Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Dieta Paleolítica (Low Carb)

Toggy81

Posts Recomendados

Cottage é fácil de se encontrar. Até mesmo nos mercadinhos vendem os das marcas Tirolez e Quatá. Só que é mais caro que o requeijão tradicional.

Queijo prato é muito bom, principalmente em lanches. Apesar de ter mais calorias.

Imagino que tenha ocorrido é que a sua vontade de comer queijo, aliada à boa predisposição naquele momento, tenha se refletido no lanche, ampliando o sabor dele, dando-lhe a consequente satisfação. Por isso, que é importante não comermos quando estamos preocupados com outras coisas e, se possível contentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 semanas atrás...
  • Respostas 184
  • Criado
  • Última resposta
  • Vice-Presidente

Estou precisando de perder um peso e minha namorada me recomendou procurar sobre essa dieta. A galera que já adotou ela como estilo de vida tem alguma dica de material interessante para ler?

Link para o comentário

Em 28/07/2016 at 21:49, Henrique M. disse:

Estou precisando de perder um peso e minha namorada me recomendou procurar sobre essa dieta. A galera que já adotou ela como estilo de vida tem alguma dica de material interessante para ler?

Acho que a leitura mais simples e tranquila sobre o assunto é o blog do Dr.Souto.

http://www.lowcarb-paleo.com.br/

Leia além das matérias os comentários, pois tem muita coisa interessante que o pessoal debate por lá.

Recomendo para quem tá muito leigo no assunto ainda que leia todo o material do menu "A base teórica" que fica na parte direita do site. 

Link para o comentário

Em 29/06/2016 at 18:54, Léo R. disse:

Diário da dieta:

Terceiro dia, sinto meu corpo bem cansado. É normal? (faço musculação/aeróbico de manhã).

Léo, essa alimentação não é recomendada para quem pratica exercício físico. 

Pode ser feita mas leva um bom tempo para adaptar o organismo. 

Pra quem pratica exercícios é recomendado o consumo de carboidratos. 

Link para o comentário

2 minutos atrás, Toggy81 disse:

Então, no começo eu tava ingerindo pouca gordura, quando falei isso ali. Mas aí lendo algumas coisas comecei a ingerir um pouco mais e o corpo se acostumou e a reagiu bem, perdi +- 3,5kgs em 2 semanas com a dieta + exercícios, sem contar que defini algumas partes do corpo.

Porém ela é muito difícil de ser mantida, e a abandonei.

Link para o comentário

Agora, Léo R. disse:

Então, no começo eu tava ingerindo pouca gordura, quando falei isso ali. Mas aí lendo algumas coisas comecei a ingerir um pouco mais e o corpo se acostumou e a reagiu bem, perdi +- 3,5kgs em 2 semanas com a dieta + exercícios, sem contar que defini algumas partes do corpo.

Porém ela é muito difícil de ser mantida, e a abandonei.

Entendo. É que são dois estágios completamente diferentes o da hora que se quer perder peso depressa com o de manutenção. 

Na manutenção ingere-se carboidratos o quanto baste para que seu organismo consiga consumí-los durante o período de um dia. 

Na cetose a coisa é diferente pois é uma situação em que forçamos o organismo a queimar a reserva de gordura, mas logicamente não é a maneira ideal de alimentar-se regularmente.

Por isso que quando se faz exercícios se necessita da carga extra de carboidratos. Ao mesmo tempo dá pra entender porque temos aquele amigo gordinho que corre 7 km por dia, enche a cara de macarrão e reclama que não emagrece. 

Se fosse te dar um resumo da dieta é "meio prato de vegetais (de preferência maior quantidade de folhas) bem regados a azeite de oliva e meio prato da proteína de sua preferência. Repita a operação sempre que estiver com fome, independente da hora do dia. Quando atingir o peso desejado, introduzir carboidratos na dieta na quantidade que você sente que seu organismo consegue consumir. E lógico, evite produtos industrializados mesmo que se enquadrem nessas categorias." 

Eu perdi uns 16 quilos e hoje em dia como doce, carbo, mas consigo me manter no peso mesmo sem exercício porque compreendo melhor como funciona o consumo do meu organismo de uma forma mais lógica do que a contagem de calorias. 

Link para o comentário

3 minutos atrás, Toggy81 disse:

Entendo. É que são dois estágios completamente diferentes o da hora que se quer perder peso depressa com o de manutenção. 

Na manutenção ingere-se carboidratos o quanto baste para que seu organismo consiga consumí-los durante o período de um dia. 

