nunca havia ouvido falar. Nele havia um atacante de nome Afanasy Stiatchkov. Com o tempo minha memória pode estar exagerando um pouco, mas o cara era monstro. Foi artilheiro da Europa umas 4 vezes, artilheiro russo praticamente todas temporadas. Fui campeão russo umas 5 vezes em 7 anos, e campeão chegamos em fases avançadas da champions umas 2 vezes. Mesmo velho e com seus atributos caindo, o cara mantinha a performance. Depois que comecei a jogar FM mais a sério, comecei a procurar pelo time, mas nunca tive a oportunidade de dirigi-lo, já que o time faliu e foi extinto DUAS vezes! Agora no 2015 vou ter a chance pela primeira vez. Além do time ter sido recriado do zero novamente, ainda em situação amadora, foi publicada uma extensão da liga Russa contendo a quarta divisão. Soccersim - figuras grandes
      Nações escolhidas - Rússia / jogável até a 3a div B(equivalente a 4a divisão) Início - Rússia 2014 Opções avançadas - adicionar jogadores a equipes jogáveis demais não marcadas por default - config inicial Database - grande, com todos os jogadores russos e baseados na Rússia, todos os jogadores de seleções e de reputação continental, jogadores dos principais clubes da Europa e América do Sul - 57.000 jogadores - database Expansão da liga Russa disponível na Steam Workshop, mais edição dos uniformes e estádio; Clube escolhido - Uralan. Não fiz como sugerido no desafio mas não fugi ao espírito dele. O Uralan não existia no campeonato passado, foi criado do nada, é como se tivesse sido promovido. Além disso é time com pior reputação e pior previsão de colocação pela mídia. Criei um treinador para ocupar o cargo de treinador e imediatamente o aposentei. Depois criei meu treinador como desempregado e me inscrevi para entrevista de emprego.
      Técnico sem qualificação, jogador de futebol amador   Ser campeão russo Vencer a Champions League Seguir as orientações do desafio lapidando vencedores, não contratar jogadores, somente utilizar a base. Ter um jogador artilheiro da Europa Se for demitido o save acaba Ser treinador do Barcelona após ser pelo menos campeão russo
       
      Prefácio 
      Ivan Afanasyevitch  13/02
      Afanasy Stiatchkov pt1 14/02
      Afanasy Stiatchkov pt2 15/02

      Capítulo 1 - 2015
      O renascimento 15/02
      A estreia 20/02
      Ultras! 22/02     
      E o pau comeu 26/02
      Primeiro turno 01/03
      Intertemporada 03/03
      Segundo turno 05/03  
      O primeiro vôo 07/03    
      Ode à torcida 08/03

      Capítulo 2 - 2016
      Tempestade a vista 12/03
      Bonança  19/03
      Bom anfitrião 26/03
      Déjà vu 28/03
      Olhar para trás 29/03

      Capítulo 3 - 2017 
      Rapadura é doce... 03/04
      Bungee jumping 11/04
      O elástico rompeu...14/04
      Adeus segundona? 16/04
      Xeque! 18/04
      Xeque-mate! 20/04

      Capítulo 4 - 2018
      On the wings of a dream 26/04
      Asas de cera 02/05
      Fracassos... não está fácil para ninguém 11/05

      Capítulo 5 - 2019
      De volta para a casa 14/05
      Um bom começo, mas foi só isso? 25/05
      Um sonho que passou... 26/05
      Ser ou não ser? 01/06
      Flying high again16/06

      Capítulo 6 - 2020
      No quartel de Abrantes  21/06
      Tudo como dantes! 23/06
      Foi quase! Quase??? 02/07

      Capítulo 7 - 2021
      Recomeço 30/07
      Parece, mas não é 31/07
      A vida não é um passeio no bosque 10/08

