Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Coutinho

15.2.1

Recommended Posts

Coutinho

http://www.footballmanager.com/news/hotfix-update-1521-released

December 17, 2014

Hotfix update 15.2.1 released

Hotfix update 15.2.1 for FM15 is now available to download on Steam.

To download the update, simply save your current game, quit FM, then quit and restart Steam. Then launch the game as normal and this should start your update automatically.

The update includes fixes for the following issues:

GRAPHICS

• All custom .fmf files can now be distributed via Steam Workshop
  • Fixed 3D kits not displaying in the match viewer

USER INTERFACE

• Fixed various light skin issues in the match screen
  • Fixed player duty not being listed on Make Quick Sub dialog
  • Fixed rare cases of inbox failing to update properly
  • Fixed 'Take Screenshot' shortcut

COMPETITIONS

• Fixed rare instance of Belgian league fixtures not being scheduled
  • Fixed rare instance of Copa Libertadores not being scheduled
  • Fixed ability to fine players multiple times
  • Fixed cases of players not travelling for international games

IN-GAME EDITOR

• Fixed 'Edit Club Contract' check boxes

If you have any issues following the update, or if you think you've spotted a bug, please report it on http://community.sigames.com.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
(SPFC)Coach

Match Engine 'perfeita' na visão deles... sem precisar modificar. -.-

Compartilhar este post

Link para o post
_Matheus_

Nada de lesões, hein?!

Tá foda.

Compartilhar este post

Link para o post
Uhtred

SI esse ano tá foda, sem comentários...

Compartilhar este post

Link para o post
Toggy81

Mas já?

Compartilhar este post

Link para o post
El Piratz

Só correções básicas que não afetam em NADA a dinâmica do jogo.

Uma palavra: decepção.

Quero mesmo que chegue o FM 2025. Daí vai estar bom!

Editado por El Piratz

Compartilhar este post

Link para o post
Leonardo Castello

Não vai ser mudado nada em relação as lesões , será que não entendem ? A SI mesmo já respondeu que não é bug, deixem de ser ingênuos .

Esse Patch só foi pra arrumar as cagadas do anterior.

Editado por Leonardo Castello

Compartilhar este post

Link para o post
La muamba

Só eu que não estou achando tão ruim assim?

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
_Matheus_

Não vai ser mudado nada em relação as lesões , será que não entendem ? A SI mesmo já respondeu que não é bug, deixem de ser ingênuos .

Esse Patch só foi pra arrumar as cagadas do anterior.

Não é questão de ingenuidade, jovem. É insatisfação. A SI só não quer admitir porque acha que tá condizente com a quantidade de lesões da presente temporada na Europa. A Europa não é padrão. Temos um calendário muito mais exaustivo e que seria propenso a lesões e não tivemos tantas lesões assim essa temporada.

Sem falar na gravidade das lesões, quantas pernas quebradas você vê no futebol? Extremamente raro. E no FM? Tem toda hora.

Compartilhar este post

Link para o post
Chaves

1ª coisa:

Com relação as lesões, tentem prestar mais atenção nos treinos, diminuindo a carga quando tiver 2 jogos por semana ou quando perceberem que os jogadores não estão se recuperando com rapidez. Outra opção é diminuir a carga ou mesmo tirar o treino individual de alguns jogadores que propensão a lesões ou que estejam se machucando muito.

Rotação do elenco também sempre é uma boa para não sobrecarregar os jogadores.

Eu sempre rotacionei muito meus elencos e nunca tive problemas de lesões como sempre reclamam. Esse ano tive alguns e desde de que comecei a prestar mais atenção nos treinos nada além do normal vem ocorrendo.

Lembrando que o jogador não precisa necessariamente se machucar no treino para o problema das lesões ser no treino. Existem atributos ocultos que medem o cansaço do jogador e isso que vai ditar a lesão ou não.

2ª coisa:

Não sou muito de reclamar do motor do jogo mas desde o FM14 está foda. Pode ser algum vicio tático meu, mas já tentei de tudo, em vários níveis, de várias ligas, inclusive usando o RTE para minimizar o fator de falha dos jogadores e os mesmo problemas insistem em acontecer.

Vou listar alguns desses problemas para saber se mais alguém está sofrendo com isso. Se for só comigo beleza, eu me viro, agora se for geral já dá para pensar em outras alternativas.

Leitura de jogo:

Meus jogadores parecem incapazes de passar na frente (em um ponto futuro) para o companheiro iniciar a corrida e receber. São raros os casos que dá certo e em situações especificas, como o jogador que recebe o passe já vir na corrida bem de trás, como no avanço de um lateral.