Na cetose a coisa é diferente pois é uma situação em que forçamos o organismo a queimar a reserva de gordura, mas logicamente não é a maneira ideal de alimentar-se regularmente.

Por isso que quando se faz exercícios se necessita da carga extra de carboidratos. Ao mesmo tempo dá pra entender porque temos aquele amigo gordinho que corre 7 km por dia, enche a cara de macarrão e reclama que não emagrece. 

Se fosse te dar um resumo da dieta é "meio prato de vegetais (de preferência maior quantidade de folhas) bem regados a azeite de oliva e meio prato da proteína de sua preferência. Repita a operação sempre que estiver com fome, independente da hora do dia. Quando atingir o peso desejado, introduzir carboidratos na dieta na quantidade que você sente que seu organismo consegue consumir. E lógico, evite produtos industrializados mesmo que se enquadrem nessas categorias." 

Eu perdi uns 16 quilos e hoje em dia como doce, carbo, mas consigo me manter no peso mesmo sem exercício porque compreendo melhor como funciona o consumo do meu organismo de uma forma mais lógica do que a contagem de calorias. 

é mais ou menos isso... Se você quer perder peso ela é muito efetiva mesmo...

Link para o comentário

28 minutos atrás, Toggy81 disse:

Na verdade não é recomendada no início, como estava o Léo.

Para quem já está acostumado/adaptado é perfeitamente possível a prática de exercício físico em low carb.

Falando especificamente sobre a minha experiência, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que rendo muito melhor na academia quanto estou em jejum do que tendo me alimentado low carb (lanche e/ou alguma refeição) ou com algum carbo próximo da hora de fazer academia. Acabou o "mito" do "comer pré-treino".

Meu rendimento e disposição são muito maiores, já treinei no jejum intermitente de 24h e foi muito bom... mas, claro, eu comecei a praticar exercícios depois de 3 meses seguindo o estilo de vida low carb.

Link para o comentário

1 minuto atrás, felipevalle disse:

Chegou ao peso que gostaria?

Faltam ainda uns 4kgs, mas quero ir na nutricionista pra ela dar uma dieta mais balanceada...

Eu também rendo bem mais na academia em Jejum, sempre é a primeira coisa que faço no dia.

Link para o comentário

Sou mais um que treina em "jejum" com acompanhamento nutricional. 
Treino há pouco mais de quatro anos, era obeso e atualmente tenho [na última avaliação há um mês] 70kg com 7,1% de gordura. Sempre tive dificuldade em treinar com uma refeição sólida pré-treino e nunca tive queda de rendimento por estar em jejum ou aumento por estar alimentado.
O meu nutricionista montou um protocolo paleo e com jejum intermitente de 16h, mesmo para a fase de bulking. Estou nele há um mês e por enquanto os resultados têm sido satisfatórios, visualmente, pois avaliarei novamente apenas no fim do mês quando retornar [não estou pesando ou tirando medidas].

O cardápio é mais ou menos esse:

Pré-Treino (9h30): Café sem açúcar com óleo de coco e canela, BCAA e um termogênico [por isso falei jejum entre aspas];
Pós-Treino (12h): Creatina e óleo de peixe.
Refeição 1 (12h30): Ovos, Lombo e/ou Patinho, Pasta de Amendoim e Abacaxi.
Refeição 2 (18h00): Ovos, Claras, Frango, Maçã e Suco de Inhame com Colágeno, Couve, Gengibre e Maca Peruana, além de um multivitamínico.
Refeição 3 (22h30): Frango, Ovo, Abacate e Nozes, além do óleo de peixe.

Nunca fui de me alimentar a cada três horas [tenho dificuldade para comer "limpo"] e de certa forma já fazia o I.F., mas com um jejum menor, então com esse espaço de 4h30 entre cada refeição, consigo comer as grandes quantidades sem tanta dificuldade como se tivesse de comer a cada três.

Como disse, os resultados por enquanto são bons. Vamos ver no retorno.

Link para o comentário

To com 1 mês e 1 semana, 11 kg a menos. Tá longe do ideal ainda, mas de longe a melhor alternativa alimentar pra perda de peso que já tentei. 

E to liberando uma refeição livre por fds + uma pipoquinha. 

Link para o comentário

• 3 semanas atrás...
Em 01/08/2016 at 16:57, felipevalle disse:

Chegou ao peso que gostaria?

Pra mim funcionou. Fui de 93 pra 83 em um mês quando tava mais fervoroso e fanático no controle alimentar. Haha. 

