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Henrique M.

Primeiras Impressões

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Henrique M.

Comente aqui o que você está achando do Football Manager 2015.

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Ralph

O fato de você escolher o seu perfil no início do jogo é bem interessante! Vamos ver como vai ser o desenvolvimento disso. Algumas coisas já começaram bugadas, como os nomes das posições que ficam invisível. A parte tática parece ter melhorado um pouco. Mas ainda estou bem no início, clicando em tudo pra explorar. Vamos ver...

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Rudsonnunes

FM15 ate agora o que eu percebi.

- Melhora no Gráfico 3D, ficou mais bonito, o começo das partidas já lembra os Fifa e PES antigos mostrando o campo, falta mostrar a escalação e a entrada dos jogadores.

- achei a Skin meio poluída, muita informação desprendida, mas acho que é só me acostumar que fica bom.

- O jogo ficou mais lento, C.Ronaldo, Bale corre pouco, não tem aquela disparada loca que tinha no FM14, o jogador vai tocando a bola na frente e correndo (da pra escutar o som) parece o FIFA96,97.

- Mais opções para o goleiro.

- Mais opção para estrategia da equipe

- A visualização da tática (campo) achei feio, os nomes grande de mais, as camisas ficaram grande tbem ficou meio desproporcional, mas breve aparece skins melhores.

- Não gostei da Primeira coluna que colocaram na hora de escolher os jogadores, aqui tem um bug, não da pra desconvocar o jogador já selecionado para partida.

Ate agora tenho gostado!

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Malinowski

Os gráficos ficaram bem fluidos em comparação ao 14 outra coisa que eu achei bem bacana foi poder gritar/dar palestra durante o jogo para o time e para os jogadores...

Eu não curti a skin, muito poluída e desproporcional em algumas coisas, mas isso é só mudar nada demais, alguns bugs normais de beta nada absurdo, mas o que eu mais gostei foi a tela de analise dos jogadores muito intuitiva e menos agressiva...

Só joguei uma partida mas me parece que a engine melhorou significativamente, nada de movimentos estranhos... esperemos...

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olokoporfutebol

FM15 ate agora o que eu percebi.

- Melhora no Gráfico 3D, ficou mais bonito, o começo das partidas já lembra os Fifa e PES antigos mostrando o campo, falta mostrar a escalação e a entrada dos jogadores.

- achei a Skin meio poluída, muita informação desprendida, mas acho que é só me acostumar que fica bom.

- O jogo ficou mais lento, C.Ronaldo, Bale corre pouco, não tem aquela disparada loca que tinha no FM14, o jogador vai tocando a bola na frente e correndo (da pra escutar o som) parece o FIFA96,97.

- Mais opções para o goleiro.

- Mais opção para estrategia da equipe

- A visualização da tática (campo) achei feio, os nomes grande de mais, as camisas ficaram grande tbem ficou meio desproporcional, mas breve aparece skins melhores.

- Não gostei da Primeira coluna que colocaram na hora de escolher os jogadores, aqui tem um bug, não da pra desconvocar o jogador já selecionado para partida.

Ate agora tenho gostado!

Tu é Helder ou Jatene?

rsrsrs...brincadeira

Gostei da sua análise!

Como ficou esta barra de menu lateral esquerda?

abs

o-loOooOOkOo

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Vinicius Vaz / Gaúcho

Achei que a pesquisa de jogadores piorou

Outra coisa que eu não to achando, queria saber se alguém achou

Antes dava pra usar o "jogador x" como filtro de pesquisa, tentei fazer aqui mas não consegui, alguém sabe onde é?

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Masca

Uma coisa que não me agradou foi que com o menu lateral, limitou as opções de configuração da tela de elenco. (posição, salário, valor, final de contrato...)

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Malinowski

A barra lateral me lembrou o falecido CM, ainda não fui a fundo no jogo.... esses próximos dias testaremos a fundo...

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olokoporfutebol

Sabe, que nunca mais ouvi falar do CM...

Ouvi dizer que teve uma versão 2014, mas não tenho certeza!

O-lOooKoOO

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Toggy81

[...]

Tem um pessoal mutcho loko que a pouco tempo atrás tava atualizando as transferências. Me lembro de ter conseguido um patch deve ter um par de anos ou um pouco mais.

Bons tempos.