Esse é um problema que mais me parece uma falha do motor, como se o jogador A ao decidir passar a bola para o jogador B direcionasse o passe para o ponto que o jogador B estivesse no momento da decisão, ou seja, em suas costas.

Esse “erro” é mais fácil de perceber em equipes menores, onde os jogadores não tem recursos físico e técnicos para se recuperar a tempo.

Marcação:

Não importa se a marcação é individual ou apertada e o jogador marcando seja descomunalmente bom (sei pq editei e não adiantou, só amenizou), sempre vai ter uma bola sobrando nas costas da marcação ou o adversário escapulindo para fazer uma tabela.

Esse é o problema que mais vem me tirando do sério e consumindo meus esforços para amenizar. O que mais me irrita é que as equipes da maquina não parecem sofrer com isso. Por exemplo, quando enfrento equipes com um atacante ele fica sambando no meio dos meus zagueiros, mesmo setando marcação individual e apertada; quando é o contrário tem pelo menos um zagueiro pendurado em cima do meu atacante o TEMPO INTEIRO.

Escanteios:

Esse é um show a parte a algum tempo, já criei anti-corpos e nem me irrito mais. Vale nota nem tanto pela quantidade, mas sim pelas maneiras que vem acontecendo. Porra, tem desarme quase no meio de campo que acaba em escanteio. E aqueles cruzamentos que estão indo para fora e aparece um zagueiro ou o goleiro para desviar EM CIMA DA LINHA e ceder a bola de graça? Claro que também não poderia deixar de comentar aquele momento mágico que o goleiro defende a bola e as formigas do piquenique do Pato Donald carregam ele para fora do campo e… ESCANTEIO!!

Pior de tudo é que estou sofrendo uns gols no mínimo esquisitos de escanteio, seguindo o mesmo padrão: cobrança no primeiro pau e um bosta qualquer chega de trás para escorar para o gol. O goleiro 90% das vezes está sendo marcado por um jogador forte, então nem se mexe. Isso vem acontecendo com uma frequência grande de mais para eu não reparar e não pensar coisas.

Blitz:

No futebol americano, blitz é uma jogada onde o time de defesa abre mão da marcação para correr com o máximo de homens possíveis para cima do quarterback, o homem com a posse de bola. No FM15 isso virou rotina. O jogador com posse de bola constantemente é cercado por três, quatro ou MAIS JOGADORES para ser desarmado. Sei que tem um tempo que estão tentando engrenar o FM no mercado norte-americano, mas “footbolizar” o soccer é foda!!

Nos testes que fiz me concentrei mais em treinar equipes de médias para pequenas por uma preferência pessoal, mas também treinei equipes grandes como Real Madrid, Barcelona e Manchester United por uma questão de comparação. Como eu disse reparei os mesmo erros em todos os níveis, sendo que a qualidade dos jogadores das equipes melhores acabava por compensar as falhas.

Realmente não afasto a possibilidade de alguns desses erros serem algo não que esteja corrigindo taticamente, por isso acho importante saber se está acontecendo com mais alguém.

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post
Leonardo Castello

Não é questão de ingenuidade, jovem. É insatisfação. A SI só não quer admitir porque acha que tá condizente com a quantidade de lesões da presente temporada na Europa. A Europa não é padrão. Temos um calendário muito mais exaustivo e que seria propenso a lesões e não tivemos tantas lesões assim essa temporada.

Sem falar na gravidade das lesões, quantas pernas quebradas você vê no futebol? Extremamente raro. E no FM? Tem toda hora.

Você acompanha a pagina do face do FM? Lá o pessoal exaustivamente reclama das lesões, e sempre recebe respostas dizendo que não é bug pra terem a atenção na aptidão física. Eles estão se fazendo de desentendidos ou nos fazendo de idiotas.

Compartilhar este post

Link para o post
Chaves

Pior de tudo que concordo com você. O jogo está bom. Podia estar melhor, mas de um lixo completo passa longe.

Você acompanha a pagina do face do FM? Lá o pessoal exaustivamente reclama das lesões, e sempre recebe respostas dizendo que não é bug pra terem a atenção na aptidão física. Eles estão se fazendo de desentendidos ou nos fazendo de idiotas.

Por experiência propria eu concordo que seja questão de aptidão física.

Compartilhar este post

Link para o post
Yan Perisse

Essa seria a patch natalina?

Compartilhar este post

Link para o post
Gustavo M.

A SI está perdidaça depois da ME horrível do 14. Eles não conseguiram melhorar muito pro 15, e pelo visto, não sabem muito o que fazer. Não é´possível que os caras ainda não conseguiram deixar reais os cruzamentos direto pro gol até hoje. Qual será a dificuldade de mudar isso no código?