Hoje em dia mantenho mais no feeling mesmo. Estou com 82,6 kg. Minha meta inicial era 80 kg, mas já me sinto bem assim.

Hj em dia tenho a noção de quanto de carboidrato meu organismo absorve em sedentarismo, aí controlo naturalmente.

Link para o comentário

Eu achei engraçado que depois de um mes e meio de dieta, eu fiz uma semana inteira livre. Comi arroz e feijão quase todo dia, pizza, lasanha, pão frances etc. Quando retomei a dieta tava no mesmo peso, e mantive o ritmo de emagrecimento, já perdi mais 1kg em menos de 3 dias. 

Link para o comentário

20 horas atrás, acidfrehley disse:

Até então fui de quase 122kg para 108,5kg. Mas confesso que já to bem enjoado de omelete no café da manhã. 

Nada impede que você coma um filé de frango ou bife na chapa de café da manhã. A sobra do jantar de ontem. Um abacate batido com limão e adoçante. Um prato de salada com azeite de oliva. Ou bom pedaço de queijo.

Ou mesmo trabalhar com períodos de jejum intermitente.

As opções são muitas. 

A vantagem que eu vejo nessa alimentação é que dos alimentos que são irrestritos pela baixa carga de carboidratos (como carnes, vegetais e queijos por exemplo) a quantidade a ser consumida é sua saciedade que determina. Não precisa ficar contando numa tabela a quantidade de calorias e etc. Com o tempo você faz no tato mesmo, seguindo aquela regra "Se está com fome, coma". 

Link para o comentário

Em 8/19/2016 at 11:35, Toggy81 disse:

Ou mesmo trabalhar com períodos de jejum intermitente.

Essa dieta trabalha com isso? Meu chefe é adepto da dieta bulletproof, toma o bulletproof coffe pela manhã e diz que fica sem fome até as 13h mais ou menos.

Link para o comentário

22 horas atrás, _Matheus_ disse:

Essa dieta trabalha com isso? Meu chefe é adepto da dieta bulletproof, toma o bulletproof coffe pela manhã e diz que fica sem fome até as 13h mais ou menos.

O pessoal chama de dieta, mas a verdade é que é mais uma educação alimentar do que uma dieta pela diferença de que não há restrição quanto à quantidade dos alimentos a ser consumida. A restrição se dá aos tipos (açucar, farináceos e processados).

Como não é uma dieta, ela não considera o jejum intermitente como parte de suas orientações, mas é perfeitamente executável pois com o aumento do consumo de gordura (que traz um sensação de saciedade mais prolongada) o jejum intermitente é muito fácil de ser executado, além de não existir uma contraindicação. 

Eu costumo ficar em jejum das 21 hs até as 13 hs sem nenhum problema, até porque boa parte desse período estou dormindo. Você permanece em jejum intermitente mesmo que consuma água, chá ou café adoçado. 

Quanto ao Bulletproof coffe, desconhecia. Mas fazendo uma pesquisa rápida diz aqui que é uma preparação de café, manteiga e algum tipo de óleo que desconheço como o organismo o absorve.

Do que tenho conhecimento, o consumo de manteiga já tira o cara do jejum. E com certeza absoluta a quantidade de gordura consumida da manteiga nesse café é que deixa ele saciado até as 13hs.

Muitos adeptos da alimentação paleo utilizam manteiga no café como uma alternativa para substituir o leite. Outra opção é a nata (gordura tb). São opções para um café da manhã que te deixa saciado por mais tempo. 

Link para o comentário

4 minutos atrás, Toggy81 disse:

Quanto ao Bulletproof coffe, desconhecia. Mas fazendo uma pesquisa rápida diz aqui que é uma preparação de café, manteiga e algum tipo de óleo que desconheço como o organismo o absorve.

Do que tenho conhecimento, o consumo de manteiga já tira o cara do jejum. E com certeza absoluta a quantidade de gordura consumida da manteiga nesse café é que deixa ele saciado até as 13hs.

O óleo é o de coco, preferivelmente apenas uma parte dele (MCT, para uma concentração maior do que realmente faz efeito) que são triglicérides (?) de cadeia média (absorvidos mais rápidos). Creio que sejam a fonte principal no início.

A manteiga, preferivelmente de vacas alimentadas por grama, por algum motivo qualquer.

Link para o comentário

Agora, _Matheus_ disse:

O óleo é o de coco, preferivelmente apenas uma parte dele (MCT, para uma concentração maior do que realmente faz efeito) que são triglicérides (?) de cadeia média (absorvidos mais rápidos). Creio que sejam a fonte principal no início.