      Capítulo 8 - 2022
      Você pode vergar um pinheiro se tentar aos poucos 11/08
      Nem tudo que brilha é ouro  29/08
      Seu cotovelo está próximo, mas nem por isso você consegue mordê-lo 05/09
      #Pep no Linha 07/09
      Primeiras fornadas, o que aconteceu?   09/09

      Capítulo9 - 2023
      Adeus também foi feito para se dizer 19/09
      Se forçares um tolo a rezar, ele tanto machucará sua testa quanto os dedos dos pés de outros 28/09
      A testa abriu 13/10

      Capítulo 10 - 2024
      Começar de novo! 17/10
      Vassoura nova varre diferente 19/10
      São somente flores, os frutos virão depois 22/10
      Acredite, mas se certifique! 24/10
      Via Crúcis em 12 estações tempos AKA desastres acontecem 26/10
      Via Crúcis em 12 estações tempos - 2a parte 28/10
      Um pássaro é reconhecido pelo seu vôo 03/11

      Capítulo 11 - 2025
      O mais difícil é começar, depois fica fácil 07/11
      A língua solta é um tesouro para o espião 24/11
      Um turno em silêncio. (A língua solta é um tesouro para o espião) 28/11
      O medo tem olhos grandes 30/11
      Sem esforço não se tira um peixe de um lago raso 04/12
      Sem esforço não se tira um peixe de um lago raso pt.2 05/12

      Capítulo 12 - 2026
      Ovos não ensinam a galinha 10/12
      Bravo frente a um cordeiro, um cordeiro frente a um bravo pt1 11/12
      Bravo frente a um cordeiro, um cordeiro frente a um bravo pt2 15/12
      Bravo frente a um cordeiro, um cordeiro frente a um bravo pt3 17/12
      Outubro Vermelho 18/12
      Um turno para trás 21/12
      Long and winding road 07/01
      8 jogos, 7 pontos! 11/01
      Acima da linha d´água 12/01

      Capítulo 13 - 2027
      Fundação 14/01
      Em marcha 21/01
      Uma locomotiva chamada Bonatini 24/01
      Da água para a Vodka 25/01
      A marvada castiga 30/01
      Feliz aniversário! 12/02

      Capítulo 14 - 2028
      Antes tarde do que nunca 02/10
      Não só as arvores têm raízes 04/10
      Vamos voltar às nossas ovelhas 07/10
      O que é bom para um russo, é a morte para um alemão 21/10
      O inverno passou... 04/11
      ...mas o frio ficou 07/11
      ...mas o frio ficou, parte II 09/11

      Capítulo 15 - 2029
      A volta do filho pródigo 11/11
      Um bom começo é metade da batalha 13/11
      Um velho amigo é melhor que dois novos 16/11
      Do que os ricos e os felizes 18/11
      Capítulo 16 - 2030
      Da Champions! 19/11
      A primeira panqueca sempre tem caroços. 21/11
      Moer água em um pilão 23/11
      Dominnnngo, eu vou ao Maracanãããã.... 25/11
      As galinhas são contadas no outono 28/11
      Tudo está bem, quando acaba bem 03/12

      Capítulo 17 - 2031
      Father, father... I look up to you! 17/01
      Acima de tua cabeça não consegues pular 28/01
      Não se trocam cavalos na travessia 18/02
      O que aconteceu, já foi. 20/02
      Hoje não, hoje não! Hoje sim? Hoje SIM!!?? 23/02
      Cicatrizará antes de seu casamento 26/02

      Capítulo 18 - 2032
      Juntando as forças 10/03
      Quando um lagostim subir a montanha e assoviar 12/03
      Aconteceu, eu vi. A cabra comeu o lobo. 28/03
      Nem peixe nem carne(n. do a. - medíocre). 01/04
      Um bom trabalho fala por si. 05/04
      Quem se queimou com leite quente sopra a água gelada. 07/04
      Vai ter festa la na rua! 19/04