Compartilhar este post

Link para o post
CapitaoX

GRAPHICS

• All custom .fmf files can now be distributed via Steam Workshop

TESTADO E APROVADO corrrigiram as INSCRIÇÕES NA STEAM WORKSHOP. agora vc pode baixar os jogadores wonderkid de boa dentre outros itens, sem falhar.
    ADOREI ja to com quase 200 jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Leonardo Castello

Pior de tudo que concordo com você. O jogo está bom. Podia estar melhor, mas de um lixo completo passa longe.

Por experiência propria eu concordo que seja questão de aptidão física.

Mas eu não tenho problemas com lesões, e concordo até em parte com eles. Venho curtindo o jogo, mas esses goleiros estão bem lixos. A bola vem no meio do gol onde o goleiro ta e consegue entrar na maioria das ocasiões.

Comparado ao FM 14 esse ganha de lavada.

Compartilhar este post

Link para o post
_Matheus_

Se ainda fossem 10 caras com lesões musculares, daria pra pensar que há algo errado com o treino. Eu acho que a carga do treino é improvável de quebrar a perna de alguém. Uma perna quebrada é uma lesão de 8 meses. Acho que deve dar pra contar nos dedos as vezes que vi esse tipo de lesão em toda série. É um tipo de lesão que dá cartão vermelho e que geralmente acontece em um lance violento da partida.

Repostando o que comentei num tópico a respeito na Steam Workshop: o que define um treino pesado? São 8h por dia? Mais? Menos? Por quanto tempo um jogador pode suportar uma carga de treino pesado? E como isso os afeta na realidade? Isso implica necessariamente em mais lesões? Ou deveria implicar também (em igual proporção ou mais) em queda na condição física e no match fitness ao longo (mais pro fim) da temporada? Me parece muito mais natural e condizente com a realidade, por sinal, uma vez que existe sobrecarga em algum momento nos treinos.

Obviamente, existe uma mudança em relação ao FM 14. O treino pesado no FM 15 parece ser muito mais pesado do que o mesmo treino no FM 14. Essa mudança e como ela afeta não foi muito bem explicada também.

Eu acompanho o Fórum da SI e em suma é isso que falei, acham condizente com a quantidade de lesões na Europa. O que eu acho que é apenas uma coincidência. É um absurdo um time ter 30 lesões igual já vi relatos. Nunca vi isso na realidade. 10 lesionados já é coisa pra caralho. Nossa temporada aqui não teve tantas lesões assim.

Compartilhar este post

Link para o post
krovax777

Só não to gostando dos 200 chutes e 1 gol por jogo, enquanto a AI da 3 chutes e marca 5, de resto acho que o jogo não ta ruim.

Compartilhar este post

Link para o post
Uhtred

Buenas, aqui depois dessa atualização tá dando um bug cabuloso, nenhum preparador quer assinar com meu time, até antes estava tudo perfeito nisso

Compartilhar este post

Link para o post
Leon_fogo

Bem acredito que esse não seja o patch natalino, mas gostei os kits 3d foram ajustados pequenas coisinhas em competições tb, isso já é mt válido. Ainda nao testei, mas podem ter mudado algo na match engine, a sigames tem esse costume não falar que mexeu mas mexeu, vamos ver!

Eu até gosto do jogo, mas ha dei mt dica e observações no forum deles que deixaria o jogo mt legal porem e foda eles sao cabeça dura e difíceis de lidar kkk... os gringos tão mt putos principalmente com a quantidade de gols e chutes por jogo, ta rolando xingamento e tudo kkkkk

Fato q eles se basearam na temporada da Europa na quantidade de lesões e na copa do mundo nos placares fis jogos. Tb acho que isso poderia ser melhor ajustado, mas a parada e ter bons preparadores, ficar de olho no descanso dis jogadores, aptidão física e principalmente treinos individuais aqui as lesões sao traquilonas!

Chaves meu amigo, nas questões que vc citou eu percebo aqui a mesma coida em: leitura de jogo, marcação e escanteio. E por falar em escanteio, no patch 15,2 era so cruzamentos no primeiro pau q era gol kkkk... acho que seria mt válido vc postar na sigames esse comentário, eu postei coisa a vera mas tem vários pontos q vc flw q sao mt importantes!

Compartilhar este post

Link para o post
Toggy81

[...]

[...]

A questão das lesões está batendo mais forte pra quem joga nas ligas menores e amadoras onde não se tem boas condições de treino, bons preparadores, se treina apenas 3 vezes na semana por meio período e ainda por cima não se pode utilizar os jogadores nas peladas do sub23 e sub19.

Os jogadores que não são titulares estão SEMPRE devendo aptidão física. Mesmo vc ficando em cima dos caras nos treinos. Mesmo rotacionando o plantel.