A manteiga, preferivelmente de vacas alimentadas por grama, por algum motivo qualquer.

Aí com essa manteiga gurmetizaram a parada, hahaha.

O óleo de coco é o alimento com maior índice de corpos cetonicos. O MCT é o mesmo óleo "refinado", onde dizem que o consumo pelo organismo é até melhor do que o óleo tradicional. Eu, sinceramente, optaria pelo mais natural possível.

Existem diversos estudos que utilizam o óleo de coco para tratar doenças neurológicas com resultados significativos. Há um tempo atrás cheguei a entrar em contato com alguns médicos adeptos desses tratamentos para a avó da minha esposa que sofria de Alzheimer.

Mas enfim. Esse bullet sei lá o que tem 3 itens liberados pela alimentação páleo (café e duas fontes de gorduras). E justamente pela alta quantidade de gordura consumida é que a pessoa fica por mais tempo saciada. 

As vitaminas é que eu não sei mesmo, tem que ver se são quantidades que o organismo tem capacidade de absorver ou se é apenas mais um daqueles Centrum da vida que só servem para que a pessoa produza uma urina mais cara.

Pra efeitos de saciedade, a real é que uma boa xícara de café com um bom pedaço de manteiga batida nela vai dar o mesmo efeito do que um café colombiano batida com manteiga das vacas alimentadas pela grama plantada por velhas freiras virgens cegas nos campos da Macedônia.

Link para o comentário

3 horas atrás, Toggy81 disse:

Aí com essa manteiga gurmetizaram a parada, hahaha.

O óleo de coco é o alimento com maior índice de corpos cetonicos. O MCT é o mesmo óleo "refinado", onde dizem que o consumo pelo organismo é até melhor do que o óleo tradicional. Eu, sinceramente, optaria pelo mais natural possível.

Existem diversos estudos que utilizam o óleo de coco para tratar doenças neurológicas com resultados significativos. Há um tempo atrás cheguei a entrar em contato com alguns médicos adeptos desses tratamentos para a avó da minha esposa que sofria de Alzheimer.

Mas enfim. Esse bullet sei lá o que tem 3 itens liberados pela alimentação páleo (café e duas fontes de gorduras). E justamente pela alta quantidade de gordura consumida é que a pessoa fica por mais tempo saciada. 

As vitaminas é que eu não sei mesmo, tem que ver se são quantidades que o organismo tem capacidade de absorver ou se é apenas mais um daqueles Centrum da vida que só servem para que a pessoa produza uma urina mais cara.

Pra efeitos de saciedade, a real é que uma boa xícara de café com um bom pedaço de manteiga batida nela vai dar o mesmo efeito do que um café colombiano batida com manteiga das vacas alimentadas pela grama plantada por velhas freiras virgens cegas nos campos da Macedônia.

Acho que nem existe essa manteiga aqui, mas lá fora parece ser comum. PARECE que as rações geralmente têm hormônios, desregulam a produção de gordura das vacas, enfim... meu chefe usa manteiga de garrafa, aí não vem salgada e é um processo mais artesanal.

Sobre vitaminas, me parece que os críticos concentram nesse ponto, de ser uma dieta deficitária em vitaminas.

Link para o comentário

11 horas atrás, _Matheus_ disse:

Acho que nem existe essa manteiga aqui, mas lá fora parece ser comum. PARECE que as rações geralmente têm hormônios, desregulam a produção de gordura das vacas, enfim... meu chefe usa manteiga de garrafa, aí não vem salgada e é um processo mais artesanal.

Sobre vitaminas, me parece que os críticos concentram nesse ponto, de ser uma dieta deficitária em vitaminas.

O tal do "grass-fed" seria algo tipo os "orgânicos" daqui do Brasil. Se refere ao gado criado solto e com alimentação natural. Já li alguns estudos que mostram que nutricionalmente é uma carne melhor.

Pelo que sei, a maior parte do gado no Brasil é criado solto (porque tem muito espaço e exige menos cuidado) até o último período onde ele é confinado e alimentado com ração.

Quanto aos hormônios, bom, a maior parte das vacas leiteiras é mantida prenha a maior parte do tempo para a produção de leite ser maior. E isso, por si só, aumenta consideravelmente a quantidade de hormônios. Hormônios esses que em sua maior parte ficam na gordura do leite (um dos motivos de eu ser mais chegado no leite desnatado hahaha). E isso vai desde as grandes empresas até os pequenos produtores (na verdade as grandes empresas compram muito de pequenos produtores aqui no Sul ao menos).

