Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

2.4 mil games de MS-DOS para se jogar ONLINE!


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Sessão Retrô: 2,4 mil games de MS-DOS para jogar online

Por Bruno Capelas

princeofpersia.png

Prince of Persia. FOTO: Reprodução

A gente adora games novos e alta tecnologia, é verdade, mas todo jogo antigo, com aquele cartucho ou disquete empoeirado também tem lá sua graça. E que tal não apenas um, mas 2400 jogos de MS-DOS de uma vez só, para jogar direto no seu navegador, sem precisar baixar ou instalar nada?

É isso o que propõe uma nova parte do acervo do Internet Archive, site dedicado a guardar a memória da informática (e também dos games) das últimas décadas. O acervo, chamado de MS-DOS Games, reúne clássicos como Prince of Persia, Wolfenstein 3D, SimCity, Championship Manager, Donkey Kong, Lemmings e muitos outros. Dá para gastar horas dentro do acervo (antes de escrever este texto, eu passei pelo menos uma hora tentando descobrir onde raios estava a Carmen Sandiego).

wolfenstein.jpeg

Wolfenstein 3D. FOTO: Reprodução

Vale lembrar, no entanto, que o arquivo ainda funciona com um emulador em modo beta, de maneira que bugs e erros podem acontecer a qualquer momento. Vale lembrar ainda que os jogos não tem instrução de como se joga – de maneira que você deverá tentar por si mesmo. Barras de espaço, enter, teclas direcionais e o mouse são seus melhores amigos nessas horas.

Ainda assim, é bastante divertido :)

Vai lá!

@Estadão

Porra Sim Farm, Stunts, Prince of Persia, Doom, Carmen San Diego, World Circuit, tem até nosso falecido CM ali hahahaha... caralho, que puta nostalgia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é a pior coisa que já aconteceu à produtividade na história.

Um jogo que só conheci por causa disso é o Oregon Trail. Apesar que o Organ Trail é muito melhor. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q eu joguei de Wolfenstein 3D no meu computador cachotão com monitor preto e branco e entrada pra disquetão e botão turbo com windows 3.11 não ta no gibi, piazote de 8 ano viciadissimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E de repente, minha vida ganha um novo sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doom e Prince of Persia foram os que mais joguei. PC de meu pai tinha um FIFA que era muito bom, não lembro qual era.

Edit: Pesquisei aqui, era o FIFA 94. Foda! joguei muito essa porra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doom e Prince of Persia foram os que mais joguei. PC de meu pai tinha um FIFA que era muito bom, não lembro qual era.

Edit: Pesquisei aqui, era o FIFA 94. Foda! joguei muito essa porra.

Foi esse que me fez gostar de jogos de futebol. Até então, minha experiência era aquele Pelé Soccer do Atari, que era uma bosta. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Edit: Pesquisei aqui, era o FIFA 94. Foda! Joguei muito essa porra.

Foi esse que me fez gostar de jogos de futebol. Até então, minha experiência era aquele Pelé Soccer do Atari, que era uma bosta. hahaha

fifa94.gif

Caras, se pá foi o jogo que me introduziu no mundo do futebol dentro dos consoles. Joguei demaaaaaaais ele, no PC de um primo mais velho... a gente até fazia campeonatinhos entre si (quando todo mundo se reunia na casa dele, aniversário ou Natal geralmente), cada um assumindo uma seleção e jogando a Copa do Mundo.

Íamos jogando contra a máquina na 1a fase, e aí quando rolava os confrontos entre nossas seleções, como não dava pra jogar os dois no mesmo teclado, cada um jogava um tempo. Era demais, saía até briga AEOHIOAEUHOIUAHEOIUAHEOAE! Lembro que eu pegava sempre a Itália.

Putz, que fase boa da vida, :ecstasy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como não dava pra jogar os dois no mesmo teclado, cada um jogava um tempo. Era demais, saía até briga AEOHIOAEUHOIUAHEOIUAHEOAE! Lembro que eu pegava sempre a Itália.