E aí o cálculo do jogo parece estar assim: "x minutos em campo com aptidão muito baixa = coluna partida e hemorragia cerebral"

E isso pra praticamente TODOS os jogadores que entram em campo nessas condições. Então no início da temporada, tranquilamente perde-se 7 a 9 jogadores por mais de 3 meses com lesões bizarras em série.

Isso em um elenco limitado, as vezes nem com 20 jogadores. Impossível jogar.

O que eu notei agora depois de um dos patches é que o cara se arrebenta no jogo, mas no pós jogo ele não fica no dpto médico. Só fica com o condicionamento um pouco mais baixo. Daí deu uma amenizada.

Mas estava impossível jogar.

Compartilhar este post

Link para o post
Yan Perisse

Eu também...

Compartilhar este post

Link para o post
Chaves

Mas eu não tenho problemas com lesões, e concordo até em parte com eles. Venho curtindo o jogo, mas esses goleiros estão bem lixos. A bola vem no meio do gol onde o goleiro ta e consegue entrar na maioria das ocasiões.

Comparado ao FM 14 esse ganha de lavada.

O que vem mais me deixando puto com o goleiros é que parece ser mais fácil fazer de cabeça sem saber cabecear e sem angulo, do que cara a cara com o goleiro. Eu nem me animo mais quando uma bola sobra atrás da defesa.

Se ainda fossem 10 caras com lesões musculares, daria pra pensar que há algo errado com o treino. Eu acho que a carga do treino é improvável de quebrar a perna de alguém. Uma perna quebrada é uma lesão de 8 meses. Acho que deve dar pra contar nos dedos as vezes que vi esse tipo de lesão em toda série. É um tipo de lesão que dá cartão vermelho e que geralmente acontece em um lance violento da partida.

Repostando o que comentei num tópico a respeito na Steam Workshop: o que define um treino pesado? São 8h por dia? Mais? Menos? Por quanto tempo um jogador pode suportar uma carga de treino pesado? E como isso os afeta na realidade? Isso implica necessariamente em mais lesões? Ou deveria implicar também (em igual proporção ou mais) em queda na condição física e no match fitness ao longo (mais pro fim) da temporada? Me parece muito mais natural e condizente com a realidade, por sinal, uma vez que existe sobrecarga em algum momento nos treinos.

Obviamente, existe uma mudança em relação ao FM 14. O treino pesado no FM 15 parece ser muito mais pesado do que o mesmo treino no FM 14. Essa mudança e como ela afeta não foi muito bem explicada também.

[...]

Não tenho muitas duvidas que a carga de treino influência diretamente a condição física dos jogadores e consequentemente nas lesões, mas concordo com você que as lesões resultantes são meio aleatórias, incluindo torções e golpes durante a partida, nada muito ligado com stress físico ou muscular.

Particularmente consigo ver uma relação entre o tempo de treinamento, esforço e stress. Seria mais ou menos como passar 4 horas na academia ao invés de 2. Os resultados seriam diferentes, assim como as consequências. Isso sem entrar na parte da concepção física e mental de cada indivíduo.

A questão das lesões está batendo mais forte pra quem joga nas ligas menores e amadoras onde não se tem boas condições de treino, bons preparadores, se treina apenas 3 vezes na semana por meio período e ainda por cima não se pode utilizar os jogadores nas peladas do sub23 e sub19.

[...]

Porra, mas nego quer treinar futebol amador e os jogadores 100% nos jogos? Se não me engano nunca foi assim.

De qualquer forma entendo o que está falando. O FM tem tanto recurso para equilibrar os abismos físicos, mentais e técnicos que existem entre as principais divisões e as piores, que não sei pq não criam alguma coisa para dar suavizar outras questões como as lesões. Com certeza a relutância para alterar o modulo de contusões é para não extingui-las no futebol de alto nível.

Compartilhar este post

Link para o post
Toggy81

Porra, mas nego quer treinar futebol amador e os jogadores 100% nos jogos? Se não me engano nunca foi assim.

De qualquer forma entendo o que está falando. O FM tem tanto recurso para equilibrar os abismos físicos, mentais e técnicos que existem entre as principais divisões e as piores, que não sei pq não criam alguma coisa para dar suavizar outras questões como as lesões. Com certeza a relutância para alterar o modulo de contusões é para não extingui-las no futebol de alto nível.

Pois é. Entendo por essa lógica tb, mas não vejo o porque de colocar um "limitador" na quantidade de lesões graves.

Algo que diminuísse a probabilidade de reincidência pelo menos. Quanto mais lesões graves, menor a probabilidade de ter outra, mas ainda com chance de ter, pra ser justo.