Em 8/1/2016 at 17:25, Luchín disse:

Sou mais um que treina em "jejum" com acompanhamento nutricional. 
Treino há pouco mais de quatro anos, era obeso e atualmente tenho [na última avaliação há um mês] 70kg com 7,1% de gordura. Sempre tive dificuldade em treinar com uma refeição sólida pré-treino e nunca tive queda de rendimento por estar em jejum ou aumento por estar alimentado.
O meu nutricionista montou um protocolo paleo e com jejum intermitente de 16h, mesmo para a fase de bulking. Estou nele há um mês e por enquanto os resultados têm sido satisfatórios, visualmente, pois avaliarei novamente apenas no fim do mês quando retornar [não estou pesando ou tirando medidas].

O cardápio é mais ou menos esse:

Pré-Treino (9h30): Café sem açúcar com óleo de coco e canela, BCAA e um termogênico [por isso falei jejum entre aspas];
Pós-Treino (12h): Creatina e óleo de peixe.
Refeição 1 (12h30): Ovos, Lombo e/ou Patinho, Pasta de Amendoim e Abacaxi.
Refeição 2 (18h00): Ovos, Claras, Frango, Maçã e Suco de Inhame com Colágeno, Couve, Gengibre e Maca Peruana, além de um multivitamínico.
Refeição 3 (22h30): Frango, Ovo, Abacate e Nozes, além do óleo de peixe.

Nunca fui de me alimentar a cada três horas [tenho dificuldade para comer "limpo"] e de certa forma já fazia o I.F., mas com um jejum menor, então com esse espaço de 4h30 entre cada refeição, consigo comer as grandes quantidades sem tanta dificuldade como se tivesse de comer a cada três.

Como disse, os resultados por enquanto são bons. Vamos ver no retorno.

Na verdade seu jejum dura só 11h. Por curiosidade, quanto BCAA e qual termogênico você usa?

No mais, a dieta é bem limpa (mas eu não conseguiria manter haha).

Aliás, por curiosidade, a canela que geralmente encontramos por aqui é a da China. A maior parte dos estudos que mostram benefícios da canela são com a canela do Sri Lanka (que é outro tipo).

Link para o comentário

5 horas atrás, Salvador. disse:

Pelo que sei, a maior parte do gado no Brasil é criado solto (porque tem muito espaço e exige menos cuidado) até o último período onde ele é confinado e alimentado com ração.

O ideal na verdade é que seja aberto e plano né. Os gados daqui, de modo geral, são colocados em pastos com pequenos relevos que vão fortalecendo os músculos e endurecendo a carne. Claro, existem produtores e produtores.

Só complementando mesmo :D

Link para o comentário

8 horas atrás, Salvador. disse:

O tal do "grass-fed" seria algo tipo os "orgânicos" daqui do Brasil. Se refere ao gado criado solto e com alimentação natural. Já li alguns estudos que mostram que nutricionalmente é uma carne melhor.

Quanto aos hormônios, bom, a maior parte das vacas leiteiras é mantida prenha a maior parte do tempo para a produção de leite ser maior. E isso, por si só, aumenta consideravelmente a quantidade de hormônios. Hormônios esses que em sua maior parte ficam na gordura do leite (um dos motivos de eu ser mais chegado no leite desnatado hahaha). E isso vai desde as grandes empresas até os pequenos produtores (na verdade as grandes empresas compram muito de pequenos produtores aqui no Sul ao menos).

Na verdade seu jejum dura só 11h. Por curiosidade, quanto BCAA e qual termogênico você usa?

No mais, a dieta é bem limpa (mas eu não conseguiria manter haha).

Aliás, por curiosidade, a canela que geralmente encontramos por aqui é a da China. A maior parte dos estudos que mostram benefícios da canela são com a canela do Sri Lanka (que é outro tipo).

Pensava assim também, mas li uns artigos e conversei com meus professores e eles disseram que essa quantidade pequena não é suficiente para quebrar o jejum. Não entendi bem o porque, mas parece que isso é um assunto bem controverso. Quanto ao BCAA, uso 10-15g e 420-630mg de cafeína pura (não compro esses termogênicos caríssimos, apenas cafeína e no máximo efedrina pra mandar junto).

É difícil (odeio o tal do suco de inhame), mas ele liberou uma refeição livre na semana que ajuda muito a manter o ritmo. 

Uso a canela comum mesmo. 

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...