      Capítulo 19 - 2033
      Quanto mais tens, mais queres. 26/04
      A igreja está perto, mas a estrada está sob a neve, o bar está longe, mas vou com cuidado. 27/04
      Foi pegar lã mas voltou tosqueado. 21/07
      Forje o ferro enquanto ainda está quente. 24/07
      Tudo a seu tempo. 28/07 
      De uma ovelha magra pelo menos um punhado de lã. 29/12
      Capítulo 20 - 2034
      O trabalho nâo é um lobo. Ele não correrá para a floresta. 02/01
      Nem tudo que brilha é ouro. 05/01
      Um cão preto não fica branco se você lavar bastante. 10/01
      Sem sofrimento não há aprendizado. 18/01
      Não culpe o espelho pela sua cara feia. 21/01
      Mãe Rússia 24/01
      Capítulo 21 - 2035
      Vá devagar e irá mais distante. 26/01
      Parece mas não é. Episódio II. 30/01
      Uma esposa ruim leva a casa a falência, uma sela ruim machuca o cavalo. 31/01
      Não há heróis que não tenham experimentado tristeza. 08/02
      Não pergunte ao Mal, pois ele responderá. 09/02
      Para os espertos, a sorte acontece uma vez, para os habilidosos, duas vezes. 12/02
      Se a mão trabalha, a boca também. 22/02

      Capítulo 22 - 2036
      Não importa a distância, siga pela estrada; não importa quantos anos tenha - leve a garota. 27/02
      Melhor que ser o rabo do elefante, é ser a cabeça do camelo. 05/03
      Aquele que joga contra si mesmo nunca perde. 12/03

      Capítulo 23 - 2037
      O cobre de qualidade não enferruja; filhos e parentes da mãe não se esquecem.14/03
      Aquele que ama a terra natal derrota o inimigo mais facilmente. 16/03
      Não se pode confiar no inverno. 18/03
      Aquele que não tem desejo, não tem força também. 22/03
      O sol sempre brilha, e aprender é mais doce que o mel e açúcar. 24/03
      A arrogância estraga uma pessoa, o muito branco rapidamente se suja. 17/04 
      Meça sete vezes, corte uma. 03/05 

      Capítulo 24 - 2038
      Com as barbas de molho. 10/05  
      Um(?) Torpedo vindo em nossa direção! 14/05 
      Até o último minuto! 17/05 
      A árvore que cresce na borda da floresta é resiliente. 23/05 
      Uma palavra é suficiente para o homem certo. Um chicote é suficiente para um bom cavalo. 26/05  
      Capítulo 25 - 2039
      E agora Josef? 31/05 
      E agora? A Sibéria ora. 16/07 
      Tem coelho nessa cartola?  27/07 
      Capítulo 26 - 2040
      A água corta a pedra. 02/08 
      Um texugo corajoso é melhor do que um touro atrasado. 15/08 
      Genghis Khan. 07/10  
      Os pensamentos no trono, a bunda na lama. 13/10 
      Capítulo 27 - 2041
      Siddhartha 26/12 
      Se tornar um mestre ou um homem morto (ou vai ou racha). 01/01
      Você não pode escapar do seu destino. 09/01
      Panqueca! Fuck! Blin! 17/01
      Deus ama a trindade. 28/01
      Nada é eterno sob a lua (O sol da manhã não dura o dia inteiro). 06/02
      Não importa o quanto o sapo pule, tudo está em sua própria poça. 08/02
      Onde nem Makar levaria suas vacas.  11/02  
      A morte é melhor para o homem que a vergonha. /  Quando um peixe morre, os ossos permanecem; quando um homem morre, a honra permanece. 12/02 
      Epílogo
      Somente quem nada faz não comete erros. 26/02