Pq ter 2 jogadores com a perna quebrada mais 3 com ligamento rompido no início da temporada é dose...

Compartilhar este post

Link para o post
_Matheus_

Não tenho muitas duvidas que a carga de treino influência diretamente a condição física dos jogadores e consequentemente nas lesões, mas concordo com você que as lesões resultantes são meio aleatórias, incluindo torções e golpes durante a partida, nada muito ligado com stress físico ou muscular.

Particularmente consigo ver uma relação entre o tempo de treinamento, esforço e stress. Seria mais ou menos como passar 4 horas na academia ao invés de 2. Os resultados seriam diferentes, assim como as consequências. Isso sem entrar na parte da concepção física e mental de cada indivíduo.

Existe a relação, sim. Mas ela não é bem definida. Nunca foi, e a diferença em relação à versão anterior é que causou indignação pois não há um comparativo real para definir que o sistema precisava de mudanças.

Qual é a carga limítrofe? Um treino tático muito pesado deveria proporcionar o mesmo número de lesões que um treino de condicionamento físico pesado? Ou apenas gerar uma insatisfação a médio/longo prazo caso os jogadores não sejam ambiciosos pelo crescimento ou determinados, por exemplo.

Minhas condições de treino são medianas, minha carga de treino é mediana, a carga de treino dos preparadores é mediana. Porque eu deveria ter 6 lesionados no meu elenco? Acabo de perder meu atacante referência por 6 semanas nessas condições. Estiramento nas costas por levantamento de peso. Isso é lesão de jogador de futebol? Isso é lesão de tiozão que tá sem prática esportiva e se mete a besta de levantar vários kg na academia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

• Conteúdo Similar

• Henrique M.
      Por Henrique M.

Escolhendo um perfil

A primeira coisa que tem que se ter em mente é o tipo de abordagem que você tem em mente para seus juniores. Eu desejo ser um formador, um captador, um desenvolvedor ou um comprador? Obviamente que a última opção não serve para o propósito desse artigo, mas vamos elucidar e dar alguns exemplos:
      Formador: O clube que foca em ver suas categorias de base cheia de garotos que o próprio clube encontrou e deu oportunidades. O Barcelona é o exemplo mais famoso desse tipo de política, mas existem outros. Pode ser aliado com um perfil captador e desenvolvedor. Mas aqui o foco é usar o próprio clube para que os jogadores evoluam e busquem seu espaço no time principal. Captador: O clube tem uma boa categoria de base, mas não conta apenas com ela, busca jovens em todos os cantos para aumentar o número de jogadores de potencial em sua base. A sua principal diferença é que a principal matéria prima vem dos outros clubes e não do seu sistema de captação. Desenvolvedor: É o clube que alia sua capacidade de formação e captação com empréstimos e espaço para os seus jovens jogadores em outros times. Muitos utilizam esse tipo de estratégia, montam uma boa categoria de base, mas deixa o trabalho duro de dar espaço e experiência para jogadores na mãos de outros clubes e quando o jogador está plenamente desenvolvido e pronto para ser usado, traz ele de volta. Comprador: É o clube que mesmo tendo boa infraestrutura e capacidade de formar seus próprios jogadores, não se utiliza de sua categoria de base. Prefere comprar jogadores prontos ao invés de desenvolver os seus. O Real Madrid é o grande expoente desse comportamento. E esse é um tipo de perfil que não vamos trabalhar. O foco é mostrar como você mesmo pode desenvolver sua categoria de base aliando os perfis formadores e desenvolvedor em um só. É uma estratégia mista que traz resultados concretos em mais ou menos duas temporadas dependendo do nível dos seus jogadores e de como eles são utilizados no elenco. Separando em categorias

Os jovens jogadores devem ser separados em três categorias: diamantes puros, jovens talentosos e lixo. São nomenclaturas pessoais, cada um chama do jeito que quiser, mas vou usar esses nomes para deixar claro o que é o quê.
      Diamantes puros: são jogadores com grande potencial, avaliados geralmente de 4 estrelas para cima, costumo incluir os que tem 3,5 estrelas aqui também. Jovens talentosos: são jogadores que tem chance de serem úteis, avaliados entre 2 a 4 estrelas, ou até mesmo até 3,5 estrelas, dependendo do seu ponto de separação. Lixo: todos os jogadores que são avaliados com menos de 2 estrelas e provavelmente não terão futuro em sua equipe (não iremos tratar desta terceira categoria, já que ela só é proveitosa para fazer número nas categorias de base).
      Desenvolvendo Diamantes Puros

Essa é a parte mais complicada para tirar o que tem de melhor de um jogador. Você tem que abrir espaço na sua equipe para os jovens diamantes, o melhor lugar possível para que eles se tornem o que se espera deles é no próprio clube. Ele estando dentro do clube, você tem total controle das ações e de como direcionar a evolução desse jogador para que ele alcance o patamar de grande jogador rapidamente.