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Stay Heavy

Não gostei do novo jeito de escalar o time. Prefiro como nas versões anteriores.

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Henrique M.

Não gostei do novo jeito de escalar o time. Prefiro como nas versões anteriores.

Eu não gostei do jeito que se avalia se um jogador é bom ou não para a posição, tivesse com estrelinhas, seria bem melhor.

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Masca

Eu não gostei do jeito que se avalia se um jogador é bom ou não para a posição, tivesse com estrelinhas, seria bem melhor.

Ficou ruim mesmo.

Achei que a pesquisa de jogadores piorou

Outra coisa que eu não to achando, queria saber se alguém achou

Antes dava pra usar o "jogador x" como filtro de pesquisa, tentei fazer aqui mas não consegui, alguém sabe onde é?

Na tela do jogador tem uma aba "Comparação". Dentro desta aba tem "Encontrar jogadores semelhantes".

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Vinicius Vaz / Gaúcho

Uma coisa que não me agradou foi que com o menu lateral, limitou as opções de configuração da tela de elenco. (posição, salário, valor, final de contrato...)

Vai em equipe e depois em Informação Geral ali em cima, ae eh soh mudar a seção e dá pra fazer tranquilo...

Ficou ruim mesmo.

Na tela do jogador tem uma aba "Comparação". Dentro desta aba tem "Encontrar jogadores semelhantes".

Com os nossos jogadores dá pra fazer, mas antes era possível fazer com qualquer um, agora não to conseguindo... =[

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Masca

Vai em equipe e depois em Informação Geral ali em cima, ae eh soh mudar a seção e dá pra fazer tranquilo...

Com os nossos jogadores dá pra fazer, mas antes era possível fazer com qualquer um, agora não to conseguindo... =[

Eu fiz isso, Vaz. Editei tudo certinho. O que tô querendo dizer é que o espaço da coluna do menu, tira umas duas seções que poderiam aparecer.

Por exemplo:

Qo3l0NK.jpg

Nessa tela do elenco, no canto direito, deveria aparecer a data de final de contrato, depois dos valores dos jogadores. Só que com o menu lateral, a tela ficou "espremida" .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deu um crash dumps aqui quando fui clicar em "Procurar Clube afiliado Principal" na tela de clube afiliados. Só que reabri o jogo, cliquei novamente e funcionou normal. Depois vou testar novamente e ver o que acontece.

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Masca

Com os nossos jogadores dá pra fazer, mas antes era possível fazer com qualquer um, agora não to conseguindo... =[

Como não? Tava no Bahia e testei no Reus.

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Malinowski

Outra coisa, na tela de seleção da equipe não aparecem as posições dos jogadores pra mim, é só pra mim?

Fica dificil escalar desse jeito...

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Desativado

90% das partidas têm um pênalti pro adversário originado de uma bola na área. :angry:

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Derik andreas

Galera, alguém aqui já ta por dentro das datas dos newgens no mundo ? Se permaneceu a mesma ? Se mudou ?

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fbamello

Seguem minhas primeiras impressões sobre o FM 2015:

INTERFACE:

Muito poluída em com menus pouco intuitivos. Tem coisas que não precisam ser mudadas, mas a SI insiste em mexer a cada lançamento. Aqui no Fórum a gennte vê macaco velho em FM se batendo para fazer coisas básicas. SInal de que a simplicidade não é o forte dessa versão. Para pesquisar jogador agora, é necessário ir no menu "olheiros". Demorei uns 5 minutos pra achar onde ajusta prçamento e pesquisa staff, por exemplo. Tudo bem que é uma questão de adaptação, mas é o tipo de mudança que não agrega nada ao jogo.

TÁTICAS:

Foram adicionadas algumas opçoes a mais de posicionamento. No mais, o formato de montar equipes é bem parecido, o que é bom, já quem no FM 14 já era bem completo. Por enquanto não aparece a função no "campo tático", mas acho que aí é falha de versão beta mesmo.

MOTOR 3D

Houve significativas melhoras na movimentação, novas formas de dar passe, finalizar. Os movimentos do goleiro ficaram mais reias também. Os gráficos estão bonitos e não muito pesados. Legal também a novidade de mostrar os estádios o alto.