      Classificação nos torneios disputados
    • Leho.
      Por Leho.
      Fala comunidade, beleza? Tô trazendo pra vocês aqui em primeira mão minha primeira tradução de um conteúdo sobre FM. Sempre consumi muito esse tipo de material aqui no fórum (mas não somente), porém nunca havia contribuído com nada nesse sentido. Eis que chegou a hora, haha!
      Pra abrir os trabalhos eu resolvi traduzir um capítulo de um guia bem maior e que já deve ser conhecido por alguns de vocês, o "Pairs & Combinations". O autor escreveu lá em 2015, detalhando setor por setor, as melhores formas de setarmos as funções e tarefas de cada jogador de nossas equipes (além de outras coisas). Em 2020 ele meio que lançou uma "atualização" desse guia, se adequando às mudanças que o jogo trouxe de lá pra cá.
      Eu peguei então esse último e escolhi um setor que eu particularmente amo e acho FUNDAMENTAL num time de futebol: o meio-campo. Existem muitas dúvidas, discussões e informações a se compartilhar bem interessantes nessa área do campo, por isso fiz essa escolha e agora vos apresento este capítulo!
      p.s: agradeço já de antemão nosso querido @Henrique M., pela força moral hahaha e por se dar ao trabalho de revisar tudo, e também ao miguxo @_Matheus_ pela arte do banner acima. Valeu lindos!
       
      O “Meio-campo” (by Pairs & Combinations)
      (The Central Midfield)
      O meio campo central é a sala de máquinas de uma equipe, o núcleo cerebral criativo, é onde as decisões se tornam realmente coisa séria. Boas decisões nesse setor do campo ganham jogos, decisões ruins perdem jogos, simples assim. Entenda-se como meio-campo central todas as linhas de posicionamento possíveis: defensivas, centrais e de ataque. Há muitas variáveis possíveis neste setor e suas escolhas serão significativamente afetadas pelo seu estilo de jogo. Um meio-campo central geralmente precisa fornecer os seguintes pilares:
      Segurança defensiva; Dinamismo; Controle técnico e de criatividade. Segurança defensiva
      Este é um termo bastante amplo. A primeira coisa que você precisa entender é como vai se defender: em geral é uma escolha entre pressionar o adversário ou manter sua formação. Obviamente que existem muito mais detalhes do que isso, mas das duas, uma: ou você está pressionando o adversário para justamente diminuir seu espaço (de jogo) ou você está preocupado em montar uma barreira sólida para evitar que ele transpasse e alcance sua meta. Isso não quer dizer que você também não possa ter um meio termo entre as duas coisas.
      Ao invés de ser taxativo aqui e dizer "você não pode isso, você não pode aquilo", prefiro “recomendar fortemente” que sempre se tenha uma função defensiva neste setor. O Dinamismo e o Controle técnico e de criatividade não são só providos por este setor, existem outras posições que também podem contribuir nesse sentido, já a segurança defensiva deve ser tratada como prioridade nesta região do campo, é inegociável.
      Abaixo está um quadro com um resumo rápido de suas opções de função para os meio-campistas e onde elas se encaixam melhor, se nos sistemas de pressão ou nos mais estruturados:
      Função (tarefa DEFENDER)
      Sist. Pressão
      Sist. Estruturado
      Trinco