Aliando o sistema de Tutores do jogo com tempo de jogo, os resultados são rápidos, dentro de uma temporada, se o jovem tiver jogado uma quantidade razoável de jogo, você verá diferenças, podendo em até duas temporadas já estar preparado até para assumir a titularidade da equipe.

Mas por que manter um jovem como reserva na minha equipe se ele pode ser titular em outros lugares? Pense bem, qual é o melhor ambiente para um jogador se desenvolver ao máximo? Num time onde ele tem toda a pressão de carregar uma equipe medíocre nas costas ou tendo espaço no meio de uma equipe pronta aonde ele tem menos responsabilidades?

E esse pensamento é claro, não é para colocar jogador na fogueira. Tá vencendo um jogo tranquilamente? Coloque o garoto para jogar. Tá precisando de um reserva para aquele jogador? Olhe para sua base ao invés de gastar tubos num jogador que só servirá de enfeite. Mas não vá pensando que aquele "miúdo maravilha" é a salvação da lavoura caso as coisas não estiverem indo do jeito que você deseja. É perigoso para o seu time e para o jovem ser colocado numa situação de risco e ele não ter carga para aguentar. Mas, trabalhando o psicológico dele, através de um tutor adequado, a maioria deles sobreviverá a esse tipo de intempéries.

Portanto, a lição definitiva que fica: dê espaço no seu elenco para aquele menino que chegou ontem com potencial 4 estrelas, ele pode ser o próximo craque da equipe antes mesmo que você perceba e tudo isso investindo pouco.

Desenvolvendo Jovens Talentos

Aqui é onde entra o perfil desenvolvedor, você tem aquele jogador que está numa faixa e possivelmente pode ser um bom reforço ou pode ser um jogador inútil. Empreste-o. Lá ele terá como provar seu valor e você poderá acompanhar de perto a sua evolução sem prejudicar jogadores melhores ou sua própria equipe.

O empréstimo é vital para esse jogador. Lá ele vai ter o tempo de jogo que precisa e terá que provar seu valor para ser promovido a sua equipe principal. Porém, é necessário que você escolha equipes aonde ele terá importância, não adianta mandar ele para uma equipe da primeira divisão aonde ele será reserva, sendo que você pode mandar ele para uma equipe de uma liga mais fraca ou divisão inferior e lá ele vai ser titular e terá menos pressão para se desenvolver.

Preste atenção aos relatórios do seu staff que lá vai dizer para que nível o jogador já está pronto e é para lá que você deve mandá-lo, não mande ele para um lugar que ele não está pronto para encarar ou que seja pouco amistoso, você pode estar jogando fora um bom jogador.

O Tutor

O ponto-chave para qualquer jogador que você deseje desenvolver é quem você escolhe para ser o tutor dele. O seu staff lhe indica algumas opções, mas o mais importante é você checar pessoalmente se as personalidades dos jogadores batem. Não adianta botar um jogador leal para acompanhar um jovem ambicioso, seus valores não batem e você não vai ver evolução nenhuma no seu garoto e ainda pode criar rixas no ambiente.

Aqui vão os principais pontos que devem ser olhados para um tutor ser útil:
      Escolha jogadores com personalidades compatíveis. Procure jogadores com alto nível de Frieza, Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe. Concentração é um bom valor para se levar em conta também. Nunca coloque um jogador para ser tutorado por alguém que tem atributos mentais piores que os dele. Você pode ter um jovem com determinação 15 e Concentração 18. Se colocar um jogador com determinação e concentração menor, esses atributos do seu jovem irão diminuir também. Preze por fazer esse desenvolvimento do jogador antes que ele chegue ao profissional. Geralmente o jogador chega na sua equipe com 15 ou 16 anos, até ele completar 17 ou 18 anos, faça ele ser tutorado pelo máximo de tutores compatíveis possíveis. Isso irá acelerar o desenvolvimento do jogador quando ele começar a receber oportunidades na equipe principal ou em outras equipes. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu gostaria que você fosse tutor de fulano, pois sinto que pode ajudá-lo a melhorar seu jogo". - Aqui será compartilhado o talento, aquilo que seu jogador sabe dentro de campo. Ele irá compartilhar seus movimentos preferidos, irá compartilhar seu estilo de jogo, ou seja, sua função dentro de campo e ajudará o jogador a desenvolver os atributos para essa função. Isso significa, que você pode ter um substituto perfeito para aquele seu defensor que joga com bola, simplesmente trabalhando essa função. Ou então aquela precioso Raumdeuter que anda fazendo estragos nos adversários poderá ressurgir através de um jovem seu. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu penso que seria vantajoso se você tomasse conta de fulano e lhe passasse toda sua experiência". - Aqui será compartilhado a personalidade, a mentalidade, o comportamento dentro e fora de campo. Isso aqui é importantíssimo para moldar o desenvolvimento do seu jogador. Os atributos destacados acima são suficientes para que o desenvolvimento seja feito da melhor maneira possível. Importantissímo: A tela para escolher o tipo de tutoria que você deseja é bem simples. E depois que você entender o que cada uma das frases determina, você poderá moldar o jogador da maneira que lhe trará maiores benefícios.