Com relação à jogabilidade em si, acho que ideia da Sports Interactive foi deixar o jogo mais lento e cadenciado. Nada contra o conceito, mas eles ainda não acertaram o tom. Mesmo os jogadores mais habilidosos e orientados a "driblar mais" hesitam muito em partir pra cima dos defensores. Isso precisa ser corrigido. Os jogadores também não perderam a mania de chutar de qualquer lugar, mesmo com orientação "chutar com menos frequencia".

O grau de dificuldade não aumentou nem diminuiu, pelo que pude observar. Estou ainda no começo de um save com o Boca, depois de um início irregular, muito em função dos ajustes táticos (não dá pra espelhar a mesma tática do FM14, porque o comportamento dos jogadores não é igual), agora o time tem rendido bem.

NOVIDADES

Uma novidade importante que eu notei foi o fato da criação do perfil do treinador interferir na pontuação de atributos iniciais. No FM 2015 o próprio técnico pode assumir uma das tarefas de treino. Então, para quem pretende iniciar um save em um clube pequeno, com pouco espaço para o staff, vale a pena começar com um técnico de atributos altos. Vai ajudar a aumentar as "estrelas" dos treinamentos.

RESUMO

A minha adaptação ao FM 2014 foi mais difícil, com aqueles placares malucos das primeiras versões do jogo lançado em 2013. Esse 2015 parece estar mais bem acabado, embora ainda tenha algunns bugs (umas manchas no uniforme no motor 3D e a ausência do indicador de função na tática). O jogo ainda não está pronto, mas com poucos ajustes tem tudo para ser melhor do que o FM14.

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Lusquerinhas do Amaral

Vai em equipe e depois em Informação Geral ali em cima, ae eh soh mudar a seção e dá pra fazer tranquilo...

Com os nossos jogadores dá pra fazer, mas antes era possível fazer com qualquer um, agora não to conseguindo... =[

Botão direito em cima e Buscar jogadores semelhantes

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fbamello

Como não? Tava no Bahia e testei no Reus.

No Bahia e procurando Reus? Pra que meu jovem, kkk... Pena que Talisca saiu ele sempre virarva um excelente jogador no FM13 e FM14.

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Masca

No Bahia e procurando Reus? Pra que meu jovem, kkk... Pena que Talisca saiu ele sempre virarva um excelente jogador no FM13 e FM14.

Fui testar isso que o Vaz falou, de encontrar jogadores semelhantes. Da pra usar um filtro com os principais atributos do Reus e ir diminuindo o valor de atributo.

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Noubys

Seguem minhas primeiras impressões sobre o FM 2015:

INTERFACE:

Muito poluída em com menus pouco intuitivos. Tem coisas que não precisam ser mudadas, mas a SI insiste em mexer a cada lançamento. Aqui no Fórum a gennte vê macaco velho em FM se batendo para fazer coisas básicas. SInal de que a simplicidade não é o forte dessa versão. Para pesquisar jogador agora, é necessário ir no menu "olheiros". Demorei uns 5 minutos pra achar onde ajusta prçamento e pesquisa staff, por exemplo. Tudo bem que é uma questão de adaptação, mas é o tipo de mudança que não agrega nada ao jogo.

TÁTICAS:

Foram adicionadas algumas opçoes a mais de posicionamento. No mais, o formato de montar equipes é bem parecido, o que é bom, já quem no FM 14 já era bem completo. Por enquanto não aparece a função no "campo tático", mas acho que aí é falha de versão beta mesmo

Essa side bar ajuda muito é uma questão de adaptação e quando se adaptar não vai querer nem ver aquela barra em cima do FM14 e só acho que ela seria ainda melhor se fica-se escondida e só aparece-se quando o ponteiro do mouse fosse apontado no canto esquerdo

Sobre o as funções no campo tático não é falha do beta vai ser daquele jeito mesmo.

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Masca

Essa side bar ajuda muito é uma questão de adaptação e quando se adaptar não vai querer nem ver aquela barra em cima do FM14 e só acho que ela seria ainda melhor se fica-se escondida e só aparece-se quando o ponteiro do mouse fosse apontado no canto esquerdo

Sobre o as funções no campo tático não é falha do beta vai ser daquele jeito mesmo.

Concordo. Quando acostumar com a side bar, tudo mais ficar bem mais fácil de mexer. Esse FM tá mais fluído e ágil.

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    • Henrique M.
      Por Henrique M.