      Médio Defensivo


      Pivô Defensivo


      MRB


      CJR


      Médio Centro


      Você pode notar que o Trinco e o Meio-campista Recuperador de Bolas (MRB) são as únicas funções que realmente são adequados para apenas um único tipo de sistema defensivo. O Trinco foi projetado para proteger o espaço onde especialmente o “camisa 10” adversário (meia-ofensivo) flutua, de modo que, por sua natureza ele não saia pra pressionar; se ele for colocado dentro de um sistema de pressão é provável que acabe deixando lacunas ao não manter pressão sobre o seu marcador. Já o MRB é o inverso completo disso: ele não apenas protege o seu espaço designado como também sai para pressionar e com isso negar espaço aos adversários, o que significa que, em um sistema mais estruturado, ele abandonará sua formação original quebrando assim sua estratégia de posicionamento tático.
      Existem opções de funções defensivas disponíveis em ambas as zonas do meio-campo: defensiva e central. Normalmente, sistemas de pressão vão dispor de mais jogadores em posições avançadas do campo. Já os sistemas mais estruturados vão fazer o contrário: espalhar jogadores em zonas mais recuadas. Assim como as funções e tarefas de cada jogador, a formação de sua equipe pode desempenhar um papel muito importante dentro da sua estratégia em se defender. Um 4-1-4-1 tem uma forma defensiva naturalmente compacta, com um Médio Defensivo posição entrelinhas - isso significa que você pode se dar ao luxo de ser um pouco mais aventureiro com suas funções e tarefas, se desejar. Se você utilizar apenas dois meias no setor de meio-campo, considere ser um pouco mais defensivo nesses quesitos. Você só não pode delegar a um único meio-campista central todo o trabalho defensivo no meio-campo, essa situação deve ser evitada sempre que possível.
      Dinamismo
      Essa é outra questão que é afetada pela forma como seu time joga. Se você costuma jogar no espaço das entrelinhas, você precisará de bons carregadores de bola e que gostem de ir até a linha de fundo. As equipes com estilo de jogo mais direto podem ser menos dependentes das chegadas até a entrada da área adversária (zona do pênalti), porém podem precisar de jogadores que possam oferecer uma ameaça com chutes de longa distância e/ou que recuperem essa bola nos arredores da grande área. Já uma equipe baseada na posse da bola pode estar mais focada no trabalho melhor dessa posse, mas ainda assim precisará de movimentações eficazes para fornecer-lhe linhas-de-passe e apoiar esse trabalho com a bola - essas movimentações podem ser um pouco menos agressivas, mas ainda são necessárias para aproveitar boas chances dentro do jogo.
      A posição dos jogadores interfere nos tipos de movimentações que eles fazem. Normalmente, os jogadores que se movimentam a partir de posições mais recuadas do campo têm maior probabilidade de produzir ataques agressivos em direção ao gol, enquanto que aqueles que já se encontram em posições mais avançadas no terreno de jogo costumam apostar em investidas mais curtas, mais próximo ao gol ou em posições laterais.
      Alguns de seus jogadores podem ser aqueles que quebram agressivamente as linhas, indo além dos atacantes. Outros podem ser aqueles que acompanham seu time, cobrindo grandes distâncias para estar sempre presentes em todo o campo. Vamos denominar o primeiro grupo de meias “velocistas” e o segundo grupo de meias “de resistência”.
      Função (tarefa)
      Resistência
      Velocista
      Médio Defensivo (apoiar)


      MRB (apoiar)


      Segundo Volante


      Organizador Móvel


      Médio Central (apoiar)


      Médio Central (atacar)


      Médio área-a-área


      Carrilero


      Mezzala


      Médio Ofensivo (apoiar)


      Médio Ofensivo (atacar)