Putz, que fase boa da vida, :ecstasy:

Fazia isso com um primo meu huahuahuahuahu eu jogava com o "Países Baixos" :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Fazia isso com um primo meu huahuahuahuahu eu jogava com o "Países Baixos" :D

Massa demais hahahaha. E tinha uma jogada que devia ser um bug monstro da porra do jogo, não sei se você lembra: invadir a área e chutar na diagonal, no canto alto do goleiro era quase sempre gol, hahahahaha podia ser o goleiro que fosse. E era aí que saía as brigas: quem ficava pra jogar o 2o tempo sempre apelava pra esse bug, pra virar o jogo por exemplo, saía quebra pau entre os primos quase sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa demais hahahaha. E tinha uma jogada que devia ser um bug monstro da porra do jogo, não sei se você lembra: invadir a área e chutar na diagonal, no canto alto do goleiro era quase sempre gol, hahahahaha podia ser o goleiro que fosse. E era aí que saía as brigas: quem ficava pra jogar o 2o tempo sempre apelava pra esse bug, pra virar o jogo por exemplo, saía quebra pau entre os primos quase sempre!

Eu lembrava que tinha uma manha, mas não lembrava qual. hahahaha Aqui vencia o jogo quem conseguisse mais chutes, porque todo mundo fazia isso.

Lembrei que tinha uma parada de colocar o atacante na frente do goleiro quando ele encaixava a bola. A bola batia no atacante e sobrava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Lembrei que tinha uma parada de colocar o atacante na frente do goleiro quando ele encaixava a bola. A bola batia no atacante e sobrava.

Tinha isso também, mas aí era DESCARADO demais hahahaha, papo de tomar um tabefe se fizesse isso hahahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo jogava absurdos esse Fifa.

Papo dele chegar perto da área, levantar a bola e dar bicicleta TODA HORA.

Minha redenção foi no Superstar Soccer e no Winning Eleven. Aí eu era imbatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho velho, vocês acham que eu tenho tempo de ficar brincando com esses joguinhos no trabalho, quem é o infeliz que manda um link desse, pqp :yeah:

E antes que eu abra um jogo e não volte mais, eu digo que o Fifa 98 com o mod de futsal é o melhor de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fifa94.gif

Caras, se pá foi o jogo que me introduziu no mundo do futebol dentro dos consoles. Joguei demaaaaaaais ele, no PC de um primo mais velho... a gente até fazia campeonatinhos entre si (quando todo mundo se reunia na casa dele, aniversário ou Natal geralmente), cada um assumindo uma seleção e jogando a Copa do Mundo.

Íamos jogando contra a máquina na 1a fase, e aí quando rolava os confrontos entre nossas seleções, como não dava pra jogar os dois no mesmo teclado, cada um jogava um tempo. Era demais, saía até briga AEOHIOAEUHOIUAHEOIUAHEOAE! Lembro que eu pegava sempre a Itália.

Putz, que fase boa da vida, :ecstasy:

Eu jogava no Mega Drive do meu primo.

4psxQxi.jpg

Jogos pra PC, comecei com Prince of Persia mesmo. Depois vieram os emuladores de M.A.M.E, que ainda são nesse mesmo estilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro jogo de futebol era um que eu tinha pro Mega Drive que nem falta tinha, não faço idéia do nome, hahaha. Aí joguei muito o FUTEBOL BRASILEÑO NOVIENTA I SIEIS VIVA SENNA e o FIFA 97 com o Futsal, hahaha. E o SEGA World Wide Soccer que vinha com Sega Saturn (não conheço um que teve essa porra além de mim, hahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro jogo de futebol era um que eu tinha pro Mega Drive que nem falta tinha, não faço idéia do nome, hahaha. Aí joguei muito o FUTEBOL BRASILEÑO NOVIENTA I SIEIS VIVA SENNA e o FIFA 97 com o Futsal, hahaha. E o SEGA World Wide Soccer que vinha com Sega Saturn (não conheço um que teve essa porra além de mim, hahaha).

Eu tinha um amigo que tinha o Sega Saturn e o Sega CD. Deve ser a única pessoa na face da Terra que teve os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um amigo que tinha o Sega Saturn e o Sega CD. Deve ser a única pessoa na face da Terra que teve os dois.

Eu conhecia um cara que tinha um Sega CD, era aquele que encaixava no Mega Drive, né? Sempre quis ter, hahaha. Saturn era foda, vinha com três jogos (Virtua Fighter, Sega World Wide Soccer e Daytona USA). Joguei muito esses três, jogos na época eram caros pra cacete, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho velho, vocês acham que eu tenho tempo de ficar brincando com esses joguinhos no trabalho, quem é o infeliz que manda um link desse, pqp :yeah:

E antes que eu abra um jogo e não volte mais, eu digo que o Fifa 98 com o mod de futsal é o melhor de todos

Mod? Pelo menos o que joguei muito no Nintendo 64 vinha com a quadra de futsal, sem mod nenhum. Lembro até hoje... FIFA 98 - Road To World Cup foi o único FIFA que realmente gostei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...