      Escolhendo um perfil

      A primeira coisa que tem que se ter em mente é o tipo de abordagem que você tem em mente para seus juniores. Eu desejo ser um formador, um captador, um desenvolvedor ou um comprador? Obviamente que a última opção não serve para o propósito desse artigo, mas vamos elucidar e dar alguns exemplos:
      Formador: O clube que foca em ver suas categorias de base cheia de garotos que o próprio clube encontrou e deu oportunidades. O Barcelona é o exemplo mais famoso desse tipo de política, mas existem outros. Pode ser aliado com um perfil captador e desenvolvedor. Mas aqui o foco é usar o próprio clube para que os jogadores evoluam e busquem seu espaço no time principal. Captador: O clube tem uma boa categoria de base, mas não conta apenas com ela, busca jovens em todos os cantos para aumentar o número de jogadores de potencial em sua base. A sua principal diferença é que a principal matéria prima vem dos outros clubes e não do seu sistema de captação. Desenvolvedor: É o clube que alia sua capacidade de formação e captação com empréstimos e espaço para os seus jovens jogadores em outros times. Muitos utilizam esse tipo de estratégia, montam uma boa categoria de base, mas deixa o trabalho duro de dar espaço e experiência para jogadores na mãos de outros clubes e quando o jogador está plenamente desenvolvido e pronto para ser usado, traz ele de volta. Comprador: É o clube que mesmo tendo boa infraestrutura e capacidade de formar seus próprios jogadores, não se utiliza de sua categoria de base. Prefere comprar jogadores prontos ao invés de desenvolver os seus. O Real Madrid é o grande expoente desse comportamento. E esse é um tipo de perfil que não vamos trabalhar. O foco é mostrar como você mesmo pode desenvolver sua categoria de base aliando os perfis formadores e desenvolvedor em um só. É uma estratégia mista que traz resultados concretos em mais ou menos duas temporadas dependendo do nível dos seus jogadores e de como eles são utilizados no elenco. Separando em categorias

      Os jovens jogadores devem ser separados em três categorias: diamantes puros, jovens talentosos e lixo. São nomenclaturas pessoais, cada um chama do jeito que quiser, mas vou usar esses nomes para deixar claro o que é o quê.
      Diamantes puros: são jogadores com grande potencial, avaliados geralmente de 4 estrelas para cima, costumo incluir os que tem 3,5 estrelas aqui também. Jovens talentosos: são jogadores que tem chance de serem úteis, avaliados entre 2 a 4 estrelas, ou até mesmo até 3,5 estrelas, dependendo do seu ponto de separação. Lixo: todos os jogadores que são avaliados com menos de 2 estrelas e provavelmente não terão futuro em sua equipe (não iremos tratar desta terceira categoria, já que ela só é proveitosa para fazer número nas categorias de base).
      Desenvolvendo Diamantes Puros

      Essa é a parte mais complicada para tirar o que tem de melhor de um jogador. Você tem que abrir espaço na sua equipe para os jovens diamantes, o melhor lugar possível para que eles se tornem o que se espera deles é no próprio clube. Ele estando dentro do clube, você tem total controle das ações e de como direcionar a evolução desse jogador para que ele alcance o patamar de grande jogador rapidamente.

      Aliando o sistema de Tutores do jogo com tempo de jogo, os resultados são rápidos, dentro de uma temporada, se o jovem tiver jogado uma quantidade razoável de jogo, você verá diferenças, podendo em até duas temporadas já estar preparado até para assumir a titularidade da equipe.

      Mas por que manter um jovem como reserva na minha equipe se ele pode ser titular em outros lugares? Pense bem, qual é o melhor ambiente para um jogador se desenvolver ao máximo? Num time onde ele tem toda a pressão de carregar uma equipe medíocre nas costas ou tendo espaço no meio de uma equipe pronta aonde ele tem menos responsabilidades?

      E esse pensamento é claro, não é para colocar jogador na fogueira. Tá vencendo um jogo tranquilamente? Coloque o garoto para jogar. Tá precisando de um reserva para aquele jogador? Olhe para sua base ao invés de gastar tubos num jogador que só servirá de enfeite. Mas não vá pensando que aquele "miúdo maravilha" é a salvação da lavoura caso as coisas não estiverem indo do jeito que você deseja. É perigoso para o seu time e para o jovem ser colocado numa situação de risco e ele não ter carga para aguentar. Mas, trabalhando o psicológico dele, através de um tutor adequado, a maioria deles sobreviverá a esse tipo de intempéries.