      Avançado Sombra


      Jogadores que avançam agressivamente ao ataque (velocistas) podem se beneficiar de um companheiro “de cobertura” (resistência), para protegê-lo caso o time perca a posse de bola e tome o contra-ataque. Um exemplo dessa combinação seria o Segundo Volante junto do Trinco, justamente porque ambos estão posicionados mais defensivamente, porém o Segundo Volante avança bastante, enquanto o Trinco lhe cobre as costas.
      Controle Técnico e de Criatividade
      Assim como na questão do Dinamismo, você pode alcançar essa atribuição em outros setores diferentes do meio-campo central, mas a primeira pergunta que você precisa se fazer é: como seu time vai jogar? Se você joga num estilo mais direto, com apenas dois meias centrais, eles podem precisar priorizar outros aspectos de um desempenho no meio-campo. Já estilos que priorizam a posse quase sempre requerem pelo menos um meia que possa fornecer esse trabalho técnico e criativo no centro do campo.
      O controle técnico pode ser fornecido em diferentes áreas do meio-campo. Um Regista por exemplo, tem total liberdade para receber a bola fora da defesa, flutuar no espaço (lateral e verticalmente) e fazer passes-chave ou que quebrem as linhas do meio-campo adversário. Um Trequartista faz a mesma coisa só que no terço final do terreno, deambulando pelo espaço, esperando para finalizar a gol ou passar, ou até mesmo servir de opção para tabelinhas (um-dois).
      Além disso, você pode utilizar vários jogadores de criação para tentar oferecer controle técnico em várias áreas do campo. Dessa forma, um Construtor de Jogo Recuado e um Construtor de Jogo Avançado por exemplo podem permitir que seu time jogue com passes progressivos até chegar ao ataque, tentando dominar o espaço em todos os setores do jogo - isso pode ser especialmente útil se o adversário for um time mais forte que o seu, onde você teria o controle da posse evitando assim ser atacado.
      O controle técnico não diz respeito somente aos jogadores que gostam de dar passes em progressão ou enfiadas de bola ao ataque, diz respeito também sobre jogadores que gostam de ditar o ritmo de jogo com o passe dentro da construção das jogadas, procurando encontrar constantemente seus companheiros em posições mais avançadas e também sobre aqueles que procuram carregar a bola. Você vai notar que um meio-campista poderá se encaixar em várias dessas categorias diferentes, desempenhando mais de uma função dentro da equipe.
      Função
      Passador
      Driblador
      CJR