Tempo de jogo

Após seu jogador ter adquirido a personalidade adequada e ter os atributos primordiais para sua evolução, é hora de botá-lo em campo. Não contrate reservas para uma posição aonde você tem uma jovem promessa, deixe ele ser seu reserva imediato e molde seu jovem para que ele possa substituir no futuro esse jogador sem problemas algum.

Uma dica que eu considero bastante interessante, a partir de 2 estrelas, um jogador jovem já é capaz de se sentir confortável jogando com 10 ou 9 companheiros de alto gabarito. Com esse suporte, ele já poderá ser titular, acelerando ainda mais sua evolução.

Mas o importante para isso dar certo é que você não deve estruturar sua equipe em cima de suas promessas. Na peneira do ano anterior surgiu aquele atacante dos sonhos 1 estrela de capacidade e 5 estrelas de potencial. Tem tudo para ser uma lenda do futebol e levar seu time longe. Não é sensato da sua parte esperar que ele resolva tudo da noite para o dia. Dê estrutura para ele, tenha paciência e vá com cuidado. Se você gerir adequadamente todos os fatores expostos aqui, ele realmente será aquele jogador que você vislumbrou quando ele chegou ao clube.
      Staff

Existem algumas coisas que devem ser levadas em conta, principalmente para quem quer começar essa filosofia num time ruim, em relação aos staffs escolhidos.
      Priorize o staff da equipe principal, como o objetivo é fazer o mais rápido possível a transição base-profissional, para equipes com orçamento apertado vale mais a pena ter um bom staff para o profissional do que dividir suas atenções. Ter um Diretor de Futebol Júnior com boa avaliação de potencial é muito útil, pois isso melhora a qualidade média dos jogadores que chegam para as peneiras, já que o responsável por trazer esses jogadores é esse Diretor. É útil que todo o seu staff tenha o atributo Trabalhando com Jovens elevado, mesmo aqueles que são dedicados ao profissional. Se houver a oportunidade de reforçar qualitativamente o staff da base, priorize quem tiver o atributo Mental alto, já que ajuda no desenvolvimento dos atributos psicológicos dos jovens jogadores, algo muito importante para a evolução geral do seu prodígio. Paciência

Formar seus próprios jogadores não é algo que traz efeitos da noite para o dia. No Profissão: Manager, temos um desafio aonde os jogadores são incentivados a jogar um save aonde tudo gira em torno de utilizar somente sua categoria de base e você pegar um time da última divisão e achar que a categoria de base vai produzir gênios de uma hora para outro, você vai se frustrar. Com a quantidade exata de paciência, tempo de jogo e bons tutores, você terá orgulho de ter criado seu próprio Lionel Messi.

Links úteis:
      Desafio: Lapidando Vencedores
      Categorias de base: Planejando o futuro
    • ggpofm
      Por ggpofm

A cada dia que passa o FM 16 fica mais próximo de seu lançamento, enquanto o FM 15 caminha para ficar para trás como apenas mais uma edição da série. Por vários motivos não fiz nenhum save com o FM 15, algo lamentável para quem desde o início da série Football Manager nunca deixou de jogar e postar saves no “Profissão: Manager”. Por isso mesmo, sabia que não podia deixar passá-lo em branco, mesmo achando que o FM 16 tem muitas chances de vir com poucos bugs, já que aparenta ser mais uma versão aperfeiçoada do FM 15 do que uma edição inovadora do jogo.
      Como entrarei em férias no fim de semana, pensei em começar apenas quando voltasse, mas não resisti e decidi postá-lo nesta quinta-feira. Peço desculpas, mas quero aproveitar o embalo.

Como o título sugere, jogarei um save de clube e o escolhido é um pequeno clube espanhol da região de Andaluzia: o Cádiz Club de Fútbol. Com mais de um século de vida, o Cádiz é tipicamente um clube de 2ª divisão. Das 76 temporadas em que participou da liga espanhola, o clube disputou 12 temporadas na 1ª divisão, 37 na 2ª, 15 na 3ª e 12 temporadas na 4ª divisão.