      Portanto, a lição definitiva que fica: dê espaço no seu elenco para aquele menino que chegou ontem com potencial 4 estrelas, ele pode ser o próximo craque da equipe antes mesmo que você perceba e tudo isso investindo pouco.

      Desenvolvendo Jovens Talentos

      Aqui é onde entra o perfil desenvolvedor, você tem aquele jogador que está numa faixa e possivelmente pode ser um bom reforço ou pode ser um jogador inútil. Empreste-o. Lá ele terá como provar seu valor e você poderá acompanhar de perto a sua evolução sem prejudicar jogadores melhores ou sua própria equipe.

      O empréstimo é vital para esse jogador. Lá ele vai ter o tempo de jogo que precisa e terá que provar seu valor para ser promovido a sua equipe principal. Porém, é necessário que você escolha equipes aonde ele terá importância, não adianta mandar ele para uma equipe da primeira divisão aonde ele será reserva, sendo que você pode mandar ele para uma equipe de uma liga mais fraca ou divisão inferior e lá ele vai ser titular e terá menos pressão para se desenvolver.

      Preste atenção aos relatórios do seu staff que lá vai dizer para que nível o jogador já está pronto e é para lá que você deve mandá-lo, não mande ele para um lugar que ele não está pronto para encarar ou que seja pouco amistoso, você pode estar jogando fora um bom jogador.

      O Tutor

      O ponto-chave para qualquer jogador que você deseje desenvolver é quem você escolhe para ser o tutor dele. O seu staff lhe indica algumas opções, mas o mais importante é você checar pessoalmente se as personalidades dos jogadores batem. Não adianta botar um jogador leal para acompanhar um jovem ambicioso, seus valores não batem e você não vai ver evolução nenhuma no seu garoto e ainda pode criar rixas no ambiente.

      Aqui vão os principais pontos que devem ser olhados para um tutor ser útil:
      Escolha jogadores com personalidades compatíveis. Procure jogadores com alto nível de Frieza, Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe. Concentração é um bom valor para se levar em conta também. Nunca coloque um jogador para ser tutorado por alguém que tem atributos mentais piores que os dele. Você pode ter um jovem com determinação 15 e Concentração 18. Se colocar um jogador com determinação e concentração menor, esses atributos do seu jovem irão diminuir também. Preze por fazer esse desenvolvimento do jogador antes que ele chegue ao profissional. Geralmente o jogador chega na sua equipe com 15 ou 16 anos, até ele completar 17 ou 18 anos, faça ele ser tutorado pelo máximo de tutores compatíveis possíveis. Isso irá acelerar o desenvolvimento do jogador quando ele começar a receber oportunidades na equipe principal ou em outras equipes. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu gostaria que você fosse tutor de fulano, pois sinto que pode ajudá-lo a melhorar seu jogo". - Aqui será compartilhado o talento, aquilo que seu jogador sabe dentro de campo. Ele irá compartilhar seus movimentos preferidos, irá compartilhar seu estilo de jogo, ou seja, sua função dentro de campo e ajudará o jogador a desenvolver os atributos para essa função. Isso significa, que você pode ter um substituto perfeito para aquele seu defensor que joga com bola, simplesmente trabalhando essa função. Ou então aquela precioso Raumdeuter que anda fazendo estragos nos adversários poderá ressurgir através de um jovem seu. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu penso que seria vantajoso se você tomasse conta de fulano e lhe passasse toda sua experiência". - Aqui será compartilhado a personalidade, a mentalidade, o comportamento dentro e fora de campo. Isso aqui é importantíssimo para moldar o desenvolvimento do seu jogador. Os atributos destacados acima são suficientes para que o desenvolvimento seja feito da melhor maneira possível. Importantissímo: A tela para escolher o tipo de tutoria que você deseja é bem simples. E depois que você entender o que cada uma das frases determina, você poderá moldar o jogador da maneira que lhe trará maiores benefícios.

      Tempo de jogo

      Após seu jogador ter adquirido a personalidade adequada e ter os atributos primordiais para sua evolução, é hora de botá-lo em campo. Não contrate reservas para uma posição aonde você tem uma jovem promessa, deixe ele ser seu reserva imediato e molde seu jovem para que ele possa substituir no futuro esse jogador sem problemas algum.