      Regista

      🔶 (parcialmente)
      Organizador Móvel

      🔶
      CJA


      Trequartista


      Enganche


      Mezzala

      🔶
      Médio Ofensivo


       A criatividade não é aplicada apenas no trabalho com a posse, mas também sem a bola: o movimento dos jogadores que vão até o fundo do campo, caem pelos lados ou exploram os espaços entrelinhas podem tirar os oponentes de sua posição original ou criar superioridade numérica em outras áreas. O Trequartista faz muito movimento lateral, além de simplesmente deambular pelo campo ofensivo. Isso pode ajudar a criar uma superioridade numérica nos flancos, por exemplo. Já o Enganche ficará mais restrito na zona onde originalmente ocupa o clássico “camisa 10” (centralizado, bem próximo da grande área), sem executar movimentos laterais. Como já discutimos, isso pode atrair oponentes, liberando colegas de equipe nos espaços criados a partir disso. O grande “porém” com relação ao Trequartista e Enganche, comparado a um CJA por exemplo é que embora o movimento sem bola deles seja mais interessante (oferecendo uma transição ofensiva mais ágil), geralmente eles não oferecerão muita contribuição defensiva, o que pode se tornar um desafio pra quem opta por um sistema de pressão no adversário. Você precisará levar isso em consideração ao escolher o restante das funções dentro de sua formação, pois pode ser necessário selecionar mais dois jogadores mais defensivos para balancear esse sistema.
      Considere também o impacto que um jogador pode ter no ritmo de jogo da sua equipe. Jogadores criativos, mas mais diretos aumentarão esse ritmo - o que pode não ser a melhor opção se você estiver jogando com um estilo de controle da posse. Por outro lado, um passador mais cadenciado (um CJA, por exemplo) provavelmente não vai fornecer um bom suporte para uma equipe que joga com transições rápidas, enfrentando uma boa retranca. Na verdade, não existe o certo e o errado nessas decisões e construções da equipe, porém todas as suas escolhas com relação a estilo, formação, funções e tarefas devem se complementar, para não haver conflito entre elas.
      Meias centrais que “abrem” o campo
      Alguns meias centrais também precisam ter alguma responsabilidade pela largura do jogo da equipe. Isso é muito observado numa estrutura com três meias centrais e passa-se a ser quase que fundamental quando a formação alinha 4 meio-campistas no setor.
      Aliás, jogar com 4 meias centrais é uma clara estratégia para dar consistência ao setor, se valendo de uma superioridade numérica para fortalecer ainda mais a proteção à defesa. Obviamente que essa superioridade precisa oferecer uma boa dose de criatividade e movimentos ofensivos, além é claro de trabalhar duro defensivamente também, oferecendo um certo equilíbrio para compensar a falta de jogadores de lado de campo nos sistemas que não utilizam esse tipo de jogador.
      Todavia, (utilizar 4 meias) é um ótimo recurso para preencher a área mais importante do campo, com jogadores que oferecerão tanto uma estabilidade defensiva, quanto uma superioridade numérica ofensiva também. As maneiras mais óbvias de formatar o setor com esses 4 jogadores são a formação em diamante (VOL, 2 MCs e MAC) e a formação “BOX” ou “caixa” (2 VOLs e 2 MACs).
      É importante enfatizar aqui que a largura é algo que você precisa considerar dentro de seu sistema de jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Assim, você pode prover largura para seu sistema com seus laterais/alas avançando de forma bastante agressiva ou pode também utilizar movimentos laterais de funções centrais dos meias, como o Trequartista (que flutua para os flancos), o Mezzala (que provém amplitude de jogo com e sem a bola), ou um Carrilero, que vai subir e descer no setor entre os espaços livres. Por mais que você goste da estratégia de posse de bola ou de dominar o meio, você precisa de largura em seu estilo de jogo, mesmo que seja apenas para espaçar seus adversários e criar mais espaço para jogar. As funções que você escolhe em um meio-campo como esse também dependem do estilo de jogo que você gosta de usar (de posse, sem a bola, com dribles, forma mais defensiva e etc).
      Meias centrais que provém Largura
      CARRILERO ✔️
      MEZZALA ✔️
      TREQUARTISTA ✔️
       Existem algumas opções para você configurar o meio-campo “BOX” (ou o da caixa): com dois pares de jogadores no meio-campo de ataque, na faixa central ou mais defensivo. Uma maneira simples de escolher as funções e tarefas aqui é lembrar: você precisa de um par mais defensivo e um par mais ofensivo de jogadores. Traga essa decisão de volta às funções essenciais de um meio-campo: segurança defensiva, dinamismo e controle técnico e de criatividade.
      Em um meio-campo diamante, o MAC corre um alto risco de ser “excluído” do jogo, para que isso não aconteça você possui duas saídas: você pode usá-lo para atrair oponentes e depois explorar o espaço que eles vão gerar em suas costas (por exemplo usando um Enganche ou um CJA na tarefa Suporte), ou pode garantir que ele tenha um bom movimento lateral ou vertical para se desmarcar dos adversários ou até mesmo atraí-los com ele. Um Trequartista flutua para as laterais do campo, e um Avançado Sombra tende a avançar agressivamente. Você também pode considerar o Médio Atacante, que pode realizar movimentos verticais e laterais, dependendo da situação.
      Uma função adicional das formações de meio-campo com quatro jogadores é que elas permitem selecionar um número maior de funções específicas. Por exemplo: um Regista ou um CJR pode se beneficiar da ajuda defensiva adicional de companheiros de equipe, enquanto o MRB pode se sentir à vontade para pressionar em busca da bola, sabendo que existem outros companheiros em posições mais recuadas para lhe cobrir, caso ele esteja exposto.
       
      Texto traduzido e adaptado por Leho. para o FManager Brasil. Capítulo extraído do volume "Pairs & Combinations - The Ultimate Guide", de autoria do membro Llama3, registrado no fórum da SI.
      Fonte: https://community.sigames.com/topic/513829-pairs-combinations-the-ultimate-guide-released/
      Revisão: @Henrique M.
      Banner: @_Matheus_
×
×
  • Criar Novo...