Mesmo sendo um clube pequeno, o Cádiz já recebeu em sua casa importantes equipes do futebol mundial porque em seu estádio realiza-se, desde 1955, o Troféu Ramón de Carranza, um torneio de verão que já foi conhecido como o mais importante entre todos os torneios de verão disputados na pré-temporada europeia.
      E como não podia deixar de ser, o meu save também terá o seu Trofeo Ramón de Carranza. Penso que um save com o Cádiz pede isso e a cada temporada realizarei a competição na pré-temporada.

Pretendo usar o espaço do save para abordar momentos históricos do clube, mas também do futebol espanhol, sem contar a própria narrativa do save, que passará pela evolução do clube em busca de títulos, a qualificação do elenco por meio de contratações e do uso da categorias de base e também pelas experimentações táticas que pretendo utilizar.

Para o save ativei as principais ligas europeias e também as ligas dos três países que mais forneceram jogadores para o futebol espanhol: Argentina, Brasil e Uruguai. Chamo atenção para a Sérvia que é o 6º país que mais forneceu jogadores para a liga espanhola atrás de Portugal e França e que também teve sua liga ativada.
      Dados do Save

Temporada 2014/15
      Segunda B - Grupo 4: Campeão
      Segunda B - Ruta de los Campeones: Campeão
      Copa del Rey: eliminado na 1ª rodada
      Copa Federación: Vice-campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: 4º lugar

Temporada 2015/16
      Liga Adelante: Campeão
      Copa del Rey: eliminado na semifinal
      Trofeo Ramón de Carranza: 3º lugar

Temporada 2016/17
      Liga BBVA: 11º lugar
      Copa del Rey: eliminado na 4ª eliminatória

Temporada 2017/18
      Liga BBVA: 6º lugar (classificado para a Europa League)
      Copa del Rey: eliminado na 5ª eliminatória
      Trofeo Ramón de Carranza: Vice-campeão

Temporada 2018/19
      Europa League: eliminado nas oitavas-de-final
      Liga BBVA: 7º lugar (classificado para a Europa League)
      Copa del Rey: eliminado na 5ª eliminatória
      Trofeo Ramón de Carranza: Vice-campeão

Temporada 2019/20
      Europa League: eliminado nas quartas-de-final
      Liga BBVA: 4º lugar (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: Vice-campeão

Temporada 2020/21
      Champions League: eliminado nas oitavas-de-final
      Liga BBVA: 3º lugar (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: eliminado nas quartas-de-final
       Supercopa de España: Campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: Campeão

Temporada 2021/22
      Champions League: eliminado na semifinal
      Liga BBVA: Campeão (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: Campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: Bicampeão

Temporada 2022/23
      Champions League: eliminado na semifinal
      Liga BBVA: Bicampeão (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: eliminado nas quartas-de-final
      Supercopa de España: Campeão

Temporada 2023/24
      Champions League: Campeão
      Liga BBVA: Tricampeão (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: Campeão
      Supercopa de España: Vice-campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: Campeão
    • AlexVivas
      Por AlexVivas

Sejam bem-vindos à minha primeira saga de Football Manager num fórum. Com muita alegria apresento os...

PROPOSTA DO SAVE
      Será um save regionalista e de clube, sendo seu foco a região da Lombardia, onde se encontra a cidade de Milão. Escolhi o clube Settimo Milanese por ter o nome parecido, por se localizar próximo e também por estar na menor liga disponível da DB: Promozione, nível 6 de 9 da pirâmide do Calcio. O técnico será italiano e milanês, e o plantel será formado por jovens nascidos em Milão (com exceção dos promovidos da base do Settimo).
      DADOS DO SAVE
      FM: Edição de 2015, versão 15.1.3
      Database: FM-Italia Serie D, Eccelenza e Promozione
      Skin: Scorpio DF11 (até 2019); Padrão com faces DF11 (2019 em diante)
    • ConfuseD
      Por ConfuseD
      Desculpa criar na área do FM 17, mas é que não acho mais packs do FM 15. Alguém saberia me dizer se caso eu jogue na pasta graphics os kits e logos aqui do FM 17 na pasta graphics do FM 15, funcionaria normalmente? Obrigado!
    • Cleitoncarlosb
      Por Cleitoncarlosb
      boa noite galera...sou novo nisso...to com um fm 2015 piratao aki e baixei o patch BRASIL MUNDI UP (06-12-2015) mais nao estou conseguindo carregar ele...entro no jogo e na hr de criar o jogo onde tem a opcao de escolher a database nao aperece nada e jah coloquei onde teria  q colocar... queria um help