      Uma dica que eu considero bastante interessante, a partir de 2 estrelas, um jogador jovem já é capaz de se sentir confortável jogando com 10 ou 9 companheiros de alto gabarito. Com esse suporte, ele já poderá ser titular, acelerando ainda mais sua evolução.

      Mas o importante para isso dar certo é que você não deve estruturar sua equipe em cima de suas promessas. Na peneira do ano anterior surgiu aquele atacante dos sonhos 1 estrela de capacidade e 5 estrelas de potencial. Tem tudo para ser uma lenda do futebol e levar seu time longe. Não é sensato da sua parte esperar que ele resolva tudo da noite para o dia. Dê estrutura para ele, tenha paciência e vá com cuidado. Se você gerir adequadamente todos os fatores expostos aqui, ele realmente será aquele jogador que você vislumbrou quando ele chegou ao clube.
      Staff

      Existem algumas coisas que devem ser levadas em conta, principalmente para quem quer começar essa filosofia num time ruim, em relação aos staffs escolhidos.
      Priorize o staff da equipe principal, como o objetivo é fazer o mais rápido possível a transição base-profissional, para equipes com orçamento apertado vale mais a pena ter um bom staff para o profissional do que dividir suas atenções. Ter um Diretor de Futebol Júnior com boa avaliação de potencial é muito útil, pois isso melhora a qualidade média dos jogadores que chegam para as peneiras, já que o responsável por trazer esses jogadores é esse Diretor. É útil que todo o seu staff tenha o atributo Trabalhando com Jovens elevado, mesmo aqueles que são dedicados ao profissional. Se houver a oportunidade de reforçar qualitativamente o staff da base, priorize quem tiver o atributo Mental alto, já que ajuda no desenvolvimento dos atributos psicológicos dos jovens jogadores, algo muito importante para a evolução geral do seu prodígio. Paciência

      Formar seus próprios jogadores não é algo que traz efeitos da noite para o dia. No Profissão: Manager, temos um desafio aonde os jogadores são incentivados a jogar um save aonde tudo gira em torno de utilizar somente sua categoria de base e você pegar um time da última divisão e achar que a categoria de base vai produzir gênios de uma hora para outro, você vai se frustrar. Com a quantidade exata de paciência, tempo de jogo e bons tutores, você terá orgulho de ter criado seu próprio Lionel Messi.

      Links úteis:
      Desafio: Lapidando Vencedores
      Categorias de base: Planejando o futuro
    • ggpofm
      Por ggpofm

       
      A cada dia que passa o FM 16 fica mais próximo de seu lançamento, enquanto o FM 15 caminha para ficar para trás como apenas mais uma edição da série. Por vários motivos não fiz nenhum save com o FM 15, algo lamentável para quem desde o início da série Football Manager nunca deixou de jogar e postar saves no “Profissão: Manager”. Por isso mesmo, sabia que não podia deixar passá-lo em branco, mesmo achando que o FM 16 tem muitas chances de vir com poucos bugs, já que aparenta ser mais uma versão aperfeiçoada do FM 15 do que uma edição inovadora do jogo.
      Como entrarei em férias no fim de semana, pensei em começar apenas quando voltasse, mas não resisti e decidi postá-lo nesta quinta-feira. Peço desculpas, mas quero aproveitar o embalo.
       

      Como o título sugere, jogarei um save de clube e o escolhido é um pequeno clube espanhol da região de Andaluzia: o Cádiz Club de Fútbol. Com mais de um século de vida, o Cádiz é tipicamente um clube de 2ª divisão. Das 76 temporadas em que participou da liga espanhola, o clube disputou 12 temporadas na 1ª divisão, 37 na 2ª, 15 na 3ª e 12 temporadas na 4ª divisão.
       

      Mesmo sendo um clube pequeno, o Cádiz já recebeu em sua casa importantes equipes do futebol mundial porque em seu estádio realiza-se, desde 1955, o Troféu Ramón de Carranza, um torneio de verão que já foi conhecido como o mais importante entre todos os torneios de verão disputados na pré-temporada europeia.
      E como não podia deixar de ser, o meu save também terá o seu Trofeo Ramón de Carranza. Penso que um save com o Cádiz pede isso e a cada temporada realizarei a competição na pré-temporada.
       

      Pretendo usar o espaço do save para abordar momentos históricos do clube, mas também do futebol espanhol, sem contar a própria narrativa do save, que passará pela evolução do clube em busca de títulos, a qualificação do elenco por meio de contratações e do uso da categorias de base e também pelas experimentações táticas que pretendo utilizar.
       

      Para o save ativei as principais ligas europeias e também as ligas dos três países que mais forneceram jogadores para o futebol espanhol: Argentina, Brasil e Uruguai. Chamo atenção para a Sérvia que é o 6º país que mais forneceu jogadores para a liga espanhola atrás de Portugal e França e que também teve sua liga ativada.
      Dados do Save
       

      Temporada 2014/15
      Segunda B - Grupo 4: Campeão
      Segunda B - Ruta de los Campeones: Campeão
      Copa del Rey: eliminado na 1ª rodada
      Copa Federación: Vice-campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: 4º lugar
       
      Temporada 2015/16
      Liga Adelante: Campeão
      Copa del Rey: eliminado na semifinal
      Trofeo Ramón de Carranza: 3º lugar
       
      Temporada 2016/17
      Liga BBVA: 11º lugar
      Copa del Rey: eliminado na 4ª eliminatória
      Trofeo Ramón de Carranza: 3º lugar
       
      Temporada 2017/18
      Liga BBVA: 6º lugar (classificado para a Europa League)
      Copa del Rey: eliminado na 5ª eliminatória
      Trofeo Ramón de Carranza: Vice-campeão
       
      Temporada 2018/19
      Europa League: eliminado nas oitavas-de-final
      Liga BBVA: 7º lugar (classificado para a Europa League)
      Copa del Rey: eliminado na 5ª eliminatória
      Trofeo Ramón de Carranza: Vice-campeão
       
      Temporada 2019/20
      Europa League: eliminado nas quartas-de-final
      Liga BBVA: 4º lugar (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: Vice-campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: 3º lugar
       
      Temporada 2020/21
      Champions League: eliminado nas oitavas-de-final
      Liga BBVA: 3º lugar (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: eliminado nas quartas-de-final
       Supercopa de España: Campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: Campeão
       
      Temporada 2021/22
      Champions League: eliminado na semifinal
      Liga BBVA: Campeão (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: Campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: Bicampeão
       
      Temporada 2022/23
      Champions League: eliminado na semifinal
      Liga BBVA: Bicampeão (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: eliminado nas quartas-de-final
      Supercopa de España: Campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: 3º lugar
       
       
      Temporada 2023/24
      Champions League: Campeão
      Liga BBVA: Tricampeão (classificado para a Champions League)
      Copa del Rey: Campeão
      Supercopa de España: Vice-campeão
      Trofeo Ramón de Carranza: Campeão
    • AlexVivas
      Por AlexVivas
       
      Sejam bem-vindos à minha primeira saga de Football Manager num fórum. Com muita alegria apresento os...

      PROPOSTA DO SAVE
      Será um save regionalista e de clube, sendo seu foco a região da Lombardia, onde se encontra a cidade de Milão. Escolhi o clube Settimo Milanese por ter o nome parecido, por se localizar próximo e também por estar na menor liga disponível da DB: Promozione, nível 6 de 9 da pirâmide do Calcio. O técnico será italiano e milanês, e o plantel será formado por jovens nascidos em Milão (com exceção dos promovidos da base do Settimo).
      DADOS DO SAVE
      FM: Edição de 2015, versão 15.1.3
      Database: FM-Italia Serie D, Eccelenza e Promozione
      Skin: Scorpio DF11 (até 2019); Padrão com faces DF11 (2019 em diante)
    • ConfuseD
      Por ConfuseD
      Desculpa criar na área do FM 17, mas é que não acho mais packs do FM 15. Alguém saberia me dizer se caso eu jogue na pasta graphics os kits e logos aqui do FM 17 na pasta graphics do FM 15, funcionaria normalmente? Obrigado!
    • Cleitoncarlosb
      Por Cleitoncarlosb
      boa noite galera...sou novo nisso...to com um fm 2015 piratao aki e baixei o patch BRASIL MUNDI UP (06-12-2015) mais nao estou conseguindo carregar ele...entro no jogo e na hr de criar o jogo onde tem a opcao de escolher a database nao aperece nada e jah coloquei onde teria  q colocar... queria um help
       
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